News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/03

Started by JotaCC, 21 de March de 2010, 07:40

Previous topic - Next topic

JotaCC

Dupla Moisés-Rodriguez confirmada para a Luz


O defesa central peruano Alberto Rodriguez está praticamente confirmado como companheiro de Moisés no centro do reduto mais defensivo de Sp. Braga, para a deslocação a Lisboa, no próximo dia 27, onde os minhotos defrontam o Benfica, em jogo da 24.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol.

Totalmente recuperado da lesão que o afligiu, Rodriguez continua ainda à procura da melhor forma física que lhe permita aguentar os 90 minutos de jogo ao melhor ritmo, mas, perante a ausência de André Leone, que se encontra a recuperar de lesão, é, certamente, o mais forte candidato a ocupar o lugar ao lado do capitão Moisés.
Será, desta forma, reeditada uma dupla de centrais que já deu muitas alegrias aos minhotos e que, há já algum tempo, não consegue completar um jogo, uma vez que Rodriguez tem estado lesionado.

O peruano já voltou a jogar na Liga Portuguesa, no encontro frente ao Rio Ave, onde demonstrou que a sua forma física precisava ainda de ser trabalhada e melhorada, mas sem dúvida que é, para Domingos Paciência, uma boa notícia, uma vez que o técnico pode, desta forma, refazer uma dupla rotinada nas campanhas do Sp. Braga.

Neste momento, e perante a lesão de André Leone, Rodriguez e Paulão são as opções que Domingos tem para fazer dupla com Moisés, mas é certo que, perante as exibições realizadas por um e outro atletas, Rodriguez é, sem dúvida, o candidato principal a assumir o lugar.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Paulo César coloca um bom problema
RECUPERAÇÃO DO DIANTEIRO ABRE DÚVIDA

Já não é novidade para ninguém o cunho pessoal de Paulo César na excelente campanha do Sp. Braga. Basta deixar o registo do brasileiro no campeonato: 20 jogos e 5 golos. Já igualou o número de presenças da época passada e só lhe faltam mais dois tentos para chegar aos 7 que acumulou em 2008/09. Ou seja, Paulo César está a um pequeno passo de marcar ainda mais esta temporada, sendo que a sua especial apetência para faturar nos jogos grandes também não é de descurar, como se viu nas receções ao Benfica e Sporting.

A questão que se coloca neste momento é que o avançado brasileiro está na fase terminal da recuperação de uma lesão muscular que o deixou de fora dos últimos dois jogos, mas caso se confirme que vai estar mesmo apto para o jogo da Luz, Domingos Paciência acaba por ficar com um bom problema em mãos. Com a divulgação do boletim clínico, percebe-se que tudo aponta mesmo para que Paulo César possa voltar às opções. Mas com ele na equipa, alguém terá de saltar. Partindo do princípio que a recuperação de Matheus não está tão garantida e o esquerdino, na melhor das hipóteses, será chamado à convocatória para voltar a ser aposta durante o jogo, tudo ficaria mais fácil. Mas Domingos Paciência aproveitou a última semana para testar um meio-campo preenchido com Madrid, Hugo Viana e Luís Aguiar, sobrando o "vagabundo" Mossoró para dar apoio a Alan e Rentería nas ações ofensivas.

Assim sendo, quem terá de sair para abrir a porta de entrada do onze a Paulo César? A hipótese mais lógica é Luís Aguiar ter de sentar-se novamente no banco, como já se sentou no último jogo. Mas como ainda há cinco dias de trabalho até ao jogo de todas as decisões, só a passagem do tempo pode dissipar a dúvida.


RECORD

JotaCC


Andebol

Um FC Porto-ABC no fecho da fase regular

   
Só falta um jogo para acabar a 22.ª jornada e época regular do campeonato de andebol, mas não é apenas um pormenor. O FC Porto sairá sempre líder do encontro com o ABC, mas o conjunto bracarense pode perder o segundo lugar. De qualquer modo, é mais uma questão de pontuação do que de classificação. Para a segunda fase, as equipas transportam metade dos pontos conquistados até aqui.

Ontem, o Benfica derrotou em casa o Belenenses, por 29-27, apesar de ter chegado ao intervalo a perder por cinco golos e colocou-se provisoriamente no 2.º lugar. A equipa do Restelo chegou a estar muito tempo nos lugares cimeiros, mas caiu a pique na tabela, até sexto, ao somar quatro derrotas e dois empates nas seis últimas jornadas.

O Madeira SAD (31-22 com o Marítimo) e o Sporting (23-33 com o Águas Santas) não escorregaram, enquanto o Xico Andebol foi surpreendido em casa pelo Sporting da Horta (31-34). Em Fafe, verificou-se o único empate da ronda, entre a equipa local e o São Bernardo (25-25).

O lote de seis equipas que vai disputar o Grupo A e lutar pelo título na segunda fase já estava completo. Além de FC Porto e ABC, também entram Benfica (que transporta 27 pontos), Madeira SAD (27), Sporting (25) e Belenenses (25).

PULICO

JotaCC

O mais resistente da Liga

Assistir a um jogo do Braga sem Evaldo é um fenómeno quase tão raro como vê-lo a ser punido com um cartão (amarelo ou vermelho). O lateral-esquerdo tem revelado uma consistência notável desde que começou a jogar com regularidade em Portugal e, somando as últimas cinco temporadas, ninguém contabiliza mais encontros efectuados no escalão principal. Ao todo, foram 142 em... 147 possíveis. Só João Moutinho consegue acompanhar o brasileiro - o sportinguista tem o mesmo número de aparições -, que nesta altura até se encontra limitado por um problema físico. Contudo, a recuperação a tempo do confronto com o Benfica, de sábado, é um dado praticamente assegurado, permitindo-lhe manter-se a par de Eduardo como um dos totalistas dos bracarenses na actual edição da Liga.

A resistência de Evaldo começou a notar-se logo no primeiro ano em que representou o Marítimo (2004/05), depois de o FC Porto lhe ter aberto as portas da Europa. Na ressaca da conquista do título de 2003/04 com os dragões, pelos quais fez somente um jogo nessa época, contra o Rio Ave, o brasileiro rumou à Madeira para participar em 12 encontros da equipa principal e 15 da secundária, na altura a disputar a II Divisão B. A partir daí, porém, só alinhou na liga principal. Até 2008 com a camisola maritimista, daí em diante com a do Braga, onde reencontrou Domingos Paciência, com quem já havia trabalhado na equipa B portista na sua primeira temporada deste lado do Atlântico.

A capacidade para subir e descer pelo flanco esquerdo ao longo dos 90 minutos, bem como a forma como consegue anular os adversários directos, foram as características que levaram os treinadores das equipas por onde passou a utilizá-lo tantas vezes. A permeabilidade às lesões e a extrema correcção no futebol que pratica - tem uma média de cartões muito reduzida e só foi expulso por duas vezes no campeonato - fizeram o resto.



Sebastião Lazaroni
"Dedicação é o segredo do Evaldo"

A capacidade de Evaldo para realizar todos os minutos de um campeonato é capaz de deixar os mais distraídos boquiabertos, mas não surpreende Sebastião Lazaroni. O treinador brasileiro, actualmente no Catar, orientou o lateral-esquerdo no Marítimo e explica facilmente a sua resistência. "O Evaldo é um profissional sério, que tem uma grande força de vontade e uma capacidade física muito boa. É muito dedicado ao trabalho, não facilita nem na hora de efectuar os alongamentos e acho que esse é o segredo dele", referiu o técnico, que aproveitou o contacto telefónico de O JOGO para dar os parabéns ao bracarense, que na quinta-feira festejou o 28º aniversário. Daí que não compreenda bem por que motivo o defesa não é chamado para a Selecção Nacional, quando esta até é "uma função carente de Portugal". "Ofensivamente ainda pode melhorar um pouco, principalmente no último passe, mas defensivamente é dos melhores do campeonato português", apontou Lazaroni.



Eduardo no trono desde o ano sadino

Encurtando o período do estudo às últimas três temporadas, o número de aparições de Evaldo na Liga é ultrapassado por... outro jogador do Braga. Curiosamente, é o mesmo com quem o brasileiro partilha o estatuto de totalista este ano: Eduardo. O guarda-redes tomou o gosto de participar em jogos do escalão principal e desde o começo da época em que representou o Setúbal (2007/08) que não fica de fora de um. São já 83 os encontros ininterruptos que leva o número 1 da Selecção Nacional, que de então para cá falhou apenas... dez minutos da prova. Foi na última temporada, pelo facto de Jorge Jesus ter decidido substituí-lo na derradeira jornada da prova, frente ao FC Porto, para premiar o trabalho desenvolvido por Mário Felgueiras.

Por incrível que possa parecer, o nome de Evaldo também não surge no segundo lugar da lista dos mais utilizados da Liga desde 2007/08. E tudo porque, para não variar, há outro bracarense com melhor registo. É ele Alan (82), que se superioriza ao compatriota por apenas... um jogo. É que na época transacta, o lateral foi suplente na recepção à Académica, pois Jorge Jesus preferiu poupá-lo para o confronto que os arsenalistas disputariam quatro dias depois, com o Paris Saint-Germain, para a Liga Europa.



Lesão de André Leone é a mais preocupante


Apesar de do boletim clínico divulgado ontem pelo clube ainda constarem os nomes de André Leone, Evaldo, Paulo César e Matheus - bem como o de Bruno Tiago -, o panorama na enfermaria do Braga é mais desanuviado do que há uns dias. Nesta altura, a situação mais preocupante parece ser a do central, que está a contas com uma lesão muscular no adutor da coxa esquerda, sofrida na segunda parte do confronto contra o Rio Ave, e não é certo que venha a recuperar a tempo do grande jogo da próxima jornada, contra o Benfica. Todos os outros já deverão participar praticamente sem condicionalismos no primeiro treino da semana, que Domingos Paciência agendou para as dez horas de amanhã. De resto, se nada de anormal acontecer até sábado, Evaldo e Paulo César têm lugar praticamente assegurado na equipa que iniciará o encontro contra os encarnados, e que poderá ser de capital importância para o desfecho do campeonato.



Clube com atenção especial na Galiza


O crescimento que o Braga tem evidenciado de há uns anos a esta parte tem permitido ao clube conquistar diversos adeptos, alguns deles além-fronteiras. Os mais próximos parecem "morar" na Galiza, que para demonstrar a sua paixão pelos arsenalistas decidiram criar um blogue onde são publicadas análises e notícias relativas à vida do emblema presidido por António Salvador. A página está a funcionar desde terça-feira e, desde então, já foi visitada por muitos cibernautas.



Renteria quer ser uma das figuras do título

Pode ter chegado somente em Janeiro, mas Renteria já conquistou a confiança de Domingos Paciência. Agora, só quer melhorar ainda mais a sua condição física para ajudar o Braga a ser campeão. "Pouco a pouco tenho tido a oportunidade de jogar e de recuperar o meu ritmo para poder ser uma das figuras", referiu o avançado no programa "Banda Deportiva" da rádio "Antena 2", entusiasmado com a época que os arsenalistas têm feito. "O Braga está a fazer um trabalho muito bom. Aliás, não é por acaso que está envolvido na luta pelo título", sublinhou. 


O JOGO

JotaCC

Juniores A
Januário desfez jogo equilibrado

Num desafio muito equilibrado, com ocasiões repartidas, foi mais feliz o Braga apontando o único golo da partida, aos 65 minutos, por Januário. Apresentando um bom futebol colectivo, os arsenalistas quase marcavam por Luís. No Varzim, Rafael atirou ao poste e Coentrão, de livre, falhou por pouco. No reatamento assistiu-se a maior pressão bracarense com Luís, isolado, a perder um golo fácil, mas, numa excelente triangulação pela esquerda, Januário concluiu com um chapéu. Sem baixar os braços o Varzim reagiu e fez vida difícil à defesa do Braga.


FC Porto-ABC em Resende


A primeira fase do Nacional da I Divisão termina hoje, em Resende, no pavilhão gimnodesportivo de Anreade, com um dos grandes clássicos da modalidade. FC Porto (líder) e ABC (quarto) medem forças a partir das 17 horas.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga
Minhotos na corrida por Lima

O Sporting de Braga está interessado na contratação de Lima, do Belenenses, e, sabe o CM, já encetou negociações com o empresário do jogador, Gaspar Freire. O avançado, de 26 anos, foi cedido ao Belenenses por um clube brasileiro, o Astral, e o seu passe está avaliado em 250 mil euros, verba que os minhotos estão dispostos a pagar. Os responsáveis do Sp. Braga procuram agora antecipar-se à concorrência, sabendo que o Belenenses já revelou interesse em accionar a opção de compra do jogador, em Maio, e que Carlos Carvalhal, o treinador do Sporting, também reparou no atleta.

Num Belenenses abaixo das expectativas (último lugar na Liga), Lima tem destoado pelas exibições positivas. Brilhou com dois golos frente ao FC Porto, para a Taça de Portugal, e apontou cinco golos no campeonato, o que faz dele o melhor marcador dos azuis.

Entretanto, o plantel da equipa bracarense gozou ontem o primeiro de dois dias de folga concedidos pelo técnico Domingos Paciência.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Domingos perto de melhorar a história


Minhotos estão em condições de alcançar números nunca vistos na Liga com os sonhos do título e da presença na Champions.

O melhor Sp. Braga de sempre na I Liga pode ter chancela de Domingos Paciência, ainda que os minhotos derrapem na discussão pelo título.

Os números actuais dos arsenalistas projectam já uma marca inspiradora e que oferece uma perspectiva para novos registos históricos.

A era de Jesualdo Ferreira continua a ser a mais rica em recordes para o emblema, desde as 17 vitórias na Liga de 2005/06, aos 58 pontos obtidos nas edições de 2004/05 e 2005/06, período fértil em sucessos e associado a um momento em que o título da Liga orbitou, igualmente, nas consciências do clube. Mas Domingos Paciência está em posição de fazer melhor.

A marca de 17 vitórias foi igualada frente Rio Ave (23.ª jornada) e, bem vistas as coisas, pode atribuir-se mais mérito ao Sp. Braga de Domingos - com Jesualdo, a 17.ª vitória foi celebrada a três jornadas do final de um campeonato disputado em 34 rondas. Entretanto, os arsenalistas acumulam 55 pontos, estão a três da maior colheita de sempre e podem ultrapassá-la. Basta uma vitória e um empate nas sete jornadas que estão por disputar para o total ascender aos 59.

Noutro plano, como anfitrião, o clube minhoto está a um triunfo do melhor registo de sempre; na condição de visitante, falta também vencer mais uma partida para igualar a melhor marca: sete vitórias. Decompondo, o Sp. Braga apresenta 34 pontos somados em casa (11 vitórias; 1 empate), e o melhor de sempre são 40, assinados por Manuel Cajuda em 2000/01. Fora, e esta época, os minhotos já garantiram 21 pontos, menos cinco que o recorde de 26, alcançados em 2004/05.

Há margem, portanto, para Domingos fazer história até nestes pormenores.

A BOLA