News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 19/07

Started by Bruno3429, 19 de July de 2009, 07:35

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Domingos Paciência: «Fazer mais e melhor»
LANÇA MAIS UMA INDIRETA AO SEU ANTECESSOR
 
 

Dez dias no Algarve com balanço positivo. Domingos Paciência, técnico do Sporting de Braga, considera que a equipa "está melhor e começa a ficar mais sólida": "Começa a assimilar os conceitos por mim desejados em termos de movimentação."

O responsável pela formação minhota lamenta, contudo, os problemas sentidos na defesa. "Debati-me com a ausência de vários jogadores. Frechaut, Leone e Rodríguez trabalharam limitados, Moisés ainda não faz trabalho de campo e Paulão chegou já com a pré-época em andamento", referiu. "Apesar disso, os 5 golos sofridos em 4 jogos não me preocupam, pois resultaram de falta de entrosamento e de erros que em competição não se verificam", acrescentou.

Sobre Moisés, Domingos não sabe quando contará em pleno com o central. "Infelizmente passei pelo mesmo problema [pubalgia], hoje descansamos e estamos bem, mas o problema reaparece e, por isso, importa realizar um tipo de trabalho que permita uma recuperação o mais eficaz possível", sublinhou.

Em relação aos objetivos da época, Domingos quer "fazer mais e melhor", salientado que a campanha anterior "funciona sempre como referência e o Sporting de Braga poderia ter feito mais, tanto no campeonato como na Taça de Portugal e na Taça da Liga", rematando: "Pretendemos ficar acima do 5.º lugar e chegar o mais longe possível nas duas outras provas."

Hoje, o grupo folga e amanhã retoma o trabalho, visando o jogo de apresentação, na 3.ª feira, com os holandeses do Twente, futuros adversários do Sporting na pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Record

Bruno3429

Autogolo de Frechaut encerra último treino

A última manhã de trabalho em solo algarvio não podia ser mais intensa. Quase 2h30 de trabalho, com a peladinha que encerrou o trabalho a terminar num autogolo de Frechaut. "Kieszek, fala com o Frechas", gritou Vital, o sempre atento treinador de guarda-redes.


Regresso de comboio com mais dois na lista médica

O Braga voltou ontem a casa após o estágio de Portimão da mesma forma que foi para o Algarve: de comboio, numa viagem de cerca de sete horas. Entre os 31 jogadores do plantel, cinco estão lesionados, com Linz e Peixoto a serem novidade. Mas nada de grave.



Domingos quer melhorar todos os registos de Jesus
ANDRÉ MORAIS

Três semanas de trabalho e nove dias em regime de concentração total no Algarve levaram Domingos a confirmar a ideia que expôs na data da sua apresentação como sucessor de Jorge Jesus. "Se no ano passado ficámos em quinto lugar, este ano o objectivo é ficar em quarto. Fiquei com a sensação de que na época anterior o Braga poderia ter feito muito mais, quer em termos de Liga Sagres quer em termos de Taça de Portugal e Taça da Liga. Temos de pensar em fazer mais e melhor em todas estas competições", disse.

Para isso, haverá mudanças profundas em relação à forma de trabalhar do anterior treinador. Domingos nunca orientou três sessões de treino num só dia e não vai ficar com 25 jogadores no plantel. "Pretendo 27. O Braga terminou a última época com grandes dificuldades. Estamos envolvidos em quatro competições e em todas o objectivo é ganhar. E também porque há alguns que estão com muitas dificuldades na sua recuperação. Podem demorar cinco ou seis meses, ou até um ano", frisou, aludindo aos casos de Moisés, Jorginho e André Leone. Domingos sabe que contará com eles a breve trecho, mas, pela natureza das mialgias, acredita que estes podem vir a parar mais vezes. "A pubalgia é um lesão na qual hoje nos sentimos bem e amanhã temos o mesmo problema", dissecou, apoiando-se na sua experiência como jogador.

O facto de o plantel vir a contar com 27 jogadores foi a grande novidade do dia. Assim, só quatro terão de sair. Isto porque "não temos em vista qualquer entrada", referiu o treinador. Os nomes já foram definidos e até informados. A divulgação fica para mais tarde. "Não haverá lista pública. A administração está a trabalhar para resolver essas situações. Serão jogadores que pretendemos colocar", frisou. Até isso não acontecer, trabalharão integrados com o grupo. Um dos jogadores a sair será um guarda-redes, mas terá de aguardar por definições em relação a Eduardo. Petterson também deve sair para rodar, e há outros nomes que têm sido insistentemente veiculados: Madrid, Jorginho, Kalaba ou Yazalde, por exemplo.

Em relação ao trabalho desenvolvido, Domingos elogiou a equipa. "Os jogadores já estão com bom envolvimento", notou, desmentindo preocupações defensivas. "São golos que, na competição, não sofreríamos. Não tiveram a ver com o trabalho, mas com displicência e falta de entrosamento", concluiu.


"Haveria equipas mais ideais, até porque em casa são fortes"

A possibilidade de defrontar o Elfsborg na Liga Europa não agrada a Domingos por se tratar de um clube que já vai a meio da sua época. A confiança, porém, não esmorece. "Haveria equipas mais ideais. Em casa, são muito fortes. Marcaram 32 golos e só sofreram dois na última época. Mas o pensamento é passar. O Braga é de uma liga mais forte", comentou. A ideia é que o clube atinja o melhor desempenho europeu de sempre. "O ano anterior é sempre uma referência, por isso queremos fazer mais e melhor", prosseguiu. Ou seja, igualar, pelo menos, os quartos-de-final.

O Jogo

Bruno3429

Equipa está mais sólida e vai ter 27 jogadores

Vinte dias depois do início dos trabalhos, a equipa do Sp. Braga está já à imagem do novo técnico e mais próxima daquilo que será na nova época. Domingos considera que o grupo evoluiu, sobretudo, após os nove dias de estágio de pré-época, em Portimão, e garante que no arranque das competições europeias vai estar a cem por cento e motivado para entrar a vencer na nova era. Aliás, a missão passa, precisamente, por fazer melhor do que na época passada.
"A equipa está melhor do que quando começámos. Nesta altura temos vinte dias de trabalho e sinto que a equipa está melhor, nota-se que a equipa está com bons desenvolvimentos e mais sólida em termos de movimentos e daquilo que pretendo como forma de jogar", realçou, em jeito de balanço do estágio.

O Sp. Braga arranca nas competições europeias já no dia 30 e o técnico deixou claro que até lá a equipa irá ficar dentro dos moldes definidos para a nova temporada, por isso, irá ser uma equipa motivada e à procura da vitória aquela que vai entrar em campo no primeiro jogo oficial.

"O Sp. Braga habituou os adeptos na antiga Taça UEFA a chegar a uma certa fase, e o exemplo do ano passado foi que chegou aos oitavos-de-final, mas passa por fazer sempre melhor do que se tem feito no passado. Qualquer treinador e qualquer equipa quando começa uma época tem como referência a época passada. E o Sp. Braga quer fazer mais e melhor do que nas épocas passadas, ou seja, nas competições em que está envolvido ir sempre mais além e com o objectivo de ganhar", revelou o técnico.

Optimista face à qualidade do grupo e ao trabalho desenvolvido durante o estágio de pré-época, Domingos eleva a fasquia e pensa mais alto quando se fala em perspectivas para o campeo-nato.
"Na época passada, a sensação com que fiquei foi de que o Sp. Braga poderia ter feito muito mais, porque teve boas oportu-nidades, quer na Taça de Portugal e na Taça de Liga também. Olhando à época passada, só temos mesmo de pensar que podemos fazer mais e melhor do que foi feito", garantiu, apontando o quarto lugar como meta.


Os nove dias de trabalhos em Portimão deixaram Domingos com uma certeza. O plantel do Sp. Braga terá 27 jo gadores na nova época, um número mais elevado do que na temporada passada (grupo era composto por 24 atletas e Bruno Tiago que nunca chegou a ser opção devido a lesão) e a justificação prende-se com isso mesmo - lesões. O Sp. Braga terminou o campeonato com apenas 12 jogadores seniores disponíveis e o técnico quer evitar dores de cabeça.

"O número ideal que pretendo este ano para o plantel é 27 jogadores, com três guarda-redes incluídos, portanto haverá jogadores que têm de sair. Vamos procurar dentro da política do Sp. Braga que possam sair satisfeitos e procurar outras oportunidades", anunciou o treinador, acrescentando que é certa a saída de quatro atletas do actual grupo de 31 jogadores. O processo de selecção já foi feito e Domingos já decidiu com quem irá trabalhar. E até já conversou com os jogadores em questão. Na linha da frente para a saída estão Jorginho, Madrid, Peterson e Eduardo .

"No ano passado, o Sp. Braga acabou com grandes dificulda-des e é por essa situação que quero um grupo maior. A equipa está envolvida em quatro competições todas elas com o sentido de ganhar e há situações de atetas com muitas dificuldades de recuperação", lembrou o técnico. Em causa estão os casos de pubalgia em vários jogadores nesta fase de arranque, como Moisés, "lesão que pode ser para cinco ou seis meses e mesmo um ano". "A pubalgia é uma questão muito complicada de se resolver, e falo por experiência própria. Há que precaver e ter mais dois ou três jogadores no plantel".


Saídas: Jorginho, Madrid, Peterson e Eduardo na linha da frente

Domingos quer um plantel de 27 jogadores, sendo certa a saída de quatro atletas. Na linha da frente estão Jorginho (recebeu propostas da Turquia e Grécia), Madrid, o jovem Peterson (que deverá ser emprestado para rodar num clube da II Liga) e Eduardo, guarda-redes na mira de clubes estrangeiros.
A saída de um guarda-redes é certeza, mas resta esperar por propostas concretas a propósito de Eduardo e valores que agradem a António Salvador.
O presidente quer atingir 10 milhões de euros com a venda de activos, até agora contabilizam-se 2,5 milhões com a venda do passe de Luís Aguiar.

Correio Minho

Bruno3429

Paciência satisfeito com estágio no Algarve

O técnico do Sporting de Braga, Domingos Paciência, fez um balanço positivo do estágio que decorreu até ontem no Algarve.
O ex-treinador da Académica está entusiasmado com o rendimento dos atletas e fez questão de frisar que pretende melhorar as classificações em todas as provas. Os arsenalistas apresentam-se aos sócios na próxima terça-feira.

Diario Minho

Bruno3429

O Sporting Clube de Braga pode vir a defrontar a formação do Elfsborg, da Suécia, na Liga Europa.

O Sporting Clube de Braga pode vir a defrontar a formação do Elfsborg, da Suécia, na Liga Europa.
O adversário ainda não está definido, mas Domingos Paciência, Técnico do Sporting de Braga, diz que osResultados da equipa sueca vão ser tidos em conta pelo Sporting de Braga.
Em relação ao estágio que terminou este sábado em Portimão, no Algarve, Domingos Paciência, lamentou não ter contado com o plantel a cem por cento.

Antena Minho

JotaCC

Jorginho e Madrid de saída

Brasileiro e argentino têm pouco espaço na estrutura arsenalista.

Domingos Paciência quer um plantel composto por 27 jogadores para atacar com sucesso a presente campanha. Dos actuais 31, 3 ou 4 abandonarão o plantel.

O técnico não revelou os nomes dos jogadores que deixarão o plantel em breve, nem o vai fazer publicamente. Segundo A BOLA apurou, Jorginho e Andrés Madrid podem ser os homens a deixar Braga.

A BOLA


Bruno3429

Elfsborg mantém 2.º lugar
PROVÁVEL OPOSITOR NA LIGA EUROPA
 
 

O Elfsborg, provável opositor do Sp. Braga na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, venceu este domingo na visita ao Djurgarden, por 2-1, num dos jogos da 15.ª jornada, e manteve o segundo lugar na tabela classificativa do campeonato sueco, com 30 pontos, apenas 1 a menos que o líder isolado IFK Gotemburgo (bateu em casa, por 3-1, o Trelleborg).

Bajrami, aos 18 minutos, e Lucic, aos 82', marcaram os golos do Elfsborg, com Ceesay, aos 55', a apontar o tento do Djurgarden (14.º classificado).

Na 2.ª eliminatória da Liga Europa, o Elfsborg superou facilmente (3-0) o Haladás, da Hungria, no encontro da 1.ª mão, e dificilmente deixará de encontrar o Sp. Braga na eliminatória seguinte.

Record

Bruno3429

«Sp. Braga poderia ter feito mais na época passada»
Opinião de Domingos Paciência

O novo treinador do Sp. Braga, Domingos Paciência, é da opinião que o clube poderia ter feito mais na época 2008/09.

O antigo treinador da Académica tem como objectivo fazer mais nas competições nacionais: campeonato, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Maisfutebol