News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/03

Started by JotaCC, 09 de March de 2010, 07:38

Previous topic - Next topic

JotaCC

Remar contra a maré


Um ponto ganho ou dois pontos perdidos? A análise ao empate no Sado vai muito para além do lado classificativo. As falhas cometidas, nomeadamente nas ações ofensivas foram parte integrante da palestra que antecedeu a sessão de trabalho preparatória para o confronto com o Rio Ave. Sessenta minutos de debate, de ideias e o lançamento já da próxima meta.

Os vilacondenses são a besta negra dos minhotos esta temporada e o próximo desafio dos guerreiros tem carimbo de fundamental. Perder pontos é linguagem proibída no Municipal.
Um empate no Estádio dos Arcos, nova igualdade no Municipal, mas com eliminação da Taça de Portugal, formam o cardápio desta época entre os conjuntos de Domingos Paciência e de Carlos Brito.

Na antecâmara do desafio do próximo sábado está o nulo diante dos sadinos, mas o espírito dos guerreiros está forte. A manhã esteve fria, ventos polares capazes de cortar a respiração, mas o grupo surgiu no tapete sorridente e de olhares laminantes. Há um forte desejo de remar contra a maré, manter forte e bem acesa a chama do título.

Conversas paralelas

Os efectivos associados, que fazem dos treinos um pedaço importante da sua agenda pessoal abordam já com intensidade o jogo com o Benfica. Assumem a clara intenção de marcar presença no Estádio da Luz e de ver em acção o vira minhoto, um carrossel de sonhos e fantasia. Todavia nas bocas dos braguistas está com toda a clareza a recepção ao Rio Ave, um desafio que terá dupla função: cimentar o segundo lugar e continuar nessa luta titânica pelo trono nacional. Chegar ao jogo do título, em Lisboa a depender apenas de si próprio é o caminho apontado, é o trilho a seguir, sem tocar um milímetro sequer nessa equação.

Rodrigues e Olberdam OK

Sob o ponto de vista de efectivos, Domingos Paciência ganhou logo no arranque da semana duas unidades. No cais minhoto já estão disponíveis Olberdam e Alberto Rodriguez, sendo que o retorno do peruano aumenta a concorrência a André Leone, enquanto que Olberdam entra na corrida com Madrid por um lugar no onze.

A semana vai ser intensa, há no ar ainda a promessa de nova corrida ao Estádio Municipal. Os adeptos querem manter o sonho ligado à corrente, os olhares são laminantes pela cidade e com o título como meta. Ninguém quer ser segundo. Mas a a champions só terá sabor, daqueles autênticos com a entrada no corredor de coroa colocada na cabeça do guerreiro.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

O renascer do guerreiro
ANDRÉS MADRID TEM 8 "FINAIS" PARA MOSTRAR VALOR
   
Longe vão os tempos em que um médio descoberto nas reservas do Gimnasia de la Plata surpreendia Portugal de lés a lés. A inteligência tática, a precisão na antecipação em detrimento do contacto físico, a qualidade de passe e a leitura de jogo catapultaram rapidamente Andrés Madrid para as páginas dos jornais.

Estávamos em 2005, o Nantes ameaçou contratá-lo, até que uma lesão grave atirou o médio-defensivo para fora das quatro linhas e um penoso caminho atravessou-se na promissora carreira. Agora, recuperado do último problema físico e beneficiando do longo castigo de Vandinho, tem todas as condições para voltar a afirmar-se ao serviço dos arsenalistas. Com oito finais por disputar na luta pelo título, a Madrid não faltará ambição de mostrar o que vale, quase três anos depois da última vez em que foi utilizado com regularidade (pelas mãos de Jorge Costa disputou 11 das 12 primeiras jornadas de 2007/08).

Voltando ao presente e às altas expectativas do jogador e dos adeptos, importa realçar um episódio com poucos meses. Domingos Paciência chegou a Braga para superar as marcas de Jorge Jesus e pensou dispensar o trinco sul-americano. No plantel havia Vandinho e os recém-contratados Possebon e Fernando Alexandre, mas a SAD acabaria por não arranjar colocação para Madrid e os reforços ex-Manchester United e Estrela da Amadora desiludiram logo nas aparições iniciais. A solução passou pelo treinador aceitar o desafio de tentar relançar a carreira de um experiente jogador que até tinha acabado de se sagrar campeão no FCPorto.

Esperança

Foi assim que Andrés Madrid se manteve pelo Minho, mas as mais diversas lesões tocaram-lhe em sorte. A ausência de opções na intermediária abriu-lhe as portas do onze inicial em três ocasiões, mas na hora da verdade faltou sempre algo para Domingos lhe dar continuidade.

Com o castigo de Vandinho e a lesão de Olberdam, o argentino voltou à competição em Setúbal. Cumpriu defensivamente e deve manter-se na equipa para a receção ao RioAve. Depois, há 15 dias antes da deslocação à Luz para pensar se o homem que um dia jogou ao lado de Saviola nos Sub-20 argentinos merece continuar a "suportar" este candidato...


RECORD

JotaCC

Newcastle ataca Fernando Alexandre

Fernando Alexandre foi contratado ao Estrela da Amadora no Verão do ano passado e cedido ao Leixões dois meses depois. Está nos planos bracarenses para a próxima época, mas pode nem sequer voltar a vestir a camisola vermelha e branca. O Newcastle, que se prepara para regressar à Premier League inglesa, está bastante impressionado com o desempenho do médio em Matosinhos. Já o fez saber a Paulo Barbosa, empresário do jogador, e perguntou-lhe quais as condições para adquirir o seu passe no final da temporada.

O Braga ainda não está, oficialmente, a par deste interesse. Mas já sabe das pretensões inglesas e só aceita começar a negociar a partir dos dois milhões de euros. Isso mesmo deverá ser comunicado a Paulo Barbosa na reunião que o agente FIFA vai solicitar à SAD arsenalista nos próximos dias.

O médio também já tem conhecimento deste interesse inglês e está entusiasmado. Afinal, e apesar de estar no segundo escalão daquele futebol, o Newcastle é um histórico e foi campeão nos anos 90. Quer regressar rapidamente ao topo e oferece condições financeiras só comparáveis em Portugal ao que os grandes podem fazer. E, neste aspecto, o Braga ainda está muito longe.

Desportivamente, Fernando Alexandre é aposta do Braga para as próximas duas épocas. O jogador saiu para rodar porque a estrutura técnica acreditou que Madrid e Possebon garantiriam alternativas credíveis a Vandinho e Hugo Viana. Mas o primeiro esteve muito tempo lesionado e o italo-brasileiro nunca provou o estatuto que trouxe de Manchester. Por isso, nesta fase de suspensão do capitão, houve quem já suspirasse pelo regresso de Fernando Alexandre. Mas o contrato de empréstimo ao Leixões não o permitia.

Mais sólido futebolisticamente, o médio ficará no plantel bracarense se António Salvador não o quiser vender. Mas esta decisão está dependente da classificação final da actual temporada. Um hipotético acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões permite encaixar automaticamente 5,4 milhões de euros e, com isso, o Braga não fica dependente de receitas extraordinárias para viabilizar as próximas épocas. A permanência de Fernando Alexandre ganha créditos nesse cenário. Já o Newcastle pode beneficiar com o contrário.

Na lista de interessados estão ainda um clube de topo da Polónia e um da Liga francesa. Mas nenhum fez ainda qualquer diligência mais séria para concretizar essas intenções.


Polivalente no meio-campo pode abrir mercado britânico a António Salvador


Fernando Alexandre assume sem problemas que prefere jogar como médio-defensivo, mas encara com tranquilidade a necessidade de actuar mais à frente, como médio de ligação. No Leixões já fez os dois serviços e também é isso que agrada ao Newcastle. No futebol inglês é raro haver espaço para trincos e médios-ofensivos. As equipas costumam alinhar com dois box-to-box, posição que agrada a Fernando Alexandre. Se for vendido para Inglaterra, será o primeiro negócio do clube para esse mercado com a chancela de António Salvador, mais habituado a transações nacionais. Espanha e Rússia são outros países já bem explorados pela SAD bracarense, que ainda este ano facturou acima dos 10 milhões de euros com a venda de jogadores. Fernando Alexandre pode inaugurar a próxima temporada.



Rodriguez regressa para ameaçar Leone

"El Mudo" Rodriguez está de volta. O central peruano integrou ontem a sessão de trabalho sem qualquer limitação, pela primeira vez nas últimas três semanas. Para Domingos Paciência, esta é sem dúvida uma excelente notícia, uma vez que Rodriguez é um dos seus dois centrais preferidos (o outro é Moisés). Mas Leone, que actuou em Setúbal, deu bem conta do recado. Aliás, como quase sempre o faz, especialmente quando joga ao lado do colega brasileiro. Por isso, a discussão do lugar será travada com intensidade e, nesta fase, não é viável avançar com uma perspectiva sólida.

A favor de Rodriguez está o jogo com o Benfica, que se segue ao Rio Ave no calendário. Se Domingos o quiser na melhor forma no Estádio da Luz, o ideal é começar a utilizá-lo de imediato, à imagem do que já aconteceu com Madrid em Setúbal. Mas é também o jogo com o Benfica que desaconselha a utilização do peruano. É que El Mudo é um dos três jogadores do plantel em risco de exclusão (Matheus e Filipe Oliveira também) e, se vir um cartão amarelo com o Rio Ave, falha o jogo do título.

O eixo está quase completo, uma vez que Paulão já faz corrida e em breve estará também pronto para ser opção. Quarta, no caso.

Noutro plano, Luis Aguiar é um forte candidato a ceder o lugar ao regressado Paulo César, ainda mais porque ontem não treinou, por gestão de esforço. A situação do uruguaio será analisada novamente hoje, sendo certo que só treinará se estiver em perfeitas condições físicas. Domingos não quer arriscar um milímetro nesta fase da época.



Olberdam já na luta para recuperar lugar


O médio Olberdam também foi novidade no regresso aos treinos. O brasileiro recuperou do traumatismo na grade costal que na semana passada precipitou a titularidade de Madrid e volta agora, disposto a recuperar o lugar. A capacidade de luta que exibiu no treino de ontem é garantia dessa firme disposição. Por oposição, Miguel Garcia continua na enfermaria, na companhia de Osvaldo. O lateral-direito deve voltar à relva nos próximos dias para aumentar a competitividade interna. No treino estiveram outra vez os juniores Gale e Guilherme.


Mulheres e sócios entram de borla

O Estádio AXA não abre como nas recepções ao Marítimo e Olhanense, mas quase. Sócios arsenalistas e mulheres, de forma geral, não pagam bilhete para assistir ao jogo com o Rio Ave. O objectivo é o mesmo de sempre: empurrar a equipa para a vitória. A entrada das mulheres explica-se com as celebrações do Dia da Mulher, que se comemorou ontem. Acompanhantes de sócios só têm de desembolsar dois euros e esse é também o valor mínimo para público em geral.


O JOGO

JotaCC

De empregada fabril ao estrelato mundial

Ana Dulce Félix, de 27 anos, está a atravessar o melhor momento da sua carreira que culminou, anteontem, com o título nacional de corta-mato, concretizando uma das maiores ambições que qualquer atleta português deseja alcançar a nível interno. Natural de São Martinho do Conde (Guimarães), Dulce Félix representa o Sporting de Braga desde 2008, depois de 13 anos no FC Vizela. Como juvenil e júnior nunca teve resultados de relevo internacional, explicando-se essa realidade, em parte, com o facto de durante oito anos ter trabalhado numa fábrica de confecções. A vida tornou-se um inferno, pois tinha de se levantar todos os dias às seis da manhã para poder fazer o primeiro treino do dia. Seguia para oito horas de trabalho e, ao final da tarde, voltava a calçar as sapatilhas. Todo esse esforço por 450 euros.

A opção pela profissionalização vai na segunda época e tem sido uma aposta ganha, pois, de acordo com as palavras da sua treinadora Sameiro Araújo, "o melhor ainda está para vir". A histórica treinadora do Sporting de Braga, outrora responsável pela preparação de Manuela Machado, Conceição Ferreira e Albertina Machado, é de opinião que a sua atleta tem uma grande margem de progressão. "Agradeço aos seus primeiros treinadores que souberam preparar convenientemente a Dulce no início da sua carreira para que possa agora explorar ao máximo todas as suas capacidades", sustenta Sameiro Araújo, que no perfil psicológico da sua pupila vê muitas semelhanças com as suas ex-atletas que se fartaram de ganhar medalhas nos anos 90. "A Dulce parece uma atleta de antigamente. Muito trabalhadora, humilde e com os pés bem assentes no chão. Há muitas semelhanças com a Manuela e a Conceição".

Quanto ao futuro imediato, o Mundial de Corta-Mato e os 10 mil metros do Europeu de Barcelona, no Verão, são as principais ambições, mas a aposta na maratona, a breve trecho, preenche os seus sonhos. "A Dulce é uma atleta de estrada, por isso, auguro-lhe um futuro risonho na maratona", sustenta a técnica.

Sameiro ficou surpresa com rápida evolução


Em dois anos, a evolução de Dulce Félix foi considerável, surpreendendo a própria treinadora. "É verdade que quando o Sporting de Braga a contratou ao FC Vizela, via nela qualidades muito boas, mas, para mim, foi uma surpresa a evolução que ela teve neste três anos que leva a treinar sob a minha orientação", assevera Sameiro que se encontra com Dulce três a quatro vezes por semana. "Quando ela não vem a Braga, o marido da Dulce, o Rui Ferreira, é quem executa o planeamento. Por isso, costumo dizer que é o meu braço direito".

O JOGO

JotaCC

Cobiçado
Domingos na lista do Sporting

Domingos Paciência é um dos treinadores melhor cotados em Alvalade para suceder a Carlos Carvalhal no final da presente temporada, apurou o Correio Sport.

O ainda técnico do Sp. Braga, cujo trabalho merece os mais rasgados elogios junto da estrutura leonina, figura numa lista de alvos preferenciais onde surgem ainda os nomes de André Villas-Boas, Manuel José e Paulo Sérgio, o homem que recolocou o V. Guimarães na rota da Europa.

No entanto, sabe o Correio Sport, é o antigo avançado do FC Porto quem reúne maior consenso para orientar os destinos da equipa leonina na próxima época, pese embora as difíceis negociações que se avizinham com António Salvador, presidente dos arsenalistas. Pelo segundo ano consecutivo, o líder dos bracarenses pode ver-se obrigado a construir toda uma estrutura técnica, situação já evidenciada no último Verão com a saída de Jorge Jesus para o Benfica.

Domingos tem contrato com o Sp. Braga até final da época 2010/11, mas nunca escondeu a ambição de treinar um dos 'grandes' do futebol português. E preferência parece não existir, como o próprio garantiu em entrevista ao Correio Sport, dias antes de assinar pelos minhotos, em Junho de 2009. "Gostava que me retirassem o rótulo de portista. Sou treinador de futebol e seria para mim um enorme prazer orientar tanto o Benfica como o Sporting", disse.

Aos 41 anos e com seis temporadas como treinador principal – começou no FC Porto B em 2004, sucedendo-se passagens por U. Leiria (ano e meio), Académica (dois anos e meio) –, até á chegada à cidade dos arcebispos, Domingos teve a árdua tarefa de fazer esquecer Jorge Jesus. E conseguiu. Batendo-o. O Sp. Braga soma já, à 21ª jornada, mais um ponto (51) do que no final da época transacta.

Com cem jogos como treinador na Liga principal, Domingos Paciência continua a surpreender os que dele duvidavam, e em Alvalade há já quem o veja como o homem ideal para recolocar o Sporting na rota dos títulos. Admirado por Costinha, novo director para o futebol dos leões – que não morre de amores por André Villas-Boas, outro sério candidato ao lugar –, Domingos pode fazer-se acompanhar por Carlos Freitas, actual director desportivo do Sp. Braga e namoro antigo de Bettencourt, que pretende vê-lo lado-a-lado com Costinha na gestão do futebol leonino.

FC PORTO B FOI PONTO DE PARTIDA


Domingos José Paciência de Oliveira nasceu em Leça da Palmeira a 02/01/1969 (41 anos). Iniciou a carreira de treinador no FC Porto B, em 2004, e já orientou a U. Leiria (2005 a 2007) e a Académica (2006 a 2009). Esta é a sua primeira época no Sp. Braga.


CORREIO DA MANHA

rfg_mlk

Desculpem o off-topic mas venho aqui hoje comunicar o arranque oficial do jornal MaisMinho online, um  novo órgão de comunicação de periodicidade semanal. Essencialmente, é um novo meio de comunicação regional, da região do Minho. O arranque foi hoje, dia 9 de Março de 2010.
O jornal MaisMinho vai abordar a actualidade de uma forma diferente e inovadora, com uma linha editorial mais positiva e focando pontos de interesse públicos que habitualmente não experimentam o merecido destaque. O jornal MaisMinho vai também acompanhar as novas tecnologias e tentar tirar o máximo proveito das mesmas.
Não queremos ser apenas mais um, mas sim um novo media que acrescente algo de novo no que à arte de bem informar diz respeito.
Na Região, em Portugal e no Mundo, vamos globalizar o Minho.


www.maisminho.pt

Já agora, um aparte, e falando como braguista (sempre fui assumido e não é agora que o vou deixar de ser) aproveito para apelar para votarem no inquérito que está no MaisMinho sobre o Enorme porque quero ver a votação a crescer, É SOBRE SE ACREDITAM NO TITULO...



Rui Jorge Peixoto Mendes
Editor e Chefe de Redacção
Telem. 966 505 378


WWW.MAISMINHO.PT

JotaCC

Luís Aguiar em dúvida para recepção ao Rio Ave

Domingos Paciência voltou a não poder contar com o médio uruguaio no treino desta terça-feira. Luís Aguiar fez apenas corrida ligeira e está em dúvida para o jogo com os vila-condenses.

Além de Aguiar, também Paulão, Tiago Pinto e Miguel Garcia efectuaram trabalho de recuperação das respectivas lesões, não tendo, por isso, integrado o treino com o restante plantel.

A manhã de trabalho dos bracarenses ficou ainda marcada pelo regresso de Peña, que foi reintegrado no grupo de trabalho depois de ter estado ao serviço da sua selecção. O jogador venezuelano participou no particular contra a Coreia do Norte, tendo mesmo apontado um golo.

A BOLA

JotaCC

Luís Aguiar e Miguel Garcia fazem corrida
PEÑA REGRESSOU DA SELEÇÃO
   
O plantel do Sp. Braga continua a preparar a receção ao Rio Ave, agendada para sábado. No treino desta terça-feira, destaque para a presença de Miguel Garcia e Luís Aguiar, apenas para fazer corrida. O primeiro está lesionado e o segundo fez gestão de esforço.

Domingos Paciência privilegiou o ataque, em especial os exercícios de finalização. Destaque ainda para o regresso de Peña, que esteve ao serviço da seleção da Venezuela, no duplo particular com a Coreia do Norte.

Os bracarenses voltam a treinar amanhã, às 10 horas.


RECORD