News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: para recuperar o sonho

Started by cardoso, 26 de April de 2006, 22:35

Previous topic - Next topic

cardoso

Estamos a duas jornadas do fim da maratona. As forças escasseiam para uns e sobejam, milagrosamente, para outros. A lógica deixou de ser uma batata para se tornar um grande nabo: nada faz sentido nesta altura, quando até o apito dourado ameaça transformar-se num inacreditável tubérculo.
Uma das poucas coisas normais que ainda subsistem no futebol português é o palavreado dos jornais, sempre preocupados com o supérfluo.
Termina a superliga da mesma forma que começou: os "grandes" lá em cima e os pequenotes no seu lugar. O resto foi ilusão. Ou talvez milho para os pardais. Mas que esse milho soube bem, lá isso soube. Infelizmente já poucos se lembram das semanas em que o S. C. de Braga esteve no primeiro lugar, à frente de todos os tubarões. A memória é curta, embora a equipa, no passado fim de semana tenha decidido mostrar que quem sabe não esquece. Fossem outras as condições e poderíamos estar a festejar qualquer coisa mais.
Agora não há nada para ganhar a não ser a honra e um record de pontos na superliga, algo que ainda nos poderia dar mais um lugarzinho na história.
No entanto, aconteça o que acontecer nos dois jogos que faltam já ninguém nos tira o direito de sonhar com novas façanhas. Agora que a época se aproxima do fim talvez seja a melhor altura para pensar nos objectivos para a próxima época. As palavras de Nem, depois do jogo com o Paços, deixaram-nos a todos, braguistas, perturbados. À primeira vista pareciam ser sintoma de problemas mais ou menos sérios no balneário. Mas os problemas mais profundos surgiram muito antes... Por outro lado, a vitória em Coimbra parece ter apaziguado todos os ânimos e agora é tempo de preparar o futuro. O presidente António Salvador já afirmou a vontade de continuar a apostar em Jesualdo Ferreira. Por várias vezes afirmei nestas linhas a minha discordância em relação a este técnico, mas, neste momento concordaria com a sua continuidade, desde que se colmatem as lacunas deixadas em aberto no plantel que termina esta época. Depois de termos deixado sair vários jogadores importantes, será imprescindível manter a base desta equipa, acrescentando apenas mais valias seguras. Penso que é tempo de arriscar um pouco mais. Com as finanças mais estabilizadas parece-me tempo de tentar o tal salto em frente. Um plantel mais equilibrado e alguns reforços-chave podem fornecer-nos esse "bocadinho assim" que nos faltou nesta temporada.
Neste momento, se queremos preparar uma época melhor, devemos recordar o que nos fez triunfar na primeira fase do campeonato: um lote de jogadores fundamentais de alta qualidade e um sistema táctico eficaz. Talvez esteja na altura de tentar recuperar esses trunfos.
Mau grado a quebra sofrida, chegámos ao final da época com realidades bem positivas que convém lembrar e valorizar. A meu ver o presente plantel tem dois jogadores que são sérios candidatos a um lugar na selecção de Scollari: Paulo Santos e João Tomás. No entanto, todos vemos as campanhas que decorrem em torno da possível convocatória de outros jogadores (não me refiro à novela surrealista em torno de Baía). Penso que seria tempo de a direcção da SAD vir a terreiro defender as suas "damas" (passe o ridículo da expressão). Estes dois jogadores estiveram em grande plano nesta época, principalmente o guarda-redes (o segundo menos batido da superliga).

SimpLe-Kid

Concordo quando dizes que ninguém se lembra de quando o Braga esteve à frente... parece que foi obra do acaso, que tudo aquilo foi um pequeno deslize dos ditos "grandes" e que em breve tudo voltaria a acabar por regressar ao normal, acabou por regressar tudo ao normal,  se se perguntar o porquê do Braga ter-se ausentado nas vitórias, os vulgares adeptos dos "tubarões" dirão que foi falta de qualidade dos jogadores e de "estaleca" para ser campeão, mas ninguém se recorda do golo fantasma em Barcelos, o golo anulado ao Nunes, etc... e como diz o P.Santos "há jogadores que se vão abaixo, porque isto já não é a primeira nem a segunda, nem a terceira nem a quarta vez que acontece".

Acho que para o ano a fasquía deveria aumentar, acho mesmo que se deveria pôr a fasquia o mais alto possível, o treinador(seja ele qual fôr) em acordo com a direcção se diria que o objectivo era lutar pelo título, muita gente se iria rir, até podíamos ficar mal durante a época, mas daria um gozo imenso no ínicio da época os outros olharem para nós como candidatos ao título, seria excepcional, além de levar muita mais gente ao estádio, sabendo que o clube da cidade iria rivalizar de verdade com os "grandes" do futebol português.

Nas saídas este ano vamos assistir à saída de algumas pedras fundamentais do plantel, algumas até são certezas, mas espero que não sejam em quantidade. Mas que entrem também não em quantidade, mas reforços realmente mais valias que nos permitisse andar sempre a pisar os calcanhares aos "grandes".

Quanto as chamadas de Paulo Santos e João Tomás, acho que a SAD deveria ficar quieta, pois a casmurrice do Scolari é tanta que ele só para irritar não os convocaria para mostrar quem manda.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Mafalda

Mais uma vez parabéns pelo artigo.
Concordo plenamente com a necessidade de dar o salto, acho que temos todas as condições para isso. Temos que fazer boas compras para a próxima época e manter os jogadores que ainda temos que continuam a ser fundamentais. Não podemos deixar fugir esses jogadores, sob pena de termos de construir tudo de novo.

Acho que para isso tb é é necessário alguma estabilidade e o JF precisa de ficar.
E para a próxima comam danoninho!  ;)
Mafalda

LOBO

Quote from: Mafalda on 27 de April de 2006, 10:59
Mais uma vez parabéns pelo artigo.
Concordo plenamente com a necessidade de dar o salto, acho que temos todas as condições para isso. Temos que fazer boas compras para a próxima época e manter os jogadores que ainda temos que continuam a ser fundamentais. Não podemos deixar fugir esses jogadores, sob pena de termos de construir tudo de novo.

Acho que para isso tb é é necessário alguma estabilidade e o JF precisa de ficar.
E para a próxima comam danoninho!  ;)

mais ainda, considero que o nosso enorme podia apostar num mercado que considero fundamental para o nosso futuro que passa pelos PATROCINIOS nacionais ou internacionais, que estou certo que ao fim de 3 épocas garantindo o acesso á taça uefa mesmo ainda de não termos ultrapassado a 1ª fase, somos um clube bem visto, muito observado por clubes que não fazem parte do nosso campeonato, com sucesso na gestão e uma grande montra no que diz respeito ao lançamento de jogadores jovens ou não.

Penso que só apostando neste sentido podemos vir a ser CAMPEÕES porque nos premitia termos orçamentos parecidos com os 3 metralhas, agora era preciso uma grande vontade e serem muito criativos para poderem despertar esses interesses dessas grandes empresas, criar um projecto atrativo a medio e longo prazo, porque nos ultimos anos crescemos muito mas ao nivel deste assunto estamos muito mal servidos e atrasados.