News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/12

Started by JotaCC, 16 de December de 2009, 07:42

Previous topic - Next topic

JotaCC

Moisés e Matheus disponíveis
VANDINHO (CASTIGADO) É A ÚNICA CONTRARIEDADE
   
O plantel minhoto prosseguiu a preparação para a visita à Mata Real. Como já era de esperar, o treinador Domingos Paciência contou com Moisés e Matheus.

Recorde-se que os dois jogadores foram poupados na primeira sessão de trabalho da semana depois de terem apresentado algumas queixas físicas resultantes da receção à Naval. Os dois atletas já se treinaram sem condicionalismos e até nem constaram do habitual boletim clínico que o clube disponibiliza todas as terças-feiras.

Desta forma, Domingos apenas não vai contar com Vandinho (castigado) para o ataque aos castores. Andrés Madrid já começou a ser ensaiado no triângulo do meio-campo, na posição que melhor conhece e onde ainda não jogou esta temporada.


RECORD

JotaCC

250 jogos numa história que se conta a dobrar

Discretamente, como discretos foram estes nove anos passados em Portugal, Paulo César vai completar na Mata Real uma marca histórica e que só um jogador muito regular consegue: 250 jogos ao serviço de equipas do nosso país. O primeiro foi contra o Campomaiorense, em Agosto de 2009. Álvaro Magalhães lançou-o. Ser regular não é propriamente o maior elogio que um jogador gosta de ouvir, mas é impossível passar ao lado de uma constatação imediata: em nove temporadas anteriores, só em duas (ambas no Guimarães) não chegou aos 20 jogos. E este ano, vai pelo mesmo caminho...

Com 29 anos, Paulo César despertou tarde do sono em que caiu depois de se mudar para o Berço, vindo de uma excelente época de estreia no Gil Vicente, em 2000/01, com nove golos. Apesar de no Rio Ave não ter feito má figura, foi em Leiria, que ganhou fôlego. Jorge Jesus deu-lhe asas em 2005/06 e o jogador acabaria por voar para Braga o ano passado, pelas mãos do mesmo treinador. E é no Minho que vive a melhor fase da carreira. Nunca jogou num clube de tão grande dimensão nem foi destaque tão proeminente. A prova é que, ao fim de 16 meses, já vai cumprir 50 jogos, precisamente no mesmo dia em que comemora as ditas 250 partidas. Fá-lo como titular indiscutível, na extrema oposta à de Alan, o único no plantel que se pode gabar de um registo superior: 271 partidas. Vandinho e Evaldo também já ultrapassaram as duas centenas.



A sete golos dos 50 e de outros recordes pessoais

Para um avançado, não se pode dizer que Paulo César seja muito dado aos golos. Nos 249 jogos já efectuados marcou 43, estando a sete de outra marca que gostaria de alcançar: 50. Se o conseguir, iguala também o seu recorde numa temporada: nove logo na primeira, no Gil Vicente. Bem como os 16 que acumulou em três épocas de Leiria, o clube que até agora mais o viu facturar. A Mata Real é, curiosamente, o primeiro estádio onde marcou com a camisola arsenalista para a Liga. Bom prenúncio.


Centena de jogos marcada com um golo


A tendência de Paulo César para marcar ao Leiria, já comprovada esta temporada, permitiu-lhe eternizar o dia em que completou o jogo cem em Portugal. Foi a 22 de Maio de 2005, quando a equipa do avançado na altura, o Rio Ave, se deslocou à Cidade do Lis na derradeira jornada da então denominada Superliga. Carlos Brito apostou no brasileiro de início e este não desiludiu, marcando o terceiro e último golo da vitória (3-0) dos vila-condenses, que viriam a terminar num confortável oitavo lugar. No ano seguinte foi para Leiria.


Luz verde para Matheus e Moisés

No primeiro dia da semana em que as portas do treino do Braga se fecharam aos adeptos, Domingos Paciência recebeu duas boas notícias. Moisés e Matheus (na foto), que apresentaram queixas após o encontro com a Naval e anteontem realizaram apenas corrida à parte dos companheiros de equipa, já trabalharam ontem sem limitações. O treinador do Braga tem assim luz verde para convocar dois dos jogadores a que mais tem recorrido ao longo desta temporada para a Mata Real.



Possebon pode sair sem jogar na liga

Com a proximidade da reabertura do mercado e escassez de jogos da Liga Sagres até ao final do ano - há apenas um -, Possebon poderá ter em Paços de Ferreira a derradeira oportunidade para se estrear no principal campeonato português. O brasileiro, que, tudo indica, regressará ao Manchester United em Janeiro - o West Brom-wich e Middlesbrough estão interessados nos seus serviços -, poderá ser chamado por Domingos Paciência uma última vez em virtude da suspensão de um jogo de Vandinho, que viu o quinto cartão amarelo na competição frente à Naval.



Castigo de Domingos já terminou

O castigo de dez dias que a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes aplicou a Domingos Paciência, na sequência da expulsão do treinador durante o confronto com o Leixões, em Matosinhos, terminou ontem. O técnico bracarense, que foi obrigado a seguir o encontro com a Naval a partir de um camarote do Estádio AXA - foi o adjunto Miguel Cardoso quem assumiu as rédeas da equipa -, já poderá, desta forma, voltar a sentar-se no banco de suplentes na deslocação que os bracarenses vão realizar, sexta-feira, a Paços de Ferreira, onde mora um conjunto motivado pelo triunfo alcançado na última jornada frente ao Nacional.


O JOGO

JotaCC

Sporting de Braga

Moisés e Matheus recuperados

O defesa Moisés e o avançado Matheus integraram o treino de ontem do Sporting de Braga, sem limitações, depois de terem sido poupados na véspera. Os dois jogadores vão, assim, fazer parte da equipa que vai defrontar o Paços de Ferreira, na sexta-feira, no jogo que abre a 14.ª jornada. Peterson e Bruno Tiago são as únicas «baixas» no plantel bracarense.



PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Evaldo vai ser português

A partir de 2010 haverá menos um estrangeiro no plantel bracarense. Trata-se de Evaldo, nascido a 18 de Março de 1982, em Rio Piraciciba (Minas Gerais). Há seis anos a viver em Portugal (chegou em 2003 para o FC Porto B e ainda jogou quatro épocas no Marítimo antes de se fixar no Minho), o processo de naturalização do lateral-esquerdo está praticamente concluído.

Em Janeiro, Evaldo recebe, então, o passaporte e passa a constar dos registos da Liga como futebolista português.

Na sequência do que sucedeu com Deco, Pepe e, mais recentemente, Liedson, também o defesa minhoto assume a candidatura a uma presença na selecção portuguesa. Carlos Queiroz tem a palavra final.

A BOLA

JotaCC

Líder Braga na Mata Real, em ronda de clássico

O Sporting de Braga abre sexta-feira, no reduto do Paços de Ferreira, a 14.ª jornada da Liga Sagres, que tem como ponto alto o clássico entre Benfica e FC Porto, domingo, na Luz.

Líder durante toda a primeira volta - era segundo à oitava ronda, mas com os mesmos 22 pontos do Benfica -, o conjunto comandado por Domingos Paciência procura regressar aos triunfos, após empates com Leixões (1-1 em Matosinhos) e na recepção à Naval 1.º de Maio (0-0).

Os "arsenalistas" só perderam uma vez (0-1 em Guimarães), mas contam apenas um triunfo nos últimos quatro jogos (2-0 à União de Leiria), série iniciada precisamente depois de terem recebido e batido o Benfica (2-0 à nona jornada).

A formação minhota (30 pontos) precisa de vencer para assegurar a manutenção na frente, sendo que o empate servirá, mas apenas se o clássico terminar também com uma igualdade.

Em caso de desaire, num reduto onde o Benfica venceu por 3-1 e o FC Porto empatou 1-1, o Sporting de Braga ficará, pela primeira vez esta época, em desvantagem pontual para outra equipa - as "águias" ou os "dragões".

Nesse cenário, Benfica (30 pontos) e FC Porto (29) decidiriam domingo o novo líder, nas vésperas de Natal e Ano Novo - o campeonato só regressará, para a 15.ª e última ronda da primeira volta, no segundo fim-de-semana de Janeiro.

Se "encarnados" e "azuis e brancos" lutam pelo primeiro posto na 14.ª ronda, o Sporting, que segue no sétimo posto e em crise profunda, arrisca uma "arrepiante" queda para a... segunda metade da tabela.

Com apenas quatro triunfos e "míseros" 18 pontos - já perdeu 21 (seis empates e três derrotas) -, o "onze" agora comandado por Carlos Carvalhal pode, com um desaire na Figueira da Foz, tombar para o 10.º lugar.

Se perder sábado com a Naval 1.º de Maio (15 pontos), o Sporting será ultrapassado pelo conjunto liderado pelo seu ex-técnico Augusto Inácio e pode ainda perder posições para a União de Leiria (17) e o Vitória de Guimarães (16).

A formação de Lito Vidigal, moralizada pelo recente triunfo em Alvalade (1-0), recebe domingo um Belenenses em situação muito delicada, enquanto os minhotos, vencedores segunda-feira no Restelo (1-0), são anfitriões sábado do sensacional Rio Ave, quinto colocado (19 pontos).

Nos outros embates, destaque para o embate de "aflitos" entre Leixões e Olhanense, no que será último jogo do campeonato em 2009, segunda-feira, em Matosinhos.


Programa da 14.ª jornada:

- Sexta-feira (18 Dez):

Paços de Ferreira - Sporting de Braga, 20:15.

- Sábado (19 Dez):

Vitória de Guimarães - Rio Ave, 19:15.

Naval 1.º de Maio - Sporting, 21:15.

- Domingo (20 Dez):

Vitória de Setúbal - Marítimo, 16:00.

União de Leiria - Belenenses, 16:00.

Nacional - Académica, 16:00.

Benfica - FC Porto, 20:15.

- Segunda-feira (21 Dez):

Leixões - Olhanense, 20:15.

O JOGO

JotaCC

Futebol: Liga (14.ª jornada) - Líder Braga na Mata Real, em ronda de clássico
- O Sporting de Braga abre sexta-feira, no reduto do Paços de Ferreira, a 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, que tem como ponto alto o clássico entre Benfica e FC Porto, domingo, na Luz.
Líder durante toda a primeira volta - era segundo à oitava ronda, mas com os mesmos 22 pontos do Benfica -, o conjunto comandado por Domingos Paciência procura regressar aos triunfos, após empates com Leixões (1-1 em Matosinhos) e na recepção à Naval 1.º de Maio (0-0).

Os "arsenalistas" só perderam uma vez (0-1 em Guimarães), mas contam apenas um triunfo nos últimos quatro jogos (2-0 à União de Leiria), série iniciada precisamente depois de terem recebido e batido o Benfica (2-0 à nona jornada).

EXPRESSO

JotaCC

Sp. Braga: A cem por cento para Paços Ferreira

A cem por cento para a Mata Real. O Sp. Braga defende a liderança do campeonato, na próxima sexta-feira, frente ao Paços de Ferreira (20.15 horas), num jogo em que Domingos Paciência tem todo o plantel disponível, à excepção de Vandinho, que vai cumprir castigo depois de ter visto o quinto amarelo da época.

Num boletim clínico em que apenas figura Peterson (em processo de recuperação a uma cirurgia), Domingos Paciência trabalhou ontem já com todos os jogadores do plantel. A novidade foi a integração de Matheus e Moisés. Depois de terem sido poupados no primeiro treino da semana, os dois brasileiros já estiveram à disposição do técnico, num treino que decorreu longe dos olhares de adeptos e comunicação social, tendo em vista a preparação do jogo da próxima sexta-feira.

Com a ausência do castigado Vandinho, Domingos deverá promover o regresso de Andrés Madrid ao onze na Mata Real, num jogo em que o líder pretende cimentar a liderança e em que até poderá aproveitar do facto de ser um fim-de-semana de clássico entre Benfica e FC Porto.
Para os adeptos que pretendam apoiar a equipa do Sp. Braga, já estão à venda os bilhetes ao preço de 10 euros. Caso optem pela viagem em autocarro disponibilizado pelo clube o valor passa para 15 euros.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Renovações em marcha

O futuro em marcha acelerada no Sp. Braga: a SAD bracarense tem já devidamente elaborados vários dossiers relativos a renovações de contrato.

Nos casos de Pawel Kieszek e João Pereira, os respectivos vínculos só expiram em 2011, mas a intenção dos responsáveis minhotos é prolongar a permanência do guarda-redes polaco e do lateral-direito português nos quadros do clube por mais algumas temporadas.

Além destes dois futebolistas, há um outro cuja situação laboral merece o rótulo de prioridade total. É o ponta-de-lança Meyong. O camaronês tem contrato até final da presente época e o Sp. Braga pretende que o atacante continue no Minho para lá de 2010.

Os primeiros contactos com este trio já foram estabelecidos pela SAD bracarense e, muito em breve, as negociações avançam decisivamente. Numa demonstração clara de que o Sp. Braga tem um plano de médio/longo prazo devidamente traçado, há todo o interesse por parte dos minhotos em ver concluídos no mais curto espaço de tempo os processos de renovação de tão importantes activos do clube.

Aliás, destes três futebolistas, apenas Pawel Kieszek, contratado há duas temporadas, não possui actualmente estatuto de intocável, embora haja uma explicação fortíssima para a menor participação do polaco na brilhante campanha da equipa. Qual? Dá pelo nome de Eduardo, precisamente o dono da baliza de Portugal.

Adriano, talvez

Quem também termina contrato com o Sp. Braga é Adriano. Só que a continuidade do brasileiro não foi ainda equacionada. Renovar ou não com o atacante, que se apresentou às ordens de Domingos Paciência após dois anos de interregno competitivo, depende claramente do seu desempenho futuro.

A BOLA

JotaCC

Dulce Felix eleita atleta do mês de Novembro



A portuguesa Dulce Felix foi eleita pela Associação Europeia de Atletismo a melhor atleta do mês Novembro. O austríaco Guenther Weidlinger foi distinguido no sector masculino.

Dulce Félix, que juntamente com Jéssica Augusto, Inês Monteiro e Sara Moreira, conquistou este fim-de-semana, em Dublin, o título de campeã europeia de corta-mato, venceu duas provas da especialidade durante o mês de Novembro, mais concretamente em Tillburgo (Holanda) e Roeselaere (Bélgica).

A portuguesa de 27 anos foi a mais votada no sector feminino, superiorizando-se às russas Inga Abitova e Lyudmila Petrova.

No sector masculino, Weidlinger, vencedor improvável da Maratona de Melbourne, na Austrália, foi o mais votado, seguido pelo espanhol Alemayehu Bezabeh e pelo moldavo Iaroslav Musinschi.


A BOLA


PARABENS DULCE!

Bruno3429

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE DOMINGOS PACIÊNCIA QUINTA-FEIRA ÀS 14H45  

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, estará na sala de imprensa do Estádio AXA quinta-feira, dia 17 de Dezembro, às 14h45, para projectar o encontro com o Paços de Ferreira, a contar para a 14ª jornada da Liga Sagres.

Os Gverreiros do Minho treinam depois, às 15h30, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.

SCBraga