News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 30/09

Started by Bruno3429, 30 de September de 2009, 06:04

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga e SAD têm assembleias em Outubro

O Sporting de Braga, que ontem regressou às escolas, tem uma assembleia geral no dia 23 de Outubro, o mesmo acontecendo com a SAD. Na primeira, João Gomes Oliveira será eleito presidente da Mesa da Assembleia Geral e, na segunda, a SAD vai propor o aumento do capital social.

Diario Minho

Bruno3429

Plantel Arsenalista juntou-se em homenagem ao Paulinho

A sessão de trabalho de ontem do Sp. Braga ficou marcada por mais um momento solidário por parte dos técnicos e jogadores. Paulo Alexandre Rocha Gomes, mais conhecido por Paulinho, entre os amigos e familiares, esteve presente no treino da equipa arsenalista, findo o qual teve a oportunidade de conversar com os jogadores, fazer alguns remates para o guarda-redes Eduardo defender, tendo recebido ainda uma camisola de João Pereira autografada por todo o plantel.

Paulinho é um menino especial... Além de ser sócio do Sp. Braga e de adorar o futebol, é um miúdo que já passou muito na sua, para já, curta vida. O menino, que conta apenas cinco anos de idade, padece de um grave problema de saúde, estando a lutar para tentar ultrapassar uma doença do foro oncológico que, no último ano e meio, o tem impedido de fazer uma vida normal.

Ontem, Paulinho viu um sonho ser concretizado. Sendo adepto "ferrenho" do Sp. Braga, o rapaz teve a oportunidade de assistir ao treino dos seus ídolos e, no final, esteve a conversar com os jogadores do plantel arsenalista e a fazer uns remates para Eduardo defender. Os craques enterneceram-se com a história do corajoso jovem, ofereceram-lhe uma camisola autografada por todos e posaram para a fotografia, lado a lado com Paulinho, fazendo com que este se sentisse o rei da festa.

Os responsáveis da SAD arsenalista também ofereceram uma série de brindes a Paulinho que, na manhã de ontem, fez sorrir todo o plantel arsenalista que, mais uma vez, demonstrou estar sempre pronto para estas iniciativas solidárias.


Líder conquistou mais 100 sócios em Ribeira do Neiva

Os 'guerreiros' do Minho retomaram ontem o ciclo de visitas às escolas e estabelecimentos de ensino da região, e, para começar bem, levaram um autêntico 'banho de bola' na Escola EB 2/3 de Ribeira do Neiva, em Vila Verde. Alan e Diogo Valente foram os ponta-de-lança de serviço nesta primeira campanha de charme da nova época, e à sua espera, tinham dezenas de jovens sedentos por um autógrafo.

Em grande forma no Sp. Braga, e autor de golos decisivos nos últimos jogos, o avançado brasileiro Alan começa a conquistar uma pequena legião de fãs. Em Ribeira do Neiva são poucos os que não elegem o extremo como o seu jogador favorito no clube arsenalista.
O 1.º lugar na Liga Portuguesa não passa, assim, despercebido junto dos mais novos, que sonham já com o dia de ver o Sp. Braga campeão.

Num ambiente de grande entusiasmo e euforia, o Sp. Braga "pagou" assim em Ribeira do Neiva uma promessa feita no ano passado, onde angariaram mais de 100 novos sócios neste estabelecimento. Como na época passada não foi possível realizar a visita, o clube abriu a campanha esta nova época precisamente nesta escola.
Como sempre, o Sp. Braga ofereceu um livro do clube e um emblema à escola e premiou a melhor aluna da instituição.

Recorde-se que esta iniciativa do Sp. Braga, de visitar as escolas, começou em 2007/08, e tem-se revelado um autêntico sucesso na promoção do clube e angariação de novos associados. Só na época passada, rendeu mais de 1600 novos sócios, segundo dados do departamento de marketing do Sp. Braga.
Por isso, mais visitas estão prometidas nas próximas semanas.

Correio Minho

Bruno3429

Treino alegre
Todos comandados por sonho tamanho


A tarja colocada pelos adeptos numa rede dizia quase tudo: "O sonho comanda a nossa vida". O júnior João Martins e o pequeno adepto Paulo Alexandre, de cinco anos, conhecem o significado.


Leone saiu com dores no pé direito

Ironia do destino, André Leone quase se transformava na baixa mais recente do Braga enquanto se assistia ao regresso, em pleno de Rodriguez, substituído na Madeira, contra o Marítimo, precisamente pelo defesa brasileiro. Ao disputar uma bola com Hugo Viana, Leone foi atingido no pé direito e, durante alguns minutos, chegou a pular apenas com o pé esquerdo tais eram as dores, retirando-se momentaneamente da peladinha que decorria. Recuperado o fôlego e um pouco mais aliviado das dores, Leone fez questão de reintegrar o exercício, mas é possível que hoje treine com algumas precauções.


João Pereira e Alan à parte

Pedras preciosas na defesa e no ataque dos líderes do campeonato, João Pereira e Alan trabalharam à parte do grupo. O lateral e o extremo debatem-se com mialgias, tendo alternado tratamento com trabalho condicionado na relva e no ginásio. Em princípio, deverão apresentar-se aptos para o próximo compromisso, diante do Setúbal.


Rodriguez de novo a cem por cento

Vítima de uma lesão muscular no assalto ao Marítimo, Rodriguez volta a entrar na contabilidade de Domingos Paciência. O defesa-central manteve-se afastado da equipa nas últimas duas semanas, falhando os jogos contra o FC Porto e o Olhanense, mas já terá ultrapassado o problema físico que o afectava, tendo participado, sem restrições, na peladinha final do treino de ontem, realizado à porta aberta nos relvados de apoio do Estádio AXA, depois de ter entrado em cena aos poucos, primeiro à parte e depois já a todo-o-vapor. A disponibilidade para a recepção ao Setúbal, do próximo sábado, parece ser uma certeza, não significará regresso garantido à titularidade, pois André Leone tem dado boas indicações ao lado de Moisés. Impossíveis para os próximos embates continuam Tiago Pinto, ainda a refazer-se de uma cirurgia ao pé direito; e Peterson, a recuperar de uma artroscopia ao joelho esquerdo. Já Penã e Cristiano não trabalharam com o grupo arsenalista por se encontrarem ao serviço das selecções da Venezuela e sub-20 de Portugal, respectivamente.


"Defesa em linha é processo natural"

Acompanhar uma defesa em linha deve ser tão natural como a sede. Um grito, um piscar de olhos ou um dedo levantado podem ser sinais de que o bloco vai avançar, mas não há códigos rígidos, especialmente em lances de bola corrida, onde o silêncio falará mais e melhor do que mil palavras. Artur Jorge, antigo central do Braga, diz que tudo não passa de um "processo natural". "Quando um treinador aposta em linhas próximas, a defesa já sabe que deve aproximar-se do meio-campo", explica. Mas há ou não uma referência ou uma voz de comando? Em bolas paradas, afinal sim. "Na sequência de cantos ou livres laterais, são convenientes. Funcionam como alarmes, porque há que evitar, de todas as formas, os chamados pontapés de ressaca", ilustra.

Passando do geral para a quantidade industrial de foras-de-jogo provocados pelo Braga, Artur Jorge acha que tem relação directa com uma vocação ofensiva especial. "Vê-se isso pela forma pressionante do Braga jogar. O Braga obriga o adversário a jogar no espaço vazio e não de pé para pé, porque não dá grandes espaços. A partir daí, aparecem os foras-de-jogo", sustenta, dando conta dos principais cuidados a levar em conta. "O guarda-redes deve avançar um pouco mais na área para compensar o espaço que sobra e os laterais devem estar atentos às jogadas em profundidade. Por aí, julgo que o Braga não terá problemas, pois tem o João Pereira e o Evaldo, dois jogadores rápidos".



Na frente e refinados a provocar "offsides"
PEDRO RIBEIRO

Ao invés do que é aconselhável colocar em passagens de nível sem guarda, o célebre "pare, escute e olhe" será o pior dos avisos para quem deseja ludibriar a defesa do Braga. O cenário é mesmo sério: tão rápidos e pontuais como o TGV, os minhotos lideram no ranking dos que mais tiram proveito dos foras-de-jogo tirados aos adversários, com uma média de 5,33 para um total de 32, quando estão jogadas apenas seis jornadas. Quando muito, dará jeito somente olhar bem, não perder a atenção, mas jamais de uma forma contemplativa, porque em três tempos o muro arsenalista avança em bloco, com uma fiabilidade notável, antes de alguém se lembrar de servir quem está na frente, deixando em posição irregular quem está à coca de espaço para disparar. É uma prática antiga, provavelmente com a mesma idade do centenário Notts County (Inglaterra), o clube mais antigo do mundo, de quem se diz ter sido o criador desta invenção, e um dos principais segredos do actual líder do campeonato, que até nem é um hábito novo, antes uma espécie de "upgrade" (ou aperfeiçoamento) de uma admirável especialidade que já na época anterior fez muitas vítimas, com uma média final de 3,7 foras-de-jogo por jogo, em função de um total de 111.

Melhor do que o Braga, em 2008/09, só o Paços de Ferreira (média de 4,33), que, curiosamente, continua a figurar entre as melhores equipas a provocar "offsides", passando do primeiro posto para o segundo (média de 4), ex-aequo com o Benfica, do ex-treinador bracarense Jorge Jesus. Como Paulo Sérgio continua a comandar os "castores" e Jorge Jesus levou para a Luz os tais bons hábitos do Braga, há seguramente dedo meritório dos treinadores neste fenómeno que tanto boicota o trabalho dos avançados e não só. Não se pode dizer, porém, que esta espécie de praga do Egipto é um trunfo exclusivo de Paulo Sérgio e Jorge Jesus na Liga portuguesa, e a actual liderança do Braga é uma prova incontestável de que há uma continuidade em apostar no risco calculado de posicionar as defesas relativamente afastadas da zona da baliza.

Por um lado, os profissionais do Braga não esqueceram alguns dos truques aprendidos na temporada anterior; por outro, percebe-se que o novo treinador Domingos Paciência, um antigo ponta-de-lança, também ele muitas vezes castigado pelos tais "offsides", conhece como poucos as melhores formas de confundir quem tenta chegar à baliza com sucesso. Até neste particular a SAD arsenalista acertou em cheio no sucessor de Jorge Jesus, pois Domingos já valorizava a movimentação organizada (em linha) da defesa na Académica, que terminou o campeonato anterior em quarto lugar entre as equipas que mais tiraram partido dos foras-de-jogo dos adversários (média de 3,2). Saiu Domingos, entrou Rogério Gonçalves e a mesma matriz organizacional baixou ligeiramente, pois agora tem uma média de apenas 2,33 "offsides" provocados aos adversários, por jogo.

Em matéria de intérpretes, o Braga tem seguramente do melhor que há em Portugal, da mesma forma que deve ser levado em conta o facto de o sector defensivo não ter sofrido mexidas significativas. Os laterais João Pereira e Evaldo permanecem na Pedreira; ao centro, Moisés parece entender-se bem com qualquer central.

O Jogo

Bruno3429

Moutinho: «Equipa que mais está a destacar-se? Sp. Braga»

Médio diz que todos os rivais «estão bem» e vinca a ideia de que o Sporting tem de pensar apenas em si próprio.

...

Como analisa os adversários directos na luta pelo título?

«O Sp. Braga está muito bem. O Benfica e o F.C. Porto também, mas acho que temos de pensar em nós. À sexta jornada só poderemos continuar a pensar em nós. Queremos melhorar e vencer, porque, a cada jogo que passa, sabemos que poderemos encurtar distâncias o mais depressa possível.»

Diz que todos os rivais estão bem. Existe alguma equipa que se destaque? Quem está mais forte?
«Existe alguma equipa que se destaque? Claro. O Sp. Braga. Está em primeiro, não tem qualquer derrota ou empate. Acho que esse é o principal destaque no campeonato até agora.»

...


Maisfutebol

Mac

30 de Setembro de 2009 11:11h

Sporting de Braga é sensação na Argentina
Artigo Por Sapo Desporto
   
Andrés Madrid deu uma entrevista ao jornal desportivo Olé, que considerou a equipa minhota a "grande sensação da Liga lusa".


O jogador do Sporting de Braga deu uma entrevista ao diário argentino, onde, entre outros assuntos, revelou os segredos para o sucesso do líder do campeonato português.
"Em Braga não falta nada. Em seis anos de clube, só por uma vez se atrasaram a pagar os salários", confidenciou.


A "guerra" entre argentinos e brasileiros é conhecida, e o médio, entre muitas histórias passadas no clube, revelou a do seu primeiro jogo em Portugal.
"Aqui há códigos de conduta diferentes. Os brasileiros protestam e gesticulam muito. No intervalo do meu primeiro jogo, agarrei um pelo pescoço no balneário. Gerou-se confusão, mas nada de grave. Sou respeitado", sublinhou.


O Sporting de Braga, que este ano já venceu Sporting e FC Porto, é líder isolado da Liga, somando 18 pontos, fruto de seis jogos disputados, e defronta sábado o Vitória de Setúbal.

Bruno3429

TREINO QUINTA-FEIRA ÀS 10HO0 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina quinta-feira, dia 1 de Outubro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga

Bruno3429

...

Programa da 11.ª Jornada: - Sexta-feira (27 Nov): Olhanense - Vitória de Guimarães, 20:15 (SportTV) - Sábado (28 Nov): Nacional - Naval, 17:00 Sporting - Benfica, 21:15 (SportTV) - Domingo (29 Nov): Académica - Vitória de Setúbal, 16:00 Paços de Ferreira - Leixões, 16:00 Belenenses - Marítimo, 18:00 (SportTV) FC Porto - Rio Ave, 20:15 (RTP) - Segunda-feira (30 Nov): Sporting de Braga - União de Leiria, 20:15 (SportTV)

Programa da 12.ª Jornada: - Sexta-feira (4 Dez): Vitória de Guimarães - FC Porto, 20:15 (SportTV) - Sábado (5 Dez): Naval - Paços de Ferreira, 17:00 Rio Ave - Belenenses, 19:15 (SportTV) Leixões - Sporting de Braga, 21:15 (SportTV) - Domingo (6 Dez): Marítimo - Olhanense, 16:00 Benfica - Académica, 20:15 (RTP) - Segunda-feira (7 Dez): Vitória de Setúbal - Sporting, 20:15 (SportTV) União de Leiria - Nacional, 20:15

Programa da 13.ª Jornada: - Sexta-feira (11 Dez): Paços de Ferreira - Nacional, 20:15 (SportTV) - Sábado (12 Dez): Sporting - União de Leiria, 17:00 (SportTV) Olhanense - Benfica, 21:15 (SportTV) - Domingo (13 Dez): Académica - Leixões, 16:00 Marítimo - Rio Ave, 16:00 Sporting de Braga - Naval, 18:00 (SportTV) FC Porto - Vitória de Setúbal, 20:15 (RTP) - Segunda-feira (14 Dez): Belenenses - Vitória de Guimarães, 20:15 (SportTV)

Programa 14.ª Jornada: - Sexta-feira (18 Dez): Paços de Ferreira - Sporting de Braga, 20:15 (SportTV) - Sábado (19 Dez): Vitória de Guimarães - Rio Ave, 19:15 (SportTV) Naval - Sporting, 21:15 (RTP) - Domingo (20 Dez): Vitória de Setúbal - Marítimo, 16:00 União de Leiria - Belenenses, 16:00 Nacional - Académica, 16:00 Benfica - FC Porto, 20:15 (SportTV) - Segunda-feira (21 Dez): Leixões - Olhanense, 20:15 (SportTV)


Record