News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/03

Started by JotaCC, 30 de March de 2010, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

História à entrada de Abril


Tradicionalmente o quarto mês do ano está marcado com inúmeras datas históricas, momentos que marcaram épocas e criaram novos ciclos no planeta. Sexta-feira, dia 2 de Abril, o 92.º dia do calendário gregoriano pode ser dourado para o Sporting Clube de Braga, com a matemática a sorrir para os minhotos, que a seis jornadas do final da prova podem garantir já o terceiro posto na liga.

A permanência nas competições europeias já foi alcançada bem cedo, até porque nesta fase da prova o Sporting Clube de Braga leva dezanove pontos de avanço sobre o Vitória de Guimarães, actual quinto classificado. Com essa meta já no bolso, os arsenalistas partem, passo a passo, para a consolidação de objectivos, para o derrube de muralhas com longos anos.

om dezoito pontos em disputa e dezassete de avanço sobre o Sporting, actual quarto da liga, os bracarenses podem desde já fixar um novo máximo na sua história, com o último lugar do pódio, algo que nunca foi alcançado desde 1921.

É claro que o emblema da capital minhota quer mais, está forte e robusto no segundo lugar e abre ainda as asa s para o título de campeão. Actualmente, e como diz o velho ditado, o Sporting Clube de Braga está com um olho no burro e outro no cigano, ou seja, pretende fugir ao dragão e aproximar-se das águias.

Pelo meio e até ao final da prova, pretende fixar novas metas, aposta em marcar desde logo posições. O terceiro lugar pode ficar já garantido nos primeiros passos de Abril, numa sexta-feira santa, com o toque especial de esse objectivo poder ser alcançado diante de um velho rival, naquele que é o grande dérbi do Minho.

A luta é naturalmente para outros voos, já que na cidade dos arcebispos todos esperam pelo hino da Liga dos Campeões, melodia de outra galáxia, com um significado extremo, capaz de fazer encher o peito e de deixar orgulhosos quem a recebe ao vivo e a cores e não pela tele- visão como tradicionalmente acontece nas terras do Minho.

Este é o ano do Sporting Clube de Braga e para já o terceiro lugar está a um pequeno passo, está a uma vitória diante do rival da cidade ao lado, algo que a acontecer ainda vai deixar mais cheio o ego dos adeptos arsenalistas.



Futebol: Alterações - Jornada 27 estende-se por quatro dias

A 27.ª jornada da Liga de futebol vai estender-se por quatro dias, entre 16 e 19 de abril, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), com o líder, Benfica, a visitar a Académica de Coimbra no domingo.

Segundo o comunicado da LPFP, o atual segundo classificado, Sporting de Braga, vai receber, sábado, o Leixões, e o seu perseguidor, o tetracampeão FC Porto, também só domingo é visitado pelo Vitória de Guimarães.

O encontro do Estádio Cidade de Coimbra está agendado para as 18:00 de domingo, enquanto a partida do Estádio do Dragão se vai disputar a partir das 20:15, com transmissões televisivas pela SportTV e pela RTP1, respetivamente.

A ronda é inaugurada na sexta feira, com a receção do Olhanense ao Marítimo, pelas 20:15, com transmissão televisiva da S portTV, e só termina na segunda feira, após a visita do Vitória de Setúbal ao Sporting, também pelas 20:15 (SporTV).


Programa da 27.ª jornada:

- Sexta-feira (16 abr):

Olhanense - Marítimo, 20:15 (SportTV).

- Sábado (17 abr):

Paços de Ferreira - Naval 1º de Maio, 19:15 (SportTV).

Sporting de Braga - Leixões, 21:15 (SportTV).

- Domingo (18 abr):

Nacional - União de Leiria, 16:00.

Académica de Coimbra - Benfica, 18:00 (SportTV).

FC Porto - Vitória de Guimarães, 20:15 (RTP1).

- Segunda feira (19 abr):

Sporting - Vitória de Setúbal, 20:15 (SportTV).


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Aguiar até à Champions
URUGUAIO VAI PEGAR NA BATUTA QUE ERA DE MOSSORÓ PARA GUARDAR OBJETIVO SUPREMO DA ÉPOCA

É a questão do momento no Sp. Braga: quem vai "fazer" de Mossoró? Assim de repente, pode parecer um problema difícil de resolver, mas Domingos Paciência tem tido o mérito de disfarçar baixas, logrando manter o jogo coletivo acima de qualquer interesse individual. O caso de Vandinho é paradigmático, e se, numa primeira fase, houve recuos nas apostas, agora já deixou de ser referência, com Madrid a voltar a sentir-se útil.

No caso de Mossoró, assinale-se, não há jogadores no plantel com as mesmas características, mas o treinador tem uma boa base de opções para começar a preparar a equipa para estar, pelo menos, seis meses sem a criatividade do brasileiro.

O problema é que esta aposta tem de funcionar em pleno à primeira e, no imediato, tendo como meta o final desta época. São 6 jogos apenas, mas que podem ditar um apuramento histórico para a milionária Liga dos Campeões. Neste balanço entre ainda tentar apanhar o Benfica (6 pontos) e não permitir a aproximação do FC Porto (5 pontos), a maturidade da equipa está mais uma vez à prova, mas há um homem capaz de segurar as pontas e já pronto para assumir a batuta do meio-campo.

Luís Aguiar tem a resposta, ele que regressou ao Minho em janeiro, mas tem tido dificuldades em impor-se, estando ainda longe do fulgor que demonstrou na época passada. Ao fim de 8 jogos no campeonato (4 como titular e outros tantos a sair do banco), Luís Aguiar vai pegar no estatuto de titular já no dérbi com o V. Guimarães. Claro que a atitude da equipa vai ser um pouco diferente sem Mossoró como elo de ligação entre o meio-campo e o ataque, mas Luís Aguiar acrescenta mais agressividade onde havia mais velocidade.

Acrescenta também mais opções nos lances de bola parada, onde o uruguaio rivaliza com Hugo Viana. Por agora, Aguiar é a opção mais credível para entrar no onze, mas Domingos Paciência tem outras soluções com mais profundidade atacante. O problema é que o momento aconselha alguma contenção...


Eduardo e Flávio deram início ao dérbi... à mesa

GUARDA-REDES E MÉDIO DISTINGUIDOS NOS TROFÉUS "O MINHOTO"

O guarda-redes Eduardo e o médio Flávio Meireles deram o pontapé de saída do dérbi minhoto de sexta-feira, entre o Sp. Braga e o V. Guimarães, ontem à noite, em Cabeceiras de Basto. Os dois atletas encontraram-se na gala dos troféus "O Minhoto", um evento promovido pela Direnor que visa distinguir as personalidades da região ligadas ao desporto que mais se evidenciaram no ano transato, e sentaram-se à mesma mesa durante o jantar que antecedeu a entrega dos prémios.

O guardião arsenalista foi o vencedor do Grande Prémio Individual do Júri - outros dos nomeados a este troféu foram a atleta Jessica Augusto e o andebolista Carlos Carneiro -, enquanto o jogador vitoriano arrebatou o galardão referente ao futebol profissional, secundado por Bruno Gama, do Rio Ave, e Adrien Silva, do Sporting. O melhor treinador minhoto de 2009 foi Hélio Lucas, do Clube Náutico de Ponte de Lima, superando Toni Conceição, técnico do Belenenses. Cosme Machado perdeu a eleição de melhor árbitro para Isabel Macedo, juíza de atletismo.

Além destes estiveram também presentes outros nomes bem conhecidos do desporto minhoto e português, entre eles Quim Berto, futebolista do Vizela, e José Almeida, basquetebolista do FC Porto. Em representação do V. Guimarães e a acompanhar Flávio Meireles esteve o novo diretor desportivo do emblema da Cidade Berço, José Pereira.

RECORD

JotaCC

Siaka Bamba é alvo possível

Atento às novidades que vão surgindo na Liga Vitalis, o Braga também poderá entrar na corrida pelo costa-marfinense Siaka Bamba. O médio-defensivo, de apenas 20 anos, tem-se destacado no Chaves, que discute com o Paços de Ferreira a passagem à final da Taça de Portugal, e despertou a curiosidade dos responsáveis do clube arsenalista, que já trataram de recolher o máximo de informação possível sobre o jovem talento natural da Costa do Marfim. Uma péssima novidade para o Paços de Ferreira, Setúbal e Guimarães, todos interessados nas qualidades técnicas e no potencial físico do jogador, cujo passe está avaliado em apenas 500 mil euros. Foi esse o valor estabelecido pelo Chaves na época anterior, quando o Paços de Ferreira tentou a contratação do centrocampista, por sugestão de Paulo Sérgio, actual treinador do Guimarães; mas poderá baixar substancialmente, atendendo a que o jogador apenas tem mais um ano de contrato.

Internacional sub-21 pela Costa do Marfim, Siaka Bamba destaca-se pela robustez e, ao mesmo tempo, pela agilidade que acrescenta ao meio-campo, actuando com simplicidade e enorme eficiência, predicados que Domingos Paciência tem tentado despistar através do visionamento de filmes de jogos. No domingo, num jogo (Chaves-Santa Clara) que foi transmitido em directo pela Sport TV, o treinador do Braga terá mesmo deitado o olho ao televisor com o objectivo de avaliar as capacidades do "trinco" africano. Só o andamento do resultado não correu de feição aos flavienses, assim como a Siaka Bamba, que ficou associado a uma inesperada derrota caseira, por 3-0.


Dedo de Domingos em filhos de um deus menor

Por mais que Jorge Jesus olhe embevecido para a obra que deixou em Braga, há novas impressões digitais nos minhotos. Aliás, metade cheira a novo neste Braga que insiste em lutar pelo título, como se verificou no último jogo disputado no Estádio da Luz. Tirando Hugo Viana, todos os jogadores utilizados na Luz transitaram da época anterior, mas a verdade é que a maior parte andava na sombra no tempo de Jesus, como eram os casos de Filipe Oliveira, Madrid, Paulo César e Mossoró, todos titulares no sábado.

Quando o "onze" arsenalista entrou em campo, soou por isso mal a observação de Jesus de que o Braga mantém nos seus quadros 15 jogadores "escolhidos" conjuntamente pelo actual treinador do Benfica e pelo "manager" arsenalista Carlos Freitas. Disse-o em vésperas do Benfica-Braga e, naturalmente, a apreciação não foi bem acolhida pela actual equipa técnica, ao ponto de Domingos Paciência desabafar que "há um pai que aparece todas as semanas a reclamar paternidade".

Jesus falou num grupo propositadamente contratado para a época (2008/09) em que serviu os minhotos, mas só a primeira ideia faz sentido, isto se forem descontados Luis Aguiar e Renteria, ambos regressados a Braga apenas em Janeiro, na reabertura do mercado. E nem se pode falar numa paternidade exclusiva de Jesus. Do tal grupo que transitou para a actual época, sete jogadores já tinham sido adoptados por Jorge Jesus, nomeadamente Kieszek, João Pereira, Rodriguez, Frechaut, Madrid, Vandinho e Matheus.Todos faziam parte do plantel arsenalista em 2007/08, primeiro sob o comando de Jorge Costa e depois de Manuel Machado, pelo que na prática Domingos apenas herdou oito jogadores com o "cunho" do seu antecessor: Eduardo - regressado do empréstimo ao Setúbal -, Evaldo, Leone, Mossoró, Filipe Oliveira, Paulo César, Meyong e Alan. Todos somados, cá estão 15 jogadores.

Outro aspecto que importa reter é que alguns repetentes, eram aproveitados de forma diferente pelo actual treinador do Benfica. Até à 24ª jornada, em igual período desta época, Filipe Oliveira e Paulo César apenas tinham disputado um e 14 jogos para a Liga Sagres, respectivamente, actualmente, o primeiro contabiliza 13 e o segundo 21. Titulares igualmente na recente visita ao Estádio da Luz, Andrés Madrid e Mossoró são outros dois casos curiosos. Nunca estreado por Jesus e emprestado ao FC Porto em Janeiro, o argentino conquistou a confiança de Domingos com o castigo de Vandinho; o segundo disparou em jogos como titular, passando de 10 para 20. Pode mesmo dizer-se que no último reencontro com Jesus metade da face do Braga cheirava a novo, com especial destaque para o internacional português Hugo Viana, que saltou para as luzes da ribalta pela mão de Domingos Paciência, quando antes parecia acabado para o futebol, pelo menos aos olhos do Valência.



Hugo Viana ameaça "escolhas" de Jesus

Olhando para o top 10 dos jogadores mais utilizados do Braga, Jorge Jesus tem o passado recente do seu lado para reivindicar as suas impressões digitais em unidades indiscutíveis como Eduardo, Evaldo, Alan, Moisés, Hugo Viana... Não, no caso de Viana, trata-se de uma saudável excepção à regra. Com a partida de Jesus e o advento de Domingos, também houve mudanças em Braga e a chegada do internacional português, campeão em Portugal pelo Sporting, foi cabeça-de-cartaz nessa matéria, destinado a compensar as saídas de César Peixoto e Luis Aguiar. Colocado no lote dos dispensáveis pelo Valência, Hugo Viana resolveu apostar no regresso ao Minho (é natural de Barcelos) e fixou-se, sendo o quinto mais utilizado do plantel. Titular em 22 jogos, jogou 1764' e divide com Matheus o título de terceiro melhor marcador da equipa, com quatro golos, atrás de Mossoró e Paulo César, ambos com cinco; e Meyong, com sete.

O onze da luz
Madrid, duplo e actor


Como será quando Vandinho estiver novamente ao dispor de Domingos? Esta questão, impensável há um ano, deve-se essencialmente ao esforço de Andrés Madrid, chamado de urgência para render Vandinho, sujeito a um longo castigo. Se Jesus continuasse no clube, provavelmente já lá não estaria...

Filipe Oliveira, fénix renascida

Oriundo do Leixões, Filipe Oliveira chegou no tempo de Jorge Jesus, mas só desabrochou com Domingos Paciência, após a transferência de João Pereira para o Sporting. Com bom sentido posicional e inteligente a incorporar ataques, tem sabido agarrar com unhas e dentes a vaga que se abriu no corredor direito da defesa, faltando-lhe disputar apenas três jogos como titular para igualar a marca do agora leão quando ainda era arsenalista (13).

Avé Paulo César

De todos os jogadores alegadamente escolhidos por Jorge Jesus, o ponta-de-lança Paulo César era o mais conotado com o técnico, ou não tivessem trabalhado juntos noutras paragens. Raramente era titular por causa da concorrência; Domingos descobriu a solução, encostando-o à esquerda.

Mossoró é mesmo 10

Seria um 10 ou outra coisa qualquer no ataque. Era este o dilema com que se confrontava permanentemente Jorge Jesus em relação a Mossoró, um talento puro para o futebol. Chegou às mãos de Domingos com alguma quilometragem, mas sem estatuto definido, apenas muitos minutos. Até à Luz, foi o maestro da equipa.


Vandinho e Madrid indicados por Jesualdo

O tempo passa e há "antiguidades" que ficam sempre bem no futebol arejado do Braga, quase vanguardista. Vandinho e Madrid são os expoentes máximos dessa curiosa utilidade histórica, tendo já passado pelas mãos dos técnicos Jesualdo Ferreira, Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves, Jorge Costa, António Caldas, Manuel Machado, Jorge Jesus e, por fim, Domingos Paciência. Contratados em 2004/05, por indicação do actual técnico do FC Porto, servem o clube arsenalista há quase seis anos e, nesta altura, será arriscado prever uma saída iminente de um ou do outro, dada a sua extrema utilidade. Apenas Jorge Jesus entendeu que o centrocampista argentino pouco acrescentaria à equipa, numa altura em que Vandinho se assumia como principal turbina do meio-campo, tendo por isso autorizado o seu empréstimo ao FC Porto. Regressado esta época a Braga, Madrid foi a solução encontrada para compensar o longo castigo de Vandinho.



Direito a apenas mais um erro


A derrota na Luz, contra o Benfica, naquele a que se chamou o jogo do título, deixou as contas do Braga em relação ao topo da tabela em maus lençóis. É verdade que a margem mínima permitiu à equipa de Domingos Paciência manter a vantagem no confronto directo, mas também que os minhotos deixaram de depender apenas de si próprios para serem campeões: precisam agora de ganhar sempre e de esperar que o Benfica perca duas vezes (ou empate três). Ainda por cima, o renascimento do FC Porto faz com que os bracarenses já sintam o bafo do dragão: têm cinco pontos de avanço na luta pela vaga na pré-eliminatória da Champions e aqui nem sequer lhes sobra o conforto da vantagem no confronto directo: quer isto dizer que o segundo lugar depende de um percurso quase sem erros. Ainda sobra espaço para um, mas para mais nenhum.

O que falta jogar


DATA JOGO 1ªVOLTA ÉPOCA  PASSADA

02.04 Guimarães (C) 0-1 1-0

10.04 Leiria (F) 1-0 -

17.04 Leixões (C) 1-1 0-1

25.04 Naval (F) 0-0 2-1

02.05 P. Ferreira (C) 1-0 2-0

09.05 Nacional (F) 2-0 1-1


André Leone em pleno

Excluído da última convocatória, para o jogo com o Benfica, por razões físicas, André Leone reapareceu no treino de ontem sem restrições, estando totalmente recuperado do seu problema físico. O central brasileiro poderá reconquistar a titularidade caso se verifique a eventual indisponibilidade de Rodriguez, que trabalhou no ginásio.



Rafael Bastos abrandou

O desgaste físico despendido na segunda metade do jogo com o Benfica poderá complicar as contas de Rafael Bastos e, obviamente, do treinador Domingos Paciência. O brasileiro treinou ontem com cuidados, ainda entrou em exercícios com bola, mas depressa parou. Alvo de uma pancada no pé esquerdo, Hugo Viana apenas assustou.



Eduardo premiado

Dono da baliza do Braga e da Selecção Nacional, Eduardo foi estrela em Celorico de Basto, palco de mais uma gala dos troféus "O Minhoto". O guarda-redes arrecadou o Grande Prémio do Júri. Hoje, às 13h00, as atenções viram-se para a inauguração da nova loja oficial do clube, situada no centro comercial Braga Par-que, com a presença de alguns jogadores.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga - Peruano esteve em gestão de esforço enquanto o brasileiro evoluiu de forma positiva
Rodriguez foi poupado no regresso de Leone


O plantel do Sp. Braga regressou ontem aos treinos após a derrota (1-0) com o Benfica, na Luz, e já com o dérbi minhoto no pensamento. No arranque da preparação para o jogo de sexta-feira com o V. Guimarães, o central peruano Rodriguez (titular indiscutível na equipa de Domingos) esteve em gestão de esforço e não participou no apronto matinal. Em sentido inverso esteve Leone. O central brasileiro foi reintegrado, embora ainda com algumas limitações.

Mossoró, operado no domingo na sequência de uma fractura do perónio direito e rotura ligamentar no tornozelo, contraídas no jogo com o Benfica, deve receber alta hospitalar já esta manhã. O brasileiro não jogará mais esta época.

De fora para o duelo com os vimaranenses está também Vandinho, devido a castigo.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Rodriguez no relvado

Depois de ter ficado em gestão de esforço no treino da véspera, o central peruano Rodriguez integrou sem qualquer limitação o apronto desta segunda-feira do Sporting de Braga.

Por seu lado, Leone, que ontem havia sido reintegrado com algumas limitações nos trabalhos com os restantes companheiros, não foi visto no relvado, pelo menos nos 15 minutos do ensaio a que os jornalistas tiveram acesso.

O brasileiro deverá, porém, estar praticamente recuperado de lesão muscular e, à partida, entrará nas contas de Domingos Paciência para o "derby" minhoto com o Vitória de Guimarães, na próxima sexta-feira.

Mossoró (fractura no perónio e rotura de ligamentos do tornozelo direito) e Vandinho (castigado) serão as únicas "baixas" dos arsenalistas na recepção aos vimaranenses.

Entretanto, a inauguração (13 horas) da loja do clube no centro comercial da cidade contará com alguns jogadores do plantel.

A BOLA

JotaCC

Eduardo atinge 100 jogos na Liga



Eduardo vai cumprir cem jogos na Liga já na próxima sexta-feira, quando o Estádio Axa receber o clássico minhoto entre o Sp. Braga e o Vitória Guimarães. Um jogo especial coincide com uma marca especial na carreira do internacional português, titularíssimo na formação arsenalista e também dono da baliza da Selecção Nacional.

A época tem oferecido fortes alegrias e grandes ilusões ao guarda-redes de Portugal, que se iniciou na I Divisão ao serviço do Beira-Mar, em 2006/07, pela mão de um treinador espanhol (Francisco 'Paco' Soler). O trajecto de Eduardo conheceu outro rumo na temporada seguinte. Emprestado ao V. Setúbal, emergiu como aposta permanente de Carlos Carvalhal no campeonato. Na Taça da Liga, foi o herói dos sadinos, que levantaram troféu na primeira final da prova, com o Sporting, decidida nos penalties.

A época passada assinalou o regresso do jogador a Braga: Eduardo mereceu a confiança de Jorge Jesus em todos os jogos da Liga. Esta temporada, com Domingos Paciência, a sua importância tem sido reforçada, e não há dúvidas sobre quem é o dono da baliza. De resto, em Janeiro deste ano o contrato do jogador foi renovado até 2013, quando o vínculo anterior tinha validade por mais duas épocas, até Junho de 2012.

A partir da próxima jornada, o total de jogos de Eduardo na Liga atingirá a bonita marca da centena, mas o contador não vai parar por aí. Aliás, o guardião avança em condições de revalidar, pela terceira vez, o estatuto de totalista numa edição do campeonato.

A BOLA

JotaCC

Na gala desportiva dos troféus o Minhoto,o guarda-redes Eduardo foi distinguido com grande prémio do Juri    

O guarda redes da selecção nacional e do Sporting de Braga,Eduardo foi distinguido com o Grande Prémio Individual do Juri dos troféus desportivos o Minhoto ontem entregues em Cabeceiras de Basto.

Flavio Meireles do Vitoria de Guimarães recebeu o premio do futebol profissional.

Alberto Botelho,presidente do Hoquei de Braga foi contemplado com o troféu Minhoto para a categoria de dirigente desportivo.



ANTENA MINHO

JotaCC

Eduardo: «Vamos continuar com a mesma postura»
DERROTA NA LUZ NÃO ABALOU CONFIANÇA

Eduardo frisou, esta terça-feira, que a equipa já superou a derrota, por 1-0, diante do Benfica e já está concentrada em ultrapassar o Vitória de Guimarães, sexta-feira, no dérbi minhoto.

"O Sp. Braga vai continuar com a mesma postura. Temos sabido gerir bem os jogos após cada derrota e este dérbi não vai fugir à regra... O jogo com o Guimarães tem um sentimento particular, a rivalidade mexe muito mais com os adeptos, para nós [jogadores] é só mais um jogo que queremos ganhar", disse o guarda-redes.




Mossoró recebeu alta
RODRÍGUEZ REINTEGRADO NOS TREINOS

O brasileiro, que se lesionou no embate com o Benfica num lance com Carlos Martins, foi operado no domingo e deixou o hospital esta terça-feira, já se encontrando em casa a recuperar.

O Sp. Braga regressou aos treinos esta manhã. Nos 15' abertos à comunicação social deu para perceber que Rodríguez já está reintegrado no grupo à disposição de Domingos Paciência.

Esta terça-feira, Moisés, Eduardo e Hugo Viana apadrinharam a inauguração da Loja Oficial dos arsenalistas no Braga Parque. No final os jogadores distribuíram autógrafos e o titular da baliza bracarense prestou breves declarações aos jornalistas.


RECORD

Pé Ligeiro

Eduardo: «FC Porto é que está atrás»
CUMPRE SEXTA-FEIRA 100 JOGOS NA LIGA 

 
Eduardo frisou que é o FC Porto que deve preocupar-se mais com a equipa bracarense e não o contrário. O titular da baliza minhota e da seleção portuguesa lembrou hoje que é a equipa portista "que está atrás". "São eles que devem estar mais preocupados com o Braga", disse o guarda-redes no final da inauguração de uma loja do clube no centro comercial Braga Parque.

O Sp. Braga vem de uma derrota no Estádio da Luz, ante o líder Benfica (1-0), que aumentou para seis pontos a distância entre as duas equipas. A seis jornadas do fim, a equipa minhota tem mais 5 pontos do que o FC Porto, terceiro.

Sobre a lesão de Mossoró na Luz, na sequência de uma entrada de Carlos Martins, que obrigará o médio a cerca de seis meses de paragem, o guardião português admite que o brasileiro é uma "perda importante": "Ficámos muito tristes por ele, pelo que representava como jogador e no grupo. É uma perda importante mas queremos agradecer-lhe tudo o que ele nos deu dedicando-lhe esta vitória."

Eduardo cumpre frente ao V. Guimarães, sexta-feira, o seu 100.º jogo no campeonato, "marca ainda mais especial por alcançá-la no Sp. Braga".

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga: Mossoró teve alta hospitalar
Criativo brasileiro vai iniciar agora processo de reabilitação


Mossoró saiu esta terça-feira do Hospital Riba Dave. O brasileiro que se lesionou após um lance dividido com Carlos Martins no jogo entre Benfica e Sp. Braga, terá agora que enfrentar um período de reabilitação. Pelo menos durante seis meses.

Eduardo: «O F.C. Porto é que tem que estar preocupado»

A fractura do perónio direito e a rotura ligamentar no tornozelo direito deixam Mossoró afastado da presente época desportiva. E caso o Sp. Braga acabe o campeonato em terceiro lugar, Mossoró falhará a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, em finais de Julho.

Mossoró terá que passar agora por um rigoroso processo de reabilitação. Só em Junho o jogador poderá começar a correr novamente. Na ausência do criativo brasileiro, Domingos Paciência deverá entregar a batuta da equipa é Luis Aguiar.

Rodriguez recuperado

A boa notícia desta terça-feira, para Domingos Paciência, foi a total recuperação de Rodriguez. O central peruano tinha feito ginásio no dia anterior, esta manhã treinou integrado e já nem aparece no boletim clínico. André Leone e Bruno Tiago, por outro lado, continuam entregues ao departamento clínico, ambos remetidos a trabalho de ginásio.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

"FC Porto é que deve estar mais preocupado", diz guarda-redes do Sporting de Braga


O guarda-redes Eduardo, do Sporting de Braga, frisou hoje que é o FC Porto que deve preocupar-se mais com a equipa bracarense e não o contrário e frisou querer vencer sexta feira o "derby" minhoto.

O titular da seleção lusa, que cumprirá frente ao Vitória de Guimarães o 100.º jogo na liga de futebol, "marca ainda mais especial por alcançá-la no Sporting de Braga", lembrou que é a equipa portista "que está atrás".

"São eles que devem estar mais preocupados com o Braga", disse o guarda-redes do Sporting de Braga, que, a seis jornadas do fim, ocupa a segunda posição da tabela, com 55 pontos, contra 50 do FC Porto, terceiro.

O internacional português, que falava no final da inauguração de uma loja do clube no centro comercial Braga Parque, disse que os jogadores estão apenas "preocupados e focalizados em ganhar jogo a jogo", já que "foi assim desde o início da época e assim vai continuar".

Sobre a receção ao Vitória de Guimarães, em mais um sempre emotivo "derby" minhoto, Eduardo disse que a equipa tem "encarado todos os jogos da mesma forma e cada jogo é um fator de motivação".

"É óbvio que sabemos que este jogo é particular, por causa da rivalidade entre Braga e Guimarães, que mexe um pouco com as pessoas, mas para nós é mais um jogo na nossa caminhada até ao fim e que queremos ganhar", acrescentou.

O Sporting de Braga vem de uma derrota no Estádio da Luz, ante o líder Benfica (1-0), que aumentou para seis pontos a distância entre as duas equipas.

Eduardo lembrou, porém, que a equipa, "sempre que teve um jogo menos bom, conseguiu reagir" e que espera consegui-lo novamente ante o Vitória de Guimarães, a primeira equipa a derrotar os "arsenalistas" neste campeonato, à 10.ª jornada (1-0).

"Sabemos que vai ser um jogo extremamente complicado, mas estamos preparados. A equipa já demonstrou que, onde quer que vá e contra quem seja, consegue lutar pelos três pontos", afirmou.

Instado a comentar o facto do Vitória de Guimarães se considerar o quarto clube português, logo a seguir aos "três grandes", Eduardo foi diplomático, mas deixou implícita a sua discordância: "Por tudo aquilo que tem demonstrado, pelo futebol que tem praticado e pelo crescimento que tem tido, o Braga merece um destaque no futebol nacional".

Sobre a lesão de Mossoró no jogo de sábado, na sequência de uma entrada de Carlos Martins, que obrigará o médio brasileiro a cerca de seis meses de paragem, o guardião português disse que o plantel ficou "muito triste"

"Ficámos muito tristes por ele, pelo que representava como jogador e no grupo: é uma perda importante, mas queremos agradecer-lhe tudo o que ele nos deu dedicando-lhe esta vitória", finalizou Eduardo.

LUSA