News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 23/12

Started by Sylverstar, 23 de December de 2009, 00:15

Previous topic - Next topic

Sylverstar

João Pereira confirmado no Sporting por três milhões

o Sporting comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a contratação ao Sporting de Braga do futebolista João Pereira por quatro anos e meio, a troco de três milhões de euros.

O Conselho de Administração da Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD informou "ter celebrado um acordo de transferência definitiva do jogador João Pereira com o Sporting de Braga pelo montante de três milhões de euros".

"A Sociedade e o jogador João Pereira celebraram contrato de trabalho desportivo com início a 01 de Janeiro de 2010 e termo em 30 de Junho de 2014", diz ainda o comunicado dos "leões" à CMVM.

João Pereira, de 25 anos, é, desta forma, o primeiro reforço de Inverno do Sporting, que segue no quinto lugar da Liga portuguesa de futebol, com 21 pontos, menos 12 do que Sporting de Braga e Benfica, que lideram a prova.

O futebolista internacional sub-21 luso formou-se no Benfica, clube no qual ingressou com nove anos, e jogava nos "arsenalistas" desde 2007/2008, depois de época e meia no Gil Vicente.



http://www.Bomdia.lu
Só não sou o maior adepto do Sporting Clube de Braga porque apenas tenho 1m70.

Braguista_D

Aperta com eles, Sá Pinto

Braguista_D

 
Sporting - João Pereira assina por quatro anos e meio



O lateral direito João Pereira, do Sporting de Braga, é o primeiro reforço de Inverno para a equipa de futebol do Sporting, anunciou hoje à Agência Lusa fonte do clube de Alvalade.

João Pereira, de 25 anos, vai rubricar um contrato por quatro anos e meio, até ao final da época 2013/2014.

O futebolista luso formou-se no Benfica e jogava nos "arsenalistas" desde 2007/2008, depois de época e meia no Gil Vicente.

A SAD do clube bracarense anunciou que "chegou a acordo com o Sporting para a cedência a título definitivo dos direitos desportivos do atleta João Pereira".

"O Sporting irá liquidar na totalidade os valores da cláusula de rescisão (mais de três milhões de euros) contemplada no contrato de trabalho do jogador", anunciou ainda o Sporting de Braga, no seu sítio oficial.

No comunicado, o Sporting de Braga "enaltece o carácter, entrega e profissionalismo sempre manifestados pelo atleta João Pereira enquanto esteve ao serviço" do clube.

www.correiodominho.com

Aperta com eles, Sá Pinto

Braguista_D

O defesa direito do Sp. Braga João Pereira vai transferir-se para o Sporting já na reabertura do mercado em Janeiro, sendo assim o primeiro reforço de Inverno do Sporting. O acordo entre as partes está consumado, com o contrato a ter uma duração de 4 anos e meio. Em comunicado à CMVM, o Sporting revelou que o Sp. Braga recebe por esta transferência 3 milhões de euros, valor estipulado na cláusula de rescisão contemplada no contrato de trabalho do jogador.

Aqui está na íntegra o comunicado enviado pelo Sporting à CMVM
:

«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 do Código dos Valores Mobiliários, a SPORTING - Sociedade Desportiva de Futebol, SAD (Sporting SAD)  informa ter celebrado um Acordo de Transferência Definitiva do jogador João Pereira com o Sporting Clube de Braga - Futebol, SAD pelo montante de 3M€.

A Sociedade e o jogador João Pereira celebraram contrato de trabalho desportivo com início a 1 de Janeiro de 2010 e termo em 30 de Junho de 2014.

Lisboa, 22 de Dezembro de 2009

O Conselho de Administração»
Aperta com eles, Sá Pinto

JotaCC

Sp. Braga encaixa três milhões com a venda de João Pereira

As SAD's do Sporting SC e Sporting de Braga acordaram no dia de ontem a transferência de João Pereira para o clube leonino. O futebolista pautava-se como um dos activos mais importantes do clube minhoto e acaba de render três milhões de euros, valor que o Sporting tem de pagar para accionar a cláusula de rescisão.

A SAD do clube bracarense anunciou em comunicado que "chegou a acordo com o Spor-ting para a cedência a título definitivo dos direitos desportivos do atleta João Pereira".
"O Sporting irá liquidar na totalidade os valores da cláusula de rescisão contemplada no contrato de trabalho do jogador", anunciou ainda o Sporting de Braga, no seu sítio oficial.

No comunicado, o Sporting de Braga "enaltece o carácter, entrega e profissionalismo sempre manifestados pelo atleta João Pereira enquanto esteve ao serviço" do clube.
O Consel ho de Administração da Sporting SAD informou "ter celebrado um acordo de transferência definitiva do jogador João Pereira com o Sporting de Braga pelo montante de três milhões de euros".

"A Sociedade e o jogador João Pereira celebraram contrato de trabalho desportivo com início a 1 de Janeiro de 2010 e termo em 30 de Junho de 2014", diz ainda o comunicado dos "leões" à CMVM.
João Pereira, de 25 anos, é, desta forma, o primeiro reforço de Inverno do Sporting, que segue no quinto lugar da Liga portuguesa de futebol, com 21 pontos, menos 12 do que Sporting de Braga e Benfica, que li-deram a prova.

O futebolista internacional sub-21 luso formou-se no Benfica, clube no qual ingressou com nove anos, e jogava nos "arsenalistas" desde 2007/2008, depois de época e meia no Gil Vicente e vai agora reencontrar-se com o treinador Carlos Carvalhal.



Salvador: "A base do nosso sucesso não se deve à sorte"


O presidente da SAD do Sporting de Braga, António Salvador, dirigiu uma mensagem aos associados através do site oficial do clube, destacando o sucesso da equipa profissional, pela campanha desenvolvida na Liga Portuguesa de Futebol, destacando o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos, aludindo à existência de um projecto de "crescimento sustentado".

"O SC Braga é um clube pujante, rigoroso, cumpridor, ganhador, reconhecido nacional e internacionalmente, sendo por m érito próprio, uma das maiores potências em Portugal".
António Salvador evoca que "a liderança no campeonato é a consequência lógica do projecto" implementado no clube e assegura que este sucesso "não vai afectar as nossas rotinas, porque o SC Braga não busca o sucesso efémero ou as luzes passageiras da glória, mas sim a consolidação de um crescimento sustentado que o torna num caso único do desporto nacional". O dirigente eleva ainda o trabalho nas modalidades amadoras.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Central Anilton de volta
RESCINDIU COM O SP. BRAGA
   
O defesa-central brasileiro Anilton Júnior, de 29 anos, vai reforçar o Portimonense, começando a trabalhar já a partir de segunda-feira, depois de ter rescindido o compromisso que o ligava, até ao fim da época, ao Sp. Braga.

É o regresso a Portimão de um jogador que na época passada se cotou como uma das unidades mais influentes da equipa. A turma de Portimão deverá ainda reforçar um outro setor, o ataque, decorrendo conversações nesse sentido.

RECORD

JotaCC

João Pereira por 3 milhões

Está encontrado o primeiro reforço do Sporting para 2010: João Pereira, lateral-direito do Braga, foi a escolha da SAD verde e branca e rubricou um contrato com quatro anos e meio de duração. O Sporting e o Braga anunciaram ontem a conclusão da transferência, de imediato comunicada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), ficando os leões obrigados a pagar, aos minhotos, três milhões de euros pelos direitos desportivos do jogador formado no rival Benfica. Ontem, ao início da noite, João Pereira deixou Alvalade, já na qualidade de profissional do clube, para marcar presença no jantar comemorativo do 33º aniversário da Juventude Leonina e proferiu as primeiras palavras à leão (ver peça nesta página).

O novo lateral-direito do Sporting foi lançado na principal competição lusa pela mão de José Antonio Camacho, à época - 2003/04 - treinador do Benfica, mas foi no Braga que alcançou estatuto como um dos melhores jogadores do campeonato na sua posição. O empenho, a agressividade, a garra e a capacidade para apoiar o ataque são as qualidades mais evidentes de um defesa que tem a Selecção Nacional no horizonte, como o próprio recentemente reconheceu.

A escolha não deixa, contudo, de surpreender, tendo em conta a história de atrito existente entre a antiga promessa encarnada e o emblema verde e branco, que atingiu o ponto alto em 2004/05, num dérbi a contar para a Taça de Portugal: João Pereira provocou a expulsão de Hugo Viana e, depois do triunfo benfiquista nos penáltis, provocou os jogadores verdes e brancos.

A opção apresenta ainda outra curiosidade: no Verão de 2006, quando Filipe Soares Franco quis dar novas armas a Paulo Bento, que tinha substituído José Peseiro no comando técnico, foi no lado direito da equipa bracarense que encontrou o primeiro reforço, Abel, que, com este investimento, poderá perder espaço e influência no seio do plantel verde e branco: os três milhões representam quase metade do capital disponível para acrescentar qualidade à equipa em Janeiro.

João Pereira

25.02.1984 (25 anos)

1,72 m

64 kg

Percurso:

Benfica B (2001 a 2003)

Benfica

(2003 a 2005)

Gil Vicente

(2006 a 2007)

Braga

(2007 a 2009)

Títulos:

campeão nacional (2004/05)

Taça de Portugal (2003/04)


10,4 milhões quebram recorde


Houve quem duvidasse da sanidade de António Salvador, quando este se propôs a facturar 10 milhões de euros no Verão passado. Seis meses depois, eis a prova de que o presidente do Braga não estava a delirar: não só foi possível ultrapassar esse valor, como a SAD ainda recusou a possibilidade de o fazer crescer, em nome da competitividade do plantel com que perspectiva conseguir a melhor classificação de sempre, leia-se acima do terceiro lugar.

A António Salvador deve ser dado o mérito de tamanho encaixe, principalmente porque, para que tal fosse possível, só teve de se desfazer de dois activos de importância reconhecida: primeiro Luis Aguiar, agora João Pereira. Além disso, resistiu a ofertas mais curtas, como as do Anderlecht ou Racing Santander pelo lateral-direito, e só acedeu quando não conseguiu travar o valor da respectiva cláusula de rescisão. Os 10,4 milhões de euros que entraram na conta arsenalista são um recorde interno, que se perspectiva desde que o Braga entrou a sério nesta lógica de mercado, em 2004/05. Nesse ano, Salvador garantiu 5,4 milhões de euros de receitas extraordinárias. Na época seguinte, 7,5 milhões, naquele que era, até o ontem, o recorde do clube. Por coincidência, metade às custas do Sporting, que na altura adquiriu 50 por cento do passe de João Alves e ainda Wender. Foram precisamente os leões que agora quebraram esse limite. Todos os anos somados e o presidente pode apresentar-se como o senhor 30 milhões de euros. É esse o valor exacto da sua gestão.

Dos inéditos 10,4 milhões, quase um terço deste resulta da venda dos direitos desportivos de Orlando Sá ao FC Porto. A bem da verdade, e apesar de o jovem ter um enorme potencial, o avançado não era primeira opção em Braga. Perdê-lo não representou uma baixa significativa, tal como aconteceu com a partida de César Peixoto, que com a chegada de Hugo Viana poderia até nem ter espaço para jogar. O esquema táctico de Domingos Paciência não favorece as qualidades do esquerdino e a relutância deste em continuar no Minho também não ajudaria à dinâmica de grupo.

Ao todo, só em jogadores, António Salvador ganhou 9,7 milhões de euros. A esses devem somar-se os 700 mil euros pagos pelo Benfica a propósito da cláusula de rescisão de Jorge Jesus, que não conseguiu ainda deixar saudades, pois Domingos melhorou os resultados do antecessor e tem, nesta fase da época, mais 10 pontos do que o ano passado.



Benfica ofereceu João Pereira no negócio mais vantajoso

Se excluirmos a venda de metade dos passes de alguns jogadores, pelos quais a estimativa proporcional permitiria pensar em lucrar valores gigantescos, podemos afirmar, sem margem para dúvidas, que a venda de Luís Filipe ao Benfica foi a mais rentável de sempre do Braga. Isto porque os encarnados incluíram no negócio de 500 mil euros a libertação de João Pereira, que agora rende mais 3 milhões de euros. Não deixa de ser curioso que o Benfica tenha aberto mão de um lateral que agora vai reforçar um crónico rival. Engraçado é também o facto de os leões terem ajudado agora a enfraquecer o principal rival do Benfica na luta pelo título, ou pelo menos o único que está à frente na classificação.



Proposta por Evaldo e Eduardo inegociável

António Salvador deve dizer não ao Bursaspor, clube turco que se prepara para fazer uma oferta concreta por Evaldo. A venda de João Pereira trava o ímpeto vendedor do presidente, até porque seria de um prejuízo enorme para a equipa a saída de ambos os laterais, dois dos jogadores mais influentes da equipa. Apesar de tudo, o presidente continua receptivo a ouvir interessados em qualquer jogador, sendo certo que, como disse na mensagem de Natal, atacar o título não desviará o clube da rota do crescimento desportivo e financeiro sustentado. Eduardo é, neste momento, o único jogador do plantel cujas possibilidades de sair só não se esgotam em números astronómicos. O Braga tem a convicção de que o guarda-redes sairá valorizado do Mundial'2010, na África do Sul, e aponta a sua venda como o grande negócio do Verão de 2010.



Filipe Oliveira será opção única para o Sporting

Se João Pereira se pode estrear pelo Sporting precisamente contra o Braga, no jogo da Carlsberg Cup agendado para 3 de Janeiro, os arsenalistas muito dificilmente terão um reforço novo para apresentar nesse mesmo dia. O "dossiê lateral-direito" foi ontem aberto, mas é de crer que demorará alguns dias a ser concluído com sucesso. Por isso, Filipe Oliveira é a solução para a posição. Esta é a oportunidade pela qual o ex-Leixões esperou durante um ano e meio, no qual só jogou esporadicamente e nem sempre na sua posição. Ney é outra solução, mas o empréstimo ao Setúbal está praticamente acertado e o brasileiro só jogará, e ficará, se entretanto acontecer algo a Filipe Oliveira, que ainda recentemente esteve dois meses parado por ter fracturado um dedo do pé. Filipe Oliveira entrou para o meio-campo no jogo contra o Paços de Ferreira, mas jogou cerca de cinco minutos e não tem ritmo de jogo. Termina contrato no final de Junho e não houve, até agora, qualquer contacto da SAD bracarense no sentido da prorrogação do mesmo.



Título não desviará António Salvador

Ser campeão é o sonho de todos os braguistas e António Salvador não foge, como é óbvio, à regra. Contudo, o presidente alerta os sócios de que o Braga não deve pensar a curto prazo e avisa que não vai mudar as rotinas do clube para que este dê o passo esperado. Esta é a leitura que se faz da mensagem de Natal do presidente, publicada ontem no sítio oficial do clube. "Não é este primeiro lugar que nos desvia do nosso caminho ou nos coloca em bicos de pés", lê-se. "Não vai afectar as nossas rotinas, porque o Braga não busca o sucesso efémero ou as luzes passageiras da glória, mas sim a consolidação de um crescimento sustentado", prossegue, numa mensagem clara para quem espera um enorme investimento em função destes resultados.

Salvador não está contente com "uma franja da comunicação social, sempre desejosa de falar em liderança partilhada", mas sente-se muito orgulhoso com o que conseguiu neste 2009. "A família braguista tem motivos para recordar com orgulho este ano que caminha para o final", salientou, a propósito do "percurso difícil, mas recompensador; complicado, mas saboroso."



Visita a Alvalade já está em preparação

Ainda faltam mais de 10 dias para o jogo, mas o Braga (clube e adeptos) já prepara com afinco a visita a Alvalade agendada para o dia 3 de Janeiro. Para a primeira jornada da terceira fase da Carlsberg Cup, na qual uma vitória simplificaria, e de que maneira, o apuramento para as meias-finais, o bilhete custa apenas cinco euros, razão suficiente para que a equipa possa esperar um apoio forte. No jogo do campeonato foram quase dois mil adeptos que se deslocaram a Lisboa. Agora serão menos, até porque esta prova não desperta tanto interesse, mas ainda assim os guerreiros do Minho não se sentirão sós. Quem optar por adquirir bilhete e viagem ao mesmo tempo, então terá de desembolsar 20 euros.

No que respeita aos aspectos desportivos, Domingos terá uma semana inteira para preparar a vitória com todo o plantel disponível para trabalhar.

O JOGO

JotaCC

Domingos: "Estão sempre à espera que a lebre desista"


Numa certa interioridade minhota, mora também um determinado complexo, que não é de inferioridade e muito menos de provincianismo.

Domingos Paciência orgulhoso por estar no topo da Liga


É só a simples verificação da estranheza que o SuperBraga causa a uma certa nomenclatura mediática, dominante no futebol indígena. Como se a presença do Braguinha no pódio da Liga fosse um desalento nacional, uma anomalia, um distúrbio da velha ordem, militante e ortodoxa. "O povo quer é Porto e Benfica. É natural", ironiza e resume o treinador dos minhotos, Domingos Paciência. Mas até pode ser que dessa irredutibilidade de "lesa-pátria" nasça ainda mais alento. Na "pedreira", falar do título continua a ser tabu, mas se os outros facilitarem... Ou como Domingos prevê e deseja deslizes alheios: "Pode ser que haja jogadores que comecem a pensar no Mundial...".

Seja como for, chegar ao Natal na liderança é uma bela prenda?


É uma bela prenda e um motivo de orgulho. Para mim, para os jogadores, para toda a estrutura do clube. É o orgulho de todos, porque, no futebol, ninguém ganha sozinho. E é sinal de que estamos a trabalhar de forma positiva.

E o início da época nem foi fácil...

Iniciámos a pré-época tardiamente e houve alguma instabilidade com vários jogadores. Houve lesões e incerteza na continuidade de alguns jogadores. O caso do César Peixoto foi o que criou mais instabilidade. Tudo isso condicionou o planeamento da época. E por isso esta equipa não teve mais êxito. A eliminação da Liga Europa foi um dissabor. Além de a eliminatória ter sido jogada numa fase difícil para a nossa equipa, não fomos felizes no sorteio, pois apanhámos uma equipa [o Elfsborg] em plena competição e que liderava a liga sueca.

Mas, se calhar, a eliminação na Europa uniu mais o Braga para a Liga...

Nenhuma derrota vem em boa altura, mas, analisando o que se passou no início da época, a instabilidade na construção do plantel, podíamos ter tido mais problemas de concentração. Mas até podíamos estar nas duas provas e competir a grande nível em ambas. No futebol, tudo é imprevisível.

Certo é que e o Braga corre na frente. E quem vai à frente...

É um percurso de louvar. Mas quando as pessoas começam a pensar num título é preciso não esquecer que há equipas que investem muito mais, quatro ou cinco vezes mais do que o Braga. Esses clubes é que têm a responsabilidade de ganhar o título. Mas, se nos suceder o que aconteceu ao Wolfsburgo, na Alemanha, ou ao Boavista, aqui há uns anos... Só a consistência e a regularidade da equipa poderá dizer se isso é possível. Lutar para ser campeão é uma responsabilidade boa, mas também uma grande responsabilidade. É que ter de ganhar sempre é diferente de pensar que ir jogar fora e empatar é bom resultado. Para se ser campeão, é preciso assumir sempre a mesma identidade, seja em casa ou fora.

E sente a equipa preparada para assumir essa responsabilidade?


A ver se aguentamos aí até à 20.ª jornada. Era bom. Nessa altura, pode ser que haja jogadores que comecem a pensar só no Mundial... O que sei é que as pessoas estão sempre à espera que a lebre desista. Resta-nos lutar e resistir o mais possível.

E quem são essas pessoas?

Já trabalhei noutros clubes e senti como nos tratavam. E como tratam agora o Braga pela posição em que está. A nível nacional, há três grandes clubes. Será sempre assim. E sabemos que o jornalismo tem influência nas pessoas. O povo quer é Porto, Benfica e Sporting. E é natural que o espaço do Braga seja mínimo. Os adeptos do Braga são em menor número. Mas o Braga, enquanto puder, vai intrometer-se entre os grandes.

"O padrasto  e o pai biológico"

Mal chegou a Braga, Domingos Paciência afirmou que ia para fazer melhor do que o antecessor. Olha o que foi dizer... Saído do penoso processo de transferência para o Benfica, Jorge Jesus doeu-se, até porque o presidente do Braga já lhe atribuíra responsabilidade pelo que considerava ser o mau planeamento da época. Mas, logo que o Braga encarreirou, o mesmo Jesus gabou-se da paternidade dos êxitos minhotos: "Sei do valor do Braga, porque fui eu que escolhi os jogadores". Domingos lá se aguenta à bronca: "Quando cheguei, fui padrasto, depois, pai biológico, a seguir, outra vez padrasto e outra vez pai biológico."

Afinal, quem é o pai da criança?

Nessa altura, o Rogério Gonçalves chegou à Académica e disse que queria fazer melhor do que o sétimo lugar. E eu não fiquei melindrado com isso. Pelo contrário. Nunca achei que fosse um ataque pessoal. Até gostava que isso pudesse acontecer, porque a Académica é um clube que merece. Eu vim para Braga e, naturalmente, com o objectivo de fazer melhor do que o meu antecessor. Se fui contratado foi porque as pessoas queriam que fizesse melhor. É natural que assim seja. Se ele fosse campeão, o que me exigiriam é que voltasse a ser campeão pelo Braga. É normal. E eu só prometi fazer melhor na Taça da Liga, na Taça, na Liga e a na Liga Europa. Infelizmente, nesta prova, não pudemos fazer melhor.

E porquê tanta celeuma?


Se tivesse ido para outro clube, nada disso teria relevância, mas como o vim para o Braga, muitos críticos, que fazem opinião, acharam isso uma coisa do outro mundo. Cheguei aqui, era padrasto, depois pai biológico e a seguir outra vez padrasto. Mas isso não mexeu comigo de maneira nenhum. O que senti foi o que se sente quando se chega um clube e se quer dar a conhecer. E é natural que não haja tanta abertura por parte das pessoas. Senti essa dificuldade.

Como assim?

Quando cheguei, as pessoas não me conheciam. Nem dirigentes, nem jogadores nem adeptos. O que é natural. Até que chegou a altura em que começaram a conhecer a minha maneira de estar no futebol, que é a minha. Não sei como é das outros, mas esta é a minha forma de estar, e foi essa maneira de estar que procurei impor. Foi a minha maior preocupação. E sinto que os adeptos começaram a gostar mais de mim. E isso é importante, porque o futebol é um espectáculo virado para a emoção e para a alegria dos adeptos. Com o tempo, senti-me muito mais confiante e optimista para o futuro. E as coisas começaram a funcionar muito bem.

Golos errantes, mercado e técnico "estagiário"

Hugo Viana, médio, e Alan, ala, são os melhores marcadores do Braga. É rotina ou contingência?

No ano passado, esta equipa viveu muito dos golos de bola parada do Luís Aguiar, dos de Rentería e dos de Meyong. Este ano, só dois jogadores ainda não marcaram, o Rodríguez e o Vandinho. E o guarda-redes, claro. Todos os outros já marcaram. Todos os jogadores estão preparados para fazer golos. Não há no Braga o que existe, por exemplo, no Benfica, uma referência como o Cardozo. Se tivéssemos um jogador com essas características, estaríamos numa situação ainda melhor.

E o Meyong vai para a CAN, em Janeiro. Vão ao mercado?


O Meyong é o nosso jogador com mais golos na Liga. Até já foi o melhor marcador da Liga, com 18 golos numa época, mas, neste momento, não temos essa referência. E como não a temos, e como sabemos que não temos um goleador nato, é natural que procuremos, de outras formas, fazer com que a equipa continue a ganhar. O presidente, eu e o Carlos Freitas estamos a avaliar o plantel e a ver a possibilidade de reforçar determinadas posições, para melhorar a equipa e torná-la ainda mais forte.

Visto de fora, o seu trabalho é, para muita gente, um tirocínio para ingresso no... F. C. Porto?

Quando saí da Académica e vim treinar o Braga subi degraus na minha carreira. É evidente que para treinar noutros clubes, de outra dimensão, temos de caminhar de uma forma segura e fazer com que as coisas não se precipitem. Chegar demasiado cedo ao pico da pirâmide sem estar minimamente preparado pode resultar numa queda muito rápida. O Braga é o clube certo para dar continuidade ao meu trabalho. Deixei o Leiria a um ponto da Europa, na Académica fiz duas boas classificações e uma delas até a melhor do clube em 25 anos. No dia em que sair aqui de Braga quero sentir que fiz algo de diferente por este clube. Se conseguir isso, já me dou por satisfeito, porque, acima de tudo, são fases da carreira que nos marcam. Neste momento, estou motivadíssimo para trabalhar com estas pessoas e quero dar continuidade ao meu trabalho neste clube.


João Pereira chega por 3 milhões

João Pereira, jogador do Braga, vai reforçar a equipa do Sporting.

João Pereira é o primeiro reforço de Janeiro do Sporting. A contratação-relâmpago foi ,anunciada por Sporting e Braga e custa aos cofres leoninos três milhões de euros, num contrato válido por quatro épocas e meia.

O lateral direito chega a Alvalade vindo do Braga - pode ser o primeiro adversário -, numa operação muito rápida e plena de secretismo, que apanhou mesmo de surpresa o próprio jogador.

"Fui apanhado totalmente de surpresa. Tinha a ambição de jogar num clube maior do que o Braga, como já tinha referido em algumas entrevistas, e graças a Deus que estou cá. Já estava de férias quando o presidente do Braga me ligou a pôr-me a par do interesse do Sporting, ao que me mostrei totalmente disponível, e foi tudo muito rápido", afirmou.

O defesa, que na sua carreira já passou pelo Benfica, onde até protagonizou polémica com o Sporting por ocasião de um confronto mais acalorado com Hugo Viana - expulso -, num embate na Luz, em 2004/2005.

No ano seguinte, quando o Benfica de Koeman foi a Alvalade, João Pereira foi dos mais assobiados, situação que se manteve já no Braga.

No entanto, nada disso afecta o atleta e, ao que parece, os elementos da principal claque leonina que ontem receberam o reforço no jantar de Natal da organização.

"Agora só penso no Sporting, porque é cá que estou e vou defendê-lo até à morte", afirmou.

O lateral afirma que o acordo "foi fácil" e que não teve dúvidas, garante que quer dar continuidade "ao bom trabalho das épocas anteriores" e promete mostrar ambição. "Qualquer jogador que ingresse no Sporting tem sempre o objectivo de lutar pelo título e pelas quatro provas em que o clube ainda está inserido, porque as quer conquistar", frisou. Para já, o lateral não pode jogar na Liga Europa, pois foi inscrito e jogou pelo Sp. Braga frente ao Elfsborg.

A chegada de João Pereira para lateral direito evidencia que Pedro Silva, continuamente preterido por Carlos Carvalhal em prol de Abel, tem a porta de saída aberta.

O brasileiro renovou contrato com os leões em Setembro, por mais duas épocas, mas não faz parte das opções do técnico. Já Abel tem sido uma opção constante e mantém a confiança da SAD e de Carvalhal.

JN

david

Tony na primeira linha para reforçar a defesaPor Pedro Manuel Couto

Lateral-direito é o candidato para render João Pereira. Negociações com o Cluj estão bem encaminhadas Defesa com muita experiência.

Tony encontra-se na primeira linha para ser o sucessor de João Pereira no lado direito da defesa do Sp. Braga. Apesar de ter contrato com o CFR Cluj, o jogador, que domingo celebrou 29 anos, estará disposto a regressar ao futebol português e entrar pela porta grande, ou seja, servir o líder da Liga. Se as negociações foram facilitadas por parte do emblema romeno, é possível que o lateral assine com os minhotos nas próximas horas.

Não há tempo a perder. A transferência de João Pereira para o Sporting deu-se à velocidade da luz, num dia surgiu o interesse e no outro fechou-se o negócio, com os bracarenses a encaixarem 3 milhões de euros. Agora, é tempo dos líderes do campeonato entrarem no mercado e conseguirem, também eles, uma solução de qualidade para o lado direito da defesa.

Como é normal nestas situações, de imediato saltaram diversos nomes para a mesa da direcção, mas houve um ganhou avanço. Trata-se de Tony, português que há 29 anos nasceu em solo francês, e que depois de passar pelos Dragões Sandinenses, Desp. Chaves e Estrela da Amadora, onde se destacou, saltou para o CFR Cluj, em Janeiro de 2007. Atleta forte fisicamente e com semelhanças a João Pereira no toca a agressividade que aplica e à forma como gosta de se envolver nos lances ofensivos.

Leia mais na edição impressa de A BOLA 07:54 - 23-12-2009

JotaCC

Sp. Braga: Toni pode ser o substituto de João Pereira

Com o habitual titular João Pereira de saída, o Sporting de Braga parece já ter encontrado um substituto para o lado direito da defesa «arsenalista»: Toni, jogador portugues actualmente ao serviço do Cluj, da Roménia.

Segundo avança a Rádio Renascença, as negociações com o lateral-direito de 29 anos, assim como com o emblema romeno, estão bem encaminhadas, pelo que, depois de uma experiência de três anos no Leste, o ex-lateral do Estrela da Amadora pode agora regressar a Portugal.

No entanto, para que tal hipótese se confirme, os bracarenses vão ter mesmo de se entender com os seus homólogos romenos, uma vez que o jogador tem contrato em vigor com o Cluj.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Salgado nos convocados

O lateral-direito Eduardo Salgado é a principal novidade da convocatória elaborada por Mats Olsson para o estágio que vai decorrer em Rio Maior entre os próximos dias 28 e 30.

O jogador lesionou-se no encontro com o Benfica, num pé, mas tal não deve ser impeditivo de ficar na concentração. "Ainda vou ver. Mas em princípio não é nada de grave e devo ficar no estágio. Neste pé, tenho sempre algumas dores, mas já estou habituado. Vamos arranjando formas de superar isso", explicou Eduardo Salgado a O JOGO.

Destaque ainda para o regresso do pivô José Costa, do Pilotes Posada (Espanha), às convocatórias. "Já estou recuperado, voltei a jogar e sinto-me bem."

De resto, da convocatória não constam jogadores do FC Porto, pois o seleccionador Mats Olsson entendeu a importância da participação dos campeões num torneio na Holanda.

Convocados

Nome Posição Clube

Hugo Figueira Guarda-redes ABC

Ricardo Candeias Guarda-redes Benfica

Pedro Solha Ponta-esquerda Sporting

Nelson Pina Ponta-esquerda Belenenses

Carlos Carneiro Central Benfica

Tiago Pereira Central ABC

Fábio Magalhães Lateral-esquerdo Sporting

Bosko Bjelanovic Lateral-esquerdo Sporting

Luís Bogas Lateral-esquerdo ABC


Hugo Rocha Lateral-esquerdo Sporting

João Lopes Lateral-esquerdo Benfica

Cláudio Pedroso Lateral-direito Benfica

Eduardo Salgado Lateral-direito ABC


David Tavares Ponta-direita Benfica

Jorge Sousa Ponta-direita São Bernardo

José Costa Pivô Pilotes Posada


O JOGO

JotaCC

O treinador do Braga, Domingos Paciência, não tem dúvida no momento de elogiar o seu ex-jogador, João Pereira, agora contratado pelo Sporting.

Para o técnico bracarense, o futebolista é um belíssimo jogador, tem boas qualidades e o melhor lateral português.

João Pereira é o melhor

Domingos Paciência elogia João Pereira

O treinador do Braga sobre o jogador afirma: "É um belíssimo jogador. tem boas qualidades. É o melhor lateral português".

RTP

JotaCC

Apontado ao Sp. Braga, Tony (Cluj) diz que «regressar a Portugal é um objectivo»


O lateral-direito é apontado como o mais forte candidato a suceder a João Pereira no Sporting de Braga, porém, o português que cumpre a quarta época no Cluj, da Roménia, garante que não foi abordado pelo clube minhoto.

«O que sei é que o Cluj foi abordado por clubes de França e de Portugal. Não posso adiantar o nome desses clubes. Pelo que vi na imprensa, o Sporting de Braga poderá ser uma alternativa mas comigo ninguém falou. Seria difícil de recusar da minha parte devido à grandeza do clube e pelo facto de estar em primeiro lugar no campeonato», disse Tony em declarações à Renascença, afirmando que, após uma passagem bem sucedida pelo campeonato romeno, «voltar a Portugal seria um objectivos».

«Estou há três anos no futebol romeno e ganhei tudo o que havia para ganhar. Campeonato, Taças, Supertaça e ainda tivemos uma participação honrosa na Liga dos Campeões. Também estivemos na Liga Europa. Estou muito bem no clube e sou dos mais acarinhados mas gostava de tentar a sorte noutro lado», atirou.

A BOLA

JotaCC

Tony apontado como substituto de João Pereira, diz não ter sido contactado

Tony, lateral-direito do Cluj, é apontado como o mais provável sucessor de João Pereira no Sporting de Braga, contudo, o jogador diz não ter sido abordado pelo clube minhoto.

"O que sei é que o Cluj foi abordado por clubes de França e de Portugal. Não posso adiantar o nome desses clubes. Pelo que vi na imprensa, o Sporting de Braga poderá ser uma alternativa mas comigo ninguém falou. Seria difícil de recusar da minha parte devido à grandeza do clube e pelo facto de estar em primeiro lugar no campeonato", afirmou Tony à Rádio Renascença, acrescentando que "voltar a Portugal seria um dos objectivos", quatro épocas bem sucedidas no campeonato romeno.

"Estou há três anos no futebol romeno e ganhei tudo o que havia para ganhar. Campeonato, Taças, Supertaça e ainda tivemos uma participação honrosa na Liga dos Campeões. Também estivemos na Liga Europa. Estou muito bem no clube e sou dos mais acarinhados mas gostava de tentar a sorte noutro lado", disse o jogador.

O JOGO

Bruno3429

Calendário da 16.ª jornada definido
Por Redacção

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulgou, esta quarta-feira, o calendário de jogos da 16.ª jornada da Liga, agendada para o fim-de-semana de 16 e 17 de Janeiro.

FC Porto e Sporting entram em campo no sábado, dia 16, para defrontar Paços de Ferreira e Nacional, respectivamente, enquanto o Benfica joga domingo, 17, com o Marítimo, nos Barreiros.

Ainda no domingo, o Sp. Braga defronta a Académica, em Coimbra.

Programa:

Sábado, 16
Olhanense-Naval, 16h
V. Guimarães-V. Setúbal, 17h (Sport TV)
FC Porto-P. Ferreira, 19h15 (Sport TV)
Sporting-Nacional, 21h15 (RTP 1)

Domingo, 17
Belenenses-Leixões, 15h
Rio Ave-U. Leiria, 16h
Académica-Sp. Braga, 18h (Sport TV)
Marítimo-Benfica, 20h15 (Sport TV)

A Bola