News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 29/06

Started by Bruno3429, 29 de June de 2009, 07:34

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Kieszek: «Vou falar primeiro»
NÃO SE CONFORMA EM SER SUPLENTE DE EDUARDO 

 

Pawel Kieszek regressou ontem bem-humorado a Portugal. "O Manchester United não está a precisar de um guarda-redes?", brincou o guarda-redes polaco que ainda ajudou o V. Setúbal a assegurar a permanência. Aos 25 anos, Kieszek entende que não se pode conformar com a situação de subalterno. "Nem eu nem o Mário Felgueiras podemos ficar contentes por ser o número dois da baliza do Sporting de Braga", desabafou.

"Estou à espera de falar com o Carlos Freitas e com o presidente para saber o que têm para mim ", acrescentou, confessando desconhecer tudo o que se passou nos últimos dias. Um novo empréstimo ao V. Setúbal, deu para perceber, seria algo que não o desagradaria. "Tenho mais um ano de contrato com o Sp. Braga e quero cumpri-lo mas ainda não sei sequer se o Eduardo continua ou não", referiu ainda o guarda-redes polaco.

"Leixões? Neste momento tudo é possível, deixem-me agora pousar as malas e falar com as pessoas", assim se despediu no aeroporto.


O título é o limite no léxico guerreiro
BRASILEIROS VOLTARAM DE FÉRIAS COM CONFIANÇA REDOBRADA E A ELOGIAR DOMINGOS 
 
 

Só hoje de manhã é que os jogadores do Sp. Braga vão tomar contacto pela primeira vez com o seu novo treinador, mas Domingos Paciência já fez passar uma mensagem de ambição. Ficar acima do 5.º lugar é o primeiro objetivo, mas o grupo sente que tem condições para chegar mais longe.

Que o diga Matheus, um dos atletas mais motivados com a troca de técnico. "Temos de pensar alto. Chegar à Liga dos Campeões, conquistar o título...", expressou o extremo de 26 anos, à chegada de férias, assumindo que a entrada de Domingos "é uma vantagem para todos".

Evaldo, o único que trabalhou diretamente com o novo técnico, quando este era ainda adjunto do FC Porto B, assegura que "o Sp. Braga tem tudo a ganhar, já que contratou um bom treinador". A intenção do lateral-esquerdo de 27 anos é ajudar a equipa a "fazer melhor do que na época passada, pelo que o 4.º lugar é possível".

Moisés partilha da ideia do seu compatriota - "temos equipa para chegar mais acima" -, mas lembra que "não se devem repetir os erros do passado". Não sendo um profundo conhecedor de Domingos Paciência, o brasileiro de 29 anos não tem dúvidas que o Sp. Braga contratou "um treinador de grande capacidade".

Record

Bruno3429


Às 10 horas no Municipal

Arranca uma nova era no Estádio Municipal de Braga. A partir das 10 horas começa de forma oficial a temporada 2009/10, com algumas mudanças e ainda indefinições. Domingos Paciência é o novo comandante de uma legião, que para já tem três reforços oficiais: o defesa Ney Santos e os médios Fernando Alexandre e Angelo Peña.

É um Sporting de Braga com poucas remodelações, mas ainda com a porta aberta para novos reforços. Há ainda situações por definir, como os casos dos guarda-redes Pawel Kieszek ou até de Mário Felgueiras, que interessa ao Rio Ave. Por definir está também a mais que provável saída de Evaldo e ainda a frente de ataque, com a possibilidade de sair pelo menos um dos ponta -de-lanças: Meyong e Roland Linz têm mercado.

Ao Cruzeiro de Belo Horizonte o Sporting de Braga recrutou o guarda-redes Elisson e ainda o avançado Joabe, contudo a dupla deve rumar ao Gil Vicente por empréstimo. Tal como Kalaba ou até Jair Baylón.
No estágio de pré-época que se vai realizar em Portimão está garantida a presença do haitiano Peterson, jovem proveniente da equi-pa júnior.

Neste primeiro dia refira-se que as portas estão abertas aos associados e espera-se uma grande afluência ao Estádio Municipal, até porque as saudades já apertam. O Sporting Clube de Braga 2009/10 vai subir ao relvado e privar com os adeptos neste ano do novo ano desportivo.


ABC conquista Taça de Portugal

O ABC terminou a época 2008\2009 em beleza. Depois de ter garantido, no sábado, a presença nas competições europeias na próxima temporada — face ao triunfo frente ao Benfica — conquistou ontem a Taça de Portugal, em andebol, ao vencer o FC Porto, na final disputada no Algarve, por uns incontestáveis 30-26.

Os minhotos revalidaram, assim, o troféu ganho no ano passado. Mas o mais impressionante foi a forma como o fizeram. É que o ABC fez uma 'final four' digna dos deuses, batendo, de uma forma, simplesmente, fabulosa, em dois dias seguidos, os vice-campeões nacionais (Benfica) e os campeões (FC Porto).

Ficou, deste modo, brilhante, passada uma esponja pelo campeonato menos conseguido, onde o clube bracarense terminou num decepcionante sexto lugar... algo que já não acontecia há muito tempo.

Mais FC Porto no primeiro tempo... ABC avassalador no tudo ou nada

Apesar do magnífico triunfo, a final não começou de feição à equipa bracarense, fruto de uma entrada de rompante do FC Porto, que aos cinco minutos já venciam por 4-1. Porém, a reacção minhota foi lesta. O técnico Jorge Rito, sempre muito interventivo como é seu timbre, pediu tranquilidade, corrigiu movimentos e os jogadores do ABC começaram, finalmente, a explanar o seu melhor andebol. Paulatinamente foram reduzindo e aos 21 minutos assumiram mesmo o comando do marcador (8-9), para gáudio dos muitos adeptos do ABC presentes em Lagoa.

Contudo, pouco depois o duo de árbitros resolveu dar uma 'ajudinha' ao FC Porto, excluindo dois bracarenses quase de uma assentada, oferta que os 'dragões' aproveitaram da melhor maneira para dar a volta ao marcador, chegando à vantagem de três golos (13-10), que num esforço final antes do intervalo, o ABC conseguiu reduzir para apenas dois.

Bem diferente foi a história do jogo da segunda parte. Desta vez quem entrou a 'matar' foi o ABC, e depois de ter apoderado-se do comando do marcador, logo aos dois minutos, nunca mais o largou. Os portistas ainda esboçaram uma reacção, voltaram a empatar a 18-18, mas um grande golo do 'capitão' Dario Andrade logo a seguir foi o mote para a caminhada triunfal, que se assistiu a seguir, até à vitória do ABC. Os minhotos chegaram mesmo a uma vantagem de seis golos à maior e depois foi gerir até explodirem de alegria

Correio Minho

Bruno3429

Sporting de Braga abre as portas à nova temporada

O Sporting de Braga apresenta-se esta segunda-feira ao serviço.
A partir das 10 horas o grupo de trabalho vai juntar-se no Estádio Municipal para as primeiras impressões.

Sporting Clube de Braga inicia umm novo ciclo, sob as ordens de Domingos Paciência.


ABC sagrou-se campeão nacional de infantis 


A equipa de infantis do ABC sagrou-se este fim-de-semana campeão nacional, depois da vitória na fase final, que se disputou na Póvoa de Lanhoso.

O treinador, Nuno Cardoso, realçou o trabalho de um colectivo para chegar ao título nacional.

Em terceiro lugar na prova ficou o ISAVE. O técnico, Jorge Rodrigues,destacou o feito extraordinário da equipa.

Antena Minho

Bruno3429

Jogo de apresentação por marcar

O Torneio Internacional Cidade de Braga, que contou há um ano com a participação do FC Porto, Cagliari e Leixões, poderá ser substituído por um jogo particular com uma equipa estrangeira de renome. O possível jogo de apresentação aos adeptos arsenalistas deverá acontecer no começo de Agosto e significará a ponta final de uma pré-época suada, que arrancará já esta manhã. O estágio dos minhotos decorrerá num "resort" turístico de Penina, no Alvor (Algarve), de 9 a 18 de Julho.


Dos três cantos do Mundo para Braga
B.M./C.A.

Como ninguém quer faltar à primeira chamada de Domingos Paciência, o Aeroporto de Sá Carneiro, no Porto, foi ontem um dos pontos de passagem de vários jogadores do Braga, rumo... ao Minho. Os primeiros a aparecer foram os brasileiros Evaldo, Matheus, Moisés e Edimar. A meio da tarde, chegou o polaco Kieszek; por fim, à noite, foi a vez do austríaco Roland Linz voltar a pisar território português e logo porta grande, depois de uma boa experiência no campeonato suíço, no Grasshopper. "Temos equipa para encostar aos grandes", antecipou Moisés.


Matheus
Seja louvado o 4x3x3

BRUNO FILIPE MONTEIRO

Treinador novo, vida nova para quem gosta de aparecer pelos extremos do relvado. Matheus tem essa fé. "A vantagem é para todos. Vou trabalhar para mostrar o meu valor, como todo o mundo conhece. Se jogar na posição que sei, os adeptos vão ver o verdadeiro Matheus", anunciou.

Nada ressentido com Jorge Jesus, a quem deseja até "as maiores felicidades" no Benfica, o brasileiro dribla a possibilidade de deixar o clube e entra a matar na nova época. "Quero que seja o ano da minha afirmação. Fiz uma grande época no Setúbal, jogando na posição de extremo. Se Domingos utilizar o 4x3x3, espero fazer uma época igual ou melhor do que no Setúbal", prometeu o esquerdino.

Passando do particular para o colectivo, Matheus mantém a fasquia elevada. "Esperamos fazer melhor do que na época anterior. O objectivo é chegar à Champions, sermos campeões, tudo. Faremos os possíveis", proclamou.


João Pereira insiste em "dar o salto" já
PEDRO ROCHA

Refém de uma cláusula de rescisão (2,5 milhões de euros) demasiado elevada para a realidade nacional, João Pereira começa a denotar sinais de ansiedade. O caso não é para menos. A época finda confirmou a existência em Braga de um lateral-direito de linhagem internacional e depressa foram saltando para as páginas dos jornais notícias do interesse de vários clubes, sobretudo de França, como consequência, seguramente, da exibição do português no Parque dos Príncipes, contra o Paris Saint-Germain, para a Taça UEFA. O clube parisiense estará de olho nele, assim como o Lens e o Rennes, mas o problema é que nem do ponto mais alto da "Pedreira" de Braga é possível avistar a cor do dinheiro.

O preço explicará tudo, porque da parte do jogador a disponibilidade é total para sair. "Já é a altura de dar o salto. A carreira de um jogador passa rápido e há que aproveitar as oportunidades", desabafa, lançando um sério aviso (em jeito de interrogação) ao Braga, ao qual está ligado por mais duas épocas. "Se o Braga não encaixar dinheiro comigo esta época, então vai encaixar quando?", interroga.

O cepticismo de João Pereira abrange outra vertente curiosa. "Já ouvi tantos rumores e abordagens que deixei de acreditar em promessas. Só vendo algo de concreto na mesa", assinala.

Em matéria de certezas, tudo é cristalino. O Benfica, agora munido de Maxi Pereira e Patric para a posição de lateral-direito, passou à história. "Também nunca acreditei que fossem buscar um jogador que dispensaram há anos", comenta.

Entre Braga e estrangeiro, o destino e os euros que decidam. "Estou mentalizado para continuar e para me apresentar ao serviço na segunda-feira (hoje). Quanto a uma eventual saída, só será possível mediante uma proposta do estrangeiro", argumenta.


Kieszek quer Bonfim se deixar o Braga
CRISTINA AGUIAR

A SAD do Setúbal já contratou o guarda-redes Matos, do Varzim, mas colocou, no topo das preferências,Kieszek, tanto que tem vindo a insistir junto da SAD do Braga para novo empréstimo. A ideia, não sendo um dado adquirido, agrada ao guarda-redes polaco, que chegou ontem a Portugal ainda com muitas dúvidas quanto ao seu próximo destino. Em primeiro lugar, Kieszek pretende saber quais são os planos dos bracarenses, em especial do novo treinador Domingos Paciência, para depois reformular estratégias. Mais importante saber: se Eduardo permanecerá no plantel do Braga ou não. Este é o grande factor que condicionará a decisão de Kieszek, que antes quer ouvir de Carlos Freitas, manager do Braga, as alternativas, considerando, no entanto, como muito viável repetir a situação de empréstimo.

"Para já vou para Braga. Sobre o Setúbal, ninguém falou comigo. A única certeza que trago é a de que me casei... Agora que regressei, saberei mais pormenores sobre o meu futuro", comentou ontem à chegada ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. Além da aliança no dedo, o guarda-redes polaco deseja saber o rumo do contrato que o fez voltar a Portugal. Tem ainda mais um ano de ligação ao Braga, por isso "tudo é possível". "Mas, se o Eduardo ficar, pensarei no que fazer. Todos querem jogar e não vim para ser segundo guarda-redes. Vamos ver o que vai acontecer." Ora, se perceber que irá a continuar em segundo plano em relação ao titular da baliza bracarense, então Kieszek considera o Setúbal "uma boa opção", possibilidade que o atraiu mais do que o Leixões, que também precisa de um guarda-redes.

"A minha passagem por lá correu muito bem; fiz boas exibições, que todos viram em Portugal", recordou Kieszek, ponderando o clube sadino como boa alternativa para manter a titularidade. Neste sentido, os responsáveis do Setúbal ganham um suporte na corrida pela cedência do guarda-redes polaco.

O Jogo

Bruno3429

ABC vence FC Porto na final da Taça     

O ABC conquistou este domingo a Taça de Portugal de andebol masculino pela 10.ª vez na sua história, ao vencer o FC Porto por 30-26.

Os azuis e brancos foram para o intervalo a vencer por 12-14, mas os bracarenses reagiram no segundo tempo, acabando por conquistar o troféu (30-26) pela segunda vez consecutiva. Desta forma, o FC Porto não fez a dobradinha na modalidade.

A final da competição foi disputada em Lagoa, no Algarve.

Maisactual

Bruno3429

Andebol: ABC vence F.C. Porto na final da Taça
Formação de Braga reeditou triunfo da época passada


O ABC venceu a Taça de Portugal de andebol ao bater na final o F.C. Porto por 30-26. A formação de Braga reeditou o triunfo do ano passado, numa altura em que venceu o troféu também sobre os azuis e brancos.

Com este triunfo, o ABC somou a décima conquista da Taça de Portugal do seu historial. Os bracarenses estão agora a dois triunfos na prova de igualar o Sporting, vencedor da Taça de Portugal em doze ocasiões.

Numa final disputada em Lagoa, o ABC foi mais forte do que o F.C. Porto, que procurava fazer a dobradinha, depois de ter conquistado o campeonato nacional. Recorde-se que este sábado as duas equipas tinham garantido a final depois do ABC eliminar o Benfica e do F.C. Porto ultrapassar o Madeira SAD.

Maisfutebol

Bruno3429

Sporting de Braga
Domingos orienta hoje primeiro treino


O plantel do Sporting de Braga regressa hoje aos trabalhos, iniciando a pré-época 2009/10 no Estádio AXA.
A partir das 10h00, equipa técnica e jogadores estarão no relvado principal do estádio para a apresentação formal aos adeptos e associados. Agora com Domingos Paciência ao leme da equipa, depois da saída de Jorge Jesus, o Sporting de Braga parte para a nova época com metas ambiciosas que passam, de acordo com o novo técnico, por fazer do clube o 'quarto grande do futebol nacional',

O Primeiro Janeiro (O Norte Desportivo)

Bruno3429

ABC venceu a Taça de Portugal pela 10.ª vez
Carlos Matos foi decisivo na vitória do ABC


O ABC derrotou o FC Porto na final da Taça de Portugal em andebol, por 30-26.

O troféu, o décimo do clube bracarense na competição, foi conquistado em Lagoa.

O Sporting, com 12 títulos, é a equipa com maior sucesso na Taça. Seguem-se ABC, FC Porto (7), Belenenses (4), Benfica (3) e Águas Santas (1) e Madeira SAD (1).

Publico

JotaCC

ABC venceu a Taça de Portugal pela 10.ª vez


Recuperação na segunda parte permitiu triunfo sobre o FC Porto pelo segundo ano consecutivo

O ABC usou o último dia da época de andebol para vencer o seu primeiro título em 2008-09. O clube de Braga derrotou o FC Porto na final da Taça de Portugal, por 30-26, em Lagoa, num jogo que repetiu o encontro decisivo da temporada anterior, que terminou com o mesmo vencedor de ontem. "Numa época que não foi brilhante, a Taça compõe um pouco as coisas", admitiu Jorge Rito, treinador do ABC.
Esta foi a décima vitória do clube na Taça - a primeira foi em 1990 -, ficando a duas do recorde do Sporting. No palmarés da competição seguem-se FC Porto (sete), Belenenses (quatro), Benfica (três), Águas Santas (um) e Madeira SAD (um).
O período mais importante do jogo aconteceu logo após o intervalo. O ABC foi para o balneário a perder por 12-14, mas marcou quatro golos seguidos e partiu para uma segunda parte mais forte do que o seu adversário, que procurava a dobradinha. "Parabéns ao ABC, que fez uma segunda parte muito melhor do que a nossa", reconheceu Carlos Resende, técnico portista.
O ponta-esquerda Dario Andrade marcou oito golos, o dobro de quatro dos seus colegas, Tiago Pereira, Alberto Basto, José Costa e Fábio Magalhães. Eduardo Filipe (nove) e Ricardo Moreira (sete) foram responsáveis por 16 dos 26 golos dos "dragões".
Antes do jogo, um grupo de 20 elementos dos Super Dragões, claque do FC Porto, provocou três feridos ligeiros e destruiu o interior de uma pastelaria, em Lagoa. A GNR interveio e identificou Fernando Madureira, líder da claque, e os restantes elementos, mas não foram feitas detenções.
"Os elementos da claque do FC Porto entraram no estabelecimento e começaram a partir tudo, sem mais nem menos", explicou à Lusa a proprietária da pastelaria. A agência de notícias também falou com Madureira, que disse que o que aconteceu foi uma resposta a provocações. "O grupo reagiu aos insultos de dois ou três jovens que estavam na esplanada com camisolas da claque dos No Name Boys. Fomos provocados e reagimos", afirmou, acrescentando que irá pagar todos os estragos feitos.

PUBLICO

JotaCC

História repete-se

O ABC conquistou a sua segunda Taça de Portugal consecutiva e a décima na sua história, impedindo o adversário, o FC Porto de, ele próprio, desenhar mais uma página nas memórias do clube ao conseguir a primeira dobradinha do andebol portista.

E a receita dos minhotos foi a mesma aplicada no dia anterior ao Benfica: muita motivação e a ambição de tornar o sexto lugar no Campeonato da Liga menos doloroso. Mas até foram os portistas que entraram melhor no jogo, dispostos a conquistar o que haviam perdido na época passada, numa altura em que até só tinham seis jogadores de campo disponíveis.

O ABC foi subindo tranquilamente de produção, impedindo o FC Porto de se distanciar no marcador, até que no arranque da segunda parte, com a entrada de Carlos Matos para o lugar de central, no ataque, e defesa avançado, nas acções defensivas, tudo acabaria por mudar. O ABC faz um parcial de 5-0, com menos um jogador em campo durante grande parte do tempo, e passa para a liderança do marcador (14-16). Com o FC Porto a perder terreno para os minhotos, perdeu também alguma lucidez e os erros foram-se acumulando, permitindo ao ABC gerir o encontro e usar toda a experiência que o plantel minhoto detém.O resultado acabaria por ser maior do que a verdadeira diferença entre as equipas durante a partida, mas reflectiu o desânimo que se instalou nas hostes azuis e brancas.


A Figura: Carlos Matos
Entrar e revirar

Neste espaço poderia muito bem estar o guarda-redes Bruno Dias e as suas importantes 15 defesas, mas Matos foi o autor da reviravolta, organizando o ataque e movimentando a defesa que tinha estado muito parada durante a primeira parte.


Reacções


"Hoje (ontem) tivemos aqui o ABC dos últimos quatro anos, com ambição desmedida e um coração enorme.

A época não foi má, tivemos uma semana má no play-off...

Carlos Matos, Jogador do ABC


"Não há melhor, no meu último dia, levar um troféu que serve de contrapeso ao título falhado.

Merecemos porque fizemos dois grandes jogos. O ABC ficará sempre em mim.

HugoRocha, Jogador do ABC


"Dei a camisola ao Carlos Ferreira por tudo o que me ensinou. Dedico-lhe a ele e ao Luís Bogas a Taça, pois foram dois jogadores que, lesionados, nunca nos deixaram.

Bruno Dias, Jogador do ABC


"Este é um grupo único, que vai desfazer-se, mas os que saem e os que entram mereciam um troféu no culminar de uma época que para nós foi muito difícil com as lesões e tudo o resto.

Eduardo Ferreira, Jogador do ABC


"Foram dois jogos muito duros e disputados como já estávamos à espera, mas provavelmente o encontro frente ao Madeira, SAD, tenha deixado algumas mossas para hoje. (ontem)

Eduardo Filipe, Jogador do FC Porto



"Fomos o ABC que todos conhecem"

Jorge Rito não poupou nos festejos, como se um enorme peso lhe tivesse saído das costas perante o risco de não ter qualquer troféu na época. Mas mesmo assim, Rito quis deixar bem claro: "Esta diferença no marcador não espelha em nada as dificuldades que sentimos perante o FC Porto que é uma excelente equipa", disse o treinador.

Por entre fotos do troféu segurado juntamente com a família e abraços entre lágrimas com José Costa, na despedida do jogador que segue para Vigo, o técnico ainda disse: Na segunda parte fomos o ABC que todos conhecem, guerreiros, com uma defesa mais dinâmica. Aguentámos até ao fim".

A terminar, o treinador não deixou de repetir o que Paulo Fidalgo, José António Silva e Carlos Resende também tinham dito: "Questiono, mesmo tendo vencido, a marcação para esta altura de finais deste género. Há muito tempo de paragem, não há jogadores para treinar pois estão na selecção e até equipas adversárias para jogos treinos não se conseguem encontrar nesta fase".

O JOGO

Olho Vivo

O início da era Domingos

O novo Sp. Braga começa esta manhã, às 10 horas, a preparar no terreno a nova temporada * Ainda subsistem dúvidas na defesa e no meio-campo, com o futuro de César Peixoto em aberto * Linha ofensiva já está definida

Por GERMANO ALMEIDA

Esta manhã, às 10 horas, arranca a época desportiva do Sp. Braga. Será o início da uma nova era, forçada pela saída de Jorge Jesus para o Benfica, que levou à contratação de Domingos Paciência, treinador que já estava referenciado há algum tempo na casa bracarense.

Tendo em conta os últimos anos de sucesso desportivo, o quinto lugar da temporada passada saberá a pouco. O novo Sp. Braga tem, por isso, objectivos elevados e o desafio de Domingos, depois de uma excelente época em Coimbra, volta a ser enorme.

Por enquanto, há quatro reforços já confirmados: Peña (Mérida), Fernando Alexandre e Ney (ambos E. Amadora) e o haitiano Peterson, promovido dos juniores. Há, ainda, a registar os regressos de Yazalde e Linz, que terminaram a época cedidos a Rio Ave e Grasshoper, respectivamente.

Mas há aspectos a limar, sobretudo na defesa. O claro excesso de laterais, sobretudo após a compra de Ney (jogador em que Domingos deposita muitas esperanças) abre espaço à saída de Evaldo, que pode estar por dias.

FRENTE BEM SERVIDA

Lá na frente, Domingos parece ter já quase tudo acertado. Roland Linz, como A BOLA avançou na edição de ontem, vai mesmo ficar, depois da experiência de seis meses na Suíça. Meyong, que esteve de malas feitas para o Al Wahda, para já fica, depois de o negócio de 1,5 milhões de euros ter abortado. Paulo César e Yazalde são outras duas opções válidas para Domingos, além, obviamente, dos extremos Alan e Matheus.

Menos definida está a situação no meio-campo. Vandinho, Stélvio, Frechaut e Bruno Tiago ficam, mas têm agora a companhia de Fernando Alexandre. Mossoró e Jorginho são nomes certos. Peña é candidato à titularidade e Peterson gera expectativas. A grande incógnita chama-se César Peixoto: continuará em Braga?

O ENIGMA DO GUARDA-REDES

E ainda há o enigma do guarda-redes. Eduardo é a escolha óbvia, o titular indiscutível — para mais agora, que também se afirmou como primeira opção de Carlos Queiroz para a baliza da Selecção.

Sucede que ainda não é certo que Eduardo se mantenha em Braga. Ainda não há nada de muito concreto, mas a SAD poderá a estar estudar propostas para o guarda-redes, que tem, sem dúvida, um bom valor de mercado, neste momento.

No cenário de Eduardo sair, até é possível que Kieszek e Mário Felgueiras se mantenham no Minho, apesar dos pretendentes para um possível empréstimo — o V. Setúbal quer voltar a contar com o polaco, o Rio Ave deseja o concurso de Mário Felgueiras.

Ao que A BOLA apurou, o cenário mais provável é o da continuidade de Eduardo, sendo que Mário Felgueiras será uma aposta natural para guarda-redes suplente, pelo que Kieszek — que quer jogar com regularidade -- tem caminho aberto para regressar a Setúbal.

Certo, certo é que Elisson, guarda-redes do Cruzeiro, já não vai para Braga, tal como o avançado Joabe. O Sp. Braga chegou a ter tudo acertado com o clube presidido por Zezé Perrella, mas os empréstimos não vão ser concretizado.


Matheus esperançado na mudança táctica

Extremo confia em Domingos; Edimar sonha com época mais regular

O dia de ontem marcou o regresso a Portugal de vários jogadores estrangeiros do plantel bracarense. Um deles foi Matheus. O extremo brasileiro foi utilizado de forma muito irregular por Jorge Jesus, na época passada. Mas espera vir a contar mais para Domingos: «Para mim, pode ser uma vantagem esta mudança técnica», comentou Matheus aos jornalistas, poucos minutos depois de ter aterrado no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

O jogador explicou que não se trata, apenas, de um desejo — esta ideia baseia-se na crença de que «a escassa utilização com Jesus teve muito a ver com a táctica utilizada, que não me favorecia». «Se o Sp. Braga passar a jogar em 4x3x3, passarei a ter mais hipóteses, porque sou extremo...», apontou.

Quem também espera jogar mais esta época é Edimar. Um problema burocrático impediu-o de ser utilizado nos primeiros seis meses, facto que o levou a perder o comboio para Evaldo, na corrida pelo posto.

«Venho cheio de vontade de provar o meu valor. Acredito que esta época vai ser bem melhor que a anterior...». observou. O golo apontado no Estádio do Dragão, na última jornada, deu-lhe «ainda mais confiança» para enfrentar a temporada que hoje começa.

Outro brasileiro que ontem regressou ao Minho foi Moisés. O central está recuperado de uma hérnia inguinal, depois de meses de convalescença de uma operação. «Estou pronto para começar a trabalhar!», atirou.

PAULO SÉRGIO PINTO


Evaldo não sabe do interesse do Colónia

Lateral brasileiro apresenta-se hoje em Braga; admite sair para a Alemanha

Evaldo é, por estes dias, um dos jogadores do Sp. Braga mais falados. O lateral-esquerdo brasileiro regressou ontem a Portugal, depois das férias passadas em Minas Gerais. Nos últimos dias, tem-se falado do interesse do Colónia, mas Evaldo garantiu «nada saber» sobre o tema.

«Perguntei ao meu empresário e ele disse-me que ainda não há nada. Sei que se tem falado nisso, mas por agora estou no Sp. Braga e vou estar na apresentação...», insistiu.

No entanto, Evaldo não descartou a possibilidade de sair de Braga: «Se for para um clube de ambições superiores, ou para um campeonato forte, claro que gostaria. Mas insisto: gosto muito estar no Sp. Braga.»

O brasileiro, de 27 anos, tem um vínculo com o Sp. Braga que é válido por mais três temporadas. E sobre Domingos, recorda que já foi orientado pelo novo treinador dos arsenalistas, quando actuava na extinta equipa B do FC Porto.

«Não deu para o conhecer muito bem, porque não passei lá muito tempo. Mas fiquei com boa impressão dele», adiantou. Quanto a Jorge Jesus, elogiou as qualidades do novo treinador do Benfica: «Gostei de trabalhar com ele e aprendi muito».

PAULO SÉRGIO PINTO


Madrid à espera de novas ordens

Argentino chegou e deve apresentar-se, para já, em Braga

Andrès Madrid regressou de férias e aguarda agora que o seu futuro se defina de uma vez por todas, pois quando partiu para o seu país tinha praticamente a certeza que regressaria ao Sp. Braga, clube com quem tem contrato e apenas o emprestara ao FC Porto na reabertura do mercado, em Janeiro. Quando já fazia as malas para voltar admitia-se a séria hipótese, como se admite ainda, de ser dragão de corpo inteiro.

O acordo entre os clubes envolveria a cedência de jogadores e também o abatimento do montante estipulado para a sua transferência, que é de 1,5 milhões de euros. O jogador, que Jesualdo Ferreira já dirigiu quando foi treinador dos arsenalistas, e também muito aprecia, ou não teria entrado no plantel portista com a época em andamento, deverá, por ora, apresentar-se ao serviço em Braga, cujos trabalhos de início de época se iniciam já esta manhã. Depois, logo se verá onde Andrès Madrid vai continuar a pré-temporada...

in A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga apresentou-se hoje


A equipa treinada por Domingos Paciência apresentou-se esta manhã aos sócios. Os trabalhos do Sp. Braga europeu arrancam com três caras novas.
Peña, Ney e Fernando Alexandre são as primeiras armas do general Domingos Paciência para atacar a nova temporada já com objectivos delineados.

"Trabalhar para sermos quintos ou sextos não chega. Vamos procurar que o Sp. Braga fique o mais acima possível, ou seja a pensar nos três primeiros lugares", referiu o técnico.

O discurso do presidente minhoto, António Salvador, é semelhante ao de Domingos Paciência.

"O Sp. Braga tem que ser um clube para lutar pelos quatro primeiros lugares. Temos qualidade para isso, os jogares sabem-no e a equipa técnica também. Na UEFA temos que fazer aquilo a que nos habituamos", sublinhou.

Os minhotos continuam no mercado à procura de mais dois reforços para fechar o plantel.


Carlos Freitas sobre Jorge Jesus: "É um bom treinador"

O director desportivo do Sporting de Braga deixou vários elogios ao actual treinador do Benfica, no entanto espera que este não tenha sorte nos jogos em que tenha pela frente os bracarenses.
"É um bom treinador que passou pelo Sporting de Braga e é um dos bons treinadores com os quais eu trabalhei. Tem condições para fazer bem pelos clubes onde passa. Obviamente não lhe desejo o melhor este ano, nomeadamente em dois jogos da liga onde vai ter de se encontrar connosco", declarou Carlos Freitas

RTP

JotaCC

O título é o limite no léxico guerreiro
BRASILEIROS VOLTARAM DE FÉRIAS COM CONFIANÇA REDOBRADA E A ELOGIAR DOMINGOS
   
Só hoje de manhã é que os jogadores do Sp. Braga vão tomar contacto pela primeira vez com o seu novo treinador, mas Domingos Paciência já fez passar uma mensagem de ambição. Ficar acima do 5.º lugar é o primeiro objetivo, mas o grupo sente que tem condições para chegar mais longe.

Que o diga Matheus, um dos atletas mais motivados com a troca de técnico. "Temos de pensar alto. Chegar à Liga dos Campeões, conquistar o título...", expressou o extremo de 26 anos, à chegada de férias, assumindo que a entrada de Domingos "é uma vantagem para todos".

Evaldo, o único que trabalhou diretamente com o novo técnico, quando este era ainda adjunto do FC Porto B, assegura que "o Sp. Braga tem tudo a ganhar, já que contratou um bom treinador". A intenção do lateral-esquerdo de 27 anos é ajudar a equipa a "fazer melhor do que na época passada, pelo que o 4.º lugar é possível".

Moisés partilha da ideia do seu compatriota - "temos equipa para chegar mais acima" -, mas lembra que "não se devem repetir os erros do passado". Não sendo um profundo conhecedor de Domingos Paciência, o brasileiro de 29 anos não tem dúvidas que o Sp. Braga contratou "um treinador de grande capacidade".


Salvador deseja chegar à final do Jamor
BRACARENSE APRESENTARAM PLANTEL PARA 2009/10
   
O Sporting de Braga apresentou-se esta 2.ª feira de manhã a cerca de uma centena de adeptos e aos jornalistas. Domigos Paciência reafirmou os objetivos que definiu quando assinou contrato enquanto o presidente António Salvador confessou o desejo de chegar à final do Jamor.

Dos jogadores que fazem no plantel não se apresentaram Jorginho, Peña, Rodriguez, Meyong e Mossoró, devido a problemas de ligações aéreas. Alguns destes jogadores podem participar já no treino marcado para hoje à tarde.

Quem "picou o ponto" foi Andres Madrid, o médio argentino que foi emprestado, na última época, ao FC Porto e que em princípio não voltará ao Dragão. Fernando Alexandre e Ney, ambos ex-Estrela da Amadora, foram as novidades num grupo que volta a contar com Roland Linz, muito acarinhado pelos adeptos quando subiu ao relvado.


RECORD

JotaCC

Evaldo diz que ficaria feliz em Braga

Cobiçado pelo Colónia, da Bundesliga, o lateral-esquerdo brasileiro desconhece se vai ser jogador do Sp. Braga esta época, mas garante que ficará «feliz» no clube 'arsenalista'.

«Não sei de nada, ainda. Acredito que o meu empresário já teria falado comigo se soubesse de alguma coisa», referiu Evaldo.

«Se ficar, fico feliz da vida! Tenho mais três anos de contrato e estou num clube muito bom»



Carlos Freitas elogia Jesus e Bento

Carlos Freitas, director desportivo do Sp. Braga, tece rasgados elogios a Jorge Jesus e Paulo Bento, treinadores com quem trabalhou nas últimas épocas.

«Jorge Jesus é um bom treinador que passou pelo Sp. Braga e um dos bons treinadores com quem trabalhei. Tem condições para ter sucesso pelos clubes por onde passa. Uma das suas características tem sido melhorar o desempenho dos seus jogadores», disse Carlos Freitas, à margem do arranque dos trabalhos de pré-época do Sp. Braga, não deixando de assumir: «Obviamente, não lhe posso desejar o melhor para este ano, nomeadamente nos jogos contra o Sp. Braga».

As palavras elogiosas do director desportivo dos 'arsenalistas' foram extensíveis a Paulo Bento, a quem confiou o comando técnico da equipa principal do Sporting na época 2005/06.

«Se apostei em Paulo Bento em 2005 é porque encontrava um conjunto de méritos capazes de fazer dele um bom treinador. Se já foi alvo de duas renovações, é porque as pessoas que ainda estão no Sporting encontram justificativa para a aposta de 2005», notou

A BOLA

JotaCC

"Arsenalistas" apresentam-se com quarto lugar na mira

A equipa "bracarense" apresentou-se hoje para a próxima temporada com apenas três reforços e com o objectivo claro de terminar, no mínimo, o quarto lugar na tabela classificativa.

Peña, 19 anos, médio ofensivo venezuelano (ex-Estudiantes de Mérida), Ney, 28 anos, defesa esquerdo brasileiro (ex-Estrela da Amadora), e Fernando Alexandre, 23 anos, médio (ex-Estrela da Amadora), são as contratações até ao momento dos "arsenalistas".

Luís Aguiar (Dínamo de Moscovo), Paulo Jorge (APOEL), Orlando Sá (FC Porto) e Renteria são as saídas em relação à época passada, enquanto de regresso, após empréstimo, estão Linz, Yazalde, Madrid, Kieszek e Kalaba.

No arranque dos trabalhos, o presidente do clube bracarense, António Salvador definiu que "os objectivos do Sporting de Braga são sempre altos".

"Os objectivos são claros. Melhorar os resultados internamente, estar entre os quatro primeiros, melhorar a prestação nas taças de Portugal e da Liga e, na UEFA, continuarmos a ser respeitados e chegar à fase de grupos", disse o dirigente.

O treinador Domingos Paciência, que substitui Jorge Jesus no comando técnico do Sporting de Braga, parece estar já sintonizado com a ambição presidencial.

"O Braga tem estado perto de ganhar títulos e ficar em quinto ou sexto não chega. O objectivo é cada vez mais intrometermo-nos na luta com os três grandes", disse.

Domingos Paciência lembrou que a base do plantel mantém-se, sendo que "há uma ou duas posições que podem estar em aberto".

"Não conto perder jogadores, mas sabemos que há interesse em alguns, vamos ver", disse.

O novo técnico prometeu "uma equipa mais forte, muito concentrada, compacta, rigorosa e, se possível, a jogar bem e a ganhar".

Também o "manager" do Sporting de Braga reforçou a importância de "partir com uma base importante da época passada", mas admitiu que o plantel ainda não está fechado.

Carlos Freitas disse não existirem propostas pelo guarda-redes Eduardo e mostrou-se confiante quanto à meta colocada por António Salvador de, este ano, o clube amealhar 10 milhões de euros em vendas de jogadores.

"Estamos no bom caminho. Já vendemos o Luís Aguiar, o Orlando Sá, a saída do treinador Jorge Jesus também deu dividendos, pelo que, com mais dois meses pela frente, apontamos para isso", explicou.

Salvador abordou o tema, frisando que o Sporting de Braga "precisa de vender urgentemente, sem falta, para ser mais forte, ter os custos equilibrados", pelo que, "possivelmente haverá mais uma ou duas vendas".

A terminar deixou uma "mensagem de confiança" aos sócios e adeptos "arsenalistas": "que nos apoiem e vamos acreditar que este vai ser um ano de conquistas".

A primeira semana está reservada para exames médicos e alguns treinos em Braga, o primeiro dos quais já hoje, às 17:30.

O plantel viaja depois para Portimão, onde, de 09 a 18 de Julho, cumpre o estágio de pré-época.



O JOGO

Bruno3429

Prémio Fair-Play: Benfica em último
MARÍTIMO E SANTA CLARA VENCEM PRÉMIO ATRIBUÍDO PELA LIGA DE CLUBES 

 
As classificações do Prémio Fair-Play correspondentes à época transacta, da Liga Sagres e da Liga Vitalis, foram divulgadas esta segunda-feira pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional.

No principal escalão do futebol nacional, o vencedor foi o Marítimo seguindo-se da Naval, enquanto que o último lugar ficou o Benfica.

Já no 2.º escalão, o Santa Clara foi o mais correto disciplinarmente, ficando a U. Leira no segundo posto.

Liga Sagres
Classificação e pontuação:


1.º Marítimo, 16,133
2.º Naval, 15,892
3.º Vitória de Setúbal, 15,742
4.º Estrela da Amadora, 15,625
5.º Académica, 15,583
6.º Nacional, 15,500
7.ºTrofense, 15,450
8.ºBraga, 15,325
9.ºRio Ave, 15,225
10.ºSporting, 15,092
11.º Porto, 15,067
12.º Leixões, 15,017
13.º Paços de Ferreira, 14,933
14.º Vitória de Guimarães, 14,867
15.º Belenenses, 14,775
16.º-Benfica, 14,675

Liga Vitalis

Classificação e pontuação:
1.º Santa Clara, 15,667
2.º União de Leiria, 15,475
3.º Oliveirense e Olhanense, 15,433
5.º Gil Vicente, 15,325
6.º Covilhã, 15,242
7.º Vizela, 15,117
8.º Beira-Mar, 15,067
9.º Estoril, 15,042
10.º Feirense, 15,000
11.ºPortimonense, 14,958
12.º Aves, 14,925
13.º Gondomar, 14,425
14.º Freamunde, 14,383
15.º Varzim, 14,317
16.º Boavista, 13,683

Record