News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DE 10/11

Started by JotaCC, 10 de November de 2009, 07:47

Previous topic - Next topic

JotaCC

Palestra antes do treino


Na mesma líderes do campeonato (independentemente da vitória de ontem do Benfica frente à Naval 1.º de Maio no fecho da 10.ª jornada da Liga Portuguesa), mas sem a mesma alegria contagiante das últimas semanas. Uma hora depois do previsto, o plantel do Sp. Braga regressou ontem à tarde aos treinos, depois de dissecada internamente a derrota em Guimarães (1-0).

Uma sessão de trabalho que decorreu à chuva e com cinco ausências de vulto no grupo de trabalho às ordens de Domingos Paciência. Dos notáveis, o médio Hugo Viana não marcou presença no relvado. Ao serviço das selecções nacionais estão quatro jogadores. Os restantes 'guerreiros' trabalharam normalmente sob o comando do treinador, que dividiu o grupo em dois.

Os titulares do jogo do sábado passado, como habitual, tiveram uma sessão mais ligeira, de recuperação física, recolhendo mais cedo ao interior das instalações do Estádio Municipal.
Sob o olhar atento de cerca de duas dezenas de adeptos que fizeram questão de marcar presença no primeiro treino após a perda da invencibilidade no campeonato, os menos utilizados realizaram uma sessão virada para as questões técnicas. Mesmo debaixo da chuva miúdinha, que caía incessantemente sem parar, o treinador Domingos Paciência não poupou os atletas, com exercícios exigentes de aperfeiçoamento s dos processos.

De fora do relvados, alguns adeptos presentes ainda discutiam o jogo com o eterno-rival. "Nunca mais o Desmarets faz um golo assim na sua vida", apontava um adepto arsenalista, acrescentando: "contra o Braga todas as equipas se esfarrapam em campo". "Fizeram o jogo da vida deles", opinou outro.

Recorde-se que o campeonato volta a parar nas próximas duas semanas, devido aos jogos da Selecção Nacional e Taça de Portugal. Para colmatar este vazio, e com uma Taça em cima da mesa, o Sp. Braga vai medir forças com o Paris Saint Germain, no próximo sábado, em Paris. Um amigável que vai marcar o reencontro dos dois clubes, depois de terem jogado na época passada para a Taça UEFA nos quartos-de-final.

Filipe Oliveira e Fernando Alexandre no relvado, em trabalho específico


Também presentes no relvado mas à parte do grupo, a recuperar de lesões, Filipe Oliveira e Fernando Alexandre fizeram trabalho es-pecífico sob a orientação do fisioterapeuta Francisco Miranda. Pelo treino demonstrado, o lateral direito está quase recuperado da lesão no pé direito e deve regressar em breve ao grupo, sem limitações. Já o médio, em franca recuperação, tem ainda um longo caminho pela frente depois de uma rotura de ligamentos contraída ao serviço do Leixões.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Hugo Viana em gestão

Paragem do campeonato, oportunidade de ouro para recuperar o fôlego. É a alternativa que resta ao Braga quando a chamada segunda linha de opções, a maioria, não está ao mesmo nível dos habituais titulares, entre os quais Hugo Viana, incontestável no Top 10 dos jogadores mais utilizados por Domingos Paciência. Já se sabia que, mais tarde ou mais cedo, Hugo Viana iria pagar "caro" a factura de ter estado demasiado tempo parado na época anterior, ao serviço do Valência, e os primeiros sinais foram registados na ponta final do jogo com o Guimarães, com o jogador a evidenciar claros sinais de fadiga. Até por aí se pode explicar a inesperada (?) derrota, a primeira da época, no Estádio D. Afonso Henriques. Como a vontade de ajudar a equipa extravasava as dificuldades físicas, resistiu em campo até não poder mais, mas acabou substituído quase ao cair do pano (89 minutos) pelo jovem Osvaldo, possivelmente quando já se pressentia que dificilmente a vitória escaparia das mãos do eterno rival do Minho. Ausente no treino de ontem, o primeiro de mais uma semana de trabalho, Hugo Viana ficou-se pelo ginásio do Estádio AXA e deverá cumprir um programa de recuperação especial (gestão de esforço) nos próximos dias no sentido de se apresentar a cem por cento, quando regressar a competição - a 22 de Novembro, na recepção ao Setúbal, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Afastado o cenário de lesão muscular, Hugo Viana até poderá acompanhar a equipa a Paris para o particular com o PSG, sábado, mas não espantará se não entrar em acção, em nome do peso enorme que tem no meio-campo arsenalista, ao lado de Vandinho. Os quatro golos que já marcou são a ponta deste "icebergue" versátil.

Travessia no Valência teve quatro interrupções


Basta olhar para a época anterior para perceber que Hugo Viana só saiu a ganhar ao aceitar o desafio do Braga, da mesma forma que o futebol dos minhotos saiu enriquecido com o empréstimo do internacional português. Depois de ter reconquistado alguma da auto-estima perdida no Osasuna, em 2007/08, com nove jogos disputados, o médio regressou ao Valência, supostamente pela porta grande, mas depressa caiu no esquecimento, sendo utilizado apenas nos jogos com Marítimo, Copenhaga, Brugge e Saint-Étienne, todos para a Taça UEFA, por entre três presenças no banco de suplentes. Tudo somado, apenas 326 minutos jogados pelo clube espanhol, o que é uma autêntica gota no oceano à luz do número de desafios já disputados pelo Braga (10).


Meyong na selecção

O reverso da medalha de andar na frente são os jogadores que o Braga, volta e meia, é obrigado a ceder às respectivas selecções: normal para Domingos Paciência, um orgulho para os adeptos. Para além das previsíveis chamadas de Eduardo à Selecção principal e de Yazalde e Tiago Pinto aos sub-21, também Meyong foi convocado para a selecção dos Camarões, razão pela qual não marcou presença no treino. O ponta-de-lança não tem estado inspirado em matéria de golos, mas o seleccionador Paul le Guen mantém a confiança, tendo-o convocado para o jogo com Marrocos, agendado para sábado e decisivo para a qualificação da selecção africana, na qual pontifica Eto'o, do Inter, para o Mundial'2010.


Guimarães esmiuçado

Os erros cometidos no jogo com o Guimarães terão sido escalpelizados ao pormenor durante uma sessão de vídeo-surpresa que antecedeu o primeiro treino da semana. Domingos Paciência assinalou bem o que não gostou de ver no duelo minhoto, que resultou na primeira derrota do Braga na Liga Sagres, e fez as devidas rectificações, conversando abertamente com todos os jogadores, à excepção dos que se encontram nas selecções. Os laterais Ney e Evaldo, que estiveram particularmente infelizes nos duelos directos com Desmarets e Targino, respectivamente, terão sido alguns dos principais destinatários das mensagens especiais do treinador bracarense.



O segredo de João Pereira


Ausente, por castigo, na jornada anterior, João Pereira irradiou boa disposição no treino, ao mesmo tempo que trabalha va com uma bola medicinal, claramente maior e mais pesada do que as chamadas bolas de futebol convencionais. Esse será um dos segredos do lateral-direito, cuja força e garra em campo impressionam o maior dos distraídos.


Matheus "zorro"

O novo visual de Matheus, a fazer lembrar uma célebre personagem de filmes de acção e aventura, não passou despercebido a ninguém. Munido de uma máscara para proteger o nariz, alvo de uma forte pancada no jogo com o Guimarães, o atacante brasileiro trabalhou sem problemas e não terá de ser alvo de qualquer intervenção cirúrgica, dado não ter havido desvio do septo nasal.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga enfrenta o PSG no sábado, em jogo particular
Viana condicionado

O médio do Sp. Braga Hugo Viana, titular na derrota de sábado (1-0), diante do V. Guimarães, não trabalhou ontem com o resto do plantel, tendo ficado a fazer gestão de esforço. Os restantes titulares da partida frente aos vimaranenses tiveram um treino ligeiro e recolheram mais cedo aos balneários. Ausentes também, mas devido aos respectivos compromissos com as selecções, estiveram Eduardo (selecção principal), Yazalde e Tiago Pinto (nos sub-21) e Meyong (Camarões).

O Sp. Braga disputará, no próximo sábado, a Taça Magellan, em Paris, com os franceses do PSG, informou ontem o clube minhoto. O jogo terá lugar no Parque dos Príncipes (estádio do clube gaulês) às 13h30, hora portuguesa. A última vez que as duas equipas se encontraram foi na época passada nos oitavos-de--final da Taça UEFA: 0-0, em Paris, e vitória (1-0) do PSG, em Braga. 

CORREIO DA MANHA

JotaCC

ABC, Xico, Benfica e FC Porto na 3ª eliminatória das competições europeias

O ABC, FC Porto, Benfica e Xico Andebol vão estar presentes nas 3ª eliminatória de várias competições europeias, nas quais a primeira mão se realiza no fim-de-semana de 14 e 15 de Novembro, e segunda a 21 e 22 de Novembro.

O Benfica e o FC Porto estão ambos a participar na EHF Cup, torneio em que o Benfica vai à Rússia jogar contra o SKIF-Krasnodar no dia 14, e uma semana depois, no dia 21, às 18h30, são visitados em casa pela mesma equipa. O FC Porto começa por jogar em casa, no dia 15 de Novembro, às 17h, ao receber a equipa alemã Frisch Auf Göppingen, no Dragão Caixa, num jogo que poderá ser transmitido pela RTP2. No dia 21, a equipa dos dragões desloca-se à cidade alemã de Göppingen.

O ABC de Braga, por seu lado, está a disputar a Cup Winners Cup, e já acordou com o Cyprus College que vai jogar ambas as mãos em Engomi-Nicosia, nos dias 14 e 15 de Novembro, pelas 18h locais (menos três horas em Portugal).

Já o Xico Andebol vai disputar a terceira eliminatória da Challenge Cup com o RK Gradacac, a 14 de Novembro, na Bósnia Herzegovina, e recebe a equipa em Guimarães no dia 21 de Novembro pelas 17h.

O JOGO

JotaCC

Reserva mostra o que vale

Amigável com o PSG será teste para suplentes de luxo. Campanha histórica na Liga tem provocado poucas mexidas no onze.

O Sp. Braga tem este sábado, em Paris, um teste interessante para mostrar o que valem algumas segundas linhas que não têm conseguido conquistar o seu espaço no onze. Nomes como Kieszek, Paulão, Ney (jogou os primeiros minutos em Guimarães), Madrid, Possebon, Peña, Osvaldo, Diogo Valente, Adriano e até Matheus, o suplente mais utilizado por Domingos Paciência na Liga - foi lançado em nove dos 10 desafios já disputados!

Há muita gente na sombra à espera de vez, mas em face daquilo que o Sp. Braga tem produzido no Campeonato, Domingos Paciência não sentiu até ao momento necessidade de alterar substantivamente a estrutura do onze. Quando o fez, foi por motivos que não pôde controlar, como lesões ou castigos.

Tanta estabilidade num onze que ganhou oito jogos, empatou um e apenas perdeu uma batalha faz também vítimas colaterais. No caso, os suplentes, que olham para desafio com o PSG como uma janela de oportunidade para provar que o Sp. Braga tem na reserva jogadores com qualidade para enfrentar o futuro.

A BOLA

JotaCC

Minhotos derrotam por 5-0 o Montalegre

A equipa do Sp. Braga derrotou na manhã desta terça-feira o Montalegre, da III Divisão, por 5-0 num encontro amigável que serviu como treino e de preparação do técnico Domingos Paciencia para o embate de sábado com o PSG e também para ver em ação os jogadores menos utilizados no campeonato bem como o defesa-esquerdo dos juniores, Mateus.

De referir que o avançado brasileiro, Adriano, marcou por duas vezes e que por sua vez João Pereira, Diogo Valente e ainda Osvaldo marcaram um golo cada um. Nota final de destaque na equipa do Montalegre, onde jogou de inicio o irmão de Mário Jardel, George Jardel.

O JOGO

JotaCC

Adriano bisa em goleada ao Montalegre
DOMINGOS OBSERVA JOGADORES MENOS UTILIZADOS
   
O Sp. Braga aplicou esta manhã chapa 5 ao Montalegre, da III Divisão, num jogo-treino que serviu para Domingos Paciência ver em ação muitos dos jogadores menos utilizados no campeonato e ainda o defesa-esquerdo dos juniores Mateus.

Adriano bisou, enquanto João Pereira, Diogo Valente e Osvaldo marcaram um golo cada. No Montalegre alinhou de início George Jardel, irmão de Super Mário.

RECORD

Bruno3429

TREINO QUARTA-FEIRA ÀS 15H30 À PORTA ABERTA

O plantel do SC Braga treina quarta-feira, dia 11 de Novembro, às 15h30. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.


POPULARIDADE DOS GVERREIROS AUMENTA ALÉM-MINHO

O fenómeno já não é de hoje, bastando recordar a filial criada há algumas décadas no Canadá, o Arsenal do Minho de Toronto, e a Casa do SC Braga de Paris, mas nunca teve tanta intensidade como agora.

As campanhas vitoriosas protagonizadas pelo SC Braga ao longo das últimas épocas com máxima expressão esta temporada, têm levado a um estado de exaltação os adeptos do Clube espalhados um pouco por todo o país e mesmo além fronteiras (Paris será dentro de dias palco de mais uma demonstração de fervor minhoto indo de encontro à euforia do jogo de Março a contar para a Taça UEFA). Os exemplos a seguir descritos, mostram na perfeição o que é sentir e viver o SC Braga no dia-a-dia.

Na última edição do Futebol Show que decorreu no Porto no final de Outubro, foi possível notar o apoio que o SC Braga tem na zona interior do distrito do Porto. Muitas centenas de visitantes, "invandiram" o stand para felicitar a campanha realizada pelo SC Braga na Liga Sagres. De Penafiel, Nuno Rodrigues, aluno das Escolinhas do clube local, visitou o stand do SC Braga com muita emoção pois...o SC Braga é o seu clube de eleição desde sempre! O seu pai, Diogo Rodrigues, ofereceu-lhe uma camisola dos Gverreiros do Minho no seu aniversário com a qual dormiu as 3 noites seguintes! A vida de Nuno cruza-se com Braga pois os seus pais encontraram na nossa cidade os melhores meios humanos e hospitalares para darem à luz o seu rebento. O pai vem com frequência a Braga por motivos profissionais e aproveitou para inscrever o seu filho como associado do Clube o que muito o alegrou. O sonho do pequeno Nuno é ver in loco um jogo dos seus ídolos no Estádio Axa. Um sonho que o seu pai promete cumprir em breve. Como forma de retribuir este afecto, o SC Braga ofereceu um pequeno brinde, tendo o pequeno associado rejubilado.

Outra demonstração da paixão pelo maior emblema desportivo do Minho ocorreu no jogo do passado sábado frente ao eterno rival. No meio dos mais de dois milhares de bracarenses que assistiram  ao jogo, estavam 6 adeptos que se deslocaram propositadamente do Algarve.

Rodolfo Pinto, um bracarense de gema radicado há alguns anos em Lagos, tem espalhado naquela zona do país o seu fervor bairrista e com isso já alguns dos seus amigos torcem pelo SC Braga. Em algumas horas, viajaram mais de 1200km para conhecerem um pouco a cidade de Braga, visitarem o Templo dos Gverreiros do Minho – Estádio Axa – e deslocarem-se a Guimarães para ver o SC Braga jogar como líder inquestionável da Liga Sagres. Apesar da derrota, mostraram-se extremamente satisfeitos por fazerem parte da força vermelha e branca que apoiou os jogadores sempre sem parar. Estes são apenas dois exemplos mas muitos mais haverá para escrever. O SC BRAGA CRESCE A OLHOS VISTOS!!!


SC BRAGA VENCE CDC MONTALEGRE (5-0) EM JOGO-TREINO

O SC Braga venceu na manhã desta terça-feira, dia 10 de Novembro, o CDC Montalegre por 5-0, em jogo-treino realizado no Estádio AXA. Os Gverreiros do Minho controlaram sempre as operações, tendo os golos sido apontados por Adriano (2), João Pereira, Diogo Valente e Osvaldo.


BOLETIM CLÍNICO

Filipe Oliveira
Fractura da falange proximal do quinto dedo do pé direito. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Peterson
Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Bruno Tiago
Sequelas de fractura dos ossos da perna esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho em ginásio.

Possebon
Gastroenterite. O atleta efectua repouso.

Braga, 10 de Novembro de 2009

Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.

O Director Clínico do SC Braga

Drº João Pedro Araújo


SCBraga

JotaCC

Vitória (5-0) em jogo-treino com o Montalegre

O Sporting de Braga venceu hoje o Montalegre (III Divisão) por 5-0, num jogo-treino realizado no Estádio AXA.

Adriano (2), João Pereira, Diogo Valente e Osvaldo foram os marcadores de serviço, num jogo que não contou com Possebon que se apresentou com gastroenterite.

O médio brasileiro emprestado pelo Manchester United efectuou repouso e foi substituído por Mateus, dos juniores, que acabou por sair lesionado, deixando o Sporting de Braga a jogar com 10 unidades.

Filipe Oliveira (fractura num dedo do pé direito) e Peterson (lesão meniscal do joelho esquerdo) cumpriram tratamento e trabalho condicionado no ginásio e relvado, enquanto Bruno Tiago (fractura dos ossos da perna esquerda) se quedou pelo ginásio.

Os titulares no jogo com o Vitória de Guimarães, no sábado, realizaram treino de recuperação, enquanto Hugo Viana esteve em gestão de esforço, numa sessão que já não contou com Eduardo (Portugal) e Meyong (Camarões), chamados aos compromissos das respectivas selecções.

O treinador Domingos Paciência agendou novo treino para esta quarta-feira, às 15.30 horas, encontro que vai decorrer à porta aberta.

A BOLA