News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 26/11

Started by JotaCC, 26 de November de 2009, 07:48

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Tiago Pinto e Yazalde operacionais



Já com Tiago Pinto e Yazalde reintegrados — depois alguns dias de 'quarentena' por terem estado em contacto com jogadores da selecção nacional de sub-21, que acusaram positivo nos testes da gripe A — e sem os jogadores que venceram na véspera o Leixões (4-3) para a Liga Intercalar, Domingos Paciência trabalhou ontem de manhã apenas com catorze elementos do plantel do Sp. Braga, no arranque da preparação do jogo com o Leiria. Debaixo de uma forte chuvada, o técnico ministrou uma sessão de hora e meia aos habituais titulares, tendo chamado para este apronto matinal os juniores Guilherme e Cardoso.

Ausente do treino, esteve Alan. O brasileiro limitou-se a trabalho de ginásio, numa gestão de esforços planificada para os atacantes da equipa. Recorde-se que na segunda-feira já Meyong e Paulo César tinham cumprido o mesmo plano.
A pensar no jogo com o Leiria, da próxima segunda-feira, que vai encerrar a jornada 11 da Liga, o plantel do Braga regressa hoje aos treinos, à porta fechada.


Sp. Braga foi a equipa mais controlada nas 10 primeiras jornadas da Liga

O Sp. Braga foi a equipa mais controlada nas 10 primeiras jornadas da Liga portuguesa, com os seus jogadores a serem submetidos a testes antidoping em nove jornadas. De acordo com dados a que a Agência Lusa teve acesso, os jogadores bracarenses já foram controlados 18 vezes (duas por cada jornada). O Benfica e o Belenenses tiveram testes nos seus encontros em seis jornadas, enquanto o FC Porto, a Académica, o Marítimo, o Rio Ave e o Nacional da Madeira foram controlados quatro vezes. Dos 'três grandes', o Sporting foi a equipa menos testada, em apenas três. Vitória de Setúbal, União de Leiria, Vitória de Guimarães, Naval 1.º Maio e Leixões são as equipas menos controladas, duas vezes.
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional tem um orçamento de mais de 47 000 euros para os testes antidoping, sendo que a decisão de sobre quais são os jogos que serão controlados cabe ao Instituto do Desporto de Portugal. Em cada jornada, são controlados três jogos.



CORREIO DO MINHO

JotaCC

Evaldo: O totalista repetente
NÃO PAROU UM SEGUNDO NOS 14 JOGOS OFICIAIS DA ÉPOCA

   
Evaldo dos Santos Fabiano é, aos 27 anos, um caso sério de regularidade no futebol português. Ele que já detém a dupla nacionalidade e chegou a ser hipótese para reforçar a Seleção de Carlos Queiroz, tendo em linha de conta que ocupa a posição que esteve sempre em causa, a de defesa-esquerdo, não faz as coisas por menos e ameaça ser novamente referência obrigatória no líder do campeonato. Ainda na primeira fase da época, Evaldo dá sequência ao que fez na anterior, onde realizou 47 jogos em 48 possíveis. Só falhou o Sp. Braga-Académica porque Jorge Jesus preferiu poupá-lo para o decisivo jogo com o PSG, da Liga Europa. Ou seja, foi quase um totalista... e não falhou um segundo em todas as outras competições, onde se contempla campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga.

É uma espécie de totalista repetente, pois o defesa-esquerdo brasileiro somou todos os minutos nos 14 jogos oficiais da equipa esta temporada, compostos pelas 10 rondas do campeonato, 2 da Liga Europa e outras tantas na Taça de Portugal. A notícia é que o maior concorrente interno a esta regularidade dá pelo nome de Alan, também totalista supremo nos 14 jogos. Ontem, Alan foi motivo de gestão de esforço, mantendo-se no ginásio, à imagem do que tem sucedido em algumas ocasiões com outros jogadores do plantel, como, por exemplo, Moisés, este também totalista mas apenas no que diz respeito aos 10 jogos da Liga, tal como sucede igualmente com o guarda-redes Eduardo e o capitão Vandinho.


RECORD

JotaCC

Yazalde fica até ao fim

O número de interessados em Yazalde não pára de subir, mas o jogador só deixa o Braga se aparecer alguma proposta que agrade substancialmente à SAD. Como não é de crer que isso aconteça, até porque o avançado tem um valor de mercado elevado e fora do âmbito nacional (que não o pode pagar) não é ainda muito conhecido, Yazalde ficará até ao fim da época para crescer com Domingos Paciência e ajudar o clube na fase mais difícil desta. Por empréstimo não há negócio, até porque os planos do técnico prevêem que o jogador seja utilizado, mais cedo do que se possa pensar.

Por paradoxal que possa parecer, quem ajuda a segurar Yazalde é Meyong, um dos rivais que lhe tapam espaço no ataque. O camaronês tem merecido a confiança de Paul Le Guen, seleccionador nacional. Foi convocado em toda a fase de apuramento para a Taça de África das Nações e tudo indica que vá estar presente na fase final que começa a 10 de Janeiro. Ora, num cenário normal, Meyong perderá pelo menos cinco jogos: dois para a Liga Sagres (Nacional em casa e Académica fora), dois para a Carlsberg Cup (Trofense fora e Leiria em casa) e outro da Taça de Portugal, ainda sem adversário definido. Mas, se os Camarões forem à final, serão seis os jogos que o avançado falha em Portugal. E ainda há um sétimo, a 2 de Janeiro, que depende da libertação ou não por parte da federação camaronesa.

Ora, perante este cenário, restam Adriano e Yazalde para alternar num mês terrível e que ditará muito do que o Braga pode conseguir esta época. Matheus e Paulo César seriam outras alternativas, mas devem rodar na ocupação da esquerda do ataque. Domingos quer a equipa toda na sua plenitude e promoverá alterações que até agora não têm sido necessárias mas que o dito mês de loucos não dispensa. Daí que o poveiro seja fundamental embora, claro está, Adriano deva fazer os jogos mais importantes.

A título de curiosidade, refira-se que este voltou ontem ao trabalho depois de uma semana de isolamento por ter contactado com um portador de gripe A. Tiago Pinto, na mesma situação, também já trabalhou.



Filipe Oliveira para segurar até ao final da temporada

Com apenas mais sete meses de contrato, Filipe Oliveira é outro dos que têm permanência assegurada em Braga no pós-Janeiro. O empréstimo do jogador não faria qualquer sentido nesta fase, até porque será, para Domingos o preferido para substituir João Pereira em caso de ausência deste.




Dez para Paulo César

Não é novidade que Paulo César está em grande, mas o registo que atingirá contra o Leiria prova-o de forma inequívoca. Se for titular, e tudo indica que sim, completará o décimo jogo nessa condição esta época na Liga Sagres, mais um do que contou na anterior, sob o comando de Jorge Jesus. A pontaria está mais desafinada, talvez por agora jogar encostado à esquerda. Mas a importância do jogador é enorme e a confiança tremenda.

Para abrilhantar o dia, Paulo César quer marcar um golo, que seria também o décimo desde que chegou a Braga. Em Portugal, estar dois anos em cada clube é um hábito que ganhou e só furou quando jogou, precisamente, no próximo adversário arsenalista.

Se as coisas lhe continuarem a correr assim, deve voltar a quebrar a tendência em Braga, pois o convite para a renovação será uma realidade. Para Domingos é óptimo contar com a sua versatilidade.



Alan a gerir o esforço


Alan foi ausência notada ontem. O brasileiro ficou pelo ginásio em gestão de esforço, ele que é, a par de Evaldo, um dos dois totalistas da época. A situação até deu jeito ao virtuoso extremo, que assim se livrou de passar 90 minutos à chuva. A água foi a principal adversária num teino que só contou com 16 elementos. Os que jogaram na Intercalar folgaram.


O JOGO

JotaCC

Estádio Municipal de Braga maravilhou um grupo de franceses    

Foram cerca de cinquenta franceses, arquitectos, engenheiros e responsáveis políticos da cidade de Lille, que estiveram ontem no Estádio Municipal de Braga. A visita de estudo deixou os gauleses maravilhados.

A organizadora da visita, Dora Marques, filha de emigrantes portugueses, actual chefe do gabinete de projectos daquela cidade, tinha o desejo de conhecer a obra-prima de Souto Moura e trouxe consigo a nata empresarial e do ramo arquitectónico à cidade dos arcebispos.

Palmira Maciel, do município bracarense, assume que é um orgulho receber de forma constante ilustres visitantes

ANTENA MINHO

5 Palmira Maciel (visita)

Recorde-se que o Estádio Municipal de Braga foi inaugurado em Dezembro de 2003 e foi um dos cartazes principais do campeonato da Europa de 2004.

JotaCC

Antidoping

Braga é a equipa mais controlada


O Sp. Braga foi a equipa mais controlada nas 10 primeiras jornadas do campeonato, com os seus jogadores a serem submetidos a testes antidoping em nove jornadas. Os jogadores bracarenses já foram controlados 18 vezes (duas por cada jornada).
O Benfica e o Belenenses tiveram testes nos seus encontros em seis jornadas, enquanto o FC Porto, a Académica, o Marítimo, o Rio Ave e o Nacional da Madeira foram controlados quatro vezes. Dos «três grandes», o Sporting foi a equipa menos testada, em apenas três das 10 jornadas já disputadas. Vitória de Setúbal, União de Leiria, Vitória de Guimarães, Naval 1.º Maio e Leixões são as equipas menos controladas, duas vezes.
Na Liga de Honra, o Santa Clara já foi quatro vezes controlada em nove rondas, somando quatro testes, enquanto Estoril, Covilhã, Freamunde, Chaves e Varzim nunca foram ao controlo antidoping.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Pedro Proença no «derby» de Alvalade

Pedro Proença, da AF Lisboa, foi o árbitro nomeado pela Comissão de Arbitragem da Liga para dirigir o «derby» entre Sporting e Benfica, da 11.ª jornada da Liga, que se realiza no próximo sábado, em Alvalade.

O juiz lisboeta, 39 anos, director financeiro, é árbitro desde 1988/89. Na presente temporada, e no que às competições da Liga diz respeito, dirigiu cinco jogos da Liga Sagres e três da Liga Vitalis.

O «derby» de sábado será o segundo jogo de Sporting e Benfica que Pedro Proença dirige esta época, depois de ter arbitrado o empate dos leões no terreno do Nacional (1-1), na primeira jornada, e o triunfo dos encarnados em Guimarães (1-0), na ronda seguinte.

No FC Porto-Rio Ave, marcado para domingo, vai estar Paulo Costa (AF Porto), enquanto a recepção do Sp. Braga ao U. Leiria, que se disputa na segunda-feira, será arbitrada por João Ferreira (AF Setúbal).

Nomeações (Liga):

Sexta-feira
Olhanense-V. Guimarães, Lucílio Baptista (Setúbal)

Sábado
Nacional-Naval, Jorge Tavares (Aveiro)
Sporting-Benfica, Pedro Proença (Lisboa)

Domingo
Académica-V. Setúbal, André Gralha (Santarém)
P. Ferreira-Leixões, Bruno Paixão (Setúbal)
Belenenses-Marítimo, Hugo Miguel, Lisboa)
FC Porto-Rio Ave, Paulo Costa (Porto)

Segunda-feira
Sp. Braga-U. Leiria, João Ferreira (Setúbal)


A BOLA

Bruno3429

Sp. Braga é a equipa mais "controlada" da Liga

Em dez jogos realizados na Liga de futebol, o comandante Sporting de Braga foi "controlado" em nove, dois jogadores por jogo. Depois, surgem Benfica e Belenenses, com controle em seis jogos.

Diario Minho

Bruno3429

TREINO SEXTA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina sexta-feira, dia 27 de Novembro, às 10h00. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga