News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 04/11

Started by Bruno3429, 04 de November de 2009, 07:14

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Vandinho: «Sem fundamento»
NEGA CATEGORICAMENTE TER AGREDIDO A PONTAPÉ O ADJUNTO DE JORGE JESUS
 
 
Parece que estão para durar as incidências do intervalo do jogo entre Sp. Braga e Benfica. Ontem, foi a vez de Vandinho negar ter agredido com um pontapé o adjunto de Jorge Jesus, Raul José. "Isso não tem nenhum fundamento. Não tenho que responder a nada disso. O Benfica, para mim, já é passado", atirou o médio, continuando sem, no entanto, se alongar muito no assunto: "O Benfica foi o nosso adversário da semana passada. Agora já estamos concentrados no jogo com o V. Guimarães.Só sei que os vencemos dentro de campo..."

Com as críticas a caírem de todos os lados, os responsáveis arsenalistas já começam a pensar que o líder tem de ser derrubado a qualquer custo. Também nessa matéria, Vandinho joga à defesa. "Estou tranquilo. Não tenho receio de fatores externos", revelou. Segue-se, então, uma sempre escaldante deslocação ao berço da nação. O V. Guimarães anda na cauda da tabela, mas, nem por isso, o dérbi terá menos emoção: "É sempre complicado. O grupo está motivado para trazer de lá um bom resultado. Estamos a crescer de jogo para jogo e, com o apoio dos adeptos, estaremos fortes."


Intruso

Para finalizar, a pergunta de sempre. Então e o título? "Se temos estofo para lutar pelo campeonato? Vamos pensar jogo a jogo e no final veremos o que pode acontecer. Claro que todos nós pensamos sempre em conseguir coisas melhores...", rematou o médio.


Sp.Braga-Benfica rende 4 mil euros
CASTIGOS DA LIGA
 
 
A CD da Liga aplicou, na sequência do Sp. Braga-Benfica, multas no valor de 4.050 euros: Cardozo e Leone, 1.250; Benfica, 650, Sp. Braga, 275; João Pereira, 150, Fábio Coentrão e Javi García, 125; David Luiz, Saviola e Paulo César, 75.

Lázaro, treinador do Penafiel, foi suspenso por 8 dias, e João Carlos Pereira, treinador do Belenenses, teve multa de 400 euros. Joel (Leixões) foi suspensos por 1 jogo.

Record

Bruno3429

Mar de gente para receber Vandinho e Osvaldo

"Continuem a ganhar. Continuem a dar o melhor. E ganhem sempre, sempre, sempre. Sejam campeões!". As mensagens de apoio não faltaram e espelham o entusiasmo em torno do Sp. Braga líder do campeonato.
Em mais uma operação de charme, a comitiva arsenalista visitou o Agrupamento de Escolas Monsehor Elísio Araújo, em Pico de Regalados (Vila Verde), onde um autêntico mar de gente recebeu de forma entusiasta Vandinho e Osvaldo. Os dois jogadores distribuíram simpatia, autógrafos e fizeram pose para dezenas de fotografias com os mais novos.

Cerca de 450 alunos - desde o pré-escolar até ao 9.º ano - fizeram questão de ver de perto os craques e receber um postal autografado. Entre os presentes, houve uma aluna especial (a melhor da escola), que recebeu uma prenda diferente em dia de aniversário.
"É um sentimento especial, para além de estar pessoalmente com os jogadores foi espectacular receber a camisola oficial autografada. É muito fixe", contou Sara Cerqueira, que ontem festejou 14 anos.

Apesar de gostar do Sp. Braga, a jovem é adepta do Benfica, mas confessa que a vitória arsenalista no duelo do passado sábado foi "merecida", classificando o clube minhoto "como uma grande equipa".
Bracarense de gema, Jorge Miguel, de 11 anos, é sócio desde os seis, fã de Eduardo e de todo o plantel, por isso, o sorriso de felicidade por estar ao lado dos craques era enorme: "gostava que o Sp. Braga continuasse em primeiro até ao fim e que fosse campeão. E da próxima vez que jogue com o Benfica vai ser sete ou oito", sublinhou o jovem atleta do Vilaverdense.


Vandinho: "Benfica é passado"

As incidências durante o jogo entre o Sp. Braga e Benfica têm feito correr tinta na imprensa, mas para o capitão Vandinho o que aconteceu "é já passado".
À margem de mais uma operação de charme do clube arsenalista numa escola em Vila Verde, o médio deixou claro que as notícias vindas a público num jornal nacional, sobre um alegado pontapé ao adjunto dos encarnados Raúl José, nem merecem comentário.

"Isso já é passado, não tem nenhum fundamento, não tenho sequer que responder a isso. O jogo com o Benfica já é passado. Estamos preparados para o Vitória de Guimarães que é o nosso próximo adversário", frisou o jogador, evitando prolongar as polémicas.
"No túnel não sei o que se passou, só sei dentro do campo, vencemos e estamos todos de parabéns", disse de forma peremptória, acrescentando que não está "preocupado" com um eventual castigo.

Vandinho revela que o plantel está "concentrado só no jogo com o Vitória", até porque, "o jogo do Benfica já é passado, nem pensamos nisso mais". Por isso, no pensamento está vencer o dér bi minhoto e o eterno rival dos arsenalistas: "vai ser um jogo muito difícil, mas estamos concentrados para ir lá e tentar fazer um bom resultado. Vai ser igual aos outros, é um adversário sempre muito difícil, mas o nosso grupo está concentrado e vamos fazer tudo para vencer".

A excelente campanha do Sp. Braga no campeonato faz já so-nhar alto, no entanto, o capitão sublinha que ainda é cedo para falar de uma equipa com estofo de campeão.
"Temos que pensar jogo-a-jogo, no final vamos ver o que conseguimos. No momento só pensamos durante a semana em trabalhar para ganhar cada jogo", destacou.

Mas o sonho, confessou, existe: "toda a gente sempre pensa em conseguir coisas melhores na vida, comigo não é diferente. Vou trabalhar e depois logo se vê o que vai acontecer". Vandinho lembra que o Sp. Braga tem crescido "a cada jogo", fruto do apoio dos deptos: "estamos fortes porque dentro de campo e fora somos um só. Mostrámos neste jogo em casa a nossa garra. E em Guimarães não vai ser diferente. Vamos com muita força para vencer o jogo", rematou.

Correio Minho

Bruno3429

Vandinho rejeita agressões
Por Pedro Manuel Couto

Vandinho não entende as acusações que lhe são atribuídas sobre alegada agressão a Raul José, treinador adjunto do Benfica, no túnel de acesso aos balneários, no final da primeira parte do jogo com as águias. O capitão do Sp. Braga prefere realçar o triunfo: «No túnel não sei o que se passou, mas no campo fomos nós que vencemos.»

O caso, no entanto, promete desenvolvimentos, com a abertura do processo de inquérito, pela Liga de Clubes. Nervos à flor da pele no Sp. Braga-Benfica. Empurrões, agressões, expulsões de Leone e Cardozo e agora surge o nome de Vandinho envolvido num pontapé a Raul José. Confrontado com a situação, o médio brasileiro nega por completo o envolvimento em qualquer situação violenta.

«Isso não tem qualquer fundamento e nem deveria responder a essa questão. O jogo com o Benfica já pertence ao passado», explica.

Vandinho a querer virar a página, mas antes revela despreocupação sobre o tema:
- Não estou preocupado com qualquer castigo, porque já disse que isso não tem fundamento.

A Bola

Bruno3429


Mais 450 propostas de sócios entregues a menores de 14

Na visita ao Agrupamento de Escolas Monsenhor Elísio Araújo, o Braga entregou 450 propostas de sócios para tentar converter o mesmo número de jovens com menos de 14 anos ao espírito guerreiro. Segundo o director da escola, António Rodrigues, desde sexta-feira que os alunos enchiam o seu gabinete para saber que jogadores os iriam visitar e que presentes iriam distribuir. Vandinho e Osvaldo corresponderam às solicitações e gastaram quase uma hora a distribuir autógrafos e as ditas propostas. A ideia deste género de campanhas do Braga é precisamente esta: conquistar adeptos. O director é um deles. Apesar de benfiquista há muito tempo, no último sábado já se dividiu na preferência.


Uma camisola para quem preferia... a do Benfica

Sara Cerqueira fez ontem 14 anos, é a melhor aluna de Pico de Regalados e foi presenteada com uma camisola bracarense. A jovem "preferia a do Benfica", mas promete "torcer também pelo Braga." É precisamente para espalhar o braguismo que estas visitas servem.


Até Osvaldo

Osvaldo ainda não é uma cara conhecida do grande público, mas nem por isso foi alvo de menor atenção dos alunos. Curiosos para saberem quem era o "mais novo" ao lado de Vandinho, cercaram-se dele quando a Comunicação Social pegou no capitão. E não o largaram.


Ney aliviado por enquanto

Ney não foi castigado pela Liga de Clubes e, para já, é menos um problema para Domingos Paciência, que o poderá usar como substituto do castigado João Pereira no lado direito da defesa. Mas neste tipo de situações, o Comissão Disciplinar pode demorar mais a instaurar processos, o que na prática não garante, neste momento, que o brasileiro seja presença certa. Por isso mesmo, o treinador deve testar outras soluções durante a semana.


Quatro na enfermaria

Uma entorse no joelho esquerdo e uma mialgia na coxa da mesma perna afastaram Paulo César e Moisés do treino de ontem. Os dois não são motivo de grande preocupação e a titularidade em Guimarães deve estar assegurada. Também de fora, mas por doença, estiveram Madrid e Yazalde. O argentino tem uma amigdalite. O avançado português está com sintomas gripais. Ambos devem falhar o jogo de hoje da Liga Intercalar.


Três vezes mais de mil

O Braga tem quase 1500 bilhetes para a visita a Guimarães e vai esgotá-los, como tem sido hábito. Pela terceira vez consecutiva, a comitiva de adeptos que se desloca a um jogo fora do Estádio AXA será superior a mil. Primeiro na Covilhã, depois em Vila do Conde e agora em casa de um rival histórico. Há muito tempo que o entusiasmo há volta de uma equipa arsenalista não era tão evidente.


Vandinho nega agressão
ANDRÉ MORAIS

Para Vandinho não faz sentido falar-se em suspensão por alegada agressão. A confusão no túnel de acesso aos balneários no jogo com o Benfica é real, as imagens provam-no, mas nenhuma agressão do médio ao seu ex-treinador Raul José, agora adjunto nas águias, é visível. Até porque, garante o próprio, em nenhum momento aconteceu. "Agressão? Não tem fundamento nenhum. Não tenho que responder a isso. O Benfica já é passado", avisou, aproveitando para uma pequena provocação sobre o tema: "Desse jogo só sei do que se passou em campo: vencemos!". Por isso, o capitão arsenalista garante não temer qualquer acção disciplinar. "Não estou preocupado. Como disse, não tem qualquer fundamento estar a falar a meu respeito", reforçou, no final da visita a uma escola em Pico de Regalados, uma freguesia de Braga, da qual saiu com o moral mais reforçado, tal a euforia e o apoio recebido dos jovens alunos. "Dá mais motivação para superar muitas coisas", confirmou.

O jogo de sábado continua na berlinda, mas Vandinho retirou-o da agenda. "O Benfica é passado. Já pensamos no Guimarães", repetiu a cada pergunta. O Braga procura nova vitória e contra outro rival histórico. "É sempre difícil, mas vai ser um jogo igual aos outros. O grupo está muito concentrado para conseguir outra vitória", afiançou, retraindo-se outra vez quando o assunto foi o título de campeão. "Só devemos pensar jogo a jogo", recomendou, antes de finalmente deixar escapar que pensa em levantar o troféu do campeonato. "Toda a gente pensa em conseguir coisas melhores na vida. Comigo não é diferente. Vamos trabalhar e no fim ver o que vai acontecer", clarificou.

Sobre a diferença entre Domingos e Jorge Jesus, o médio preferiu não falar. Limitou-se a dizer que ambos são "grandes treinadores" e que deve dar os "parabéns" ao actual técnico, "pela campanha que o Braga tem levado a cabo."

O Jogo

Bruno3429

João Pereira ausente em Guimarães

João Pereira é outro jogador com quem Domingos Paciência não vai poder contar, sábado, em Guimarães. Por ter sido admoestado por Jorge Sousa, aos 31' do encontro com o Benfica, o defesa-direito foi castigado com um jogo e 150 euros de multa, já que se tratava do quinto amarelo da época. Curiosamente, João Pereira estava em risco de punição há dois jogos, tendo ficado livre da respectiva suspensão no jogo com o Rio Ave, disputado a 24 de Outubro.

Encarnados querem mais castigos

O Benfica pretende que a Comissão Disciplinar não fique por aqui e aplique também castigos a outros elementos do Sporting de Braga. O JOGO sabe que o clube da Luz recorreu às imagens de televisão para apresentar queixas contra Ney, Mossoró e Vandinho por agressões - os dois primeiros devido a socos e chapadas Cardozo e o terceiro por alegadamente ter pontapeado o adjunto Raul José.

Além disso, os encarnados querem também a punição de Francisco Miranda, enfermeiro do Sporting de Braga que impediu Di María de efectuar com rapidez o último lançamento lateral da primeira parte, num momento que acendeu o rastilho que depois levou à explosão no túnel de acesso aos balneários. Segundo o Benfica, o enfermeiro estava fora da sua área técnica e teve um comportamento antidesportivo.

As queixas do Benfica irão agora ser analisadas pela Comissão Disciplinar da Liga, que irá ouvir testemunhas e, muito provavelmente, pedir ao Braga as imagens de vigilância do túnel, de forma a tirar conclusões sobre o que de facto se passou. Depois, serão anunciadas as decisões e eventuais castigos.


Sumaríssimos ficaram na gaveta

Ao contrário do que se esperava, a Comissão Disciplinar (CD) não aplicou nenhum processo sumaríssimo na sequência da confusão ao intervalo do Braga-Benfica. Isto, apesar das imagens de televisão mostrarem claras agressões de Ney Santos e Mossoró a Cardozo.

A CD considerou que os lances foram analisados em campo pela equipa de arbitragem, já que o assistente José Ramalho, como se pode ver na TV, estava mesmo em cima dos acontecimentos e decidiu não dar nenhuma indicação a Jorge Sousa, chefe de equipa. No âmbito do inquérito ontem aberto, a CD deverá agora chamar o árbitro assistente a depor para perceber os motivos que o levaram a não tomar qualquer decisão na altura.


Castigo podia ir até cinco jogos

A Comissão Disciplinar da Liga, presidida por Ricardo Costa, considerou ter havido "agressão recíproca" entre André Leone e Cardozo à entrada do túnel de acesso aos balneários do Estádio AXA, no intervalo do Braga-Benfica de sábado passado. Da lista de castigos ontem divulgada, consta que os castigos instaurados ao defesa brasileiro do Braga e ao avançado paraguaio do Benfica (dois jogos de suspensão e multa de 1250 euros) foram aplicados ao abrigo do artigo 120º, 1. d) do Regulamento Disciplinar da Liga, o qual especifica o seguinte: "Agressão recíproca: suspensão de um a cinco jogos e multa de €1250 a €12 500".

O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga: Paulo César tem entorse e pode falhar Guimarães
Avançado brasileiro marcou o segundo golo frente ao Benfica


Paulo César, avançado que marcou o segundo golo do Sp. Braga na vitória frente ao Benfica, contraiu uma entorse no joelho esquerdo e pode falhar a deslocação da formação arsenalista ao reduto do Vitória de Guimarães, na próxima jornada da Liga 2009/10.

Segundo o boletim clínico divulgado pelo Sp. Braga, Paulo César realiza tratamento e trabalho condicionado no relvado. Domingos Paciência pretende conservar a liderança na competição mas debate-se com vários problemas no no plantel.

Moisés também não treinou nesta terça-feira, devido a uma mialgia nos adutores da coxa esquerda. Yazalde está engripado e Andrés Madrid combate uma amigdalite, enquanto Filipe Oliveira e Peterson continuam a recuperar de lesões.

Para além dos problemas de ordem física, o Sp. Braga seguirá para Guimarães sem João Pereira e André Leone, dois jogadores que irão cumprir castigo na próxima jornada

Maisfutebol

Bruno3429

Leone e Cardozo punidos com dois jogos

André Leone e Cardozo, os dois atletas expulsos durante o intervalo do Braga-Benfica, foram punidos com dois jogos cada um.


ABC visita Sporting na Taça de Portugal

O ABC, detentor do troféu, visita o Sporting nos 16 avos-de-final da Taça de Portugal em andebol.

Diario Minho

Bruno3429

Dois jogos para Cardozo e Leone
RUI MIGUEL MELO

O avançado do Benfica, Óscar Cardozo, e o defesa do Braga, André Leone, foram punidos com dois jogos de suspensão cada, na sequência das expulsões no Braga-Benfica da semana passada, por desacatos verificados no final da primeira parte.

No caso de Cardozo, o paraguaio falha as recepções à Naval, para a Liga, e ao Guimarães, para a Taça de Portugal. Todavia, estará de regresso com o Sporting, a 28 do corrente mês, em Alvalade. Já André Leone não joga em Guimarães, para o campeonato, e com o Setúbal, para a Taça.

O outro castigo decorrente do jogo foi o de João Pereira. O defesa viu o quinto cartão amarelo e fica de fora uma partida.

Em comunicado, a Comissão Disciplinar da Liga anunciou a instauração de um processo de averiguação de responsabilidades, pelas "infracções disciplinares" no final da primeira parte, quer no relvado, quer no túnel de acesso aos balneários. Contudo, não engloba os castigos a Cardozo e Leone.

A partida do Estádio AXA bateu, até ao momento, todos os recordes de multas. Ao todo, foram 4050 euros em coimas: 2300 euros para as águias e 1750 para os minhotos.

Quer Cardozo, quer Leone, receberam uma multa de 1250 euros, devido ao cartão vermelho directo. A SAD do Benfica foi punida em 650 euros, na sequência do comportamento do público, em violação do artigo 149.º do Regulamento Disciplinar da Liga. O mesmo aconteceu à SAD do Braga, mas com uma coima menor, de 275 euros. O restante valor resulta das multas aos jogadores pelos cartões amarelos recebidos: 150 a João Pereira, 125 a Fábio Coentrão e Javi García e 75 euros a Saviola, David Luiz e Paulo César.

Joel, central do Leixões, também foi punido com uma partida de castigo, na sequência da expulsão ante a Naval. Assim, não defronta o Nacional.

O F. C. Porto também não escapou à Comissão Disciplinar da Liga. A SAD portista foi multada em 400 euros, devido ao comportamento incorrecto do público.


Castigos

Liga - Dois jogos: Cardozo (Benfica) e André Leone (Braga); Um jogo: João Pereira (Braga) e Joel (Leixões).

Liga de Honra: Um jogo: Godinho (Oliveirense) e Adilson (Feirense).


JN

Bruno3429

Paulo César com entorse e em dúvida para Guimarães

O avançado Paulo César, do Sporting de Braga, sofreu uma entorse no joelho esquerdo, revelou hoje o clube líder da Liga Sagres, e a sua recuperação plena está em dúvida para o jogo de sábado em Guimarães.

O jogador brasileiro, um dos titulares do treinador Domingos Paciência e que ainda na última jornada esteve em evidência ao marcar o segundo golo da equipa frente ao Benfica, realiza tratamento e trabalho condicionado em relvado, informou o boletim clínico do clube bracarense.

Outro dos imprescindíveis da equipa "arsenalista", o também brasileiro, mas defesa central Moisés, também não treinou, tendo realizado trabalho em ginásio para tratamento a uma mialgia dos adutores da coxa esquerda.

Os outros indisponíveis foram o avançado Yazalde (engripado), o médio Andrés Madrid (com uma amigdalite) e os lesionados Filipe Oliveira e Peterson, que recuperam de uma fractura num dedo do pé direito e de uma cirurgia ao joelho esquerdo respectivamente.

No "derby" minhoto, Domingos Paciência não vai poder contar de certeza com os defesas João Pereira e André Leone, ambos castigados na sequência do jogo com os benfiquistas.

O Sporting de Braga desloca-se sábado ao reduto Vitória de Guimarães, em encontro da 10.ª jornada da Liga Sagres, marcado para as 21:15.


Sporting-ABC já nos 16 avos
RG

Já se tinham encontrado no Torneio de São Mateus (26-26), mas, oficialmente, só no próximo sábado, em Braga, se dá o reencontro de Fábio Magalhães e Hugo Rocha com a sua antiga equipa, o ABC, na sétima jornada do Campeonato Nacional.

Mas estas equipas também se encontrarão já nos 16 avos-de-final da Taça de Portugal, sorteados ontem em Lisboa, numa espécie de final antecipada em casa do Sporting.

Destaque ainda para o FC Porto-Belenenses, outro clássico que prematuramente afastará uma das equipas da prova.

Os jogos estão marcados para o próximo dia 15, com excepção daqueles que envolvem equipas com compromissos europeus, casos do ABC e do FC Porto, mas também do Benfica e do Xico Andebol.


Jogos 16 avos-de-final

Alto Moinho-Liberty São Bernardo

Vitória de Setúbal-Benfica

CD Olhanenses-AD Maria Balaio

Madeira SAD-AC Fafe

Ginásio do Sul ou Marienses-Juventude de Lis

Paço de Arcos-Ginásio de Santo Tirso

Sporting-ABC

Afifense-Modicus

Xico Andebol-Évora AC

Almada-Vela Tavira

Sporting da Horta-Águas Santas

Marítimo-Avanca

CA Leça-FC Infesta

Sismaria-Ac. São Mamede

Alavarium-São Paio de Oleiros

FC Porto-Belenenses

O Jogo

Bruno3429

Sporting de Braga joga hoje com o Feirense, a contar para a Liga Intercalar

O Sporting de Braga defronta esta tarde o Feirense, em jogo a contar para a terceira jornada da Liga Intercalar.

A parrtida está agendada para as 16 horas, no Estádio 1.º de Maio.

O clube bracarense compete com a equipa de juniores nesta prova, ainda não conquistou qualquer ponto. Ocupa o último lugar na classificação.

Outro jogo agendado para esta tarde opõe o Vitória de Guimarães ao Paços de Ferreira.


A Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) castigou ontem por dois jogos Cardozo e Leone, expulsos aos intervalo, e instaurou um inquérito para averiguar os incidentes


O avançado paraguaio dos encarnados e o defesa brasileiro dos arsenalistas foram admoestados com o cartão vermelho directo depois de um conjunto de agressões verificados no final da primeira parte do encontro, quando as equipas regressavam aos balneários.

Segundo informou a CD, Cardozo e Leone foram punidos com base no previsto no artigo 120º, alínea d, do Regulamento Discplinar da LPFP, que prevê penalizações de 1 a 5 jogos e multa de entre 500 e 5.000 euros por agressão recíproca. Ambos os jogadores foram também condenados a pagar 1.250 euros de multa.

Com a punição de duas partidas, Cardozo pode representar o Benfica na deslocação ao recinto do rival Sporting, na 11.ª ronda, uma vez que cumprirá o castigo na próxima jornada da Liga, na recepção à Naval 1º de Maio, e na quinta eliminatória da Taça de Portugal, novamente na Luz, face ao Vitória de Guimarães.

O líder Sporting de Braga, além de não poder contar com Leone, vai também ter a baixa de outro defesa na visita do próximo fim-de-semana ao rival Vitória de Guimarães, pois João Pereira foi suspenso por uma partida por ter completado uma série de cinco cartões amarelos.

A CD decidiu prosseguir a investigação do sucedido no túnel de acesso aos balneários do recinto bracarense para qualificação e determinação dos agentes e factualidades eventualmente correspondentes a infracções disciplinares, divulgando-o publicamente, a título excepcional, para esclarecimento público da sua própria actuação.

O encontro entre Sporting de Braga e Benfica, da nona jornada da Liga portuguesa de futebol, acabou com o triunfo por 2-0 dos locais, que, desta forma, voltaram a liderar isolados o campeonato, três pontos à frente dos "encarnados".

O treinador do secundário Penafiel, Lázaro Oliveira, foi também suspenso por oito dias. 

Antena Minho

JotaCC


Domingos, o treinador que não quer ser apenas mais um, já ganhou aos três "grandes"

Técnico do Braga já venceu o FC Porto, Benfica e Sporting por seis vezes. Coesão defensiva e diálogo com os jogadores são imagens de marca do jovem treinador


Domingos já foi um rapaz magrinho com problemas de crescimento que usou a habilidade técnica para se afirmar no FC Porto, seu clube do coração. Agora, aos 40 anos, é um dos treinadores da moda em Portugal. Lidera a Liga, com oito vitórias e um empate. O Sp. Braga está a realizar o melhor início de campeonato de sempre e até já defrontou (e venceu) os três "grandes".

Os triunfos sobre os "grandes" têm uma vertente histórica: igualam o que o V. Guimarães de António Morais fez em 1985/86, quando bateu Sporting, Benfica e FC Porto na primeira volta. Mas revelam também uma tendência especial de Domingos para derrotar os três principais clubes. Em 20 jogos, o técnico bateu os "grandes" por seis vezes, empatou quatro e perdeu dez, sempre ao serviço de equipas teoricamente inferiores, como a U. Leiria, Académica e agora Sp. Braga.

Depois de uma carreira de futebolista no FC Porto e Tenerife, Domingos trabalhou quatro anos como técnico da equipa B portista. E em 2006/07 estreou-se na Liga, na U. Leiria (foi sétimo). No ano seguinte, dirigiu a Académica (a partir da terceira jornada) e acabou em 12.º, antes de em 2008/09 levar a equipa de Coimbra ao sétimo posto, a melhor classificação da equipa em 25 anos.

A coesão defensiva (o Braga tem a melhor defesa, com apenas quatro golos sofridos) e a capacidade de diálogo com os jogadores são duas das imagens de marca deste treinador. "Quando chegou a Coimbra, fez reuniões individuais com os jogadores", contou ao PÚBLICO Nuno Piloto, jogador do Iraklis que foi orientado por Domingos em Coimbra: "Fala sempre muito com os jogadores e, graças à sua experiência como futebolista, ajuda-nos em pormenores muito úteis."

Piloto recorda também os "métodos de treino inovadores" de Domingos. E não esquece a capacidade do treinador para explorar os pontos fracos dos adversários, motivar os jogadores e retirar-lhes pressão. Em 2006, antes da estreia em Leiria, Domingos deu algumas entrevistas. Ficaram dois pensamentos importantes: um é que bebeu influências de Carlos Alberto Silva, Bobby Robson, Victor Fernández e Carlos Aimar e que gosta de se actualizar permanentemente. O outro é que gostava de fazer a diferença como jogador e que como treinador não queria ser apenas mais um. Para já, não está a ser.




Ainda temos um futebol na idade da pedra


Os acontecimentos que, no espaço de uma semana, catapultaram os túneis para a ribalta do futebol mostram que o campeonato português continua mais perto da idade da pedra do que da maturidade. Acusações e ameaças, gestos provocatórios dentro dos relvados e nos bancos, espectáculos degradantes como aquele que se viu à boca do túnel de acesso aos balneários do Estádio Municipal de Braga, no intervalo do último Sp. Braga-Benfica, não são águas passadas, ao contrário do que gostaríamos de crer. Tudo isto (ainda) faz parte do nosso tempo, o que diz muito sobre nós.

Podemos ver esses nefastos túneis do nosso futebol como uma actualização da caverna pré-histórica. Com decoração moderna mas povoada de instintos primitivos, à medida de uma sociedade subterrânea que teima em sacudir a água do capote, como aquele que atira a pedra e esconde a mão ou tenta justificar-se com "o calor da refrega", as "reacções a quente", a "emoção do momento". Aceitar isto como desculpa seria aceitar gente que vive de bons salários e acha que não tem a obrigação de devolver algo de positivo à sociedade para usufruir desse estatuto. Seria aceitar chavões infantis e irresponsáveis, que transformam um espectáculo desportivo num circo de violência contagiante. Não admira que os estádios se encham (no caso português, nem isso) de um público zombie que, depois de pagar bem caro o seu lugar na bancada, se arroga o direito de destruir a cadeira. Ou de atirar pedras ao vizinho. Como aconteceu no Sporting-Benfica em juniores, interrompido à pedrada e decidido na secretaria quatro meses depois dos factos.

Como se vê, também a justiça desportiva é Cro-Magnon, marreca e atrasada, incapaz de fazer sentido fora da sua obscura caverna. Tem a estatura dos maus dirigentes, dos maus adeptos e dos maus futebolistas, gente que, na escala da evolução da Humanidade, ficaria arrumada entre o macaco e o Homem.



PUBLICO

JotaCC

Marcas dos 10.000 metros anuladas

IAAF «baralha» estatísticas portuguesas

O erro aconteceu a 15 de Agosto, mas só em finais de Outubro a IAAF reconhecia que nove atletas correram menos do que o fixado.

A IAAF anulou parte das marcas obtidas nos 10.000 metros dos Mundiais de Berlim2009, mas não é conclusiva nos nomes das atletas afectadas, apontando ora para Ana Dulce Félix ora para Inês Monteiro como tendo registos não válidos.
Ambas correram a final ao seu melhor nível, conseguindo o que pareciam ser recordes pessoais por vários segundos, mas a IAAF veio a anular as marcas de 10 das finalistas, já que não cumpriram a totalidade da distância exigida - partiram das pistas mais exteriores e mudaram para a corda (pista interior) mais cedo do que deviam.
O erro aconteceu a 15 de Agosto, mas só em finais de Outubro a IAAF reconhecia que nove atletas que concluíram a prova correram menos do que o fixado, decidindo no entanto manter as classificações e as marcas na prova - mas não para efeitos estatísticos.
Nesse grupo estava, segundo a informação de Outubro da IAAF, Ana Dulce Félix, mas com uma indicação errada da marca, que eram os 31.25,37 minutos conseguidos por Inês Monteiro. Ana Dulce Félix fora cronometrada em 31.30,90.
A confusão da IAAF prossegue no seu «ranking» anual, actualizado a 31 de Outubro, em que Ana Dulce Félix aparece como tendo marca válida, estando Inês Monteiro num «ranking» anexo, de corridas irregulares. E nos resultados oficiais de Berlim2009, é Inês que também é apontada como tendo marca inválida.
Não é só com as atletas portuguesas que a IAAF diverge entre a primeira informação e a que está nas estatísticas oficiais, também 'baralhando as contas', com concorrentes japonesas.
Certo é que uma das portuguesas - provavelmente Ana Dulce Félix, se a IAAF corrigir o aparente erro - fica sem marca, que seria recorde pessoal por larga margem e mínimo para o Campeonato da Europa de Barcelona, bem como melhor marca portuguesa de 2009 (pressupondo a anulação da outra).

Ana Dulce Félix. Marca nos 10.000 pode ter sido anulada pela IAAF


Barcelona2010

Doze portugueses já têm mínimos

Doze atletas portugueses já cumpriram os mínimos da FPA para os Europeus de atletismo, mas esse número subiria para mais do dobro se fossem contabilizados as marcas consideradas pela Associação Europeia (EAA), menos exigente. A principal competição da época será o Europeu, entre 26 de Julho e 01 de Agosto, em Barcelona. Nelson Évora (triplo), Marco Fortes (peso), João Vieira (20 km marcha), Sara Moreira (5000 m e 3000 m obstáculos), Ana Dias (10000 m - e maratona, em Veneza), Jessica Augusto (3000 m obstáculos), Naide Gomes (comprimento) e os maratonistas José Moreira, Luís Feiteira, Fernando Silva e Marisa Barros são 11 dos atletas que, em Berlim, cumpriram os mínimos. O outro nome dessa lista será Inês Monteiro ou Ana Dulce Félix, nos 10.000 metros.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Dois mil pães pela vitória sobre o Benfica

Dois mil pães voaram num instantinho, foi mais rápido o pagamento da promessa do que a construção da vitória do Sp. Braga sobre o Benfica, no sábado.

José Oliveira, sobrinho de Domingos Paciência, tinha-se proposto a oferecer aos moradores do bairro da Biquinha, em Matosinhos, mil pães por cada golo que os minhotos marcassem às águias: foram dois, José até contava com cinco e, ontem, ao meio-dia, cumpriu com a palavra...

«Leve dezoito fresquinhos e dois secos para o Jesus». José Oliveira não conteve a provocação quando sabia que estava rodeado de benfiquistas. «Há pão para todos, até para quem é do Benfica», vincou, e a brincar, a brincar, lá foi dando as bicadas que vinha a guardar no pensamento desde a noite de sábado...

«O meu tio, quando lhe contei o que queria fazer, disse-me que eu estava maluco. Acreditava mesmo que o Sp. Braga ia ganhar e só tenho pena de não terem sido cinco. Pela minha saúde, ia mesmo dar cinco mil pães», fez sobressair o lamento, mas sem desmanchar um óbvio e largo sorriso.

«A alegria que sinto é pela vitória do Sp. Braga e pela possibilidade de ajudar as pessoas deste bairro», justificou José Oliveira, conhecido por Pipoca, empregado de uma padaria de Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), mas ligado à Biquinha desde o berço.

Actualmente é presidente do Centro Desportivo e Cultural do bairro, que também procurou mediatizar um pouco com esta iniciativa. A entrega dos pães decorreu no pavilhão gimnodesportivo.

«Dei uma alegria às pessoas, até mesmo aos benfiquistas que cá moram, e são muitos, talvez uma maioria. Eu? Sou portista, mas esta época, quero que o Sp. Braga seja campeão», disse, avisando com mistério: «Se o Braga for líder pelo Natal, vou fazer outra do género.»

A BOLA

JotaCC

Dois jogos para Cardozo e inquérito aos acontecimentos de Braga 

O avançado paraguaio do Benfica foi castigado com dois jogos pela expulsão em Braga. A Comissão Disciplinar instaurou um inquérito para averiguar os incidentes do jogo entre bracarenses e 'águias'.

A Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) castigou hoje por dois jogos Cardozo e Leone, expulsos ao intervalo, e instaurou um inquérito para averiguar os incidentes do último Sporting de Braga-Benfica.

O avançado paraguaio dos 'encarnados' e o defesa brasileiro dos 'arsenalistas' foram admoestados com o cartão vermelho directo depois de um conjunto de agressões verificados no final da primeira parte do encontro, quando as equipas regressavam aos balneários.

Segundo informou a CD, Cardozo e Leone foram punidos com base no previsto no artigo 120, alínea d, do Regulamento Disciplinar da LPFP, que prevê penalizações de 1 a 5 jogos e multa de entre 500 e 5.000 euros por "agressão recíproca". Ambos os jogadores foram também condenados a pagar 1.250 euros de multa.

Com a punição de duas partidas, Cardozo pode representar o Benfica na deslocação ao recinto do rival Sporting, na 11.ª ronda, uma vez que cumprirá o castigo na próxima jornada da Liga, na recepção à Naval 1.º de Maio, e na quinta eliminatória da Taça de Portugal, novamente na Luz, face ao Vitória de Guimarães.

O líder Sporting de Braga, além de não poder contar com Leone, vai também ter a "baixa" de outro defesa na visita do próximo fim-de-semana ao rival Vitória de Guimarães, pois João Pereira foi suspenso por uma partida por ter completado uma série de cinco cartões amarelos.

A CD decidiu prosseguir a investigação do sucedido no túnel de acesso aos balneários do recinto bracarense para "qualificação e determinação dos agentes e factualidades eventualmente correspondentes a infracções disciplinares", divulgando-o publicamente, "a título excepcional", para "esclarecimento público" da sua própria actuação.

O encontro entre Sporting de Braga e Benfica, da nona jornada da Liga, acabou com o triunfo por 2-0 dos locais, que, desta forma, voltaram a liderar isolados o campeonato, três pontos à frente dos 'encarnados'.

O treinador do Penafiel (Liga de Honra), Lázaro Oliveira, foi também suspenso por oito dias.

Castigos

LIGA:
- 2 jogos
Leone (Sporting de Braga)
Cardozo (Benfica)
- 1 jogo
João Pereira (Sporting de Braga)
Joel (Leixões)

LIGA DE HONRA:
- 1 jogo
Godinho (Oliveirense)
Adilson (Feirense)

EXPRESSO

JotaCC

MAPA DE JOGOS – FUTEBOL FORMAÇÃO (7 e 8 de Novembro)

Estão de volta as competições distritais no próximo fim-de-semana, porém, o destaque vai para o embate em Iniciados "A" frente ao V. Guimarães. O SC Braga ocupa a 2ª posição com menos 6 pontos que o adversário em causa e a missão para este jogo passa por recuperar parte do atraso classificativo. Abaixo, todas as informações relevantes:


    *



      Juniores:         Paragem no Campeonato;

    *


      Juvenis A:      Rio Ave vs SCB – Domingo às 11h00m no Campo de Treinos;

    *


      Juvenis B:      SCB vs Vilaverdense – Domingo às 9h30m no Campo Camélias Nº 1;

    *


      Iniciados A:     SCB vs Vitória SC – Domingo às 11h00m no Campo da Ponte;

    *


      Iniciados B:     Os Sandinenses vs SCB – Sábado às 15h00m;

    *


      Iniciados C:    SCB vs Merelim S. Paio – Domingo às 10h00m no Campo S. Paio d`Arcos;

    *


      Infantis A:       Ceramistas vs SCB – Domingo às 11h00m no Campo 1º Janeiro (Galegos S. Martinho – Barcelos);

    *


      Infantis B:       FC Amares vs SCB – Sábado às 9h00m no Campo Eng. José Carlos (Ferreiros – Amares);

    *


      Infantis C:       Acad. Sporting CP/Bragafut vs SCB – Domingo às 9h30m no Campo Jogos S. Sebastião (Parada de Tibães);

    *


      Infantis D:       Folga;

    *


      Escolas A:      SCB vs UD S. Veríssimo – Sábado às 10h00m no Campo S. Paio d´Arcos;

    *


      Escolas B:      SCB vs Fintas Ac. – Sábado às 11h00m no Campo S. Paio d´Arcos;

    *


      Escolas C:      SCB vs Catel/Cunha – Sábado às 9h00m no Campo S. Paio d´Arcos;     




BOLETIM CLÍNICO


Filipe Oliveira


Fractura da falange proximal do quinto dedo do pé direito. O atleta efectua tratamento e trabalho em ginásio.

Moisés

Mialgia dos adutores da coxa esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio.

Peterson

Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho em ginásio.

Andrés Madrid

Amigdalite. O atleta efectua repouso.

Bruno Tiago

Sequelas de fractura dos ossos da perna esquerda. O atleta efectua tratamento e trabalho em ginásio.

Yazalde

Síndrome gripal. O atleta efectua repouso.

Paulo César


Entorse do joelho esquerdo. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em relvado.


O Director Clínico do SC Braga

Drº João Pedro Araújo

S.C.BRAGA.PT

Bruno3429

TREINO QUINTA-FEIRA ÀS 10HO0 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina quinta-feira, dia 5 de Novembro, às 10h00. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga

Bruno3429

Madrid adoentado
PREPARAÇÃO PARA JOGO COM VIMARANENSES À PORTA FECHADA  

 
O Sp. Braga prosseguiu, hoje, com a preparação do jogo com o V. Guimarães. O treino realizou-se à porta fechada, nos relvados de apoio ao Estádio Axa, não tendo participado Andrés Madrid.

O argentino apresentou-se algo adoentado, tendo sido medicado pelo departamento clínico minhoto. Não é, contudo, um problema de maior para Domingos Paciência dado que o médio não figura no onze que tem conquistado a liderança na Liga Sagres.

Aliás, o médio de 28 anos ainda não realizou esta temporada nenhum jogo a titular no campeonato, contabilizando quatro partidas como suplente utilizado perfazendo um total de 96 minutos.

Record