News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/01

Started by JotaCC, 19 de January de 2010, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Onze de sucesso para a Taça

Sem margem para erros. Depois do afastamento prematuro da Taça da Liga (após a derrota com o Trofense), o Sporting de Braga apontou baterias para o campeonato e Taça de Portugal. O desafio de amanhã, em Freamunde, assume, assim, um papel determinante nas aspirações arsenalistas para esta temporada e não irá ser um jogo de riscos.

O técnico Domingos Paciência deverá apostar no mesmo onze de sucesso responsável pela liderança da Liga, até porque, não há margem para facilidades, mesmo que pela frente esteja uma equipa da Liga de Honra.

E a agenda até ajuda a que Domingos Paciência não mexa no onze. É que o próximo fim-de-semana será de Taça da Liga, com o jogo no domingo frente à União de Leiria. Já eliminada da competição, a equipa arsenalista vai entrar em campo apenas para cumprir calendário, numa oportunidade para rodar e testar jogadores menos utilizados.

Assim, o onze que alinhou na Académica deverá voltar a ser a aposta para a Taça de Portugal, já que haverá tempo suficiente para a recuperação dos jogadores titulares, uma vez que o campeonato regressa apenas dia 29, com a recepção ao Sporting.
Apesar de já integrados a cem por cento, certo é que os recém-chegados Rentería e Luís Aguiar ainda não podem ser opção para a Taça de Portugal, aguardando ainda pela chegada dos certificados internacionais.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Renovação de Eduardo abortada

Eduardo é indiscutivelmente o maior activo do Braga, mas a vontade que António Salvador tem de o segurar não terá retorno. Pelo menos nas condições já propostas ao guarda-redes menos batido da Liga Sagres e titular da Selecção Nacional. O Braga quis renovar o contrato do jogador, válido actualmente até 2012, mas inerente ao aumento salarial estava o aumento da cláusula de rescisão, fixada em quatro milhões de euros.

Eduardo não quer ficar blindado por valores muito superiores pois, apesar de se sentir bem em Braga, ambiciona representar um grande europeu. O aumento da cláusula complicaria a sua saída e ofereceria total poder a António Salvador para decidir sobre propostas mais baixas. O guarda-redes transmontano também quer controlar o seu destino, principalmente porque sabe que a presença no próximo campeonato do mundo pode valorizá-lo ainda mais e abrir outras portas.

As conversas sobre este assunto já decorreram e não chegaram a bom porto. Com a aproximação do grande certame do Verão, a SAD deverá insistir e até equaciona alterar as condições da proposta. Isto, porque a actual conjectura também não agrada. Nas últimas semanas, têm chegado ecos do interesse de clubes maiores do que o Braga no valioso guardião. Para Domingos Paciência e toda a estrutura directiva, Eduardo é inegociável. Mas o facto de existir uma cláusula de rescisão não o garante até ao final da época, como é intenção dos arsenalistas e até vontade do jogador, empenhado em conseguir algo histórico no clube que o formou e projectou. Uma coisa é certa: por menos de quatro milhões de euros não sai e a SAD rejeitará qualquer proposta que chegue até ao fim de Janeiro.

A aposta no título nacional é para levar a sério, como as contratações de Renteria e Luis Aguiar provam. Isto além de Miguel Garcia e Rafael Bastos, jogadores que também podem assumir um papel importante na equipa.

No final da época, então parece impossível imaginar a continuidade do jogador, que já foi associado a Benfica e FC Porto, mas desmentiu em recente entrevista a O JOGO qualquer dessas situações.


Segurar Kieszek é outro desejo a cumprir


É suplente, mas a sua qualidade é reconhecida e a esperança de que possa substituir Eduardo sem qualquer problema não se diluiu no tempo. Por isso, satisfeita com o empenho de Kieszek, a SAD vai avançar com uma proposta de renovação, distinta da opção automática de que dispõe para o final do contrato. Essa opção é válida por um ano, mas António Salvador e seus pares desejam segurar o polaco num espaço temporal maior.

Kieszek está aberto a negociações e também deseja ficar em Braga, até porque sabe que a baliza, no futuro, poderá ser sua. Aliás, o empréstimo ao Setúbal na última época, e a rotação que agora Domingos promove nas Taças, têm muito que ver com a necessidade de o preparar para assumir esse posto.

Se ficar com Kieszek, a SAD fica segura em matéria de guarda-redes. Mário Felgueiras está a rodar, e bem, no Setúbal e pode voltar na próxima época. Além disso, na Covilhã também mora um activo do futuro arsenalista. Diego é titular, integra a selecção de sub-21 e as suas exibições têm agradado aos responsáveis minhotos. Resta Cristiano, que na próxima temporada até pode sair para ganhar tempo de jogo.



1º de Agosto "pede" Stélvio

O Gil Vicente ganhou um concorrente de peso na corrida por Stélvio. Os gilistas foram os primeiros a questionar o Braga sobre a disponibilidade para receber o médio por empréstimo até ao final da temporada, mas o 1º de Agosto, treinado por Drulovic, atacou em força nos últimos dias e é, nesta altura, o clube melhor colocado para o receber. O presidente do clube angolano, Raúl Hendrick já contactou António Salvador para "pedir" a cedência do jogador e em breve deverão encontrar-se para finalizar o negócio.


Estreia de Renteria e Aguiar só domingo


Os adeptos do Braga ainda terão de aguardar mais alguns dias até poderem ver em competição os dois últimos reforços da equipa neste mercado de Inverno. Renteria, que utilizará a camisola com o número 18, e Luis Aguiar, que ficará com a 10 - o último a usá-la foi Jorginho -, treinaram ontem pela primeira vez à vista dos (poucos) bracarenses que se encontravam nas imediações dos relvados secundários do Estádio AXA, mas não vão poder defrontar o Freamunde, amanhã, num jogo a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal Millennium. Na base desta indisponibilidade do colombiano e do uruguaio estão questões burocráticas, uma vez que o processo de inscrição de ambos na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) será concluído somente esta semana, durante a qual também deverão chegar os certificados internacionais de ambos. Assim, a estreia só poderá acontecer no encontro de domingo, com o Leiria, na derradeira jornada da terceira fase da Carlsberg Cup. De resto, há uma boa possibilidade de tal acontecer, pois os arsenalistas já foram afastados da competição e é previsível que Domingos Paciência opte por lançar uma equipa formada por jogadores menos utilizados e pelos recém-contratados, entre os quais Tiago Pinto, que já recebeu luz verde da FPF e dos médicos minhotos para jogar.

Stélvio, que se encontra a participar na CAN, tem mais três anos de contrato com o Braga, mas a existência de outros médios capazes de desempenhar missões defensivas torna-o dispensável para Domingos. A experiência no Leiria, onde actuou na primeira parte da época revelou-se um fracasso, pelo que o empréstimo ao 1º de Agosto é visto com uma boa solução para jogar com regularidade.


Moisés sonha com a final da Taça

Abertamente nenhum dos jogadores quer assumir a candidatura ao título ou o objectivo de vencer a Taça de Portugal Millennium. O desejo, de acordo com Moisés, é simplesmente "ir o mais longe possível". O que, trocando por miúdos, significa. "Esperamos manter-nos até ao fim nas duas competições; quem sabe chegar à final [Taça de Portugal]...", apontou o central, que alerta para a importância de a equipa "não brincar" no encontro de amanhã, contra o Freamunde. "A competição é diferente, pois só fazemos um jogo. Por isso, temos de ter os pés bem assentes no chão e fazer tudo para alcançar a próxima eliminatória", advertiu. Aliás, só com concentração o brasileiro pensa ser possível aos bracarenses continuarem a sonhar também com o triunfo no campeonato. "Temos de jogar para ganhar seja contra quem for para podermos brigar por estar lá em cima [na Liga Sagres] o máximo de tempo possível", rematou.



Rodriguez deixa ginásio e corre no relvado


Duas semanas depois de o seu nome ter surgido pela primeira vez no boletim clínico, Rodriguez subiu ontem ao relvado para fazer corrida e trabalho com bola juntamente com Peterson, outro dos utentes da enfermaria do Braga nesta altura. O peruano, a quem foi diagnosticada uma rotura muscular na perna esquerda antes do jogo com o Sporting - clube que o tentou contratar nos primeiros dias de Janeiro -, deixou finalmente o refúgio do ginásio, sinal que o programa de reabilitação que lhe foi traçado está a entrar na fase terminal. Por isso, e se entretanto não surgirem imprevistos, até poderá ser possível que o central venha a estar à disposição de Domingos Paciência ainda este mês, no qual os arsenalistas ainda terão de enfrentar três adversários: Freamunde (Taça de Portugal Millennium), Leiria (Carlsberg Cup) e... Sporting (Liga Sagres), respectivamente.



Clube celebra aniversário

O Braga comemora hoje o seu 89º aniversário e as festividades do clube arsenalista começam cedo, com o hastear da bandeira no Estádio AXA marcado para as 9h30. Uma hora mais tarde realizar-se-á uma missa na Capela do Cemitério de Monte de Arcos, seguida de rumagem ao cemitério para homenagear os sócios fundadores Vítor Lima e José Machado.


Tiago Pinto escolhe o 12


Já está definido o número que Tiago Pinto vai utilizar esta época no Braga. O lateral-esquerdo escolheu o 12, que já havia sido utilizado pelo pai, João Vieira Pinto, quando da passagem pelo Boavista. Só não se sabe quando é que o internacional jovem português o irá usar oficialmente, embora já tenha sido inscrito na Liga de Clubes.


Autocarros de "borla"

Numa altura em que a equipa precisa de apoio máximo, na blogosfera tem-se pedido uma ligeira ajuda do Braga para que os adeptos possam deslocar-se em peso a todo o lado onde os minhotos joguem. Alguns adeptos propõem mesmo que a Direcção disponibilizasse autocarros gratuitos aos sócios. Tem agora a palavra António Salvador e companhia.


O JOGO

JotaCC

Alterações à 18.ª jornada

Sporting de Lisboa abre a ronda e o de Braga fecha-a

Benfica e Sporting viram os seus jogos da 18.ª jornada da Liga antecipados para sábado, 6 de Fevereiro, enquanto o Sporting de Braga encerra a jornada, na segunda-feira, e o FC Porto actua no domingo.

De acordo com o comunicado da Liga portuguesa, os "leões" vão abrir a ronda, pelas 19:15, no Estádio José Alvalade, ao receberem a Académica, enquanto os "encarnados" vão a Setúbal defrontar o Vitória local, pelas 21:15.

No dia seguinte disputam-se mais cinco partidas, com realce para a recepção do FC Porto à Naval 1.º de Maio, enquanto o Sporting de Braga, que lidera presentemente a Liga, fecha a jornada na segunda-feira com uma deslocação
ao Restelo para defrontar o Belenenses, actual último classificado.

Programa da 18.ª jornada:

I Liga:
- Sábado, 6 de Fevereiro:
Sporting - Académica, 19:15 (SportTV)
Vitória de Setúbal - Benfica, 21:15 (RTP)

- Domingo, 07 de Fevereiro:
Olhanense - Nacional, 15:00
Marítimo - União de Leiria, 16:00
Rio Ave - Leixões, 16:00
Vitória de Guimarães - Paços de Ferreira, 18:00 (SportTV)
FC Porto - Naval 1. de Maio, 20:15 (SportTV)

- Segunda-feira, 08 de Fevereiro:
Belenenses - Sporting de Braga, 20:15 (SportTV)

RTP

JotaCC

Domingos não poupa ninguém em Freamunde

Eduardo será o titular na baliza. Taça de Portugal é prioritária, pelo que o melhor onze vai ser utilizado.

Num mês de Janeiro com calendário muito preenchido, Domingos Paciência correu o risco de lançar algumas das segundas linhas na Taça da Liga, para não comprometer o desempenho da equipa no Campeonato e dar aos menos utilizados uma oportunidade para mostrar serviço. Não obstante a derrota na Trofa, que acabou com as ilusões do Sp. Braga na terceira prova nacional, a maior parte dos adeptos minhotos considerou a decisão do treinador normal e sensata, tendo em conta que a prioridade é a Liga Sagres.

No entanto, a Taça de Portugal também faz parte do imaginário de Domingos Paciência, que como jogador levantou por duas vezes o troféu ao serviço do FC Porto, alimentando o desejo de conduzir o Sp. Braga até ao Jamor. Assim sendo, no jogo de amanhã, com o Freamunde, assinala o fim da rotatividade do plantel e o lançamento da equipa mais forte no relvado.

Por mais forte, entenda-se o núcleo duro responsável pela histórica campanha do Sp. Braga no Campeonato. Da baliza ao ataque, jogarão os homens do costume, numa lógica que reforça a ambição da equipa na prova organizada pela FPF e que é revelador do empenhamento com os arsenalistas projectam a deslocação ao terreno do Freamunde.
Pawel Kieszek, a quem foi confiada a titularidade nas taças internas, voltará à condição de suplente, permitindo a estreia de Eduardo na actual edição da Taça de Portugal. O polaco continua a ser visto como o sucessor do número 1 de Portugal na baliza bracarense e as suas qualidades foram publicamente reconhecidas pelo seu líder. No entanto, muito do sucesso defensivo do Sp. Braga esta época passa pela presença forte de Eduardo entre os poste e pela confiança que o experiente guardião transmite aos seus colegas da defesa. Poderá haver uma mudança pontual num ou noutro sector (Filipe Oliveira e Miguel Garcia estão ao mesmo nível), mas o que se observa é a intenção do técnico de colocar o Freamunde perante o melhor Sp. Braga.

A BOLA

JotaCC

Pedro Machado defende Vandinho

O capitão do Sp. Braga, Vandinho foi recentemente envolvido nos incidentes ocorridos no Estádio Axa, falando-se de um desentendimento entre o jogador e o adjunto do técnico do Benfica Jorge Jesus, Raúl José.

À rádio "Antena Minho", o antigo dirigente do clube Pedro Machado, revelou que decorre na Liga de Clubes um processo instaurado a Vandinho por alegada agressão a Raúl José, com base num depoimento por escrito enviado pelo adjunto de Jesus. Pedro Machado garante à "Antena 1"que Vandinho está inocente neste processo e acusa Raúl José de ter provocado a situação.

"O treinador adjunto do Benfica, Raúl José, diz que foi agredido, num depoimento que prestou. Há iminência de que, caso seja provado judicialmente, o castigo vá de três a seis meses. Tudo só com base num depoimento. Mas há imagens que provam que o Raul José agrediu o Vandinho e não há uma que mostre o contrário", afirmou Pedro Machado.

O JOGO

JotaCC

Pedro Machado: «O Raúl José agrediu o Vandinho»
EX-LÍDER BRACARENSE DEFENDE MÉDIO BRACARENSE
   
Vandinho, capitão do Sporting de Braga, foi o mais recente envolvido nos incidentes ocorridos no Estádio Axa, quando da visita do Benfica a Braga. Na altura, falou-se de um eventual desentendimento entre o médio bracarense e Raúl José, adjunto de Jorge Jesus na Luz.

Pedro Machado, antigo dirigente dos bracarenses, denunciou a situação aos microfones da "Antena-Minho", afirmando que decorre na Liga de Clubes um processo instaurado a Vandinho por alegada agressão a Raul José.

O inquérito terá sido aberto com base num depoimento por escrito enviado por Raul José, mas Pedro Machado, em declarações à Antena 1, afirmou ter conhecimento de que Vandinho está inocente em todo este processo, acusando Raúl José de ter provocado toda a situação.

"O treinador adjunto do Benfica, Raúl José, diz que foi agredido, num depoimento que prestou. Há iminência de que, caso seja provado judicialmente, o castigo vá de três a seis meses. Tudo só com base num depoimento. Mas há imagens que provam que o Raul José agrediu o Vandinho e não há uma que mostre o contrário", declarou Pedro Machado.


Olegário apita dragões em Belém
HUGO MIGUEL ARBITRA SPORTING-MAFRA


Olegário Benquerença, da Associação de Futebol de Leiria, foi o escolhido para arbitrar o encontro entre o Belenenses e o FC Porto, no Estádio do Restelo, a contar para a Taça de Portugal, na próxima quarta-feira.

O lisboeta Hugo Miguel foi nomeado para dirigir a visita do Mafra ao reduto do Sporting, enquanto nas outras partidas entre primodivisionários, o portalegrense Paulo Baptista apita o Nacional-Paços de Ferreira e o lisboeta Pedro Henriques estará na visita do Guimarães ao Rio Ave.

O Sporting de Braga, líder da Liga Sagres, viaja a Freamunde para uma partida que se realizará sob o juízo de Carlos Xistra, de Castelo Branco.

Os oitavos-de-final jogam-se na próxima quarta-feira, à exeção do Chaves-Beira-Mar, marcado para domingo e ainda sem equipa de arbitragem definida.

Programa e árbitros dos oitavos-de-final

Quarta-feira, 20 janeiro
Camacha (2.ª) - Pinhalnovense (2.ª), Pedro Maia (Porto)
Nacional (1.ª) - Paços de Ferreira (1.ª), Paulo Baptista (Portalegre)
Aliados Lordelo (2.ª) - Naval 1.º Maio (1.ª), Marco Ferreira (Madeira)
Rio Ave (1.ª) - Vitória de Guimarães (1.ª), Pedro Henriques (Lisboa)
Freamunde (LH) - Sporting de Braga (1.ª), Carlos Xistra (Castelo Branco)
Belenenses (1.ª) - FC Porto (1.ª), Olegário Benquerença (Leiria)
Sporting (1.ª) - Mafra (2.ª), Hugo Miguel (Lisboa)

Domingo, 24 janeiro
Desportivo de Chaves (LH) - Beira-Mar (LH)


RECORD

JotaCC

Salvador fala em clube «cada vez mais pujante»

No dia em que se assinala o 89.º aniversário do Sp. Braga, o presidente do líder da Liga, António Salvador, congratula-se com o facto de o clube estar «cada vez mais pujante nacional e internacionalmente».

Reconhecendo que as «responsabilidades sociais, desportivas, humanas e económicas são cada vez maiores», o líder dos arsenalistas sublinha «a firme consciência» que o clube «está cada vez mais organizado, profissional, competitivo e, acima de tudo, mais pujante nacional e internacionalmente».

António Salvador endereça também «uma palavra especial» aos sócios do clube – «e somos cada vez mais», regozija-se –, destacando a sua importância «para elevar o nome do Sporting Clube de Braga em Portugal e além fronteiras».

O presidente do emblema minhoto faz ainda referência a «projectos inovadores» para o clube, que considera ser «uma referência nacional e internacional em todas as áreas e modalidades», e termina com a garantia de que tudo será feito «para prestigiar ainda mais» o Sp. Braga.

O programa das comemorações do 89.º aniversário iniciou-se com o hastear da bandeira do clube, no Estádio Axa, seguindo-se uma missa na capela do Cemitério de Monte de Arcos e a romagem as campas dos sócios fundadores.

A BOLA

JotaCC

Domingos quer equipa «a jogar nos limites para evitar surpresas»

Depois da eliminação na Carlsberg Cup ditada por derrota no reduto do Trofense, Domingos Paciência quer «evitar surpresas» no jogo com o Freamunde, dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, reconhecendo que a prova "rainha" «é um grande objectivo» para o Sp. Braga.

«Sabemos que é um jogo a eliminar. É natural que muita gente espere surpresas, mas vamos fazer tudo para que elas não aconteçam. Para isso, temos de estar preparados e jogar nos limites, sabendo que esta eliminatória é muito importante para um grande objectivo que pretendemos alcançar, que é a Taça de Portugal», afirmou Domingos, esta tarde, no lançamento da deslocação a Freamunde, anunciando que não vai introduzir muitas alterações no "onze" habitual.

«É a segunda prova mais importante a nível nacional e, como tal, queremos ganhar. Não vou fazer grandes mexidas no sentido de "rodar" outros jogadores. Vou apostar nos jogadores que se encontram no melhor momento e não nos melhores, porque, para mim, todos eles são bons», frisou.

Sobre os reforços Luís Aguiar e Renteria, o técnico dos arsenalistas comentou que o médio uruguaio «está numa fase mais adiantada do treino e nota-se que está em perfeitas condições para competir». Já o avançado colombiano «está mais atrasado, vem de um período longo de paragem». «Nos próximos dias estará disponível e em condições para poder jogar», terminou.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga comemora hoje o 89.º aniversário     

O Sporting de Braga assinala esta terça-feira a passagem do 89.º aniversário.


No programa dos festejos do aniversário, está previsto uma cerimónia do hastear das bandeiras, no Estádio Municipal (9.30 h) e segue-se uma missa no Cemitério de Monte de Arcos (10.30 horas), em homenagem aos sócios falecidos.

ANTENA MINHO

JotaCC

Domingos Paciência vai jogar com melhor equipa em Freamunde

O treinador do Sporting de Braga disse hoje que quer conquistar a Taça de Portugal, antevendo, porém, dificuldades em casa do Freamunde, clube da Liga Vitalis, nos oitavos-de-final da prova.

Domingos Paciência frisou que, ao contrário do que fez na Taça da Liga, há uma semana, na deslocação a casa do Trofense e onde o Sporting de Braga foi derrotado, perdendo quaisquer hipóteses de seguir em frente nessa prova, na quarta-feira não vai fazer grandes mexidas no "onze".

"A Taça de Portugal é o segundo troféu mais importante a nível nacional e que queremos ganhar, como tal, não vou fazer grandes mexidas nem rodar jogadores, não vai acontecer isso. Vou com os que se encontram no melhor momento", prometeu.

No entanto, o técnico diz que não está à espera de um jogo fácil, porque as equipas da Liga de Honra "são muito competitivas, como o prova a [escassa] diferença de pontos entre as equipas nesse campeonato".

Domingos frisou que, sendo "um jogo a eliminar", podem acontecer "surpresas", mas a equipa "vai fazer tudo para que isso não aconteça".

O treinador apelou aos jogadores para terem presente os "aspectos básicos no êxito: concentração, atitude e eficácia" e desejou um bom relvado comparando com o que disse ter encontrado na Trofa.

"Esse jogo foi diferente por causa do estado do relvado. Espero que isso não aconteça amanhã [quarta-feira], que se possa jogar futebol e ser um bom jogo. Temos de ter condições e isso passa muito pelo estado do relvado", apontou.

Quanto aos últimos reforços, os regressados Luís Aguiar e Renteria, revelou que o primeiro está numa fase mais adiantada da sua preparação e "já pode competir", enquanto que o segundo está mais atrasado, porque "vem de uma paragem muito longa".

Domingos Paciência anunciou ainda que o grupo de trabalho vai enviar para o Haiti uma ajuda financeira para aquele país na sequência do sismo que provocou milhares de mortos.

O dinheiro servirá também para o jogador haitiano do Sporting de Braga Peterson ajudar a família a "restabelecer as condições mínimas de vida depois daquela tragédia", disse.

O jogo realiza-se no Complexo Desportivo do SC Freamunde, às 19:30 de quarta-feira.



Dirigentes pedem título como "prenda" nas comemorações do 89º aniversário

Os presidentes da Assembleia-geral (AG) e do Conselho Geral (CG) do Sp. Braga pediram hoje como "prenda", nas comemorações do 89º aniversário do clube, o título de campeão nacional.

"Como prenda, todos sabemos que os sócios, a cidade e os dirigentes gostariam que pudéssemos vir a ser campeões e se conseguirmos os mesmo resultados que na primeira volta, conseguimos", observou João Gomes de Oliveira, líder da AG bracarense.

Para o também antigo presidente da direcção do clube, "isso seria a concretização de um sonho de todos os sócios, administração, equipa técnica, jogadores e direcção do Sporting de Braga e de uma cidade".

"A nível nacional iríamos ter muitos adeptos do futebol encantados por verem um clube que não os tradicionais a ser campeão nacional", considera.

À 16.ª jornada, o Sporting de Braga lidera a tabela classificativa, sendo que o Benfica tem os mesmos pontos (39), mas o dirigente disse estar de acordo com treinador e dirigentes quando afirmam que o título "não se pode projectar a tanta distância".

No entanto, João Gomes de Oliveira disse estar "convencido de que a equipa está a trabalhar jogo a jogo no sentido de que esse objectivo seja conseguido" e notou que "todos os dirigentes lutam por isso, não há dúvidas".

Também para o presidente do Conselho Geral do clube, João Magalhães, "a melhor prenda seria a conquista do campeonato nacional".

"Apesar de sermos mais débeis a nível financeiro, além de outras contrariedades que também conhecemos, temos de ter fé e acreditar. Eu acredito piamente porque temos trabalhado para isso e porque a fé é [importante] nos momentos difíceis, nos fáceis tudo corre bem", concluiu.

Ausente no estrangeiro, segundo informou o clube, o presidente da direcção, António Salvador, deixou uma mensagem aos sócios e adeptos no sítio do clube na internet.

"Temos a noção de que as nossas responsabilidades sociais, desportivas, humanas e económicas são cada vez maiores, mas também temos a firme consciência de que este clube está cada vez mais organizado, profissional, competitivo e, acima de tudo, mais pujante nacional e internacionalmente", pode ler-se.

O presidente da direcção "arsenalista" diz que o Sporting de Braga "é uma referência nacional e internacional em todas as áreas e modalidades" e sente "orgulho" pelos "projectos inovadores" do clube.

O dirigente lembrou ainda "todos aqueles que, ao longo de décadas, serviram o clube com amor, zelo, dedicação e profissionalismo, enobrecendo e enriquecendo toda a sua história".

O JOGO

JotaCC

Dirigentes pedem título como prenda de aniversário
PRESIDENTES DA AG E DO CONSELHO GERAL REVELAM DESEJO
      
Os presidentes da Assembleia-geral (AG) e do Conselho Geral (CG) do Sporting de Braga pediram esta terça-feira o título de campeão nacional como "prenda", nas comemorações do 89.º aniversário do clube.

"Como prenda, todos sabemos que os sócios, a cidade e os dirigentes gostariam que pudéssemos ser campeões e, se obtivermos os mesmo resultados da primeira volta, conseguimos", observou João Gomes de Oliveira, líder da AG bracarense.

Para o também antigo presidente da direção do clube, "isso seria a concretização de um sonho de todos os sócios, administração, equipa técnica, jogadores e direção do Sporting de Braga e de uma cidade".

"A nível nacional iríamos ter muitos adeptos do futebol encantados por verem um clube que não os tradicionais a ser campeão nacional", adiantou.

Disputadas 16 jornadas, o Sporting de Braga lidera o campeonato, com o smesmos pontos (39) do Benfica, mas o dirigente disse estar de acordo com treinador e dirigentes quando afirmam que o título "não se pode projectar a tanta distância".

No entanto, João Gomes de Oliveira disse estar "convencido de que a equipa está a trabalhar jogo a jogo no sentido de que esse objetivo seja conseguido" e notou que "todos os dirigentes lutam por isso, não há dúvidas".

Também para o presidente do Conselho Geral do clube arsenalista, João Magalhães, "a melhor prenda seria a conquista do campeonato nacional".

"Apesar de sermos mais débeis a nível financeiro, além de outras contrariedades que também conhecemos, temos de ter fé e acreditar. Eu acredito piamente porque temos trabalhado para isso e porque a fé é importante nos momentos difíceis, nos fáceis tudo corre bem", concluiu.

Ausente no estrangeiro, segundo informou o clube, o presidente da direção, António Salvador, deixou uma mensagem aos sócios e adeptos no site do clube.

"Temos a noção de que as nossas responsabilidades sociais, desportivas, humanas e económicas são cada vez maiores, mas também temos a firme consciência de que este clube está cada vez mais organizado, profissional, competitivo e, acima de tudo, mais pujante nacional e internacionalmente", pode ler-se na mensagem.

O presidente sublinhou que o Sporting de Braga "é uma referência nacional e internacional em todas as áreas e modalidades" e sente "orgulho" pelos "projetos inovadores" do clube. António Salvador lembrou ainda "todos aqueles que, ao longo de décadas, serviram o clube com amor, zelo, dedicação e profissionalismo, enobrecendo e enriquecendo toda a sua história".


Domingos promete poucas mexidas no onze
TÉCNICO LEMBRA QUE CONQUISTA DA TAÇA É UM DOS OBJETIVOS
   
Domingos Paciência garante que não vai promover qualquer revolução no onze do Sp. Braga, para o desafio com o Freamunde, ao contrário do que fez na Taça da Liga, lembrando que a conquista da Taça de Portugal é um dos objetivos do clube para esta época.

"A Taça de Portugal é o segundo troféu mais importante a nível nacional e que queremos ganhar, como tal, não vou fazer grandes mexidas nem rodar jogadores, não vai acontecer isso. Vou com os que se encontram no melhor momento", prometeu.

O técnico da equipa arsenalista diz que não está à espera de um jogo fácil, porque as equipas da Liga de Honra "são muito competitivas, como o prova a [escassa] diferença de pontos entre as equipas nesse campeonato".

Domingos frisou que, sendo "um jogo a eliminar", podem acontecer "surpresas", mas a equipa "vai fazer tudo para que isso não aconteça".

O treinador apelou aos jogadores para terem presente os "aspectos básicos no êxito: concentração, atitude e eficácia" e desejou um bom relvado comparando com o que disse ter encontrado na Trofa.

"Esse jogo foi diferente por causa do estado do relvado. Espero que isso não aconteça amanhã [quarta-feira], que se possa jogar futebol e ser um bom jogo. Temos de ter condições e isso passa muito pelo estado do relvado", apontou.

Quanto aos últimos reforços, os regressados Luís Aguiar e Renteria, revelou que o primeiro está numa fase mais adiantada da sua preparação e "já pode competir", enquanto que o segundo está mais atrasado, porque "vem de uma paragem muito longa".


Grupo dá dinheiro para Peterson ajudar família
DOMINGOS REVELA APOIO FINANCEIRO AO JOGADOR HAITIANO
         
Domingos Paciência anunciou, na conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Freamunde, que o grupo de trabalho do Sp. Braga vai enviar para o Haiti uma ajuda financeira para aquele país, na sequência do sismo que provocou milhares de mortos.

O dinheiro servirá também para o jogador haitiano do Sporting de Braga Peterson ajudar a família a "restabelecer as condições mínimas de vida depois daquela tragédia", disse o técnico.



Domingos repete convocatória
PARA O JOGO DA TAÇA FRENTE AO FREAMUNDE
   
Domingos Paciência convocou os mesmos 19 jogadores do último jogo para o encontro desta quarta-feira, com o Freamunde, a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal. O treinador arsenalista optou por não fazer qualquer alteração no grupo que foi a Coimbra, no domingo, bater a Académica (2-0).

De fora da convocatória para o embate com a formação da Liga de Honra ficaram os últimos reforços da turma minhota, Luís Aguiar e Rentería, dois jogadores que regressaram a uma casa que bem conhecem neste mercado de inverno.

O defesa peruano Rodríguez (rotura muscular), o médio argentino Andrés Madrid (traumatismo no pé direito) e o jovem haitiano Peterson - que recupera desde o início da temporada de uma operação ao joelho esquerdo - são as baixas devido a lesão.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.

Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Paulão e Miguel Garcia.

Médios: Vandinho, Mossoró, Peña, Hugo Viana e Rafael Bastos.

Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo e Adriano.


RECORD

JotaCC

Domingos repete convocatória

Domingos Paciência não promoveu qualquer alteração na lista de convocados do Sp. Braga para o jogo com o Freamunde, relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

O técnico manteve assim a aposta no lote de 19 jogadores chamados para o encontro da Liga com a Académica, em Coimbra, que terminou com a vitória "arsenalista" por 2-0.

Rodriguez, Peterson, Andrés Madrid e Bruno Tiago são "baixas" na deslocação a Freamunde por impedimento físico.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;

Defesas: Filipe Oliveira, Miguel Garcia, André Leone, Moisés, Paulão e Evaldo:

Médios: Vandinho, Hugo Viana, Mossoró, Rafael Bastos e Peña;

Avançados: Alan, Matheus, Osvaldo, Adriano, Paulo César e Meyong.

ABOLA

JotaCC

Sp. Braga: Domingos convoca os mesmos de Coimbra
Rentería e Luis Aguiar ainda em espera


O treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, não fez qualquer alteração aos convocados, em relação à última partida dos minhotos, em Coimbra, com a Académica. Para a eliminatória com o Freamunde, dois oitavos-de-final da Taça de Portugal, o chamou os mesmos 19 futebolistas.

Quer isso dizer que Luís Aguiar e Rentería, dois reforços de Inverno, não se vão ainda estrear, enquanto Rodriguez e Andres Madrid continuam lesionados. Já Peterson recupera ainda de operação ao joelho esquerdo.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes:> Eduardo e Kieszek.
Defesas: Evaldo, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Paulão e Miguel Garcia.
Médios: Vandinho, Mossoró, Peña, Hugo Viana e Rafael Bastos.
Avançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Osvaldo e Adriano.



Sp. Braga: Domingos promete poucas mexidas no onze

Estado do relvado preocupa bracarenses

O treinador do Sporting de Braga, Domingo Paciência promete usar a melhor equipa no jogo frente ao Freamunde, dos oitavos-de-final da Taça de Portugal (19h30). O clube bracarense parte com aspirações para vencer a prova e, por isso, o técnico não quer facilitar.

«A Taça de Portugal é o segundo troféu mais importante a nível nacional e que queremos ganhar, como tal, não vou fazer grandes mexidas nem rodar jogadores, não vai acontecer isso. Vou com os que se encontram no melhor momento», assegurou, citado pela Lusa.

Prometendo que a equipa vai «fazer tudo» para evitar surpresas, Domingos recordou que as equipas da Liga de Honra colocam sempre dificuldades: «São muito competitivas, como o prova a escassa diferença de pontos entre as equipas nesse campeonato.»

Uma das preocupações do técnico português é o estado do relvado em Freamunde, ansiando por um palco melhor do que aquele que encontrou no reduto do Trofense, quando foi eliminado da Taça da Liga.

«Esse jogo foi diferente por causa do estado do relvado. Espero que isso não aconteça na quarta-feira, que se possa jogar futebol e ser um bom jogo. Temos de ter condições e isso passa muito pelo estado do relvado», lembrou.

Ajuda para Peterson e para o Haiti


Domingos Paciência guardou ainda umas palavras para os mais recentes reforços da sua equipa, Luís Aguiar e Renteria. O uruguaio é, no momento, uma opção a ter mais em conta, na medida em que está numa fase mais adiantada da sua preparação. «O Renteria vem de uma paragem muito longa, está mais atrasado», revelou.

O Sp. Braga vai, também, ajudar financeiramente o Haiti, para ajudar o país a recuperar do sismo que abalou o país na semana passada. Com esse apoio, os bracarenses pretendem também a apoiar o jogador Peterson, para que este possa ajudar a família a «restabelecer as condições mínimas de vida depois daquela tragédia.»


MAIS FUTEBOL