News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/12

Started by JotaCC, 11 de December de 2009, 07:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sporting de Braga: Batalha naval para retomar vitórias

Batalha 'Naval' para regressar às vitórias. O empate na última jornada em Matosinhos frente ao Leixões deixou um sabor 'amargo' no líder Sporting de Braga que pretende agora voltar aos triunfos já no próximo jogo de domingo frente à Naval 1.º de Maio.

Os arsenalistas querem aproveitar o factor casa para vencer e reforçar a liderança do campeonato - partilhada com o Benfica - depois de três desaires fora de portas que se traduziram em sete pontos perdidos (Rio Ave Vitória de Guimarães e Leixões).

Com Domingos Paciência a cumprir castigo de dez dias aplicado pela Liga o jogo terá a particularidade de ter Miguel Cardoso pela primeira vez no banco de suplentes do Sp. Braga. O técnico adjunto vai orientar a equipa na ausência do treinador principal.

Entretanto o apelo ao público já foi lançado e o preço de saldo dos bilhetes ajudará à festa sob o lema 'o líder precisa do teu apoio': os sócios pagam um euro e os restantes adeptos dois.

Ainda sem assumir o desejo do título a verdade é que o calendário dos arsenalistas até facilitará mais um recorde - o de campeão de 'Inverno. Depois da recepção à Naval (domingo às 18 horas) o Sp. Braga joga na Mata Real com o Paços de Ferreira (dia 18) jogo da 14.ª jornada que fecha o ano. A primeira volta do campeonato fica completa com a recepção ao Nacional já em 2010.




Carlos Matos: "Casa cheia vale mais golos ao ABC"


Há vibração há energia positiva e um forte empenho por parte do ABC no sentido de triunfar este fim-de-semana diante de um candidato directo ao topo da classificação. Carlos Matos o capitão dos academistas quer sentir o pavilhão a vibrar e defende que "a presença de público é fundamental".

"A harmonia entre os adeptos e os jogadores é um dos maiores segredos do ABC já que não temos as mesmas armas financeiras que os adversários. Casa cheia vale mais golos ao ABC vale mais força na defesa e significa vitórias importantes para o clube. Os jogadores gostam de sentir o público do seu lado para festejarem juntos os triunfos e nesse sentido espero que o público bracarense compareça em massa para encher o Flávio Sá Leite" destaca o capitão dos academistas.

"A balança nos últimos anos tem pendido para o lado do ABC nos confrontos com o Futebol Clube do Porto na nossa casa mas temos tido sempre forte adesão da massa associativa que funciona até como talismã. Esperamos voltar a sentir essa força enorme este sábado a partir das 17 horas no sentido de conseguirmos obter a desejada vitória" acrescenta ainda Carlos Matos.

Recorde-se que as duas formações estão no topo da classificação e uma delas pode perder terreno este sábado.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Naval é batalha imaculada

Quem não gosta de ter a seu lado a tradição? Domingos Paciência é a resposta óbvia em Braga. Desde que chegou, o treinador já quebrou uma série de mitos, bateu alguns recordes e provou que, efectivamente, a tradição já não é o que era. Na próxima jornada, contra a Naval, tem de fazer marcha-atrás e seguir o caminho do passado, dando sequência a uma sequência que se arrasta há 27 anos. A Naval é o único clube da Liga Sagres que nunca ganhou ao Braga. Nem no AXA nem no José Bento Pessoa. Foram 11 jogos, repartidos entre campeonato e Taça de Portugal, e com ampla vantagem arsenalista: sete vitórias e quatro empates, 20 golos marcados, apenas sete sofridos.

A Naval é, simultaneamente, a equipa que menos vezes defrontou os arsenalistas. Antes da subida ao primeiro escalão, em 2005/06, os dois clubes só se tinham defrontado para a Taça de Portugal. Em 2002/03, os verdes, ainda na Liga de Honra, só perderam nos penáltis.

Aparentemente não há razão para acreditar que a história possa agora ser diferente. Mas por estar habituado a derrubar lendas, Domingos sabe que é importantíssimo não facilitar. Na época passada, o Braga também era amplamente favorito, mas empatou no AXA graças a um penálti convertido por Lazaroni perto do fim. Aliás, foi esse o pior resultado dos guerreiros no seu estádio contra os figueirenses, pois os três confrontos anteriores só deram vitórias.

Na segunda volta, Jorge Jesus vingou-se de Ulisses Morais (então treinador da Naval) e ganhou na Figueira da Foz com um golo de João Pereira no último minuto. Nesse jogo, Orlando Sá estreou-se como titular e foi marcado por Paulão, hoje reserva de Moisés, Rodriguez e Leone. Aliás, da Naval têm chegado ao Minho alguns reforços nos últimos anos. Antes do defesa, foram os avançados Baha e Wender. E até o treinador Rogério Gonçalves.



Vingança por Rogério em Jorge Costa

Rogério Gonçalves trocou a Naval pelo Braga em 2006/07 e incluiu Jorge Costa na sua equipa técnica. O despedimento do primeiro abriu as portas da liderança ao segundo, que completou essa temporada e começou a seguinte, que terminou mais cedo depois de empatar precisamente no José Bento Pessoa. O resultado final foi 1-1.

É sempre a marcar


Em 11 jogos na história entre os clubes, só no segundo a Naval conseguiu não sofrer golos. Significa, pois, que há nove jogos consecutivos que o Braga marca sempre, embora à média de apenas um por jogo. Nove são também os golos que a equipa de Inácio marcou este campeonato, precisamente metade dos 18 conseguidos pelos adversários de domingo.



Recordes e tradições
Vira na Madeira

Como treinador, por Leiria ou Académica, contra Marítimo ou Nacional nunca tinha trazido os três pontos para o continente. Conseguiu-o na quarta jornada e com um mérito extra: o Braga só tinha ganho nos Barreiros uma vez nos últimos 19 anos.

Ganhou em Olhão

Ao quinto jogo no José Arcanjo, o primeiro triunfo. O golo de Alan no último minuto permitiu a estreia a vencer em Olhão. Foi o segundo recorde da época, que na altura serviu também para bater uma série de jogos seguidos a vencer. É verdade que as equipas não jogavam desde 1950, mas mais uma resistência quebrada foi prenúncio da excelente época que perdura.

Série de vitórias


Manuel Cajuda tinha conseguido quatro vitórias seguidas a abrir e Carlos Garcia cinco no meio de uma temporada. Domingos não se contentou com tão pouco e garantiu sete consecutivas, que lhe permitiram entrar no pódio nacional de sempre. Melhor ainda é ter juntado a isso vitórias sobre os três grandes, mérito de que só Cajuda se podia orgulhar.

Golos no Mar

O último jejum quebrado pelo técnico foi no último jogo, que, ainda assim, não correu bem. O Braga não marcava no Estádio do Mar há 39 anos e foi já no último suspiro que agora evitou que a série negra perdurasse. Alan, como em Olhão, foi herói.



Domingos
"Marcar o futebol português"

Nem a jantar com adeptos ávidos de ouvirem a promessa de candidatura ao título Domingos fugiu ao protocolo. Falar em ser campeão nacional é proibido, embora não haja intervenção pública sem alusão a isso. "Com o vosso apoio, é possível marcar o futebol português esta época. Da nossa parte, podem ter a certeza de que vamos fazer tudo e lutar até ao último minuto para que esta seja uma época de sucesso", disse no discurso público após o fim do jantar.

Os cem adeptos presentes no jantar que o sítio superbraga.com organizou aplaudiram, já depois de o delírio ter sido atingido quando o idolatrado treinador agradeceu "o convite e reconheceu já estar apaixonado pelo Braga. "No fundo, este é o nosso clube", atirou para a primeira grande ovação do curto discurso. "Vocês querem de mim o mesmo que eu quero: vitórias", prosseguiu sem conseguir evitar o pedido do costume. "Queremos ser campeões", lançou um dos adeptos. Não restam dúvidas.



Uma caixa de paciências...

Domingos discursou, encheu de orgulho os adeptos pela proximidade revelada e recebeu presentes. Uma caixa de paciências, biscoitos com o mesmo nome do apelido do treinador, foi a oferta mais original, mas a que mais tempo vai prender Domingos será outra. Dezenas de frequentadores do superbraga.com deixaram no fórum mensagens ou cartas dirigidas ao treinador, que foram compiladas em livro. "Para ler nas noites de insónia", explicou quem ofereceu.

O treinador sorriu e agradeceu, notoriamente emocionado. "Este é um momento que marca a minha carreira. Vou procurar que estes momentos se repitam. É um sinal de que o Braga está a crescer e a tornar-se cada vez maior. Resta-me continuar a fazer o que disse no dia da minha apresentação: sempre melhor. É com adeptos como vocês que o Braga vai crescer e ser cada vez maior e melhor", referiu o treinador. "Braga sempre", terminou, em alusão ao lema usado pelos adeptos. Foi assim que se despediu e deixou o público a cantar.



Sem folgas após a Naval


O Braga joga na próxima sexta-feira, dia 18, o que significa que entre o jogo da Naval e a visita a Paços de Ferreira não haverá espaço para folgar. Domingos terá cinco dias para recuperar o plantel e preparar a abordagem ao próximo adversário. Depois de Paços, o plantel terá pelo menos uma semana de férias natalícias.



Meyong cada vez mais longe


As oportunidades para Domingos ensaiar o substituto de Meyong, que não voltará após as férias de Natal por se ir juntar à sua selecção, estão a escassear. O fraco rendimento do avançado pode ser um elemento catalizador para que o treinador opte por Matheus ou Adriano, as soluções que se perfilam como mais prováveis. Yazalde também é hipótese.



Madrid operacional

Andrés Madrid está recuperado da lesão que o apoquentou no início da semana e pode jogar contra a Naval. Não é de crer, contudo, que o faça, pelo menos na condição de titular. Hugo Viana ocupará o lugar no meio-campo ao lado de Vandinho e Mossoró, refazendo o tridente habitual, desfeito na visita ao Leixões.



O JOGO

JotaCC

Clássico para curar ressaca

Braga acolhe o clássico que fecha a primeira volta do Andebol 1, colocando frente a frente as duas melhores defesas do campeonato e dois líderes que repartem o topo da classificação. ABC e FC Porto só hoje receberam os seus internacionais, que durante três dias se concentraram em estágio na cidade de Fafe, mas o seu conhecimento mútuo permite aos velhos rivais falar com confiança, mesmo depois de ambos terem sido eliminados da Taça de Portugal: o Sporting afastou o ABC e o Benfica encostou o FC Porto. "Estamos empatados em tudo: em pontos, em jogadores que estiveram na selecção, na eliminação da Taça e este jogo poderá desempatar. É fundamental não perder pontos em casa e ganhar a um candidato ao título como o FC Porto seria um grande passo", referiu Jorge Rito, técnico do ABC, que não poderá contar com os lesionados Carlos Matos e José Rolo e que verá em Braga, pela primeira vez esta época, Dario Andrade, um ex-jogador seu, nas fileiras do adversário. "Custa-me vê-lo de outra cor que não seja amarelo, mas é uma questão que terá de ser ultrapassada. Terei de me habituar", confessou.

No FC Porto, o treinador Ljubomir Obradovic, lembrando ainda a Taça, sentenciou: "Na Luz, em 45 minutos sofremos 12 golos [7-12], nos últimos 15 minutos, sofremos 15 golos. A culpa foi nossa. Perdemos, mas já passou à história. Vamos para a frente. O ABC tem uma equipa que joga há muito tempo junta. Todos os anos vai às provas europeias, em casa joga com muita segurança, mas penso que vai ganhar o FC Porto." O lateral-direito Inácio Carmo recordou também o deslize na Luz, enfrentando o ABC com respeito: "O jogo da Taça foi um percalço. Nos últimos dez minutos houve uma certa ansiedade e algum desacerto, o que originou erros que pagámos caro. Ninguém gosta de perder, mas reagimos bem. O ABC tem um jogo de equipa muito forte, é muito organizado e é nisso que temos de nos concentrar."




Trofa vai a Arcozelo


O Trofa, campeão nacional, vai disputar a segunda eliminatória da Taça de Portugal de voleibol com o Arcozelo. O sorteio ditou ainda que o CD Póvoa recebe o ALA Gondomar, o Boavista joga contra o Santo Tirso, enquanto o Vitória de Guimarães recebe o CV Lisboa. O CV Oeiras vai a Cascais e o Belenenses recebe o Braga. Os jogos são a 27 de Fevereiro.



O JOGO


JotaCC

Braga rendida a Domingos

Domingos Paciência viveu ontem, quinta-feira, uma noite diferente, em pleno fervor clubístico bracarense.

O treinador do líder da Liga jantou com cerca de 100 adeptos arsenalistas, numa iniciativa levada a cabo pelo site superbraga.com.


Muitos aplausos e um agradecimento ao treinador pelo primeiro lugar que o Braga ocupa ao fim de 12 jornadas do campeonato, e que a equipa tem sido capaz de segurar praticamente desde o início da temporada. Começou assim o jantar que, ontem, juntou cerca de uma centena de adeptos do clube minhoto com Domingos Paciência e a restante equipa técnica arsenalista, num restaurante situado bem perto do Estádio AXA, onde os arsenalistas somam por vitórias os seis jogos realizados até agora na Liga e mais um na Taça de Portugal. Domingos distribuiu sorrisos e autógrafos, pôs o cachecol do clube bracarense ao pescoço, agradecendo aos adeptos todo o apoio, pedindo apenas que continuem a ajudar a equipa a ganhar jogos. Antes de entrar no restaurante, foi cumprimentar um menino de seis anos, que luta contra um cancro e cujos pais receberam dos responsáveis pelo jantar de ontem um cheque no valor de 616 euros.

O site superbraga.com, a mais concorrida das tertúlias bracarenses na Internet, que todos os dias recebe cerca de 200 visitantes interessados em comentar a actualidade do clube, repetiu a iniciativa feita na época passada, quando o técnico da equipa minhota era Jorge Jesus. O sucesso foi o mesmo de ontem. Com a óbvia ajuda dos resultados, Domingos Paciência também já caiu no goto dos adeptos do Braga, depois de no início da época se ter chegado a duvidar da possibilidade de o ex-avançado ter o mesmo tipo de empatia com os sócios que na temporada passada teve o actual treinador do Benfica. Pelo que se viu ontem, agora já não há dúvidas...

Depois do jantar, Domingos teve a paciência de tirar dezenas de fotografias com adeptos de todas as idades, enquanto outros gritavam pelo nome do clube e até entoavam os habituais cânticos de apoio à equipa. Unidos pelo sonho do título, um objectivo que continua a não ser assumido pelo treinador, pelos jogadores ou pela direcção do clube minhoto, os fãs pediram-lhe para continuar à frente do Benfica e do F. C. Porto... "É com grande orgulho que estou no meio dos adeptos. Este é o nosso clube. O que querem de mim é o que eu procuro, ou seja, vitórias. Este é um momento bonito, que marca a minha carreira. É com adeptos destes que o Braga pode crescer. Resta-me prometer fazer mais e melhor do que aquilo que foi feito. Jogo a jogo, poderemos fazer coisas boas e marcar o futebol português. Vamos fazer tudo para que a época seja um sucesso", afirmou Domingos, num discurso aplaudido de forma efusiva pelos adeptos.


JN

JotaCC

"Não me importo de perder os seis jogos com os grandes desde que ganhe o campeonato"


Hugo Viana foi uma das maiores promessas do futebol português. Esquecido em Valência resolveu, após uma primeira tentativa falhada, aceitar o convite do Sp. Braga, líder da Liga. Ao DN abre o livro, no qual consta elogios a Paulo Bento e a hipótese falhada de reforçar o Benfica.

Estes cinco meses no Sp. de Braga relançaram a sua carreira em Portugal?

Não vim para Portugal com o intuito de relançar a minha carreira, mas sim para ajudar um clube a cumprir os seus objectivos. Em Portugal ou no estrangeiro essa é sempre a minha meta. É verdade, estes meses correram muito bem, a mim e a todos os meus colegas. Sou apenas um deles e muito francamente não trabalho diariamente a pensar no que podem dizer de mim. Seja mal ou bem.

Sentiu que estava a ficar esquecido em Portugal?

Não foi por me sentir esquecido que decidi optar pelo regresso e pelo Sporting de Braga.

Mas esta primeira metade da época é seguramente uma das melhores dos últimos anos...

Há quatro anos, no Sporting, fiz também uma boa época. Mas, reconheço, até agora a vida tem-me corrido muito bem. Para mim e para o Sporting de Braga. A equipa está a surpreender muita gente. Apesar da qualidade do plantel, podíamos não estar neste lugar.

É um candidato ao título. Já não é possível disfarçar...


Não nego que esse é um objectivo e teremos, seguramente, uma palavra a dizer. Mas pensamos jogo a jogo e vamos manter-nos assim. Um jogo de cada vez. O treinador já disse que o objectivo é fazer melhor do que no ano passado. O Sp. Braga não foi muito longe na Taça UEFA, tentará ir o mais longe possível na Taça da Liga, na Taça de Portugal e no campeonato. Se possível, queremos ganhar tudo.

Qual é o grande trunfo do Sp. Braga?

Para além da qualidade do plantel e da disponibilidade de todos os jogadores, da qualidade técnica e do rigor táctico, o espírito de grupo e a capacidade de fazer reverter a favor da equipa momentos menos bons. A prová-lo o que se passou após a eliminação da Taça UEFA. Foi um momento mau, difícil, mas respondemos com uma vitória frente à Académica e logo depois fomos a Alvalade ganhar.

Já trabalhou com vários treinadores, dois deles foram campeões nacionais em Portugal. Qual é o dom de Domingos?

É um treinador jovem, mas que está preparado para treinar equipas médias ou equipas grandes tanto em Portugal como em Espanha. Tem muita competência técnica e táctica e mantém com cada jogador e com todos um relacionamento fundamental na força anímica que a equipa revela.

Do ponto de vista da organização, o Sp. Braga surpreendeu-o?

Não vim às cegas. Já me tinham dito que era igual a um grande. A mesma protecção à equipa e aos jogadores, permitindo que possam concentrar-se na tarefa que lhes compete - treinar bem e jogar bem. Tem, além disso, uma massa associativa exigente mas muito dedicada.

Tem mais um ano de contrato com o Valência. Admite ficar esse ano no Sp. Braga? Já conversou com António Salvador sobre o assunto?

Não falei com ninguém sobre o meu futuro nem com o Sp. Braga nem com o Valência e, sobre essas questões, nada ficou acordado no contrato de empréstimo.

Se a época correr bem, pode mesmo despertar o interesse de outro clube português. Ponde- ra a possibilidade de deixar o Sp. Braga mas continuar em Portugal?

O que eu gosto é de jogar futebol. E por isso mesmo tomei a decisão devir para o Sp. Braga. Há dois anos, por exemplo, declinei o convite. Agora, achei que devia aceitar. Como digo, o que quero é jogar. Se vai ser aqui ou vai ser ali, não sei. Ainda é cedo. No final da época se verá.

Antes de chegar ao Sp. Braga foi noticiado o interesse do Sporting. Mas do Valência, o Sporting acabaria por preferir Angulo (com quem já rescindiu). Ficou desiludido com a escolha do seu clube de formação?

Ficaria desiludido se a possibilidade de ter ido para o Sporting tivesse sido de facto real. Não foi. Não recebi nenhum convite, não tive nenhuma conversa. Nada. Que eu saiba - e obrigatoriamente teria que saber -, essa possibilidade nunca se colocou.

Também se falou no Benfica e até no FC Porto...

A única possibilidade real de jogar num desses clubes, ou de jogar em Portugal, tirando o regresso ao Sporting, surgiu quando o Benfica negociou com o Valência a transferência de Simão Sabrosa. Nessa altura, de facto, fui informado dessa hipótese. Mas o negócio não se fez e devo dizer que nunca perguntei porquê.

O Sp. Braga venceu na primeira volta do campeonato os principais rivais - no jogo com o Benfica, foi o único jogador em campo que nunca trabalhou com Jorge Jesus. E marcou. Jorge Jesus não lhe prestou a devida atenção?

Não sei se foi esse o erro dele. A vitória valeu por si e não por ter sido eu a marcar. A equipa trabalhou muito. Para mim, foi um dos melhores senão mesmo o melhor jogo que o Sp. Braga fez esta época. A equipa foi brilhante.

Sabendo do conhecimento privilegiado que o treinador adversário tem da equipa, Domingos preparou esse jogo de maneira diferente?

A semana de trabalho em nada foi diferente. Era um jogo importante. Sabíamos que ganhando reforçaríamos a primeira posição mas a rotina do treino manteve-se. Com o jogo do Benfica ou com qualquer outro. Também fizemos um excelente jogo em Alvalade. Foi um jogo completo técnica e tacticamente.

Como explica esta crise do Sporting?


Os jogadores são basicamente os mesmos do ano passado. Antes de jogarem connosco, estavam a cinco pontos da nossa equipa. Depois, como perderam, ficaram a oito. Penso que isso deixou a equipa muito abatida. Claro, não é normal um clube grande estar a passar por uma fase assim. Um clube grande, com uma forte estrutura directiva mas este ano o Sp. Braga apareceu muito forte e isso também contribuiu para a crise do Sporting. O Sp. Braga apareceu muito forte, e continua forte - estamos em primeiro lugar e orgulhamo-nos de ter sabido ultrapassar fases menos boas.

Na segunda volta, a vitória sobre os rivais vai ser um ponto de honra?


Os campeonatos não se ganham, por regra, nos jogos contra o FC Porto, o Benfica ou o Sporting. Ganhámos aos rivais directos mas empatámos com o Leixões. Ora todos os jogos valem três pontos e , portanto, há que ganhar a todos, a começar por vitória frente ao Leixões.

No final da época poucos se lembrarão do resultado do Sp. Braga com o Leixões. Já se vencerem o Benfica ou o FC Porto...

Eu perdia de bom grado os seis jogos com os grandes desde que no fim o Sp. Braga fosse campeão.

Acredita que na segunda volta vão receber um Sporting mais forte do que aquele que defrontaram em Alvalade em consequência da entrada de Carvalhal?

Nunca fui treinado pelo Carvalhal nem nunca passei por uma situação

como a que se verificou no Sporting. Nunca passei por mudanças de treinador numa época.

E que FC Porto e Benfica espera?

De todos, o Benfica foi o que mais gastou em contratações e é a equipa

que dispõe de um leque mais largado de soluções. Mas o FC porto e o Sporting têm igualmente excelentes plantéis. O Sporting de Braga tem sido a melhor equipa e tudo faremos para que continue assim.

Eduardo, João Pereira, Alan, Mossoró, Moisés, Meyong, Evaldo, já para não falar em si. Poderiam ou não ser titulares do Sporting?

Não me compete dizer que sim ou que não. Posso dizer é que referiu um lote de jogadores que tem estado em maior evidência, mas a equipa dispõe de outros de igual qualidade, jogadores que não têm jogado mas que podem aparecer em força a qualquer momento.

Se estivesse no Sporting, seria o único atleta com o crédito de um título de campeão nacional. Faz falta ao Sporting ter atletas com mais experiência?

O João (Moutinho), como capitão, conhece os cantos à casa. Foi para a Academia muito novo.

Acredita que Sá Pinto possa ser uma peça importante nesta fase?


O Sá é a imagem do Sporting. Sempre foi um jogador muito acarinhado e penso que agora, como director, também o será.

Um balanço dos quatro anos de Paulo Bento...

Paulo Bento fez o que há muito nenhum outro técnico conseguiu fazer, ou seja, ganhar todos os anos uma prova. O Sporting não estava habituado a isso. Nesse sentido, Paulo Bento fez história.

E relativamente a si, que expectativas tinha para a sua carreira quando, com 15 anos, chegou ao Sporting?

Nunca pensei mais alto do que podia. Dois meses antes de me estrear na equipa principal colocou-se a hipótese de ser emprestado ao Gil Vicente. Já não me recordo se por lesão de algum jogador, se por alguma chamada à selecção, fui chamado para treinar por Laszlo Bölöni e nunca mais regressei à equipa B.

Não tem tido uma carreira aquém do que se esperaria?

Em miúdo ia ver jogos do Gil Vicente e o meu sonho de então, que me parecia impossível de realizar, era ser jogador do Gil Vicente toda a vida. Hoje em dia desfruto mais do futebol do que há um ou dois anos. Nunca dou um salto mais alto do que aquele que a perna permite. Acho importante ter essa noção.

Merecia ter lugar no grupo de Carlos Queiroz?

Carlos Queiroz tem um grupo, é o grupo do seleccionador, fez uma qualificação um pouco abaixo do nível mas isso já lá vai. Agora é preciso uma selecção na máxima força.

Quem são os favoritos do grupo?

Numa fase final de um Mundial não há equipas fáceis. Qualquer selecção, em qualquer grupo vai ter que defrontar grandes selecções.

Acha que o sorteio evidencia que a chamada de jogadores naturalizados à selecção é um erro?

Não falo sobre isso. Respeito todos os que vão à África do Sul defender a camisola de Portugal. Todos eles têm passaporte português.

Foi chamado pela primeira vez à selecção nacional A devido a um imprevisto - o afastamento de um atleta. Estava até num Europeu de sub-21 quando recebeu a notícia de que afinal disputaria o Mundial de 2002, na Coreia/Japão. Recorda-se?

Estava no quarto quando Agostinho Oliveira foi falar comigo. Explicou-me então que devido a um imprevisto iria substituir um colega no Mundial [Kenedy, que acusou positivo num controlo]. Fiquei, obviamente, em estado de choque.

DN

JotaCC

Taça de Portugal (feminino): CA Trofa em Arcozelo
2ª Eliminatória da prova não apresenta confrontos entre equipas da Divisão A1.

Tal como no masculino,  também foi sorteada a 2ª eliminatória da Taça de Portugal, no feminino, onde não surgem quaisquer confrontos entre equipas da Divisão A1. Depois de eliminar o finalista vencido da prova do ano passado (Gueifães), o CA Trofa terá agora que se deslocar ao recinto do SC Arcozelo, da Divisão A2.

O Ginásio Santo Tirso que surpreendeu na passada eliminatória o Leixões, terá agora uma partida aparentemente uma partida mais fácil, diante do Boavista, enquanto as líderes da A2, juntamente com Santo Tirso, o Belenenses recebem o Sp. Braga (A1).

Os jogos desta 2ª eliminatória realizam-se a 27 de Dezembro, enquanto os quartos-de-final já colocarão as seis equipas apuradas nesta fase, assim como o representante da Madeira (Câmara de Lobos eliminou CS Madeira), mais o representante dos Açores (Clube K que eliminou o detentor do titulo, o CD Ribeirense).

2ª eliminatória
CD Póvoa-Ala Nun'Álvares de Gondomar
SC Arcozelo-CA Trofa
Boavista FC-Ginásio Stº. Tirso
Vitória SC-CV Lisboa
GD Cascais-CV Oeiras
CF Belenenses-SC Braga

Bruno3429

Defesa Paulão é indispensável
Por Pascoal Sousa

Paulão é uma paixão antiga do Legia Varsóvia, clube que no passado fim-de-semana esteve em Portugal para assistir a vários jogos, um deles o Leixões-Sp. Braga. Jan Urban, técnico do Legia, e um dos seus adjuntos, passaram despercebidos pelo Estádio do Mar, porque o pedido de acreditação foi feito em nome de um empresário com boas ligações ao emblema polaco.

Apesar de Paulão nem sequer ter sido convocado para o desafio com os leixonenses, o brasileiro é o alvo desejado pelo Legia para reforçar o eixo da defesa, em Janeiro. Já o fora no final da temporada passada, quando na qualidade de jogador livre de vínculo com a Naval esteve com pé e meio no clube de Varsóvia.

O convite do Sp. Braga desviou-o para o Minho mas a sua pouca utilização foi interpretada pelo Legia como uma janela de oportunidade para voltar à carga. Por empréstimo, ou através da negociação dos direitos desportivos do atleta, os polacos estavam disponíveis para conversar com os arsenalistas. No entanto, a investida está destinada ao fracasso.

A Bola

JotaCC

Portuguesas são candidatas aos títulos europeu de corta-mato

Portugal poderá conseguir duas ou mesmo três medalhas na prova de seniores femininos do Campeonato da Europa de Corta-Mato, cuja 16.ª edição se realiza domingo, em Dublin (Irlanda).

Das seis equipas nacionais que se apresentarão a competir, nos escalões de juniores, sub-23 e seniores, masculinos e femininos, a principal formação feminina é aquela que tem mais possibilidades de chegar aos pódios individual e colectivo.

Jessica Augusto e Inês Monteiro foram segunda e terceira classificadas, respectivamente, na competição do ano passado, em Bruxelas.

Este ano, não só não encontrarão a campeã em título, a holandesa (de origem queniana) Hilda Kibet, que estará ausente, como ainda têm manifestado, ao longo das últimas provas, estarem em excelente momento de forma. Uma ou outra já derrotaram as restantes principais candidatas a lugares no pódio.

A mais perigosa, tanto mais que correrá no seu país, parece ser a irlandesa Mary Cullen, quarta classificada há um ano e que, depois disso, foi terceira nos 3000 metros do Europeu de pista coberta, muito perto de Sara Moreira, que então conquistou a medalha de prata.

Já a espanhola Rosa Morató, quinta há um ano, e a holandesa Adrienne Herzog, então sexta, não parecem em condições de derrotar as duas portugueses, se estas correrem ao seu melhor nível.

Para além das medalhas individuais - das quais uma terceira atleta nacional, Dulce Félix, poderá não distar muito -, Portugal apresenta-se como grande favorito ao título colectivo que, a concretizar-se, será o sétimo de sempre, todos eles conquistados a partir de 1998.

A selecção da Grã-Bretanha, que foi segunda classificada nos últimos cinco anos, deverá ser a principal opositora. Para além das duas candidatas a medalha e de Dulce Félix, Portugal apresentará mais três atletas capazes de rondar os dez primeiros lugares: Anália Rosa, que foi sétima no ano passado, Sara Moreira e Ana Dias. Pontuarão as quatro atletas melhor classificadas de cada equipa.

No sector masculino, as aspirações portuguesas são diminutas, tanto mais que falta Rui Pedro Silva, nono classificado há um ano mas que optou agora por uma aposta na maratona.

Portugal foi oitavo no ano passado, a pior classificação de sempre (havia sido quinto em 2004 e 2005). Este ano, serão menos as equipas (10 em vez de 12) e é de crer que as classificações individuais sejam um pouco melhores.

Individualmente, o mais credenciado dos atletas nacionais é Eduardo Mbengani, que no ano passado se estreou com um 38.º lugar, três meses depois de se naturalizar português (nasceu no Congo mas vive em Portugal desde criança).

Foi segundo no recente Cross de Oeiras, muito perto do campeão mundial Gebre Gebremarian, feito notável mesmo correndo este em economia de esforço. Deu indicações de que se poderá aproximar, ou até entrar, nos dez primeiros.

O ucraniano Sergey Lebed, oito vezes campeão e dez vezes no pódio nos últimos 11 anos, é mais uma vez favorito, a par do britânico Mo Farah, campeão em 2006 e segundo no ano passado.

A Espanha, campeã em 2007 e 2008, á a principal candidata ao título colectivo.

Nos escalões mais jovens, as aspirações portuguesas são limitadas. Joana Costa, 12ª há um ano, no escalão de sub-23, é, à primeira vista, quem poderá conseguir melhor classificação.

PROGRAMA (horas portuguesas, iguais às locais):

10.15 h - Juniores (F) - 4 km

11.00 h - Juniores (M) - 6 km

11.40 h - Sub-23 (F) - 6 km

12.25 h - Sub-23 (M) - 8 km

13.15 h - Seniores (F) - 8 km

14.10 h - Seniores (M) - 9 km

SELECÇÕES NACIONAIS

SENIORES (M)

Eduardo Mbengani (Conforlimpa)

José Rocha (Maratona)

Ricardo Ribas (Conforlimpa)

Alberto Paulo (Marítimo)

José Ramos (Conforlimpa)

Licínio Pimentel (Conforlimpa)

SENIORES (F)

Inês Monteiro (Individual)

Jessica Augusto (Individual)

Dulce Félix (SC Braga)

Anália Rosa (Maratona)

Sara Moreira (Maratona)

Ana Dias (C. Benfica Faro)

SUB-23 (M)

João Silva (J. Vidigalense)

Tiago Costa (SC Braga)

António Silva (CP Mangualde)

Bruno Albuquerque (Sporting)

Vitor Reis (GR Pr. Salema)

Pedro Vieira (NA Joane)

SUB-23 (F)

Joana Costa (SC Braga)

Solange Jesus (Adercus)

Ana Ferreira (Estreito)

Tânia Silva (Liberdade)

JUNIORES (M)

Rui Pinto (UD Várzea)

José Costa (FC Porto)

Luís Mendes (Estreito)

Diogo Lourenço (O. Vianense)

Nuno Santos (V. Rei)

Hugo Daniel (Liberdade FC)

JUNIORES (F)


Daniela Cunha (UD Várzea)

Catarina Ribeiro (FC Vizela)

Salomé Rocha (FC Vizela)

Sónia Lima (UD Várzea)

Susana Godinho (Benfica)

Marta Martins (FC Porto)

O JOGO

Bruno3429

TREINO SÁBADO ÀS 15H30 À PORTA FECHADA  

O plantel do SC Braga treina sábado, dia 12 de Dezembro, às 15h30, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga