News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/07

Started by JotaCC, 16 de July de 2009, 08:00

Previous topic - Next topic

JotaCC

Um dia de decisões
DOMINGOS VAI DEFINIR POSSÍVEIS DISPENSADOS
   
O técnico do Sp. Braga, Domingos Paciência, trabalhou ontem com 31 jogadores, situação que não irá repetir-se muitas mais vezes: os dois jogos agendados para hoje (Portimonense, às 10 horas, e Sindicato dos Jogadores, às 18) permitirão desfazer uma ou outra dúvida em relação à lista dos dispensados.

Um dos quatro guarda-redes em estágio não irá integrar o grupo e Peterson, Kalaba e Yazalde são há muito apontados como elementos que poderão rodar noutros clubes, sabendo-se ainda que o Sporting de Braga pretende desligar-se de Jorginho e estuda, no mercado, possibilidades de fazer dinheiro com alguns dos seus ativos mais sonantes.

Os bracarenses chegaram ao estágio no Algarve com muitas limitações físicas mas, gradualmente, o panorama desanuviou-se e ontem Moisés, que até agora apenas trabalhara no ginásio, já fez corrida no campo da Penina. Jorginho treinou-se ainda com limitações e Possebon, Peterson e Leone saíram mais cedo, numa sessão concluída com João Pereira.

Kalaba marca pontos

O médio zambiano Kalaba, de 22 anos, sabe que pode voltar a ser emprestado, como na época passada em que rodou no Gil Vicente - clube interessado em manter o seu concurso. "Estou a trabalhar arduamente para ter sucesso no Sp. Braga. Se tiver a possibilidade de integrar o plantel, excelente, senão veremos. Posso voltar ao Gil Vicente", resume quem até possibilidades de se manter no plantel. Entre Jesus e Domingos, Kalaba elege o último: "Gosto mais da sua forma de trabalhar."

RECORD

JotaCC

Luta acesa no onze



Está ainda longe de se vislumbrar qual será o onze da era de Domingos Paciência. Com um leque de 31 jogadores ainda no plantel - a triagem apenas será feita no final do estágio - a única certeza é que o novo sistema táctico 4x3x3 terá alguns dos pilares da época passada, mas há várias caras novas numa luta renhida pela conquista de um lugar no onze. Aliás, uma luta saudável, que deixa transparecer a qualidade de um plantel e a entrega gigante que se vê em campo a cada sessão de trabalho.

Na defesa, Paulão e Rodriguez têm formado uma das duplas de eleição, e a lesão de Moisés pode indicar que será uma forte possibilidade no início das competições, enquanto no meio-campo Vandinho tem o lugar assegurado a trinco e vê César Peixoto e Possebon como fortes candidatos a completarem o trio.

O jovem médio emprestado pelo Manchester United revela movimentações inteligentes, mas Fernando Alexandre (tem rodado com Possebon nos testes) tem mostrado qualidades técnicas e bons pormenores durante os treinos, tanto numa posição mais recuada como mais ao ataque.
A disputa passa ainda por Diogo Valente e Matheus que lutam pela ala esquerda - ambos se têm afirmado pelos fortes cruzame ntos - enquanto Alan e Kalaba têm sido explorados na direita.

O jovem da Zâmbia vai levando vantagem sobre Peterson e Yazalde e poderá mesmo ser opção para a nova temporada.
Na frente de ataque, aí sim, a luta é bem mais cerrada e o braço-de-ferro é entre Linz e Meyong, que somam já dois golos cada nos primeiros jogos-treino.

Um 'reforço' da época passada

Sem jogar desde Fevereiro, o longo calvário de Moisés parece ter já um fim à vista. Visivelmente mais satisfeito com os últimso diagnósticos, o defesa-central brasileiro caminha, a passos largos, para a recuperação e tudo indica que poderá mesmo ser um 'reforço' para o arranque do campeonato.
Depois de seis dias de trabalho de ginásio, Moisés subiu, ontem, ao relvado pela primeira vez - apesar de ter sido uma ligeira aparição - para uma corrida acompanhado pelo fisioterapeuta Hugo Morais.
O brasileiro ainda não estará a cem por cento no arranque da Liga Europa, mas deverá mesmo ser reintegrado no grupo de trabalho em Braga e ser mais uma das opções para o eixo da defesa, onde Domingos tem testado Paulão e Rodriguez, tal como Ney, adaptado devido à lesão de Moisés.



"Domingos sabe tratar as pessoas"

Há um ano, Rainford Kalaba chegava ao Sporting de Braga proveniente do Zesco United e directamente para o estágio em Óbidos, onde o antigo técnico Jorge Jesus preparava a equipa. O avançado da Zâmbia revelou bons pormenores, mas não foi o suficiente para agradar à equipa técnica e acabou por ser emprestado ao Gil Vicente.

Um ano depois, o jovem internacional espera uma nova oportunidade com a camisola do Sp. Braga e sob as ordens de Domingos Paciência - aliás, tem sido um dos jogadores a dar nas vistas nos seis dias de trabalhos em Portimão - e revela estar disposto a conquistar um lugar na equipa arsenalista.

"O que é importante para mim é praticar mais futebol aqui em Portugal, tenho a segunda oportunidade para provar o valor no Sp. Braga outra vez, tenho que trabalhar árduo e depois deixo o treinador decidir e julgar as minhas capacidades. Porque é o único que sabe o que é melhor para mim", sublinhou.

Kalaba vai reunir amanhã com Domingos, "vou ter a oportunidade de conversar com ele", e só depois saberá o que o futuro lhe reserva. Caso não passe pelo clube minhoto, o desejo é regressar ao Gil Vicente: "penso que o importante para mim é estar com a equipa em Braga e ajudar a equipa se houver possibilidade de ficar, senão talvez ir para o Gil. Mas ficar em Braga é muito melhor para render mais futebol e ganhar mais experiência", destacou o jovem.

Visivelmente mais integrado no grupo de trabalho e com motivação redobrada, Kalaba explica po rquê. É que os métodos de trabalho de Domingos e a personalidade do novo treinador agradam mais do que o estilo particular de Jesus com que foi defrontado quando chegou ao estágio, no ano passado.

"São treinadores muito diferentes, mas prefiro trabalhar com o Domingos, porque ele sabe como tratar as pessoas e como perguntar. É um bom treinador, é mais fácil trabalhar com ele. Não é só um bom treinador, mas também é como um pai para os jogadores".

Kalaba, uma jovem promessa em destaque

Depois de uma época emprestado ao Gil Vicente, Kalaba tem sido um dos jovens em destaque no estágio de pré-época do Sporting de Braga, em Portimão. O avançado internacional da Zâmbia tem revelado dedicação, boa capacidade técnica, intensidade nos trabalhos, pontaria afinada nos exercícios de finalização e deixa no ar ser uma jovem promessa para a nova época. Com 31 jogadores no actual plantel, a luta está ao rubro - sobretudo entre os três mais jovens (Kalaba, Yazalde e Peterson) - com o avançado zambiano na frente da corrida. Kalaba, que até marcou o segundo golo do primeiro jogo-treino da época frente ao Freamunde, tem sido testado tanto no meio-campo, como nas alas, mas o jovem jogador garante sentir-se bem em qualquer posição: "não tenho problemas em termos de posição no campo, porque gosto de todas as posições no meio-campo, desde que consiga evoluir", revelou no final do treino matinal de ontem, deixando no ar a esperança de ser convocado para a Taça das Nações Africanas, em Janeiro.


CORREIO DO MINHO


JotaCC

Kabala
"Domingos sabe como tratar as pessoas..."

Em poucas palavras, e num inglês que poderia substituir pelo português que bem aprendeu no primeiro ano no País, Kalaba foi suficientemente claro: Jorge Jesus está abaixo de Domingos no plano da gestão de recursos humanos. Sem nunca usar o nome do treinador que o dispensou, mesmo sem muito tempo de observação, o zambiano não hesitou, quando O JOGO lhe perguntou qual o preferido entre os dois. "O Domingos. Ele sabe como tratar as pessoas", disse, sem pestanejar. "É um bom treinador. É como um pai para mim", prosseguiu.

Kalaba começou a trabalhar uma semana mais tarde do que os colegas, em virtude de ter estado na selecção após o final da última Liga Vitalis, mas Domingos nunca o encostou e as oportunidades vão-se sucedendo. A bem da verdade, o médio ofensivo tem feito por merecê-las: contra o Freamunde, marcou o segundo golo da vitória por 3-1; contra o Bristol City, esteve próximo, mas não conseguiu. Ainda assim, foi claramente um dos maiores destaques do jogo.

Por tudo isto, Kalaba tem esperança de continuar em Braga e em impor-se na Liga Sagres. "É importante melhorar o meu futebol. Tenho de trabalhar duro, e depois o treinador julgará. Falaremos sexta-feira", revelou. "Para mim, era importante ficar e, se houver essa possibilidade, era bom. Se não der, voltarei ao Gil Vicente", prosseguiu humildemente.

Um dos maiores trunfos do africano é a polivalência. Já jogou como médio-interior e a extremo, uma vez que o novo esquema táctico não contempla a sua melhor posição: a "10". "Gosto de ambas as posições. Faço a que me pedirem sem problemas", adiantou. Se continuar, falhará um mês por causa da Taça de África das Nações, em Janeiro. "Vou estar lá", afirmou. O Braga não se opõe. Foi na última CAN, em 2008, que o descobriu. Agora pode valorizá-lo.


Madrid para resolver


Andrés Madrid não deve ficar muito mais tempo no Braga. O médio argentino nunca escondeu a vontade de sair, pese embora a promessa de empenho máximo no caso de permanência. Certo é que nos últimos dias se têm sucedido aproximações junto do empresário do jogador, Ernán Berman, e a transferência pode estar iminente.

O próprio Domingos Paciência sabe a probabilidade deste cenário e, talvez por isso, quase nunca inclua o jogador nas primeiras opções. Aliás, quando Vandinho sai, até costuma ser Fernando Alexandre a ocupar essa posição.

O problema é o preço fixado. O FC Porto tinha a opção pelo jogador cifrada em 1,5 milhões de euros, e nesta altura não aparece ninguém disposto a pagar esse valor. A SAD arsenalista não está em saldos, apesar da necessidade de facturar. O jogador continua a desejar o FC Porto, que ainda não riscou Madrid de vez.



Carlos Freitas já chegou

O manager Carlos Freitas juntou-se ontem à tarde à comitiva arsenalista e deve ficar até sábado, último dia do estágio algarvio. Curioso é que ontem também deu entrada no hotel da equipa Filipe Soares Franco, ex-presidente do Sporting e último dirigente com que Freitas trabalhou em Alvalade. Soares Franco veio para jogar golfe.



Nem sem guarda-redes...

Eduardo não perde um ensejo de animar o treino. Numa fase em que os colegas rematavam a uma baliza deserta, não resistiu a brincar com Diogo Valente. "Sem o guarda-redes, és o maior", riu-se. Mossoró respondeu: "Contigo, eu falo no mano-a-mano." O troco foi imediato: "Se já assim é difícil, imagina com guarda-redes." Risada geral.



Portimonense a abrir o dia

Domingos deve preparar duas equipas diferentes para os dois jogos-treinos que terá hoje. Às 10 horas, contra o Portimonense, deve alinhar uma equipa próxima da ideal. Mais tarde, com o Sindicato dos Jogadores, será a vez de outros 11 jogadores se mostrarem. Os jogos podem ter influência decisiva nas dispensas, a comunicar brevemente.



Nem Jesus o Kalaba. Domingos é o "pai"

Em Braga, Jesus treinou-o (pouco) na época passada - seria emprestado ao Gil Vicente. E o agora mais-que-tudo do futebol benfiquista não caiu no goto deste jovem zambiano que daqui a sensivelmente um mês completa 23 anos. Kalaba é o seu nome, mas ontem não se calou e escancarou o coração e a boca a O JOGO, recordando o quão decepcionado ficou com o antigo técnico, mormente no que ao relacionamento humano diz respeito. Rei morto, rei posto, e eis que chega um novo salvador a Braga: Domingos... Paciência, que, para o africano, é como "um pai". Falta saber se isso basta para o atleta, uma das surpresas da pré-época bracarense, permanecer no plantel. Por falar em indefinição, o Setúbal leva clara desvantagem em relação aos demais competidores. Ontem chegou mais um jogador à experiência, sendo já oito os que se "mostram" a Azenha. Este até não tem um nome indecifrável e não chega de um daqueles países no meio de nenhures: Nélson Campos é português, avançado e brilhou no Penafiel.

O JOGO

JotaCC

Galatasaray fez proposta pelo internacional
Eduardo na mira de turcos e ingleses


Eduardo está desiludido com o Sp. Braga. Duas propostas do Galatasaray, em Janeiro e agora neste defeso, não foram suficientes para António Salvador, líder do clube arsenalista, libertar o guarda-redes internacional luso, que, ao que o CM apurou, via nesta época o momento ideal para dar o salto.

Salvador prometeu ao atleta de 26 anos, ligado ao Sp. Braga até 2012, que o deixaria sair na próxima época. Eduardo queria fazê--lo já, até pela vantagem financeira que resultaria da mudança.

De forma mais superficial, o Manchester United também perguntou pelo guarda-redes, mas não avançou com qualquer proposta.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Jorginho tem propostas da Turquia e Grécia

É quase certa a saída de Jorginho do plantel arsenalista, estando a ser seguido por alguns clubes turcos e gregos, depois das prestações do brasileiro da equipa, na altura ainda orientada por Jorge Jesus, terem ficado abaixo das expectativas na época passada.

Jorginho tem realizado a pré-época com os restantes companheiros, mas a verdade é que, a partir das sessões orientadas por Domingos Paciência, o médio ofensivo não deve fazer parte dos planos do treinador português, ainda para mais depois da equipa bracarense se ter reforçado principalmente no meio campo.

O JOGO

JotaCC

Turquia e Grécia chamam Jorginho

Saída do brasileiro é cada vez mais provável e já houve abordagens dos interessados.

Jorginho pode abandonar o plantel do Sp. Braga a qualquer momento, sendo já conhecidas, inclusivamente, duas possibilidades para o futuro.

Um clube da Turquia e outro da Grécia já fizeram abordagens ao representante do médio brasileiro, cujo trajecto em Braga, nos últimos meses, não foi muito feliz. Pouco utilizado por Jorge Jesus na temporada passada, Jorginho começou os trabalhos desta pré-época com ânimo reforçado, mas os treinos até agora realizados dão a entender que Domingos Paciência também não o vê como primeira opção para o seu lugar, até porque aumentou a concorrência relativamente ao último ano.

A BOLA

Bruno3429

Sp. Braga só sabe ganhar

O Sp. Braga mantém-se 100 por cento vitorioso nos jogos de pré-época, depois de ter vencido, esta manhã, o Portimonense, por 2-1, no estágio que decorre no Algarve.

Yazalde levou os 'arsenalistas' em vantagem para o intervalo, Traboure restabeleceu a igualdade para o conjunto de Portimão na segunda parte, pertencendo a Paulo César, ao 'cair do pano', o tento que garantiu o terceiro triunfo minhoto na pré-época.

Domingos Paciência apostou no seguinte 'onze': Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Frechaut, Evaldo, Vandinho, Possebon, César Peixoto, Alan, Diogo Valente e Yazalde. O técnico do Sp. Braga fez entrar todos os jogadores que tinha à disposição na segunda parte. Moisés, Jorginho e Peterson foram as excepções.

Para esta tarde (18.30 horas) está agendado outro jogo, desta vez com a equipa do Sindicato dos Jogadores.

O Sp. Braga já havia vencido o Freamunde (3-1) e o Bristol City (3-2).

A Bola

Bruno3429

Sporting de Braga venceu esta manhã o Portimonense por 2-1


Três jogos... três vitórias....
O Sporting de Braga alcançou mais um triunfo no jogo desta manhã, diante do Portimonense...

A equipa liderada por Domingos Paciência venceu por 2-1 os algarvios, com golos de Yazalde e Paulo César.


O Sporting de Braga soma assim três vitórias em três jogos, antes já tinha ganho ao Freamunde e Brystal.

Às 18 horas está previsto um novo desafio com a equipa do Sindicato de Jogadores.

Antena Minho

Bruno3429

Equipa a 100 por cento

Os "arsenalistas" continuam imparáveis nos jogos de pré-época, após terem vencido esta quinta-feira, o Portimonense, por 2-1, nesta que foi a terceira vitória do clube.

O Sp. Braga foi para o intervalo a vencer por 1-0, golo marcado por Yazalde, já na segunda parte, o Portimonense conseguiu a igualdade por Traboure, mas Paulo César fechou o marcador mesmo no final da partida, garantindo a vitória para os minhotos.

A equipa de Domingos Paciência, voltará a jogar nesta quinta-feira, às 18.30 horas, desta vez com a equipa do Sindicato dos Jogadores

O Jogo

JotaCC

GVERREIROS DO MINHO VENCEM PORTIMONENSE POR 2-1

O SC Braga continua imparável neste arranque de pré-temporada 2009/10, tendo esta manhã levado de vencida o Portimonense por 2-1. Este é, recorde, o terceiro triunfo dos Gverreiros do Minho, que já venceram o Freamunde (3-1) e o Bristol City (3-2).

No campo de apoio ao hotel onde o plantel se encontra a estagiar, o SC Braga entrou forte no jogo-treino frente ao Portimonense, tendo chegado à vantagem ainda na primeira parte, através de um excelente remate de Yazalde. No segundo tempo o Portimonense ainda logrou chegar ao empate, mas já perto do último apito, Paulo César, de cabeça, selou mais um triunfo para os Gverreiros do Minho.

O SC Braga inicou o jogo-treino com a seguinte equipa: Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Frechaut, Evaldo, Vandinho, Possebon, César Peixoto, Alan, Diogo Valente e Yazalde.

Esta tarde, às 18h30, os Gverreiros do Minho realizam um jogo-treino frente à equipa do Sindicato dos Jogadores, no mesmo palco.


JOVENS GVERREIROS DO MINHO APRESENTAM-SE NO DIA 20

A próxima segunda-feira, dia 20 de Julho, marcará o regresso dos jovens Gverreiros do Minho aos trabalhos, com a apresentação, aos sócios, adeptos e comunicação social, do plantel de Juniores A. Tendo o Estádio 1º de Maio como palco, os jovens Gverreiros do Minho de Sub-19, orientados por Dito, subirão ao relvado às 10h00, dando início à pré-temporada 2009/10.

No dia 27 de Julho, às 16h00, será a vez dos Juvenis A (Sub-17), sob o comando técnico de José Manuel, darem o pontapé, enquanto o plantel de Iniciados A (Sub-15), liderado pelo treinador Gonçalo Pedro, começará a trabalhar no dia 10 de Agosto, às 16h00, também no relvado principal do Estádio 1º de Maio.

S.C.BRAGA.PT