News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 17/07

Started by Bruno3429, 17 de July de 2009, 01:54

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Depois das vitórias nos dois treinos de ontem, o Sporting de Braga realiza apenas um treino nesdta tarde de sexta-feira. O penúltimo dia do estágio da equipa minhota no Algarve.

No último treino disputado ontem à tarde, a equipa de Domingos Paciência venceu um conjunto do Sindicato de Jogadores por 3-1.

Os golos são de Paulo César, Mateus e Meyong pelo Braga, e Fábio pela equipa adversária.

O Sporting de Braga regressa ao Minho amanhã depois de almoço, depois do estágio de pré-temporada de uma semana no Algarve.

Antena Minho

Bruno3429

Sp. Braga com dupla vitória

Dois jogos e outros tantos triunfos, foi assim o dia de trabalho do Sporting de Braga no Algarve. Primeiro foi frente ao Portimonense (2-1) e depois com uma equipa de futebolistas desempregados (3-1).

Diario Minho

Bruno3429

Sp. Braga vence dois jogos no mesmo dia
Portimonense e Sindicato de Jogadores pelo caminho

O Sporting de Braga, agora orientado por Domingos Paciência, venceu os dois encontros particulares realizados nesta quinta-feira. De manhã, a formação arsenalista ultrapassou o Portimonense (2-1). Ao final da tarde, novo triunfo, frente à equipa do Sindicato de Jogadores (3-1).

Yazalde e Paulo César marcaram os golos do Sp. Braga frente ao Portimonense, equipa do segundo escalão. O Sindicato de Jogadores, segundo adversário do dia, ainda logrou conquistar uma vantagem precoce, mas os minhotos deram a volta ao resultado. Paulo César marcou mais um golo, com Matheus e Meyong a selarem o resultado final.


Europa: Sporting e Braga conhecem adversários na sexta-feira
Segunda pré-eliminatória já arrancou


A segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões já arrancou, com os primeiros encontros da primeira mão. Enquanto se definem os confrontos, o sorteio da terceira ronda de acesso à prova, onde entrará o Sporting, está marcado já para a próxima sexta-feira, pelas 11h.

O Partizan de Moreira confirmou desde logo o seu favoritismo, ao vencer por 4-0 no terrenos dos galeses do Rhyl. O Apoel, dos portugueses Hélio Pinto, Nuno Morais e Paulo Jorge, reforço já desta época, também deu um passo de gigante rumo à segunda ronda, ao venceu por 2-0 em casa do Streymur, das Ilhas Faroe.

O Sporting parte para o sorteio com estatuto de cabeça-de-série. Sparta Praga (Rep. Checa), Dínamo Bucareste (Roménia), Twente (Holanda), Dínamo Moscovo (Rússia), Sivasspor (Turquia) são os potenciais adversários. Nesta ronda. Se seguir em frente, a equipa leonina terá adversários mais perigosos no «play-off» de acesso: Arsenal, Ol. Lyonnais, Estugarda, Fiorentina ou At. Madrid.

As 12h30, será a vez do Sp. Braga conhecer o seu rival na 3ª pré-eliminatória da Liga Europa. O Paços de Ferreira já iniciou a sua participação na competição, enquanto Benfica e Nacional da Madeira entram mais tarde em acção.

Maisfutebol

Bruno3429

Sp. Braga vence segundo jogo do dia
Por João José Pedro

O Sp. Braga impôs-se por 3-1 no jogo-treino disputado ao final da tarde de quinta-feira, no Algarve, com a equipa do Sindicato de Jogadores.

Paulo César, Mateus e Meyong apontaram os golos dos 'arsenalistas', pertencendo a Fábio o tento de honra da equipa do Sindicato.

De manhã, a equipa de Domingos Paciência derrotou o Portimonense por 2-1.

A Bola

Bruno3429

TRIUNFO POR 3-1 FRENTE AO SINDICATO DE JOGADORES


Os Gverreiros do Minho venceram o Sindicato de Jogadores por 3-1, no segundo jogo-treino realizado quinta-feira. Apesar da desvantagem madrugadora, o SC Braga rapidamente fez valer toda a sua qualidade, tendo invertido a marcha do marcador com golos de Paulo César, Matheus e Meyong.

O treinador do SC Braga, Domingos Paciência, apresentou o seguinte onze inicial: Kieszek, Filipe Oliveira, Paulão, Ney, Edimar, Fernando Alexandre, Mossoró, Kalaba, Paulo César, Matheus e Meyong.

Na sexta-feira, dia 17 de Julho, os Gverreiros do Minho irão treinar às 18h00, no campo de apoio ao Hotel da Penina, no Alvor. A sessão de trabalhos decorrerá à porta aberta a sócios, adeptos e jornalistas.

SCBraga

Bruno3429

Braga ganha dois jogos num dia no estágio algarvio


Portimonense e Sindicato de Jogadores foram os adversários batidos pela nova equipa de Domingos Paciência.
O Sp. Braga impôs-se por 3-1 no jogo-treino disputado, ao final da tarde desta quinta-feira, no Algarve, com a equipa do Sindicato de Jogadores.

Paulo César, Mateus e Meyong apontaram os golos dos 'arsenalistas', pertencendo a Fábio o tento de honra da equipa do Sindicato.

De manhã, a equipa de Domingos Paciência derrotou o Portimonense por 2-1.

Balanço positivo neste estágio dos minhotos a decorrer nas instalações da Penina.

Radio Renascença

Bruno3429

Ritmo já é muito forte mas falta poder de fogo
EQUIPA BRACARENSE VENCE (2-1) PORTIMONENSE
 


No capítulo físico o Sporting de Braga respira saúde, com um "pulmão" enorme, mas a qualidade de jogo ainda está longe do desejável - e nem outra coisa seria de esperar nesta fase da pré-temporada -, embora vá chegando para contar por vitórias todos os jogos disputados. Freamunde e Bristol foram os primeiros a ser derrotados.

O Portimonense foi porventura o adversário mais exigente até ao momento e o golo do triunfo só surgiu ao cair do pano. O Sporting de Braga exerceu claro domínio, perante um adversário com melhores argumentos que na época passada, mas a um maior volume de jogo não correspondeu um maior número de oportunidades de golo. Ficaram claras algumas opções de Domingos Paciência e parece evidente que Rodrigo Possebon e Diogo Valente vão entrar "de caras" na equipa, pois têm merecido oportunidades entre o denominado grupo dos titulares.

O técnico vai manter-se fiel ao 4x3x3 das últimas épocas e em nenhum momento dos três jogos disputados no estágio algarvio testou outro esquema, apesar de contar com três pontas-de-lança e outros homens de características ofensivas que permitiram eventuais variações. Yazalde, um dos candidatos à dispensa, procurou mostrar serviço e aproveitou um erro de Ricardo Pessoa para marcar, num remate colocado, e até ao intervalo o Portimonense esteve à beira do empate em duas ocasiões: num remate de Ruben a um poste e num grande momento do guarda-redes Eduardo, que susteve um livre de Nélson Pedroso e defendeu também a recarga de Pires.

O ritmo, na 2.ª parte, não foi tão elevado, até por força do calor, mas os minutos finais conheceram grande animação. Traoré empatou numa jogada de insistência pela direita e Paulo César marcou, a cruzamento de Filipe Oliveira, numa combinação que por pouco não dera golo momentos antes.

Record

Bruno3429

Sp. de Braga vence dois no mesmo dia


E vão três. três vitórias do Sporting de Braga nos três primeiros testes da nova época. Depois do Freamunde e Bristol City, foi a vez do Portimonense, num ensaio com sentido único e um triunfo claro por 2-1, com dois onzes testados por Domingos Paciência.

Completamente vitorioso neste arranque de época, o Sp. Braga deixa no ar bons indicadores e o sinal claro de um plantel com qualidade reforçada para atacar a nova temporada. Assente no também já evidente 4x3x3, Domingos voltou a apresentar um onze diferente dos últimos dois encontros, com apenas seis repetentes do jogo de sábado com os ingleses.

Apesar das experiências, a verdade é que há já quatro peças que o novo técnico encara como 'titulares' e foram opção inicial nos três ensaios: João Pereira, Vandinho, César Peixoto e Alan - aliás, jogadores determinantes no esquema táctico da época passada.
Disputado a um ritmo elevado para esta fase inicial, o jogo-treino revelou um Sp. Braga veloz pelas alas e um meio-campo coeso, à imagem do que Domingos vai pedindo durante os treinos.

Yazalde abriu o marcador com um potente remate cruzado em arco, aos 27 minutos, e Eduardo negou o empate pouco depois, após um livre de Adriano e uma recarga forte de Pires.
> Na segunda parte, Domingos colocou uma nova equipa em campo e, na estreia de Cristiano na baliza, o jovem guarda-redes viu Traoré empatar o jogo, na sequência de um desentendimento com Ney. A resposta não tardou e uma grande jogada de Filipe Oliveira pela direita ofereceu a Paulo César o golo da vitória minhota, já perto do apito final.


Máquina de ataque

Cem por cento vitorioso, o Sporting de Braga espalha já charme dentro das quatro linhas. No segundo teste do dia, a equi-pa minhota voltou a vencer - a quarta vitória na fase de pré-época - por 3-1, o Sindicato dos Jogadores. Domingos testou, novamente, dois onzes - desta vez o inicial foi o que entrou na segunda parte do jogo da manhã com o Portimonense - e teve frutos no ataque, com três golos, toques de classe e bons porme-nores técnicos.

O Sindicato até entrou a marcar, por intermédio de Fábio logo aos quatro minutos, mas Filipe Oliveira esteve endiabrado na direita e cruzou para Paulo César empatar o resultado. Matheus, numa jogada individual, atirou em cheio para um grande golo e, antes do intervalo, Filipe Oliveira, numa excelente jogada, ofereceu a Meyong o terceiro golo. São já onze golos na máquina de ataque arsenalista, com uns guerreiros a mostrarem classe e garra.

Correio Minho

Bruno3429

Paulo César na luta
ANDRÉ MORAIS

Linz e Meyong não podem achar que a luta pelo único lugar vago no eixo do ataque se resume a eles os dois. Paulo César disse-o ontem e logo a dobrar. A par de Filipe Oliveira (três assistências para golo), foi ele o grande destaque do duplo teste arsenalista. Primeiro contra o Portimonense, numa execução de cabeça a dar a vitória na recta final. À tarde contra o Sindicato de Jogadores, num remate à entrada da área que lançou a reviravolta. Domingos aplaudiu e o brasileiro somou pontos. Mesmo a jogar durante largo período como extremo-direito.

O dia do Braga teve dois jogos marcados pela forma como os jogadores que teoricamente são segunda opção se quiseram mostrar ao treinador. Além de Paulo César e Filipe Oliveira, também Yazalde, Kalaba, Fernando Alexandre, Mossoró e Matheus se destacaram. O treinador construiu dois onzes que jogaram sensivelmente o mesmo tempo, com repartições diferentes de jogo para jogo. O primeiro, mais exigente, foi para a primeira equipa se entrosar. O segundo deu espaço aos restantes. No próximo encontro da agenda, terça-feira contra o Twente, o treinador terá mais dificuldades em definir a equipa. É que depois do fulgor inicial, alguns estão a perder gás. As dúvidas permanecem e estamos apenas a 13 dias do primeiro jogo oficial da época.

Os jogos de ontem confirmaram ainda aquilo que os anteriores já indiciavam. A equipa ataca bem, mas cede muito espaço na retaguarda. Apesar de 100% vitoriosos, os guerreiros já sofreram cinco golos em quatro jogos. Todos com equipas secundárias.


Portimonense 1 - Braga 2
Campo da Penina, Portimão

Árbitro Nuno Alvo (AF Algarve)

Treinador Lito vidigal

Alê, Ricardo Pessoa, Calad, Ruben, Nélson Pedroso, Adriano, Pedro Moita, Vasco Matos, Aragoney, Igor, Pires

Jogaram ainda: Pedro Silva, João Vítor, Mailson, Fausto, Nilson, Balú, Diogo, Anderson, Brito, Bruno Filipe, Traoré e Codó

Treinador domingos paciência

Eduardo, João Pereira, Frechaut, Rodriguez, Evaldo, Vandinho, Possebon, César Peixoto, Alan, Yazalde, Diogo Valente

Jogaram ainda: Linz, Peña, Madrid, Cristiano, Filipe Oliveira, Paulão, Ney, Edimar, Fernando Alexandre, Mossoró, Kalaba, Paulo César e Matheus

ao intervalo 0-1

GoLOS 27' Yazalde, 75' Traoré, 90' Paulo César

CARTÕES nada a assinalar


Braga 3 - Sindicato de jogadores 1
Campo da Penina, Portimão

Árbitro Nuno Alvo (AF Algarve)

Treinador Domingos paciência

Kieszek, Filipe Oliveira, Paulão, Ney, Edimar, Fernando Alexandre, Mossoró, Kalaba, Paulo César, Meyong, Matheus

Jogaram ainda: Madrid, Peña, Mário Felgueiras, João Pereira, Leone, Frechaut, Evaldo, Vandinho, Possebon, César Peixoto, Alan, Yazalde e Diogo Valente

Treinador José carlos/rebelo

Aguinaldo, Chevela, Filipe Duarte, Filipe Martins, Bruno Basto, Fábio, Sufrim, Tiago Lemos, Demba, Emiliano Té, Dionísio

Jogaram ainda: Miguel Pinto, Adilson, José Pedro, Tiago Figueiredo, Miguel Soares, Barracho

n ao intervalo 3-1

GoLOS 4' Fábio, 18' Paulo César, 42' Matheus, 45' Meyong CARTÕES nada a assinalar


Frechaut finalmente apto e Madrid foi deslocado

Frechaut integrou os dois jogos sem qualquer limitação física e aparentemente está completamente recuperado e apto a discutir um lugar no eixo da defesa. Ao contrário do Leone, que só jogou 25 minutos, o polivalente nunca se poupou a esforços. Madrid jogou novamente deslocado, como central, e pouco tempo em cada jogo. Mais um sinal de que deverá sair.


Os novos

Paulão

Sem qualquer tipo de problemas em nenhum dos jogos. Desta feita alinhou ao lado da segunda equipa e o entendimento com Ney não foi o ideal. Mas o brasileiro é inteligente, forte na marcação e impiedoso pelo ar e assim resolveu as (poucas) situações complicadas com que se deparou. Foi muito solicitado nas bolas paradas, mas a sorte deve ter ficado no quarto do hotel.


Ney
No Estrela estava habituado a defender constantemente. No Braga passa grande parte do tempo a ver os colegas da frente jogar. Isto não desculpa a falha que teve contra o Portimonense e na qual resultou o golo dos algarvios. O desentendimento com Cristiano era desnecessário. Contra o Sindicato, limitou-se a cumprir. Mas quase marcava de cabeça.


Possebon
Deste brasileiro começa a ser hábito dizer que não sabe jogar mal. Porque, mesmo mais apagado do que o costume, são seus os melhores passes de transição do primeiro jogo. A elegância com que joga encanta, mas às vezes ficamos com a sensação que deveria imprimir um pouco mais de velocidade. À tarde viu-se noutro capítulo, o remate. E quase era bem sucedido.


F. Alexandre
Acredita que é tão bom como os rivais e faz por mostrá-lo. Ontem foi sempre trinco e, mesmo diferente de Vandinho, foi igualmente eficaz. Recuperou poucas bolas porque o Braga atacou quase sempre, mas integrou-se bem no processo ofensivo sem descuidar a cobertura à subida dos laterais.


Peña
Dirá que é difícil mostrar algo nos 20 minutos que soma a cada jogo que passa. E tem razão. Mas para a reclamar terá de fazer mais qualquer coisa. Ter bons pés não chega e ao venezuelano falta capacidade física e táctica. Precisa de tempo para se adaptar e aprender a defender.


Diogo Valente
Não esteve particularmente feliz nas situações de 1x1 e nos cruzamentos de que tanto gosta. A equipa preferiu jogar pela direita e assim acaba prejudicado sem ter grandes responsabilidades. A determinação com que aborda os lances permite recuperar algumas bolas. Mas perdeu pontos para Matheus.


Peña pode integrar lista de dispensas

Um dos maiores reforços do Verão pode ser um dos primeiros a serem dispensados. Louis Peña já confirmou que ainda não está adaptado ao futebol português e o tempo que precisa não se enquadra dentro do quadro competitivo do Braga, que exige a disponibilidade dos melhores a qualquer momento para fazer face ao apertado calendário. Assim, a II Liga pode receber Peña e dotá-lo de mais velocidade e capacidade física, numa situação idêntica à que Kalaba viveu o ano passado.Nos últimos três jogos, o médio foi sempre o menos utilizado.


Salvador viu o jogo da tarde

Depois de Carlos Freitas, ontem foi a vez do presidente António Salvador chegar a Portimão. Salvador ainda viu o jogo da tarde, sempre na companhia do manager, com quem terá debatido a situação actual do plantel, em matéria de contratações e dispensas. No final do jogo, deteve-se à conversa com Domingos Paciência. O presidente deve ficar até sábado.


Abraço emocionado

Tal como prometido, Fernando Alexandre abraçou Lito Vidigal, o treinador que o lançou na Liga Sagres, na época passada pelo Estrela da Amadora. Ney também conviveu com o técnico do Portimonense, mas o dia foi de mais reencontros. João Pereira e Frechaut, por exemplo, saudaram o desempregado Bruno Basto.


Estreia de cristiano

Não foi particularmente feliz, mas uma estreia é sempre de assinalar. O guarda-redes Cristiano jogou pela primeira vez na equipa principal. Foi mal batido, mas tem desculpa: ainda está a aprender.


No sorteio em Nyon

Pedro Pereira, secretário técnico, será o representante do Braga no sorteio de hoje da Liga Europa, a realizar hoje (11 horas) em Nyon, na Suíça. Por norma é Rui Casaca a viajar, mas o director-executivo lidera a comitiva que estagia em Portimão.

O Jogo

JotaCC

Leões conhecem hoje adversário

Sorteio em Nyon.

O Sporting parte como cabeça-de-série para o sorteio da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que se realiza hoje em Nyon, fugindo a alguns conjuntos mais conceituados nesta fase da prova. Os vice-campeões portugueses poderão encontrar, nesta ronda, os checos do Sparta de Praga, os holandeses do Twente, os russos do Dínamo de Moscovo, os romenos do Timisoara ou os turcos do Sivasspor.

O Sporting tem o segundo melhor coeficiente das 10 equipas que integram o "caminho dos segundos melhores", o que lhe permitiu fugir aos ucranianos do Shakhtar Donestsk, vencedores da última edição da Taça UEFA, aos gregos do Panathinaikos, aos escoceses do Celtic e aos belgas do Anderlecht.

Apesar de partirem como favoritos para a terceira pré-eliminatória, cujos jogos terão lugar nos dias 28 ou 29 de Julho e 4 ou 5 de Agosto, os leões não terão tarefa fácil para se juntarem ao F. C. Porto na fase de grupos da Champions.

É que, caso passe a terceira pré-eliminatória, o Sporting terá como possíveis adversários, no "play-off", o Atlético de Madrid (quarto classificado da Liga espanhola na época passada), a Fiorentina (quarta posição na Série A italiana), o Estugarda (terceiro lugar na Bundesliga), o Celtic e o Anderlecht (estes dois se também passarem a terceira pré-eliminatória). As equipas eliminadas no play-off da Liga dos Campeões têm entrada directa na fase de grupos da Liga Europa.

Também hoje, o Sporting de Braga ficará a conhecer o seu adversário na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, num sorteio em que estará também, embora à condição, o Paços de Ferreira, sendo que as duas equipas lusas serão cabeças-de-série.

JN

JotaCC


Dario Andrade assina pelo FC Porto

O FC Porto já começou a definir a nova época no Campeonato da Liga. Depois do anúncio do abandono da carreira de Manuel Arezes, o emblema «azul e branco» dá agora conta da entrada de um novo jogador. Trata-se de Dario Andrade que representava o ABC de Braga.O ponta-esquerda assinou ontem com os «dragões» um contrato válido para as próximas três épocas.


O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Braga à espreita

O sorteio para a terceira eliminatória da Liga Europa realiza-se hoje na sede da UEFA, e o Sporting de Braga será um dos cabeças-de-série de um evento que se realiza ainda à condição. À condição, porque não se sabe ainda quais são as equipas que ultrapassam a segunda ronda, o que desde logo implica pequenos acertos.

Por não serem conhecidas ainda as equipas qualificadas para a segunda ronda, a UEFA apontou também como cabeças-de-série os conjuntos teoricamente favoritos à qualificação. Se estes forem eliminados, a equipa que prosseguir em frente assume o seu lugar de cabeça-de-série no sorteio. Por isso mesmo, também o Paços de Ferreira terá esse privilégio se vencer em casa o Zimbru. Se tal suceder, os pacenses já sabem que não defrontarão os bracarenses, sendo esse o único condicionalismo para os dois emblemas.

A armada de Chipre - com muitos portugueses nas suas equipas - e os clubes da Sérvia e da Croácia serão adversários a evitar.


CABEÇAS-DE-SÉRIE

Roma (Itá.) Larissa (Gré.)

PSV Eindhoven (Hol.) Elfsborg (Sué.)

Hamburgo (Ale.) Young Boys (Suí.)

Steaua (Rom.) Falkirk (Esc.)

Fenerbahce (Tur.) Motherwell (Esc.)

Basileia (Suí.) Cherno More Varna (Bul.)

Lille (Fra.) Gent (Bél.)

BRAGA (POR.) Randers (Din.)

Club Brugge (Bél.) Valerenga (Nor.)

Galatasaray (Tur.) Sigma Olomouc (R. Che.)

Áustria Viena (Aus.) Fredrikstad (Nor.)

Rosenborg (Nor.) Legia (Pol.)

Aalborg (Din.) Sturm Graz (Áus.)

Metalist (Ucr.) Dínamo Tbilissi (Geó.)

Atlético Bilbau (Esp.) Vojvodina (Sér.)

Hapoel Tel-Aviv (Isr.) Sevojno (Sér.)

Fulham (Eng.) Maccabi Netanya (Isr.)

CSKA Sófia (Bul.) Bnei Yehuda (Isr.)

OB Odense (Din.) APOP (Chi.)

Lech Poznan (Pol.) Omonia Nicosia (Chi.)

Slovan Liberec (R. Che.) IFK Gotemburgo (Sué.)

Estrela Vermelha (Sér.) MFK Kosice (Eslq.)

Anorthosis Famagusta (Chi.) Spartak Trnava (Eslq.)

Aberdeen (Esc) St. Patrick's (Irl.)

Krylia Sovetov (Rús.) Derry City (Irl.)

Brondby (Din.) Nova Gorica (Esl.)

Metalurg (Ucr.) Polónia Varsóvia (Pol)

Helsingborg (Sué.) Hajduk Split (Cro.)

Vaslui(Rom.) NK Rijeka (Cro.)

PAOK (Gré.) Slaven Koprivnica (Cro.)

MSK Zilina (Esl.) Rabotnicki Skopje (Mac.)

Tromso (Nor.) HJK Helsínquia (Fin.)

Rapid Viena (Áus.) Honka Espoo (Fin.)

PAÇOS DE FERREIRA (POR.) Ljubljana (Esl.)

NAC Breda (Hol.) Honved Budapeste (Hun.) 



Sub-21 regressam

A Selecção de Sub-21, que, em Agosto, disputará o Mundial do Egipto, recomeça hoje os trabalhos, instalando-se em Guimarães, depois da primeira fase de estágio se ter realizado em Rio Maior. O seleccionador nacional, Rolando Freitas, mantém o grupo e aumenta a intensidade da preparação, estando agendados três jogos particulares com o país anfitrião do Campeonato do Mundo, o Egipto. As partidas terão lugar no pavilhão do Xico Andebol, sábado e domingo, às 18 horas, e, na segunda-feira, pelas 14h30 horas. Desmarcados ficaram os encontros frente aos espanhóis, previstos para Gijón, por desistência à última hora da equipa vizinha. Antes de partir para o Egipto, no dia 1 de Agosto, o grupo volta a concentrar-se no dia 29 de Julho. Já no Egipto, Portugal realiza dois jogos-treino frente ao Brasil e Líbia, antes do início da fase final do Campeonato do Mundo, de seis a 19 de Agosto. Do actual grupo de trabalho, ainda serão dispensados dois jogadores.

Convocados

Guarda-redes: Bruno Dias (ABC), José Lopes (Sporting). Primeira-linha: Rúben Pacheco (Belenenses), Tiago Pereira (ABC), Pedro Seabra (S. Bernardo), Pavel Tsiunchyk (Benfica), Wilson Davyes (FC Porto), Fábio Magalhães (ABC), Elledy Semedo (Belenenses), Jorge Silva (FC Porto), Pedro Maia (S. Bernardo), João Ferraz (Xico). Segunda-linha: Pedro Portela (Sporting), António Areia (Belenenses), Fábio Antunes (ABC), Ricardo Pesqueira (A. Santas) e João Antunes (Benfica).



O JOGO

JotaCC

Sporting Braga também conhece hoje primeiro rival

A partir da 12.30 (hora de Lisboa) começa a definir-se o futuro europeu do Sporting de Braga 09/10. Em Nyon (Suíça), além da Liga dos Campeões [ver textos da página], também anda à roda a terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

O Paços de Ferreira entra no sorteio, à condição, pois ainda luta em campo pela presença nesta fase da prova (começou ontem a disputá-la, ante o Zimbru Chisinau). Mas a presença do Sp. Braga já é certa.

Os minhotos são um dos mais fortes concorrentes que entram agora em competição - com melhor coeficiente do ranking da UEFA só há cinco equipas: Roma, PSV Eindhoven, Hamburgo, Fenerbahçe e Lille. A lista de potenciais rivais é longa (os clubes a sorteio vão desde o conhecido IFK de Gotemburgo ao incógnito LK de Ljubliana). E aos minhotos resta a certeza de que entrarão em competição ainda em Julho: a primeira mão da eliminatória decorre dia 30, a segunda é a 6 de Agosto.

A novel Liga Europa, prova feita à imagem da Liga dos Campeões e que sucede à Taça UEFA, tem ainda uma quarta pré-eliminatória antes da sua fase de grupos. É aí que vão entrar em competição os outros dois concorrentes portugueses: Benfica e Nacional, respectivamente 3.º e 4.º classificado da Liga 2008/09.

Esse último play-off decorre nos dias 20 e 27 de Agosto e recebe grandes europeus, como Werder Bremen, Valência, Ajax ou Lazio, além dos 15 eliminados da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Em caso de azar, um deles pode ser o Sporting.


DN

JotaCC

Arsenalistas defrontam Elfsborg ou Haladás
P. FERREIRA PODERÁ DESLOCAR-SE A ISRAEL OU LETÓNIA
   
O sorteio da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa ditou que o Sporting de Braga vá defrontar o vencedor do encontro entre os suecos do Elfborg e os húngaros do Haladás. Já o Paços de Ferreira, caso ultrapasse os moldavos do Zimbru Chisinau, medirá forças com os israelitas do Bnei Yehuda ou o FC Dinaburg, da Letónia.

Os arsenalistas, que surgiram como cabeças-de-série no sorteio que teve lugar em Nyon (Suíça) ao início da tarde, viajarão muito provavelmente até à Suécia, pois o Elfsborg bateu os adversários, por 3-0, na 1.ª mão da 2.ª eliminatória, que teve lugar na quinta-feira.

Quanto aos pacenses, que empataram ontem na capital moldava, precisam ainda vencer o Zimbru na 2.ª mão para poderem começar a pensar no próximo embate, que tudo aponta ser com o Bnei Yehuda, pois os israelitas golearam (4-0) os rivais na 1.ª mão.

RECORD

JotaCC

«Sporting e Braga podem sonhar com a fase de grupos» - José Manuel Freitas

Para o editor de futebol internacional do jornal A BOLA, o sorteio da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões e da Liga Europa foi favorável às equipas portuguesas.

Na Liga dos Campeões, José Manuel Freitas refere que o Sporting vai encontrar pelo caminho uma equipa de um futebol que se assemelha de certa forma ao português, mas realça que «o histórico dos leões com equipas holandesas é extremamente positivo», pelo que a «equipa de Alvalade tem todas as condições para seguir em frente».

Já o Sporting de Braga vai jogar a 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa com o vencedor do encontro que opõe o Elfsborg, da Suécia, ao Haladás, da Hungria e, embora desconheça o valor da equipa húngara, o jornalista recorda que o «O Elfsbor é uma equipa sueca do meio da tabela». Acrescenta ainda que a «qualidade do Sporting de Braga», aliada ao facto de «no quadro actual do futebol português, ser claramente o quarto grande», permite aos minhotos abordar esta partida com maior confiança e optimismo.


Sp. Braga na Suécia ou na Hungria

O Sporting de Braga vai jogar a 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa com o vencedor do encontro que opõe o Elfsborg, da Suécia, ao Haladás, da Hungria. O Paços de Ferreira também já conhece os possíveis adversários da 3.ª pré-eliminatória, caso passe o Zimbru, da Moldávia.

No jogo da primeira «mão» da 2.ª pré-eliminatória, o Elfsborg recebeu e venceu o Haladás por 3-0 e está bem encaminhado para encontrar os minhotos na eliminatória seguinte, marcada para 30 de Julho (1.ª «mão») e 6 de Agosto (2.ª ronda).

Quanto ao Paços de Ferreira - empatou (0-0) com o Zimbru na Moldávia para a 2.ª pré-eliminatória -, se garantir a passagem à fase seguinte, vai defrontar o vencedor do 'play-off' que opõe o Bnei Yehuda (Israel) ao Dinaburg (Letónia). Os israelitas seguem em vantagem depois de vencerem em casa o Dinaburg por 3-0. Os pacenses arrancam a 3.ª pré-eliminatória fora, disputando o jogo decisivo em Guimarães.

Sorteio da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa:
FK Sarajevo (BOS)/Spartak Trnava (SVQ) - Zestafoni (GEO)/Helsingborgs (SUE)
Fredrikstad (NOR) - Lech Poznan (POL)
FC Differdange (LUX)/Rijeka (CRO) - Metalist Kharkiv (UCR)
Naftan Novopolotsk (BLR) - Gent (BEL)/Roma (ITA)
Vaslui (ROM)/Omonia (CHP) - Tórshavn (FRO)
Aalborg (DIN)/Slavija Sarajevo (BOS) - MFK Kosice (SVQ)
Göteborg (SUE) - Hapoel (ISR)
PSV Eindhoven (HOL)/Cherno More Varna (BUL) - Iskra-Stali (MAC)
Metalurh Donetsk (UCR)/Minsk (BLR) - Ljubljana (SVN)
Vålerenga (NOR) - PAOK (GRE)
APOP (CHP)/Rapid Viena (AUT) - Vllaznia (ALB)
Honka Espoo (FIN)/Bangor (GAL) - Rosenborg(NOR)/Qarabag (AZE)
Falkirk (ESC)/Vaduz (LIE) - Slovan Liberec (CHE)
St. Patrick's (IRL)/Valletta FC (MAL) - Sovetov Samara (RUS)
Suduva (LIT)/Randers (DIN) - Hamburgo (ALE)
Dínamo Minsk (BLR)/Tromso (NOR) - Milano (MAC)/Slaven Koprivnica (CRO)
Brondby (DIN)/Flora (EST) - Legia Warszawa (POL)/Olimpi Rustavi (GEO)
Vojvodina (SER) - Austria Viena (AUT)
CSKA Sofia (BUL) - Skonto (LET)/Derry City (IRL)
Steaua Bucureste (ROM)/Újpest (HUN) - Flamurtari (ALB)/Motherwell (ESC)
Zilina (SVQ)/Dacia Chisinau (MDA) - Hajduk Split (CRO)
Sp. Braga (POR) - Elfsborg (SUE)/Haladás (HUN)
Aberdeen (ESC)/Sigma Olomouc (CHE) - Fram Reykjavík (ISL)
Rabotnicki (MAC)/Crusaders (NIR) - Odense (DIN)
Kaunas (LIT)/Sevojno (SEV) - Lille (FRA)
Anorthosis Famagusta (CHP) - Petrovac (MNE)/Sturm Graz (AUT)/Siroki Brijeg (BIH)
Fenerbahçe (TUR) - Honvéd (HUN)
Bnei Yehuda (ISR)/Dinaburg (LET) – P. Ferreira (POR)/Zimbru (MOL)
Club Brugge (BEL) - Gorica (SVN)/Lahti (FIN)
Ath. Bilbao (ESP) - Young Boys (SUI)
Reykjavík (ISL)/Larissa (GRE) - Basileia (SUI)/Santa Coloma (AND)
Tobol Kostanay (CAZ)/Galatasaray (TUR) - Wanderers (MAL)/Maccabi Netanya (ISR)
Liepajas Metalurgs (LET)/Dinamo Tbilisi (GEO) - Rudar Velenje (SVN)/Crvena Zvezda (SER)
Warszawa (POL)/Juvenes-Dogana (SMR) - NAC (HOL)/Gandzasar Kapan (ARM)
Vetra (LTU)/Helsinki (FIN) - Fulham (ING)

A BOLA

JotaCC

Braga já conhece adversários

Os minhotos vão defrontar os suecos do Elfsborg ou os húngaros do Haladás na terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol, ditou o sorteio desta sexta-feira, realizado em Nyon, Suíça.

Ainda a disputar a segunda pré-eliminatória, o Paços de Ferreira poderá encontrar, caso se qualifique, os israelitas do Bnei Yehuda ou os letões do Dinaburg.

O Sporting de Braga receberá a 30 de Julho o Elfsborg ou o Haladás e jogará fora a segunda mão a 06 de Agosto. O conjunto sueco, do veterano Henrik Larsson, leva vantagem de momento, depois de ter vencido por 3-0 na primeira mão.

O Paços de Ferreira empatou a zero na deslocação ao terreno do Zimbru Chisinau e parte com vantagem para o encontro da segunda mão, no Estádio da Mata Real, a 23 de Julho.

Caso se qualifique, o Paços de Ferreira joga fora a primeira mão frente ao Dinaburg ou ao Bnei Yehuda, que venceu o primeiro jogo por claros 4-0.

Os vencedores da terceira pré-eliminatória qualificam-se para o "play-off" da Liga Europa, no qual já estão Benfica e Nacional da Madeira.

O JOGO

JotaCC

Liga Europa: Sp. Braga com dois potenciais adversários
P. Ferreira também já sabe quem pode seguir-se


O Sp. Braga defronta na terceira pré-eliminatória da Liga Europa o vencedor do confronto entre os suecos do Elfsborg e os húngaros do Haladas, segundo ditou o sorteio realizado esta sexta-feira. Os suecos são claros favoritos, depois de terem vencido por 3-0 a partida da primeira mão.

O P. Ferreira, que na quinta-feira empatou sem golos em casa do Zimbru Chisinau, também já tem ideia de quem defrontará, em caso de apuramento. O confronto seguinte será com o vencedor da eliminatória entre os israelitas do Bnei Yehuda Tel Aviv e o Dinaburgo. A equipa israelita venceu a primeira mão, em casa, por 4-0.

Os encontros jogam-se a 30 de Julho e 6 de Agosto.

MAIS FUTEBOL