News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 17/11

Started by JotaCC, 17 de November de 2009, 07:43

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Filipe Oliveira está de volta


A reintegração de Filipe Oliveira no plantel do Sp. Braga foi a grande novidade dos 'guerreiros' no arranque da preparação para o jogo com o Vit. Setúbal, no próximo domingo, às 18 horas, na 'pedreira', referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

O ala direito treinou sem qualquer tipo de limitações durante toda a exigente sessão, com empenho e alegria, e metendo sem medo o pé direito... mostrando, assim, estar perfeitamente consolidada a fractura num dedo, que contraíu há pouco mais de um mês. Domingos Paciência deu-lhe as boas vindas pelo regresso, mas apesar de estar apto, a falta de ritmo vai, certamente, deixá-lo de fora do importante jogo com os sadinos.

Começar de novo a velha luta

Filipe Oliveira é um dos jogadores mais valiosos do plantel bracarense, mas a qualidade suprema e regularidade de João Pereira não lhe têm dado muitas op ortunidades de defender a camisola do seu clube natal. Limita-se a ser quase uma 'sombra' do JP, mas nunca baixou os braços e pauta-se como um dos atletas arsenalistas mais exemplares nos treinos.
Novamente de volta, vai recomeçar a velha luta com o camisola 47, sendo no grupo de trabalho de Paciência o único capaz de o fazer com valor, depois do 'caso perdido' de Ney no dérbi com o Vitória de Guimarães.

Internacionais ausentes...

Com o regresso de Filipe Oliveira, Domingos Paciência viu o boletim médico a ficar reduzido a Peterson (a recuperar da operação ao joelho esquerdo) mas ontem contou apenas com 20 jogadores disponíveis dos 27 que formam o plantel. Ainda ausentes, continuam os internacionais Eduardo, Yazalde, Tiago Pinto e Meyong ao serviço das respectivas selecções. O avançado camaronês era já esperado ontem, mas não terá chegado a horas do treino.


CORREIO DA MINHO

JotaCC

Queda profunda

A falta de soluções arsenalistas é um tema em discussão no Minho, depois da má resposta que as segundas opções de Domingos deram em Paris. O treinador deu o alerta no final do jogo e, neste momento, saber quem mais desagradou, é a discussão que anima a blogosfera e os fóruns arsenalistas. A certeza, Domingos guarda-a consigo, mas há factos que são indesmentíveis: ninguém caiu tanto desde o início da época como Diogo Valente e Possebon.

Os dois começaram a temporada em grande e como primeiras opções deste novo Braga. Na pré-época, poucos mereceram tantos elogios. O extremo ex-FC Porto foi o autor do primeiro golo de pré-temporada (contra o Freamunde) e um dos maiores dinamizadores do ataque que, nessa altura, se previa avassalador. Nos três primeiros jogos oficiais, foi uma vez suplente utilizado e duas titular.

Quanto a Possebon, o mediatismo da sua chegada sempre teve cautelas da estrutura arsenalista. Desde cedo se entendeu que o jovem cedido pelo Manchester United era lento, mas a qualidade de passe impressionava e a facilidade de jogar entre Vandinho e Mossoró parecia essencial à equipa. Uma substituição, na Suécia, que não lhe agradou, relegou-o para fora das opções. A chegada de Hugo Viana reforçou a sua condição de prescindível. Até hoje, não voltou a jogar. Nem na Taça de Portugal.

Diogo Valente ainda continua a ser o 15º jogador mais utilizado entre o grupo de 27. Mas desde que deixou de ser titular que não voltou a ter espaço nem tempo de manobra. Nos últimos nove jogos do campeonato, esteve em campo 23 minutos, repartidos por três ocasiões. E nos quatro últimos nem sequer entrou. Paulo César há muito que o superou. Matheus também entra sempre primeiro.

6 Jogos
DIOGO VALENTE


Metade dos jogos de Diogo Valente foi feita nas três partidas que abriram a época. Depois, apenas minutos residuais, mas sempre sem destaque. Contra ele está a excelente campanha da equipa e o facto de terem sido depositadas grandes esperanças na sua contratação.

1 Jogo
POSSEBON


Internacional sub-21 italiano, Domingos estreou-o na segunda mão do jogo da Liga Europa. Na Suécia, com a equipa a perder por 2-0, o treinador substituiu-o aos 34', porque não podia tirar avançados. Possebon não entendeu e reagiu mal, o que terá ditado o futuro.

Falta de motivação e confiança só prejudicam


A situação de Possebon é um caso claro de desmotivação. O jogador trazia expectativas muito elevadas para Portugal, até por ter jogado num colosso mundial. O afastamento, não só do onze como também dos convocados, retiraram-lhe grande parte da motivação para jogar e treinar. As bocas que chegou a ouvir de alguns adeptos também não ajudaram a recuperá-lo psicologicamente. Diogo Valente é uma situação distinta. O jogador continua a esforçar-se como poucos, mas nada sai como no início, nem a cruzar, aquele que sempre foi um dos seus pontos fortes. Falta confiança, que só se adquire com minutos de jogo.



PAULÃO

Central foi prejudicado com a permanência de Leone

Não é um caso tão evidente como Diogo Valente ou Possebon, até porque ainda recentemente, na Taça de Portugal, Paulão foi titular ao lado de Leone. Mas a verdade é que de titular, o ex-Naval passou a quarta opção. Culpa, essencialmente, da saída abortada de Leone para o Brasil. Com a garantia de permanência em Portugal, rapidamente Domingos lhe devolveu um lugar de destaque, adequado à classe que costuma exibir. Moisés também regressou após lesão e Paulão não tem agora outra solução que não esperar pela sua vez. Para o campeonato, já lá vão oito jogos sem qualquer chamada. Na Taça não disfarçou a falta de ritmo e em Paris também não. Para Domingos, é um problema ter um central de qualidade como quarta opção.

YAZALDE
Uma promessa travada pela contratação de Adriano

Entre os 24 jogadores que já se estrearam, só Peña e Osvaldo jogaram menos do que os 25 minutos somados por Yazalde, repartidos pelas recepções a Elfsborg e Académica, quando a equipa entrou na desesperada tentativa de vencer. Na segunda vez o Braga conseguiu, mas Yazalde não voltou a jogar. A saída de Linz foi um ânimo extra, mas a chegada de Adriano travou qualquer ambição de ser primeira alternativa a Meyong. Na fase em que o ex-FC Porto estava a ganhar ritmo, Yazalde ainda era convocado. Com a equipa sempre a ganhar, Domingos não tinha por que o fazer entrar. Depois, Adriano estreou-se e, desde então, Yazalde só tem destaque na Selecção de sub-21, onde ainda se mantém como imprescindível de Oceano Cruz.


Domingos chamou Madrid e Adriano

No final do treino, e quando todos já estavam de saída, Domingos chamou Andrés Madrid e Adriano para uma conversa particular. O conteúdo da mesma ficou para os três mas Domingos gesticulou muito, tendo ficado claro estar a explicar aspectos de jogo que quer ver melhorados. O momento durou cerca de 15 minutos e os três saíram juntos para o balneário, ainda a discutir, no bom sentido da palavra, alguns assuntos. A leitura objectiva que se faz é que, apesar de estarem a jogar pouco, ambos se mantêm importantes para o treinador. Além disso, depreende-se que o técnico lhes tenha pedido que rendam aquilo que os seus estatutos de campeões pelo FC Porto justificam. A qualidade mantém-se e Domingos sabe que ambos são potenciais "reforços".



Golo era... tombar os mecos

Há várias formas de se afinar a pontaria e Domingos nem sempre opta pelas mais tradicionais. Ontem, no primeiro jogo que realizou, o objectivo não era marcar golos, mas sim tombar os mecos para ir somando pontos. Num campo muito reduzido, e com esse material às vezes a complicar, houve muitos choques. Com medo de lesões, passou-se a outro exercício.


Filipe Oliveira de volta dois meses depois

Cerca de dois meses depois de ter fracturado a falange de um dedo do pé, Filipe Oliveira voltou a integrar o trabalho sem qualquer limitação. O lateral-direito regressa depois de ter perdido a grande oportunidade de jogar, uma vez que na última jornada João Pereira esteve castigado. Neste momento só Petterson ocupa a enfermaria.


Moral para Angelo Peña

Meyong não regressou ainda da selecção dos Camarões e só hoje deve integrar os trabalhos, que voltam a decorrer à porta fechada, depois de uma semana aberta. No treino de ontem, Peña foi elogiado pelo treinador, em duas situações nas quais encontrou espaço para rematar. Domingos reparou na aplicação do pupilo e não deixou de o incentivar bem alto.


O JOGO


JotaCC

A1 feminino: CA Trofa passa com distinção

Campeãs nacionais tiveram jornada dupla, com elevado grau de dificuldade, conseguindo no entanto bater as açorianas do Ribeirense e Clube K.

Já não há equipas invenciveis no campeonato nacional feminino. Ribeirense e Clube K lideravam invictas mas nesta jornada defrontaram o CA Trofa, e as campeãs nacionais ditou a primeira derrota para ambas as formações açorianas, que mesmo assim se encontram na frente da tabela classificativa.

No primeiro jogo da jornada dupla das trofenses, o Clube K não conseguiu fazer frente, perdendo pela margem máxima (25-18;25-15;25-20). No dia seguinte foi a vez das finalistas vencidas da temporada passada, o CD Ribeirense, que não conseguiu deter a superioridade do CA Trofa, que assim venceu por 3-1 (25-21;22-25;25-17;25-22).

Quem também se encontra nos lugares cimeiros é o Gueifães, que venceu este fim-de-semana o CS Madeira por 3-1 (25-17;25-22;23-25;25-20).

CA Trofa 3-0 Clube K (25-18;25-15;25-20)
ALA Gondomar 3-2 Câmara de Lobos (16-25;25-19;25-21;22-25;15-12)
GDC Gueifães 3-1 CS Madeira (25-17;25-22;23-25;25-20)
CA Trofa 3–1 Ribeirense (25-21;22-25;25-17;25-22)
SC Braga 0-3 Clube K (19-25;24-26;18-25)

Classificação:
1º CD Ribeirense, 11 pontos (6 jogos)
2º Clube K, 11 pontos (6 jogos)
3º GDC Gueifães, 10 pontos (6 jogos)
4º CA Trofa, 9 pontos (5 jogos)
5º ALA Gondomar, 9 pontos (6 jogos)
6º CS Madeira, 8 pontos (6 jogos)
7º Leixões, 7 pontos (5 jogos)
8º SC Braga, 7 pontos (5 jogos)
9º Câmara de Lobos, 7 pontos (6 jogos)
10º CV Oeiras, 5 pontos (5 jogos)

JotaCC

Sporting de Braga

Filipe Oliveira sem limitações

O defesa do Sporting de Braga, Filipe Oliveira, regressou aos treino sem limitações, depois de ter estado afastado dos relvado durante um mês. O lateral-direito está totalmente recuperado de uma fractura do quinto dedo do pé direito e já pode entrar nas opções do técnico, Domingos Paciência. Peterson passou a ser o único jogador no departamento médico.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Vieira ouvido 2.ª feira no caso Britalar
JULGAMENTO PROSSEGUIU ESTA 3.ª FEIRA

   
O julgamento que opõe a empresa Britalar à Benfica SAD, por causa de obras adicionais do Centro de Estágio do Seixal, prosseguiu hoje com a segunda audiência, sem a presença de Luís Filipe Vieira, que será ouvido na segunda-feira.

O presidente do Benfica apenas prestará depoimento de parte na sessão na 13.ª Vara do Tribunal Cível de Lisboa, com início às 10:00 de segunda-feira.

A inquirição a Luís Filipe Vieira chegou a estar agendada para a primeira audiência, a 2 de junho, mas o dirigente não compareceu "por motivos imprevistos e inadiáveis", como determinou o juiz Nuno Salpico que ficasse exarado.

Luís Filipe Vieira foi depois notificado para comparecer a 18 de junho, o que não veio a acontecer, pois o julgamento foi suspenso por período de 30 dias para a empresa Britalar, de António Salvador, presidente do Sporting de Braga, e a Benfica SAD tentarem um acordo.

A Benfica SAD, que também accionou a Britalar, recusou um acordo, pelo que se tentou um compromisso arbitral, designando um tribunal.

Como o entendimento não foi possível, o juiz calendarizou um conjunto de audiências, desde hoje, em que foram ouvidas técnicos da Britalar, até 10 de dezembro, em que se prevê a inquirição ao antigo vice-presidente do património Mário Dias.

Neste processo está em causa a construção do Centro de Estágio do clube, no Seixal, obra inicialmente orçada em 12,96 milhões de euros, em meados de 2004.

Mais tarde, a empreitada foi renegociada com a Britalar em mais 2,5 milhões de euros, mas, como disse António Salvador na primeira audiência, o Benfica apresentou mais projectos de especialidade em janeiro de 2005.

A empresa comunicou ao clube que a adjudicação teria de ser feita mediante o pagamento de mais três milhões de euros e, já com as obras do complexo a decorrerem, António Salvador reuniu-se com Luís Filipe Vieira e Mário Dias, que se comprometeram a negociar essa verba adicional num jantar.

Nesse encontro, as partes estabeleceram que o montante seria reduzido de três para 2,5 milhões de euros, mas, como vincou António Salvador em tribunal, apenas foi reduzido a contrato "quase dois meses depois".

No entanto, a Britalar reclama mais 1,6 milhões de euros em obras alegadamente executadas e que não estavam previstas no contrato de empreitada, enquanto o Benfica entende que não há lugar a pagamentos adicionais e também constituiu a empresa como réu.

RECORD

Bruno3429

SC BRAGA X V. SETÚBAL

IV Eliminatória da Taça de Portugal

Domingo, 22 de Novembro, às 18h00

Os Gverreiros do Minho à conquista da Taça!

A festa da Taça de Portugal está de volta ao Estádio AXA. A IV Eliminatória realiza-se no próximo domingo e o SC Braga recebe no seu estádio de eleição o Vitória de Setúbal. Nesta competição, a eliminar, só a vitória interessa e como sempre o apoio da nossa massa adepta torna-se vital. Esperamos que esse apoio galvanize os Gverreiros do Minho e faça com que eles consigam uma grande exibição coroada com mais uma Vitória.

Contamos com todo o vosso apoio para ultrapassarmos esta eliminatória. Juntos seremos mais fortes.

Os preços para esta batalha são:

Sócios (de ambos os Clubes) – 5€

Público Superiores Laterais – 12€

Público Superiores Centrais – 18€

Cativos – 22€

Os detentores de lugar anual necessitam de adquirir bilhete para assistirem a este jogo.

Os bilhetes já se encontram à venda nos locais habituais.

·         Centro de Atendimento ao Sócio nas Galerias do Bingo

·         Secretaria do Clube no Estádio 1º de Maio

·         Loja SCB no Braga Parque


TREINO QUARTA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina quarta-feira, dia 18 de Novembro, às 10h00. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.

SC BRAGA VENCE VITÓRIA  

A equipa júnior de voleibol do SC Braga deslocou-se a Guimarães e venceu o Vitória SC por 3/2 (23/25; 25/14; 22/25; 25/19 e 15/9). Encontraram-se as principais candidatas para o apuramento para a 2ª Fase deste campeonato. Com esta vitória a equipa bracarense continua assim invicta no Campeonato Inter-Regional do respectivo escalão. A equipa de Carlos Dias/ Bruno Fernandes e Catarina Ramôa, embora desfalcada, só conseguiu impor o seu jogo no último parcial, nos restantes sets ambas as equipas foram muito inconstantes no rendimento desportivo. A equipa bracarense, perante uma equipa de segundo ano no escalão, entrou nervosa e a pouca fluidez do seu jogo não estava a permitir o melhor desempenho e isso reflectiu-se no resultado. Apesar de tudo, no segundo e quarto set a equipa arsenalista ganhou com alguma margem de pontuação e nos sets que perdeu, o equilíbrio, no resultado, foi constante. A grande dificuldade na recepção ao serviço, em face do excelente serviço da equipa vitoriana, não deixava construir a acção ofensiva com a qualidade habitual, compensada pela acção de bloco da equipa, que mantinha a alternância da liderança no resultado. Este facto nunca deixou antecipar o vencedor final. Porém no último set a equipa arsenalista entrou mal, a perder por 5-0, despertou para o jogo, melhorou o entusiasmo e a acção no bloco fez com que o marcador fosse igualado a 7-7. Na mudança de set com o resultado em 8/7 para o Vitória, previa-se a continuidade das características anteriores, contudo a equipa visitante encontrou o antídoto para o ataque das centrais vimaranenses e, em destaque, a Mariana Falcão, melhor atleta em campo, mobilizou a equipa para uma parte final de jogo muito interessante. E neste período a equipa bracarense apenas deixou a equipa da casa fazer mais dois pontos enquanto que conquistou 8 pontos, o que permitiu vencer o set (15/9) e o encontro. Nos momentos cruciais esta equipa caracteriza-se pela manifestação de uma grande competitividade e vontade de vencer. A jovem equipa das "guerreiras" conseguiu uma importante vitória sobre um concorrente directo no apuramento, e no próximo encontro recebe, às 17 horas de Domingo, no Pavilhão Desportivo de Gualtar, a equipa do Senhorense RC (oriunda de Matosinhos).

A equipa bracarense alinhou com: Maria Ramôa, Eduarda Otero, Bruna Noversa, Luísa Macedo, Marina Costa, Joana Vieira, Estela Carneiro, Mariana Filipe (capitã), Ana Rita Braga (Libero), Mariana Falcão, Ana Rita Barros, Ana Margarida Oliveira.


SCBraga

JotaCC

Adriano bisa na 1.ª vitória na Liga Intercalar
BRACARENSES BATERAM O VARZIM POR 2-0

O Sp. Braga venceu esta terça-feira o Varzim por 2-0, num jogo que marcou a estreia de Adriano a marcar pelos arsenalistas. O antigo avançado do FC Porto bisou e deu à sua equipa a primeira vitória na Liga Intercalar à 4.ª jornada - só tinha derrotas até hoje.

Numa prova onde os principais clubes costumam recorrer a atletas dos escalões de formação, Domingos Paciência acabou por contrariar a tendência e optou por alinhar maioritariamente com jogadores do plantel sénior, muitos deles presença habitual no onze que o técnico costuma utilizar na Liga.

Para além dos ausentes nas seleções (Tiago Pinto e Yazalde nos Sub-21 e Eduardo na equipa principal), apenas o avançado Matheus e o guarda-redes Pawel Kieszek não jogaram no confronto realizado esta tarde no Estádio 1.º Maio, onde o Sp. Braga tem alinhado nesta prova.


RECORD

JotaCC

Yazalde feliz pelo golo da vitória, mas consciente da "posição delicada"

O avançado Yazalde mostrou-se hoje satisfeito por ter apontado o golo da vitória de Portugal sobre a Grécia (2-1), em Olhão, mas assumiu a "delicada" posição de Portugal no apuramento para o Europeu de Sub-21.

"Estamos numa posição delicada, mas acreditamos no nosso valor. Temos que vencer todos os jogos e esperar que os outros [Inglaterra e Grécia] facilitem", afirmou Yazalde, acrescentando: "A minha missão é fazer golos e hoje marquei. Estou feliz".

O médio Adrien também se mostrou contente pelo vitória, sublinhando: "Era preciso [ganha] e sabíamos que era a vitória e nada mais. Conseguimos e estamos satisfeitos. É sempre moralizador um resultado positivo".

Para o jogador do Sporting, a selecção Sub-21 de Portugal tem "demonstrado qualidade", mas tem pecado na finalização, pelo que formulou para que este aspecto "melhore nos próximos jogos".

Em relação ao novo técnico do Sporting, Carlos Carvalhal, Adrien não quis alongar-se em comentários: "Vida nova, o trabalho é o mesmo, mas o treinador é diferente. Espero que nos possa ajudar".

O avançado Ukra também considerou "importante" a vitória sobre os gregos, sobretudo porque ela acontece no dia em que a Inglaterra empatou com a Lituânia (0-0), tendo comentado: "Fizemos um bom jogo, conseguimos marcar e ganhar. Vamos dar tudo agora para vencer os próximos jogos".

Sobre o alegado interesse do Newcastle na sua contratação, Ukra foi claro: "Tenho contrato com o FC Porto [2011], estou emprestado ao Olhanense, mas é sempre motivador do interesse de grandes clubes. Se houver alguma proposta em concreto, terá de ser o FC Porto a decidir".

O capitão, Daniel Carriço, aproveitou para elogiar a prestação da equipa, embora tenha admitido a posição "complicada" de Portugal no Grupo 9 de apuramento.

"Foi um bom jogo. Portugal controlou, circulou a bola e marcou. Estamos satisfeitos. As contas estão complicadas, mas ainda há esperanças e vamos dar tudo para vencer os próximos jogos", disse o jogador do Sporting.

O próximo jogo de Portugal será a 11 de Agosto de 2010, na Lituânia, recebendo no dia 03 de Setembro a Inglaterra, para depois encerrar a "poule" com a recepção à Macedónia, no dia 07 de Setembro.


O JOGO