News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/11

Started by david, 29 de November de 2009, 07:08

Previous topic - Next topic

david

Cavalgada de Alan para agarrar o lugar
JÁ RECUPEROU DE LESÃO E É UMA CERTEZA COM A U. LEIRIA

Acabaram as dúvidas: Alan já se treinou na manhã de ontem e está em condições de ser convocado por Domingos Paciência para a receção à U. Leiria. O extremo brasileiro, recorde-se, começou a semana ausente, alegadamente por gestão de esforço e quando voltou ao relvado, para trabalhar de forma condicionada, foi-lhe diagnosticado uma mialgia na coxa esquerda. Conciliou os treinos com bola, devidamente vigiado pelo departamento médico, com exercícios de ginásio para acelerar a recuperação.

Agora, já sem qualquer queixa, o treinador não terá de alterar o seu onze tipo, salvando-se da necessidade de deslocar Paulo César para a direita e de lançar o eterno suplente utilizado, Matheus, no flanco oposto. Alan joga e pode defender o estatuto de totalista nos 14 jogos da temporada, a par de Evaldo.

Impressionante

Com 3 golos marcados, o extremo atirou para fora das quatro linhas a fama de que não conseguia acertar no fundo das redes adversárias. Para além disso, Alan é um dos principais responsáveis pelo caudal ofensivo do líder, ou não fosse ele o jogador da Liga com mais ataques: 119 (os tão badalados Hulk e Di María tinham menos 25 e 26, respetivamente, à entrada para esta jornada).

Autor: RICARDO VASCONCELOS
Data: Domingo, 29 Novembro de 2009 - 2:34  RECORD

JotaCC

Últimas afinações para recebe o Leiria


Em vésperas de receber o União da Leiria em jogo a contar para a 11.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol, o treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, encontra-se a fazer as "últimas afinações" na equipa que vai entrar em campo com o intuito de manter a liderança da prova.

Apesar das sessões de trabalho decorrerem à porta fechada, é previsível que o técnico não faça grandes alterações quer aos convocados, quer ao onze inicial da partida, isto também porque a velha máxima "em equipa que ganha não se mexe" existe e é, praticamente sempre, respeitada.

O plantel também não tem, até ao momento, grandes limitações, uma vez que o boletim clínico apenas apresenta Peterson e Alan como lesionados, mas o extremo direito quase de certeza que será convocado e mesmo utilizado no apronto frente ao Leiria.
Hoje, pelas 14.45 horas, Domingos marca presença na sala de conferências, onde faz a antevisão do encontro de amanhã.


CORREIO DO MINHO



JotaCC

Melhor defesa

Uma excelente equipa começa a construir-se na solidez da sua defesa. Já Mourinho o dizia e até nas equipas mais empolgantes do Mundo, como o Barcelona que ainda recentemente vergou o treinador português, isso se nota. Não há um grande líder sem uma defesa eficaz. É assim em Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra. Nos cinco campeonatos mais ricos da Europa lideram as defesas menos batidas. Em Portugal também, mas com um mérito extra: o Braga sofre ainda menos golos do que Barcelona, Chelsea, Bordéus e Auxerre, Inter e Bayer Leverkusen.

Em termos absolutos, podemos dizer que o Braga é a melhor defesa destes seis campeonatos. Eduardo sofreu cinco golos, menos três do que Barcelona, Real Madrid, Sevilha e Chelsea, todos antes de a jornada deste fim-de-semana começar. Se estabelecermos a média entre o número de golos sofridos e os jogos já disputados, os resultados não são diferentes: 0,5 para os minhotos e 0,62 para o Chelsea, que segue no segundo lugar.

Mas o enorme feito arsenalista alarga-se a outros campeonatos. Dizer que o Braga é a melhor defesa da Europa é incorrecto, pois há três equipas menos batidas: Estrela Vermelha (Sérvia), Besa (Albânia) e La Valletta (Malta). Mas afirmar que é a melhor entre todas as equipas que jogam em ligas com o mínimo de reputação é absolutamente verídico. Aqui inclui-se a Holanda, Bélgica, Escócia, Turquia, Grécia, Suíça, ou Ucrânia, por exemplo.

Na base da solidez arsenalista está o único sector onde Domingos não mexeu, por comparação com a época anterior. Eduardo, João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo continuam a ser os preferidos os principais sustentos de tamanha segurança. Se bem que com Leone a equipa sofre menos golos do que com o peruano Rodriguez.



Mais um feito de Jesus para cair

A capacidade de bem defender foi bandeira de Jorge Jesus no ano passado. E com razão. Com 21 golos sofridos nos 30 jogos da época, o treinador viu a equipa ficar em terceiro lugar nesse ponto particular. O registo só não foi melhor porque as duas últimas jornadas foram aziagas para Eduardo (quatro golos) mas ainda assim marcou um recorde interno arsenalista. Ora, seguindo esta média, será fácil para Domingos superar mais uma vez o actual técnico do Benfica, até porque agora não há competições europeias para desviar a focalização da equipa e desgastar o espírito e as pernas dos jogadores.



Quatro jogos sem vencer

Há quatro jogos oficiais seguidos que o Braga não consegue vencer o Leiria, seja em casa ou fora dela. No Estádio AXA, os dois últimos confrontos deram derrotas por 1-0, sendo que a segunda delas correspondeu à primeira vitória fora leiriense na época que o clube desceu de divisão. Na cidade do Lis, o Braga empatou em 2007.



Alan não dá o flanco


Alan deve estar a 100 por cento amanhã e assim vai manter o lugar a extremo-direito, oferecendo a Domingos a possibilidade de não mexer no onze que melhor resposta tem dado. Matheus está de prevenção, mas o incansável Alan recusa ceder o flanco. Recorde-se que o ex-FC Porto é um dos dois totalistas da época, a par de Evaldo.



Faleceu José Bastos Machado

O Braga está de luto pelo falecimento de José Bastos Machado, um dos melhores atletas de sempre do clube, que fez história com várias vitórias na secção de atletismo na década de 30. Figura conhecida no universo minhoto, o funeral realiza-se hoje de manhã e o Braga estará representado de forma oficial na Igreja de São Lázaro.


Factos curiosos

Trio
Dez jogos completos


Eduardo, Moisés e Evaldo estiveram em cada um dos 900 minutos de brilhantismo defensivo. Os três são, a par de Alan e Vandinho, totalistas no campeonato, mas neste campo merecem destaque.

Cinco carrascos
Um golo sofrido


Em nenhum dos jogos disputados o Braga sofreu mais de um golo. Djaló (Sporting), Yontcha (Belenenses), Miguel Ângelo (Marítimo), João Tomás (Rio Ave) e Desmarets (Guimarães) foram os carrascos.

Vandinho
20 recuperações


O primeiro passo para não sofrer muitos golos é evitar que os adversários joguem perto da área. Vandinho é dos mais importantes nessa função e o sexto jogador da Liga Sagres que mais bolas recupera para evitar perigo. O guarda-redes agradece.

Eduardo
360 minutos inviolável


A melhor série de Eduardo esta época foram 360 minutos sem sofrer golos. Começou no minuto 9 do jogo em casa do Marítimo e terminou no mesmo instante da visita a Vila do Conde. Pelo meio, FC Porto, Olhanense e Setúbal.

Leone por Rodriguez
Uma alteração

A consistência da defesa é proporcional às rotinas que esta tem. Por ser muito forte, Domingos recusa mudá-la, ainda que de forma esporádica. Em 900 minutos, só mudou uma vez, e porque Rodriguez se lesionou. Entrou Leone, que ainda ajudou a melhorar o estatuto.


O JOGO

JotaCC

Desencanto na despedida

Rui Teixeira despediu-se do Hóquei de Braga com uma derrota - a quarta em sete jornadas - mas não terá sido por sua culpa que os seus jogadores entraram em rinque sem convicção. Permissivos, viram Ricardo Pereira entrar à vontade na área, batendo Guilherme Silva, e até podem argumentar que os dois golos seguintes do Benfica surgiram de bola parada - um penálti e um livre directo convertidos por Caio -, certo é que, na primeira parte, os minhotos desperdiçaram cinco contra-ataques, três bolas isoladas e nem viram passar o tiro de meia-distância de Diogo Rafael. Para responder a um adversário com mais soluções no banco, os anfitriões acabaram por reagir na segunda parte, mostrando-se mais dinâmicos - André Torres e Joel Coelho (livre indirecto) reduziram - e, sobretudo, mais combativos, mas sem aproveitar as duas inferioridades numéricas do Benfica, uma equipa tranquila pela vantagem construída antes do intervalo, que não sentiu falta dos dois livres directos falhados por Caio nos últimos dez minutos. Com André Torres e Álvaro Pinto em campo, o Braga mudou, mas não o suficiente. Caio e Pedro Afonso fixaram a contagem benfiquista em seis golos e no fim Rui Teixeira queixou-se da arbitragem, acusando-a de ser condescendente com os bloqueios do Benfica.

DECLARAÇÕES


Rui Teixeira treinador do Braga
"Jogadas cortadas"

"Tentámos jogar de igual para igual com um adversário forte e com muitas soluções. Mas sempre que íamos à baliza, as nossas jogadas eram cortadas, pois não jogámos só contra cinco jogadores."

Luís Sénica Treinador do Benfica
"Domínio de bola"

"Na primeira parte, o Benfica conseguiu domínio de bola e atitude competitiva. Fez uma segunda parte mais descaracterizada, na qual o adversário foi mais forte do ponto de vista do coração."



Vítor Silva sucede a Rui Teixeira

Foi na quinta-feira que Rui Teixeira colocou o lugar à disposição, mas o anúncio só surgiu ontem: "Pedi a demissão por achar que é o melhor para o clube. Saio com gratidão para com esta direcção que me deu oportunidade quando eu não era conhecido no hóquei". Subiu com a equipa à I Divisão em 2006/07, e nos últimos três anos deu dimensão à formação minhota, mas agora, numa altura em que os resultados não aparecem, Rui Teixeira sai de cena. Vítor Silva deverá ser o eleito dos minhotos. O ex-treinador do Barcelos manteve-se ontem incontactável, mas O JOGO sabe que os dirigentes do Braga estiveram ontem reunidos com Vítor Silva a fim de estabelecerem os termos do acordo.


O JOGO

JotaCC

ABC vence duelo minhoto

O ABC venceu o derby do minhoto impondo-se ao Xico Andebol. O Belenenses venceu o Águas Santas mas acusou bastantes dificuldades, ambos os desafios referem-se à nona jornada. (Actualizada)

O FC Porto foi a Aveiro vencer o São Bernardo por tangencial 27-26. Ao intervalo a equipa de Ljubomir Obradovic já seguia na frente (12-13), num jogo onde Ricardo Moreira, com oito golos, e Carlos Martingo (6 golos) foram os melhores marcadores.

O Belenenses recebeu o Águas Santas e venceu pela margem mínima (25-24).

Resultados:

Fafe-Madeira SAD, 25-27
ABC de Braga-Xico Andebol, 25-21
S. Bernardo-FC Porto, 26-27
Marítimo-Benfica, 22-32
Belenenses-Águas Santas, 25-24


A BOLA

JotaCC

Técnico do HC Braga demite-se
APÓS A DERROTA SOFRIDA EM CASA COM O BENFICA
   
O treinador do HC Braga, Rui Sérgio Teixeira, apresentou a demissão no final do jogo com o Benfica (2-6), tendo a mesma sido aceite pela direção do clube bracarense.

O delegado da equipa, Manuel Marques, também se demitiu, mas os dirigentes ainda não responderam.

Hoje deverá ficar-se a saber o nome do novo treinador, com o ex-técnico do OC Barcelos, Vítor Silva, à cabeça da lista.

RECORD

Bruno3429

Domingos: «Sporting não está afastado do título»
NÃO AFASTA NENHUM DOS CRÓNICOS CANDIDATOS 

 
Com o empate do Benfica, o Sporting de Braga pode, na próxima segunda-feira, isolar-se na liderança da Liga Sagres. Dessa luta, Domingos Paciência ainda não afasta nenhum dos crónicos candidatos.

"Ninguém está afastado do título, nem o Sporting. Em três ou quatro jogos tudo pode mudar e ainda faltam muitas jornadas", respondeu o treinador, antes de falar da carreira da sua equipa:

"Não me surpreende a nossa posição. Vamos tentar manter este nível e esta qualidade. Podemos ficar muito mais tempo na liderança".


Os minhotos realizam a esta hora o último treino, mas Domingos já confirmou a recuperação de Alan para a receção à U. Leiria.

Record

Bruno3429

«Ninguém está afastado do título» - Domingos Paciência
Por Redacção

O empate do Benfica, sábado frente ao Sporting (0-0), permite ao Sp. Braga isolar-se na liderança da Liga caso vence o U. Leiria, mas Domingos Paciência só quer fazer contas no fim do campeonato.

«Ninguém está afastado do título, nem o Sporting. Em três ou quatro jogos tudo pode mudar e ainda faltam muitas jornadas», referiu o técnico, Domingos Paciência.

«Não me surpreende a nossa posição. Vamos tentar manter este nível e esta qualidade. Podemos ficar muito mais tempo na liderança», concluiu.


A Bola

Bruno3429

Sp. Braga-U. Leiria (antevisão): pela liderança, vencer, vencer
Minhotos ainda não cederam qualquer ponto no Estádio Axa


Pela liderança, vencer, vencer. É «só» isto que o Sp. Braga tem de fazer segunda-feira se quiser voltar a isolar-se na frente da classificação. Mas a tarefa não se afigura simples. Pela frente, os minhotos terão uma União de Leiria que se tem dado muito bem fora da cidade do Lis. Ora, anotemos.

A equipa agora orientada por Lito Vidigal já foi vencer a Setúbal e a Paços de Ferreira, conseguindo ainda empatar em Olhão e em Guimarães. Só em Matosinhos, num jogo emocionante com o Leixões, sucumbiu.

De qualquer forma, o Sp. Braga não pode desvalorizar a responsabilidade. Se Domingos Paciência quiser solidificar o estatuto de candidato ao título, só pode fazer uma coisa: derrotar o Leiria e ganhar dois pontos ao Benfica.

Passar da teoria à prática

Os números do Sp. Braga no campeonato são impressionantes. Principalmente no Estádio Axa. Cinco jogos, cinco vitórias; nove golos marcados e apenas um sofrido. Em território braguista já caíram F.C. Porto e Benfica, entre outros.

Por tudo isto, qualquer resultado que não um triunfo do Sp. Braga será uma surpresa. Mas já se sabe. Nestas coisas da bola, a mais esclarecedora das estatísticas pode cair com estrondo a qualquer instante.

Já agora, importa sublinhar o registo muito interessante do Leiria nos jogos em Braga para o campeonato. Em 15 visitas, cinco vitórias, quatro empates e apenas seis derrotas.

Alan joga, Pateiro não

Domingos Paciência teve uma boa notícia neste domingo. Alan está recuperado e faz parte dos convocados para o jogo com o Leiria. Assim, o Sp. Braga deverá apresentar a equipa habitual, com o brasileiro no lado direito do ataque.

Já o Leiria não pode contar com o influente Ricardo Pateiro, autor de uma excelente temporada até ao momento. Lito Vidigal poderá puxar Paulo Vinícius para o meio-campo e colocar Ronny na lateral esquerda.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, André Leone, Moisés e Evaldo; Vandinho, Hugo Viana e Mossoró; Alan, Meyong e Paulo César.

Outros convocados: Kieszek, Filipe Oliveira, Rodríguez, Andrés Madrid, Matheus, Osvaldo, Adriano e Yazalde.

U. LEIRIA: Djuricic; Hugo Gomes, Bruno Miguel, Diego Gaúcho e Ronny; Paulo Vinícius, André Santos, Panandetiguiri e Silas; Cássio e Carlão.

Outros convocados: Hélder Godinho, Mamadou Tall, Vitor Moreno, Elias, Marco Soares, Kalaba, Ouattara e Tiago Luís


Maisfutebol

Bruno3429

19 CONVOCADOS PARA RECEPÇÃO AO U. LEIRIA

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, convocou 19 jogadores para o jogo com o União de Leiria (segunda-feira, dia 30 de Novembro, às 20h15, no Estádio AXA) a contar para a 11ª jornada da Liga Sagres.

A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Eduardo, Kieszek, João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Hugo Viana, Matheus, Osvaldo, Adriano, Paulo César

SCBraga

JotaCC

Domingos Paciência quer União Leiria a jogar "olhos nos olhos"

O treinador do Sporting de Braga disse este domingo que gostaria que a União de Leiria jogasse domingo em Braga "olhos nos olhos", garantindo que a equipa vai trabalhar para regressar à liderança da Liga Sagres.

"Gostaria que a União de Leiria viesse jogar aqui olhos nos olhos, mas, se calhar, virão jogar para pontuar. Temos consciência que as equipas já alteram a sua forma de jogar quando actuam frente ao Sporting de Braga", afirmou, este domingo, Domingos Paciência, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Se vencer, o Sporting de Braga volta à liderança isolada do campeonato, já que o Benfica empatou sábado, em Alvalade, com o Sporting, e por isso o jogo assume maior importância para os responsáveis minhotos, como Domingos Paciência admitiu.

"É evidente que estamos atentos ao que se passa e aos resultados dos outros que neste momento estão a concorrer connosco. Sabemos que, ganhando ao Leiria, seremos líderes isolados e é para isso que vamos trabalhar", assegurou.
Instado a considerar se o Sporting está já afastado do título, como defendeu o treinador do Benfica, Jorge Jesus, Domingos Paciência disse que não.

"Nesta altura, ninguém está afastado do título. Quando faltam tantos jogos para o fim, dizer que uma equipa está afastada do título, acho que não é correcto. Três jogos são nove pontos. Se calhar, estamos a falar em três jornadas e tudo pode mudar em pouco tempo. Não há ninguém que tenha os seus objectivos conseguidos", frisou.

O treinador sente que a "equipa está bem" e lembrou o desempenho do último jogo, a contar para a Taça de Portugal, em que os minhotos venceram facilmente o Vitória de Setúbal por 3-0.

Domingos revelou ainda não estar surpreendido com a posição da equipa: "sei a equipa e os jogadores que tenho nas mãos. Não se sabe o que poderá acontecer no futuro, mas vamos trabalhar para continuar com este rendimento e penso que podemos andar bastante tempo assim".

O jogo tem início às 20:15, segunda-feira, no Estádio Municipal de Braga, e será arbitrado por João Ferreira, de Setúbal.


Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek

Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Moisés, Rodriguez e Evaldo

Médios:Vandinho, Andrés Madrid, Mossoró, Alan, Hugo Viana, Matheus e Osvaldo

Avançados: Adriano, Paulo César, Meyong e Yazalde.


O JOGO