News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 09/10

Started by Bruno3429, 09 de October de 2009, 06:01

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Recuperação para todos

O treino de ontem não chegou a durar uma hora. Isto porque Domingos idealizou uma sessão leve, de recuperação muscular aos que jogaram contra o Boavista no dia anterior. Com só seis disponíveis não o fizeram, não havia razão para trabalharem à parte e assim o treinador deixou todo o plantel no mesmo patamar. Hoje recomeça o trabalho duro.


Titulares integrados

Alan, Paulo César e Moisés estão outra vez a 100 por cento e disponíveis para integrar o trabalho de grupo. Foi esta a grande novidade no treino de ontem, em que Domingos não trabalhou aspectos técnico-tácticos nem imprimiu carga física. Se isso vier a acontecer é provável que os três voltem a ser poupados. O jogo com o Feirense, amanhã, servirá para confirmar a reintegração total. Hoje há treino às 10 horas. Penã deve regressar a Braga no início da próxima semana. Kieszek já trabalha.


Diogo Valente de cabeça no ar

Diogo Valente trabalhou com toda a normalidade, mas com os calções vestidos ao contrário. A situação não pareceu incomodar o esquerdino nem roubar-lhe a boa disposição. Quando já se direccionava para o balneário do Estádio AXA, eis o grito do brasileiro Mossoró para o português: "Diogo, você esqueceu-se das caneleiras." Há dias assim, em que se acorda com a cabeça na lua.


Filipe Oliveira pode parar até Dezembro

Filipe Oliveira vai ficar fora de acção nas próximas semanas. O tempo de paragem ainda não é oficial, depende da necessidade ou não de ser operado, mas deve exceder os dois meses, a estimativa habitual para quem fracciona o falange proximal de qualquer dedo do pé. Filipe Oliveira fracturou o quinto dedo do pé direito no jogo de quarta-feira com o Boavista e hoje já não subiu ao relvado. O tratamento é simples e não oferece grandes riscos ao jogador, mas o período de imobilização e a impossibilidade de efectuar esforços impedem que o jogador possa treinar de forma normal nas próximas seis a oito semanas. Antes de Dezembro, não é crível que possa jogar. Para Filipe Oliveira, a lesão surge na pior altura e poucos dias depois de se ter estreado na Liga. Com João Pereira em risco de suspensão, Ney pode ter de se estrear mais cedo do que aquilo que pensou.


Medalha e reverso
ANDRÉ MORAIS

Sai Paulo César, entra Matheus. Nem sempre a substituição de um corresponde à entrada do outro, mas ninguém estranha quando Domingos toma estas decisões. Mais do que previsíveis, são já um dos hábitos fortes do treinador líder. Os motivos, Domingos guarda para si, até porque raras vezes a entrada de um e/ou saída de outro representa melhorias no resultado.

Paulo César foi substituído cinco vezes em sete possíveis. Na última delas, com o Setúbal, por problemas físicos. Nas anteriores apenas por opção. Mossoró e Meyong não ficam longe do avançado brasileiro: saíram quatro vezes, quase sempre por trocas directas. Numa equipa que ganha e mantém a melhor defesa da prova, é natural que sejam os homens mais adiantados a sair. O desgaste provocado por tamanho vendaval ofensivo é muito forte e entre todas as opções de ataque Domingos não poderia tirar Alan, aquele que fisicamente é mais disponível e tem aparecido para resolver nos minutos finais. Sobra para Paulo César, preferencialmente.

No reverso da medalha está Matheus, o avançado que no início da época reconsiderou mudar de clube por acreditar que o 4x3x3 do novo treinador o poderia beneficiar. Puro engano. Matheus teve uma oportunidade, mas não foi bem sucedido. Paulo César segurou o lugar e a Matheus resta agora ir lutando todas as semanas quando salta do banco. Não tem, porém, muito tempo para isso. Em Alvalade jogou 16 minutos. No Olhanense 29. De resto sempre menos de 15, com algumas aparições a serem mesmo residuais e a baixarem a média de utilização como suplente utilizado: 15,8 minutos. Tempo bastante para que seja, de toda a Liga Sagres, o 12º jogador preferido. O benfiquista Fábio Coentrão, um dos que se seguem nessa lista, tem sido, apesar disso, mais importante. Já para não falar de Zé Manel, do Leixões, que já marcou por duas vezes nessa condição.

Entre os que se seguem a Matheus no seio do plantel minhoto, Diogo Valente e Madrid entraram três vezes mas Adriano é de todos o único que não sabe o que é estar no banco e não entrar. Kieszek é que pode descrever perfeitamente esse sentimento.

O Jogo

Bruno3429

Filipe Oliveira vai parar seis semanas

Filipe Oliveira fracturou um dedo do pé direito no jogo-treino com o Boavista — que o Sp. Braga venceu, anteontem, por 2-1 — e vai parar cerca de seis semanas, tempo estimado pelo departamento médico do clube arsenalista, para a sua recuperação total. Apesar da gravidade da lesão, não é do mesmo nível, por exemplo, que a contraída pelo Tiago Pinto, pelo que o jogador vai realizar tratamento convencional (primeiras semanas de imobilização e depois fisioterapia) sem necessidade de uma intervenção ciúr gica.

Nunca é boa altura para uma lesão, mas esta, na verdade, veio no pior momento para o lateral direito. Filipe Oliveira tinha feito uma boa estreia, no sábado passado, frente ao Vit. Setúbal (rendendo o amarelado João Pereira) e quase de certeza seria o titular no próximo jogo do Sp. Braga, frente ao Sp. Covilhã, para a Taça de Portugal (17 Outubro). Paciência...
No treino matinal de ontem para além de Filipe Oliveira, destaque também para a ausência dos cinco 'seleccionáveis'.

Correio Minho

JotaCC

Europa tem seis representantes portugueses

FC Porto e Candelária são os representantes portugueses na Liga Europeia 2009/10. Juventude de Viana, Oliveirense, HC Braga SAD e Benfica defendem as cores nacionais na Taça CERS. As provas (agora com jogos de 40 minutos em vez de 50) arrancam a 21 de Novembro e o título europeu disputa-se num modelo competitivo diferente (grupos, play-off e final a seis). Na Taça CERS, a Oliveirense é a única com entrada directa nos oitavos, sendo nesta competição que o Benfica marca o seu regresso à Europa, após cinco anos de ausência. Em 2008/09, FC Porto e Oliveirense foram os que chegaram mais longe: os campeões nacionais entraram na final-eight da Liga Europeia e a Oliveirense disputou a final-four da Taça CERS. Este ano, o Barcelos desistiu por falta de orçamento.

O JOGO

Bruno3429

Penã de regresso aos treinos
Por Pedro Manuel Couto

O médio Ángelo Peña está de regresso ao trabalho com o restante plantel do Sp. Braga depois de ter estado ausente, ao serviço da selecção da Venezuela.

O internacional venezuelano fez, no entanto, trabalho específico de recuperação, devido à longa viagem de retorno a Portugal.

Paulo César continua a recuperar e realizou ginásio e corrida. Ausentes por lesão continuam Filipe Oliveira (fractura num dedo do pé direito) e Peterson (lesão meniscal).

Domingos Paciência, técnico dos minhotos, também não pode contar com Eduardo (selecção nacional), Yazalde (Sub-21) e Meyong (Camarões), que estiveram ao serviço dos respectivos países.

O treino decorreu de forma tranquila, com a boa disposição a reinar entre os jogadores e comando técnico, fruto da boa campanha realizada no arranque da Liga.

Para a equipa não perder o ritmo, foi marcado jogo-treino para o próximo sábado, ante o Feirense, às 10.30 horas.


A Bola

Bruno3429

Peña regressou do Mundial e treinou
VENEZUELANO ÀS ORDENS DE DOMINGOS PACIÊNCIA 


O Sp. Braga treinou esta manhã, numa sessão em que o destaque vai para Peña, que regressou do Mundial de Sub-20 onde esteve ao serviço da Venezuela, eliminada às mãos dos Emiratos Árabes Unidos.

O internacional sul-americano realizou treino de recuperação durante meia hora, seguindo depois para o ginásio.

Quanto a Paulo César, apresentou um ligeiro problema muscular na perna esquerda que não se afigura impeditivo da sua utilização, caso Domingos Paciência assim o determine, no embate da Taça de Portugal, na Covilhã.

Amanhã os bracarenses regressam ao trabalho, num jogo-treino frente ao Feirense.

Record