News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/07

Started by JotaCC, 05 de July de 2009, 08:00

Previous topic - Next topic

JotaCC

Stélvio mostra-se amanhã


Animação musical, comida, bebida... Teve de tudo um pouco a festa de apresentação do plantel, dos novos equipamentos e do hino do Leiria, realizada ontem, ao início da noite, no centro da cidade. Só não teve Stélvio, o mais recente reforço dos leirienses. O médio, que foi cedido por uma temporada pelo Braga, só se dará a conhecer aos adeptos amanhã, primeiro dia de trabalho de uma época que o presidente João Bartolomeu espera que seja de "estabilização na liga principal". No entanto, e como o treinador Manuel Fernandes fez questão de recordar, "o Paços de Ferreira também começou 2008/09 com o objectivo de não descer e acabou na Liga Europa". Aliás, o técnico, responsável máximo pelo regresso da equipa do Lis ao convívio dos grandes, afiançou que esta "não vai entrar em nenhum jogo derrotada" e prometeu que "fará todos os possíveis para dignificar o clube e a cidade". "Acreditem em nós e venham apoiar-nos sempre, nos bons e maus momentos", apelou o treinador.

Para que a 16ª participação na liga principal não termine em desilusão - nas 15 anteriores, os leirienses terminaram oito ocasiões acima do décimo lugar -, o Leiria garantiu (para já) 11 reforços, que vão juntar-se aos 13 jogadores que transitam da temporada transacta. O nome de Vukajlovic foi incluído na relação do plantel, mas João Bartolomeu garantiu que já não virá. Contudo, nos próximos dias poderão chegar à Cidade do Lis mais um reforço estrangeiro, bem como o sportinguista Diogo Rosado.


Já se ataca em 4x3x3

Apesar de na época passada ter jogado mais em 4x4x2 do que em 4x3x3 (17 vezes contra 13), é no segundo esquema que Domingos deverá apostar em Braga. Em Coimbra nem sempre teve pontas-de-lança. Com a chegada de Saleiro, regressou ao modelo que assimilou como jogador e aquele que ontem começou a implementar no Minho. Na primeira sessão táctica da época, Domingos trabalhou a movimentação com extremos e mostrou a toda a plateia que exige golos e espectáculo. É certo que na peladinha final construiu equipas alinhadas nos dois esquemas, mas até aí só ensaiou o seu preferido.

Entre outros aspectos que a organização da sessão permitiu descortinar, foi possível desfazer uma dúvida inerente ao pormenor do desenho que escolheu. Apostou no triângulo invertido, apenas com um pivô defensivo, o que não significa que outro trinco não possa jogar num dos vértices mais adiantados. Aconteceu, por exemplo, com Fernando Alexandre.

No primeiro exercício, Domingos usou Vandinho, Mossoró, César Peixoto no meio-campo, Alan e Diogo Valente nas alas e Meyong no eixo, num conjunto candidato a integrar as primeiras escolhas nos jogos oficiais. Seguiram-se Madrid, Fernando Alexandre, Peña, Paulo César, Yazalde e Linz. No 11x11 final misturou as pedras.

As orientações do treinador não foram totalmente perceptíveis, mas há pormenores que ficam na retina. Se o extremo é muito ofensivo (Paulo César), o treinador compensa com um interior mais defensivo (Fernando Alexandre). Se o ala gosta de colar à linha (Diogo Valente), o interior terá de jogar na mesma diagonal. E o avançado tem de começar a jogar fora da área. Aliás, como fazia o próprio Domingos.



Trabalho é sagrado e implica serenidade

Os pormenores podem fazer a diferença e também aí o novo treinador arsenalista se mostra perspicaz. Num exercício de aquecimento/finalização, os sócios ficaram muito perto dos jogadores e, além do barulho normal, não resistiram a chamar por alguns deles. Educadamente, Domingos aproximou-se da rede, deu-lhes o bom dia e pediu silêncio no trabalho. Os adeptos respeitaram e o treinador somou pontos junto deles. Depois, o treino seguiu sem interrupções. Foram duas longas horas tão carregadas de esforço como de golos. Hoje cumpre-se a merecida folga. Seguem-se quatro dias intensos até à partida para Portimão.



Matheus ficou pelo ginásio

A integração de Yazalde não representou um acréscimo no número de jogadores à disposição da equipa técnica. Isto porque Matheus ressentiu-se do esforço do dia anterior e fez apenas trabalho de ginásio. Aí teve a companhia de Jorginho, Petterson e Moisés, estes lesionados há mais tempo. Kalaba, Rodriguez e Possebon ainda não trabalham.



Tareia só para alguns

Completamente abafados pela intensidade do treino, os jogadores respiraram fundo quando Domingos apitou para o final. Puro engano. O preparador-físico Rui Santos aproximou-se e apontou para um percurso a ser feito com sucessivos sprints. Por força de pequenas lesões, César Peixoto, Yazalde, Madrid e Leone foram poupados à tareia extra.


Camarotes quase esgotados

António Salvador e seus pares jantaram com uma larga franja de empresários na passada sexta-feira. Como resultado da iniciativa foram vendidos 40 camarotes, 80 por cento do total que o Estádio AXA disponibiliza. Faltam vender oito, já que dois deles são propriedade do clube. É mais um encaixe financeiro significativo para as contas da SAD.



Bracarense Leone na mira dos franceses do Boulogne

André Leone, defesa-central brasileiro do Braga, interessa ao Boulogne, clube recém-promovido à I Liga de França. A confirmação é de Bruno Dupuis, dirigente do clube, ao Lavoixdessports. Segundo este site, o Boulogne procura um defesa experiente e muito forte fisicamente, descrição onde encaixa Leone. Contudo, os franceses têm receio que o jogador tenha problemas físicos, uma vez que há um ano chegou a Braga com uma pubalgia e nem sempre treinou a 100 por cento. Bruno Dupuis salienta que há vários candidatos ao lugar e que a decisão será tomada brevemente.


O JOGO

A.COSTA

40 camarotes do Estádio Axa já vendidos

NOVA ÉPOCA DESPERTA INTERESSE NOS ADEPTOS
   
         

O Sp. Braga já conseguiu vender 40 camarotes do Estádio Axa para a nova época, restando dez para vender, para além de dois que todos os anos pertencem à direcção e à SAD do clube. É mais um sinal do interesse que a nova temporada está a despertar na cidade dos arcebispos, onde Domingos continua a preparar a equipa, que treinou hoje de manhã e amanhã descansa.

Matheus, Moisés, Peterson e Jorginho não treinaram hoje devido a problemas físicas. Domingos insistiu em movimentos de finalização, perante a presença de 200 adeptos, e na organização do ataque. Os adeptos vibraram sobretudo com um golo apontado por Mossoró, que só regressou a Braga anteontem mas que já está a conseguir mostrar o seu potencial.



Entretanto, o clube bracarense cedeu o trinco Stélvio Cruz, de 20 anos, à U. Leiria. O internacional sub-21 terá, assim, oportunidade para jogar mais e para se assumir como um dos principais activos do Sp. Braga.

In "www.record.pt
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Bruno3429

Três minhotos campeões nacionais

Ana Cláudia Conceição, do Sporting de Braga, sagrou-se campeã nacional dos 10 mil metros marcha, enquanto na canoagem, o feito pertenceu a Teresa Portela (Gemeses) e Emanuel Silva (CN Prado).

Diario Minho