News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 31/05

Started by Bruno3429, 31 de May de 2009, 06:11

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Dínamo enche o cofre
BRUNO CABRAL

Mora, na capital da Rússia, uma autêntica mina de dinheiro para o Braga. Perante a mais recente transferência de Luis Aguiar, cifrada em três milhões de euros, tal como O JOGO informou ontem, pode mesmo dizer-se que o Dínamo de Moscovo é o cofre mais apetecido dos minhotos. Fruto dos negócios dos quatro jogadores que já vendeu ao clube russo, o Braga encaixou 9,5 milhões de euros, ou seja, quase metade do valor acumulado em transferências na era António Salvador.

Presidente do Braga há cinco anos, o dirigente já conseguiu várias vendas significativas, totalizando, neste particular, cerca de 22 milhões de euros. É indiscutível, por isso, o peso da ligação ao Dínamo neste historial de transferências que, em Portugal, não encontra paralelo, se o compararmos ao dos clubes da dimensão dos bracarenses.

A ligação dos arsenalistas ao clube moscovita começou na altura em que vários jogadores saíram do futebol português em direcção à capital russa, com destaque para os ex-portistas Derlei, Maniche e Costinha. Em 2004/05, o Braga vendeu, aos russos, o avançado Cícero e o médio Luís Loureiro, amealhando um total de quatro milhões de euros. Na temporada seguinte, foi a vez de o lateral-esquerdo brasileiro Jorge Luiz render mais uma boa transferência, proporcionando, ao cofre minhoto, ainda mais meio milhão de euros do que os ex-colegas. Depois de um interregno de três anos, o Dínamo de Moscovo volta a pescar no Minho, contratando um dos jogadores que mais se destacaram na última época. As boas relações, porém, permitiram que, pelo meio, Frechaut ingressasse no Braga a custo zero, proveniente do Dínamo, que o tinha contratado ao Boavista.

Bem vistas as coisas, o Braga tem saído claramente a ganhar nesta ligação. Se, pela sua parte, pode esfregar as mãos pelos bons encaixes financeiros que fez, já os russos não podem fazer o mesmo com o rendimento desportivo dos contratados no Minho.


Jorge Mendes abriu as portas da Rússia
BRUNO CABRAL

O historial de transferências de jogadores do Braga para o Dínamo de Moscovo seria impossível sem Jorge Mendes. Dada a sua boa relação com o antigo presidente do clube moscovita, o magnata Alexei Fedorycev, o empresário nacional mais bem-sucedido foi o principal responsável pela invasão de jogadores portugueses na Rússia. De resto, a certa altura, o agente FIFA chegou a ter mais de 20 por cento da sua carteira de jogadores no Dínamo de Moscovo. Hoje, o cenário é completamente diferente. O antigo central do Sporting, o nigeriano Enakarhire, é o único resistente dos muitos que saíram do futebol português em direcção ao emblema russo, depois de Custódio e Cícero terem ingressado no Guimarães a meio da época. Danny foi o caso de maior sucesso. Adaptou-se bem e tornou-se uma estrela na Rússia, transferindo-se no defeso passado para o Zenit, clube que teve de pagar 30 milhões de euros pelo seu passe. A relação de proximidade entre António Salvador e Jorge Mendes é bem conhecida e assumida por todos, pelo que o empresário esteve ligado a todos os negócios que envolveram o clube português e o russo. Depois de ter sido decisivo para o Braga fazer encaixes financeiros com as vendas de Cícero, Luís Loureiro e Jorge Luiz, voltou a ser preponderante na transferência de Luis Aguiar. Não sendo o representante do médio-ofensivo uruguaio, serviu como intermediário no negócio, que deu, ao Braga, um lucro de 2,4 milhões de euros - comprou-o por 600 mil e vendeu-o por três milhões.


Paulo Jorge
"O Braga tem crescido e será ainda melhor"

MÓNICA SANTOS

Quando era pequenino, Paulo Jorge lembra-se de festejar o Dia Mundial da Criança com uma visita a um parque de diversões local. Aos 28 anos, foi ele quem, com Eduardo e Orlando Sá, ajudou a tornar especial a manhã da pequenada que, em Esposende, recolheu autógrafos do defesa do Braga, assim como do guarda-redes e do avançado em trânsito para o FC Porto. "É um dia especial para os miúdos, e é muito bom haver actividades como estas", comentava, divertido, enquanto prometia para amanhã um passeio especial para o filhote, Tiago, de três anos, no arranque das férias. Fica o ponto final numa época que, para o central, se resumiu a 90 minutos, no 0-0 com o Rio Ave, à 27.ª jornada. O resto do tempo foi passado no departamento médico. "É para esquecer. Para recordar, apenas por aquilo que o Braga fez, e esquecer o resto, porque, a nível pessoal, foi muito mau", lembrou, prometendo "trabalhar, durante as férias", para "chegar com mais força", e imitar a tendência do clube. "O Braga tem crescido de ano para ano e continuará assim. Para o ano ainda será melhor."


Futuros negócios

Luis Aguiar foi a primeira saída confirmada, mas outros negócios podem estar na calha para este defeso. João Pereira interessa aos franceses do Lens; Rodriguez é apontado a alguns clubes - no Peru, perguntaram-lhe se ia para o FC Porto -, e Eduardo, depois de uma época de afirmação total, também tem despertado a atenção dos grandes.


Jesus pode render

Não é só com jogadores que o Braga tem hipóteses de ganhar dinheiro. Também o treinador pode render um encaixe significativo, uma vez que o clube que o quiser contratar terá de pagar um milhão de euros.


Quim foi o pioneiro

O vasto rol de vendas registadas pelo Braga na era António Salvador foi iniciado por Quim. O guarda-redes transferiu-se para o Benfica a seguir ao Euro'2004, no qual participou como suplente de Ricardo, e rendeu, aos minhotos, 1,4 milhões de euros.



Anteriores recordes tiveram o carimbo do agente fifa


Ao ser vendido por três milhões de euros, Luis Aguiar proporcionou, em termos práticos, a venda mais cara da história do Braga. Desta forma, foram superados aqueles que até aqui eram os melhores negócios, ambos com Jorge Mendes como representante dos jogadores: Nunes (Maiorca) e Jorge Luiz (Dínamo de Moscovo), vendidos por 2,5 milhões de euros. Convém referir, contudo, que o Braga ainda tem metade do passe do defesa-central, pelo que no futuro pode

ir buscar mais algum dinheiro, na eventualidade de uma transferência. Outra das vendas mais avultadas dos arsenalistas foi a de João de Alves ao Sporting, que pagou dois milhões de euros por 50 por cento do passe do médio.


Banho de mimos em Esposende

O guarda-redes Eduardo, o central Paulo Jorge e o reforço portista Orlando Sá foram as atracções para os miúdos do Esposende no dia consagrado aos direitos dos mais pequenos.

O Jogo

Bruno3429

Há quarenta jogadores com ligação à Pedreira

Por estes dias o Estádio Municipal de Braga parece ser um terminal de aeroporto, tais são as reservas esperadas e a lista de jogadores que procuram resolver o futuro com o grémio minhoto. O manager Carlos Freitas não vai ter mãos a medir, para emagrecer o lote de atletas, até porque o orçamento para a próxima temporada vai ter que descer na capital minhota.

Na lista de entrada estão já alguns elementos jovens, de origem africana e brasi-leira, mas com entrada directa para a formação júnior. Contudo Juan Peña e Anselmo estão já no trilho da entrada para a formação sénior, sendo que o médio ofensivo venezuelano é o candidato à vaga de Luís Aguiar, que rendeu três milhões de euros e foi para o Dínamo de Moscovo, e o ex-Estrela da Amadora ocupa a vaga de Orlando Sá, que saltou para o Futebol Clube do Porto. Há ainda Rentería, que regressa à base, ao Futebol Clube do Porto, mas há o claro interesse em contar com o avançado colombiano por mais uma temporada.

Vender, vender e...vender

Não abriram os saldos na capital minhota, mas há a necessidade de injectar dez milhões de euros nos cofres arsenalistas. Luís Aguiar e Orlando Sá não chegam para atingir os números pretendidos por António Salvador e por isso é preciso vender. Andrés Madrid e Roland Linz são neste momentos os activos melhores posicionados no mercado, mas jogadores como Alberto Rodriguez e Meyong têm também interessados e, propostas que façam sorrir os minhotos são bem aceites.

Ribeirão em risco

Em risco está o protocolo com o Ribeirão. Apesar de existir ainda mais um ano de ligação, os resultados práticos não foram visíveis e nos próximos dias vai ser analisado entre ambas as partes.
Daqueles que estiveram no emblema famalicense Diego é para renovar, mas já Sibidé e Forbes têm o futuro traçado e esse não passa por Braga.
Há ainda outros casos e esses mais bicudos, que carecem de negociação, no sentido da rescisão contra-tual. Anílton Júnior, Kazeem e o próprio Castanheira não estão nos planos para 2009/10.

Correio Minho

Bruno3429

Óbidos volta a receber o estágio
PLANTEL REPETE ARRANQUE NO QG DE 2008 

 
Óbidos, mais concretamente a Praia D'el Rey, vai voltar a receber o estágio de pré-época do Sp. Braga, à semelhança do que aconteceu no ano passado. Para já, ainda não é conhecido o período de concentração dos guerreiros do Minho, uma vez que as datas estão dependentes da entrada em cena na Liga Europa, o que vai ocorrer entre o meio ou o final de julho. O novo treinador também terá uma palavra importante no que respeita à preparação do estágio, bem como na restante planificação dos trabalhos.

Depois das boas condições encontradas há pouco menos de um ano na unidade hoteleira onde a Seleção Nacional costuma fazer os seus estágios, os arsenalistas voltaram a optar pela costa Oeste para cumprir uma etapa no arranque da preparação da nova temporada. Um local aprazível que permite ao grupo concentrar-se para os compromissos que se avizinham, desde logo a estreia na nova competição da UEFA.

Indefinições

Enquanto não fica definido o processo de transferência de Jorge Jesus para o Benfica, os acontecimentos vão-se desenrolando a ritmo lento para os lados de Braga. O homem que vai ocupar o comando da equipa está por revelar, apesar de Domingos Paciência ser a hipótese mais falada nesta altura, e enquanto isso não acontece só se conheceu o local de estágio.

O dossiê reforços é aquele que mais suscita a curiosidade dos adeptos e neste capítulo apenas está garantida a contratação do venezuelano Angelo Peña, um prodígio para o lugar de Luís Aguiar.

Record

Bruno3429

#3
Andebol: seleccionador chama 18 jogadores     

O seleccionador nacional, Mats Olsson, convocou 18 jogadores para os jogos da fase de qualificação do Euro 2010, entre 19 e 31 de Janeiro, na Áustria.


Portugal vai realizar um estágio em Almada entre os dias 5 e 9 de Junho. Depois defronta República Checa (fora, 10 de Junho), Luxemburgo (Moimenta da Beira, 13), França (fora, 17) e novamente a República Checa (Fafe, 20). A República Checa lidera com oito pontos. Depois surge França, Portugal e Letónia, todos com quatro, e Luxemburgo, com nenhum.

Lista de convocados:

1) Hugo Figueira (GR, Belenenses)
2) Hugo Laurentino (GR, FC Porto)
3) Carlos Carneiro (C, Benfica)
4) Fábio Magalhães (C, ABC)
5) Cláudio Pedroso (LD, Benfica)
6) Eduardo Salgado (LD, ABC)
7) Inácio Carmo (LD, FC Porto)
8 Bosko Bjelanovic (LE, Sporting)
9) João Lopes (LE, Benfica)
10) Álvaro Rodrigues (LE, FC Porto)
11) Nuno Pereira (LE, S. Bernardo)
12) Ricardo Moreira (PD, FC Porto)
13) David Tavares (PD, Octávio Pilotes)
14) Dário Andrade (PE, ABC)
15) Pedro Solha (PE, Águas Santas)
16) José Costa (PIV, ABC)
17) Tiago Rocha (PIV, FC Porto)
18) Bruno Moreira (PIV, Sporting)

Maisactual


JotaCC

Toni: «Jesus conhece bem o futebol»
ADMITE QUE QUIQUE NÃO TEVE JOGADORES
   
O antigo treinador do Benfica, Toni, não se pronuncia sobre a troca de Quique Flores por Jorge Jesus no comando da equipa mas aceita analisar o trabalho e o perfil dos dois técnicos. Elogia o português, mas sublinha que o espanhol também estava no bom caminho.

"O Sp. Braga fez uma boa época. Ganhou a Intertoto e maior visibilidade europeia, tendo sido, por outro lado, penalizado pelo esforço desenvolvido nesta prova. Se o futebol tivesse lógica, teria ficado atrás dos três grandes", começou por dizer Toni, para acrescentar. "De qualquer forma, há um trabalho feito por Jorge Jesus em Braga, onde num curto período de tempo conseguiu implementar as suas ideias e conceções com sucesso."

Analisando o trabalho de Quiquer Flores, Toni recorda que o espanhol "refundiu uma equipa, trouxe as suas ideias, modelo e sistema, mas não jogadores que correspondessem. Deve ser isto que deve analisar com Rui Costa. É caso para dizer que trouxeram as cópias e não os reais Reyes, Aimar e Suazo".

Toni lembra que "no Sp. Braga houve uma solidificação do modelo de jogo, notando-se uma identidade". Sobre o técnico espanhol admite que o sente agora "mais identificado com o clube, o futebol português e até com a comunicação social. Há sempre um período de adaptação".

Voltando a sublinhar que não lhe cabe decidir sobre a manutenção ou saída de Quique, Toni aceita que "Jesus conhece o futebol português de ponta a ponta e hoje as diferenças entre clubes estão esbatidas".

RECORD