News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/03

Started by JotaCC, 05 de March de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Primeiro treinador de Hugo Viana elogia qualidades do atleta do Braga.

O jogador do Sporting de Braga, Hugo Viana, despoletou para o futebol com a camisola do Sporting, mas foi em Barcelos — de onde é natural — que deu os primeiros passos na bola. Rui Maia foi treinador do craque na equipa de iniciados do Gil Vicente e lembra que "o Miguel (na altura era assim conhecido) demonstrava qualidades fora do vulgar". Aponta desde logo "um pé esquerdo fantástico" que transmitia uma enorme confiança à equipa. "Quando havia um livre à entrada da área era como se fosse um penálti, marcava sempre golo".

Por isso, foi com naturalidade que outras portas se abriram para Hugo Viana, que passava o tempo na casa da avó, junto ao velho Estádio Adelino Ribeiro Novo. "O Hugo Viana era jovem mas tinha consciência que só podia evoluir se saísse de Barcelos. Quando surgiu o interesse do Sporting, não descansou até concretizar a vontade de ir para Lisboa. Na altura o presidente do Gil Vicente até lhe propôs um contrato profissional, mas ele esteve sempre determinado em sair", ressalva Rui Maia. E o tempo veio dar-lhe razão.

Hoje, com 27 anos, Hugo Via-na tornou-se na referência do Sporting de Braga, clube que está na luta pelo primeiro lugar na Liga Portuguesa de Futebol. Rui Maia considera-se "suspeito", mas aponta como fundamental a entrada do seu antigo pupilo em Braga como uma das razões para a campanha da equipa. "A qualidade de jogo do Braga é muito superior com o Hugo Viana. Ele é o cérebro da equipa, tem a qualidade de ritmar o jogo, mesmo sem acelerar muito", apontou o antigo treinador.

Perante o mesmo contexto, Rui Maia é de opinião que Hugo Viana deve ter as portas abertas na selecção nacional. "É um jogador, actualmente, que cabe perfeitamente no lote dos selecionados para o Mundial de África do Sul. Ainda se viu no último jogo a diferença que o Hugo Viana pode fazer na equipa de Portugal. Não há outro atleta para o meio-campo que jogue com o pé esquerdo tal como o Hugo Viana, por isso Portugal só tem a ganhar com sua chamada para o Mundial", salientou.

A título de curiosidade, Rui Maia apontou ainda que Hugo Viana começou a jogar nos infantis na posição de lateral-esquerdo. "Era um atleta que se sobressaía na parte técnica, quando passou para os iniciados decidi que devia jogar no meio-campo para aproveitar o seu talento em prol da equipa, uma posição onde acabou por fazer carreira", sustentou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

A questão está no Meyong
MELHOR MARCADOR NÃO CONSEGUE TER O ESTATUTO DE INTOCÁVEL
   
Quando a dúvida que persiste é sobre a titularidade do melhor marcador da equipa, com 7 golos, está praticamente tudo dito. Meyong tem sido um caso paradigmático na caminhada histórica do Sp. Braga, mas na entrada para a fase decisiva da época o camaronês ainda não acumulou capital de confiança suficiente para ser intocável como referência ofensiva do núcleo duro de Domingos Paciência.

Os números não justificam tudo, mas explicam muita coisa e a grande prova que Meyong tem até ao "clássico" no Estádio da Luz, o jogo de todas as decisões, é a de confirmar a subida de produção dos últimos encontros. A verdade é que, depois de estar três meses em branco, o avançado marcou 4 golos nos últimos 8 jogos, subindo uma média (0,33 golos por jogo) já de si fraca para quem carrega aos ombros a responsabilidade de finalizar o muito volume ofensivo da equipa. Este dado também diz-nos que a grande força deste Sp. Braga está no coletivo e na forma como defende. Uma filosofia que ditou que quase todos os elementos do núcleo duro tenham golos no pecúlio, mesmo os defesas. Evaldo, por exemplo, já marcou dois, mas é do meio-campo para as alas que a veia goleadora sobe de tom.

Ou seja, o que falta perceber daqui para a frente é se a aposta constante de Domingos em Meyong vai ter continuidade, ainda por cima numa fase em que Matheus parece querer largar esse estigma de ser "só" o 12.º jogador, o primeiro a saltar do banco (tem 19 jogos assim em 21) e, curiosamente, quase sempre render Meyong.

Gestão


O jogo de amanhã, em Setúbal, já poderá dizer alguma coisa, pois a única dúvida no onze reside aqui, sendo muito provável que joguem os dois em simultâneo, como ocorreu na receção ao Olhanense. Isto porque há o regresso de Mossoró para gerir e é preciso também encaixar Madrid, Luís Aguiar e Hugo Viana no meio-campo.

RECORD

JotaCC

Há uma incubadora no Bonfim

Além da final da Taça de Portugal de 1966, ganha pelo Braga ao Setúbal, pouco mais havia para relacionar estes dois clubes tão distantes no mapa. Contudo, agora não é bem assim. As duas Direcções dão-se bem e, de há três épocas a esta parte, têm ficado a ganhar (e muito) com este relacionamento: o Braga amadurece no Bonfim jogadores para o futuro, enquanto o Setúbal fortalece o plantel a baixo custo, tendo-lhe possibilitado sempre a conquista da permanência no principal escalão do futebol português e até um troféu.

A época de 2007/08 foi sintomática. O Braga emprestou três jogadores ao Setúbal e, deste lote, apenas um não voltou a casa pela porta grande: Filipe Gonçalves, que no final dessa temporada rescindiu contrato e foi para o Paços de Ferreira. Já Eduardo e Matheus brilharam e cresceram como jogadores no Sado, regressando ao Braga com uma bagagem e um estatuto bem mais poderosos. Hoje, o guarda-redes é a estrela da companhia e o avançado brasileiro é um elemento imprescindível para o técnico Domingos Paciência.

Mais do que provados os ganhos do Braga com a cedência de Eduardo e Matheus, lembre-se os do Setúbal nessa época: sexto lugar na Liga Sagres e vitória na primeira edição da Carlsberg Cup, onde o actual guardião da Selecção Nacional foi decisivo nos penáltis contra o Sporting, na final do Algarve. Não espanta, perante estes casos de sucesso, que os arsenalistas continuem a colocar jogadores a rodar no Sado, como Mário Felgueiras e Ney, depois de Kieszek na época passada.

De uma maneira completamente diferente, é certo, o Setúbal também está ligado ao crescimento de Meyong. O internacional camaronês entrou em Portugal pelas portas do Bonfim quando tinha apenas 19 anos. Proveniente do modesto Ravenna, de Itália, jogou seis épocas seguidas no Setúbal, onde se revelou como um dos avançados de referência entre as equipas da segunda linha do campeonato.


3

Máximo de jogadores que representaram o Setúbal por empréstimo do Braga numa época, desde 1999/2000. Foi na temporada de 2007/08, quando Eduardo, Matheus e Filipe Gonçalves - agora no Trofense - fizeram parte da equipa que conquistou a primeira edição da Carlsberg Cup, após derrotar na final o Sporting.

7

Foram os atletas que saltaram directamente de um clube para o outro nas últimas quatro temporadas. Ricardo Chaves (2006/07) foi o único que deixou Setúbal rumo a Braga; Eduardo, Matheus, Filipe Gonçalves, Kieszek, Mário Felgueiras e Ney percorreram o percurso inverso.

43

Jogos efectuados por Eduardo com a camisola do Setúbal. O guarda-redes internacional português foi, dos seis bracarenses que rumaram ao Sado nas últimas quatro temporadas, o que mais jogou. Além de ter alinhado em todos os encontros da Liga (30), fez oito na Carlsberg Cup e cinco na Taça de Portugal.


Afirmação de Kieszek travada por Eduardo

Dos quatro jogadores do actual plantel do Braga que já passaram pelo Setúbal, Kieszek é o único que não é utilizado com regularidade por Domingos Paciência. Na base desta decisão está Eduardo, que tem sido titular indiscutível e fez com que o gigante polaco fosse cedido aos sadinos na segunda metade da temporada transacta. No entanto, os responsáveis bracarenses acreditam nas suas capacidades e até estão a ponderar prolongar-lhe o contrato em breve, pois na Cidade dos Arcebispos todos o vêem como o sucessor natural do guarda-redes titular da Selecção Nacional se este decidir mudar de ares no futuro.



Estrelas e promessas arsenalistas com passagem por Setúbal


Eduardo
A duas velocidades


Tapado no Braga por Quim e, depois, Paulo Santos, Eduardo só chegou à liga principal aos 25 anos, fruto de um empréstimo ao Beira-Mar. Demorou, é verdade, mas a partir daí meteu a quinta e não mais parou. Ídolo no Setúbal, tornou-se, na época seguinte, finalmente guarda-redes titular do Braga e... da Selecção Nacional.

Meyong
Golos e títulos


Duas subidas e uma Taça de Portugal, em 2005, marcando na final ao Benfica, foram os feitos que lhe concederam lugar de destaque na história do Setúbal. No Belenenses, sagrou-se o melhor marcador da Liga em 2005/06, com 17 golos. Pela segunda época consecutiva, é o jogador do Braga com mais tentos no campeonato.

Matheus
A arma secreta


Contratado pelo Braga ao Marco em 2005/06, jogou pouco nos primeiros tempos. Teve de rodar. Seguiu a mesma rota de Eduardo, primeiro Beira-Mar e depois Setúbal. No Bonfim atingiu a fama, com mais de 30 jogos em todas as competições e 11 golos. Regresso inevitável ao Braga para ser muito utilizado por Jesus e Domingos.

Mário Felgueiras
Internacional à espreita


Com o regresso de Kieszek, após meia época no Setúbal, Felgueiras seria o terceiro guarda-redes, pelo que optou por mudar de ares para jogar com mais regularidade e, dessa forma, ganhar experiência. Algo necessário para um guardião de apenas 23 anos e que foi aposta frequente nas selecções jovens nacionais.

Ney
É preciso nova estrela


Sem espaço na Cidade dos Arcebispos para demonstrar as qualidades que motivaram a sua contratação ao Estrela da Amadora, Ney rumou ao Sado para reforçar uma defesa debilitada. Um bom final de época pode valer-lhe o regresso ao Braga para disputar a titularidade no lado direito da defesa com Filipe Oliveira e Miguel Garcia.


Heróis do Sado torcem por fora


Os tempos em que o Braga se deslocava a Setúbal com a simples intenção de não perder ou, na pior das hipóteses, fazê-lo por poucos já lá vão. O arranque do novo milénio marcou uma mudança de hábitos nos arsenalistas, que desde então venceram quatro dos últimos oitos jogos que realizaram nas margens do Sado. Um corte para o qual contribuíram diversos heróis, uns mais antigos e outros nem tanto, como são os casos de Vandinho e Rodriguez. O médio (castigado) e o defesa (lesionado) fizeram dois dos três golos da vitória (0-3) da equipa minhota na época transacta - Orlando Sá, entretanto transferido para o FC Porto, foi o autor do outro -, mas amanhã não poderão repetir esses actos heróicos.

Seja como for, em Braga só se pensa em manter a tradição dos últimos dez anos, durante os quais os arsenalistas averbaram também dois empates e duas derrotas. A mais recente surgiu em 2007/08, e dois bracarenses devem recordar-se bem dela. Afinal, Eduardo foi uma muralha na baliza do Setúbal e Matheus marcou o primeiro dos dois golos dos sadinos (2-1).

Resultados neste milénio
ÉPOCA RESULTADO

2008/2009 0-3 (V)

2007/2008 3-1 (D)

2006/2007 1-2 (V)

2005/2006 1-0 (D)

2004/2005 1-4 (V)

2002/2003 2-2 (E)

2001/2002 0-0 (E)

1999/2000 0-2 (V)


N'Doye está a ser seguido por Domingos

O senegalês Dame N'Doye, do Copenhaga, está a ser seguido com bastante atenção pelos olheiros do Braga, segundo a Imprensa italiana. O avançado, que representou a Académica na temporada de 2006/07 - a primeira de Domingos Paciência na Briosa -, joga actualmente na Dinamarca e esteve em destaque nesta edição da Liga Europa, marcando quatro golos na fase de grupos da competição - a sua equipa foi afastada da prova pelo Marselha, adversário do Benfica nos oitavos-de-final. Aliás, os seus desempenhos têm despertado a cobiça de vários clubes europeus e fizeram aumentar significativamente o valor do seu passe, cifrado agora nos quatro milhões de euros. N'Doye tem contrato com o Copenhaga até 2013, clube que o recebeu após uma experiência nos gregos do Panathinaikos, onde foi treinado por José Peseiro, em 2007/08, e do OFI Creta.



Peña jogou 20 minutos pela Venezuela

Foram apenas 20 minutos, mas chegaram para Peña deixar uma boa imagem no particular que a Venezuela realizou com o Panamá, na cidade de Mérida. De acordo com as crónicas dos jornais venezuelanos, o médio do Braga injectou mais profundidade ao ataque da selecção "vinotinto", embora não tenha sido capaz de evitar a sua derrota, por 2-1. Os sul-americanos voltam a jogar amanhã, desta vez contra a Coreia do Norte, adversária de Portugal no Mundial.



Gale gostava de estrear-se na Liga Sagres

Com Rodriguez condicionado por lesão, o norte-americano Gale Agbossoumonde tem experimentado com regularidade a sensação de trabalhar com os seniores e vai alimentando um sonho. "Não sei se irei fazer algum jogo pela equipa principal do Braga esta época, mas esse é o meu objectivo. Se continuar a jogar bem, pode ser que me dêem a oportunidade", referiu o jovem defesa-central a um sítio norte-americano, ao qual confessou o estado de espírito do plantel. "Os treinadores são óptimos e os jogadores simpáticos. Todos estão satisfeitos com a boa época que temos feito", revelou.


O JOGO

JotaCC

Alerta amarelo para o médio Hugo Viana



Ainda há duas jornadas pela frente, mas a deslocação à Luz, no final do mês de Março, já domina todas as atenções no Sp. Braga. É que Domingos Paciência está preocupado com a folha disciplinar dos jogadores, sobretudo a de Hugo Viana, que já contabiliza três amarelos. Se for admoestado na próxima ronda, (V. Setúbal), poderá ficar em risco de exclusão para o jogo com o Benfica, algo que o treinador quer evitar.

O jogo com o Rio Ave, na jornada 23, é, por isso, o limite imposto à equipa para se livrar de potenciais castigos. Matheus, com quatro amarelos, poderá fazê-lo facilmente, mas o mesmo não acontece com Hugo Viana, peça nuclear na manobra do Sp. Braga. O caso de Filipe Oliveira, também com três amarelos, não é tão preocupante. É que Miguel Garcia regressará à ala direita da defesa e Madrid está apto para jogar a trinco, no lugar que Oliveira fez na última ronda (3-1, ao Olhanense).


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sofrimento no relvado


em xeque

Em Setúbal vai viver-se mais uma noite de sofrimento. A equipa da casa tem de amealhar pontos pois, caso não o faça, arrisca-se a acabar a jornada em posição de descida. Quanto ao Sporting de Braga, tem de vencer para pressionar o Benfica que só joga no domingo.

SP. BRAGA

V. SETÚBAL

Local: Estádio do Bonfim, Lisboa

Hora: 21.15 (amanhã)

Árbitro: Elmano Santos (Madeira)

Transmissão: Sport TV1

Últimos três jogos

DN

2008/09 0-3

2007/08 3-1

2006/07 1-2

JotaCC

Ninguém pára Eduardo!

Somará em Setúbal 83.º jogo seguido a titular no campeonato São 1021 dias a reinar nas balizas Desde a estreia, em 2007, só falhou um desafio.

Desde a estreia no Campeonato, a 14 de Janeiro de 2007, ao serviço do Beira-Mar, Eduardo nunca mais passou pelo banco de suplentes na Liga portuguesa e em 96 jogos só falhou um, por castigo. Foi preciso um cartão vermelho num desafio com o Boavista, na 28.ª jornada da edição de 2006/2007, para interromper um ciclo em que foi sempre titular.

Ainda assim, Eduardo preserva o estatuto de rei e senhor das balizas na Liga Sagres. Disputou até agora 82 jogos consecutivos na competição, e apenas um não foi completo, porque Jorge Jesus decidiu conceder 10 minutos a Mário Felgueiras, na despedida do Sp. Braga (e do treinador...) da temporada 2008/2009.

Perante estes número verdadeiramente esmagadores, que expectativas pode ter Pawel Kieszek? Provavelmente as mesmas de Mário Felgueiras na temporada passada ou do espanhol Dani Mallo, contratado na perspectiva de vir a tornar-se o titular das redes bracarenses - quase nenhumas.


A BOLA

JotaCC

Candidato a "vice" critica acordo de Macedo da Silva com o Braga

O candidato da lista A a vice-presidente do Vitória de Guimarães, Luís Cirilo, criticou um acordo de cavalheiros com o Sporting de Braga anunciado quinta-feira pelo actual presidente, Macedo da Silva.

"Enquanto me lembrar da cara de gozo do senhor António Salvador [presidente do Sporting de Braga], ao lado do senhor Pinto da Costa [presidente do FC Porto], quando os adeptos do Vitória entravam descalços no Estádio do Dragão, nunca esta direcção fará um protocolo ou seja o que for com esse clube", afirmou Luís Cirilo.

Aproveitando a cerimónia de apresentação do programa eleitoral da lista A, encabeçada por Manuel Pinto Brasil, o candidato a "vice" para o futebol acrescentou que "há acordos de cavalheiros que não se devem fazer, quanto mais não seja pela falta de cavalheiros do outro lado", atirou Luís Cirilo.

Segundo Luís Cirilo, "Macedo da Silva disse hoje em entrevista a uma rádio local que não vai renovar o protocolo com o Benfica e que tem um acordo de cavalheiros com o Sporting de Braga para não haver transferência de jogadores entre os dois clubes".

As eleições no Vitória de Guimarães, às quais concorrem duas listas, uma encabeçada por Manuel Pinto Brasil e outra pelo actual presidente, realizam-se a 20 de Março.

O JOGO

JotaCC

Pinto Brasil contra "acordo de cavalheiros" com Sp. Braga

A lista liderada por Manuel Pinto Brasil contesta o "acordo de cavalheiros" que Emílio Macedo diz ter feito com o Sp. Braga para que não haja transferências de jogadores entre os dois clubes.

O entendimento feito por Macedo com os dirigentes do clube bracarense (eventual tentativa de pôr fim aos rumores que davam como provável a ida de Andrezinho e Desmarets, ambos em final de contrato, para o rival do Minho) foi duramente criticado pelos responsáveis da lista A.

Luís Cirilo, candidato à vice-presidência para a área do futebol da lista de Manuel Pinto Brasil, foi taxativo: «não se podem fazer acordos de cavalheiros, quanto mais não seja, pela ausência de cavalheiros do outro lado».

«Não me esqueço de, muito recentemente, ter visto os adeptos do Vitória obrigados a entrar descalços no estádio do Dragão num jogo em que António Salvador surgiu no camarote do FC Porto ao lado de Pinto da Costa», disse.

A BOLA

JotaCC

O moderno 'futebol dos predadores'
Decisões: O olhar da equipa "bem educada". A diferença entre esperar ou provocar o erro como forma de separar dois candidatos ao título.

Os melhores momentos de um jogo de futebol raramente são apenas um modelo de virtudes. Ou seja, ao momento de inspiração de um jogador (ou equipa) conjuga-se uma falha do adversário. Esse conceito de erro é, no futebol moderno, cada vez mais o que decide jogos. Existem, porém, formas diferentes dele surgir nos 90 minutos. O comportamento de uma equipa pode ser, assim, quase a de um 'predador' à espera que a sua presa se distraia. Ou, pelo contrário, usar estratégias para a desconcentrar. A grande distinção faz-se, portanto, entre equipas que esperam o erro do adversário e as que o provocam. É muito diferente. Ambas as estratégias são legítimas (dependem das armas que cada uma tem ao dispor), mas, no plano global, tal distingue desde logo a personalidade de cada onze.

No regresso do FC Porto à Europa, dois golos onde o fantasma do erro invadiu a área do Arsenal. Um guarda-redes 'furado' e um par de jogadores desconcentrados na hora de um livre indirecto. Dois factores que fogem à lógica natural (táctica ou técnica) do jogo, mas que, rindo-se das análises mais científicas, o resolvem num ápice. Cada vez mais as equipas esperam que o jogo traga situações destas. Mais do que provocar o erro do adversário, esperam por ele.

O Braga de Domingos não é, por definição, uma equipa 'cínica'. Tem inteligência ofensiva, mas na essência é uma equipa que assenta os grandes pilares do seu jogo numa imperturbável organização defensiva (a autoridade de Moisés) e aproveita felinamente (os arranques de Alan ou Paulo César, as aparições de Mossoró ou Aguiar) os momentos em que o adversário 'dança' nas marcações. Não provoca o erro porque corre poucos riscos, mas mais do que só esperar por ele pressente-o como nenhuma outra equipa neste campeonato. E, assim, tem ganho jogos atrás de jogos. Pode um campeão ser construído com estas bases? No futebol actual, sem dúvida. Não será, no plano estético, o projecto mais sedutor, mas é, no plano táctico, o mais frio e rigoroso. Diz Van Gaal que "a educação táctica dos futebolistas é o mais importante para uma equipa ter sucesso". Nesse sentido, o Braga é uma equipa tacticamente "bem educada".

É difícil imaginar, geneticamente, uma equipa do FC Porto com esse mesmo grande princípio de jogo. Pelo menos no plano nacional. Por definição, um onze azul-branco, quando não decide o jogo só pelo poder próprio, sufoca o adversário até ele errar. O grande desafio é perceber se, neste campeonato, esta será a melhor forma de vencer um candidato diferente (no nome e no estilo) de todos os outros que surgiram nas últimas décadas.

A forma como a palavra ansiedade tem surgido para descrever, esta época, muitas exibições do FC Porto perante adversários mais fechados é a maior diferença em relação ao passado, quando era a palavra serenidade que, mesmo perante os maiores cadeados, mandava no jogo portista. No fundo, o onze de Jesualdo necessita de uma diferente 'educação futebolística'. Jogadores capazes de perceber diferentes tipos de jogo. Pensar num meio-campo Fernando-Meireles-Micael implica três diferentes formas de jogo. Porque jogam todos em ritmos e estilos diferentes. A missão é dar-lhe (aos movimentos de cada um) uma ideia colectiva, onde o recém-chegado Ruben Micael seja o novo gestor da máquina (de tácticas e emoções). À medida que o campeonato se aproxima do fim, cada vez mais os jogos se decidem na chamada 'inteligência táctica emocional'. Controlar a ansiedade para precaver o erro próprio e prever o alheio. É o moderno 'futebol dos predadores'.


Luis Freitas Lobo

JotaCC

«Vamos jogar nos limites» para vencer V. Setúbal – Domingos

O lugar do V. Setúbal na classificação (14.º) nada significa para Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, que deixa o alerta para os seus pupilos: é preciso «jogar nos limites» para conquistar os três pontos frente aos sadinos.

«Tanto eu como os jogadores, estamos conscientes que é um jogo difícil. Há que respeitar o adversário e fazer aquilo que é a base do sucesso de qualquer equipa: estar forte em todos os aspectos e jogar nos limites», explica o técnico, em declarações proferidas durante a conferência de imprensa de antevisão à partida com a formação de Setúbal.

Domingos considera, por isso, que é necessário «entrar bem no jogo», pois o Setúbal vai, com certeza, mostrar ser «um obstáculo difícil».

A época dos arsenalistas não deixa ninguém indiferente, mas apesar de já estar a quebrar recordes, o treinador refere que não quer ficar por aí e continuar a trazer alegrias para os adeptos bracarenses. «Há sempre algo mais para ganhar e, como tal, temos consciência do que temos feito e que podemos ainda fazer», solta.

No seguimento do tema, o técnico destaca que nesta recta final da Liga, «há três equipas na luta pelo primeiro lugar» e que o «Sp. Braga na posição em que está [segundo] e com os pontos que tem [51 a um do líder Benfica] vai lutar por isso».

«Vamos tentar ser felizes no final do campeonato», remata.

A BOLA

JotaCC

Madrid regressa aos convocados
MIGUEL GARCIA NÃO RECUPEROU
   
O regresso de Andrés Madrid aos convocados é um dos destaques da lista de futebolistas escolhidos por Domingos para o jogo de sábado em Setúbal. A esta boa notícia para o treinador dos bracarenses contrapõe-se a certeza dos jogadores que não recuperaram de lesões, casos de Rodriguez, Paulão, Miguel Garcia, Olberdam e Osvaldo. Afastados estão ainda, por castigo da Liga, Páulo César e Vandinho.

Entre os 19 jogadores que integram a convocatória, referência para as estreias de Guilherme, jovem médio brasileiro que veio dos juniores, e Gale, defesa central que também vem da equipa junior.

Sem Miguel Garcia, é muito provável que Domingos aposte em Filipe Oliveira para fazer a lateral direita. Eis a lista completa dos convocados para a 22.ª jornada: Eduardo e Kieszek; Filipe Oliveira, Moisés, André Leone, Evaldo, Gale, Diogo Valente; Madrid, Rafael Bastos, Luís Aguiar, Hugo Viana, Guilherme, Mossoró; Adriano, Alan, Matheus, Meyong e Renteria.

RECORD

JotaCC

Domingos: "A equipa deve estar forte em todos os aspectos e jogar nos limites"

O técnico do Sp. Braga, Domingos Paciência, reconheceu que o jogo com o V. Setúbal vai ser um jogo muito difícil, mas aconselhou a sua equipa "a estar forte em todos os aspectos e jogar nos limites".

"Tanto eu como os jogadores, estamos conscientes que é um jogo difícil. Há que respeitar o adversário e fazer aquilo que é a base do sucesso de qualquer equipa: estar forte em todos os aspectos e jogar nos limites", começou por dizer.

O técnico referiu ainda que os 'arsenalistas' vão continuar a trabalhar, pois "há sempre algo mais para ganhar": "Temos consciência do que temos feito e que podemos ainda fazer", continuou.

Os Sp. Braga continua, então, concentrado no seu principal objectivo, o primeiro lugar da Liga, não esquecendo que existem mais duas equipas na corrida pelo título.

O JOGO

JotaCC

Esperam-nos grandes dificuldades", Domingos Paciência

Domingo Paciência quer o 1º lugar do campeonato

O Sporting de Braga vai disputar amanhã com o Vitória de Setúbal, uma partida a contar para 22ª jornada da I liga de futebol. Em conferência de imprensa, o técnico Domingos Paciência afirmou que o jogo vai ser "um obstáculo difícil", mas que o Sporting de Braga quer ir longe e marcar mais golos que o adversário.

Sobre a partida de amanhã, Domingos Paciência não tem dúvidas que o Sporting de Braga vai sentir "grandes dificuldades" em campo, na partida frente ao Vitória de Setúbal.  O técnico afirmou hoje na conferência de imprensa de antecipação da partida,  que espera um " jogo dificil", e sublinhou que a equipa "respeita o adversário.

A partida joga-se amanhã no estádio do Bonfim, às 21h15.

RTP

JotaCC

Mossoró e Andrés Madrid estão de regresso

Duas novidades na convocatória elaborada pelo treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, para a deslocação a Setúbal, a contar para a 22.ª jornada da Liga. Os médios Mossoró e Andrés Madrid estão de regresso.

O argentino volta a entrar para as contas de Domingos após um período de ausência por lesão. Já o brasileiro cumpriu castigo na última ronda, na recepção ao Olhanense, mas agora está disponível para dar o contributo à equipa.

Destaque ainda para duas estreias na lista. Os jovens Guilherme e Gale entram nas convocatórias para a Liga pela primeira vez. No caso do segundo a estreia é total, mas o brasileiro já tinha feito parte das escolhas de Domingo por uma vez, mas para a Taça da Liga.

Paulo César está ausente devido a castigo, sendo, por isso, baixa de vulto para este encontro fora de portas ante os sadinos.

Ainda em relação à última convocatória, também saem, mas devido a lesão, Miguel Garcia, Paulão, Osvaldo e Olberdam.

Rodríguez continua a recuperação da respectiva lesão e Vandinho cumpre longo castigo.

Depois de almoço os arsenalistas seguem viagem para Setúbal, onde defrontarão o Vitória local no Bonfim no próximo sábado. A partida está agendada para as 21.15 horas.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: Filipe Oliveira, Moisés, Gale, André Leone e Evaldo.

Médios: Hugo Viana, Luís Aguiar, Rafael Bastos, Andrés Madrid, Mossoró, Guilherme e Diogo Valente.

Avançados: Matheus, Meyong, Rentería, Alan e Adriano.

A BOLA

JotaCC

Domingos: «Futuro depende do que fizermos»
PROMETE DAR O MÁXIMO ATÉ AO FINAL PELO TÍTULO
   
Domingos Paciência diz que o Sp. Braga partiu em desvantagem na luta pelo título, mas garante que a equipa vai dar o máximo até final do campeonato para terminar no 1.º lugar.

"Há equipa que gastaram muito mais do que o Sp. Braga para serem campeãs, mas o futuro depende essencialmente do que fizermos. Vamos lutar para conseguirmos ser felizes no final", referiu esta sexta-feira o técnico dos minhotos.

Para o jogo de sábado (21.15), no Bonfim, frente ao V. Setúbal, Domingos espera "uma boa abordagem da equipa do Sp. Braga, sabendo que não vai ser fácil". E recorda, a propósito, "o exemplo do jogo com o Benfica, em que o V. Setúbal foi muito forte e até podia ter ganho".

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Mossoró e Madrid de volta, na estreia de Gale
Paulo César cumpre castigo e falha a viagem a Setúbal


Muitas mexidas na lista de convocados do Sp. Braga, para a visita a Setúbal, marcada para este sábado. Andrés Madrid e Márcio Mossoró regressam às opções de Domingos Paciência, que pela primeira vez convocou o norte-americano Gale. Guilherme Marques, avançado brasileiro que também integra a equipa de juniores, é chamado pela primeira vez para jogos da Liga.

Diogo Valente é quinto elemento que entra na lista, para compensar seis saídas. Paulo César cumpre um jogo de castigo, enquanto que Miguel Garcia, Paulão, Olberdam e Osvaldo estão lesionados, e por isso também saíram da lista. Alberto Rodríguez, Tiago Pinto e Bruno Tiago são os outros «clientes» do departamento médico. Peña está ao serviço da selecção venezuela, e até marcou um golo à Coreia do Norte, adversária de Portugal na fase de grupos do Mundial 2010.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo, Kieszek;
Defesas: Filipe Oliveira, Moisés, André Leone, Gale, Evaldo;
Médios: Andrés Madrid, Hugo Viana, Luís Aguiar, Mossoró, Rafael Bastos;
Avançados: Guilherme, Alan, Diogo Valente, Matheus, Meyong, Renteria e Adriano.


MAIS FUTEBOL