News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 29/04

Started by Bruno3429, 29 de April de 2009, 05:18

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Recorde à vista
DEFESA MENOS BATIDA DE SEMPRE PODE SER SUPERADA 


Não foi em vão que o Sp. Braga esteve seis jogos consecutivos sem sofrer qualquer golo para o campeonato, da 8.ª à 13.ª jornada. A subida na tabela era o principal objetivo de Jorge Jesus, mas, mesmo sem saber, o treinador estava a ganhar bases para poder bater um recorde do clube: em 2005/06, Paulo Santos acabou a temporada com apenas 22 golos sofridos. Eduardo, neste momento, tem... 17!

Faltam quatro partidas para terminar a Liga e é bem possível que se faça história. O reforço do sector mais recuado foi uma das prioridades do último verão: Moisés e Evaldo foram contratados para dar maior consistência à equipa; Vandinho assumiu-se como patrão à frente dos quatros defesas; e Eduardo mostrou tanto valor que até chegou a titular da Seleção Nacional.

A confirmar-se que os arsenalistas não sofrem cinco tentos nas próximas rondas, os fantásticos registos de Jesualdo Ferreira são ultrapassados. O agora treinador campeão do FC Porto conseguiu superar um feito do argentino Mario Imbelloni, que com o mítico Conhé (ex-Sporting) na baliza, tinha consentido apenas 27 golos na já longínqua temporada de 1977/78. Mas Jorge Jesus chegou ao Minho, há menos de um ano, para fazer melhor...

Obstáculos

Rio Ave, Belenenses, Benfica e FC Porto são os rivais que os minhotos têm de defrontar. Vencer está no horizonte, mas cuidado com os golos sofridos!


Luís Aguiar apto
JÁ SE TREINOU DEPOIS DO SUSTO DA VÉSPERA
 
 

Tudo não passou de um susto e ontem Luís Aguiar já se treinou com os restantes companheiros. O médio uruguaio tinha abandonado a sessão de trabalho anterior com queixas na coxa direita, mas após uma segunda avaliação, e sem apresentar dores, o jogador subiu ao relvado e trabalhou sob as ordens de Jorge Jesus.

Suplente utilizado diante do Trofense, Luís Aguiar deverá, inclusive, ser titular depois de amanhã em Vila do Conde, em detrimento de Márcio Mossoró. Matheus também deve perder o lugar para entrar PauloCésar.

Apoio precisa-se

A SAD arsenalista já colocou à venda os bilhetes para o desafio com o Rio Ave. Assim, por 10 euros, todos os interessados podem ir apoiar a equipa. Quem precisar de transporte tem camionetas por mais 3,5 euros.


Record

Bruno3429

Eduardo e Evaldo feitos históricos
ANDRÉ MORAIS

Se jogarem contra o Rio Ave - e vão fazê-lo caso não surja qualquer imprevisto de última hora - Eduardo e Evaldo ganharão um lugar na história do Braga. Os dois vão igualar Vítor Duarte, como jogadores com mais jogos disputados numa só época ao serviço do clube. São 44 partidas, embora com disposições completamente diferentes. Vítor Duarte queixa-se de na sua época, em 1988/89, não haver Taça UEFA nem Carlsberg Cup. "Só jogávamos campeonato e Taça de Portugal", recorda, embora consciente de que as 38 jornadas de então conferiam outras possibilidades que as 30 de agora não.

Esses 44 jogos disputados por Vítor Duarte, defesa como Evaldo, correspondem à quase totalidade dos da equipa (falhou apenas a vitória sobre o Olivais e Moscavide, na Taça de Portugal, a três dias do Natal). Tal como os heróis de agora, que falharam um jogo cada um. Eduardo por opção, na Taça da Liga. Evaldo também, mas para o campeonato e para descansar para a recepção ao Paris Saint-Germain.

"Será difícil baterem o recorde que eles vão estabelecer. Não será fácil o campeonato voltar a alargar nem o Braga fazer tantos jogos na UEFA. E depois ainda há os castigos e as lesões", explica Vítor Duarte, que joga nos veteranos do União de Coimbra e já não acompanha o futebol profissional. "Os veteranos são a minha terapia. Após deixar de jogar fazia-me confusão entrar num estádio. Nunca mais o fiz", conta.

Vítor Duarte não sabia que era recordista era seu, mas sabe que entrega o máximo em boas mãos. "São excelentes jogadores. Aliás, para estarem no Braga têm de ser pois hoje o Braga já é considerado um clube grande", prossegue. "Tenho saudades. Passei quatro anos fantásticos lá", termina, recordando que nem só 1988/89 foi uma temporada de sonho. "No total fiz 94 jogos consecutivos na Liga. Sem séries de três amarelos, sem lesões e sem os treinadores me tirarem", gaba-se. Esse é um recorde ainda por bater.


FACTOS E NÚMEROS

Vila do Conde
Eduardo completa a marca histórica no estádio onde registou a única ausência da época: foi para a Taça da Liga que foi substituído por Kieszek.


Campeão
Já Evaldo fá-lo no estádio onde se estreou na Liga, a jogar pelo FC Porto de José Mourinho, em 2004. Foram 14 minutos que lhe valeram um título.


5 minutos
É o tempo que separa Eduardo e Evaldo, com vantagem para o primeiro. Ambos falharam um jogo, mas o lateral foi substituído aos 85' contra o Trofense.


João Pereira
Um dos melhores de 2007/08, segue com 38 jogos, apenas atras dos recordistas, de Alan (41) e de Luís Aguiar (42).


Guarda-redes pode tornar-se cinquentenário

Se Eduardo jogar as jornadas que restam para o fim da Liga Sagres, atingirá não só os 47 jogos pelos arsenalistas, como também a bonita marca de 50 em toda a época. Um número cada vez mais raro mas que ilustra uma regularidade impressionante de um guarda-redes que se vale das consecutivas chamadas à Selecção Nacional para poder então ser cinquentenário.

Eduardo jogou três vezes por Portugal (Finlândia, Suécia e África do Sul) e se mantiver, como é de crer, a confiança de Carlos Queiroz contra a Albânia, em Junho, pode ainda chegar aos 51 jogos numa só época, numa autêntica maratona que começou a 20 de Julho, contra o Sivasspor, para a Taça Intertoto.

Para o guarda-redes, a temporada tem mesmo sido um sonho. Além de ter conquistado imediatamente um lugar no Braga, estreou-se a disputar as competições europeias e estreou-se depois pela selecção. No seu encalço tem alguns grandes clubes europeus e, como pedra no sapato, guarda apenas o golo sofrido contra o PSG, que eliminou os minhotos da Taça UEFA e no qual foi mal batido.


Karoglan levou finalmente com a vingança de Eduardo

Ao igualarem Vítor Duarte; Eduardo e Evaldo estão simultaneamente a ultrapassar Karoglan e Toni, dupla de avançados que em 1997/98 chegou aos 43 jogos. A ironia é que para Eduardo isto é quase uma vingança sobre o croata. É Karoglan quem o conta. "Parti-lhe três dedos há 10 anos, num jogo treino contra os juniores, tinha ele 16 anos. Fico muito feliz por ser ele a ultrapassar-me. Afinal, fiz-lhe aquilo e ele nunca reclamou", riu, ao telefone desde Zagreb, onde agora vive.

Na Croácia, continua a seguir o Braga. Ao lado, na Bósnia, conviveu com Jorge Jesus e Rui Casaca por altura do jogo contra o Zrinjski. "Eduardo veio ter comigo e perguntou-me se me lembrava dele. Conversámos um pouco e fiquei a gostar muito dele. Tenho a certeza que é um excelente rapaz. O Braga é bom, mas ele merece melhor", prosseguiu.

"Para mim esta equipa é melhor do que as minhas. É mais jovem e eu gosto de equipas com margem de progressão", disse também, antes de um até já: "Braga será sempre o meu primeiro clube e a minha primeira cidade. Volto em breve. Obrigado Portugal."

Antes de Toni e Karoglan, foram o guarda-redes Armando e o médio Estêvão a partilhar este recorde durante 31 anos. Em 1966/67, fizeram 40 jogos.


OS MELHORES EM 10 ÉPOCAS

07/08 Linz e João Pereira 38 em 41

06/07 Paulo Santos 41 em 44

05/06 Paulo Santos 38 em 38

04/05 Abel e Wender 37 em 40

03/04 Paulo Sérgio 37 em 38

02/03 Quim 35 em 36

01/02 Castanheira 38 em 40

00/01 Edmilson 35 em 35

99/00 Quim 35 em 36

98/99 Silva 33 em 35


Paulo Santos era o melhor da década

Paulo Santos era líder claro da última década. O guarda-redes não só detinha o recorde de jogos acumulados (41 em 06/07) como é o único que conseguiu completar todos os jogos de uma temporada sem interrupções. Foi em 2005/06 e essa marca nem Eduardo e Evaldo conseguem bater, uma vez que já foram ambos preteridos. Destaque ainda para o facto de um dos melhores da última temporada ter sido dispensado a meio da que corre. Linz jogou 38 dos 41 jogos do Braga.


Luis Aguiar apto

A lesão muscular de que Luis Aguiar se queixou segunda-feira não representava afinal qualquer motivo de preocupação. Tanto que o jogador já ontem trabalhou e estará disponível para entrar nas contas de Jorge Jesus para o jogo de sexta-feira.


Paulo César titular

Apesar de ficar sem nenhum avançado no banco, Jorge Jesus não vai hesitar no regresso de Paulo César ao onze inicial. A boa resposta do brasileiro no segundo tempo contra o Trofense convenceu o treinador, que agora apenas tem de decidir quem sairá da equipa.


Inquérito Online
A dupla de avançados Renteria-Matheus deve manter-se no ataque do Braga na deslocação ao estádio do Rio Ave?


Apesar de não ter rendido aquilo que era esperado, os adeptos votam a favor de uma nova oportunidade, certos de que o entendimento em Vila do Conde será melhor.

SIM 69%
NÃO 31%
N.º de participantes: 394

O Jogo

Bruno3429

Juniores do ABC e "Xico" no mesmo grupo

ABC e Francisco de Holanda vão medir forças entre si na segunda fase do campeonato nacional de juniores masculinos da primeira divisão, ditou o sorteio realizado ontem.

Diario Minho

Bruno3429

Nomeações: Jorge Sousa e João Ferreira na Madeira

Jorge Sousa e João Ferreira foram os dois árbitros nomeados pela Comissão de Arbitragem da Liga, para os dois jogos de extrema importância para as contas da Liga que vão ser disputados na Madeira, no próximo fim-de-semana.

Jorge Sousa vai dirigir o Nacional-Benfica, agendado para sábado, e João Ferreira vai marcar presença no Marítimo-F.C. Porto de domingo. Pedro Proença foi nomeado para o embate entre Académica e Sporting.

Destaque ainda para Lucílio Baptista, que continua afastado do primeiro escalão (desde a final da Taça da Liga), mas que vai dirigir o duelo entre União de Leiria e Olhanense, importante para as contas da subida.

Nomeações:
Rio Ave-Sp. Braga: Olegário Benquerença
Académica-Sporting: Pedro Proença
Nacional-Benfica: Jorge Sousa
E. Amadora-Leixões: Nuno Roque
V. Setúbal-P. Ferreira: João Capela
V. Guimarães-Naval: Paulo Costa
Marítimo-FC Porto: João Ferreira
Trofense-Belenenses: Carlos Xistra

Gil Vicente-Varzim: Hugo Miguel
U. Leiria-Olhanense: Lucílio Baptista
Freamunde-Oliveirense: Paulo Baptista
Portimonense-Covilhã: Elmano Santos
Estoril-Vizela: Luís Reforço
Gondomar-Boavista: Artur Soares Dias
Beira Mar-Feirense: Vasco Santos
Santa Clara-Desp. Aves: Cosme Machado


Maisfutebol

Bruno3429

Sporting de Braga
Cinco atletas em cuidados médicos


O Sporting de Braga prepara a deslocação a Vila do Conde e no treino de ontem, de acordo com o boletim clínico, cinco atletas estiveram ausentes. Moisés continua a fazer tratamento e trabalho em ginásio, Bruno Tiago e Jorginho fizeram tratamento, assim como trabalho de ginásio e relvado, Meyong prosseguiu com tratamentos e esteve no ginásio, enquanto Orlando Sá iniciou a reabilitação.

O Primeiro de Janeiro

Bruno3429

Sp. Braga: Luís Aguiar apto para o Rio Ave

Apesar do susto no treino de segunda-feira, Luís Aguiar está apto para o jogo de sexta-feira, com o Rio Ave.
O médio uruguaio, que abandonou o primeiro treino da semana com dores na coxa direita, treinou, ontem pela manhã, sem limitações com os restantes colegas de equipa e tudo indica que será opção do técnico Jorge Jesus para o onze inicial no jogo que abre a 27.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol.

Mais uma boa notícia para o técnico, que viu também Frechaut treinar já sem condicionalismos, após uma longa ausência depois da lesão sofrida e m Fevereiro, no jogo com a Naval.
O treinador passa, assim, a contar com 19 jogadores para a deslocação a Vila do Conde.

Ausentes devido a lesão e ainda ao cuidado do departamento médico do clube arsenalista continuam Moisés (ainda em processo de recuperação devido a uma rotura do músculo do gémeo interno da perna esquerda), assim como Bruno Tiago, Jorginho, Meyong e Orlando Sá, sendo que o brasileiro Jorginho é o único que poderá ainda jogar nesta recta final de campeonato.
O plantel volta a treinar esta manhã, mais uma vez à porta fechada.

Correio Minho

JotaCC

CONFERÊNCIA DE IMPRENSA DE JORGE JESUS QUINTA-FEIRA ÀS 13H00

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, estará na sala de imprensa do Estádio AXA quinta-feira, dia 30 de Abril, às 13h00, para projectar o encontro com o Rio Ave, agendado para as 20h30 de sexta-feira, a contar para a 27ª jornada da Liga Sagres.

Os Gverreiros do Minho treinam antes, numa sessão que decorrerá à porta fechada a sócios, adeptos e jornalistas.


ESCOLINHAS DE FUTEBOL NA 1ª EDIÇÃO DA GUIMARÃES CUP

Os Peqvenos Gverreiros do Minho das Escolinhas de Futebol do S.C, Braga (turmas de 1998, 1999 e 2000) vão estar presentes na Guimarães Cup – I Torneio Internacional de Futebol, promovido pelo GDRC Os Sandinenses.

Os jogos do torneio são disputados no Estádio D. Maria Teresa em S.Martinho de Sande, durante o fim-de-semana de 1 a 3 de Maio.

O evento contará com a presença de equipas pertencentes ao GDRC Os Sandinenses, C.C. Taipas, Vitória SC, FC Porto, Boavista FC, SL Benfica e Sporting CP, entre outras. As equipas foram divididas em dois grupos e depois de totalizados os pontos, disputarão jogos com as equipas do outro grupo mediante a sua classificação. Mais uma vez, os nossos alunos terão a oportunidade de demonstrar as habilidades motoras específicas da modalidade e aplicar com correcção o regulamento e o fair-play. Estamos certos que este evento fomentará valores que são trabalhados durante as sessões de treino como a socialização, a cooperação, a persistência, a liderança e o gosto pela modalidade.

Desde já lançamos o apelo aos nossos associados e simpatizantes que acompanham os Peqvenos Gverreiros, a marcar presença massiva no estádio do clube organizador e apoiar a jovem Legião...



ESCOLINHAS DE FUTEBOL FICAM EM 4º LUGAR

A turma das Escolinhas de Futebol (nascidos em 2000), participou no passado fim-de-semana no IV Encontro de Escolas de Futebol de 7 de Santa Comba Dão.

O S.C. Braga marcou presença em todas as edições e esta contou ainda com a participação de FC Porto, SL Benfica, Sporting CP, entre outros.

A comitiva composta por meia centena de pessoas foi sempre muito bem acompanhada por dois atletas da equipa da casa, prestando toda a atenção em tudo o que fosse necessário. O SC Braga defrontou no primeiro jogo o FC Porto, desenvolvendo um bom futebol em todo o encontro, com preocupações constantes em circular e manter a posse de bola, evidenciando um forte domínio sobre a turma portista. Aos 15 minutos já vencia por 3 golos mas o FC Porto não se deixou esmorecer e respondeu prontamente com dois golos em pouco tempo. Contudo não perderam a confiança, a garra e o querer em presentear todos aqueles que os apoiavam desde a bancada, fazendo-se ouvir com cânticos soando alto e bom som a palavra...BRAGA! Os Pequenos Gverreiros acreditaram no sonho e terminaram o jogo com justo resultado a favor de 6-2. Prontamente os jogadores soltaram gritos de satisfação e olhares de alegria uns para os outros, por terem vencido uma equipa com a reputação do FC Porto. Ainda a saborear a vitória, os jogadores preparavam o jogo seguinte que iria ser com o SL Benfica. Realizou-se novamente a formação inicial, a troca de galhardetes e o sorteio de jogo. A motivação era extrema com o pontapé de saída favorável ao SC Braga mas desde logo se adivinhou dificuldades em circular a bola, devido ao carácter físico dos oponentes. Os Pequenos Gverreiros bem lutavam para demonstrar o seu futebol, mas a superioridade dos contrários era notória, com disciplina táctica bem definida e com elementos em campo que evidenciaram conhecimento do jogo de forma bem sustentada, no domínio técnico-táctico. O resultado evoluía de forma desfavorável e o SC Braga não aproveitou as oportunidades para marcar contribuindo para a diferença final no marcador com nove golos sem resposta a favor dos lisboetas.

O SC Braga disputou assim o jogo de 3º e 4º lugar frente à equipa anfitriã d´O Pinguinzinho na parte da tarde. Este foi bastante disputado mas a partir de dada altura o cansaço nos atletas foi evidente o que ajudou a ditar o resultado final de 3-0 a favor da equipa da casa. Apesar da mágoa, os alunos foram motivados a valorizar o carácter pedagógico do torneio e de braços no ar acenaram e bateram palmas a todos aqueles que os viram no palco dos seus sonhos. O melhor estava para vir, aquando a entrega dos prémios de participação. Aquando da audição do nome da nossa equipa para receber a taça e medalhas, ouviu-se um "bruá" desde a bancada como se do primeiro lugar se tratasse. O nosso capitão entregou a um dos responsáveis do torneio uma bandeira e o Livro do Clube, e em troca recebeu a taça, elevando-a prontamente com os seus colegas e amigos. No regresso, os Pequenos Gverreiros partilhavam os bons momentos daquele dia inesquecível das suas vidas e admiravam o troféu conquistado para juntar a muitos outros já existentes no clube e sonhando com outros que de certeza serão conquistados. O balanço da participação neste evento é francamente muito positivo e muito para além do resultado desportivo. Fomentaram-se questões associadas ao desporto, que por vezes são relegadas para segundo plano, como a amizade, a camaradagem, a aprendizagem integradora e socializadora.

Agradecemos a todos os que nos acompanharam, apoiaram, gritaram, desesperaram, sofreram e aos que nos proporcionaram a participação neste grande encontro de escolas de futebol.

S.C.BRAGA.PT

JotaCC

Atletas da equipa de voleibol do Sp. de Braga convocadas para a Selecção Nacional de Juniores 

Mariana Filipe e Mariana Falcão, ambas atletas do Sporting de Braga, foram convocadas para um estágio da Selecção Nacional de voleibol de juniores, tendo em vista a participação na segunda ronda para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo`2009.

A partir da próxima sexta-feira decorre um estágio, em Vila Noiva de Gaia, com o objectivo do seleccionador observar as atletas.

ANTENA MINHO