News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/07

Started by JotaCC, 20 de July de 2009, 07:49

Previous topic - Next topic

JotaCC

Teste europeu amanhã à noite
CÉSAR PEIXOTO E ROLAND LINZ DEVEM ESTAR APTOS PARA APRESENTAÇÃO COM TWENTE
   
O Sporting de Braga tem um jogo a "doer" já no próximo dia 30 de julho, tudo indica que frente aos suecos do Elfsborg (em vantagem sobre os húngaros do Haladás por 3-0), a contar para a terceira pré-eliminatória da Liga Europa e, amanhã, o conjunto fará uma espécie de "ensaio geral", a partir das 21 horas, com os holandeses do Twente, curiosamente adversários do Sporting na Liga dos Campeões.

Trata-se da apresentação da equipa minhota aos seus sócios e adeptos, com algumas caras novas no grupo, como Ney, Rodrigo Possebon, Peña, Diogo Valente e Yazalde (contratado na época passada mas sem ter jogado pelo Sporting de Braga).

Dos 31 jogadores que estiveram em estágio no Algarve, é certo que três não atuarão com os holandeses: Moisés, Peterson e Jorginho. Em Portimão estiveram quase sempre a trabalhar à parte e os dois últimos, é sabido, nem sequer fazem parte dos planos do técnico Domingos Paciência para esta temporada.

Como um guarda-redes vai sair (ou Eduardo, negociado, ou Cristiano, cedido) e o técnico quer dispor de um máximo de 27 unidades, falta definir o quarto homem que não integrará o plantel. Muito possivelmente Madrid, pelo se viu durante o estágio.

O médio César Peixoto e o avançado Roland Linz contraíram lesões musculares sem gravidade (mialgias) nos últimos dias de estágio mas hoje, no regresso aos treinos após folga, já devem trabalhar normalmente e poderão amanhã defrontar o Twente.



Yazalde: «Espero ter convencido o treinador no estágio»
SONHA COM UM LUGAR NO PLANTEL DE DOMINGOS PACIÊNCIA
   
Até ao momento o treinador não lhe comunicou que não conta com ele e o jovem avançado Yazalde, de 20 anos, tem bons motivos para acreditar na concretização de um desejo acalentado desde o início da pré-temporada: integrar o plantel do Sporting de Braga.

"Procurei desde o primeiro dia mostrar o meu valor ao técnico Domingos Paciência. Agora, depende dele... Mas conto ficar e ajudar o Sporting de Braga nas várias frentes em que o clube está envolvido", refere o dianteiro recrutado a meio da época passada ao Varzim e, depois, em janeiro, cedido ao Rio Ave, na sua primeira experiência no campeonato principal.

Yazalde reconhece a qualidade da concorrência, mas não teme a luta. "O Sporting de Braga tem avançados de reconhecida valia, todos o sabemos. Mas isso, para mim, representa um estímulo e aponta para a necessidade de trabalhar sempre mais, no sentido de melhorar, de evoluir e de constituir uma opção à altura quando o treinador o entender."

Afetado por um problema comum a muitos jogadores bracarenses (pubalgia), Yazalde diz estar "praticamente recuperado" e faz um balanço muito positivo do estágio realizado no Algarve. "Foram dias muito proveitosos, de árduo trabalho, que ajudaram a equipa a crescer e fortaleceram o espírito de grupo."

No capítulo pessoal, Yazalde marcou um golo num dos três jogos de treino disputados (com o Portimonense). "Esforcei-me muito e espero ter convencido o treinador de que pode contar comigo."

RECORD

JotaCC

Possebon aposta numa grande época


É o reforço mais sonante do Sporting de Braga para a nova época. E o discurso é, claramente, de optimismo e confiança "numa grande época" com a camisola arsenalista. Aos 20 anos e proveniente do colosso Manchester United, Possebon - ou Rodrigo para os amigos - é uma das apostas para o meio-campo minhoto e um dos trunfos do novo sistema 4x3x3 de Domingos.

O médio brasileiro confessa nem ter hesitado quando o empresário Jorge Mendes colocou a possibilidade da vinda para Braga por empréstimo de um ano e revela estar surpreendido com o clube, a recepção e qualidade do grupo. Motivos que o fazem sonhar com uma boa época e mais conquistas do que na temporada passada. Discurso de verdadeiro guerreiro.

"Pela qualidade do grupo toda a gente está a pensar fazer uma grande época, melhor do que no ano passado. E o pensamento é sempre evoluir, se o ano passado foi uma coisa, este ano os objectivos são mais ambiciosos e maiores. É possível um lugar acima do ano passado e vamos trabalhar muito para conseguir isso e fazer uma melhor companha", destacou Possebon.

Depois de um ano e meio no Manchester United, Possebon diz estar em Braga com o intuito claro de evoluir enquanto jogador e pessoa, por isso, é peremptório quando questionado se foi um risco a saída de um dos maiores clubes do futebol europeu: "não é risco nenhum, pelo contrário, estou aqui para aprender, para continuar a minha carreira e para ajudar o Sp. Braga a conseguir uma posição e um lugar no futebol português e europeu melhor ainda do que teve na temporada passada".

O objectivo pessoa, acrescentou, "é sempre evoluir, melhorar como jogador e ganhar experiência em outro país, outro futebol, outra cultura e forma de jogo".
Depois de nove dias de estágio, que considera ter sido "muito proveitoso", Possebon revela que "a equipa evoluiu bastante desde o primeiro dia" e acredita que Sp. Braga tem valor e qualidade"para conseguir entrar bem nos primeiros jogos oficiais".

"Ronaldo é uma pessoa espectacular dentro e fora de campo"

Durante um ano e meio no Manchester United, Possebon teve a oportunidade de jogar e privar com Cristiano Ronaldo, o português melhor jogador do mundo. Mais do que colega de equipa, Ronaldo é um amigo e foi um dos apoios do jovem craque na fase de adaptação.
"Nós éramos amigos em Manchester, o Ronaldo foi uma pessoa que me ajudou muito na chegada a Inglaterra e na adaptação, já tinha muitos anos de clube e de respeito e ajudou-me bastante", recordou o médio brasileiro.

Quanto às qualidades de Ronaldo, Possebon diz não haver muito a dizer: "as coisas que ele faz dentro de campo falam por si só, ele é o melhor jogador do mundo sem dúvida. É uma pessoa espectacular dentro e fora de campo e acredito que vai ter o maior sucesso da vida dele no Real Madrid". Possebon ainda não falou com o amigo desde que chegou a Braga, mas revela que lhe vai ligar, "a agradecer pela moral que me deu num jornal desportivo, foi bem porreiro e fiquei muito contente".

"São quatro grandes e não apenas três"

Vai vest ir a camisola número 25 e tem já um discurso de 'guerreiro'. Ambicioso e à procura de evoluir como jogador, Possebon já interiorizou aquilo que se espera do Sp. Braga para a nova época. E, quando questionado sobre se a equipa poderá intrometer-se na luta pelos primeiros lugares do campeonato e entre os três grandes clubes, não hesitou: "três grandes não, quatro. O Sp. Braga é um deles, dos quatro grandes", deixou claro entre um sorriso. "Há grandes adversários e o pensamento tem que ser de vitória contra todas as equipas, quer sejam grandes ou pequenas.
Lógico que é possível terminar entre os primeiros. Temos de acreditar", frisou.

Em Braga, Possebon acredita que poderá ser oportunidade de evoluir em termos de técnica e desenvolver outras qualidades como jogador, até porque, "é um futebol diferente, mais jogado, mais vistoso com qualidades, enquanto em Inglaterra é um futebol mais de força física, velocidade e bola aérea".

Para além do Manchester United, Possebon está já habituado a conviver com craques desde a formação no Internacional de Porto Alegre (Brasil), onde jogou durante nove anos e teve a oportunidade de conviver com jogadores como Sidnei (Benfica) e Pato (AC Milan), assim como Mossoró e Rentería, que alinhavam na equipa sénior. Em Inglaterra, Ronaldo, Nani e Anderson ajudaram à integração do jovem e, em Braga, o facto de existirem 12 jogadores com sotaque brasileiro é também um apoio. "O grupo é um só, independentemente da nacionalidade de cada um. É um ambiente bom de trabalho e isso só facilita a minha adaptação. Mas para mim aqui é como o Brasil", revelou.

Em busca da titularidade

Possebon tem sido testado por Domingos no onze inicial - tanto no jogo-treino com o Freamun-de, como frente ao Portimonense - no meio-campo, a médio interior direito, no novo 4x3x3 do Sporting de Braga, e foi mesmo um dos jogadores em destaque no estágio de pré-época. O brasileiro luta pela titularidade, e deixou claro que o objectivo passa por evoluir, mas garante que, por enquanto, não é uma questão que o preocupe.

"Estou aqui para dar o melhor de mim, para evoluir. Pessoalmente nenhum jogador quer ficar de fora e quer jogar sempre, mas isso cabe ao professor decidir quem vai ser titular. Para já ainda é cedo falar. Nesse momento, não tem titularidade ou quem deixa de jogar, toda a gente está a jogar e foi rodando nos amigáveis. O professor vai fazer essa definição mais para a frente", revelou o médio.

Apesar de estar a ser testado tanto a trinco como médio interior, Possebon garante não ter posição em campo preferida e assume adaptar-se a qualquer sistema.
"Gosto de jogar no meio-campo, dependendo do sistema, da forma de jogo e dos jogadores. Adapto-me a posições, não há uma posição exacta no meio-campo que diga posso jogar. Sou uma pessoa que tento adaptar-me e jogar com qualquer um no meio-campo", explicou, acrescentando que os jogadores têm de se adaptar a cada novo desafio. "Um jogador não vai jogar a vida toda no mesmo sistema e posição. Por isso, a cada nova empreitada temos de nos adaptar. Vou fazer de tudo para dar o máximo e ajudar o Sp. Braga".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Palavra de ordem é poupar

Se o mercado de transferências não entrar novamente em ebulição, o Braga deverá facilitar a saída de alguns dos jogadores mais caros do plantel de modo a tornar-se mais leve em termos financeiros. Um dos principais desígnios da SAD era atingir dez milhões de euros (o equivalente ao orçamento para esta época) com a venda de activos, mas até ao momento apenas foram transferidos dois jogadores: Orlando Sá (FC Porto), por valores não divulgados; e Luis Aguiar (Dínamo Moscovo), por três milhões de euros.

O objectivo pretendido começa a tornar-se impossível e, nessa medida, os minhotos tentarão cortar nas chamadas despesas supérfluas, dando preferência à saída de jogadores luxuosos com poucos jogos nas pernas nos últimos anos. Os candidatos estão identificados há algum tempo, e os primeiros da lista são Andrés Madrid e Jorginho, que, além de serem encarados como excedentários pelo treinador Domingos Paciência, são dos jogadores mais bem pagos do plantel . Ambos estão no mercado há algum tempo e, mal arranjem colocação, é certo que deixarão o Braga. Só Jorginho aufere por época cerca de 700 mil euros, sendo igualmente certo que o Braga poupará qualquer coisa como 2,250 milhões de euros se os dois deixarem o clube. Em causa estão encargos financeiros relativos a três anos de contrato de Madrid e a dois de Jorginho. O centrocampista argentino chegou a ser emprestado ao FC Porto, em Janeiro, com opção de compra do seu passe, então avaliado em 1,5 milhões de euros, mas os tetracampeões nacionais não avançaram para o negócio no fim da época. Tidos como igualmente "valiosos", Roland Linz, César Peixoto e Rodriguez não estão para já de saída.



Intertoto e Taça UEFA custaram dois milhões em viagens e hotéis

Há sempre um reverso negativo da moeda em qualquer conquista. A notável campanha europeia do Braga encheu de orgulho os adeptos, prestigiou o País e obviamente não passou despercebida a ninguém, mas desequilibrou ligeiramente as contas da SAD, pelo menos tendo como termo de comparação o que foi encaixado nas campanhas europeias de 2006/07 e 2007/08, que envolveram lucros de 1,8 e 1,5 milhões de euros, respectivamente. Já na época anterior, o Braga teve de investir mais do que é habitual por via da participação inicial na extinta Taça Intertoto, gastando um total de dois milhões de euros só com viagens e hotéis, entre outros encargos menos significativos, e lucrando pouco mais de 27 mil euros com receitas de transmissões televisivas e venda de bilhetes. Só o que se gastou com a deslocação à Turquia (300 mil euros), em finais de Julho de 2008, para a primeira eliminatória com o Sivasspor, chega e sobra para se ter uma ideia aproximada da amplitude dos últimos gastos europeus do Braga. Por tudo isto, percebe-se então por que razão o clube encara a nova época, especialmente a Liga Europa, com cautelas, apostando na redução do orçamento através da saída, facilitada, de alguns dos jogadores mais caros do plantel. Jorginho e Madrid são os primeiros alvos dos minhotos, mas são possíveis algumas surpresas.



Twente prepara-se em Padim da Graça

Como o Estádio AXA só se abrirá esta manhã em exclusivo para os profissionais do Braga, quem tiver saudades de ver treinos, bons treinos, possivelmente, poderá optar por dar um pulo a Padim da Graça, onde marcarão presença esta manhã e à tarde os holandeses do Twente, adversário convidado para o jogo de apresentação de amanhã. Adversário também do Sporting na terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League, o Twente deverá suscitar a curiosidade de adeptos leoninos, e também não espantará se for visto algum colaborador de Paulo Bento no campo do Águias da Graça.



Yazalde é para ficar

Contratado em Janeiro ao Varzim e logo depois emprestado ao Rio Ave, Yazalde regressou a Braga pela porta grande. O ponta-de-lança encantou o técnico Domingos Paciência durante o estágio realizado no Algarve e será integrado no plantel para a nova época. Uma péssima notícia para o clube de Vila do Conde, que deverá recrutar o vitoriano Cícero.




Kalaba tem lugar no meio-campo


Em busca de sangue novo para o meio-campo, Domingos vai fazer saltar Kalaba da cartola. O centrocampista zambiano evoluiu na época anterior no Gil Vicente, sendo seguro que não voltará a ser cedido.



Festa garantida por €5


Muitas surpresas e fogo-de-artifício, ao melhor estilo minhoto, são garantias para o jogo de apresentação de amanhã, com os holandeses do Twente, marcado para as 21h00. Os sócios com lugar anual têm entrada gratuita no Estádio AXA, os restantes terão de pagar cinco euros, estando ainda disponíveis bilhetes a dez euros para o público em geral.


O JOGO

Bruno3429

TREINO SEGUNDA-FEIRA ÀS 10H00 À PORTA FECHADA

O plantel do SC Braga treina esta segunda-feira, dia 20 de Julho, às 10h00, nos campos de apoio do Estádio AXA. A sessão de trabalhos decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e comunicação social.

SCBraga


Olho Vivo

Jorginho mais perto da Grécia

Médio deve ter o futuro definido esta semana * Salto para palco helénico será facilitado pelos minhotos Madrid pode ser caso difícil

Por Pascoal Sousa

NENHUM dos jogadores com que Domingos não conta para a nova época terá rótulo de dispensado, mas para reduzir o grupo a 27 unidades, como é desejo do treinador, é imperioso tomar decisões. Jorginho e Madrid, dois dos atletas mais bem pagos do grupo profissional, têm a porta de Braga aberta, embora sejam casos distintos.

Jorginho tem contrato até 2011, mas se encontrar colocação o Sp. Braga criará as condições para o brasileiro sair a custo zero, tal como sucedeu com Paulo Jorge. Apesar de não ter jogado com a frequência que desejava, Jorginho continua a ser um criativo com mercado. Como A BOLA revelou recentemente, da Turquia e Grécia surgiram abordagens promissoras. Nesta altura, o campeonato grego parece reunir a preferência do médio, falando-se do interesse do Panthrakikos, clube que há pouco tempo contratou Goianira (E. Amadora).

Activo por rentabilizar

Madrid é um processo diferente: é um activo da SAD e é intenção do Sp. Braga recuperar algum do investimento feito no argentino. Ligado aos minhotos até 2012, Madrid não ganhou grande notoriedade no FC Porto, onde se sagrou campeão nacional. Neste quadro, uma transferência de Madrid parece muito difícil, mas há sempre a hipótese de repetir o empréstimo, mas fora de Portugal.



Peterson vai ser emprestado

Médio haitiano, que também pode jogar como avançado, tem de ganhar maturidade

Além de Jorginho e Madrid, também o médio Peterson, internacional pelo Haiti, não vai continuar no plantel. Sendo um jogador com grande futuro, o Sp. Braga irá procura encontrar um clube onde possa ganhar experiência e regressar mais forte em 2010/2011.

O empréstimo de Peterson a uma formação dos escalões secundários tornou-se inevitável em face da enorme concorrência que o jovem teria de enfrentar no plantel bracarense.

Um dos guarda-redes terá igualmente de sair. Neste momento, com a indefinição à volta de Eduardo, Domingos trabalha com quatro guardiões. Não é seguro que seja Cristiano a sair. Dependerá do que acontecer com o número 1 da baliza bracarense. Até ao mercado encerrar, Eduardo tem possibilidades de ser transferido e deste modo reforçar com muitos euros os cofres do Sp. Braga.

Saindo Eduardo, a questão fica praticamente resolvida. Se ficar, Kieszek ou Mário Felgueiras podem ser cedidos, permanecendo Cristiano como terceiro guarda-redes.


Bruno Tiago vai à SAD

Autorizado pelo clube a ausentar-se para contrair matrimónio e gozar lua-de-mel, Bruno Tiago irá hoje apresentar-se na SAD para saber o que o futuro lhe reserva. Com dois anos de contrato e a certeza de que não entra nos planos de Domingos, o médio quer saber que rumo pode dar à sua carreira.

Venezuela ficou sem Angelo Peña

O Sp. Braga não autorizou Angelo Peña a juntar-se à selecção sub-20 da Venezuela, que desde ontem participa num torneio com as congéneres da Costa Rica, Brasil, Paraguai e Trindade e Tobago. Não sendo obrigado a libertar o jogador, o emblema minhoto preferiu que Peña completasse normalmente a pré-época, ele que estará ausente de Braga aquando do arranque do Mundial de sub-20, que se disputa no Egipto, de 24 de Setembro a 16 de Outubro.

Porta fechada para o Twente

O plantel do Sp. Braga regressa hoje, às 10 horas, ao trabalho, com uma sessão à porta fechada, na qual Domingos vai afinar a equipa para o jogo de apresentação oficial aos sócios. O adversário é Twente, da Holanda, formação que ontem perdeu por 1-3 com os galeses do Swansea, orientados por Paulo Sousa.

Festa popular num axa composto

Depois de uma pré-época cem por cento vitoriosa, em que o Sp. Braga mostrou ter argumentos para lutar em todas as frentes, o teste de amanhã é um misto de festa com competição. No que respeita à festa, o clube espera uma boa adesão dos adeptos, apesar de muitos estarem de férias fora de Braga. Os sócios com cadeira anual têm as portas do recinto franqueadas, enquanto os restantes pagam 5 euros e o público 10. O jogo com o Twente tem início às 21 horas.

in A BOLA

JotaCC

Lima apontado ao Sp. Braga

O avançado brasileiro Lima, do Avaí, está a caminho de Portugal e o seu destino poderá ser o Sp. Braga, segundo avança a imprensa brasileira.

«O Lima teve a oportunidade de sair. É uma equipa de Portugal, se não me engano é o Sp. Braga. Vamos torcer para que ele vá para lá, dê um bom salto na carreira e que seja um bom negócio na vida dele» afirmou Moisés Cândido, em declarações ao GloboEsporte.

O avançado, de 26 anos, chegou ao Avaí em Fevereiro e apontou seis golos no campeonato catarinense.

A BOLA

Bruno3429

Festa de apresentação começa pelas 19.30 horas

O Sp. Braga apresenta-se esta terça-feira aos seus adeptos, defrontando os holandeses do Twente, em partida agendada para as 21 horas. O clube arsenalista promete noite de grande festa.

A animação começará às 19.30 horas, altura em que se abrirão as portas do Estádio AXA. Um dos momentos altos da noite está marcado para as 20.05 horas, quando jogadores e nova equipa técnica subirão ao relvado. Depois do jogo com o Twente – equipa que será adversária do Sporting no acesso à Liga dos Campeões -, haverá um espectáculo de pirotecnia.

Diga-se que os detentores de cadeira anual têm entrada livre para este encontro, enquanto os sócios com as quotas em dia terão de desembolsar cinco euros, e o público em geral 10 euros.

A Bola

JotaCC

Lima apontado ao Sporting de Braga     2

O avançado brasileiro Lima está a caminho de Portugal e o seu destino pode ser o Sporting de Braga, segundo avança a imprensa brasileira.

O jogador, de 26 anos, fez parte da campanha do título do Avaí no campeonato catarinense. Actuou em seis jogos e fez um golo.

Quem deu conta da notícia foi o coordenador técnico do Avaí, Moisés Leão. O Lima teve a oportunidade de sair. É uma equipa de Portugal, se eu não em engano é o Braga. Vamos torcer que ele vá pra lá, dê um bom salto na carreira e que seja um bom negócio na vida dele, destacou.

Noutro âmbito, o emblema arsenalista realiza amanhã a apresentação aos associados. A festa está marcada para as 20 horas, com o desfile dos jogadores, e uma hora depois a bola vai rolar num jogo diante do vice-campeão holandês o Twente.

ANTENA MINHO

Bruno3429

JOGO DE APRESENTAÇÃO DO SC BRAGA – CRONOGRAMA


O plantel do SC Braga efectua na noite desta terça-feira, dia 21 de Julho, às 21h00, frente aos holandeses do Twente, a sua apresentação a sócios, adeptos e comunicação social, numa festa que se quer memorável. A animação no Estádio AXA começará às 19h30, altura em que se abrirão as portas do Palco das Paixões, sendo que um dos momentos altos da noite está marcado para as 20h05, altura em que jogadores e treinadores subirão ao relvado para se "apresentarem" aos sócios e adeptos. No final do encontro, haverá um espectáculo de pirotecnia.

Os detentores de cadeira anual têm entrada livre para este encontro, sendo que os sócios com as quotas em dia terão que desembolsar cinco euros, e o público em geral 10 euros.


CRONOGRAMA

19h30 – Abertura das portas do Estádio AXA;

20h05 – Apresentação de jogadores e treinadores;

22h45 – Espectáculo de pirotecnia.

SCBraga