News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/03

Started by JotaCC, 22 de March de 2010, 07:33

Previous topic - Next topic

JotaCC

Baterias apontadas para a Luz

Depois de um fim-de-semana de descanso - devido à paragem no campeonato - o plantel do Sporting de Braga regressa hoje aos trabalhos. O técnico Domingos Paciência concedeu dois dias de folga ao grupo, para recarregar 'baterias', agora apontadas a cem por cento para o desafio da Luz.

Na última semana, a equipa deu início à preparação do jogo do próximo sábado, com o Benfica, mas será a partir de hoje que Domingos Paciência intensificará a estratégia e táctica para um desafio já classificado de jogo do título. A verdade é que o técnico está disposto a fazer história e um triunfo frente aos 'encarnados' será determinante para a caminhada dos arsenalistas, por isso, aperfeiçoar a táctica para atacar o estádio da Luz é o mote para o primeiro treino da semana.

A sessão está agendada para as 10 horas, nos relvados de apoio ao Estádio Municipal e terá porta aberta. À imagem dos últimos treinos abertos, é esperada uma forte presença de adeptos no apoio aos 'Guerreiros do Minho', até porque, a campanha brilhante do Sporting de Braga tem cativado os adeptos e faz sonhar alto como nunca toda a cidade.

Com a Luz no pensamento, o técnico já foi retirando alguns apontamentos nos dois jogos-treino da passada semana, com o Vianense e Varzim. Os ensaios ditaram dois triunfos e mostraram a boa forma de uma equipa com veia goleadora e dez golos apontados. Rentería foi um dos jogadores em evidência. O que faz prever que o avançado colombiano deverá manter a titularidade no jogo com o Benfica. De regresso deve estar também Paulo César.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Força de candidato
ESTRUTURA MANTEVE-SE SEMPRE SÓLIDA

O que ainda pode surpreender muita gente tem uma explicação lógica, pois nada surge do acaso. Este Sp. Braga aparece nesta fase como a única equipa capaz de poder atrapalhar o Benfica na luta pelo título, mas a força de um candidato sério foi-se mostrando a espaços e mesmo de uma forma invisível para quem não consegue "entrar" no balneário.

Tudo começa aí, nesse local sagrado que Domingos Paciência soube preservar. Conhecedor profundo de uma cultura de vitória que "bebeu" enquanto jogador do FC Porto, o treinador trouxe para Braga uma liderança forte e paradoxalmente sensível aos ataques do exterior.

A cada golpe profundo que o grupo sofreu, a equipa soube sempre responder com grande maturidade, ganhando aos poucos essa inabalável crença de que tudo é possível. Olhado com alguma desconfiança no início, Domingos ditou regras e rotinas e começou por ganhar quem mais lhe interessava: um grupo unido. Claro que nem tudo foram rosas e aquele primeiro rombo na época, com a saída precoce da Liga Europa aos pés dos suecos do Elfsborg, acabou por ser um momento decisivo. Em primeiro lugar, porque António Salvador, conhecido líder impaciente perante desaires fora de tempo, fez questão de reforçar toda a sua confiança na equipa técnica, "dizendo" também aos jogadores que a resposta tinha de ser célere e convincente. E foi mesmo...

Oito jogos depois, incluindo uma visita à Covilhã para a Taça de Portugal, a equipa não sabia sequer o que era empatar e conheceu esse sabor em Vila do Conde. Por esta altura, o Sp. Braga ainda era olhado como aquela boa surpresa de início de época. Com vitórias em Alvalade e na receção ao FC Porto. Grandes vitórias que Domingos aproveitou para "agarrar" ainda mais o grupo. No dia seguinte ao golo de Alan que deixou os dragões por terra, o treinador viu a foto que acompanha esta peça e deu ordens para a mesma ser colocada em lugar de destaque no balneário. Que melhor imagem de força do que a do capitão Vandinho, líder do balneário, complemento do técnico no relvado, símbolo da crença e raça!

Antissismo

A grande realidade é que a cada abalo que sofreu durante toda a época, a estrutura manteve-se sólida. Tremeu mais vezes. Perdeu o capitão. Demorou a recompor-se, mas surge novamente capaz de demonstrar a força de um candidato nunca assumido com toda a frontalidade.

Por aí também se faz esta caminhada dos minhotos. Com discursos bem controlados para o exterior. Com palavras proibidas. Com frases feitas à medida do momento. O Sp. Braga, no seu todo, começou a acreditar que era possível algo de histórico mesmo logo após deixar fugir outras frentes. "Vamos lutar jogo a jogo para mantermos a liderança no campeonato", foi o que se ouviu após as saídas precoces das Taças internas. "Vamos dar tudo para voltarmos a conquistar a liderança", repetiu-se a ideia quando o Benfica pegou nessa luz. E é por aí que tudo se decide. Daqui a cinco dias!

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Decisão do CJ será conhecida na quarta-feira
Na expectativa por Vandinho



Quase sete semanas depois, "tudo na mesma". A frase é de António Salvador, líder do Sporting de Braga, que prefere não se alargar em comentários sobre o tempo que leva o Conselho de Justiça (CJ) da Federação a analisar o castigo de três meses a Vandinho, após os incidentes na recepção dos minhotos ao Benfica (2-0), a 31 de Outubro de 2009.

A punição da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de Clubes ao médio brasileiro foi conhecida a 2 de Fevereiro último, e logo os arsenalistas prepararam protesto para a instância de recurso (CJ).

A decisão final do caso deve ser conhecida na quarta-feira (24 de Março) e, em Braga, cresce a expectativa em torno de uma decisão favorável ao jogador, que possibilitaria o regresso do capitão bracarense. Caso o CJ confirme a decisão da Liga, Vandinho voltará apenas na última jornada.

O número 88 seria um 'reforço' de luxo, quando se aproxima um ciclo que se pode revelar decisivo para os objectivos da turma arsenalista, tendo em vista a conquista do título ou, pelo menos, lutar pela presença na Liga dos Campeões de 2010/2011.Na próxima jornada do campeonato, o Sp. Braga desloca-se ao Estádio da Luz para enfrentar o líder, Benfica, que se encontra a três pontos de distância. Mas, logo a seguir, há também a recepção ao V. Guimarães (5º classificado) e a visita à U. Leiria (7º).

LENTIDÃO INCOMODA MINHOTOS

O castigo de Vandinho – assim como os de Mossoró (três jogos) e Ney (dois) – foi conhecido a 2 de Fevereiro último. Hulk e Sapunaru receberam as notas de culpa 17 dias depois. Ainda assim, e apesar da diferença temporal, as decisões dos recursos deverão ser todas conhecidas na quarta-feira, facto que deixa incomodado o Sp. Braga, que esperava ver o caso resolvido no período máximo de um mês. Contudo, já lá vão quase sete semanas desde a decisão da Comissão Disciplinar da Liga. Na altura, Vandinho foi suspenso por uma tentativa de agressão a Raul José, adjunto do Benfica.

PORMENORES

PAULO CÉSAR PARA A LUZ

Paulo César corre para a recuperação a tempo do jogo no Estádio da Luz (sábado, 20h15, Sport TV1). O avançado tem uma mialgia na coxa direita.

TRIO DE PREOCUPAÇÕES

Evaldo (entorse no joelho esquerdo), André Leone (lesão num adutor) e Matheus (entorse no tornozelo esquerdo) são preocupações para Domingos Paciência.

PORTA ABERTA

O Sp. Braga regressa hoje (10h00) aos treinos, numa sessão aberta ao público.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Adeptos preferem André Leone

Quem deve ser o companheiro de Moisés no eixo da defesa do Braga? A questão tem gerado algumas discussões entre os adeptos esta temporada e voltou à ordem do dia em vésperas do confronto com o Benfica. André Leone e Rodriguez são aqueles que mais garantias de sucesso dão aos bracarenses. No entanto, só um deles poderá jogar. E para a maioria dos cerca de cem cibernautas que participaram no inquérito efectuado no sítio "superbraga.com", o mais procurado pelos arsenalistas para debater assuntos relacionados com a vida do clube, não há dúvidas: Domingos Paciência deveria manter a aposta na dupla Moisés-Leone, que tão bons resultados tem dado e que, de resto, mais contribuiu para o facto de, até à goleada sofrida no Estádio do Dragão, contra o FC Porto, a equipa ter o melhor registo defensivo entre os principais campeonatos europeus. Aliás, já foi com os dois brasileiros que os minhotos iniciaram o encontro da primeira volta da Liga Sagres com o Benfica, que terminou com um triunfo (2-0) do actual vice-líder da competição, embora na segunda parte tenha jogado El Mudo, por força da expulsão do "concorrente" ao intervalo.

Ainda que a maioria gostasse de ver André Leone ao lado de Moisés, o mais provável é que o escolhido de Domingos Paciência venha a ser Rodriguez, cuja intermitência exibicional não tem sido do agrado de todos. Na base da decisão do treinador está o facto de o brasileiro ter saído lesionado no encontro contra o Rio Ave e de isso o ter impedido de treinar ao longo de toda a semana, além de que ainda não é certo que venha a ser dado como clinicamente apto pelos médicos. Por isso, é natural que o treinador do Braga venha a trabalhar nos próximos dias o peruano, que esta época também não tem sido muito feliz no que toca a problemas físicos.

Não deixa de ser curioso constatar, porém, que Leone e Rodriguez sejam nesta altura concorrentes a um lugar entre os titulares. Afinal, foi com os dois de início que o Braga terminou em grande a parte final da última temporada.

André Leone 64%

O brasileiro já realizou 11 jogos na presente edição da Liga Sagres e, curiosamente, o Braga não perdeu nenhum deles. De resto, os bracarenses só sofreram três golos sempre que o ex-Vila Nova jogou


Rodriguez 21%


O peruano foi utilizado em 14 encontros do campeonato, tendo o Braga registado um saldo de 11 triunfos, dois empates e uma derrota (em Guimarães). Com ele, Eduardo foi batido por sete ocasiões


Paulão muito marcado pela goleada no Dragão

Há jogos que marcam a carreira de um jogador. E aquele que o Braga realizou no Estádio do Dragão, contra o FC Porto, parece ter reduzido ligeiramente a confiança dos adeptos em Paulão. Por isso, o nome do defesa brasileiro nem sequer foi incluído no inquérito realizado por um simpatizante arsenalista. A goleada sofrida contra os dragões ainda está bem fresca na memória de todos, apesar de o ex-Naval até nem ter sido dos piores em campo. Mas foi depois desse encontro que Domingos Paciência o fez voltar ao banco de suplentes.



Moisés é o intocável e a voz de comando

Depois de ter passado a parte final da última época a recuperar de uma lesão grave, Moisés regressou em grande à equipa e a sua entrada devolveu segurança ao reduto mais recuado do Braga. O "xerife", como é carinhosamente conhecido no mundo do futebol, é intocável para Domingos Paciência e para os adeptos. Esta temporada só falhou um jogo, contra o Marítimo, pelo facto de ter sido expulso contra o Belenenses. De resto, um castigo ou uma lesão são mesmo os únicos motivos que o levam a perder o lugar para um companheiro.


Queda do trono em dez meses


No espaço de sensivelmente um ano, Rodriguez saltou do primeiro para o terceiro lugar entre a preferência dos adeptos do Braga. A 10 de Maio de 2009, O JOGO publicou um inquérito realizado na internet a questionar qual dos então centrais do Braga havia sido o melhor, e o peruano recolhia 37 por cento dos votos. Moisés surgia na segunda posição, com 22 por cento, e André Leone no último lugar do pódio, com 17. Frechaut (12), Paulo Jorge (6) e Stélvio (6) foram as outras opções de voto na altura.



Domingos contra a tradição na Luz

Se sair do Estádio da Luz com os três pontos no próximo sábado, naquele que é classificado como o jogo do título, o Braga mata um borrego histórico. É que o clube arsenalista só ganhou uma vez no reduto do Benfica, e essa vitória foi alcançada já na longínqua temporada de 1954/55.

O Braga já defrontou o Benfica na condição de visitante por 56 vezes, 53 das quais para o campeonato e três para a Taça de Portugal. O factor-casa funcionou na maior parte desses confrontos e, por isso, a vantagem é esmagadoramente favorável às águias, cujo registo é de 44 vitórias, 11 empates e uma derrota. Importa sublinhar que sete dos 11 empates do Braga na Luz foram obtidos nos últimos 16 anos, período que corresponde à fase mais negra da história do Benfica. Aliás, as recentes épocas de 2006/07 e 2007/08 são sintomáticas em relação a esta tendência, pois quer numa quer noutra houve divisão de pontos na Luz. Na temporada passada, contudo, o Benfica levou a melhor, ganhando por 1-0, com um golo apontado por David Luiz aos 45 minutos. Isto num jogo que ficou marcado por inúmeros protestos dos arsenalistas (Jorge Jesus incluído) contra a arbitragem de Paulo Baptista.

Os números não abonam a favor, é certo, mas o Braga conta com Domingos Paciênica, o treinador talhado para bater recordes e quebrar tradições. E houve um feito do jovem técnico que encaixa aqui como uma luva. Senão vejamos: a Académica passou 54 anos sem triunfar na Luz, até que em 2007/08 foi lá ganhar por 3-0, quando era treinada precisamente por Domingos Paciência. Na época seguinte, o treinador voltou a levar a Briosa à vitória naquele estádio, dessa vez por 1-0.


Argentino Imbeloni decidiu... no Jamor

Bem vistas as coisas, o Braga nunca ganhou na Luz, já que a única vitória como visitante do Benfica aconteceu no Estádio do Jamor, onde as águias fizeram parte dos seus jogos nessa época. A 31 de Outubro de 1954, os arsenalistas provocaram a grande surpresa da oitava jornada, vencendo por 1-0, com um golo do argentino Mário Imbeloni aos 69 minutos. Nessa temporada, o Braga obteve uma das suas melhores classificações de sempre (quinto lugar) e o Benfica foi campeão.



Empresário de Lima desmente contactos


O Braga não está interessado em Lima. A garantia foi dada a O JOGO pelo representante do brasileiro do Belenenses, Gaspar Freire, que até revelou ter relações privilegiadas com os responsáveis da SAD arsenalista, facto que poderia facilitar um eventual negócio. "Desminto categoricamente ter sido contactado ou estar a negociar uma transferência do Lima para o Braga", referiu o empresário do avançado, cujo passe pertence aos brasileiros do Astral e está avaliado em cerca de 250 mil euros. Aliás, Gaspar Freire foi mais longe para credibilizar as suas afirmações. "Felizmente tenho tido algumas abordagens, porque o Lima tem tido desempenhos interessantes, mas são todos de clubes de fora de Portugal", afiançou, explicando ainda que, se a notícia surgida ontem por um jornal nacional tivesse algum fundo de verdade, "nunca seria avançada para a praça pública".


Portas abrem-se esta manhã

Após dois dias de folga concedidos por Domingos Paciência, o Braga volta hoje de manhã ao trabalho (10h00). Como sempre acontece no primeiro treino da semana, a sessão irá decorrer à porta aberta, o que deverá repetir-se amanhã. A partir de quarta-feira, tudo indica que a equipa técnica opte por fechar as portas do AXA, escondendo, dessa forma, a fase mais importante da preparação da estratégia a adoptar no jogo do título, frente ao Benfica, no sábado.


Consolidado o estatuto de quarto grande

O Braga foi o quarto clube que mais contribuiu, nos últimos cinco anos, para a recuperação de Portugal no ranking das competições da UEFA. Numa classificação que passou a ser liderada, após a vitória em Marselha, pelo Benfica, seguido de FC Porto e Sporting, os arsenalistas surgem na quarta posição, fruto de cinco mil pontos amealhados. Para este excelente registo, contribuiu sobretudo a campanha da equipa então treinada por Jorge Jesus na época passada na Liga Europa. O Braga, recorde-se, chegou aos oitavos-de-final, sendo eliminado pelos franceses do Paris St. Germain.


O JOGO

JotaCC

João Alves livre de Braga e Sporting

Está desfeito o enigma relacionado com a renovação do contrato de João Alves, uma das pedras basilares do meio-campo do Guimarães que entra nos planos de Paulo Sérgio para a nova época. Acertado muito antes das eleições, o acordo entre o jogador e o Guimarães ainda não passou para o papel e será preciso esperar mais três meses para tal acontecer. O motivo é simples: só a partir de 1 de Junho é que o passe do centrocampista deixará de pertencer, em partes iguais, ao Braga (velho rival do clube vitoriano), Sporting e Guimarães. Os minhotos desejam tornar-se detentores da totalidade dos direitos desportivos de João Alves em exclusivo e, nessa medida, as duas partes celebraram um pacto de cavalheiros no sentido de aguardarem pelo fim da época para assinarem um novo contrato, esse sim finalmente limpo de cláusulas vinculativas a outros emblemas. Em caso de posterior transferência para outro clube, o encaixe financeiro correspondente passará então a pertencer, por inteiro, ao clube vitoriano...

O JOGO

JotaCC

Uma defesa de ferro

O ABC cometeu o erro crasso de permitir uma entrada poderosa ao FC Porto, que rapidamente chegou a cinco golos sem resposta, tornando ainda mais complicada a sua missão. Aos academistas interessava ganhar para encurtar distâncias. Não o conseguiram, entrando na fase final com cinco pontos de atraso em relação ao FC Porto, que tem ainda atrás de si o Benfica e o Madeira SAD, com menos quatro.

Uma vez mais os homens de Obradovic abusaram do contra-ataque, alicerçado numa defesa de ferro, na qual Tiago Rocha está impecável - e em dois grandes guarda-redes - , tendo ainda feito nove golos em 11 tentativas.

O ABC, com Hugo Figueira também muito bem na baliza, revelava-se pouco inspirado, tanto na defesa como no ataque, sendo que Jorge Rito, que cumpriu ontem o último jogo de um castigo de 30 dias, tem também poucas soluções à sua mercê, pois José Rolo e Luís Bogas estão lesionados.

Os dragões responderam bem às diversas tentativas de reacção dos bracarenses, chegaram a ter nove golos à maior e ganharam em Resende com justiça.


DECLARAÇÕES

Ljubomir Obradovic, FC PORTO: "O ritmo estava a abrandar..."

Para Ljubomir Obradovic foi uma vitória justa, que "começou na defesa". "O FC Porto entrou bem, mas depois, ao intervalo, avisei os jogadores que o ritmo estava a abrandar". Obradovic felicitou o ABC e agradeceu "o apoio dos adeptos portistas", e também ao presidente da Câmara de Resende, pela "sua amabilidade", uma vez que sentiu "que estava como no Dragão Caixa".


Carlos Matos, Jogador do ABC: "Vamos lutar pelo título"

Carlos Matos afirmou que "num jogo com uma equipa tão forte como é o FC Porto, há momentos chave". Contudo, o ABC "lutou muito e poderia ter feito ligeiramente melhor". O central lembrou ainda: "O ABC joga sempre para ganhar e, mesmo sabendo que é difícil, vamos lutar pelo título, pois noutras ocasiões já fizemos coisas praticamente impossíveis. Vamos lutar pelo título."


O JOGO

JotaCC

Preparação para a Luz arranca em força

Matheus, Paulo César, Evaldo e Moisés deverão intensificar o ritmo de trabalho a partir de hoje, ou, na pior das hipóteses amanhã, sendo certo que este quarteto fará parte das opções de Domingos Paciência para o jogo como Benfica.

O caso mais delicado é o de Leone, com uma lesão muscular na coxa esquerda, se bem que a possível baixa do brasileiro não mexa coma estratégia bracarense, uma vez que Domingos Paciência deverá apostar em Rodriguez para formar com Moisés a dupla de centrais no eixo da defesa.

GUILHERME PARA DECIDIR


Paralelamente ao jogo na Luz, o Sp. Braga projecta já a preparação da próxima época. Guilherme, médio brasileiro cedido pelo Paraíba do Sul FC, que já foi utilizado por Domingos num jogo da Taça da Liga, terá o seu futuro definido até ao final desta semana. Há ainda arestas financeiras a limar entre Sp. Braga e o clube brasileiro para que a jovem promessa possa assinar um contrato profissional válido para as próximas três épocas.

A BOLA

JotaCC

Paulo César, Matheus e Evaldo reintegrados

Os três jogadores do Sp. Braga reintegraram o treino, desta segunda-feira, e estão aptos para defrontarem, na próxima jornada da Liga, frente ao Benfica, na Luz.

Leone trabalhou à margem do grupo, enquanto Eduardo saiu mais cedo do treino, porque foi para uma acção de formação acompanhado do treinador de guarda-redes. Esta sessão ficou ainda marcada pela presença do presidente António Salvador.

Os «arsenalistas» regressam ao trabalho na terça-feira, onde os 15 minutos iniciais vão ser à porta aberta.

A BOLA

JotaCC

Evaldo, Paulo César e Matheus aptos para a Luz
ANDRÉ LEONE NÃO DEVE DEFRONTAR O BENFICA

No regresso aos treinos após a folga no fim-de-semana, o treinador do Sp. Braga, Domingo Paciência, teve a boa notícia da recuperação de Evaldo, Paulo César e Matheus, três jogadores que estiveram toda a semana passada em recuperação de lesões e que representam importante reforço para o jogo de sábado (20.15), no Estádio da Luz, frente ao Benfica.

O único elemento entregue ao departamento médico é o central André Leone, que não deverá ser opção para o encontro da 24.ª jornada da Liga Sagres.

RECORD

JotaCC

Taça de Portugal (fem.): Trofa e Sporting de Braga disputam troféu em Baião

A final da Taça de Portugal de voleibol feminina entre o Clube Atlético da Trofa e o Sporting de Braga será disputada a 25 de Abril, em Baião, anunciou esta segunda-feira a federação da modalidade.

Nas meias-finais, as trofenses venceram as açorianas do Clube Kairós, por 3-1 (25-16, 25-19, 10-25 e 25-13), enquanto as bracarenses derrotaram as madeirenses do Câmara de Lobos, pela margem mínima de 3-2 (25-23, 23-25, 11-25, 25-22 e 15-9).

Nos quartos de final, o CA Trofa venceu, em Gondomar, a Ala Nun'Álvares, por 3-0 (25-23, 25-18 e 25-16), enquanto o SC Braga derrotou, no recinto do seu adversário, o Oeiras por 3-2 (19-25, 25-19, 25-13, 17-25 e 15-9).

Na época passada, igualmente no Multiusos de Baião, o Clube Desportivo Ribeirense inscreveu o seu nome, pela primeira vez, no historial dos vencedores da Taça de Portugal, ao vencer o Gueifães, por 3-1 (25-14, 18-25, 25-17 e 25-16).

No total das 37 edições da Taça de Portugal, os títulos estão assim distribuídos: Castelo da Maia e Leixões 8, Boavista (7), AC Portugal e CA Trofa (3), Sporting e Benfica (2), CD Ribeirense, CS Madeira, CDUP e Estrelas da Avenida (1).

As equipas de seniores masculinos do Castelo da Maia e do Benfica, por seu lado, vão disputar, às 15:00 do dia 03 de Abril, a final da Taça de Portugal, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.

O JOGO