News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/03

Started by JotaCC, 16 de March de 2010, 07:46

Previous topic - Next topic

JotaCC

Eduardo é um professor dos guardiões do Minho
ESCOLA ARSENALISTA CONTA COM O APOIO DOS ESPECIALISTAS DO PLANTEL PRINCIPAL
   
O internacional português Eduardo, juntamente com Kieszek e Cristiano, os outros dois guarda-redes profissionais do Sp. Braga, deslocou-se ao final da tarde de ontem ao Estádio 1º de Maio para dar uma aula aos cerca de 40 jovens que fazem parte da escola de guarda-redes arsenalista denominada por guardiões do Minho.

Um projeto coordenado por Vital, técnico do sector na equipa profissional, e que tem a seu cargo a supervisão desta projeto destinado à evolução e aperfeiçoamento de futuras promessas. Trata-se de uma iniciativa com frequência semanal, destinada não só a todos os guardiões das camadas de formação bracarense, mas também a qualquer jovem com idade compreendida entre os 8 e os 18 anos que tenha vocação para a baliza e vontade de evoluir as suas capacidades, ou apenas o desejo de poder conviver e aprender com o internacional português. Isto porque a escola minhota assegura que Eduardo, Kieszek e Cristiano vão disponibilizar-se a trabalhar com os miúdos pelo menos uma vez por mês.



Alfaces de Domingos
PREVISÍVEL EQUIPA PARA A LUZ TEM MENOS 10 JOGOS DE MÉDIA DO QUE OS RIVAIS ENCARNADOS
   
Foi após a goleada ao Hertha de Berlim, na Luz, que Jorge Jesus utilizou uma metáfora que deu brado: "A equipa está fresquinha, levezinha, parece uma alface". A verdade é que, em face da contagem decrescente para o importante embate entre Sp. Braga e Benfica, na Luz, com a liderança em pano de fundo, quase que poderia ser Domingos a recuperar a frase do seu homólogo encarnado para exemplificar a enorme vantagem arsenalista em termos de desgaste acumulado, essencial para uma boa gestão de recursos.

Analisando o possível onze que o técnicos dos bracarenses pode apresentar em Lisboa, vemos que a média de utilização é de 23,1 jogos, o que provoca desde já uma clivagem de 10,5 encontros em relação à sobrecarga sofrida pelos elementos que têm mais probabilidades de entrarem no onze do Benfica para a receção aos minhotos.

O valor de 33,6 de média de jogos realizados ao serviço do clube, pelos craques da Luz, é uma cifra que será inevitavelmente agravada esta semana. É que Jorge Jesus ainda tem de se preocupar com a deslocação a Marselha para a Liga Europa, e com a final da Taça da Liga, frente ao FC Porto, duas partidas de enorme intensidade física e emocional, enquanto Domingos aponta as baterias inteiramente para o confronto onde se podem jogar, em grande medidas, as aspirações arsenalistas de abalar o domínio dos grandes, sucedendo em termos de surpresas ao título do Boavista em 2000/01.

Oscilações


O facto de ter competido em 4 frentes não foi dramático para oSp. Braga, na medida em que se viu eliminado logo no primeiro confronto europeu, contra os suecos do Elfsborg. A esse facto, juntam-se ainda as oscilações no que à composição do plantel diz respeito. Na Liga Europa, por exemplo, competiram nomes como João Pereira, Frechaut, Fernando Alexandre, Yazalde e Kalaba, que depois seguiram outras vias, já para não falar em Vandinho, que continua fora de combate devido a castigo.

Tudo ponderado, a fórmula pós-mercado de Inverno do Sp. Braga tem em Evaldo o único elemento que entra na casa dos 30 jogos realizados esta época, seguido de perto por Alan (29) e Meyong (28). No entanto, o defesa-esquerdo é conhecido tanto pela sua regularidade mesmo sendo submetido a utilização intensiva. No capítulo da frescura, as alfaces de Domingos nada têm a temer.


RECORD

JotaCC

Guardiões do Minho

Foram verdadeiras atracções e deram asas ao sonho de cerca de 40 jovens atletas. Eduardo, Kieszek e Cristiano - guarda-redes da equipa principal arsenalista - marcaram presença no treino da escola de guarda-redes do Sporting de Braga, projecto que ganhou nova força há um mês com a designação 'Os Guardiões dos Guerreiros do Minho'.

Os três guardiões integraram os trabalhos, no campo da Ponte (junto ao Estádio 1.º de Maio) com os atletas das diversas camadas jovens, que seguiram atentos as ordens de Jorge Vital e vibraram com a oportunidade de trabalhar com os ídolos da equipa minhota.
Numa espécie de aula, Eduardo foi o mais requisitado e teve mesmo direito a vários pedidos de autógrafos dos mais novos, que deliraram com a presença do internacional, número um da selecção portuguesa.

As dezenas de crianças e jovens aproveitaram para escutar os conselhos dos três guarda-redes e seguiram de perto, atentamente, todos os exercícios durante a sessão de trabalhos.
Na memória fica a oportunidade de aprenderem com alguns dos mais conceituados guarda-redes da actualidade. E evoluírem em termos futebolísticos.

A escola de guarda-redes do Sporting de Braga está direccionada para jovens dos oito aos 18 anos, não só a nível interno do clube, mas também está aberta ao exterior a jovens sem vínculo ao clube. Os treinos são às segundas-feiras (orientados por Jorge Vital, Pimenta, Barroso e Sérgio) e, uma vez por mês, os jovens terão a oportunidade de treinar com os guardiões seniores. E continuar a sonhar em ser guarda-redes profissionais.

"O meu sonho é ser guarda-redes principal do Sp. Braga"

Dinis tem 9 anos e é um dos jovens atletas que integram a escola de guarda-redes do Sporting de Braga. Equipado a rigor, o guardião das escolinhas do clube vibrou com a presença de Eduardo e não hesitou em pedir um autógrafo: "é o meu ídolo, disse-lhe que queria uma assinatura e o Eduardo deu-me logo num caderno que trouxe. E depois cumprimentou-me e desejou-me boa sorte. O meu sonho é ser guarda-redes principal do Sp. Braga", contou ao 'Correio do Minho'.

Apesar de ter começado apenas em Novembro a treinar como guarda-redes, Dinis garante que está a "aprender muito bem" e até faz "muitas defesas": "no sábado estávamos a treinar com o professor Manuel e eu estava ao primeiro poste, mas mandaram a bola para o segundo poste e eu consegui ir lá buscá-la", revelou orgulhoso. Também o jovem Pedro de 11 anos tem o desejo de ser guarda-redes profissional "como o Eduardo". "Era o meu sonho".


Jogo da Luz gera entusiasmo


Começam a preparar-se as hostes arsenalistas para a deslocação ao Estádio da Luz, no próximo dia 27, onde o Sp. Braga defronta o Benfica numa partida que está a gerar uma enorme onda de entusiasmo.
Os ingredientes para este encontro são muitos e fazem antever uma partida recheada de bons momentos de futebol e, sem qualquer dúvida, muita animação e emoções à flor da pele.

Tendo em vista esse encontro e com a certeza de que os Guerreiros do Minho vão contar com uma falange de apoio significativa na Luz, o Sp. Braga já requereu a percentagem de bilhetes que tem direito para o jogo - cinco por cento da lotação do estádio - o que perfaz um total de 3250 ingressos que serão postos à venda amanhã , nos locais habituais, pelo preço de 22 euros, estando disponíveis, exclusivamente, para sócios arsenalistas.

Estão lançados os dados para o que vai, sem dúvida, ser uma excelente partida de futebol e parece ser certo que o Sp. Braga vai contar com muita gente nas bancadas a apoiar os Guerreiros do Minho naquele que pode ser um jogo decisivo para as aspirações minhotas.

Para reunir o maior número de apoiantes, o Sp. Braga disponibiliza ainda o "Pack Viagem", que inclui a viagem mais o bilhete para o jogo e que tem o preço de 37 euros. Para os compradores deste "pack", a partida para Lisboa está prevista para as 14 horas do dia do jogo, no Estádio 1.º de Maio.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ataque em ebulição

Não é uma guerra, pois as armas dos quatro avançados do Braga estão todos apontados ao mesmo adversário: o Benfica. Mas, no seio do plantel, a disputa pelos lugares mais periclitantes no onze de Domingos Paciência está ao rubro. O centro do ataque é, provavelmente, aquele que mais dúvidas suscita nesta fase. E não é só pela qualidade dos jogadores em causa, mas principalmente pelas opções recentes do técnico bracarense, que nos últimos quatro jogos mexeu sempre.

No Dragão, pior jogo do Braga esta época, o treinador inovou com Paulo César no eixo do ataque e Mossoró no apoio mais directo. A fórmula não funcionou, mais pela incapacidade do meio-campo do que propriamente por acção da dupla brasileira. Seguiu-se o Olhanense e Domingos voltou a apostar num par para desestabilizar a organização defensiva da equipa de Jorge Costa. Matheus/Meyong nem foram uma solução virgem, mas a forma como apareceram dispostos é que sim. Matheus foi o mais adiantado dos dois e até foi ele que empatou o jogo. Completou os 90 minutos e isso sim, é muito raro para qualquer atacante do Braga.

Seguiu-se o jogo em Setúbal e Domingos voltou a mudar, apostando em Meyong como claro número 9. O nulo do final da partida ditou imediatamente mudanças para a partida seguinte, que serviu para estrear Renteria na equipa titular. O colombiano esteve para jogar no Restelo, mas o caso da mala Louis Vuitton mandou-o para o banco, segundo explicação do próprio treinador. Renteria situa-se entre o avançado muito rápido e o ponta-de-lança. Mistura características, mas tem um défice grande na finalização, ainda que tenha marcado ao Belenenses. A sua utilização contra o Rio Ave saldou-se numa assistência e muito esforço durante todo o jogo.

Em teoria, o colombiano parte na frente entre as hipóteses para a visita ao Benfica. Mas Domingos já habituou a surpresas e o plantel está, em termos ofensivos, na máxima força. A escolha do modelo a interpretar ditará qual o escolhido e decisões mais concretas só serão tomadas na próxima semana. Entre os quatro, é certo que dois serão utilizados (um na esquerda) e, por isso, há seis possibilidades a testar. O jogo tem características muito próprias e qualquer um é hipótese fundamentada. Meyong é o verdadeiro homem de área. Matheus e Paulo César os mais rápidos para o contragolpe e Renteria o mais adaptável.

Prós e contras dos candidatos

Meyong

Um cabeceador exímio à procura do Mundial

Meyong só não foi titular em dois dos 23 jogos já disputados na Liga Sagres. Apesar de não estar no seu melhor, tem ainda assim sete golos, quatro deles de cabeça e decisivos. Está a melhorar e tem como objectivo de fundo a presença no Mundial pela selecção dos Camarões. Se Domingos entender que é necessário jogar com um avançado fixo entre Luisão e David Luiz, então será ele o escolhido.

Matheus

Desestabilizador e excelente para o contra-ataque

Muitas vezes se questionou o porquê de ser suplente, mesmo sendo o mais eficaz de todos os avançados. A verdade é que Matheus rende mais a partir do banco, pois entra na fase do jogo em que este está mais partido e a sua velocidade é mais mortífera. Já marcou quatro vezes e assistiu outras duas. Se Domingos quiser jogar em transições rápidas, pode muito bem integrar o onze.

Renteria

Vai lembrar-se sempre do Estádio da Luz


Disse recentemente, numa entrevista a uma rádio colombiana, que estava pronto para ser titular mas que a feroz concorrência ainda não o tinha permitido. Agora que teve a sua chance quer agradecer com golos. A Luz seria o palco ideal para o fazer, pois está ligada a um falhanço mítico, na época em que ainda jogava no FC Porto. O ano passado, pelo Braga, também desperdiçou.

Paulo César

A hipótese mais remota porque brilha na ala

Paulo César sempre foi avançado, mas foi desde que Domingos Paciência o adaptou à esquerda que atingiu a melhor forma da carreira, ao ponto de ter renovado contrato a quatro meses do actual terminar. O brasileiro só jogou uma vez no eixo esta temporada e não deve repetir a experiência na Luz, até porque nenhum outro aparece tão bem na área como ele vindo de outro lugar.


Bracarenses pedem 3250 bilhetes para a Luz

Se os bilhetes forem todos vendidos, o Braga terá no Estádio da Luz a maior franja de adeptos em jogos fora da história recente. A SAD arsenalista solicitou 3250 bilhetes, que correspondem aos cinco por cento que a Liga de Clubes obriga qualquer clube a ceder aos visitantes. Os ingressos custam 22 euros e serão colocados à venda a partir de amanhã, nos locais habituais: secretaria do clube, loja no Braga Parque e Centro de atendimento ao sócio, nas galerias do bingo. O Braga também está a organizar viagem de autocarro para todos aqueles que necessitem de transporte. Nesse caso, há um pack que vale 37 euros e que inclui partida na tarde do jogo e regresso logo após o seu término. A SAD está convicta de que os bilhetes vão esgotar e, por isso, a venda destes é restrita a associados do clube. Será o jogo mais importante da época e a loucura vai começar.



Varzim para manter forma

O Varzim, da Liga Vitalis, é o adversário escolhido pelo Braga para não perder o ritmo competitivo neste fim-de-semana de paragem. Assim, as duas equipas têm um jogo-treino na próxima sexta-feira, às 16 horas, no Estádio AXA. Depois, o plantel deve entrar de folga até à próxima segunda. Hoje há jogo da Liga Intercalar, no Olival, contra o FC Porto.



Tiago e Osvaldo aptos


A integração de Tiago Pinto e Osvaldo no treino foi a maior novidade de ontem em matéria clínica. Afastados há muito do trabalho integrado, a dupla está a 100 por cento, mas não consta dos planos de Domingos. O primeiro porque nem está inscrito. O segundo porque nunca foi primeira escolha e menos agora, que está sem ritmo.



Paulo César ganha força

Paulo César intensificou ontem a recuperação à lesão muscular de que padece e acumulou exercícios de força que garantem a sua operacionalidade para o próximo jogo. Tal como previsto, Matheus e André Leone não subiram ao relvado, consequência das lesões sofridas contra o Rio Ave. Mas também estarão à disposição na próxima semana.




Guardiões do Minho preparam o futuro

Os alunos da escola de guarda-redes do Braga, denominada "Os guardiões do Minho", viveram ontem a experiência inédita de treinar ao lado das suas referências. Eduardo, Kieszek e Cristiano deslocaram-se, ao final da tarde, ao Estádio 1º de Maio, onde no relvado de apoio integraram os trabalhos juntamente com cerca de 20 miúdos que lhes querem seguir as pisadas. A iniciativa contou também com a presença dos três guarda-redes da equipa de juniores do Braga (Rui Vieira, João e Fábio) e vai repetir-se uma vez por mês.

Com o objectivo de manter a tradição do Braga em formar guarda-redes de sucesso, a escola tem, neste momento, 40 atletas inscritos, com idades compreendidas entre os oito e os 18 anos e todos externos ao clube, já que não jogam nos escalões de formação do Braga. O coordenador do trabalho é Jorge Vital, treinador dessa posição específica no plantel principal e um dos principais responsáveis pela ascensão de Eduardo, assim como de Paulo Santos, que participou no Campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha, como guarda-redes do Braga. Quim é o outro exemplo de um guarda-redes conceituado que saiu da formação bracarense. Em 2003/04, a sua última época no Braga, o guardião do Benfica também trabalhou directamente com Jorge Vital.

5 Internacionais

O Braga tem cinco guarda-redes que são regularmente convocados para as selecções nacionais. Além de Eduardo, titular nos AA, Diego Silva (sub-21), Cristiano (sub-20), Rui Vieira (sub-19) e Rafael Alves (sub-16) também vestem a camisola de Portugal.

4 Em grandes competições


O Braga já levou três guarda-redes a fases finais de grandes competições de selecções: Rui Correia (Euro'96), Quim (Euro'2000 e Euro'2004) e Paulo Santos (Mundial'2006). Eduardo será o quarto, já que tem lugar garantido na África do Sul.


O JOGO

JotaCC

Benfica envia 3.250 bilhetes

Ainda faltam 11 dias para o grande duelo da Luz, mas, em Braga, as atenções já estão viradas para essa partida que oporá os dois candidatos ao título.

E já são conhecidos os preços que serão praticados para bilhetes destinados aos adeptos do Sp. Braga. O Benfica disponibilizará cinco por cento da lotação do Estádio da Luz - 3.250 ingressos - para os adeptos bracarenses. Como já era esperado, será o mínimo imposto pelos regulamentos, atendendo à perspectiva de casa cheia.

Cada ingresso custará 22 euros (preço mínimo a praticar para o público em geral), sendo que o Sp. Braga dará total prioridade aos sócios. Os bilhetes começam a ser vendidos amanhã, nos locais habituais.

Com vantagem na primeira volta, devido ao triunfo por 2-0 em Braga, a 31 de Outubro de 2009, os bracarenses poderão recuperar a liderança, caso vençam o Benfica na Luz.

A BOLA

JotaCC

Evaldo em corrida

O defesa brasileiro do Sp. Braga, Evaldo, limitou-se a fazer corrida no treino desta terça-feira.

O departamento médico dos "arsenalistas" remeteu o motivo do impedimento para o boletim clínico, que será divulgado durante o dia de hoje.

Evaldo evoluiu na companhia de Paulo César, a recuperar de mialgia, enquanto Moisés, Hugo Viana, Filipe Oliveira e Alan cumpriram programa de gestão de esforço.

Matheus e André Leone, a contas com entorses contraídas no jogo com o Rio Ave, continuam remetidos a tratamento.

Domingos Paciência volta a reunir o plantel esta quarta-feira, a partir das 10 horas, novamente com as portas abertas.

A BOLA

JotaCC

Paulo Sérgio fez corrida
DOMINGOS ENTREVISTADO POR JUDITE DE SOUSA

Matheus e Leone não apareceram no relvado no início de mais uma semana de trabalho do Sp. Braga. Mas Paulo Sérgio, outro dos jogadores bracarenses, esteve lá e fez corrida, ao lado de Evaldo.

Hugo Viana, Alan, Moisés e Filipe Oliveira apenas correram, em poupança de esforço. Os outros jogadores trabalharam em pleno, com grande animação, sobretudo na parte final, quando sobressaiu Renteria a atirar para as redes.

No relvado anexo ao Estádio Axa esteve também a jornalista Judite Sousa, que vai dedicar a Domingos Paciência um dos programas de uma nova série que está a preparar para a RTP.

RECORD

JotaCC

Porto vence Braga por 1-0

Na sexta jornada do Campeonato de Primavera da Liga Intercalar, na zona Norte, o FC Porto venceu esta terça-feira o Sporting de Braga pela vantagem mínima (1-0).

O primeiro e único golo foi marcado por Claro aos 35 minutos, tendo o plantel portista sido constituído quase na sua totalidade por jogadores do escalão dos juniores mais os reforços do plantel principal, Nuno (guarda-redes) e Addy (defesa lateral).

O JOGO

JotaCC

Evaldo com entorse no joelho

O defesa brasileiro Evaldo, ausência notada no treino do Sp. Braga, esta terça-feira, está a contas com uma entorse traumática no joelho esquerdo.

De acordo com o boletim médico divulgado pelo clube arsenalista, o jogador efectua tratamento e trabalho condicionado, em ginásio e relvado.

André Leone (lesão muscular no adutor da coxa esquerda) e Matheus (entorse no tornozelo esquerdo) fazem tratamento, enquanto Paulo César, a contas com uma mialgia na região posterior da coxa direita, cumpre tratamento e trabalho condicionado, em ginásio e relvado.


A BOLA