News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/02

Started by JotaCC, 03 de February de 2010, 07:22

Previous topic - Next topic

JotaCC

Carlos Freitas: "Querem tornar a nossa equipa mais fraca"

O manager do Sporting de Braga aponta o dedo a Ricardo Costa, presidente da Comissão de Disciplina da Liga de Clubes, mas defende que o balneário está mais forte do que nunca.
"Existem mais do que dois pesos e duas medidas, bem como uma total inclinação por parte do senhor Ricardo Costa em punir alguém que se tem afirmado dentro de campo, que é o Sporting de Braga", começou por defender o dirigente arsenalista.

Carlos Freitas enumerou diversos factores, que considera "estranhos", como o facto de ter consultado a Liga na última segunda-feira em virtude do fecho das inscrições e de ter sido informado "que não havia qualquer conclusão do processo". Para além disso, segundo o manager dos arsenalistas, Hermínio Loureiro, presidente da Liga, "esteve recentemente no Estádio Municipal e disse-nos que não sabia de nada". Carlos Freitas estranhou ainda a reunião ter-se realizado "em Lisboa" e não no "Porto", "como normalmente acontece".

"Querer fazer que, num aglomerado de 50 pessoas, apenas elementos afectos ao Sporting Clube de Braga tiveram um comportamento criticável ou condenável é uma palhaçada", destacou Carlos Freitas. "Esta acção visa tornar o Sporting de Braga mais fraco porque não tem sido possível derrotá-lo dentro de campo. Mas ele (Ricardo Costa) e todos que com este tipo de acções têm tentado denegrir a imagem da estrutura do Sporting de Braga que se desenganem porque a couraça que existia no balneário, nesta altura é mais forte", afiançou ainda, confirmando que o recurso já seguiu para o CJ da Federação.

"Esta suspensão encerra danos desportivos e materiais"

"Esta suspensão de Vandinho encerra danos desportivos e materiais, uma vez que ainda na semana passada o Sporting de Braga recusou propostas pelo jogador, cientes de que se faria justiça", analisou Carlos Freitas. O director do conjunto da capital minhota defendeu que a confiança era total, já que justificava-se com o facto de "não existir nenhuma imagem que consubstancie a tentativa de agressão que a Comissão Disciplinar da Liga invoca para aplicar o castigo de três meses ao Vandinho. Nenhum relatório dos árbitros, dos delegados da Liga ou da polícia faz menção a esse gesto", considerou ainda.

Carlos Freitas confessou que o Sporting de Braga foi notificado ontem "por volta das 14 horas" e confirmou que o recurso já seguiu para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. Para além disso, defendeu que Vandinho "é um profissional exemplar" e que nunca foi castigado. "O Sporting de Braga tem feito o seu trabalho de forma séria, dentro de campo, e as confusões em túneis não têm o Braga como denominador comum", aludindo ao Benfica, equipa que tem estado em foco nessas situações.


Domingos Paciência: "Grupo está muito forte e preparado para tudo"


Os olhos de Domingos Paciência chegaram a brilhar durante a conferência de imprensa e o técnico dos minhotos sorriu durante largos minutos, quando instado a comentar as aplicações desportivas deste castigo. O treinador defendeu que nada vai afastar o Sporting de Braga dos seus intentos e que o grupo de "traba-lho está muito forte e preparado para tudo".

Domingos Paciência fazia a antevisão do jogo com o Rio Ave desta tarde e começou por afirmar que o castigo "podia ter sido conhecido há mais tempo".
"Desde o início da época temos vindo a sentir várias formas de desestabilização. É o Vandinho, é o caso do autocarro, é até o caso do jogo com o Fátima, que a Académica perdeu para a Taça e que me foi atribuído a mim, quando era Manuel Machado que comandava a equipa". Somos um grupo muito forte e estamos preparados para tudo, para levar pontapés no chão, entre as pernas, tudo", considerou o treinador dos arsenalistas.
"O povo português é inteli-gente para perceber o que se passa, mas isto é mau para o futebol português porque é de-negrir a sua imagem nos meios internacionais", atestou.

Domingos Paciência anunciou que já escolheu os substitutos de Vandinho e Mossoró e que todos estão conscientes das dificuldades. "A jogar em casa vamos procurar ganhar. Sabemos que isso implica muito trabalho e sacrifício, porque o Rio Ave tem feito um bom campeonato, me-rece o nosso respeito e que este jogo seja abordado com toda a seridade".

O timoneiro dos arsenalistas destacou ainda que "o Sporting de Braga está em dois objectivos e com possibilidades de os ganhar", por isso, há o desejo de chegar à final do Jamor. "Temos uma boa possibilidade de atingir a final da Taça de Portugal, a segunda competição nacional mais importante ", considerou ainda Domingos Paciência.



Fez-se luz no túnel do Sp. Braga


Ricardo Miguel Vasconcelos
Fez-se luz... A 13 jornadas do fim, esta Liga Portuguesa caminha para uma decisão cada vez mais evidente.
Os incidentes no túnel do Estádio Municipal de Braga no último Sp. Braga-Benfica, à nona jornada, ganharam, ontem, o esperado protagonismo. Vandinho foi suspenso por três meses, enquanto os companheiros Mossoró e Ney (agora emprestado ao Vitória de Setúbal), punidos por três e dois jogos, respectivamente, pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga de clubes de futebol.
O gabinete jurídico do Sp. Braga disse que o clube vai apresentar recurso.

Na altura deste e de outros factos semelhantes não julgados (entenda-se, o Benfica-Nacional), Jorge Jesus disse qu e os jogos se ganham dentro das quatro linhas. E tem razão.
Mas eu acrescento: quando não se ganha em campo há indicadores que nos dizem que se pode ganhar fora dele. Cada vez mais, há muitos que brilham sem marcarem golos, que ganham sem serem os melhores, que reinam sem terem a merecida coroa.

No intervalo de meia dúzia de dias, os arsenalistas perdem jogadores e são envolvidos na polémica do alegado suborno dos três capitães do Leixões. O que virá para a semana?
Com afastamentos estratégicos de peças influentes como Vandinho e Mossoró, resta ao Sp. Braga continuar a lutar, numa luta desigual, pelo sonho nunca antes imaginado, pelo menos pelos mais sensatos.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Domingos
"Preparados até para levar pontapés entre as pernas"

A projecção feita por Domingos Paciência ao importante jogo de hoje perdeu, claro está, importância face às suspensões de Vandinho e Mossoró. O treinador garantiu que tudo o que está a acontecer e que ajuda a "denegrir o futebol português" só fortalece o grupo. "Estamos bem protegidos e preparados para tudo, até para levar pontapés no chão ou entre as pernas. Não precisamos de especialistas para dar moral ou para dizer que ficaremos pressionados se no sábado estivermos a seis pontos do Benfica. Nasci no futebol, cresci no futebol e nada me surpreende", atirou. "Ao longo deste tempo tivemos várias formas de desestabilização. É o Vandinho, é a penhora do autocarro, é o treinador que foi eliminado contra o Fátima pela Académica quando quem treinava a equipa até era o Manuel Machado. Deviam ter visto a alegria do treino de hoje, mesmo sabendo da injustiça que foi feita. O grupo está cada vez mais forte", assegurou, ironizando quando recordou o que ouviu nos dias seguintes à vitória sobre o Sporting. "Ouvi que tivemos sorte e concordo. Depois daquelas entradas sobre o Alan, Paulo César e Mossoró, tivemos sorte em não perder mais jogadores."

Hoje terá de mudar várias peças. Nada que o preocupe. "As hipóteses de vencer não diminuem", clarificou.



Madrid pode perder resto da época

A lesão de Madrid é mais preocupante do que se supunha. Domingos confirmou que a contratação de Olberdam teve a ver com a indisponibilidade do médio. O treinador falou em fractura de fadiga extremamente complicada e o boletim clínico ontem divulgado fala em traumatismo no pé direito com contusão óssea. Na prática, a fractura de fadiga é o acumular de vários traumatismos como este, que enfraquecem o músculo que rodeia os ossos e aumenta a gravidade dos traumatismos que o boletim descreve. A cura passa por repouso prolongado, a rondar os três meses. Madrid pode voltar só em Abril, a quatro semanas de terminar a época.



Um novo líder para a tripla vingança

Os castigos impostos a Vandinho e Mossoró alteraram toda a preparação de Domingos Paciência para este jogo. Com Olberdam ainda de fora e Madrid lesionado, o treinador terá de inventar um trinco. Adaptar um central é uma das hipóteses. Usar o pujante Luis Aguiar outra, que perde força por obrigar a lançar Rafael Bastos ou Peña no apoio ao ataque. O recurso a Filipe Oliveira é a solução mais provável, até porque já na época passada o lateral jogou três vezes como alternativa a Vandinho. À sua frente, Hugo Viana e Luis Aguiar, este com vocação mais ofensiva para conduzir um novo líder, com uma velha ambição: ganhar a Taça de Portugal, mais de 40 anos depois da única conquistada.

Vencer o Rio Ave é o próximo passo, num jogo que é uma espécie de tripla vingança. O clube quer vingar-se dos primeiros pontos perdidos esta época na Liga Sagres, à passagem da oitava jornada. Para os que transitam de 2008/09, a eliminação da Carlsberg Cup também não está esquecida. Um deles é precisamente Filipe Oliveira, que depois dessa pálida exibição demorou sete meses até voltar a ser utilizado.


Em destaque


300 | Gaspar totalista

O defesa-central do Rio Ave disputou os três jogos na Taça de Portugal Millennium, num total de 300 minutos. Igual feito só conseguido por Magno. Porém, o defesa não vai poder jogar hoje, em Braga, devido a lesão, deixando de ser um dos totalistas. Além de ter realizado todos os jogos, Gaspar já marcou um golo na Taça de Portugal, pertencendo os restantes a Bruno Gama, Tarantini, João Tomás e Adriano.

10 | Jejum muito longo

A realizar uma época muito positiva no campeonato e na Taça de Portugal, o Rio Ave vai tentar hoje o apuramento para as meias-finais da prova-rainha do futebol português, proeza que a equipa vila-condense não conseguiu na última década. Curiosamente, são igualmente 10 os anos que o Rio Ave está sem vencer o Braga.

5 | Caras novas

Domingos só mexe na equipa quando é obrigado. Por isso, não deixa de ser estranho constatar que em relação à que, em Outubro, empatou em Vila de Conde, haja cinco caras novas para lançar hoje ao fim da tarde. Leone e Paulo César estão lesionados. João Pereira foi vendido ao Sporting. Mossoró e Vandinho estão suspensos.


Braga | Rio Ave

18h15 | TVI | Estádio AXA

Árbitro Hugo Miguel [AF Lisboa]

Assistentes Ricardo Santos e Pedro Garcia

-
Braga

Treinador Domingos Paciência

1 Eduardo GR

15 Miguel Garcia LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

27 Filipe Oliveira MD

10 Luis Aguiar MO

45 Hugo Viana MO

30 Alan AD

19 Meyong AV

99 Matheus AE

-

31 Kieszek GR

3 Paulão DC

20 Peña MO

22 Rafael Bastos MO

7 Osvaldo AD

11 Diogo Valente AE

18 Renteria AV

81 Adriano AV

-

Excluídos: Nada a assinalar

Rio Ave

Treinador Carlos Brito

74 Mora GR

30 Wires LD

2 Gaspar DC

23 Fábio Faria DC

25 Sílvio LE

14 André Vilas Boas MD

10 Vítor Gomes MO

83 Tarantini MO

77 Bruno Gama AD

35 Chidi AV

7 Wesllem AE

-

1 Pedro Trigueira GR

5 Jeferson DC

16 Tiago Terroso MD

17 Adriano MO

19 Sidnei AE

4 Evandro AV

21 Nélson Oliveira AV

-

Excluídos: Carlos (vermelho)


O JOGO

JotaCC

Afinal houve uma vitória em Braga. Aí está o campeonato dos túneis

Vandinho é suspenso três meses e tem a época hipotecada. O Benfica agradece, o Braga (e o FC Porto) remenda-se


31 de Outubro, intervalo do Braga-Benfica, arraial de pancadaria, agressões à entrada e dentro do túnel. Os dirigentes das duas equipas fazem o seu papel e tentam ganhar alguma coisa. O Braga pede processos sumaríssimos a Saviola e Javi García, o Benfica diz que vai fazer queixa ao Ministério Público por supostas agressões de elementos da empresa de segurança. Conclusão, ontem, depois do folclore habitual: a Comissão Disciplinar da Liga anunciou a suspensão de Vandinho por três meses. O Benfica perdeu o jogo em Braga (0-2) mas ganhou alguma coisa - a paragem do médio mais importante dos nortenhos, que assim só pode voltar na última jornada.

Depois do Benfica-FC Porto e de arraial semelhante no túnel do Estádio da Luz, com Hulk e Sapunaru suspensos preventivamente também por três meses (o castigo definitivo deverá ser conhecido a 23 de Fevereiro mas), directa ou indirectamente o Benfica consegue infligir mais um rombo importante num adversário directo. E não é pequeno. Além da suspensão de Vandinho, Mossoró foi castigado por três jogos, por suposta agressão a Cardozo (o paraguaio também molhou a sopa, foi expulso na hora e cumpriu castigo). Ou seja, Domingos não perde apenas o trinco mais consistente (porque agrediu o treinador-adjunto do Benfica, Raul José) como também ainda fica três jornadas sem um dos melhores playmakers (ainda no último jogo com o Sporting deu água pela barba a Carriço e Adrien). Na segunda-feira, em cima da hora de fecho de mercado, os dirigentes do Sporting de Braga reagiram ao que já esperavam - contrataram o médio Olberdam ao Marítimo para preencher pelo menos a baixa de Vandinho, um experiente brasileiro de 32 anos que já leva seis anos de Braga, os últimos sempre como titular indiscutível, independentemente do treinador. Na ressaca dos incidentes de 31 de Outubro, Vandinho ainda tentou passar despercebido. "No túnel não sei o que se passou, no campo fomos nós que vencemos." Resta agora saber se, no relvado, o alegado pontapé de Vandinho a Raul José terá consequências.

Com ou sem Braga mais fraco, está visto que o campeonato dos túneis segue a ferver. Com Braga e FC Porto remendados precisamente na mesma altura em que Jorge Jesus apresenta, para o jogo de hoje com a União de Leiria, uma das convocatórias mais fortes da temporada. O castigo de Carlos Martins (expulso por duplo amarelo no último jogo com o Vitória de Guimarães) ou a lesão de Sidnei não são problemas de maior quando, por outro lado, surgem já todos os nomes dos reforços - Éder Luís, Kardec e o finalmente inscrito Airton. Até Luisão, que estava em dúvida devido a problemas físicos, acabou por ser chamado.

O ambiente está de cortar à faca no futebol português. No FC Porto, depois de se conhecerem as suspensões de Hulk e Sapunaru, Ruben Micael veio dizer que também já tinha sido provocado por Jorge Jesus e Rui Costa, quando jogou na Luz, pelo Nacional. A reacção do Braga, ontem, surgiu na boca do director-desportivo Carlos Freitas. "Como não nos derrotam no campo, agora querem enfraquecer-nos."

IONLINE.PT

JotaCC

Carlos Freitas dispara contra a "palhaçada"

"Uma palhaçada" é como Carlos Freitas resume todo o processo a propósito de "um túnel com uma aglomeração de 50 pessoas e em que parece que só as pessoas do Braga tiveram comportamento condenável". Para o manager do Braga, que reagiu em nome da SAD, tudo isto está inserido numa estratégia maior de desestabilização, com o Benfica a ser o principal beneficiado. "Ainda há poucos anos, um ministro da Economia disse que era bom para as finanças do país que o Benfica fosse campeão. Sobre o caso Calabote, ficou por dizer que o então treinador-adjunto do Benfica foi treinar o Torreense apenas uma jornada (aquela em que a equipa defrontava o FC Porto). Casos desses não seriam fáceis hoje em dia, mas se o Braga entrar no ombro a ombro com outras coisas, será mais difícil", atirou. "O Braga não é o denominador comum nos casos de túneis", continuou, noutra directa ao rival que lhe disputa a liderança da Liga Sagres.

Carlos Freitas apontou um "conjunto de factores manifestamente estranhos", a propósito da decisão que "repudia" porque "desde a primeira hora que não existe imagem nenhuma que confirme a tentativa de agressão, nem nenhum relatório de árbitros, delegados ou polícia faz menção a esse gesto do Vandinho". Entre todos os procedimentos, o dirigente destaca o facto de o acórdão ter sido conhecido um dia depois do fecho do mercado."Encerra danos desportivos e materiais enormes, pois ainda na última semana recusámos uma proposta por Vandinho, certos de que se faria justiça", explicou.

Por tudo isto, a SAD acredita em má-fé do presidente da Comissão Disciplinar da Liga. "Há dois pesos e duas medidas e uma total inclinação de Ricardo Costa em punir alguém que se tem afirmado dentro de campo. Como não tem sido possível derrotar-nos dentro de campo, esta acção visa enfraquecer-nos", denuncia. "Mas desengane-se ele e todos os que, com acções vis, têm tentado denegrir a imagem do Braga. A couraça que já existia no balneário é nesta altura mais forte", sublinhou.

Outro suposto incentivo denunciado pela SAD

Não há queixa no Ministério Público, porque nem sequer há quem acusar. Mas, a propósito do caso dos supostos incentivos oferecidos aos jogadores do Leixões para ganharem na Luz, a SAD exibiu ontem um e-mail enviado às redacções de alguns órgãos de Comunicação Social que denuncia um almoço de Carlos Freitas com Elias e Carlão, jogadores do Leiria, com o objectivo de também os motivar a ganhar, hoje, na Luz. "Nunca estive com ninguém do Leiria. Convido estes cobardes a darem a cara. Não há nenhum acto de que me envergonhe porque tive pai e mãe que me deram educação, ao contrário dessa gente", disse.

Neste processo o Braga estranhou:

A demora da notificação, quando o plenário da CD foi dia 29 de Janeiro, quatro dias antes.


Habitualmente as reuniões são no Porto, mas desta vez mudou-se o local: foi em Lisboa.


Hermínio Loureiro esteve no Estádio AXA, dia 29, e comunicou ao departamento jurídico da SAD que desconhecia o processo.


No dia do fecho do mercado, a SAD contactou a Liga para saber se havia decisão. Esta respondeu que não.



Imagens tramaram o líder

Um dia depois de encerrar o mercado de Inverno, o Braga ficou a saber que não contará com Vandinho até à penúltima jornada. A Comissão Disciplinar (CD) da Liga anunciou, ontem, as conclusões do processo disciplinar relativo aos incidentes no túnel de acesso ao balneário do Estádio AXA, na nona jornada do campeonato, quando Braga venceu o Benfica, por 2-0. Vandinho foi multado e suspenso por três meses, por tentativa de agressão ao treinador-adjunto benfiquista, Raul José. As imagens televisivas foram decisivas para o castigo também nos casos de Mossoró, multado e suspenso por três jogos, por ter dado uma bofetada e um soco a Cardozo, e de Ney, punido com multa e dois jogos por uma bofetada ao avançado encarnado. Tal como sucedeu nos procedimentos disciplinares relativos aos incidentes no túnel da Luz, nos jogos com o Nacional e com o FC Porto, o plantel do Benfica, que disputa a liderança do campeonato em igualdade pontual com o Braga, saiu ileso da polémica, que custou ainda ao Braga multas de 4750 euros - outros processos disciplinares resultaram apenas em multas. A SAD minhota já anunciou recurso para o Conselho de Justiça da Federação da decisão, que foi tomada na sexta-feira e da qual apenas ontem foi notificada - noutras fases do processo, as partes foram informadas de um dia para o outro. Neste caso, um dia faz toda a diferença: se tivesse sido notificado na segunda-feira, o Braga ainda poderia encontrar alternativa para Vandinho no mercado estrangeiro.

Um desentendimento entre Di María e o fisioterapeuta Francisco Miranda, seguido de uma confusão com Saviola, foi o rastilho para o intervalo escaldante do jogo que o Braga vencia desde os seis minutos. A primeira consequência dos incidentes foi a expulsão de Cardozo e de André Leone.

Segurança de Rui Costa e Ramires multados

Do processo de inquérito da CD e de participações do Benfica - as do Braga foram consideradas improcedentes - resultaram quatro processos disciplinares. Além daquele em que vê três jogadores suspensos e é multado em €1250 euros, o Braga acumula ainda uma multa de €3500. Por conduta imprópria, Alan paga €750 e Ramires €400. Por permanência ilegítima no túnel são multados (€500) três elementos da segurança do Benfica, entre eles o guarda-costas de Rui Costa.



Vandinho: 3 meses e multa de €1500 por tentar pontapear o adjunto Raul José afastam Vandinho até Maio
Trinco titularíssimo traído pela memória

Além da imagem que mostra o pé em riste, a defesa de Vandinho foi fragilizada pelo próprio, que se disse agredido por Raul José, mas, em sede de inquérito, segundo o acórdão da CD, não imputou a este qualquer agressão e não se recordava de o ter visto na confusão. Foi mais além, contudo, ao afirmar desconhecer a identidade do adjunto de Jorge Jesus - com quem trabalhou, na época passada, no Braga. Por tentativa de agressão a um técnico, Vandinho (a ausência de antecedentes foi atenuante), titularíssimo do líder, perde o campeonato até à penúltima jornada - ou última, se anteciparem o jogo com o Paços.

Vandinho em números

Jogos 23

Liga Sagres 16

Taça de Portugal 3

Taça da Liga 2

Liga Europa 2

Golos 1

Mossoró: 3 jogos e multa de €1500 por agressão, sob a forma continuada, a Cardozo, suspendem
Mossoró até ao próximo jogo quente

Volta com FC Porto salvo pela Taça

Tal como sucede no caso de Vandinho, para o lugar de quem o Braga contratou Olberdam ao Marítimo, mesmo sobre o fecho das inscrições, o mercado de Inverno permitiu também ao líder acautelar uma alternativa a Mossoró. O criativo brasileiro, decisivo na manobra do Braga de Domingos Paciência, viu regressar à Pedreira Luís Aguiar, que o precedeu na construção do ataque, na época passada. Transferido para o Dínamo de Moscovo, o uruguaio voltou, por cedência. Tem três jogos para ganhar o lugar, a começar pela Taça, com o Rio Ave, esta noite. Mossoró regressa frente ao FC Porto.

Mossoró em números

Jogos 23

Liga Sagres 17

Taça de Portugal 3

Taça da Liga 1

Liga Europa 2

Golos 1


Ney: 2 jogos e mil euros de multa é quanto custará a Ney, actualmente no Setúbal, a bofetada em Cardozo

Experiência curta e de má memória

Ney nem chegou a sair do banco, no Braga-Benfica que lhe vai travar o percurso no Setúbal. Ou antes, não saiu para jogar, porque, quando se levantou para voltar ao balneário, no intervalo, foi apanhado nas emoções descontroladas do túnel e acabou, segundo a CD - o jogador nega - a dar uma bofetada no benfiquista Cardozo. Foi no banco de suplentes que se acendeu o rastilho, mas esses incidentes ficaram fora da alçada da CD, pois foram presenciados pelo árbitro. Ex-Estrela da Amadora, o brasileiro fez apenas um jogo pelo Braga (Guimarães) e foi cedido ao Setúbal, onde cumprirá a pena.

Ney em números

Jogos 1

Liga Sagres 1

Taça de Portugal 0

Taça da Liga 0

Liga Europa 0

Golos 0



SIC ajudou a decidir o processo

O acórdão da CD refere por diversas vezes que as imagens televisivas (o jogo foi transmitido pela Sport TV) da entrada dos jogadores para o túnel do AXA, no intervalo do Benfica-Braga, sobretudo as difundidas pela SIC foram determinantes para o desfecho do processo disciplinar - estão disponíveis na internet, e a assessoria da Imprensa da Liga enviou-as à Comunicação Social, uma vez conhecida a decisão. A SIC mostra Di María a chutar uma bola na direcção do banco bracarense e a cuspir, a confusão que se seguiu com Saviola, de resto empurrado por um dos árbitros-assistentes, o pé em riste de Vandinho, quando tentaria atingir o adjunto Raul José, e as agressões de Ney e de Mossoró a Cardozo.


O JOGO

JotaCC

Braga: Vandinho suspenso três meses, Mossoró três jogos e Ney dois



Os castigos surgem na sequência dos incidentes ocorridos na recepção ao Benfica, na 9ª jornada, à entrada para o túnel.

O jogador do Sporting de Braga Vandinho foi suspenso por três meses, enquanto os companheiros Mossoró e Ney (agora emprestado ao Vitória de Setúbal), punidos por três e dois jogos, respetivamente, pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga de clubes de futebol.

Os castigos anunciados pela Liga surgem na sequência dos incidentes ocorridos na recepção ao Benfica, na nona jornada, à entrada para o túnel e já no interior do mesmo, no intervalo do encontro, sendo que o treinador adjunto dos benfiquistas, Raul José, alegou ter sido agredido por Vandinho.

Contactado pela Lusa, o gabinete jurídico do Sporting de Braga disse que o clube vai apresentar recurso do castigo no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e conta anunciar ainda hoje os argumentos de defesa.

JN

JotaCC

Arsenalistas punidos por incidentes no túnel
Braga ataca justiça da Liga após castigos a Vandinho e Mossoró

Minhotos afirmam que vão recorrer das sanções, mas Domingos Paciência garante que a equipa "está preparada para tudo"


A perda de Vandinho, por três meses, e a de Mossoró, por três jogos, deixaram o Sporting de Braga em pé de guerra com a justiça desportiva da Liga. Os dois jogadores, titulares indiscutíveis dos minhotos, foram ontem castigados pela Comissão Disciplinar (CD) na sequência dos incidentes à entrada do túnel de acesso aos balneários do estádio de Braga, durante a recepção ao Benfica, para a 9.ª jornada da Liga, a 31 de Outubro do ano passado. Os minhotos reagiram violentamente e acusaram o órgão disciplinar de parcialidade e de pretender travar, fora dos relvados, a boa temporada da equipa.

"Existem mais de dois pesos e duas medidas. Há uma total inclinação por parte do dr. Ricardo Costa [presidente da CD] em punir alguém que se tem afirmado dentro de campo, que é a equipa do Sp. de Braga. E como não tem sido possível derrotá-la dentro do campo, esta acção visa tornar-nos mais fracos. Mas ele [Ricardo Costa] que se desengane." Foi com estas palavras duras que o habitualmente discreto Carlos Freitas, director-geral da SAD (Sociedade Anónima Desportiva) bracarense, reagiu às decisões disciplinares.

Particularmente gravosa para os minhotos foi a suspensão por três meses do médio defensivo Vandinho, impedido de competir até à derradeira jornada da Liga (e multado em 1500 euros), por tentativa de agressão ao treinador-adjunto do Benfica Raul José. Um acto que a CD da Liga deu como provado, após o visionamento de imagens televisivas da SIC.

Carlos Freitas questionou o timing desta decisão, um dia depois do encerramento do mercado de transferências de Inverno, já que os incidentes que a motivaram ocorreram há mais de três meses. Segundo o responsável, caso o castigo tivesse sido antecipado, permitiria aos arsenalistas atenuarem esta ausência prolongada, com a contratação de um reforço (mesmo assim, num gesto de antecipação, a SAD garantiu o empréstimo do maritimista Olberdam antes do encerramento das inscrições), ou até minimizar os efeitos financeiros do castigo: "Houve propostas por Vandinho, que o Sp. Braga rejeitou."

Para além de Vandinho, os minhotos vão ainda perder por três jogos Mossoró (e multa de mil euros), que regressará a tempo de enfrentar o FC Porto para o campeonato. O médio foi condenado por agressão consumada, "sob forma continuada", a Óscar Cardozo, assim como Ney (dois jogos de suspensão e 1500 euros de multa), que foi entretanto emprestado ao Vitória de Setúbal. Mais leve foi a pena atribuída ao avançado Alan, sancionado em 750 euros, por comportamento incorrecto.

Tal como Carlos Freitas, também Domingos Paciência criticou a oportunidade da decisão da CD da Liga, já que impossibilitou "uma melhor preparação" da recepção de hoje (18h15) ao Rio Ave, para os quartos-de-final da Taça de Portugal. Qualificando de "injustas" as suspensões de Vandinho e Mossoró, considerou que o plantel tem soluções "à altura" para para substituir os dois jogadores. "O povo português é inteligente para perceber o que se passa, mas isto é mau para o futebol português porque é denegrir a sua imagem nos meios internacionais", defendeu.

Multada foi ainda a SAD minhota, em 3500 euros, por desrespeito do segredo processual, e em outros 1250, por não ter assegurado "a ordem e a disciplina" no recinto do jogo. Por todos estes castigos, os bracarenses já anunciaram que vão recorrer para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, órgão máximo da hierarquia disciplinar desportiva.

Do lado do Benfica, o médio Ramires foi o único jogador castigado, com uma coima de 400 euros, também por mau comportamento. Ligeiramente mais pesadas foram as penas atribuídas aos funcionários "encarnados" Rui Simões, director de segurança (500 euros), José da Cruz (500 euros) e José Ribeiro (750 euros), membros do staff técnico.

PUBLICO

JotaCC

Liga: Bracarenses punidos por incidentes no jogo com o Benfica
Vandinho fora por três meses

Três meses para Vandinho, três jogos para Mossoró e dois para Ney. A Comissão Disciplinar (CD) da Liga suspendeu os jogadores do Sp. Braga – Ney foi, entretanto, cedido ao Vit. Setúbal – pelos incidentes ao intervalo da recepção (2-0) ao Benfica, a 31 de Outubro.

Entende a CD que ficou provada uma tentativa de agressão de Vandinho a Raul José, treinador--adjunto dos encarnados. O brasileiro arriscava até um ano e meio de suspensão, mas a CD ficou-se pela pena mínima de três meses, mais 1500 euros de multa.

Sabe o CM que a decisão da CD foi tomada a 29 de Janeiro, facto que poderá estar ligado à cedência de Olberdam – ocupa a mesma posição de Vandinho – pelo Marítimo ao Sp. Braga.

O caso de Mossoró e Ney é diferente: foram provadas agressões a Cardozo. O médio desferiu uma bofetada e um soco ao paraguaio e apanha três jogos, apenas regressando na visita ao FC Porto, a 21 de Fevereiro.

A CD cingiu-se, na prática, à confusão que antecedeu a entrada no túnel, já que em relação ao acesso aos balneários, o órgão descreve apenas "empurrões e troca de insultos não apurados".

O castigo ao trio de brasileiros é a face mais visível das punições que atingiram ainda Alan (750 euros de multa) e Ramires (400). Di María era apontado pelos arsenalistas como gerador de toda a confusão mas foi ilibado, tal como Moisés, do Sp. Braga. Três elementos do staff do Benfica foram castigados com multas.

"TENTAM VENCER-NOS FORA DO CAMPO"

As decisões da Comissão Disciplinar da Liga (CD) deixaram indignados os responsáveis do Sp. Braga, que vêem como uma afronta os castigos aplicados. Segundo Carlos Freitas, a CD está a tentar desvirtuar a verdade desportiva. "Há uma total inclinação do dr. Ricardo Costa [líder da CD da Liga] em punir alguém que se tem afirmado no interior das quatros linhas. Como não tem sido possível derrotarem--nos dentro do campo, tentam fazê-lo fora. Mas ele que se desengane", disse o director-geral do Sp. Braga.

Freitas criticou ainda o timing do castigo, revelou que teve propostas pelo médio Vandinho e observou: "Estranho que a reunião da CD tenha sido em Lisboa e que só o Sp. Braga tenha sido visado."

Pelo meio, o dirigente falou num alegado mail que circularia pelas redacções de jornais, em que se anunciava uma reunião de Freitas com jogadores da U. Leiria, para que estes vencessem o Benfica. "Essas pessoas que enviam mails são umas cobardes", sublinhou.



Vandinho: Recurso de castigo

O Braga vai recorrer da decisão dos castigos da Liga a Vandinho (três meses) e Mossoró (três jogos), pelos incidentes no jogo com o Benfica.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga tenta juntar-se ao FC Porto nas meias finais

O Sporting de Braga recebe hoje o Rio Ave, nos quartos de final da Taça de Portugal de futebol, ainda sob as ondas de choque dos castigos aplicados a Vandinho e Mossoró, ausências certas frente aos vila-condenses.

Mas se o Sporting de Braga se apresenta sem aquelas duas unidades influentes, o Rio Ave também não vai poder contar com o ponta de lança João Tomás, que se transferiu para o Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, equipa orientada pelo treinador português Manuel Cajuda.


Perante o seu público, o líder do campeonato vai tentar juntar-se nas meias finais ao FC Porto, detentor do troféu, que na terça feira goleou o Sporting por 5-2, no estádio do Dragão, impondo aos "leões" a primeira derrota na Taça nos últimos seis anos. 

TSF

JotaCC

Braga-Rio Ave: jogo de primeira

O Braga quer voltar a festejar uma vitória, agora na Taça de Portugal AP
Braga e Rio Ave defrontam-se, esta quarta-feira, às 18h15, no estádio Axa, em Braga, em jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal.

Carlos Brito: Rio Ave tem que acreditar que pode eliminar Sp. de Braga
As duas equipas da I Liga vão procurar o bilhete para as meias-finais.

Ambas as formações encontram-se na máxima força.

Os bracarenses vão apresentar Miguel garcia e Luís Aguiar no "onze" inicial.

Os vilacondenses com todas as suas armas disponíveis querem ser a primeira equipa a ganhar em braga esta temporada.

RTP

JotaCC

Vandinho fica três meses na bancada de castigo



A Comissão Disciplinar puniu também Márcio Mossoró e Ney Santos na sequência dos incidentes no Sporting de Braga-Benfica.

A Comissão Disciplinar (CD) da Liga decidiu castigar os bracarenses Vandinho com três meses de suspensão, Márcio Mossoró com três jogos e Ney Santos com duas partidas na bancada na sequência dos incidentes registados ao intervalo do jogo Sporting de Braga--Benfica, realizado no Estádio Axa, no dia 31 de Outubro.

Quase três meses depois dos incidentes, a CD da Liga, após recurso às imagens televisivas em slow-motion da SIC, deu como provadas as agressões feitas pelos jogadores dos bracarenses. O acórdão ontem divulgado refere que tudo foi desencadeado a partir de um desentendimento entre Di María e Francisco Miranda, fisioterapeuta dos arsenalistas.

O documento sustenta que, durante o conflito gerado no túnel, Cardozo tentou separar elementos das duas equipas utilizando "o braço direito esticado à frente de Paulo César". Na sequência, é considerado que Ney Santos (jogador emprestado ao V. Setúbal) "esticou o seu braço esquerdo e desferiu uma bofetada" ao paraguaio, tendo de seguida sido Mossoró a "desferir também uma bofetada com a mão direita que atingiu Cardozo na face e, acto contínuo, desferiu um soco com o mesmo punho".

A CD deu ainda "como provada" a agressão de Vandinho a Raul José, treinador adjunto do Benfica, relatando que o médio do Sp. Braga "desferiu um pontapé com a perna direita destinado a atingir" aquele elemento da equipa técnica encarnada que, diz o acórdão, pretendeu "nitidamente e tão-só de afastar os jogadores Maxi Pereira e Vandinho". Assim, não dá como provado que Raul José tenha agredido, antes, o médio.

Além das pesadas sanções aos jogadores, a Comissão Disciplinar decidiu ainda, na sequência do que foi observado nas imagens, aplicar multas de 1500 euros a Vandinho, por "tentativa de agressão" a Raul José, e Mossoró, por "agressão consumada sob a forma continuada" a Cardozo. Ney Santos terá de pagar uma coima de mil euros por "agressão consumada" ao avançado paraguaio. Também o bracarense Alan vai ter de pagar uma multa de 750 euros, enquanto o benfiquista Ramires vai desembolsar 400 euros.

A SAD do Sp. Braga foi ainda multada em 1250 euros, por não ter assegurado "a ordem e a disciplina" e em 3500 euros por "violação do segredo processual durante o inquérito". Três elementos do staff do Benfica vão também pagar multas que oscilam entre os 500 e os 750 euros por "presença ilegítima em zona de acesso reservado".

Já é certo que os bracarenses vão apresentar recurso destes castigos para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol.

O director desportivo do Sp. Braga, Carlos Freitas, considerou que as decisões indiciam "dois pesos e duas medidas", bem como "uma total inclinação por parte de dr. Ricardo Costa [presidente da CD da Liga] em punir alguém que se tem afirmado no campo". Este dirigente diz mesmo que os castigos visam "tornar o Sporting de Braga mais fraco".

O treinador Domingos Paciência falou em "injustiça" aos seus atletas, mas que "não vai afectar o grupo", deixando uma garantia: "A equipa está preparada até para ser pontapeada no chão. Não vão conseguir desmoralizar-nos."

DN

JotaCC

Rol de castigos

Vandinho, Mossoró e Ney, do Braga, e Javi García, do Benfica, foram castigados pela Comissão Disciplinar da Liga de Clubes.

Três jogadores do Sp. Braga foram suspensos pela Comissão Disciplinar da Liga de clubes de futebol. Vandinho foi suspenso por três meses, enquanto Mossoró e Ney foram punidos por três e dois jogos, respectivamente.

Estes castigos surgem na sequência dos incidentes quando a recepção ao Benfica, na 9.ª jornada, e de incidentes que ocorreram no túnel de acesso aos balneários.

O futebolista do Benfica Javi García foi esta terça-feira punido com dois jogos de suspensão na sequência de um processo sumaríssimo referente ao jogo da 17.ª jornada da I Liga  com o Vitória de Guimarães.

Um pontapé com que o médio espanhol atingiu o defesa central do Vitória de Guimarães Valdomiro, na sequência de um canto está na origem da punição.

Os «encarnados» tem agora de 48 horas para solicitar a abertura do processo disciplinar e, caso o façam, correm o risco de ver agravada a pena aplicada ao jogador.

RTP

JotaCC

Carlão e Elias negam almoço com manager do Braga

O susposto encontro, alegadamente ocorrido a 31 de Janeiro, entre o manager do Braga, Carlos Freitas, e os leirienses Carlão e Elias foi ontem desmentido por todas as partes. A SAD do Leiria emitiu, inclusive, um comunicado no qual "repudia veementemente tal calúnia". Por sua vez, e contactados por O JOGO, ambos os atletas desmentiram, categoricamente, qualquer almoço com Carlos Freitas. Segundo Carlão, "não há qualquer hipótese de ser verdade", até porque, sustenta, nem conhece "o rapaz de quem se fala". Já Elias alinhou pelo mesmo diapasão: "Nada disso é verdade. Não conheço esse senhor e nem me lembro de alguma vez, sequer, ter saído para almoçar com o Carlão", disparou.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga goleado na Trofa (1-4)

O Sp. Braga perdeu esta tarde com o Trofense por 1-4, na Trofa, em jogo relativo à primeira jornada do Campeonato Primavera da Zona Norte da Liga Intercalar.

As equipas saíram para o intervalo empatadas a um golo, mas o Trofense, que até entrou a perder, partiu para o triunfo folgado ao apontar três tentos na etapa complementar.

Marcadores: 0-1, Veiga (20); 1-1, Varela (28); 2-1, Moustapha (50); 3-1, Ginho (85); 4-1, Chad (87).

Vítor Oliveira fez alinhar: Marco, Rafa, Varela, Serra, Ginho, Jorge Luíz, Thiago Bento, Caiado, Moustapha, Reguila e Charles Chad. Jogaram ainda Tiago Silva, Dani, Adri e Serginho.

Pelo Sp. Braga jogaram: Cristiano, Tiago, Gale, Lucas, Tiago Pinto, Veiga, Januário, Cardoso, Zizou, Nuno Valente e Toumany. Jogaram ainda Marco Vaz, Fernando, Rui Luís, Elvis, João Manuel e André.

A BOLA