News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 07/09

Started by JotaCC, 07 de September de 2009, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

Guerreiros do líder cheios de paciência
DOMINGOS REAGIU À CRISE E REVELOU OS INTOCÁVEIS

Por Braga pode-se dizer que a primeira amostra foi para enganar. Depois do adeus prematuro à Liga Europa, a equipa encontrou o caminho das vitórias e gozou a paragem do campeonato na liderança. Desde cedo, Domingos planeou uma equipa-tipo. As derrotas fizeram-no retocar a estrutura, mas seis elementos mostraram-se intocáveis. Eduardo, Rodríguez, Evaldo, Vandinho, Alan e Meyong foram titulares nos cinco jogos oficiais: mostraram valor, estofo e paciência para superar a crise.

Agora, pode-se falar de um núcleo duro de atletas motivado, em crescendo de forma e com a confiança do treinador.

Quando Domingos mexeu no 11, procurou não abalar os alicerces que até até já vinham da época passada. Deixou o guarda-redes, um central, um médio e um avançado. Preservou ainda uma unidade na esquerda e outra na direita. Ou seja, foi mexendo à volta dos elementos fundamentais. E neles há uma mescla de músculo (Rodríguez), acutilância (Evaldo) posicionamento (Vandinho), velocidade (Alan) e eficácia (Meyong). Ou seja, o grupo dos seis tem praticamente todos os argumentos de que um bom coletivo precisa.

RECORD

JotaCC

Sporting de Braga: Líder inicia missão Marítimo


Depois de mais uma vitória e um dia e meio de folga, o líder Sporting de Braga regressa aos relvados. Domingos Paciência viu a equipa manter o ritmo vitorioso no encontro particular com o Desportivo das Aves (vitória por 2-1, com golos de Paulo César e Matheus) e inicia agora a preparação do próximo jogo do campeonato.

A missão Marítimo arranca esta tarde, a partir das 17 horas, com um treino que se realiza à porta aberta para sócios e comunicação social, e onde Domingos começa a estudar a táctica para a dose dupla que se segue na Liga: aliás, dois testes de fogo pa ra a equipa líder do campeonato, com a deslocação aos Barreiros e a recepção, na jornada seguinte, ao FC Porto.

O técnico - que deverá ver Leone ser reintegrado no grupo de trabalho - irá já contar com Yazalde. O jovem avançado foi titular no jogo da selecção nacional de sub-21, contra a Lituânia, e está de regresso para se juntar aos colegas de equipa.

Para preparar o jogo com o Marítimo, Domingos terá apenas o plantel completo a partir de sexta-feira, altura em que Rodriguez chegará da Venezuela, tal como Eduardo e Meyong, após serviço nas selecções.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Balneário dominado por sotaque brasileiro

Num dos treinos da semana passada, Domingos Paciência formou três equipas com cinco jogadores cada uma para disputarem jogos em campo reduzido. Uma delas era formada única e exclusivamente por jogadores brasileiros. Do plantel esquematizado por Domingos Paciência, formado por 27 jogadores, 12 falam com sotaque brasileiro, sete são de outras nacionalidades (contando com Possebon, brasileiro naturalizado italiano) e apenas oito nasceram em Portugal. Significativo, sem dúvida.

Desde que António Salvador assumiu a presidência do clube, a 24 de Fevereiro de 2003, esta é a primeira vez que os brasileiros são mais do que os portugueses no grupo de trabalho. Entre este vasto leque de jogadores há quatros que são novos no clube: Paulão, Ney, Osvaldo e Adriano, o último a chegar ao plantel. Em relação à época passada, são mais dois, atendendo a que saíram Jorginho e Edimar. Mais significativa é a diferença de portugueses no plantel: menos cinco esta temporada comparativamente com a anterior.

Desde 2002/03 tem-se notado um aumento significativo de brasileiros no plantel. Nessa época, quando Jesualdo Ferreira assumiu o comando técnico nas últimas seis jornadas, eram apenas quatro (Odair, Telmo, Glauber e Zé Roberto), passando a contar com mais dois na época seguinte, quando, curiosamente, abandonaram o clube os quatro que lá estavam e entraram Nem, Jorge Luiz, Maurício, Éder, Igor e Pena. E na época seguinte, em 2004/05, já eram oito os brasileiros que faziam parte do segundo plantel idealizado pelo actual treinador do FC Porto.

Em 2005/06, a última de Jesualdo em Braga, o plantel contava com dez brasileiros - o dobro dos jogadores de outras nacionalidades -, número que aumentou para 11 em 2006/07, a época que esteve mais próxima da realidade actual. Há, no entanto, que ter em conta que com a reabertura do mercado, em Janeiro, os brasileiros no plantel podem aumentar ou, quem sabe, diminuir. Seja como for, esta é a época em que no balneário são muitos mais os que falam com sotaque.



Começa operação Marítimo


Depois do jogo-treino, sábado de manhã, com o Aves, Domingos Paciência concedeu mais de 48 horas de folga a todo o plantel. No regresso ao trabalho, hoje à tarde, a principal curiosidade respeita a Adriano e a Tiago Pinto, que recuperam de problemas físicos. Regressado do jogo dos sub-21 com a Lituânia, Yazalde já vai integrar o trabalho de grupo.


Rodriguez foi titular

O defesa-central Rodriguez foi titular frente ao Uruguai, contribuindo para a vitória sobre um adversário com pretensões a chegar ao Mundial da África do Sul. O central (na foto, a discutir um lance com o uruguaio Jorge Martinez) participa, depois de amanhã, em mais um jogo do Peru, desta vez na Venezuela.


Meyong nem no banco

Os Camarões foram ganhar ao Gabão por 2-0, em jogo do Grupo A da zona africana de qualificação para o Mundial'2010, com golos de Emana e do inevitável Eto'o. Um jogo em que o bracarense Meyong nem sequer no banco se sentou. Depois de amanhã, agora em casa, os Camarões defrontam novamente o Gabão. Se vencerem podem passar para a liderança.

O JOGO

JotaCC

INICIADOS EM 5º LUGAR NO TORNEIO INTERNACIONAL DE ABRANTES

Uma semana antes do início da competição oficial, a equipa de Iniciados A esteve presente no  VIII Torneio Internacional de Iniciados de Abrantes que se realizou nos dois campos de futebol da Cidade Desportiva, nos dias 5 e 6 de Setembro.

No primeiro jogo, o SC Braga não foi feliz e saiu derrotado por 4-0 frente ao Atl. Madrid. No segundo jogo os jovens Gverreiros do Minho redimiram-se frente aos vizinhos galegos do Celta de Vigo vencendo por 2-0 (golos de Luís Vaz e Luís Magalhães).

No jogo de atribuição do 5º e 6º lugares, o SC Braga voltou a encontrar uma equipa espanhola, desta feita o Valladolid, terminando o jogo empatado a uma bola (golo de Miguel). Na marcação de grandes penalidades, o SC Braga foi mais forte vencendo por 3-1 conquistando assim o 5º lugar.

A classificação final foi a seguinte:
1º SL Benfica, 2º Sporting CP, 3º FC Porto, 4º At. Madrid, 5º SC BRAGA, 6º Valladolid, 7º Celta de Vigo e 8º Selecção Abrantes.

No próximo Domingo os jovens Gverreiros do Minho recebem o GD Ribeirão na jornada inaugural do Campeonato Nacional de Iniciados.

S.C.BRAGA.PT

A.COSTA

Kazeem sem mercado
Por Nuno Vieira

Chegou a Braga vindo dos ingleses do Fulham, carregado de esperanças em mostrar o seu futebol em Portugal, mas a aventura por cá está a ser um autêntico pesadelo para Kazeem.

Sem hipóteses de jogar em Braga, passou o primeiro ano emprestado ao Portimonense, sem conhecer o sucesso, rodando no ano seguinte no Trofense, onde realizou 18 jogos. Na época passada, o médio nigeriano evoluiu no Gil Vicente, mas não conseguiu realizar mais do que quatro jogos, três na II Liga e uma Taça da Liga.

Muito pouco para um atleta que chegou ao Minho apontado como uma grande promessa, mas que agora se transformou numa dor de cabeça para os responsáveis da SAD.

Sem clube e sem mercado, Kazeem arrisca-se a viver um ano penoso, até porque, segundo apurámos, o jogador recusa ser emprestado a um clube da II Divisão.






www.abola.pt
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JotaCC

«É o tudo ou nada» - Eduardo

O guarda-redes Eduardo considera que o próximo jogo de Portugal, de apuramento para o Mundial-2010, com a Hungria, será «o tudo ou nada» para ambas as selecções e salienta a vontade em superar os húngaros.

«Ambas as equipas vão jogar o tudo ou nada. Esperamos ser mais fortes e com certeza que vamos apresentar a mesma qualidade que apresentámos com a Dinamarca», afirmou o guardião português.

Eduardo ainda comentou a partida com a Dinamarca: «Jogar daquela maneira e não ganhar é um bocado frustrante.»

A BOLA

JotaCC

Eduardo: "Jogar assim e não ganhar é um bocado frustrante"

O guarda-redes Eduardo manifestou hoje o desejo de que a selecção portuguesa de futebol mantenha o nível exibicional quarta-feira na Hungria e formulou o desejo de que o desempenho atacante seja traduzido em mais golos, rumo ao Mundial2010.

"Estamos desiludidos [pelo empate 1-1 na Dinamarca] porque apresentámos qualidade muito grande. Mantendo essa qualidade e atitude, a bola vai entrar. E esperemos que seja já contra a Hungria", desejou.

Portugal caiu para o quarto lugar no Grupo 1 europeu de qualificação, que é liderado pela Dinamarca, e deixou de depender apenas de si próprio em relação à Suécia, terceira classificada.

A Hungria, que ocupa o segundo lugar e tem mais três pontos, ainda está ao alcance de Portugal, já que faltam disputar os dois jogos com os magiares.

"Ambas as equipas vão jogar o tudo ou nada. Esperamos ser mais fortes. Vamos apresentar a mesma qualidade que na Dinamarca e esperar melhor sorte. Jogar daquela maneira e não ganhar é frustrante", lamentou.

Eduardo admite que rematar mais de 30 vezes e apenas fazer um golo não é normal: "São coisas que acontecem. Tanto nos treinos como nos jogos, tenta-se fazer o melhor possível. Infelizmente, a sorte também não tem estado do nosso lado. Vamos continuar a trabalhar para que as coisas melhorem".

Em Budapeste, o guarda-redes espera problemas semelhantes aos encontrados em Copenhaga, mas garante que a selecção portuguesa está preparada para os enfrentar.

"Vamos encontrar um pouco o mesmo que na Dinamarca. Mas a equipa provou que é capaz de segurá-los lá em cima, superar as contrariedades... E é isso que esperamos continuar a fazer. A Dinamarca não foi [mais atrevida] porque não deixámos. Esperamos fazer o mesmo com a Hungria: não os deixar ter oportunidades, continuar com o caudal ofensivo e, se possível, concretizar mais", vincou.

E acrescentou: "Eles apostam no futebol aéreo, são agressivos na disputa da bola, não desistem, mas só podem fazer isso se tiverem a bola. Se nós a tivermos do nosso lado, eles não vão fazer isso de certeza. Vamos manter a mesma qualidade de jogo".

Sofrer um golo num dos raros remates que a Dinamarca fez é baliza "mostrou a superioridade de Portugal", que, segundo o guarda-redes do Sporting de Braga, "infelizmente não foi traduzida em golos".

O JOGO



Bruno3429

Seniores goleiam juniores em jogo-treino (12-1)
Por Pedro Manuel Couto

O plantel principal do Sporting de Braga venceu esta segunda-feira o jogo-treino ante a equipa de juniores, por 12-1. Destaque para Alan e Mateus que assinalaram um «hat-trick» cada.

Os seis golos restantes dos seniores foram da autoria de Filipe Oliveira, Diogo Valente, Osvaldo, Madrid, Paulo César e Mossoró.

Do lado dos juniores, foi Tiago Gomes a rubricar o tento de honra..

O defesa Tiago Pinto e o avançado Adriano continuam a treinar-se à parte de forma condicionada.

Yazalde regressou dos trabalhos da selecção nacional Sub-21 e já esteve às ordens do treinador Domingos Paciência.

O camaronês Meyong, o peruano Rodríguez e o guardião português Eduardo continuam ausentes das sessões de trabalho pois foram chamados às respectivas selecções.

A Bola

Bruno3429


TREINO TERÇA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA ABERTA

O plantel do SC Braga treina terça-feira, dia 8 de Setembro, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e comunicação social.


BOLETIM CLÍNICO

Tiago Pinto
Sequelas de cirurgia à fractura do quinto metatarso do pé direito. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Peterson
Cirurgia artroscópica para tratamento de lesão meniscal do joelho esquerdo. O atleta realiza tratamento e trabalho em ginásio.

Adriano
Lesão muscular na face anterior da coxa direita. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Braga, 4 de Setembro de 2009

Mais se informa que semanalmente, à terça e sexta-feira, será publicado no sítio oficial do SC Braga o Boletim Clínico.

O Director Clínico do SC Braga
Drº João Pedro Araújo

SCBraga