News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 07/10

Started by Bruno3429, 07 de October de 2009, 07:12

Previous topic - Next topic

Bruno3429

SAD não vai esquecer quem termina contrato
PROCESSO DE RENOVAÇÕES AVANÇA EM BREVE PARA GARANTIR ESTABILIDADE
 


A SAD do Sp. Braga tem previsto para breve uma posição concreta relativamente aos atletas que terminam contrato em junho de 2010, especialmente os quatro que nesta fase são peças basilares no onze que está a intrometer-se na luta pelo título. E nem a idade avançada de todos será um problema, pois a valorização é notória e a partir de janeiro podem assinar por outros clubes.

O caso mais conhecido é o de Meyong, mas o processo não se esgota no camaronês. Também no ataque, Paulo César é um caso a seguir com atenção. Está em paz com Domingos Paciência após as divergências de Leiria e continua a ser apreciado por António Salvador.

No meio-campo, Hugo Viana renasce desportivamente e faz crescer a equipa, mas há um lado "negativo". Eventualmente, tornar-se-á incomportável a sua continuidade, dado que o empréstimo do Valencia é válido por uma época e, naturalmente, sem opção de compra. Na defesa, Leone assume-se como um caso interessante. António Salvador ficou "louco" com a recusa do brasileiro em se transferir para os franceses do Boulogne, mas quis o destino que o central seja agora uma figura de extrema importância

Record

Bruno3429

Falcao na memória e alegria constante

Domingos num toque à Madjer a lembrar Falcao, antes de os verdes vencerem o triangular interno idealizado pelo treinador. Mossoró fazia parte da equipa. Porque se esconde então?


Feirense sábado de manhã

A paragem competitiva do fim-de-semana será colmatada com um jogo-treino com o Feirense, agendado para sábado de manhã, às 10h30, no Estádio AXA. Depois do empate fogaceiro da última jornada, já não se pode falar num embate de líderes, mas ainda assim será um excelente teste à óptima forma minhota. O treino é aberto ao público


Rui na vez de Kieszek

Cristiano e Rui foram os guarda-redes de serviço no regresso ao trabalho ontem de manhã. Sem Eduardo, na selecção, também Kieszek esteve ausente para tratar de assuntos pessoais. Por isso, o titular da equipa júnior (Rui) acompanhou o terceiro guarda-redes principal (Cristiano) numa sessão de intensa aprendizagem.


Peña sabe hoje se regressa

O médio venezuelano Peña saberá hoje se pode regressar imediatamente a Braga ou se continua no Egipto a representar a selecção de sub-20 do seu país, que imediatamente disputa o Mundial do escalão. A Venezuela disputa os oitavos-de-final da competição hoje, às 15h30, contra os Emirados Árabes Unidos. O craque bracarense será titular.


Alan preocupa mais

Além dos internacionais Rodriguez (Peru), Peña (Venezuela), Eduardo (Portugal), Meyong (Camarões) e Yazalde (sub-21 de Portugal), e de Kieszek (a tratar de assuntos pessoais), Domingos esteve privado de mais quatro jogadores. Petterson já é habitual. Moisés, Alan e Paulo César é que não. Os três fizeram gestão de esforço e depois de algumas corridas no relvado recolheram ao ginásio. De todos, é Alan o único que merece alguma preocupação. O brasileiro está com uma mialgia na face posterior da coxa esquerda e, por isso, não pode efectuar esforços. A paragem do campeonato ajudará à recuperação.


Tiago Pinto brilha no primeiro dia

É mais um guerreiro pronto para a luta, embora este só em Janeiro possa ser utilizado na guerra. Tiago Pinto fez ontem o primeiro treino oficial da época. Mais do que isso, o primeiro treino a 100% dos últimos seis meses, desde que se lesionou no Trofense, ainda na época passada.

E a resposta do lateral-esquerdo, filho de João Vieira Pinto, não podia ter sido melhor. Tiago marcou sete golos no exercício em campo reduzido, no qual Domingos colocou três equipas a jogarem todas contra todas num sistema de duas mãos. Numa equipa perdedora, o jovem lateral quis impressionar o treinador na primeira oportunidade e bateu largamente a concorrência no que respeita aos golos marcados.

Apesar de tudo, Tiago sabe que não está inscrito e, por isso, passarão três meses para que possa integrar as convocatórias do treinador. Mas nada o preocupa e a alegria revelada ontem não podia ser mais esclarecedora. Se o ex-Sporting estivesse disponível, também não teria condições para jogar no imediato. É que uma coisa é jogar futebol de seis, outra é dispor da totalidade do campo. E Tiago Pinto, na prática, está agora a começar a sua pré-época.

Com o regresso do jovem, resta Petterson na enfermaria com uma lesão grave. Isto para não falar de Bruno Tiago, que apesar de estar para terminar a carreira, se mantém acompanhado em Braga.



Defesa salva tangentes

O ataque arsenalista também tem sido elogiado e até é caso disso. É o terceiro melhor da Liga Sagres (atrás do Benfica e do FC Porto) e a pontaria revela-se bem melhor do que a do ano passado com Jorge Jesus: o Braga marca 1,71 golos a cada jogo, contra os 1,27 de 2008/09.

Mas, a bem da verdade, é a defesa que tem salvo muitas vezes estes resultados. É que o Braga já leva cinco resultados tangenciais em sete vitórias consecutivas: três deles por 1-0. Nos outros, contra Belenenses e Setúbal, foram dois golos no último minuto a evitar a repetição da tendência.

Sem ser dado a goleadas, este Braga também tem apetência para marcar quando se aproxima a hora decisiva: nove dos 12 golos da época foram marcados no segundo tempo. E, desses, seis aconteceram nos últimos 10 minutos de jogo. É a crença que Domingos tanto elogia.


O quintento do sucesso

Eduardo

É o líder da defesa e, indiscutivelmente, aquele que pode reclamar maior mérito nesta série. Isto porque, não obstante ter pouco trabalho todos os jogos, salva de forma brilhante alguns golos certos. Aconteceu com o FC Porto e agora com o Setúbal.
Jogos na Liga
7

João pereira
Deixou de ser totalista na última jornada e até se tem destacado mais a atacar do que a defender (um golo), mas a sua garra na hora de recuperar é garantia segura. Além disso, é sempre o primeiro a gritar quando a equipa adormece.
Jogos na liga
7

Evaldo
É claramente o patrão da defesa e o líder natural seja a pedir ajuda ou a fazer a equipa sair para o fora-de-jogo. Tem jogado na marcação e a prova da sua eficácia é que só um adversário directo conseguiu marcar golo. Foi Yontcha, do Belenenses.
Jogos na liga
7

André Leone
É o único que não começou a época a titular. Esteve até dispensado para encontrar clube no Brasil, mas voltou na hora certa. Aproveitou a lesão de Paulão para se estrear na convocatória e a de Rodriguez para entrar na equipa. Parece de pedra e cal.
Jogos na liga
4

Evaldo
Seguramente menos efusivo do que João Pereira, apesar de sempre discreto, é de uma importância tremenda, pois compensa devidamente as subidas do outro lateral. Na época passada foi, a par de Eduardo, o mais utilizado do grupo: 48 jogos.
Jogos na liga
7

Um forte sem igual
ANDRÉ MORAIS

Se o Braga mantiver esta média de golos sofridos, muito dificilmente não será campeão. É a conclusão que se pode retirar da análise aos últimos campeonatos. O último vencedor que consentiu menos golos do que estes 0,43 por jogo (média arsenalista) foi o FC Porto de 1991/92, já lá vão 18 anos. Vítor Baía viu a bola entrar uma vez a cada três jogos, marca que ainda é recorde nacional.

Desde então, só os dragões de Jesualdo Ferreira, quando em 2007/08 arrancaram com oito vitórias consecutivas, fizeram parecido. Mas ainda assim ligeiramente acima dos números que a defensiva bracarense agora apresenta: 0,433. E se a estatística já era louvável (apenas cinco equipas durante este período baixaram os 0,5 de média), mais se tornou depois do golo do pacense Maykon ao Benfica. Agora, além da análise qualitativa, também se pode fazer uma quantitativa. E bem simples: não há defesa em Portugal como a minhota. Só três golos sofridos, menos um do que Benfica e FC Porto, menos dois do que o Rio Ave.

A performance fantástica começou a desenhar-se desde que Leone entrou na equipa. Sem desprimor para a qualidade de Rodriguez, o último golo sofrido pelos arsenalistas aconteceu contra o Marítimo, meia hora antes de o peruano ser substituído por lesão. Desde então passaram 320 minutos, que somados aos tais trinta garantem a Eduardo um número redondo e bonito de se revelar: 350 minutos consecutivos sem sofrer golos. Isto depois de um início periclitante, a fazer adivinhar o contrário, ou seja, uma defesa permeável, em função de um ataque que Domingos pretendia avassalador. Nos primeiros seis jogos da época, o Braga sofreu sete golos, sendo que quatro foram com o Elfsborg, na pré-eliminatória da Liga Europa.

De referir ainda, que em todas as primeiras ligas europeias só se encontram melhores registos na Grécia, onde Panathinaikos (um golo) e Olympiacos (dois) são reis. O Sparta de Praga (República Checa), Légia de Varsóvia (Polónia) e Barcelona (Espanha) sofreram os mesmos três.E é só!


627

É o recorde arsenalista de minutos consecutivos sem sofrer golos. Aconteceu na época passada, com Eduardo, que só ao nono jogo, com o Benfica, foi batido. Se agora quiser ultrapassar essa marca, tem de ultrapassar incólume o jogo da nona jornada, com o mesmo adversário. Paulo Santos conseguiu 599 minutos em 2005/06, com Jesualdo Ferreira.

O Jogo

Bruno3429


Paulo César: O imperador augustino

Que Mossoró pegou de estaca no onze minhoto, fazendo esquecer de imediato o uruguaio Luís Aguiar deixou de ser novidade no Sporting Clube de Braga, contudo o renascimento de Paulo César assume-se como um trunfo importante na actual temporada.

Pouco utilizado com Jorge Jesus, conquistou confiança com Domingos Paciência, tornando- -se num dos fortes afluentes do actual caudal arsenalista. No passado sábado, diante do Vitó-ria de Setúbal, foi preponderante na obtenção do triunfo. Fez o seu primeiro golo na Liga e ru-bricou uma exibição de grande nível.

Na época passada o novo imperador augustino, marcou presença em 18 jogos para o cam-peonato - sendo que em met ade foi suplente utilizado -, marcou seis golos, mas actuou apenas 816 minutos. Esta temporada já leva seis desafios como titular e só na primeira jornada diante da Académica é que se sentou no banco de suplentes.

Nesse desafio acabou por ajudar o conjunto minhoto a chegar ao triunfo, já que o golo foi apenas conseguido nos instantes finais. Já contabiliza 507 minutos na Liga, mais de metade do que na temporada anterior.
No trono continua Alan. O extremo brasileiro tem sido a peça mais influente dos minhotos. Destaque para a ascensão de Mossoró para o terceiro lugar, tal como os primeiros 26 minutos de Filipe Oliveira, que lhe valeu uma ultrapassagem a Pau-lão e Yazalde.


Sp. Braga: Tiago Pinto marcou sete golos na estreia

Que aparição estonteante, diabólica mesmo, a deixar 'água na boca' às dezenas de adeptos bracarenses que assistiram ontem ao regresso aos trabalhos do Sp. Braga, e os olhos em bico do treinador Domingos Paciência.

Totalmente recuperado da fractura num dedo do pé direito, contraída ainda no Trofense no final da época passada, e que o obrigou a uma cirurgia e afastamento dos relvados durante cerca de quatro meses, o jovem internacional português, Tiago Pinto, brilhou ontem no seu pri-meiro treino ao serviço dos 'Guerreiros do Minho'.

O lateral esquerdo, de 21 anos, filho do mítico João Vieira Pinto, treinou, sem qualquer limitação, e marcou sete golos na peladinha (um mini-torneio de jogos, disputados por três equipas). Um regresso em grande do jovem futebolista, da formação do Sporting, contratado esta temporada pelos arsenalistas.


Só pode jogar em 2010

Tiago Pinto apresentou-se muito motivado e com fome de bola, contudo, o lateral esquerdo não pode dar o seu contributo à equipa bracarense antes de Janeiro de 2010. Em virtude da lesão grave que tinha — igual à contraída pelo ex-capitão do Sp. Braga, Paulo Jorge — e que previa longo tempo de recuperação, o Sp. Braga optou por adiar a sua inscrição na Liga, algo que só será, agora, feito na reabertura do mercado de transferências. Até lá, Tiago Pinto tem muito tempo para recuperar a forma física ideal, de modo a poder rivalizar mano-a-mano com Evaldo pela titularidade.


Ganhar ritmo na Intercalar

Não está inscrito para as pro-vas oficiais (campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal) mas Tiago Pinto pode jogar na Liga Intercalar, prova da Associação de Futebol do Porto, onde o Sp. Braga voltou a inscrever-se este ano (tal como o Vit. Guimarães).
O jogo de estreia dos braca-renses na Intercalar é já de hoje a oito dias (14 de Outubro), frente ao Trofense, partida que marcará certamente a estreia do reforço Tiago Pinto com a camisola 12 do Sp. Braga!

Correio Minho

Bruno3429

Jogo com o Benfica já mexe nas bilheteiras
J. F.

Apesar de ainda faltar mais de três semanas para o jogo com o Benfica, que está agendado para o dia 31 (21.15 horas, SportTV1), o Sporting de Braga aguarda por casa cheia na recepção aos encarnados e já começou a vender os bilhetes para o encontro.

O processo iniciou-se ontem, nos locais habituais, e já com boa procura. Os sócios do Braga têm disponíveis bilhetes a preços que variam de 12 a 15 euros, enquanto para o público em geral os rectângulos mágicos vão dos 22 aos 65 euros, existindo também ingressos a 35, 40 e 60 euros.

Para já, o Braga ainda não estipulou que fatia das bancadas estará disponível para os adeptos do Benfica, dado que até ao dia 23 todos os associados do clube têm bilhete garantido. Só depois disso o emblema minhoto avaliará as sobras e determinará o regime das últimas vendas.

JN

JotaCC

Ensaio com o Boavista esta tarde

O Sp. Braga defronta hoje o Boavista, às 17 horas, no Estádio AXA, no primeiro de dois ensaios agendados para esta semana.

Esta época a competir na II Divisão, os axadrezados serão o primeiro adversário dos bracarenses, seguindo-se, no sábado, a visita do Feirense, num jogo particular marcado para as 10.30 horas.

A estes dois desafios junta-se ainda o primeiro compromisso para a Liga Intercalar, na próxima quarta-feira, frente ao Trofense, no Estádio 1.º de Maio.

Três jogos no espaço de uma semana traduzem a vontade de Domingos de não deixar a equipa perder o embalo, até porque no próximo dia 18 o Sp. Braga joga frente ao Sp. Covilhã o seu futuro na Taça de Portugal. Uma prova que a par do Campeonato está no topo dos objectivos desportivos dos minhotos.

A BOLA

Bruno3429

Jogo-treino com o Boavista esta tarde
TREINADOR VAI DAR RODAGEM COMPETITIVA AOS JOGADORES 

 

O plantel do Sp. Braga combate a paragem do campeonato com dois jogos-treino, o primeiro agendado para esta tarde (17.00 horas) frente ao Boavista, o segundo para a manhã de sábado diante do Trofense.

Domingos Paciência aproveitará para dar rodagem competitiva aos jogadores menos utilizados e observar alguns elementos dos juniores.

Esta tarde, no Estádio Axa, os elementos que compõem a equipa titular não serão utilizados. Os "melhores" nesta fase do campeonato treinaram-se esta manhã, mas Alan, Paulo César e Leone ficaram limitados a corrida ligeira. Tiago Pinto pisou o relvado mais tarde que os companheiros e continuou o seu processo de reintegração progressiva depois de ontem ter trabalhado sem limitações numa sessão que marcou 7 golos.

Record

Bruno3429

Sobe
A beleza não acaba em Braga
Mais nomes, mais golos e mais público numa Liga renovável


Os profetas da desgraça vaticinam o final abrupto da Liga portuguesa, suportados pelos números das últimas épocas. Menos golos, menos público, poucas surpresas e o crónico domínio dos grandes.

Seriam raciocínios lógicos, plausíveis face às evidências, mas o futebol volta a demonstrar a sua beleza improvável, a cada oportunidade.

O Sporting de Braga continua de pé, quando todos esperam uma queda. Mossoró, tanto Mossoró, e Paulo César explodem após uma época intermitente e deixam água na boca aos adeptos arsenalistas. Domingos Paciência começa mal, tropeça na Liga Europa mas recompõe-se e domina em Portugal.

A beleza desta Liga 2009/10 não termina em Braga, epicentro de um fenómeno que está a abalar a ordem instalada no futebol português. Olhamos para baixo e vemos dois recém-chegados com mentalidade ofensiva, sem vontade de lutar pelo pontinho.

Olhanense e U. Leiria jogam olhos nos olhos e agradam à vista. Também perdem, perdem na mesma, mas ajudam a trazer público aos estádios.

Quando o adepto comum pensa em desistir do futebol português, surgem 6 jogos com 21 golos, sobe a média de tentos, o número de espectadores, chegam caras novas com algum talento para o desporto e renova-se a esperança.

Hugo Viana regressa, aparecem Carlão, André Santos ou Castro nos grandes palcos, descobrem-se novos goleadores como Kerrouche, Yonctha ou Pouga.

Há vida para além dos três grandes, para além dos casos e tricas do costume. Basta procurar bem. E nunca desistir.


Maisfutebol

Bruno3429

Vitória (2-1) sobre Boavista em jogo-treino
OSVALDO E MATHEUS FIZERAM OS GOLOS ARSENALISTAS
 

O Sporting de Braga realizou esta tarde o primeiro dos dois jogos-treino agendados para aproveitar a paragem do campeonato e os arsenalistas, com um misto de jogadores menos utilizados e alguns juniores, venceram o Boavista, por 2-1.

Cristiano (guarda-redes), Lucas (defesa direito), Aníbal (defesa central), Guilherme (extremo direito), Januário (extremo esquerdo) e Toumany (ponta de lança) foram os jovens utilizados por Domingos Paciência, que viu Osvaldo (24') e Matheus (64') apontar os golos da sua equipa.

Os axadrezados, que disputa agora a Zona Norte da 2.ª divisão, marcaram o tento de honra através de Fonseca, aos 42 minutos, fazendo o momentâneo empate.

O líder da Liga Sagres realiza na manhã de sábado, diante do Trofense (da Liga de Honra), mais um jogo-treino.


Record

Bruno3429

Bracarenses batem «axadrezados» em jogo treino (2-1)
Por Redacção

O Sp. Braga levou de vencida o Boavista (2-1), em jogo treino que serviu para os bracarenses não perderem o embalo dos bons resultados na Liga - onde só somam vitórias – devido à paragem para compromissos de selecções.

Os minhotos abriram o marcador aos 24 minutos, por Osvaldo, a passe de Filipe Oliveira, mas os «axadrezados» ainda empataram antes do final do primeiro tempo, por Fonseca. Na segunda parte, Matheus selou o resultado final, assistido por Tiago Pinto.

Domingos Paciência não fez jogar de início nenhum dos habituais titulares, mas há a realçar a entrada de Tiago Pinto no segundo tempo, plenamente recuperado da fractura no quinto metatarso do pé direito.

A Bola

Bruno3429

Ranking IFFHS: Benfica trepa, F.C. Porto é o melhor português
Sporting, Sp. Braga e Nacional estão entre os 350 melhores


A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) actualizou o seu ranking dos 350 melhores clubes do Mundo. Na lista divulgada pelo organismo, destaque para o grande salto do Benfica, de quarenta posições, face aos bons resultados recentes. Contudo, a formação encarnada está apenas no 104º lugar da tabela.

O F.C. Porto continua a ser o clube português melhor posicionado neste ranking. Os dragões passaram da 25ª posição para a 22ª. O Manchester United continua a liderar, à frente de Barcelona e Chelsea.

O Sporting subiu 14 lugares (de 48º para 34º), enquanto Sp. Braga (70º para 78º) e Nacional da Madeira (228º para 229º), os outros clubes portugueses constantes na lista com 350 nomes, registaram descidas.

Top 25 Mundial

1. Manchester United
2. Barcelona
3. Chelsea
4. Estudiantes de la Plata
5. Arsenal
6. Shakthar Donetsk
7. Hamburgo
8. Werder Bremen
9. Liverpool
10. Cruzeiro
11. Bayern de Munique
12. AS Roma
13. Galatasaray
14. Ol. Lyon
15. Grémio de Porto Alegre
16. Juventus
17. Olympiakos
18. Dínamo de Kiev
19. Inter de Milão
20. Twente
21. Internacional de Porto Alegre
22. F.C. Porto
23. At. Madrid
24. Villarreal
25. Palmeiras
(...)
34. Sporting
78. Sp. Braga
104. Benfica
229. Nacional

Maisfutebol

Bruno3429

SC BRAGA VENCE BOAVISTA (2-1) EM JOGO-TREINO

O SC Braga venceu na tarde desta quarta-feira, dia 7 de Outubro, o Boavista por 2-1, em jogo-treino realizado no Estádio AXA. Os Gverreiros do Minho chegaram à vantagem por intermédio de Osvaldo, mas ainda na primeira parte a equipa do Bessa empatou com um golo de Fonseca. Na etapa complementar, os Gverreiros do Minho foram sempre superiores ao adversário, chegando à (justa) vitória com um tento de Matheus.


TREINO QUINTA-FEIRA ÀS 10HO0 À PORTA ABERTA 

O plantel do SC Braga treina quinta-feira, dia 8 de Outubro, às 10h00. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga

JotaCC

Stélvio troca Portugal por Angola: «Não tenho de justificar»
Médio estava nos sub-21 mas prefere ajudar «Palancas Negras»

Stélvio, jovem que o Sp. Braga cedeu à U. Leiria, acaba de trocar a selecção portuguesa pela congénere de Angola. O médio nasceu em Luanda, era internacional sub-21 pela equipa lusa mas não resistiu às investidas do seu país natal. Manuel José conta com um importante reforço para a disputa da CAN2010.

«Não comuniquei nada à selecção portuguesa, antes de vir, porque acho que não tenho de justificar a minha decisão. Se eles quiserem explicações, falem comigo. É uma decisão pensada e sou livre para decidir o meu futuro», começa por dizer Stélvio, ao Maisfutebol.

O médio já trabalha com os «Palancas Negras» e garante que estava a pensar neste passo há vários anos. «Já vinha a pensar nisto há muito tempo, desde que fiz 18 anos. Mas nessa altura, estava bem na selecção portuguesa e as condições em Angola não eram as melhores. A família achou que era melhor eu continuar a jogar por Portugal. Tenho noção que podia chegar à selecção principal de Portugal, mas nasci em Angola», frisa.

«Agora já temos condições em Angola, não só em termos futebolísticos. Sinto que posso ajudar mais Angola que Portugal e espero estar na CAN2010. Sei que são portas que se abrem, muita gente estará atenta a essa competição», remata Stélvio, actualmente com 20 anos.

O filho de Filipe Cruz, antigo jogador de andebol, espera ser mais utilizado na União de Leiria, enquanto festeja o sucesso do Sp. Braga na Liga 2009/10. «Não posso estar plenamente satisfeito em Leiria porque não estou a jogar, mas vou continuar a trabalhar. Quanto ao Sp. Braga, não me surpreende porque sempre disse que era um grande clube. Tem condições para andar lá por cima e se puder chegar a campeão, ainda melhor. Fico a torcer por eles, por fora», remata o médio defensivo.

MAIS FUTEBOL