News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Entrevista a António Conceição (Toni)

Started by Olho Vivo, 12 de June de 2009, 09:43

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

ANTÓNIO CONCEIÇÃO

«Quero chegar ao topo mas não tenho pressa»

Entrevista de Gonçalo Guimarães

Como tem corrido a sua primeira experiência no estrangeiro, logo num clube que estava em situação complicada?

— Era um dos objectivos que tinha na minha carreira e ao cabo de dois meses e meio o balanço é extremamente positivo. Já conhecia o presidente há alguns anos e aceitei o desafio. A adaptação foi fácil e, felizmente, encontrei um excelente grupo de jogadores, que aderiu rapidamente às minhas ideias. Conseguimos melhorar a situação classificativa, garantir a presença numa prova europeia e conquistar um lugar na final da Taça da Roménia.

— A renovação foi o reconhecimento do bom trabalho realizado...

— Sim, e para um treinador também é muito agradável um projecto desportivo como o do Cluj, que visa títulos e participações europeias. Houve vários factores que pesaram na minha decisão, inclusive a consciência de que as coisas em Portugal não estão fáceis. O senão é estar longe do país, família, amigos e das rotinas diárias, mas é assim a vida de um profissional. Tenho de procurar clubes que me dêem estabilidade para desenvolver o meu trabalho.

— Foi convidado pelo Sp. Braga quando estava no Trofense?

— Sim, e esse é um dos grandes clubes portugueses, apetecível para qualquer treinador, pelo crescimento que tem tido, pelas condições de trabalho, pelo quadro de jogadores e pela ambição do seu presidente, mas na altura não foi oportuno porque estava vinculado ao Trofense e não quis abandonar esse projecto.

— Foi contactado por António Salvador nos últimos tempos?

— Não, não fui.

«Campeonato romeno é muito competitivo»

— Que diferenças encontrou entre o futebol romeno e o português?

— Ao contrário do que as pessoas possam pensar, aqui joga-se com muita intensidade e ritmo durante 90 minutos, o nível competitivo é alto, o que não quer dizer seja sempre bem jogado. O equilíbrio é muito grande, há várias equipas com capacidade para lutar pelo título.

— Vencer a Taça da Roménia seria o seu primeiro grande título...

— Já fui campeão nacional da Liga de Honra, pelo Trofense, mas é óbvio que a conquista da Taça da Roménia iria enriquecer a minha carreira, o meu currículo. O FC Timisoara é um adversário difícil, mas tudo faremos para vencer.

« Peskovic já estava em andamento...»

— O Cluj já contratou Peskovic. Seguem-se mais jogadores do mercado português?

— Peskovic era uma contratação já em andamento quando cheguei ao Cluj, mas concordo plenamente porque fez uma grande época na Académica. Temos referenciados vários jogadores, sobretudo da América do Sul e de Portugal, mas a nova lei, que obriga a ter oito jogadores romenos nos 18 inscritos em cada jogo, obriga-nos a reflectir e, provavelmente, a mudar a política.

— Já fez um jogo nas provas europeias, pelo V. Setúbal, em Heerenveen. Ficou aquele bichinho?

— Sem dúvida. Qualquer treinador deseja estar presente de forma consecutiva nas provas europeias, convivendo com clubes de outra dimensão. Essa presença assídua faz parte dos meus objectivos.

— Quais os seus objectivos de carreira, a longo prazo?

— Tenho objectivos definidos, mas não tenho aquela ambição desmedida de os alcançar já amanhã. Procuro dar passos seguros e vou ganhando maturidade e experiência. Sinto que tenho qualidade e capacidade para desenvolver bons trabalhos em clubes com ambições.

«Assim estão a matar o futebol português»

— Como vê o grave problema dos salários em atraso em Portugal?

— Já passei por essa situação e lamento muito porque nos clubes mais modestos portugueses os jogadores e treinadores não ganham tanto quanto isso para estarem vários meses sem receberem salários. Acho que se está a pagar a factura dos erros do passado. Tem de haver uma revisão profunda, pois assim está a matar-se o futebol em Portugal.

— O FC Porto foi justo campeão?

— Claramente. A estrutura organizativa do FC Porto é uma referência em toda a Europa. Aqui na Roménia, em particular, fala-se muito disso. A equipa que mais ganha tem de ter mérito, por mais que se tente lateralizar as coisas.

— Álvaro Pereira acabou por ir para o FC Porto e não para o Benfica. Ficou surpreendido?

— Surpreendido não, porque sabíamos que havia outras propostas e vários clubes interessados, inclusive de Espanha. O FC Porto anda sempre atento, certamente já conhecia o jogador e aproveitou o impasse do Benfica para contratar o jogador. É um atleta muito ofensivo, o que é uma virtude, mas terá de ser um pouco trabalhado no aspecto defensivo.

Elogio dos jogadores

CLUJ — O trabalho realizado por António Conceição, desde que chegou ao Cluj, tem merecido rasgados elogios por parte dos jogadores, e não se pense que apenas os portugueses, pois Bogdan Mara, que estava encostado quando o técnico chegou, já vai na selecção. Entre os portugueses o espírito é idêntico. «Podem pensar que para nós é mais fácil termos um treinador do nosso país, mas a responsabilidade é maior. Todos os jogadores estão muito satisfeitos com o trabalho dele», vinca Tony, que o conhece do E. Amadora. Já Nuno Claro vive a primeira experiência e defende que o trabalho tem sido «muito positivo». Prova disso é a «renovação contratual».

in A BOLA

Bracarense

Sem dúvida um grande bracarense e que um dia vai levar o nosso clube aos títulos.
Qualidade não lhe falta.

Parabéns pela Taça vencida ontem e boa sorte para a próxima época.