News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Déjà vu?

Started by Zé, 11 de May de 2009, 16:31

Previous topic - Next topic

O SCB persegue um título. Alcançou na presente temporada a Taça Intertoto, mas inexplicavelmente, não foi dada a importância devida, tanto pela massa adepta, como pelo mundo futebolístico. A realidade é que até mesmo a Taça da Liga é vista como uma taça de segunda categoria.

A Administração, em sintonia com os desejos dos associados, colocou a fasquia na conquista de um título, um título ou algo memorável que perduraria para a eternidade. Como não basta só palavras e boas intenções, a Administração apostou num bom plantel, num  bom treinador, etc... condições importantes que são, para qualquer equipa almejar a ganhar algo.Mas será que chega?

Recuso-me a aceitar que quando há sucesso ou algo falha, isso se deve a um únicofactor...
É habitual verificar que quando uma equipa ganha, o comum dos associados associa o sucesso geralmente ao treinador e algumas vezes à Administração.
Pois na minha opinião nada é mais errado...  Quando se ganha ou quando se perde, isso deve-se geralmente à conjugação de vários factores. Claro que há factores que pesam mais e estão directamente associados ao sucesso desportivo, no entanto e analisando a questão pelos mais diversos prismas tudo desemboca no dinheiro. Não tenho dúvidas que a capacidade financeira é o factor mais importante numa equipa de futebol. Ora o dinheiro não cai do céu... uma boa Administração é a base do sucesso. Uma vez que abordei esta questão, gostaria de divagar por opiniões que ouço no dia a dia... Será que quando se ganha uma equipa está a ser bem gerida? É comum os associados avaliarem o desempenho de uma SAD(Direcção) mediante os resultados desportivos. Ainda ontem a CS e os associados do FCP glorificavam Pinto da Costa... Ganhou muitos títulos, diziam! E o que aconteceu com o Boavista! A glória momentânea deu lugar ao colapso! Quem em 2001 ousou contestar o clã Loureiro colocando em causa a gestão da SAD boavisteira? Ninguém!!! Ninguém pela razão que o BFC estava a conquistar títulos! Este exemplo serve para demonstrar que nem sempre quando se ganha se está a gerir bem.

Se o SCB tivesse o poder de influência do Major, não tenho a menor dúvida que o SCB já tinha sido campeão!
Apesar da situação do SCB ser bem diferente do que aconteceu ao BFC, repito, ser bem diferente, não posso de deixar de fazer uma analogia ao que sucedeu ao BFC. Acho importante consolidar e cimentar o crescimento do SCB... No caso do BFC, um factor que desequilibrou e contribuiu para o colapso, foi o aspecto financeiro, situação agravada pela ausência de receitas extraordinárias de relevo(vendas de jogadores) e pela construção de infraestruturas, no caso, o complexo do estádio.
Sei que o SCB pretende investir num "centro de estágios", "academia" ou lá o que seja... Acho importante que tal aconteça, mas simultaneamente, fico preocupado por desconhecer se o SCB tem capacidade financeira para suportar os custos de construção, e também muito importante, saber se tem capacidade financeira para suportar os custos de manutenção. Portanto a questão paira...
- Será que o SCB ao construir um centro de estagios não vai desinvestir na equipa de futebol?

Força Gverreiros

(S)oon(C)hampion(B)raga

eu votei Lobbies e Organização Interna.

pois é notorio que, em Portugal, para além de ter que se ter grandes futebolistas, grandes treinadores, grandes infraestruturas. A Organização Interna, e principalmente os Lobbies fazem a diferença nos resultados alcançados!!!!

veja-se, a titulo de exemplo, o campeonato ganho pelo boavista ainda à poucos anos!!!! Campeonato este que foi mais fruto de Lobbies, e da Organização Interna do clube na altura, do que de grandes futebolistas(que também tinha alguns) e grandes treinadores(o jaime pacheco é uma caca de treinador como todos que percebem de futebol sabem) e grandes infraestruturas.

Obviamente aqui todos começaram a questionar: "mas afinal não foi por causa do apito dourado/corrupção dos árbitros??" ao que a minha resposta será: após a conclusão de quase todo os processos relacionados com esses casos e tendo em atenção os veredictos dos mesmos é notória a mistura neste nosso país entre um "lobbie" e um acto de corrupção ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

unabomber

Falhou a Taça de Portugal. Contudo admito que a participação na UEFA tenha prejudicado as ambições...mas UEFA é dinheiro, respeito, mercado...

Citas o Boavista como poderias ter citado o Guimarães nos anos 90. Acho que acima de tudo devemos analisar bem o que falhou e evitar os mesmo erros. Centro de estágio/formação é de extrema importância. Dar continuidade ao projecto. Interessa ser presença assídua nas competições europeias. Penso que nunca se deverá usar o argumento de vitória na Taça - apuramento directo...ele é perigoso! Prefiro mil vezes assegurar um pássaro na mão (3º,4º ou 5º lugar) do que arriscar e ver os 2 a voar.

Não mencionei 2º lugar nem 1º. A não ser que muita coisa mude no mundo do futebol não me parece que seja para breve, mas todos os anos continuo a dizer "é desta!".

A velha questão do "tratamento" ao associado tem de ser resolvida. Acabe-se com o amadorismo! Já não somos o "clube sensação", somos uma certeza. Certeza de estar na luta pelos lugares de cima. É assim que nos devemos manter. É por estarmos nestas condições que devemos exigir melhorias. Seria assim tão mau restituir as colunas de som ao estádio? Aqueles fios à vista não tem jeito nenhum. Parece mal. Parece coisas à braguinha...

Resumindo. Com pequenas correcções estamos no bom caminho. Prefiro um projecto sólido do que um título "kamikaze" se é que me faço entender.

1

Votei em todos menos em Lobbie porque a ganhar gostava que fosse limpo mas se calhar sou 1 romântico. O Braga ainda não tem dimensão para ganhar nada e para o ano tb quase de certeza que vai ter que diminuir o orçamento e o plantel, nós não temos dimensão para um orçamento tão grande.

Para parece-me que estamos no bom caminho, apenas em adeptos parece termos estagnado.

4338

Organização interna (pelo menos manter as coisinhas arrudaminhas e claro, a nível de equipa técnica deixar ficar a actual) é importante continuar com o marketing de forma a atrairmos mais adeptos e de certa forma seria necessário investir numa academia de formação.

Ana Cunha

Apesar de achar que isso tudo não depende apenas de um factor, penso que o mais importante neste momento é conseguir uma maior dimensão humana, ou seja, mais adeptos/sócios que vão ao estádio. Temos evoluído nos últimos anos neste sentido mas ainda nos falta muito para fazer. Os adeptos são o alicerce de uma equipa.

Quote from: Ana Cunha on 11 de May de 2009, 19:54
Apesar de achar que isso tudo não depende apenas de um factor, penso que o mais importante neste momento é conseguir uma maior dimensão humana, ou seja, mais adeptos/sócios que vão ao estádio. Temos evoluído nos últimos anos neste sentido mas ainda nos falta muito para fazer. Os adeptos são o alicerce de uma equipa.

Subscrevo quando dizes que o factor mais importante é a maior dimensão humana... todos os outros aspectos são, mas este é crucial!
acho que o SCB tem revelado maior sensibilidade para este factor, e as recentes visitas a escolas são o exemplo de que algo está a mudar. Se no passado recente eram as escolas a procurar o SCB, acho que actualmente é o SCB a procurar as escolas... pena foi recentemente na Póvoa de Lanhoso, a comitiva do SCB ter-se atrasado o que valeu o protesto do Director... quero com isto dizer que o Dep. MKT está a melhorar, mas ainda tem falhas primárias...

Penso que o Dep de MKT pode ser amis arrojado... apostar cada vez mais forte junto da nova geração. Aproveitar a série de bons resultados e valorizar estes aspecto é importante para proporcionar aos miúdos a satisfação e orgulho de ser do Braga. Acho que a fase seguinte a adoptar pelo DepMKT é demonstrar aos miúdos que podem identificar-se com o SCB, como um clube que luta para vencer, e à imagem do slogan que adoptou, são bravos guerreiros que dignificam não só o nosso clube mas toda uma região. Aqui as modalidades teriam um papel muuuiito importante!
Força Gverreiros

spinto

Falta gente, falta massa humana pois o resto vem por acrescimo.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

lipe

Quote from: Zé on 11 de May de 2009, 22:42
Quote from: Ana Cunha on 11 de May de 2009, 19:54
Apesar de achar que isso tudo não depende apenas de um factor, penso que o mais importante neste momento é conseguir uma maior dimensão humana, ou seja, mais adeptos/sócios que vão ao estádio. Temos evoluído nos últimos anos neste sentido mas ainda nos falta muito para fazer. Os adeptos são o alicerce de uma equipa.

Subscrevo quando dizes que o factor mais importante é a maior dimensão humana... todos os outros aspectos são, mas este é crucial!
acho que o SCB tem revelado maior sensibilidade para este factor, e as recentes visitas a escolas são o exemplo de que algo está a mudar. Se no passado recente eram as escolas a procurar o SCB, acho que actualmente é o SCB a procurar as escolas... pena foi recentemente na Póvoa de Lanhoso, a comitiva do SCB ter-se atrasado o que valeu o protesto do Director... quero com isto dizer que o Dep. MKT está a melhorar, mas ainda tem falhas primárias...

Penso que o Dep de MKT pode ser amis arrojado... apostar cada vez mais forte junto da nova geração. Aproveitar a série de bons resultados e valorizar estes aspecto é importante para proporcionar aos miúdos a satisfação e orgulho de ser do Braga. Acho que a fase seguinte a adoptar pelo DepMKT é demonstrar aos miúdos que podem identificar-se com o SCB, como um clube que luta para vencer, e à imagem do slogan que adoptou, são bravos guerreiros que dignificam não só o nosso clube mas toda uma região. Aqui as modalidades teriam um papel muuuiito importante!

Concordo com as vossas opiniões, mas se não houver um influência externa em certos momentos da época...
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

#9
Após os votos de 48 foristas dá para perceber que os adeptos do SCB são mesmo únicos. Uma case study, não tenho dúvidas.

Todos temos presente ainda na  memória o roubo que o SCB foi alvo na Luz ante o SLB e no AXA ante o FCP... Todos afirmamos a pés juntos que o BFC ganhou um campeonato devido às "influências" do clã Loureiro... Temos consciência que caso o SCB tivesse ganho esses dois jogos, o SCB saltava para o topo da tabela classificativa e depois a música seria outra. Quem sabe se não estivessemos a lutar pelo título??
Apesar disto tudo, deu para perceber que apesar de acharem que os 3G fazem jogo sujo, e infelizmente este ser o modus operandi dos ditos, não desejam que o SCB adopte o mesmo sistema.

A questão que levanto é se vale a pena investir milhões e milhões de euros em jogadores, em infraestruturas e condições para jogar, quando  na hora H, a verdade desportiva não prevalece...

Sei que me responderão que o ideal era a verdade desportiva prevalecer e quem está errado não é o SCB que joga limpo... Eu responderei que enquanto houver alguém a ganhar campeonatos com manobras de bastidores, para esses, valerá sempre a pena...
Dizem que Pinto da Costa é o expoente máximo na manobra de bastidores. Se calhar os presidentes dos outros dois grandes não ficam atrás, mas a realidade é que independente de tudo, o ciclo viciado das vitórias dos 3 grandes sucede época após época e para a história fica a conquista dos campeonatos e se analisarmos exaustivamente a questão a realidade é que, tal como um rio que corre para o mar, os ditos grandes cada vez mais se engrandecem...

Falei na roubalheira da Luz e no AXA e lembro a revolta que sentimos... passados 5 meses, o que ficou? Uma ténue lembrança que com o tempo se vai esbatendo e acabará por cair no esquecimento generalizado.


Outro assunto que merece também um reflexão é a opção "equipa técnica"... fiquei supreendido de ser uma opção com pouca votação, quando ainda hoje debatemos a importância de um bom treinador e lembramos com temor a possibilidade de voltar ao tempo de mudar 3 vezes de treinador numa época.
Para reflectir...
Força Gverreiros

ric

mas amigos, já me exprimi noutros posts sobre a capacidade do Braga ir mais além...

para mim, NÃO PODE . Mas não pode porque não deixam. è a imprensa, os lobbies, os patrocinadores, os amigos de amigos....

e reparem bem, existem 3 a 4 equipas com "pré-estatuto" de grande a curto prazo (?): Braga, maritimo, guimaraes e quiça nacional. As outras, não me parecem que tenham hipoteses.

Ora , nestas equipas, os acessos á europa são suficientes e só mesmo o Braga (') me parece com pedalada para mais. Ora, se o titulo é uma miragem pelos motivos descritos atrás, a estas equipas só lhes resta levantar poucas ondas e ir na "obda" dos grandes, mudando de parceiro conforme sopra o vento ou as amizades. Todas t~em um "aliado" preferencial e dizem-se de boas relações com todos os 3G... enquanto isso degaldiam-se por algumas sobras dos 3G e estão á espreita de que possam transferir um seu activo para a 2ª circular ou par as antas.

Ah, e os retantes clubes, aqules que verdadeiramente lutam para não descer , desfazem-se em salamaleques, mendigam de chapeú na mao as sobras das sobras dos grandes e tentam colar-se a um ou dois (ou aos 4) dos grandes para tirar benesses do poderia que estes (os 3G= det~em na arbitragem e nos aéropagos do futebol. A sua "curta" ambição é não descer e nesta aspecto vale tudo: salamaleques e  submissão. Alguns até mudavam os seus encontros em casa para beneficio de terceiros....enfim, um escandalo....


Ora face a este cenario, que poderemos nós fazer?

para mim, dou de barato que só um descuido ou mesmo um "annus horribilles" de um dos grandes poderá tornar possivel uma aproximação ao pódio. Já dizia Pimenta machado que só com 100 mil sócios poderia ser campeão... è certo que o Boavista foi-o com 10% deles mas todos sabemos o que se passou...

é por isso que não vislumbro equilibrio no topo do nosso futebol. Só mesmo estes clubes, os tais "pré-grandes" associados aos "que fazem o calendário" poderiam por em causa a hegemonia sob todos os aspectos dos 3G. Deviam conquistar poder na Liga e verificar que com alianças de ocasião estão a hipotecar o futuro e a tornar pouco crível o nosso futenol.... reparem no nosso Enorme: estamos pelo 4 ou 5º ano consecutivo na europa. Conquistamos os primeiros lugares a seguir ao pódio mas que esperanças podemos ter mais a curtissimo prazo com este status quo? Não foi bem evidente que com um plantel de luxo, um tecnico credível e conquistador, uma direcção profissional e um presidente ambicioso podiamos ir mais além? mas deixaram-nos? Não fomos "engolidos" pelo sistema e martiizados pela imprensa que via nas nossas vitórias apenas demérito do adversário? e qdo começamos a morder os calcanhares logo nos cortaram raizes?

para mim, não acredito que o jogo pelo jogo se faça em portugal. Podemos mudar mas para isso teria que começar pelas direcções deste s clubes a mudança. O corte radical com servilismos. O assumir de igualdade competitiva e de direitos. O assumir de mesmas regras para TV e sponsorização. O protesto eficaz sobre patrocinios oficiais e PAGOS  por todos que caiem no mesmo saco de sempre. O cessar do servilismo das tv´s e radio bem como imprensa escrita no sentido de cortar de vez com excessivo proteccionismo. Diereitos e igualdadaes para todos e não equipas de 1ª e 2ª embora na mesma divisão e na mesma competição.
Para mim, não vamos lá cpm mezinhas e intenções. A LIGA deve ser reunificada e a FPF terá que investir num futebol universal (de todos) e para todos. Chega de futebol para os mesmos!!!!!!!

e quem tem força para gritar estas ideias e exigir mudança de tratamento? os adeptos?não, esses são subvertidos pela paixão de semanalmente estarem com a equipa mesmo que espexinhada por injustiças.
Serão os dorogentes que devem tentar colocar as coisas no lugar de forma a poderem ter ambição e certeza de que com trabaçho, método e competencia terão os mesmos resultados do que ...os do costume

José Paulo Pedrosa

Quote from: ric on 13 de May de 2009, 18:50
mas amigos, já me exprimi noutros posts sobre a capacidade do Braga ir mais além...

para mim, NÃO PODE . Mas não pode porque não deixam. è a imprensa, os lobbies, os patrocinadores, os amigos de amigos....

e reparem bem, existem 3 a 4 equipas com "pré-estatuto" de grande a curto prazo (?): Braga, maritimo, guimaraes e quiça nacional. As outras, não me parecem que tenham hipoteses.

Ora , nestas equipas, os acessos á europa são suficientes e só mesmo o Braga (') me parece com pedalada para mais. Ora, se o titulo é uma miragem pelos motivos descritos atrás, a estas equipas só lhes resta levantar poucas ondas e ir na "obda" dos grandes, mudando de parceiro conforme sopra o vento ou as amizades. Todas t~em um "aliado" preferencial e dizem-se de boas relações com todos os 3G... enquanto isso degaldiam-se por algumas sobras dos 3G e estão á espreita de que possam transferir um seu activo para a 2ª circular ou par as antas.

Ah, e os retantes clubes, aqules que verdadeiramente lutam para não descer , desfazem-se em salamaleques, mendigam de chapeú na mao as sobras das sobras dos grandes e tentam colar-se a um ou dois (ou aos 4) dos grandes para tirar benesses do poderia que estes (os 3G= det~em na arbitragem e nos aéropagos do futebol. A sua "curta" ambição é não descer e nesta aspecto vale tudo: salamaleques e  submissão. Alguns até mudavam os seus encontros em casa para beneficio de terceiros....enfim, um escandalo....


Ora face a este cenario, que poderemos nós fazer?

para mim, dou de barato que só um descuido ou mesmo um "annus horribilles" de um dos grandes poderá tornar possivel uma aproximação ao pódio. Já dizia Pimenta machado que só com 100 mil sócios poderia ser campeão... è certo que o Boavista foi-o com 10% deles mas todos sabemos o que se passou...

é por isso que não vislumbro equilibrio no topo do nosso futebol. Só mesmo estes clubes, os tais "pré-grandes" associados aos "que fazem o calendário" poderiam por em causa a hegemonia sob todos os aspectos dos 3G. Deviam conquistar poder na Liga e verificar que com alianças de ocasião estão a hipotecar o futuro e a tornar pouco crível o nosso futenol.... reparem no nosso Enorme: estamos pelo 4 ou 5º ano consecutivo na europa. Conquistamos os primeiros lugares a seguir ao pódio mas que esperanças podemos ter mais a curtissimo prazo com este status quo? Não foi bem evidente que com um plantel de luxo, um tecnico credível e conquistador, uma direcção profissional e um presidente ambicioso podiamos ir mais além? mas deixaram-nos? Não fomos "engolidos" pelo sistema e martiizados pela imprensa que via nas nossas vitórias apenas demérito do adversário? e qdo começamos a morder os calcanhares logo nos cortaram raizes?

para mim, não acredito que o jogo pelo jogo se faça em portugal. Podemos mudar mas para isso teria que começar pelas direcções deste s clubes a mudança. O corte radical com servilismos. O assumir de igualdade competitiva e de direitos. O assumir de mesmas regras para TV e sponsorização. O protesto eficaz sobre patrocinios oficiais e PAGOS  por todos que caiem no mesmo saco de sempre. O cessar do servilismo das tv´s e radio bem como imprensa escrita no sentido de cortar de vez com excessivo proteccionismo. Diereitos e igualdadaes para todos e não equipas de 1ª e 2ª embora na mesma divisão e na mesma competição.
Para mim, não vamos lá cpm mezinhas e intenções. A LIGA deve ser reunificada e a FPF terá que investir num futebol universal (de todos) e para todos. Chega de futebol para os mesmos!!!!!!!

e quem tem força para gritar estas ideias e exigir mudança de tratamento? os adeptos?não, esses são subvertidos pela paixão de semanalmente estarem com a equipa mesmo que espexinhada por injustiças.
Serão os dorogentes que devem tentar colocar as coisas no lugar de forma a poderem ter ambição e certeza de que com trabaçho, método e competencia terão os mesmos resultados do que ...os do costume
Maior dimensão humana Contudo, concordo inteiramente com este post. Aliás estão aqui as causas da minha crescente desmotivação em relação ao futebol. As alternativas propostas, por muito razoáveis...sensatas que sejam, na realidade portuguesa, soam a...utopia...infelizmente :-\
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D

duke

#12
Quote from: ric on 13 de May de 2009, 18:50
mas amigos, já me exprimi noutros posts sobre a capacidade do Braga ir mais além...

para mim, NÃO PODE . Mas não pode porque não deixam. è a imprensa, os lobbies, os patrocinadores, os amigos de amigos....

e reparem bem, existem 3 a 4 equipas com "pré-estatuto" de grande a curto prazo (?): Braga, maritimo, guimaraes e quiça nacional. As outras, não me parecem que tenham hipoteses.

Ora , nestas equipas, os acessos á europa são suficientes e só mesmo o Braga (') me parece com pedalada para mais. Ora, se o titulo é uma miragem pelos motivos descritos atrás, a estas equipas só lhes resta levantar poucas ondas e ir na "obda" dos grandes, mudando de parceiro conforme sopra o vento ou as amizades. Todas t~em um "aliado" preferencial e dizem-se de boas relações com todos os 3G... enquanto isso degaldiam-se por algumas sobras dos 3G e estão á espreita de que possam transferir um seu activo para a 2ª circular ou par as antas.

Ah, e os retantes clubes, aqules que verdadeiramente lutam para não descer , desfazem-se em salamaleques, mendigam de chapeú na mao as sobras das sobras dos grandes e tentam colar-se a um ou dois (ou aos 4) dos grandes para tirar benesses do poderia que estes (os 3G= det~em na arbitragem e nos aéropagos do futebol. A sua "curta" ambição é não descer e nesta aspecto vale tudo: salamaleques e  submissão. Alguns até mudavam os seus encontros em casa para beneficio de terceiros....enfim, um escandalo....


Ora face a este cenario, que poderemos nós fazer?

para mim, dou de barato que só um descuido ou mesmo um "annus horribilles" de um dos grandes poderá tornar possivel uma aproximação ao pódio. Já dizia Pimenta machado que só com 100 mil sócios poderia ser campeão... è certo que o Boavista foi-o com 10% deles mas todos sabemos o que se passou...

é por isso que não vislumbro equilibrio no topo do nosso futebol. Só mesmo estes clubes, os tais "pré-grandes" associados aos "que fazem o calendário" poderiam por em causa a hegemonia sob todos os aspectos dos 3G. Deviam conquistar poder na Liga e verificar que com alianças de ocasião estão a hipotecar o futuro e a tornar pouco crível o nosso futenol.... reparem no nosso Enorme: estamos pelo 4 ou 5º ano consecutivo na europa. Conquistamos os primeiros lugares a seguir ao pódio mas que esperanças podemos ter mais a curtissimo prazo com este status quo? Não foi bem evidente que com um plantel de luxo, um tecnico credível e conquistador, uma direcção profissional e um presidente ambicioso podiamos ir mais além? mas deixaram-nos? Não fomos "engolidos" pelo sistema e martiizados pela imprensa que via nas nossas vitórias apenas demérito do adversário? e qdo começamos a morder os calcanhares logo nos cortaram raizes?

para mim, não acredito que o jogo pelo jogo se faça em portugal. Podemos mudar mas para isso teria que começar pelas direcções deste s clubes a mudança. O corte radical com servilismos. O assumir de igualdade competitiva e de direitos. O assumir de mesmas regras para TV e sponsorização. O protesto eficaz sobre patrocinios oficiais e PAGOS  por todos que caiem no mesmo saco de sempre. O cessar do servilismo das tv´s e radio bem como imprensa escrita no sentido de cortar de vez com excessivo proteccionismo. Diereitos e igualdadaes para todos e não equipas de 1ª e 2ª embora na mesma divisão e na mesma competição.
Para mim, não vamos lá cpm mezinhas e intenções. A LIGA deve ser reunificada e a FPF terá que investir num futebol universal (de todos) e para todos. Chega de futebol para os mesmos!!!!!!!

e quem tem força para gritar estas ideias e exigir mudança de tratamento? os adeptos?não, esses são subvertidos pela paixão de semanalmente estarem com a equipa mesmo que espexinhada por injustiças.
Serão os dorogentes que devem tentar colocar as coisas no lugar de forma a poderem ter ambição e certeza de que com trabaçho, método e competencia terão os mesmos resultados do que ...os do costume


Quanto a mim, o Ric  levanta aqui várias questões interessantes.

A minha opinião é esta, desculpem se me vou alongar:

O grupo dos grandes não vai aumentar. A tendência tem sido de reduzir e irá continuar a ser. O Belém caiu de lá já há uns bons anos, o Boavista não se conseguiu sequer fixar lá e não acredito que mais ninguém lá chegue. Mais até, eu acho que o normal  será reduzir, porque Portugal é um país pequeno. Isso só não aconteceu, ficando apenas o Porto e o Benfica, porque o Benfica tem muitos adeptos e CS a favor, mas já há uns bons anos que é miseravelmente dirigido. Se não fosse, com tantas as coisas a favor, teria resultados muito melhores. E o Sporting resiste, porque sempre foi o clube das élites e da gente do dinheiro. Mas, um dia, talvez com o fim de Pinto da Costa, o Porto deixará de ter esta hegemonia, e ou o Benfica deixará o Sporting para trás (o mais provável), ou o contrário. E haverá dois grandes e um menos grande.

E de "baixo", poderá alguém chegar a esse estatuto? Não creio. O Ric fala em 4 clubes que a curto prazo poderiam ser candidatos: Braqa, Guimarães, Marítimo e Nacional. Parece-me certa esta escolha. A Académica poderia ter uma chance, mas a cidade liga pouco ao futebol; o Leixões, também não acredito. Boavista, Belenenses e Setúbal vão é lutar para se aguentar. Mais a Sul e no interior, é um deserto.

Mas nos 4 referidos pelo Ric, há que notar uma coisa importante: partilham apenas 2 regiões geográficas: a  Madeira e o Minho.

Poderia haver um clube grande na Madeira? Talvez sim, se houvesse apenas um clube, como o Jardim propôs. Mas o Marítimo, o Nacional e até o União da Madeira odeiam-se. Não vai haver essa união. Uma hipótese seria o Marítimo, que é de longe o mais popular, ganhar um grande ascendente. Mas neste momento, o Nacional não parece mostrar isso.

No Minho, ou até talvez, em todo o espaço a Norte do Porto, poderia haver espaço para um "Grande"? Sim. Para um. Mas a questão é que nunca haverá um. A rivalidade entre Braga e Guimarães (muito além do futebol), nunca permitirá que um aniquile o outro (sejamos realistas), a não ser que um tivesse uma catástrofe. Essa rivalidade, se por um lado fortalece, não permite o surgimento de um "Grande". Até porque outros clubes, embora menos fortes e menos regulares na 1ª divisão, como o Gil Vicente, o Famalicão, o Fafe, etc. também dividem adeptos, recursos, apoios. Lá está, "o clube da minha terra". E, a Norte do Porto, há uma grande multiplicidade de outros clubes: Paços de Ferreira, Rio Ave, Trofense, Varzim, Chaves...sem esquecer que um dia cidades como Viana e Vila Real podem fazer apostas que ainda não fizeram.

Agora, o que eu tenho esperança é que passe a haver 2/3 grandes, mas que, como noutros países, possam de vez em quando chegar ao título, ou aos primeiros lugares, outros clubes "médios". É o que acontece na Espanha, para dar o exemplo ao lado: Real Madrid e Barcelona são gigantes, mas outros clubes, embora mais raramente, intrometem-se. O mesmo na Inglaterra, apesar do Manchester, do Liverpool, do Arsenal e mais recentemente do Chelsea. O mesmo na Itália, apesar do Milão, do Inter, e da Juventus. etc, etc. Aí, então, o Braga poderá ter a sua hipótese.

Quanto à Taça de Portugal, é sempre uma prova mais aberta, também mais imprevisível.

Concordo com o que foi dito...

Permite-meum pequeno reparo Duke. Em relação ao Minho, e no resto do país deve ser igual, o entrave maior ao crescimento não é o VSC, GVFC, ou outro clube... O entrave maior são os 3 grandes, que, à imagem de uma teia maligna que tudo envolve ao seu redor, assim o faz com as gentes da nossa região. Se reparares, a generalidade das pessoas que gostam de futebol não gostam do clube da sua cidade ou região mas sim de um dos grandes. Para ajudar à festa, a intoxicação dos media é tamanha que as gerações novas ou são "envangelizadas" por um braguista ou acabam por seguir quem ganha muitas vezes. Se reparares, nos noticiários, nos jornais, estes dão um ênfase desmedido aos 3 grandes, como que fossem os únicos de Portugal.O Braga não vende...  os 3 grandes s im! Como podes ver, o desafio para um clube como o SCB é tremendo... tem que lutar dentro do campo e se eventualmente ganhar é porque o grande esteve mal, tem que lutar contra os lobbies, contra contra o poder instalado nas instituições, contra os media, contra o ego dos bi-clubistas... enfim!
Força Gverreiros

Apesar do SCB nos últimos anos ter conseguido excelentes resultados, a adesão dos habitantes da cidade ao SCB ainda é insatisfatória. O SCB precisa de maior dimensão humana.

Muitas vezes me questiono porque muitos ainda não são sócios do SCB. O momento desportivo é bom, o SCB continua na senda do sucesso, então, que mais o SCB precisa de fazer?
Será que a culpa é dos habitantes da cidade e região de Braga?
Talvez, mas não só...
O SCB tem responsabilidades.
Responsabilidades pela ausência de uma estratégia. Responsabilidade pela ausência de uma política de MKT. Responsabilidades por perder oportunidades atrás de oportunidades.

Convém não esquecer que as gentes da nossa região não estão "virgens" quanto à simpatia para com um clube de futebol. Tem a certeza que a maior parte dos minhotos tem afeição por um clube de futebol, mas esse clube não é o SCB. Se assim fosse, a excelente campanha que o SCB tem feito seria o suficiente para o "despertar". Como não é assim o SCB tem que lutar, com armas desiguais, contra tudo e contra todos. A intoxicação provocada pelos media é enorme e a simbiose que existe entre os media e os 3"G" levam-me a adivinhar que no futuro continuará tudo igual. Parece é que o SCB absteve-se da luta. Preferiu confiar na sorte e esperar o que o futuro trás. Não age!
Temos que definitivamente inverter esta situação e se a oportunidade surgir substituir os 3"G" na preferências das gentes da nossa região.

Diz-se muitas vezes que o SCB tem muito potencial para crescer. É o clube mais forte da região e para Norte não há nenhum clube no escalão máximo do futebol português.
Acho errado esta afirmação.Errada porque o SCB não se debate com os clubes locais na sedução de mais simpatizantes, mas sim com os famigerados 3"G". A preferência clubista das gentes minhotas pelos 3"G" é evidente e conseguir o apoio daqueles que se identificam com um clube que ganha muitas vezes é assaz difícil. O SCB tem que apostar nas novas gerações e esperar que outros, os adeptos das vitórias, se identifiquem com o vitorioso SCB.
7 2006
Força Gverreiros