News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 22/08

Started by david, 22 de August de 2009, 07:21

Previous topic - Next topic

david


  Por Susana Nóbrega

Linz com um pé no Marítimo   
Roland Linz, de 28 anos e que temporada transacta representou o Sp. Braga e nesta já recusou ir para o Rio Ave, está a a um passo de integrar o plantel verde-rubro.

Carlos Pereira, presidente do Marítimo, confirmou a A BOLA a possibilidade de Linz vir mesmo a reforçar a equipa: «Confirmo essa possibilidade. É possível que o Roland Linz venha para o Marítimo, e confirmo também que as negociações já estão a decorrer, agora é uma questão de tempo até haver um acerto entre todas as partes».

Carlos Pereira sublinhou ainda que, «no princípio da próxima semana teremos certezas». O austríaco poderá ser a peça que há muito o Marítimo procurava para sua frente, e que segundo Carlos Pereira, «poderá ser a última contratação da época, fechando desta forma o plantel».

Leia mais na edição impressa de A BOLA
03:00 - 22-08

Bruno3429


Aprender a ganhar frente ao primeiro líder da Liga
JEAN-PAUL LARES

O Sporting recebe hoje o Braga, naquela que será a estreia do Estádio José Alvalade nesta edição da Liga, e tem como objectivo alcançar a primeira vitória da temporada. Sim, num registo anormal para um clube desta dimensão, os leões já somam quatro jogos oficiais em 2009/10, mas foram incapazes de vencer qualquer deles, empatando todos: 0-0 e 1-1 na eliminatória da Champions ante o Twente, 1-1 na visita ao Nacional e 2-2 na recepção à Fiorentina.

Agora, em casa, Paulo Bento quererá ultrapassar definitivamente este ciclo e lançar a sua equipa para a corrida ao título, sabendo de antemão que nenhum dos rivais aproveitou o empate obtido na Madeira para ganhar vantagem.

Claro que, pela frente, a turma verde e branca terá o primeiro líder desta Liga Sagres, uma vez que o Braga foi a única equipa a vencer na jornada inaugural. Os minhotos, agora comandados por Domingos Paciência, querem confirmar o estatuto de principal alternativa aos três grandes e contam com forte aposta na construção do plantel.

A título de curiosidade, registe-se também o regresso de Hugo Viana a Alvalade, agora com outra camisola.


Sporting-Braga
21h15 | RTP 1


Estádio José Alvalade

Árbitro Olegário Benquerença[AF Leiria]

Assistentes Bertino Miranda e João Santos


Treinador Paulo Bento

1 Rui Patrício GR

78 Abel LD

3 Carriço DC

4 Polga DC

55 André Marques LE

24 Miguel Veloso MD

28 João Moutinho MO

10 Vukcevic MO

14 Matías Fernández MO

31 Liedson AV

23 Postiga AV


19 Ricardo Batista GR

5 Pedro Silva LD

12 Caneira DC

13 Tonel DC

8 Rochemback MD

25 Pereirinha MO

11 Caicedo AV

20 Yannick Djaló AV

Excluídos: Nada a assinalar

Em perigo de exclusão: Nada a assinalar


Treinador Domingos Paciência

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

45 Hugo Viana MO

30 Alan AD

9 Paulo César AV

19 Meyong AV

11 Diogo Valente AE


31 Kieszek GR

3 Paulão DC

17 Frechaut DC

23 Andrés Madrid MD

65 Fernando Alexandre MD

8 Mossoró MO

99 Matheus AV

Excluídos: Nada a assinalar

Em perigo de exclusão: Nada a assinalar


Em destaque

8 | Meyong


Na época passada, Meyong ficou-se pelos oito golos em 18 jogos, mas ameaça superar a marca depois de ter sido decisivo na entrada do Braga a vencer na Liga, naquela que foi também a única vitória numa jornada de empates. O cabeceamento em cima dos 90 minutos alegrou os adeptos, que hoje esperam nova façanha.


5 | Hélder Postiga

Tem sido opção preferencial para acompanhar Liedson na frente de ataque dos leões e até ultrapassa o 31 no capítulo do remate. Na única partida da Liga Sagres disputada até ao momento, o 23 efectuou cinco disparos à baliza do Nacional, mais um que o parceiro brasileiro. Yannick Djaló, avançado que jogou no meio-campo, vem a seguir: 3.


Entra Fernando Alexandre e estreia em perspectiva

A saída, por opção, do internacional sub-21 Yazalde permitiu a primeira chamada de Fernando Alexandre. Esta foi a única alteração em relação aos convocados para a Académica e poderá levar à estreia do médio-defensivo na Liga com a camisola arsenalista.


À tarde a comitiva rumou até Lisboa

Tal como habitual, o último ensaio matinal decorreu à porta fechada, e, após o almoço, a comitiva partiu em direcção a Lisboa. Filipe Oliveira e Linz mantiveram treino condicionado no relvado, enquanto Peterson continua remetido ao trabalho de ginásio.



Hugo Viana, quatro anos depois


Hugo Viana irá esta noite experimentar a sensação de medir forças com o Sporting. As circunstâncias do destino e de uma carreira consolidada em Espanha e Inglaterra foram adiando o reencontro com as memórias dos tempos áureos vividos em Alvalade e que bem cedo o catapultaram para a ribalta. Produto da cantera leonina descoberto nos iniciados do Gil Vicente - pelo meio, recusou FC Porto e Boavista -, estreou-se aos 18 anos na equipa principal pela mão de Laszlo Boloni, numa recepção ao Guimarães que terminou numa goleada por 5-0. As boas exibições em 2001/02, culminadas na conquista do campeonato e da Taça de Portugal, levaram-no para o Newcastle. A aventura no futebol inglês também foi carimbada de sucesso, até que em 2004/05 voltou a Alvalade por empréstimo. Esta foi a última passagem de Hugo Viana pela I Liga , à qual regressou na semana passada, frente à Académica, completando então o seu jogo número 59.


Domingos
"O Adriano é um bom avançado"

SUSANA CARDOSO

À primeira tentativa generalizou a questão e só após nova investida Domingos Paciência levantou, um pouco, a ponta do véu quanto à iminente chegada do avançado Adriano, por empréstimo do FC Porto. Claro que não confirmou nem desmentiu a contratação do brasileiro, porque são "situações que estão a ser equacionadas pela administração" da SAD, só que, pelo meio, deixou alguns elogios ao jogador. "O Adriano é um jogador com um passado bem positivo no futebol português. Tem características de um bom avançado, mas tanto pode ser ele como outro. Tem-se falado em vários nomes, sendo que, nesta altura, a prioridade é um avançado", sublinhou, certo de que, até dia 31, data do fecho das inscrições na Liga, todos os esforços serão desenvolvidos para se "colmatar as necessidades do plantel" rumo à construção de um grupo "equilibrado e com qualidade" . Mas nem só a entrada de mais reforços marcará os próximos dias em Braga, estando também previstas algumas saídas do plantel, que foi crescendo em longo da pré-temporada. "Pelas minhas escolhas e também pelo quadro clínico, há alguns jogadores que não ficam cá", constatou o treinador Domingos Paciência, sem "adiantar nomes" de uma lista que terá no austríaco Linz e jovem Yazalde dois fortes candidatos a rumarem a outras paragens.


Sporting mais confiante

À falta de um aparelho capaz de medir a ambição, o discurso de Domingos Paciência quantificou a elevada força anímica na tentativa de repetir o triunfo alcançado, na época passada, em Alvalade, até porque este será um passo importante para "segurar a vantagem de dois pontos e manter a liderança". "O Sporting está mais confiante do que há uma semana pelo resultado e qualidade de jogo conseguidos frente à Fiorentina. Mas não há jogos iguais, e a abordagem é sempre diferente. Vamos manter a mesma atitude", reconheceu.


Bruno3429

O Sporting de Braga defende a liderança do campeonato no duelo com Sporting esta noite em Alvalade

A segunda jornada da Liga Portuguesa de Futebol fica marcada pelo duelo entre Sporting e Sporting de Braga, agendado para esta noite (21.15 h).

A equipa minhota defende a liderança no campeonato.

A equipa de Domingos Paciência já carimbou uma vitória no campeonato, mas a colecção de triunfos está longe de ficar completa.

O grande objectivo dos arsenalistas para o jogo desta noite passa pela conquista de mais três pontos.

Domingos Paciência não deve fazer grandes alterações na equipa para o jogo de hoje, em comparação com a primeira jornada.

Na lista de convocados há apenas a registar a entrada de Fernando Alexandre para o lugar de Yazalde.

o onze do Sporting de Braga será o seguinte: Eduardo, Abel, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Vandinho, Diogo Valente, Hugo Viana, Alan, Matheus e Meyong...

No Sporting, Abel é a principal novidade na lista de convocados de Paulo Bento.

O lateral direito, que ficou fora das opções frente à Fiorentina, regressou aos convocados do treinador leonino.

O jogo entre Sporting e Sporting de Braga tem início às 21.15 horas, será arbitrado por Olegário Benquerença.

Antena Minho

Bruno3429

Sp. Braga
Domingos quer ganhar em Alvalade


O objectivo do Sp. Braga para o embate de hoje frente ao Sporting passa por vencer, de forma a manter a liderança na Liga. O discurso ambicioso do técnico Domingos Paciência é semelhante aos êxitos do ex-avançado portista nas deslocações ao reduto leonino.

"Vivi momentos que ficaram na história. Como treinador não correu bem, nem mal, empatei na época passada. Mas procuro sempre a vitória e é com essa máxima que lá vou, tentar fazer um grande jogo e ganhar", explicou Domingos, que não quis abordar a provável contratação do avançado brasileiro Adriano, ao FC Porto.

Correio da Manhã

Bruno3429

"Ganhar" em Alvalade para segurar liderança

Vencer em Alvalade. Com um discurso optimista, fruto do primeiro lugar da Liga, Domingos Paciência é claro: o Sp. Braga vai esta noite a Alvalade para "ganhar" ao Sporting e "segurar a liderança" do campeonato.
"Vamos encarar este jogo como todos os outros, procurando manter a mesma atitude e fazer com que a equipa continue a crescer. Vamos a Alvalade com uma vantagem de dois pontos e sabendo que, se ganharmos, ficamos em primeiro. É com esta mentalidade que trabalhámos durante a semana, sabendo que é possível ganhar em Alvalade para manter a liderança", destacou o técnico, na antevisão à partida desta noite (21.15 horas).

Domingos lembra que são "as vitórias que dão confiança a uma equipa", por isso, "vamos fazer tudo para ganhar e manter essa posição já que temos uma vantagem de dois pontos em relação aos adversários todos".
Na memória do tempo de jogador em Alvalade, Domingos confessa ter vivido "momentos que ficaram marcados na história do futebol e da minha vida", já no papel de treinador "não correu bem, nem mal, a última vez foi um empate".

"Há uma coisa que procuro sempre: é ganhar. Trabalhamos para ganhar, é com essa máxima que vou para Alvalade, procurar que a equipa faça um grande jogo e ganhe", frisou.
Quanto ao adversário, o técnico acredita que o Sporting está "mais confiante do que há uma semana", depois do jogo da Liga dos Campeões, com a Fiorentina, mas a qualidade dos 'leões' não inibe a equipa minhota : "não há jogos iguais".


"Plantel está aberto até dia 31"

Com o Sp. Braga líder isolado do campeonato após a primeira jornada, Domingos Paciência sublinha que o grupo tem trabalhado "para atingir a perfeição", mas lembra "existirem processos que demoram tempo a serem assimilados". Uma perfeição que, segundo o técnico, inclui mexidas num plantel ainda em aberto, com entradas e saídas por definir. "Termina no dia 31, às vezes até parece um slogan de uma loja, mas estamos abertos até ao dia 31 para estruturar da melhor forma o plantel, para que seja mais forte, equilibrado e tenha qualidade por posição", frisou.

Questionado sobre os reforços e a possibilidade do avançado do FC Porto Adriano ingressar no clube minhoto, Domingos diz serem "situações que estão a ser equacionadas por parte da direcção, no sentido de reforçar a equipa e colmatar as necessidades", contudo destaca as qualidades do brasileiro: "o Adriano tem um passado bem positivo no futebol português e características de um bom avançado, mas pode ser ele ou outro, a prioridade é um avançado".

Fernando Alexandre de regresso

Yazalde ficou de fora dos eleitos de Domingos e Fernando Ale-xandre está de regresso. A saída do jovem avançado é a grande novidade na lista de convocados do Sp. Braga para o jogo desta noite em Alvalade, com o Sporting, a contar para a segunda jornada da Liga Portuguesa de Futebol.

Para o lugar de Yazalde - cuja continuidade no plantel do Sp. Braga está ainda por definir, até porque, o avançado poderá ser emprestado à imagem da época passada - o técnico voltou a chamar o médio Fernando Alexandre, que regressa depois da ausência na vitória frente à Académica.
De fora das opções técnicas de Domingos Paciência continuam Filipe Oliveira, Linz e Peterson, ainda em processo de recuperação das respectivas lesões.

Em Alvalade, Domingos deverá apostar no mesmo onze vitorioso que alinhou no primeiro jogo do campeonato, num 4x1x3x2 que terá Eduardo na baliza; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo na defesa; Vandinho, Alan, Diogo Valente e Hugo Viana no meio-campo e Matheus e Meyong no ataque.

Os convocados são:
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek
Defesas: João Pereira, Rodriguez, Paulão, Moisés, Evaldo
Médios: Vandinho, Madrid, Frechaut, Mossoró, Hugo Viana, Fernando AlexandreA
vançados: Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Diogo Valente


Correio do Minho

Bruno3429

#5
Sporting de Braga
Sai Yazalde e entra Fernando Alexandre para Alvalade


0ComentáriosA saída de Yazalde e a entrada de Fernando Alexandre são as novidades dos convocados do Sporting de Braga para a deslocação ao terreno do Sporting, sábado, da 2.ª jornada da Liga.

O jovem avançado português ficou de fora dos eleitos de Domingos Paciência, ausência que poderá ter que ver com o mais que provável empréstimo de Yazalde a um clube da Liga. O treinador dos minhotos, líderes isolados do campeonato, voltou a chamar o médio Fernando Alexandre, ausente da recepção à Académica, na primeira jornada.

Os únicos lesionados do plantel bracarense são Filipe Oliveira, Linz e Peterson.

Convocados
Eduardo, Kieszek, João Pereira, Rodríguez, Paulão, Moisés, Evaldo, Vandinho, Madrid, Frechaut, Mossoró, Hugo Viana, Fernando Alexandre, Alan, Paulo César, Meyong, Matheus, Diogo Valente


Braga
Domingos quer ganhar em Alvalade
Para Domingos, o Sporting é tão candidato como FC Porto e Benfica


O treinador do Sporting de Braga, Domingos Paciência, afirmou que "é possível ganhar em Alvalade", sábado, na 2.ª jornada da Liga, e lembrou as memórias "muito boas" que tem de jogar frente ao Sporting enquanto jogador.

"Vamos tentar manter a mesma atitude e fazer com que a equipa continue a crescer, sabendo que se ganharmos continuamos em primeiro. Trabalhámos durante a semana sabendo que é possível ganhar em Alvalade", disse Domingos Paciência na antevisão da partida de sábado.

Instado a lembrar as recordações dos jogos com o Sporting, em Alvalade, o treinador da equipa bracarense reconheceu que "enquanto jogador são muito boas". "Vivi momentos que ficaram na história do futebol. Como treinador não correu bem, nem mal, empatei na época passada. Mas eu procuro sempre a vitória e é com essa máxima que lá vou, tentar fazer um grande jogo e ganhar", explicou.

O técnico disse ainda que, por causa da "qualidade" exibida terça-feira, ante a Fiorentina, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, "o Sporting está mais confiante que há uma semana", o que não significa que a ambição dos bracarenses seja menor. "De maneira nenhuma, não há jogos iguais", notou.

Sobre se o adversário está num patamar inferior em relação aos outros dois "grandes", FC Porto e Benfica, conforme opinião de muitos analistas, Domingos considera que são "sempre as mesmas equipas" as candidatas ao título e que "este ano não vai ser muito diferente do habitual". "Se neste início de época, em termos de qualidade de jogo, o Sporting pode não estar ao nível dos outros 'grandes', isto não é como começa, mas como acaba", lembrou.

Quanto à sua equipa, líder isolada do campeonato após a primeira jornada, comentou que tem trabalhado "para atingir a perfeição, mas há processos que demoram o seu tempo a serem assimilados".

Quanto a eventuais reforços, o treinador voltou a dizer que o plantel está aberto até 31 de Agosto para entradas e saídas e que estão a ser procuradas soluções "para que o plantel possa ser mais equilibrado".

Questionado sobre a possibilidade do ponta-de-lança do FC Porto Adriano ingressar no clube minhoto respondeu: "Adriano tem um passado bem positivo no futebol português e características de um bom avançado, mas pode ser ele como outro, sendo que a prioridade é um avançado".

Em relação à polémica da semana com o presidente António Salvador a culpar o ex-técnico dos "arsenalistas", Jorge Jesus, por uma má preparação da pré-temporada e o actual treinador do Benfica a refutar responsabilidades, Domingos Paciência recusou "voltar a mexer no passado".


Publico

Bruno3429

Sp. Braga em Alvalade para "fazer o seu melhor"

Garantia deixada por Domingos Paciência, técnico dos bracarenses, na conferência de imprensa de lançamento da partida deste sábado com o Sporting.
Domingos Paciência garante que a equipa do Sp. Braga vai a Alvalade para ganhar e manter a liderança da Liga Sagres.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida com o Sporting, o técnico dos bracarenses reconhece que os "leões" estão motivados e "mais confiantes" depois do bom desempenho perante a Fiorentina, na passada terça-feira, mas também considera que "não há jogos iguais".

"Não há jogos iguais, a abordagem para cada jogo é diferente. É natural que o Sporting esteja mais confiante na sequência do resultado e exibição conseguida (diante da Fiorentina)", afirmou Domingos Paciência, referindo ainda que "este é um jogo diferente".

"Amanhã, o adversário será o Sp. Braga que vai procurar fazer o seu melhor e ganhar", garantiu o técnico dos minhotos.

O objectivo para esta partida, em Alvalade, passa por manter a liderança da Liga Sagres, já que o Sp. Braga tem "uma vantagem de dois pontos sobre os restantes adversários".

Praticamente confirmado o ingresso do avançado brasileiro Adriano na sua equipa, emprestado pelo FC Porto, o técnico bracarense acha que "(Adriano) é um bom avançado, como será outro que veremos entre as melhores opções para integrar o plantel"

Radio Renascença

Bruno3429

Domingos Paciência reconhece que Sporting está a crescer

O técnico do Sporting de Braga garantiu, esta sexta-feira, que a atitude da equipa no jogo frente ao Sporting vai ser a mesma da primeira jornada. Domingos Paciência considerou ainda que o Sporting está a crescer.

Domingos Paciência, treinador do Braga, diz que a equipa trabalhou a acreditar na vitória frente aos "leões"Domingos Paciência afirma que o Sporting está a melhorar

«Vamos encarar este jogo como temos encarado todos os outros», com vontade de crescer, disse o técnico do Sporting de Braga, frisando que a equipa trabalhou durante a semana com a intenção de «ganhar em Alvalade para manter a liderança» da Liga.

Domingos Paciência disse ainda ter notado que o Sporting «está mais confiante do que há uma semana», o que é «normal».

É difícil de prever o que vai acontecer no jogo de sábado, rematou.

TSF

Bruno3429

O estranho adversário de Hugo Viana
Por Rui Amorim

Oito anos e um dia após estreia com a camisola do Sporting, Hugo Viana defronta o leão pela primeira vez. Fez-se homem e jogador em Alvalade... ... E hoje é figura no líder Sp. Braga

Que sensações poderá descobrir Hugo Viana, esta noite, quando subir ao relvado do Alvalade XXI? Um desafio que se coloca ao jogador do Sp. Braga, exposto pela primeira vez ao confronto com o clube que lhe deu nome no panorama futebolístico internacional, numa experiência jamais verificada em jogos de formação ou mesmo em partidas de carácter particular.

Estranha, no mínimo, a situação que preenche a actualidade do internacional português, logo num cenário tão marcante no seu trajecto profissional. Se o relvado é espelho do seu crescimento como homem e jogador, as paredes do estádio do leão também guardam o eco do seu nome numa das mais belas noites que aquele palco já conheceu, ainda que se dispensasse um desfecho tão cruel: a final da Taça UEFA, frente ao CSKA Moscovo, na época 2004/05.

A 15 de Janeiro de 1983, Barcelos deu a conhecer Hugo Viana. Cedo saiu das proximidades do estádio do Gil Vicente para se fixar em Arcozelo, a freguesia mais populosa do concelho. Um ringue à porta de casa garantiu o exclusivo dos primeiros pontapés na bola... e dos primeiros arranhões nas pernas. Princípio de um jogo que iniciaria pelo futebol se cinco, ao serviço da equipa Barcelos Popular. Pedras (Vianense) e Bruno Magalhães (Desp. Chaves) eram, aí, parceiros do homem das fintas e dos golos - 89, pelas suas contas.

José Marconi, glória dos gilistas nos anos 70, havia de reconhecer a qualidade de Miguel - assim é tratado num círculo mais íntimo, tendo 'Migas' como alcunha - e assumir-se como seu primeiro treinador de futebol de 11. A formação no Gil expirou no último ano de iniciado: partiu para o Sporting, clube que fez o convite mais aliciante. Rui Figueiredo, agora a jogar no Chipre, seguiu com ele, mas as saudades de casa carimbaram-lhe o regresso.

Venceu a distância, apesar da forte ligação com a mãe... e chegou longe. Mas não é de se esquecer das raízes: recentemente, até garantiu o seu canto nos arredores de Barcelos. Traço minhoto que desvirtuou por um instante: na estreia da Liga, 5-0 ao V. Guimarães, de leão ao peito. Oito anos e um dia depois da estreia com a camisola do Sporting, a história continua...

A Bola

Bruno3429

Sporting-Sp. Braga, 1-2 (crónica)
«Arsenalistas» vencem em Alvalade e reforçam estatuto de líderes da Liga.

Se a Liga 2009/10 parece ter sido atingida por uma gripe de empates, o Sp. Braga parece ter tomado a vacina. Depois de terem sido os únicos a vencer na ronda inaugural, os «arsenalistas» conseguiram somar mais três pontos em Alvalade e reforçam o estatuto de líder da tabela.

Pelo segundo ano consecutivo a equipa minhota conseguiu sair do covil do leão com uma vitória. Se é certo que o triunfo não foi lá muito justo, e até contou com um erro do árbitro, é verdade também que o Sporting não merecia mais do que o empate. Os «leões» continuam a revelar os mesmos sintomas preocupantes e os assobios vão subindo de tom.

Um penalty por marcar mas não só
Se os adeptos leoninos já estavam «escaldados» com a arbitragem do jogo com a Fiorentina, logo nos primeiros minutos do jogo com o Sp. Braga ganharam novas reclamações. O jogo começou com polémica. Estavam cumpridos apenas cinco minutos quando Liedson recebeu a bola na área, rodou para a baliza e rematou, mas os braços de Moisés impediram que a bola chegasse à baliza. É certo que o remate foi feito «à queima», mas a forma como o central brasileiro aborda o lance não deixa grande margem para perdão.

O Sporting não começava o jogo com muitos motivos para sorrir, mas o cenário ainda haveria de piorar. Aos 12 minutos, e na primeira vez que rematou à baliza, o Sp. Braga inaugurou o marcador. Mérito de Alan, que fez um grande golo, ao colocar a bola na «gaveta».

Esperava-se então uma resposta forte do Sporting, mas os «leões» evidenciaram os problemas que têm marcado este início de época. O ataque continua demasiado dependente de Liedson, a quem as coisas ainda não estão a sair bem. Como o golo não aparece, a equipa inclina-se muito para a frente e deixa a defesa mais exposta. E já toda a gente percebeu que os elementos do sector recuado não atravessam um bom momento de forma. Cada vez que o Sp. Braga aparecia no ataque com espaço, as bancadas de Alvalade tremiam. Paulo César, Meyong e Alan (sobretudo este), estiveram sempre muito endiabrados.

No primeiro tempo correram mal ao Sporting, ao ponto de Hélder Postiga ter sofrido uma lesão muscular aos 35 minutos, quando tinha tudo para aproveitar um atraso deficiente de Moisés, para Eduardo.

Yannick deu a chama que Meyong apagou

Caicedo rendeu Postiga e já na segunda parte, aos 59 minutos, teve uma boa ocasião para empatar, mas o remate à meia-volta saiu ao lado. Pouco depois entrou Pereirinha, mas seria a última substituição do Sporting a render o empate. Yannick Djaló entrou aos 69 minutos e três minutos depois marcou, com um belo pontapé de fora da área. O jovem avançado teve nos pés a vitória, mas perante a pressão de Eduardo atirou por cima (77m).

O Sporting passou quase toda a segunda parte a jogar no meio-campo defensivo do Sp. Braga, e esperava-se por isso que os minutos finais fossem de enorme pressão leonina. Contudo, quem acabou por marcar foi o Sp. Braga. Faltavam nove minutos para o final, quando Meyong desviou de cabeça à boca da baliza. Os «arsenalistas» já estariam mais virados para segurar o empate, mas acabaram por beneficiar da irregularidade defensiva do Sporting. E até podia ter surgido o terceiro, depois de um mau atraso de André Marques, mas Matheus permitiu a defesa de Patrício.

É certo que o Sporting não merecia a derrota, mas a exibição da equipa de Paulo Bento também foi fraca, a não justificar mais do que o empate.


Maisfutebol

Bruno3429


Sporting-Sp. Braga, 1-2 (ficha)
Golos de Alan e Meyong reforçam liderança minhota

O Sp. Braga venceu o Sporting este sábado, em Alvalade (2-1), consolidando a liderança da Liga: a equipa de Domingos Paciência soma por vitórias os dois jogos já cumpridos, sendo a única equipa a ter vencido nesta edição da prova. Um golo de Alan, logo aos 12 minutos, abriu caminho ao triunfo da equipa de Domingos Paciência, apesar da resposta do Sporting, traduzida no momentâneo empate, conseguido por Djaló (71 m). Mas a nove minutos do fim, Meyong, que já tinha assinado o triunfo sobre a Académica, na primeira ronda, fixou o 2-1 final, perante um Sporting que ainda não venceu qualquer jogo oficial esta época

Domingos fala em eficácia, Pereira em penalty por assinalar
Sporting-Sp. Braga, 1-2 (reportagem)


Domingos Paciência e Carlos Pereira, respectivamente treinador do Sp. Braga e adjunto do Sporting, comentam o resultado deste sábado, em Alvalade, a contar para a segunda jornada do campeonato, no «flash interview» da RTP.

Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga:

«Fizemos um bom jogo, foi agradável, com intensidade, situações de golo de parte a parte. Fomos eficazes na finalização e a equipa merece a vitória pelo que trabalhou.»

[Se o Sp. Braga pode ser campeão] «O sonho comanda a vida, devemos acreditar sempre que é possível ganhar, ainda é cedo, mas pedia paciência aos adeptos, porque a perfeição leva o seu tempo. Quero também agradecer o apoio dos adeptos em Alvalade, que foi bom para nós.»

Carlos Pereira, técnico adjunto do Sporting:

«O Sporting entrou bem no jogo, tivemos uma situação logo no início, que indicava íamos ter o controlo, mas no primeiro remate o Sp. Braga fez golo e tivemos de andar atrás do prejuízo. Depois sofremos um segundo golo e tudo ficou mais difícil. Ainda não vi as imagens, mas penso que há uma grande penalidade que ficou por assinalar.»

[Sobra o início de época] «A volta a dar é todos acreditarmos que vamos melhorar. Ainda estamos no início, há muito tempo para recuperar e a equipa já mostrou que tem estofo para o conseguir.»

[Sobre Pedro Silva] «Não me cabe a mim falar sobre isso.»

Alan: «Estamos a jogar com alegria»
Sporting-Sp. Braga, 1-2 (reportagem)
Alan, atacante do Sp. Braga, comenta o golo marcado e a vitória da sua equipa em Alvalade, a contar para a segunda jornada do campeonato, ao «flash interview» da RTP:

«Temos uma grande equipa, o ano passado já lá vai, este momento que estamos a viver é mais importante. Ainda estamos no começo, está tudo a correr bem e estamos a jogar com alegria.»


Sporting-Sp. Braga, 1-2 (destaques)
Yannick Djaló e Alan destacaram-se pelos golos de belo efeito
.

Yannick Djaló
Entrou e marcou. Substituiu (o esgotado) Matías Fernandez, aos 69 minutos, e empatou a partida aos 71. O camisola 20 foi da direita para o centro. Puxou a bola para o pé esquerdo e marcou um «golaço». Arriscou o remate de longe, ao perceber que a barreira defensiva dos bracarenses estava difícil de ultrapassar. Quase bisou aos 76 minutos, ao rematar de primeira de pé direito. A bola saiu por cima. O golo do jovem leão «animou» a equipa da casa (e os adeptos também). Mas não por muito tempo (Meyong colocou os bracarenses novamente em vantagem).

Miguel Veloso
Tem feito boas exibições e nota-se que está confiante, mas o jogo não o favoreceu. Subiu e tentou ajudar no ataque. Em termos globais, teve uma prestação agradável. Perante as circunstâncias do jogo fica a ideia de que fez o pôde. Recuperou jogo e distribuiu bolas para o ataque. A confiança levou-o a esboçar alguns avanços no terreno. Arriscou sem ser irresponsável, numa clara demonstração de que está moralizado. Veloso atravessa um bom momento.

Caicedo
O avançado emprestado pelo Manchester City estreou-se em Alvalade, depois de ter sido suplente utilizado frente ao Twente. Apesar das circunstâncias em que entrou no jogo (lesão de Postiga e desvantagem no marcador), Felipe Caicedo não parece ter acusado o nervosismo. O reforço leonino tentou estar no sítio certo e até quase marcou, aos 59 minutos. O remate de pé esquerdo levou a bola às malhas laterais. Foi apanhado algumas vezes em fora-de-jogo. Não impressionou, mas também é demasiado cedo para fazer avaliações. Há que dar-lhe tempo.

Alan
Começou na direita, mas não se manteve sempre desse lado. Correu muito e movimentou-se a toda a largura do campo. O camisola 30 fez um grande golo, aos 12 minutos, aproveitando muito bem um ressalto. Um remate em jeito, com a bola a ficar fora do alcance de Rui Patrício. Trabalhou bem nas alas, tentando oferecer a bola em boas condições de finalização na frente. Esteve no segundo golo. Cabeceou junto ao poste e Meyong «confirmou» o golo. Fez uma boa exibição.

Moisés
Esteve seguro. Fez o que podia e não podia para travar as investidas leoninas. No entanto, há que assinalar que esteve também num lance na área que daria penalty a favor do Sporting (aos cinco minutos). O árbitro não assinalou a falta e era ele quem deveria penalizar o central, que teve uma boa prestação.

Hugo Viana
Destaque para o regresso do médio a Alvalade que, pela primeira vez, defrontou a equipa que o colocou no escalão maior do futebol. O jogador dos bracarenses estreou-se na equipa sénior há oito anos e os adeptos não se esqueceram. Embora, esta noite, estivesse a actuar pelo outro emblema estava ali um «filho da casa». Por isso, o Viana recebeu uma ovação na altura do anúncio dos onzes e também quando foi substituído. Esteve bem.


Maisfutebol