News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/03

Started by JotaCC, 19 de March de 2010, 07:31

Previous topic - Next topic

JotaCC

Época vale mais 5 mil sócios

Não há número que António Salvador não faça crescer. Os feitos da equipa profissional são sobejamente conhecidos. A facturação da SAD também dispara todos os anos (10,6 milhões de receitas extraordinárias nas contas deste época), mas, no campo social, este Braga também é muito diferente do passado. A legião cresce todos os dias.

O diagnóstico da SAD foi traçado há alguns anos: a maioria dos bracarenses não tinha no Arsenal local o clube preferido. Diagnosticada a doença, passou-se ao tratamento, que progressivamente vai resultando em cura, com especial relevo para os resultados apresentados nos últimos dois anos: no final de 2007/08 o clube tinha 16 500 sócios. Hoje tem 24 153, mais 19% do que os 20 294 do final da época transacta, a melhor de sempre em matéria de competições europeias. Se o número continuar a crescer proporcionalmente à forma como tem acontecido desde Agosto, os responsáveis deste departamento prevêem que se filiem mais 1300 associados até ao final de Maio. No total, mais 5000 do que há um ano atrás. São estes recordes os frutos de uma época inteira a lutar pelo título.

O marketing bracarense, liderado por Rui Romeiro, encetou uma série de iniciativas para solidificar o braguismo. Como é difícil fazer os bracarenses mais antigos esquecerem as paixões por Benfica, FC Porto ou Sporting, a aposta faz-se entre os mais jovens. Os jogadores da equipa profissional já visitaram duas dezenas de escolas nos últimos 18 meses para distribuírem autógrafos, simpatia e presentes. No fundo, propaganda à marca Braga entre aqueles que, com tenra idade, ainda não têm clube definido.

O resto dos resultados confirma o sucesso da estratégia: há este ano mais mil lugares anuais vendidos e o Estádio AXA regista, em média, mais 3300 espectadores do que a temporada passada por jogo.

Já voaram 2000 bilhetes para o jogo do título

A procura começou calma, mas intensificou-se de tal forma ontem que, ao final do dia, já tinham sido vendidos 2000 bilhetes para o jogo com o Benfica, que ditará grande parte da possibilidade de o Braga ser campeão este ano. O Benfica cedeu os 3250 ingressos obrigatórios, face à lotação do Estádio da Luz. Apesar de apenas vendáveis a sócios do Braga, é nesta altura certo que todos vão ser vendidos. O "stock" pode esgotar até ao fim-de-semana.

Números do crescimento arsenalista

Sócios | 46%

É este o acréscimo de associados em relação ao final da época 2007/08, a pior da geração António Salvador. Mas ainda estamos a dois meses do fim da actual...

Lugares anuais | 32%

Os 7767 lugares anuais vendidos representam quase um terço do universo arsenalista. O ano passado eram apenas 6813, mais 500 que em 2007/08.

Visitantes | 3250

Serão os adeptos presentes na Luz, no próximo jogo, noutro recorde do clube em jogos fora. Este ano, o Braga já teve mais de mil adeptos fora de casa seis vezes.

Espectadores | 14 mil

A média exacta de espectadores é 13 800, mais 3300 que em 2008/09. Em 2007/08 chegou-se aos 15 600, mas o fim desta época pode ajudar a igualar.

Jovens | 7 mil


Os sócios até aos 14 anos não pagam, mas garantem que a mística será reforçada nos anos vindouros. São 6900 no total: futuro assegurado

Recorde do AXA | 30 186

Nunca como no Braga-Marítimo, de entrada livre, houve tanta gente no AXA. No recorde, participaram mais 34 adeptos do que a lotação oficial do estádio: 30 154.



Vandinho mostra-se antes do CJ deliberar


Em condições normais, os dois golos apontados por Meyong, Adriano e Peña - Diogo Valente fez o outro - seriam suficientes para elevar os três jogadores a figuras do jogo-treino que o Braga venceu (7-0), ontem, ao Vianense. Só que, mesmo sem ter marcado, o grande protagonista deste particular acabou por ser Vandinho, que voltou a jogar em vésperas de ser conhecida a decisão do Conselho de Justiça (CJ) da FPF ao recurso apresentado pelos arsenalistas, na sequência do castigo de três meses aplicado ao brasileiro pelo Conselho de Disciplina (CD) da Liga. O capitão alinhou os 90 minutos e, apesar de Domingos Paciência ter revelado que anda algo desmotivado, revelou todas as qualidades técnicas que o tornaram num dos intocáveis da equipa. O ritmo, como se esperava, foi mais baixo na segunda parte do que na primeira, mas isso não impediu o médio de realizar duas assistências, transformadas em golo por Meyong e Adriano.

Vandinho está impedido de competir desde 3 de Fevereiro e aguarda impacientemente por uma decisão do CJ. Os bracarenses esperavam que a deliberação fosse conhecida ontem, mas tal só deverá acontecer na quarta-feira (dia 24), altura em que aquele organismo voltará a reunir-se.

Rogério
"Braga pode conquistar título se pontuar na Luz"

O Braga não deu quaisquer hipóteses ao Vianense no jogo-treino de ontem, mas Rogério Brito nem precisou de ter visto a equipa de Domingos Paciência "in loco" para lhe augurar um grande futuro na Liga. "O Braga é uma grande equipa e, se for à Luz pontuar, poderá ser campeão e repetir o feito do Boavista", referiu o ex-jogador de Belenenses e Salamanca, entre outros, que actualmente treina a equipa de Viana do Castelo, sexta classificada da II Divisão - Zona Norte.



Gale coloca Moisés e companhia no topo da Europa

Três meses em Braga foram suficientes para Gale Agbossoumonde notar as primeiras evoluções no seu estilo de jogo. A maior, segundo o central, verifica-se ao nível da concentração, embora na parte técnica também acredite estar ligeiramente melhor. É o resultado de se encontrar a trabalhar com um lote de jogadores que, no seu entender, formam "uma das melhores defesas da Europa". "Antes tinha problemas em estar concentrado e em jogar bem do início ao fim de um jogo. Mas penso que em Braga me tornei mais consistente. Tenho aprendido bastante observando os defesas da equipa jogar", admitiu o jovem, em declarações a um sítio norte-americano.

O sonho de se estrear esta temporada na Liga Sagres mantém-se intacto, mas há um maior que Gale partilha com todo o plantel dos arsenalistas: a conquista do título. "Ser campeão seria fantástico; seria mesmo um sonho. Nem o facto de ser suplente faria com que a conquista do título fosse menos incrível a nível pessoal", confessou o central, revelando que queria ter-se juntado à selecção de sub-20 dos Estados Unidos para participar na Dallas Cup, mas que "a equipa técnica do Braga achou melhor ficar no clube".

Mesquita pede isenção aos árbitros

A confiança de Mesquita Machado nas capacidades do Braga em conquistar o título são ilimitadas... desde que o deixem. "Não acho que o jogo [com o Benfica] seja decisivo, porque o Braga tem um calendário muito mais favorável e, se os homens de negro se portarem bem e forem isentos, o Braga vai ser campeão", afirmou o edil bracarense, levando António Pragal Colaço a acusá-lo de ser porta-voz dos arsenalistas. "A função de um autarca está na lei dos municípios e lá não consta o exercício de porta-voz de um dos clubes da sua terra e de acicatamento dos ânimos", retorquiu o comentador benfiquista, citado pela Agência Lusa.



Titulares treinam à parte


Os previsíveis titulares do jogo contra o Benfica, agendado para o dia 27, limitaram-se ontem a realizar alguns exercícios no Campo da Ponte. Hugo Viana, Filipe Oliveira e companhia só surgiram no Estádio 1º de Maio durante o intervalo do particular que a restante equipa estava a disputar com o Vianense, embora hoje devam defrontar o Varzim (16h00).

Recepção ao Benfica rendeu 400 mil euros

O Braga-Benfica da primeira volta fica na história deste campeonato, e não só pelos casos do túnel. Foi a única derrota dos lisboetas na Liga Sagres e rendeu, ao Braga, uma soma única em matéria de facturação de bilheteira: cerca de 400 mil euros. Nunca, desde que o clube mudou para o AXA, se tinha registado tamanha receita. Chegaram a vender-se bilhetes a 65 euros.

Crise trava subida com valores mais significativos

Os números do crescimento arsenalista devem ser lidos num contexto mais amplo para que o valor seja empolado. A crise económica no País rema em sentido contrário e fica provada no que toca às assistências do AXA. Os preços dos bilhetes, ainda que nem sempre caros, são um travão. Quando Salvador abre a porta, como contra o Marítimo, o estádio lota.

Mais de 1600 novos sócios em 20 visitas às escolas

Nos últimos 18 meses, os guerreiros minhotos visitaram duas dezenas de escolas, com especial enfoque no ensino básico. No final de cada visita, o departamento de marketing entrega propostas de sócio às crianças todas, que não pagam nada para se filiarem desde que não tenham mais de 14 anos de idade. No total, foram já angariados 1600 novos sócios com esta iniciativa, sendo que ainda não estão contabilizados os resultados da última escola visitada, quarta-feira, no caso por Mossoró e Olberdam.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Autarca avisa árbitro do jogo com o Benfica (dia 27 de Março, na Luz)
Mesquita exige honestidade



Mesquita Machado disse ontem que o Sp. Braga se vai sagrar campeão nacional "se os homens de negro [árbitros] se portarem bem e forem isentos" e considerou que o jogo com o Benfica (27 de Março, na Luz) não será decisivo para o título.

"Eu, que ando no futebol há muitos anos, sei distinguir muito bem o que são erros humanos de erros propositados", avisou.

O presidente socialista da autarquia de Braga (há 34 anos) e antigo dirigente dos arsenalistas adiantou não ter preferência por qualquer árbitro, mas considerou que a chamada de Paulo Baptista, juiz do ano passado (o Braga perdeu 1-0, golo em fora-de-jogo de David Luiz), "seria uma provocação".

Sobre os incidentes da 1ª volta, que culminaram com a suspensão de três jogadores bracarenses (Vandinho por três meses, Mossoró e Ney por três e dois jogos), o edil lembrou que foram provocados por Di María: "Os espectadores viram e as imagens mostram que foi ele que fez a provocação, pontapeando a bola e enviando uma cuspidela em direcção ao banco do Braga."

A concluir, Machado desejou que o recurso ao castigo de Vandinho, "um pilar da equipa", seja decidido na próxima reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e que, como "injustiça" que foi, seja revisto.

Entretanto, ontem, em jogo particular realizado no Estádio 1º de Maio, o Sporting de Braga venceu o Vianense (II B) por 7-0. Diogo Valente, Meyong, Peña e Adriano (dois cada) marcaram os golos da partida.


CORREIO DA MANHA

JotaCC




Mesquita Machado acredita no título 'se árbitros forem isentos'

O presidente da Câmara Municipal de Braga acha que o jogo com o Benfica, da 24.ª jornada da Liga de futebol, não é decisivo e vaticina o título de campeão para o Braga 'se os homens de negro forem isentos'.

'Não acho que seja decisivo, porque o Braga tem um calendário muito mais favorável e, se os homens de negro se portarem bem e forem isentos, o Braga vai ser campeão', disse Mesquita Machado, também antigo dirigente do clube.

O autarca disse ainda estar 'à espera de uma vitória do Sporting de Braga'.

'Tem qualidade futebolística e equipa para poder sair vitoriosa do jogo com o Benfica, disso não tenho qualquer tipo de dúvidas', referindo-se ao embate da 24.ª ronda, agendado para 27 de março, no Estádio da Luz, em Lisboa.

No entanto, para Mesquita Machado, importa que 'o árbitro seja isento e neutral e não favoreça nenhuma equipa', lembrando o Benfica-Sporting de Braga da época passada, em que os minhotos saíram com razões de queixa.

Para este 'dinossauro' autárquico (lidera a Câmara de Braga há 34 anos), os árbitros podem enganar-se, mas há erros e erros: 'Eu, que ando no futebol há muitos anos, sei distinguir muito bem o que são erros humanos de erros propositados'.

Mesquita Machado diz não ter preferência por qualquer árbitro, mas considera que a chamada de Paulo Ba ptista, juiz do ano passado 'seria uma provocação'.

O edil disse ainda não temer cenas idênticas aos episódios do jogo da primeira volta entre as duas equipas, que culminaram com a suspensão de três jogadores bracarenses (Vandinho, por três meses, Mossoró e Ney por três e dois jogos), considerando que 'os jogadores do Braga estão preparados para resistirem a essas provocações'.

'Isso foi uma vergonha, porque quem provocou aquele 'sururu' à entrada do túnel foi o Di Maria. Os espetadores viram e as imagens mostram que foi ele que fez a provocação, pontapeando a bola e enviando uma cuspidela em direção ao banco do Braga', recordou.

Desejou ainda que o recurso ao castigo de Vandinho, 'um pilar da equipa', seja decidido na próxima reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e que, como 'uma injustiça' que foi, seja revisto.

Mesquita Machado criticou ainda o treinador adjunto do Benfica, Raul José, cuja queixa esteve na base do castigo ao médio brasileiro: 'Para vergonha dele, fez queixa de um atleta que tinha treinado no ano anterior'.

O jogo entre Benfica, líder com 58 pontos, e o Sporting de Braga, segundo classificado com 55, realiza-se no dia 27 de março, no Estádio da Luz, em Lisboa.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Dois mil bilhetes já estão vendidos

Sobram apenas 1250 ingressos para a Luz; em 24 horas procura foi intensa.

A intensidade com que se processou o primeiro dia de venda dos bilhetes para o jogo com o Benfica ilustra bem o entusiasmo dos adeptos bracarenses: dois mil ingressos voaram ontem, sobram 1250 que deverão rapidamente encontrar comprador.

O cenário está montado para uma grande festa minhota em Lisboa. Paralelamente a esse movimento, a SAD preparou um pacote de viagem para os adeptos acompanharem a equipa. Tudo por 37 euros, com bilhete incluído.

A BOLA