News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/01

Started by JotaCC, 11 de January de 2010, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Rentería chega hoje


Rentería chega hoje do Brasil com via verde directa a Braga. O avançado reúne-se amanhã com a SAD minhota e o presidente António Salvador e começa já a trabalhar com a equipa, mas os treinos têm porta fechada a partir desta segunda-feira, por isso, os adeptos e sócios vão ter ainda de esperar para voltar a ver o ponta-de-lança colombiano com a camisola do Sp. Braga.

Falhada a aventura no Atlético Mineiro, Wason Rentería ficará no Minho até ao final da temporada, por empréstimo do FC Porto (com quem tem um vínculo contratual até 2011), ao serviço do clube onde viveu os momentos mais felizes na Europa.

Na época 2008/09, o colombiano apontou seis golos com a camisola arsenalista, em 28 jogos disputados no campeonato, e está disposto a voltar a repetir o êxito durante os próximos cincos meses em Braga. Rentería será, assim, um sério concorrente de Meyong ou um aliado do camaronês na frente de ataque arsenalista, à imagem do que sucedia na época transacta, na altura com Jorge Jesus no comando técnico.

Esta temporada, o sistema táctico de domingos Paciência e de sucesso do líder da Liga privilegia Meyong como ponta-de-lança solitário na frente e uma cortina formada por Paulo César, Mossoró e Alan nas costas. Com Rentería, abre-se o ataque a mais um avançado com veia de goleador.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Fernando na montra
LATERAL ESTÁ À EXPERIÊNCIA E MOSTROU-SE A DOMINGOS

   
Há muito que a SAD arsenalista começou a investir nas camadas jovens, principalmente nos juniores, onde é frequente chegarem jogadores dos mais diversos países. Ontem, Domingos Paciência pôde apreciar mais de perto o último a chegar. Fernando é defesa-esquerdo e há três semanas que se encontra a treinar sob as ordens de Dito.

O jovem brasileiro viajou para o nosso país depois do verão e esteve a prestar provas no Nacional da Madeira. Não chegou a acordo e mudou-se para o Minho, onde tenta convencer os responsáveis a apresentarem-lhe um contrato.

Na manhã de ontem, para além de Fernando, também o central Sub-20 norte-americano Gale trabalhou com o plantel principal. Zizov (Israel), Toumany (Senegal), Guilherme (Brasil) são outros dos estrangeiros do plantel júnior.


Tempo de rodagem
SEGUNDA LINHA ESPREITA LUGAR FRENTE AO TROFENSE
   
O Sp. Braga tem de vencer, já amanhã, na Trofa para poder continuar a sonhar levantar a Taça da Liga. Domingos sabe que um novo desaire (a semana passada perdeu 2-1, em Alvalade) significa o adeus à competição, mas também terá de ter em conta o desgastante mês de janeiro, que ainda nem a meio chegou. Por isso, é crível que o treinador dos arsenalistas dê minutos a alguns dos jogadores menos utilizados na Liga. E em Braga há muitos a precisar de rodagem...

Não contando com os habituais titulares, e com Rafael Bastos que aguarda pela chegada do certificado internacional, é possível fazer uma equipa para defrontar o Trofense cheia de caras que esperam jogar mais na 2.ª metade da temporada. Na baliza, Kieszek tem lugar assegurado, Miguel Garcia e Tiago Pinto espreitam a estreia num setor recuado que deverá contar com Paulão no lugar de Moisés. Mais na frente, a expectativa está centrada em Peña, internacional venezuelano apontado na pré-época como substituo de Luís Aguiar, e que tarda em convencer Domingos a lançá-lo nos jogos oficiais. Com o golo no pensamento, Osvaldo, Adriano, Diogo Valente e Matheus serão nomes a ter em conta para o ataque.

Na Trofa joga-se a Taça da Liga, mas uma boa exibição pode ser sinónimo de novas oportunidades no futuro. Resta saber até que ponto vai a coragem do treinador ou, por outras palavras, a confiança que tem em vários dos elementos que constituem o plantel, muitos deles contratados no último defeso e que até agora pouco ou nada mostraram.


RECORD

JotaCC

Paulo césar vai ser premiado

Paulo César está a 68 minutos de ultrapassar os 1486 minutos que acumulou em toda a época passada. O brasileiro pode conseguir atingir essa marca na Trofa, para a Carlsberg Cup, ao 21º jogo da temporada, por oposição aos 48 do Braga do ano passado, nos quais foi utilizado em 32 por Jorge Jesus. No que respeita a titularidades, o registo anterior já está batido. Contra o Nacional, foi primeira opção pela 17ª vez esta época, mais uma do que aconteceu com o agora treinador do Benfica.

A leitura imediata destes números remete-nos para a condição de Paulo César: suplente em 2008/09, indiscutível agora com Domingos. Desde o Elsfborg, que abriu a temporada em Julho, o avançado brasileiro, que agora joga como extremo, só não começou mais duas partidas, uma delas na Carlsberg Cup, porque os regulamentos obrigam a que joguem dois portugueses e ele teve de ser sacrificado em prol de Diogo Valente.

Uma época tão bem sucedida, a que se junta a descoberta de uma polivalência que qualquer treinador aprecia, vai merecer um prémio por parte da SAD. O JOGO já havia noticiado que o mês de Janeiro seria pródigo em reuniões de António Salvador com os representantes dos jogadores que terminam contrato em Junho. Nesse grupo inclui-se Paulo César que, podemos garantir, será o primeiro caso a ser tratado. O Braga quer continuar com ele e já se está a mover no sentido de o conseguir. As primeiras diligências no sentido da renovação do jogador estão feitas e resta saber o que o jogador tem a dizer sobre a proposta concreta que, muito em breve, vai receber.

Para o Braga, preservar o jogador é um imperativo, seja quem for o treinador da próxima época. Mas Paulo César tem vários trunfos na mão com que pode jogar. Por um lado, está no melhor clube dos cinco que representou em Portugal, nesta década de permanência no país. Por outro, por ter completado 30 anos há seis dias, sabe que não terá muitas mais oportunidades de fazer um contrato milionário. O tempo joga a seu favor, pois a cada dia que passa, e o Braga ganha, valoriza mais. Estar livre nesta altura abre muitas portas, em Portugal e no estrangeiro.

Paulo César não se quererá precipitar, mas Salvador não quer deixá-lo fugir.



Só falhou em Guimarães até já recusou Espanha

A preferência de Paulo César é continuar em Portugal. O brasileiro chegou a Barcelos com apenas 20 anos e por cá continua, numa década apenas interrompida por alguns meses no Brasil, depois de dispensado do Guimarães. Em toda a carreira, só mesmo no Berço não foi feliz. Não fez qualquer golo, ao contrário dos outros clubes por onde passou. No Gil Vicente, onde começou, apontou oito tentos só para o campeonato. No Rio Ave fez oito a repartir por duas temporadas. Média melhor conseguiu em Leiria (15 em três), precisamente igual à que agora conta em Braga (10 golos em dois jogos). Antes de chegar à capital do Minho, recusou proposta do Gimnàstic, de Espanha. Então da II Divisão.



Alan condicionado ao lado de Petterson

Em gestão de esforço, Alan fez apenas corrida e está, para já, em dúvida para o jogo da Trofa. O brasileiro passou a sessão toda ao lado de Petterson, haitiano que está quase recuperado de paragem de seis meses. Moisés e Vandinho, que no dia anterior tinham ficado no ginásio, foram reintegrados e são opção para a Trofa.


Lateral Fernando à experiência


O lateral-esquerdo brasileiro Fernando, ainda com idade júnior (17 anos), treinou ontem com o plantel principal, tal como o americano Gale. Fernando está à experiência. O jogador está em Portugal há quatro meses e passou algumas semanas no Nacional da Madeira. Está em Braga há cerca de três semanas e aguarda veredicto.



Quatro jogos em 10 dias de alta rotação

Domingos Paciência não é adepto de grandes mudanças, mas os próximos 10 dias trarão onzes diferentes do habitual. Isto porque o Braga, ainda em todas as provas nacionais, terá quatro jogos neste período e não podem ser os mesmos onze a suportar tamanho desgaste. A série começa quarta-feira, na Trofa. Dia 17, os arsenalistas vão a Coimbra, defrontar a Académica para a Liga Sagres. Três dias depois, segue-se o Freamunde, para a Taça de Portugal. Dia 23, para terminar, recepção ao Leiria, outra vez para a Carlsberg Cup.

Kieszek tem garantidos dois jogos (Freamunde e Leiria), mas há outros que devem ter oportunidades únicas. Miguel Garcia está na forja para se estrear. Tiago Pinto também. Paulão deve também ter direito a minutos, até porque Moisés é um caso para gerir fisicamente. Vandinho e Hugo Viana terão forçosamente de jogar, mas a frente de ataque pode mudar. Alan treinou ontem de forma condicionada e Meyong não tem estado bem. Matheus, Diogo Valente e Adriano estão à espreita.



Renteria
"Um desfecho como todos desejamos"

Renteria chegará hoje a Portugal para amanhã dialogar com a SAD bracarense e colocar tudo preto no branco, para que possa começar a treinar o mais cedo possível.

Apesar de ter sido dado como certo em Braga, o avançado concedeu ontem uma entrevista a um jornal online brasileiro, em que nega essa certeza. Contudo, confirma a alta probabilidade de regressar ao Minho. "Os meus empresários disseram-me que o mais provável é que volte ao Braga. Mas devemos esperar, pois é preciso falar de temas importantes. Agora temos de falar com os directores para chegar a um acordo. Depois, quero começar a treinar para encontrar um ritmo excelente", disse.

Braga encanta o jogador, que não esconde ser essa a sua preferência. "É um excelente sítio para jogar. Espero chegar a um desfecho como todos desejamos. É um clube que conheço e no qual estive bem no ano passado", vincou.

Se tudo correr como o previsto, e depois de Maazou o Braga não quererá facilitar, Renteria pode começar a treinar quinta-feira, um dia depois da visita ao Trofense, para a Carlsberg Cup. Até lá, Yazalde continua pelo Estádio AXA.


Domingos ensina Yazalde

A lição foi para todos, mesmo para aqueles que não têm jogado e, no caso de Yazalde, estarão de saída do plantel. Domingos Paciência esteve ontem particularmente interventivo e o avançado escutou com atenção. Na foto vê-se ainda Gale, defesa-central júnior americano que ontem treinou com a primeira equipa. É o de azul, atrás de Yazalde.



Tiago Pinto reintegrado


Tiago Pinto recuperou do traumatismo sofrido sábado na canela esquerda e ontem mesmo já treinou sem limitações. O lateral-esquerdo pode estrear-se esta quarta-feira e logo contra o Trofense, clube que representou na época passada. Cristiano, com um traumatismo no olho esquerdo, também trabalhou normalmente.


O JOGO

JotaCC

Domingos surpreendido

Braga terá 'agora que sonhar',

O treinador do Sporting de Braga admitiu que, em Agosto, pensava ser impossível terminar a primeira volta como líder da liga de futebol, sublinhando que a vitória frente ao Nacional (2-0) permite 'sonhar', ainda mais. 'No início senti muitas dificuldades pela forma tardia como comecei, a instabilidade em volta dos jogadores que não sabiam se saíam, os lesionados, nada fazia prever que as coisas se pudessem endireitar e chegar até aqui', revelou Domingos Paciência. Depois, prosseguiu, os jogadores começaram a 'assimilar', as suas ideias e a conhecê-lo melhor e a 'confiança', entre as partes começou a surgir. 'Não foi fácil, mas felizmente encontramos um caminho. Vamos virar a segunda volta em primeiro e se em Agosto não pensava assim, agora há que sonhar', desejou.



Pizzi troca Covilhã pelo Paços de Ferreira

Pizzi, médio do Sporting da Covilhã cedido pelo Sporting da Braga, vai reforçar o Paços de Ferreira. 'É bom dar o salto para a primeira liga, para ganhar mais experiência, evoluir como jogador e ter maior visibilidade', sublinha Pizzi, 20 anos, jogador natural de Bragança, que deve ser apresentado no início da semana.
Pizzi considera a passagem pela equipa da Liga de Honra 'muito positiva', e aproveita para agradecer aos colegas e dirigentes serranos a forma como foi recebido: 'É graças ao Sporting da Covilhã que chego agora à primeira liga', realça.
José Mendes, dirigente do Sporting da Covilhã, desdramatiza a saída de Pizzi, tendo garantido que Basílio, Joãozinho, Adul Baldé e Pimenta podem fazer o lugar de Pizzi, embora admita que a saída do extremo 'poderá abrir uma brecha para a contratação de alguém, embora não seja uma necessidade premente',

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Taça da Liga: Carlos Xistra dirige V. Guimarães-Benfica
João Ferreira em Coimbra, Artur Soares Dias em Leiria



Carlos Xistra foi o árbitro escolhido pela Liga para dirigir o encontro entre Vitória de Guimarães e Benfica, da 2ª jornada do grupo C da competição. O encontro joga-se na próxima quarta-feira às 20h15.

O Académica-F.C. Porto, do grupo A, terá arbitragem de João Ferreira. Artur Soares Dias será o árbitro do U. Leiria-Sporting, do grupo B, o mesmo do Sp. Braga que, na deslocação ao reduto do Trofense, terá como árbitro o setubalense Bruno Paixão.

Lista de árbitros nomeados para a Taça da Liga

Académica-F.C. Porto: João Ferreira
Estoril-Leixões: André Gralha
U. Leiria-Sporting: Artur Soares Dias
Trofense-Sp. Braga: Bruno Paixão
V. Guimarães-Benfica: Carlos Xistra
Rio Ave-Nacional: Duarte Gomes


MAIS FUTEBOL

JotaCC

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE DOMINGOS PACIÊNCIA TERÇA-FEIRA ÀS 18H00

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, estará na sala de imprensa do Estádio AXA terça-feira, dia 12 de Janeiro, às 18h00, para projectar o encontro com o Trofense, a contar para a segunda jornada da III Fase da Taça da Liga.

Os Gverreiros do Minho treinam antes, às 15h30, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.



SC BRAGA VENCE O BC DE BARCELOS (67-42)

Cadetes do S.C. BRAGA vencem claramente o BC Barcelos (67-42) no primeiro jogo do play-off do campeonato distrital

A equipa masculina de cadetes (sub-16) do S.C. Braga venceu o primeiro jogo do play-off para apuramento do campeão distrital deste escalão. No jogo que disputou na tarde de sábado, dia 9 de Janeiro, pelas 16.30h, no pavilhão do Externato Carvalho Araújo, a equipa bracarense, que se classificou em segundo lugar na fase regular, bateu uma vez mais a equipa de Barcelos, terceira classificada, repetindo os triunfos já verificados nessa primeira fase do campeonato.


Assumindo claramente a condição de favorita, a equipa bracarense cedo se adiantou no marcador e não mais perdeu a condução do destino da partida. O primeiro período terminou com uns claros 21-9 a favor dos atletas de Eduardo Salles e Carlos Lázaro. No segundo período o equilíbrio foi maior (11-8), e para isso contribuiu a melhoria das defesas. Ao intervalo a vantagem era bem confortável e reflectia a maior qualidade e poderio físico da equipa bracarense (32-17). O terceiro e quarto períodos foram igualmente de domínio bracarense. Com parciais de 15-13 e 20-12, nada se alterou significativamente no rumo da partida. Vitória tranquila da equipa bracarense por 25 pontos de diferença que confirma a legítima ambição de estar presente no play-off final com a equipa que vencer os três jogos a disputar entre o VSC  e o ATC, respectivamente primeiro e quarto classificados da fase regular. Para isso suceder a equipa bracarense terá que vencer o próximo jogo em Barcelos, jogo este que se disputará já amanhã, dia 10, pelas 11 horas, no pavilhão da Escola Secundária de Barcelos. Um terceiro jogo será disputado em Braga, no próximo fim-de-semana, caso se verifique uma vitória barcelense no segundo jogo.


JUNIORES DESPERDIÇAM APROXIMAÇÃO À LIDERANÇA

Os jovens Gverreiros do Minho bem jogaram, lutaram, mas não lograram marcar golos frente a um dos adversários directos pelo apuramento para a Fase Final. O nulo penaliza em demasia o SC Braga que teve uma soberana ocasião de se aproximar do trio da frente na mesma jornada.

Entrou melhor no jogo a Académia, sendo de sua conta o primeiro remate logo aos 2`, mas sem causar perigo para as redes à guarda de Rui Vieira. Aos 10´, Rui teve mesmo de se aplicar para encaixar um forte remate fora de área. Com um quarto de hora de jogo, o SC Braga remata pela primeira vez à baliza através de Januário mas o guarda-redes academista susteve o disparo. À meia-hora, Rui Vieira efectua uma boa defesa num remate à queima descaido na sua esquerda. Januário torna a responder mas o seu remate faz subir a bola em demasia. Dois minutos volvidos e é Zizov a rematar com potência com o guarda-redes a sacudir para um pontapé de canto. As melhores ocasiões da primeira parte chegam aos 41`e 42`, com Toumany a rematar e a cabecear ao lado do poste em dois lances consecutivos.

A segunda parte regressa com um lance duvidoso na área academista, pois um adversário parece desviar a bola com a mão, anulando a iniciativa ofensiva de Nuno Valente. Na resposta, os de Coimbra criam uma situação perigosa para Rui mas a bola sai ao lado do poste direito. Aos 57`, e como culminar de uma boa jogada colectiva, Zizov, na pequena área, cabeceia ao lado da baliza. O SC Braga encostava a Académica ao último reduto e só não marcou no minuto seguinte porque o "chapéu" de Januário, com este na cara do guarda-redes, saiu novamente ao lado. Gorou-se a melhor ocasião de golo do jogo! Dito mexe na equipa com as entradas de Tiago Veiga e Cardoso e a pressão sobre o adversário acentuou-se. Aos 61`, Toumany ganha espaço na grande área mas o seu remate é desviado em esforço para canto por um defesa. O mesmo Toumany e Zizov desperdiçam aos 70 minutos nova ocasião com a bola a escapar a ambos dentro da área. No minuto seguinte, o guarda-redes adversário acusa a pressão repondo mal o esférico, mas a bola teimou em não entrar com o remate de longe de Cardoso para a baliza deserta. Registo para mais uma oportunidade aos 85` com Zizov a cabecear a bola junto à base do poste direito após uma iniciativa individual do capitão Tiago Gomes. A onze jornadas do final da primeira fase, o SC Braga segue na 4ª posição com 36 pontos, menos 8 e 6 pontos que o FC Porto e Vitória SC respectivamente, e a 5 pontos da Académica.



Equipa do SC Braga: 1 – Rui; 2 – Tiago Gomes (Cap.), 3 – Aníbal, 4 – Lucas e 5 – A. Anjo (17 – Cardoso aos 58`); 6 – Paulo Jorge (14 – Tiago Veiga aos 58`), 7 – Januário e 8 – Nuno Valente (15 – João Manuel aos 80`); 9 – Zizov, 10 – Guilherme e 11 – Toumany.



CADETES VOLTAM A VENCER O BC BARCELOS E GARANTEM O PLAY-OFF

Basquetebol do S. C. BRAGA em grande. Depois da vitória no campeonato distrital de iniciados (sub14), as equipas de juniores (sub18) e agora a de cadetes (sub16) vão disputar o play-off da final do campeonato distrital.

Cadetes do S.C. BRAGA vencem pela segunda vez o BC Barcelos (62-58) e garantem presença no play-off da final do campeonato distrital

A equipa masculina de cadetes (sub-16) do S.C. Braga venceu novamente o BC Barcelos, desta feita em Barcelos, no segundo jogo do play-off para apuramento do campeão distrital deste escalão. No jogo que se disputou neste domingo pela manhã, no pavilhão da Escola Secundária de Barcelos, a equipa bracarense voltou a afirmar com clareza que é uma das favoritas à conquista do título distrital.

Ainda com o esforço do dia anterior nas pernas e braços, as equipas voltaram a colocar em campo os seus argumentos neste jogo que podia, e foi, ser decisivo. Com a vitória averbada no dia anterior a equipa bracarense garantia o acesso ao ply-off final caso vencesse o jogo. E, tal como em Braga, os jovens "Gverreiros do Minho" mostraram cedo ao que vinham. O parcial do primeiro período (21-4) diz bem da diferença que se verificou entre ambas as equipas. Com esta diferença tão clara, não se compreende muito bem o resultado do segundo período (10-23). O relaxamento, cansaço e certamente algum convencimento de que querendo tudo voltaria a ser como antes, podem explicar o menor rendimento neste segundo período. Ao intervalo o resultado era de 31-27 e todo o cuidado era pouco face á boa prestação barcelense. Entusiasmados pela recuperação os da casa aplicaram-se e só perderam o terceiro período por 12-10. Igual diferença verificou-se  no quarto e último período, desta vez com vantagem para os de Barcelos. No final, a diferença de quatro pontos do primeiro tempo assegurou mais uma vitória dos bracarenses (a quarta nos quatro jogos disputados com o BC Barcelos esta época) e, deste modo, tornou desnecessário o terceiro jogo e garantiu a presença dos bracarenses no play-off da final.

Muito cansaço e muita alegria entre os bracarenses num fim-de-semana cheio de emoções e em que o bom momento do basquetebol de formação do S.C. BRAGA se voltou a evidenciar. É inedita, e bem elucidativa da qualidade do trabalho desenvolvido nos últimos anos, a presença de todas as equipas masculinas dos escalões de formação nas finais dos campeonatos distritais. Depois de ter vencido o campeonato distrital de iniciados (sub14), os juniores (sub18) começam hoje a disputar o play-off final para apuramento do campeão distrital com um difícil jogo em Guimarães e os cadetes (sub16) vão saber muito brevemente se também vão defrontar na final o VSC ou o ATC.



CARTÕES REPSOL – SC BRAGA

Abastece as vitórias do teu Clube!

3 Cêntimos de desconto até 31 de Março! Aproveite este desconto especial!

Este desconto é acumulável aos 4 cêntimos de desconto existentes na Repsol Piscinas I, Repsol Piscinas II e Repsol Ferreiros.

O SC Braga continua a desenvolver e a concretizar iniciativas que visam aproximar cada vez mais o Clube da massa associativa, proporcionando-lhe um infindável conjunto de vantagens exclusivas.

O CARTÃO REPSOL – SC BRAGA proporciona a todos os associados do Clube descontos imediatos de 2.5 cêntimos por litro em gasolinas, gasóleos ou GPL abastecido na rede de Estações de Serviço Repsol aderentes em Portugal.

Em qualquer dos postos aderentes Repsol, estará ainda à sua inteira disposição uma gama de combustíveis e lubrificantes tecnologicamente avançados, aprovados nas provas desportivas mais duras do mundo, assim como serviços de lavagens, lojas de conveniência abertas 24 horas por dia e oficinas sempre prontas para o assistir.

Este cartão é pessoal e intransmissível. Use-o sempre que desejares, conforme as condições de utilização que poderá encontrar no verso do cartão.

Queremos continuar a servi-lo, a si, que é um Gverreiro do Minho!

Verifique as Estações de Serviço Repsol aderentes em http://www.repsolypf.com/

Mais informações:

Linha de apoio: 253271320

E-mail: sócios@scbraga.pt


S.C.BRAGA.PT