News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 25/11

Started by JotaCC, 25 de November de 2009, 07:43

Previous topic - Next topic

JotaCC

Liga Intercalar: Sp. Braga vence Leixões

Num jogo marcado por várias cambalhotas no marcador e golos de 'rajada', o Sp. Braga venceu ontem o Leixões, por 4-3 e conquistou a segunda vitória consecutiva na Liga Intercalar, torneio amador da AF Porto. O extremo brasileiro Matheus foi um dos 'guerreiros' mais endiabrados, e viu o seu esforço coroado em cima do minuto 90, quando marcou o golo que valeu o triunfo suado do Sp. Braga.

Foi um bom teste da equipa B do Sp. Braga, que deixou, naturalmente, o treinador Domingos Paciência satisfeito, com a exibição de alguns suplentes. Nomeadamente, Matheus, autor do quarto golo, Adriano, que voltou a fazer o gosto ao pé (fez o 3-3), depois de ter bisado há oito dias, frente ao Varzim, e o jovem extremo Osvaldo (uma assistência) também fez uma exibição muito esforçada e está claramente a ganhar pontos por uma oportunidade na equipa principal.

Com Paciência a assistir ao encontro da tribuna presidencial do Estádio 1.º de Maio, ao lado do manager Carlos Freitas, foi o adjunto Miguel Cardoso que orientou, mais uma vez, a equipa bracarense no banco.

A jogar no sistema habi tual, 4x2x3x1, equipa arsenalista adiantou-se no marcador aos 19 minutos, fruto de um golo na própria baliza do leixonense José Pedro, após cruzamento tenso da esquerda de Diogo Valente.
No entanto, o Leixões reagiu e conseguiu mesmo dar a volta, com golos de Trombetta e Pouga, aos 31 e 34 minutos.

Em cima do cair do pano para o intervalo, os 'guerreiros' conseguiram restabelecer a igualdade, com um golo de Paulão, na sequência de um lance confuso e livre de Osvaldo.
A segunda parte rendeu mais três golos. O Leixões voltou a adiantar-se no marcador na sequência de uma grande penalidade aos 61 minutos, convertida por Fábio Espinho.

Também de pénalti, o Sp. Braga voltou a empatar o jogo, três minutos depois, por intermédio de Adriano, que é o melhor marcador da equipa nesta prova, agora com quatro golos.
Com o jogo disputado num ritmo agradável, e já com os juniores Guilherme, Zizov e Toumany em campo, o Sp. Braga dominou os minutos finais e conseguiu mesmo chegar à vitória.
Depois de ter perdido os primeiros três jogos, esta foi a segunda vitória na Liga Intercalar.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sete golos na Intercalar
SP. BRAGA VENCE LEIXÕES POR 4-3
   

Sp. Braga e Leixões proporcionaram ontem à tarde, no velhinho Estádio 1.º Maio, um jogo à antiga, com sete golos, muitos nervos e grande emoção. As duas equipas apresentaram-se com as suas segundas linhas, o que em muito contribuiu para o espetáculo de verdadeiro ataque. Os minhotos começaram melhor e abriram o marcador por linhas tortas, com o jovem José Pedro (um dos dois juniores leixonenses a alinhar de início) a desviar para a sua própria baliza o cruzamento de Diogo Valente. Enquanto Fonseca evitava que o Sp. Braga ampliasse a diferença, negando por duas vezes o golo a Matheus, o Leixões respondeu a preceito. Trombetta e Pouga operaram a reviravolta, mas no último minuto da 1.ª parte Paulão, num lance muito confuso, restabeleceu o empate.

Uma mão marota do mesmo Paulão na área proporcionou nova vantagem aos leixonenses, com Fábio Espinho a marcar de penálti, mas Adriano voltou a empatar da mesma forma, aqui numa grande penalidade muito duvidosa, pois Peña atirou-se literalmente para cima de Trombetta. Matheus, no último minuto, deu a segunda vitória ao Sp. Braga na prova, mas ainda houve tempo para um vermelho direto a Zé Manuel por protestos. Enfim, um jogo que teve de tudo.


Fernando Alexandre pode voltar à base
REFORÇO DO MEIO-CAMPO JÁ COM UM ALVO DEFINIDO
   
A mais de um mês da reabertura do mercado os clubes já pensam nos habituais reajustamentos e o líder não foge à regra. A hipótese de um retorno algo surpreendente ganhou ontem forma com a visita do Leixões a Braga para o jogo da Liga Intercalar, sendo que Fernando Alexandre pode voltar à base em janeiro. O médio foi emprestado ao clube do Mar, mas Domingos Paciência quer ganhar mais opções para o meio-campo e vê com bons olhos o regresso do jogador que despontou no Estrela da Amadora na época passada. Curiosamente, Fernando Alexandre está recuperado de uma lesão e passou os últimos tempos em Braga, mas já voltou ao Leixões e encontra-se em condições de defrontar o... Sp. Braga no jogo da 12.ª jornada da Liga, daqui a 15 dias. Fernando Alexandre esteve ontem em Braga a ver o jogo, provavelmente desconhecendo que deve regressar à casa da partida.

Legal

A situação do médio pode provocar dúvidas, mas a verdade é que Fernando Alexandre está em condições legais de voltar a ser inscrito pelo Sp. Braga. Utilizado por Domingos no jogo da 2.ª jornada, em Alvalade, e depois também por José Mota no Leixões até se lesionar na 5.ª ronda, frente ao V. Guimarães, o médio pode jogar novamente pelos minhotos, pois não teria o impedimento de ser inscrito por um terceiro clube, mas sim nos dois em causa. Com Rodrigo Possebon de saída, Domingos teria assim uma opção válida para o meio-campo sem obrigar a um investimento da SAD, enquanto o Leixões também ganharia com a troca.

José Mota teve a hipótese de receber Possebon em agosto, mas preferiu... Fernando Alexandre. Há contactos exploratórios entre os dois clubes no sentido de o Leixões receber Filipe Oliveira e Diogo Valente o que, a confirmar-se, seria também um regresso ao Estádio do Mar, sendo que Carlos Oliveira, líder da SAD leixonense, já avisou que vai operar uma "revolução" no plantel a partir de janeiro. Nesse sentido, as possíveis entradas dos dois bracarenses são o primeiro processo de intenções, mas também Penã pode rumar ao Mar.


RECORD

JotaCC

Possebon está a mais

Dois clubes ingleses estão a posicionar-se para receberem Rodrigo Possebon em Janeiro, mês em que reabre o mercado de transferências. Middlesbrough e West Brom-wich Albion já deram conta ao Manchester United da vontade em contarem com o médio no que faltará disputar da época, na qual vão encetar o derradeiro assalto à subida à Premier League. A ideia agrada tanto a Alex Ferguson como aos responsáveis dos diabos vermelhos, que pretendem constatar se o brasileiro, transferido do Internacional de Porto Alegre em 2007/08, tem qualidade para integrar o seu plantel no futuro. Ainda por cima, ambos os emblemas do Championship, escalão equivalente à Liga Vitalis, ficam a cerca de 160 quilómetros, de carro, de Manchester.

A saída de Possebon de Braga está, assim, para breve. Desta vez, ao contrário do que aconteceu nos últimos dias de Agosto, é mesmo inevitável, até porque este já é visto como um elemento a mais no grupo de trabalho de Domingos Paciência. Aliás, o médio nem sequer cabe na Liga Intercalar. A substituição ao intervalo, no encontro com o Varzim, já tinha feito passar a ideia de que os bracarenses tinham desistido de tentar recuperá-lo, mas ontem surgiu mesmo a confirmação. O brasileiro foi excluído da ficha de jogo frente ao Leixões e os responsáveis do líder da Liga Sagres não escondem que foi por mera opção.

Devolvendo Possebon à procedência após o fiasco em que se tornou o seu empréstimo, o Braga poupa mais alguns milhares de euros, que podem ser desviados para a renovação de alguns jogadores importantes ou para o reforço do plantel. A necessidade de aumentar a qualidades dos atletas à disposição de Domingos ficou bem evidente no embate com o Paris Saint-Germain, no qual a maior parte das habituais segundas escolhas do técnico não foram capazes de mostrar serviço.

Valor do passe... aumentou nos arsenalistas


Apesar da pouca utilização nestes cinco meses em Braga, o valor passe de Rodrigo Possebon subiu ligeiramente. A conclusão é do conceituado sítio de transferências alemão "transfermarkt.de", que em 29 de Junho deste ano - antes de chegar à Cidade dos Arcebispos - avaliava o médio em sensivelmente 750 mil euros. A boa campanha da equipa arsenalista na Liga Sagres, bem como o facto de esta ainda continuar em prova na Taça de Portugal, fez aumentar a cotação de alguns atletas, sendo que a do jovem brasileiro terá aumentado em cerca de 50 mil euros. Isto é, actualmente Possebon valerá qualquer coisa como 800 mil euros, valor que é ainda atribuído a Filipe Oliveira, a André Leone ou a Kieszek.



Génio de Matheus

Alguns do jogadores que normalmente compõem o lote de segunda escolhas de Domingos Paciência voltaram, ontem, a mostrar ao técnico que pode contar com eles para o que der e vier. Especialmente Matheus, que continuou a reclamar um lugar no onze com uma exibição que arrancou vários aplausos aos adeptos. O avançado brasileiro, que teve Adriano como companheiro de ataque, num esquema táctico (4x1x3x2) raramente utilizado de início pelo técnico na Liga Sagres, foi mesmo o autor do golo da vitória dos bracarenses, que, assim, mantiveram vivas as esperanças de avançar para a segunda fase da prova.

Seja como for, Matheus foi um dos mais perdulários por parte do Braga, que beneficiou da inexperiência dos centrais do Leixões para perturbar - e muito - Fonseca. Ainda assim, os matosinhenses podem queixar-se de algumas decisões (autenticamente anedóticas) do árbitro para não terem saído do Estádio 1º de Maio, pelo menos, com o empate. Fábio Espinho voltou a dar boas indicações, como que a pedir mais oportunidades a José Mota, enquanto Pouga voltou a mostrar dotes de goleador.

Braga 4 | Leixões 3

Estádio 1º de Maio

Árbitro Sérgio Soares (AF Porto)

Treinador Miguel Cardoso

Cristiano; Filipe Oliveira, Paulão, Leone e Ney; Madrid; Osvaldo (Toumany 77'), Penã (Zizov 66') e Diogo Valente (Guilherme 66'); Adriano e Matheus

Treinador António Pinto

Fonseca; Cauê, Bruno (Paulinho 83'), José Pedro (Zé Manuel 45') e Trombetta; Fábio Espinho, Seabra e Gallo; Vihn, Pouga e Nélson

Ao intervalo 2-2

Golos | 19' José Pedro, p.b.; 30' Trombetta; 34' Pouga; 45' Paulão; 61' Fábio Espinho, g.p.; 64' Adriano, g.p.; 89' Matheus

Cartões amarelos | 36' Leone, 36' Ney, 51' Zé Manuel, 64' Trombetta e 86' Vinh

CARTão vermelho | 90'+3' Zé Manuel



Yazalde e Tiago Pinto voltam


De baixa desde que regressaram dos trabalhos da Selecção Nacional de sub-21, Yazalde e Tiago Pinto vão ser hoje novamente incluídos no plantel. O avançado e o lateral-esquerdo estiveram de quarentena nos últimos dias, depois de terem estado em contacto com o médio Castro, do Olhanense, a quem foi diagnosticada gripe A.

Diego felicita Eduardo pelo feito na selecção

O guarda-redes brasileiro do Leixões, Diego, aproveitou ontem a presença de Eduardo no Estádio 1º de Maio para felicitar o internacional português pelo apuramento para o Mun-dial de 2010. Dentro de duas semanas serão adversários na Liga Sagres.

Portas voltam a abrir-se para ver os titulares

Os titulares no jogo contra o Setúbal, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, vão trabalhar hoje num dos relvados secundários do Estádio AXA à vista de todos, já que as portas do treino vão abrir-se novamente. A equipa utilizada na Liga Intercalar folgará.


O JOGO

JotaCC

Armada lusa contra Deutsche Technologie

Lemgo e Gummersbach, duas formações alemãs teoricamente fora do alcance de qualquer equipa portuguesa, serão os adversários de Benfica e ABC nos oitavos-de-final da Taça EHF e Taça das Taças. Têm o ritmo do melhor campeonato do mundo (Bundesliga) - ou do segundo melhor, para quem coloca a Liga Asobal no topo da hierarquia - e Carlos Carneiro, central do Benfica, é o primeiro a reconhecer o grau de dificuldade: "O Lemgo é uma equipa com muitas individualidades e uma estrutura muito profissional. Dá mais motivação, mas seria um feito histórico eliminar esta equipa".

Em Braga, Jorge Rito, treinador do ABC, também dá favoritismo ao Gummersbach: "Não vou dramatizar. É uma oportunidade para defrontar uma grande equipa europeia, trazer grandes jogadores a Braga e proporcionar aos meus atletas uma experiência inesquecível. Vamos fazer das fraquezas forças".

São sérvios os adversários do Xico Andebol nos oitavos-de-final da Challenge Cup. O Metaloplastika tem estatuto e Nuno Santos, técnico da equipa vimaranense, não esconde a insatisfação: "Este clube tem um passado muito forte. Com o aproximar do fim da prova, os adversários vão-se tornando mais complicados. Mais uma vez fomos infelizes no sorteio, pois vamos fazer mais uma viagem desgastante. Ainda não recolhemos informação para saber se podemos surpreender, mas vamos encarar a eliminatória com seriedade".

Ao Sporting estará entregue uma missão mais fácil, a de derrubar os gregos do Dimou Thermaikou. "Ainda os conhecemos mal, mas parecem acessíveis. Embora, para terem chegado aqui tenham de ter mérito", sublinhou o técnico Paulo Faria".


O JOGO

david

Domingos a olhar para ZizovPor Nuno Vieira

Eli Zizov teve, enfim, a oportunidade de se estrear oficialmente pelos juniores do Sp. Braga no último fim-de-semana, num jogo frente ao Rio Ave, a contar para o Campeonato Nacional da categoria.

O médio israelita, de 18 anos, uma das grandes esperanças de futuro do Sp. Braga, confirmou os bons indicadores que já havia deixado em diversos treinos realizados com a equipa principal e até marcou um golo, merecendo, ontem, uma oportunidade de se mostrar a Domingos Paciência, que esteve no Estádio 1º de Maio a assistir ao jogo da Liga Intercalar frente ao Leixões, no qual colocou em campo os jogadores menos utilizados.

Zizov entrou apenas no decorrer da segunda parte (Guilherme, também uma promessa dos juniores, foi lançado na mesma altura) e voltou a mostrar bons pormenores. Aos poucos, o israelita a quem chamam Messi, dadas as semelhanças físicas e... do corte de cabelo, marca o seu espaço nos dossiers da SAD, satisfeita, seguramente, com esta descoberta feita no CSKA Sofia, da Bulgária.

Leia mais na edição impressa de A BOLA 07:53 - 25-11-2009

JotaCC

O Sporting de Braga foi a equipa mais controlada em testes antidoping nas 10 primeiras jornadas da liga portuguesa de futebol     


O Sporting de Braga foi a equipa mais controlada nas 10 primeiras jornadas da Liga portuguesa de futebol, com os seus jogadores a serem submetidos a testes antidoping em nove jornadas.

De acordo com dados a que a Agência Lusa teve acesso, os jogadores bracarenses já foram controlados 18 vezes (duas por cada jornada).

O Benfica e o Belenenses tiveram testes nos seus encontros em seis jornadas, enquanto o FC Porto, a Académica, o Marítimo, o Rio Ave e o Nacional da Madeira foram controlados quatro vezes.

Dos três grandes, o Sporting foi a equipa menos testada, em apenas três das 10 jornadas já disputadas.

Vitória de Setúbal, União de Leiria, Vitória de Guimarães, Naval 1.º Maio e Leixões são as equipas menos controladas, duas vezes.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional tem um orçamento de mais de 47 000 euros para os testes antidoping, sendo que a decisão de sobre quais são os jogos que serão controlados cabe ao Instituto do Desporto de Portugal.

Em cada jornada da Liga, são controlados três jogos, com dois jogadores de cada equipa, enquanto na Liga de Honra é apenas um encontro analisado por ronda.


ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga é a equipa mais controlada
BENFICA SURGE EM 2.º LUGAR
   
O Sp. Braga foi a equipa mais controlada nas 10 primeiras jornadas da Liga, com os seus jogadores a serem submetidos a testes antidoping em 9 rondas.

De acordo com dados a que a Agência Lusa teve acesso, os jogadores bracarenses já foram controlados 18 vezes (duas por cada jornada).

O Benfica e o Belenenses tiveram testes nos seus encontros em seis jornadas, enquanto o FC Porto, a Académica, o Marítimo, o Rio Ave e o Nacional da Madeira foram controlados quatro vezes.

Dos "três grandes", o Sporting foi a equipa menos testada, em apenas três das 10 jornadas já disputadas.

V. Setúbal, U. Leiria, V. Guimarães, Naval e Leixões são as equipas menos controladas, duas vezes.

LIGA:

Sporting de Braga, 9 controlos
Benfica, 6
Belenenses, 6
FC Porto, 4
Académica, 4
Marítimo, 4
Rio Ave, 4
Nacional da Madeira, 4
Paços de Ferreira, 3
Sporting, 3
Olhanense, 3
Vitória Setúbal, 2
União Leiria, 2
Vitória Guimarães, 2
Naval 1.º Maio, 2
Leixões, 2

RECORD

JotaCC

Alan ausente nos regressos de Yazalde e Tiago Pinto

Alan foi ausência notada no treino desta quarta-feira do Sp. Braga. O avançado brasileiro fez programa de gestão de esforço, falhando a sessão que assinalou os regressos de Yazalde e Tiago Pinto ao trabalho.

Os dois atletas, recorde-se, cumpriram alguns dias de 'quarentena' por terem estado em contacto com jogadores da selecção de sub-21, que acusaram positivo nos testes da gripe A.

De resto, Domingos Paciência só não contou com os jogadores do plantel principal que ontem participaram no jogo da Liga Intercalar com o Leixões (vitória por 3-2), trabalhando assim com onze elementos, aos quais se juntaram os juniores Cardozo e Guilherme.

Peterson, a recuperar de lesão meniscal, está entregue aos cuidados do departamento médico.

Os 'arsenalistas' regressam ao trabalho na quinta-feira, para preparar o jogo da 11.ª jornada com o U. Leiria, agendado para segunda-feira.

A BOLA

JotaCC

Braga a equipa mais controlada


Os jogadores do Braga são os mais controlados da Liga Sagres


O Sporting de Braga foi a equipa mais controlada nas 10 primeiras jornadas da Liga Sagres, com os seus jogadores a serem submetidos a testes antidoping em nove jornadas.

Os jogadores bracarenses já foram controlados 18 vezes (duas por cada jornada), de acordo com dados a que a agência Lusa teve acesso, em relação a este trabalho efectuado pelo Conselho Nacional de Anti Dopagem (CNAD).

O Benfica e o Belenenses tiveram testes nos seus encontros em seis jornadas, enquanto o FC Porto, a Académica, o Marítimo, o Rio Ave e o Nacional da Madeira foram controlados quatro vezes. Dos "três grandes", o Sporting foi a equipa menos testada, em apenas três das 10 jornadas já disputadas. 
Vitória de Setúbal, União de Leiria, Vitória de Guimarães, Naval 1. Maio e Leixões são as equipas menos controladas, duas vezes.

Na Liga Vitalis, o Santa Clara já foi quatro vezes controlada em nove rondas, somando quatro testes, enquanto Estoril-Praia, Sporting de Covilhã, Freamunde, Desportivo de Chaves e Varzim nunca foram ao controlo antidoping.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional tem um orçamento de mais de 47 000 euros para os testes antidoping, sendo que a decisão de sobre quais são os jogos que serão controlados cabe ao Instituto do Desporto de Portugal.
Em cada jornada da Liga Sagres, são controlados três jogos, com dois jogadores de cada equipa, enquanto na Liga Vitalis é apenas um encontro analisado por ronda.     

RTP

JotaCC

Yazalde e Tiago Pinto integrados
ALAN EM GESTÃO DE ESFORÇO
         
O treino desta manhã em Braga foi só para 16 elementos, entre eles Yazalde e Tiago Pinto. Os dois internacionais sub-21 voltaram ao convívio do plantel depois de terem permanecido em casa no regresso do último estágio da selecção, dado que estiveram ambos em contacto com Castro, jogador da Olhanense que contraiu gripe A.

Domingos Paciência deu descanso aos 11 jogadores que alinharam ontem na Liga Intercalar, na vitória por 4-3 sobre o Leixões, pelo que restaram os titulares do último jogo da Taça de Portugal, frente ao V. Setúbal, à exceção de Alan, que ficou no ginásio em gestão de esforço.

Rodrigo Possebon também integrou a sessão matinal, ele que não foi chamado para nenhum dos dois jogos supracitados, num claro que sinal que só espera pela reabertura do mercado para sair. Os juniores Cardozo e Guilherme engrossaram o lote dos disponíveis.

RECORD

JotaCC

Yazalde e Tiago Pinto regressam aos treinos, Alan em gestão de esforço

Domingos Paciência, técnico do Sp. Braga, não pôde esta quarta-feira contar com o avançado brasileiro Alan, em programa de gestão de esforço. Yazalde e Tiago Pinto regressaram ao trabalho após terem estado alguns dias de quarentena por terem contactado com jogadores da selecção sub-21 com Gripe A.

De fora estiveram também os jogadores do plantel principal que participaram no jogo da Liga Intercalar na passada terça-feira frente ao Leixões, que o Sp. Braga venceu por 3-2.

Domingos Paciência trabalhou então com onze elementos, aos quais se juntaram os juniores Guilherme e Cardozo.

O Sp. Braga volta a treinar na próxima quinta-feira para preparar o jogo frente ao União de Leiria, que se realiza na próxima segunda-feira, a contar para a 11ª jornada da Liga Sagres.

O JOGO