News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/12

Started by JotaCC, 20 de December de 2009, 07:34

Previous topic - Next topic

JotaCC

A alegria do melhor Natal de sempre
TÍTULO DE INVERNO CONQUISTADO PELA PRIMEIRA VEZ


Nunca os adeptos do Sp. Braga puderam festejar o Natal e a passagem de ano com tanta alegria clubística no sapatinho. Aconteça o que acontecer no clássico de hoje à noite, a verdade é que os arsenalistas vão abrir os presentes e o champanhe de 2010 no primeiro lugar do campeonato. Facto inédito que vai, pelo menos, durar até ao dia 10 de janeiro, aquando da receção da equipa ao Nacional.

À semelhança de Domingos Paciência, para quem "o título de campeão de inverno não existe, mas pode ser preponderante em termos psicológicos", o avançado Paulo César nota a importância de passar a paragem competitiva a olhar para baixo. "É bom para o clube e para nós em termos individuais. Agora vamos descansar na companhia das nossas famílias e começar o próximo ano na máxima força. Queremos estar na frente o maior período de tempo possível", referiu o brasileiro, adiantando que, "ao contrário do que as pessoas julgam, o plantel está a gostar desta pressão".

Num tom mais confessional, o avançado, de 29 anos, encolheu os ombros ao título. "Lógico que pensamos nisso. Quem é que não quer ser campeão? Mas o nosso objetivo é o jogo a jogo. Vamos ver."


RECORD


JotaCC

Pressão tão boa!

Sim, sonham ser campeões e querem lutar por isso. Os jogadores do Braga despediram-se de 2009 com uma vitória que garantiu um Natal na frente no campeonato. "Liderança" era, no final do jogo com o Paços de Ferreira (0-1), uma palavra saboreada como o mais apetecível dos doces da época. Na realidade, é um desafio para manter "até onde for possível", avisou Paulo César. "Todos vamos lutar por continuar na frente, porque isso é bom para o clube, bom para nós. É o que tentamos, jogo a jogo: procuramos vencer os nossos desafios e tentar manter a liderança, que, até ao momento, está sendo muito boa", afirmou o atacante, feliz e "tranquilo", perante a sensação de "objectivo cumprido" com que a equipa orientada por Domingos Paciência atingiu a pausa do campeonato: "O mais importante, agora, é descansarmos, nestes poucos dias que temos de férias com a família. O nosso objectivo foi cumprido: permanecer na liderança e começar o próximo ano na frente da competição. Foi importante. Sabíamos que seria um jogo difícil, mas, encaramo-lo com serenidade e determinação, procurámos fazer aquilo que o 'mister' nos pediu e, graças a Deus, conseguimos a vitória." No regresso, "é lógico que vamos lutar por permanecer na liderança, afirmou o brasileiro, para quem esta novidade de encarar o campeonato lá do alto está a tornar-se num bom hábito. Desde logo, explicou, porque se aproxima do sonho de ser campeão, que mora no balneário do Braga, como em qualquer outro. "É lógico! Qual é o jogador que não pensa em ser campeão?", contrapõe Paulo César, rendido à "cobrança", a chamada pressão, que se diz pesar nalgumas camisolas. Puro engano, garantiu o atacante bracarense: "Essa cobrança torna-nos mais exigentes connosco próprios. Exige-se mais de cada um e da equipa, e isso é bom, porque jogamos bastante concentrados, a procurar impor o nosso futebol, o nosso ritmo. Quando assim é, saímos felizes."


Domingos adiantou-se a Pacheco


Chegar à pausa de Inverno na liderança do campeonato é um tónico importante, ainda que não decisivo para definir quem chegar ao fim em primeiro lugar. O Braga de Domingos Paciência adiantou-se ao Boavista, último dos emblemas que se intrometeu, com sucesso histórico, na tradicional luta a três pelo título nacional de futebol. Em 2000/01, sob a orientação de Jaime Pacheco, os axadrezados passaram o Natal na expectativa de chegar à frente da classificação, que o FC Porto dominava, com dois pontos de vantagem, à 15ª ronda de uma prova de 34 etapas. Só duas jornadas depois, no arranque da segunda volta, o Boavista tomou a liderança, precisamente no dérbi com os portistas. O Braga há muito que se instalou no topo, de onde, contudo, até os mais fortes caem. É raro, mas, acontece: o FC Porto, em 1999/2000, era líder no Natal e, no fim, foi o Sporting quem festejou a conquista do último título do século.


Jessica e Dulce a tiritar de frio em Bruxelas


Jessica Augusto parte esta tarde (13 horas) como uma das duas candidatas a ganhar o Crosse de Bruxelas, na Bélgica, que se disputa no famoso Parc de Laeken, onde também se situa o histórico Estádio Rei Balduíno, ex-Heysel Park (foto). A outra favorita é a queniana Inês Chenongue e presente está ainda a prometedora Dulce Félix, que foi sexta no recente Europeu, mas todas as atletas terão como grande obstáculo as condições atmosféricas. Anteontem caiu um nevão que cobriu grande parte da Europa e em Bruxelas adiou todas as competições ao ar livre, prevendo-se temperaturas negativas à hora da prova, com a possibilidade de nova queda de neve.


O JOGO