News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 22/04

Started by Bruno3429, 22 de April de 2009, 07:31

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Beckenbauer ironiza com Estádio Axa
«BALIZAS ENTRE DUAS ROCHAS", DISSE O LÍDER DO BAYERN 


O Bayern de Munique corre o risco de falhar o acesso às Champions e o presidente Franz Beckenbauer deu como exemplo o Estádio Axa para dizer o quanto detestava ter de participar na Liga Europa.

"O Bayern tem de ir à Liga dos Campeões. Eu não quero voltar a Braga, onde as balizas estão entre duas rochas", atirou, recordando o jogo com o Sp. Braga na Taça UEFA da última temporada.


Orlando Sá foi operado
VÁRIOS MESES DE RECUPERAÇÃO PELA FRENTE 

 

O avançado Orlando Sá foi operado com sucesso ao final da tarde de ontem à rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.Agora, seguem-se vários meses de recuperação para o jovem internacional português que apenas deverá voltar à competição em outubro ou novembro, mas nessa altura já como jogador do FC Porto.

João Pereira, com uma amigdalite não se treinou na tarde de ontem, enquanto Rodríguez (sequelas de uma entorse na tíbiotársica) fez apenas tratamento e trabalho de ginásio.


Record

Bruno3429

Sp. Braga: Falhar o 4.º lugar obriga ao filme do ano passado

Depois de tanto lamentar a infelicidade de ter sido obrigado a começar a presente temporada mais cedo que os outros clubes, face à participação na Taça Intertoto, o Sp. Braga corre o risco de repetir o filme na próxima época, se falhar o objectivo do 4.º lugar na Liga Portuguesa. A UEFA já divulgou o calendário do próximo ano europeu e as notícias são pouco animadoras para quem vai disputar as pré-eliminatórias da nova Taça Europa. O caso da equipa bracarense.

No que concerne às equipas portuguesas, o pior cenário é o que diz respeito ao 5.º classificado (ou 6.º), que tem de entrar na 2.ª p ré-eliminatória, cujo jogo da 'primeira mão' está agendado para 16 de Julho.
Porém, a equipa que acabar no 4.º lugar tem mais quinze dias de preparação — o que na pré-época faz toda a diferença — uma vez que só entra na 3.ª pré-eliminatória, agendada para o dia 30 de Julho.

O Sp. Braga ocupa actualmente a 5.ª posição no campeonato, com 42 pontos, menos um que o Nacional da Madeira. No entanto, em caso de igualdade pontual, os 'guerreiros' ganham no confronto directo com os insulares. Isto porque vence-ram em casa (1-0) e empa-taram na Choupana (1-1).


José Costa: "Estamos prontos para uma final"

Não há temores no ABC, aliás o coleccionador de vitórias está habituado a este tipo de jogos e tem por hábito puxar dos galões e exibir a sua classe. "É uma final antecipada e estamos prontos", destaca o pivot do ABC José Costa. "Estamos muito motivados, muito confiantes, conscientes das dificuldades, mas só pensamos na vitória", avisa o internacional português.

José Costa reconhece "erros cometidos" no jogo com o Sporting, tal como "ao longo da temporada". "Na fase regular vencemos por duas vezes o Sporting, perdemos na Taça da Liga, mas est amos muito motivados para vencer este jogo. Não fugimos à pressão deste desafio, que é de tudo ou nada para a nossa equipa".

A ausência de Tiago Pereira no jogo desta noite em Casal Vistoso é quase certa. O jogador sofreu uma forte pancada no embate em Braga e só uma recuperação relâmpago é que coloca o atleta à disposição de Jorge Rito.
Do lado oposto vai estar uma equipa "motivada" e que quer fazer "história", mas o ABC quer virar a página para os lados do Minho. Nas bancadas a apoiar o conjunto leonino vai estar o técnico do futebol profissional Paulo Bento.


Correio Minho




Bruno3429

ABC está obrigado a vencer o Sporting para continuar a sonhar com o título nacional

O ABC defronta esta noite o Sporting e está obrigado a vencer para continuar a sonhar com o título nacional.

A equipa bracarense perdeu no primeiro jogo por 30-28 e agora necessita de derrotar os leões para igualar a eliminatória.

O jogo entre o Sporting e o ABC realiza-se no Casal Vistoso, a partir das 21.30 horas. 


Antena Minho

Bruno3429

Repetir dezena e selar a UEFA
ANDRÉ MORAIS

Uma série de dez jogos sem perder guiaram o Braga desde o 12.º lugar até ao quinto. Aconteceu entre a quarta e a 13.ª jornada e terminou na visita à Luz. A Naval foi o primeiro adversário dessa melhor série e, curiosamente, também o primeiro da segunda melhor sequência, que ainda não terminou. Faltam três jogos para que o ciclo se repita, e se, nessa altura, os arsenalistas se valeram da dezena de jogos para ascenderem aos lugares europeus, agora procuram completar a nova série para os selarem definitivamente.

O Braga precisa de mais 12 pontos para matematicamente carimbar o apuramento europeu, mas as contas de anteriores campeonatos indicam que nove bastam. Alias, na maioria deles nem foram precisos tantos. Os 42 que agora a equipa soma são um excelente indicador neste momento, pois 49 foram suficientes nas duas últimas temporadas.

Trofense, Rio Ave e Belenenses completam então os dez jogos que o Braga deseja repetir sem perder e afiguram-se como tarefas bem mais acessíveis do que os dois últimos confrontos da época: em casa, com o Benfica, e no Dragão, com o FC Porto.

Nestes sete jogos, o Braga venceu três (Naval, Guimarães, Setúbal) e empatou quatro (Amadora, Académica, Marítimo e Nacional), mas marcou sempre, o que se traduz num recorde interno. Nem na tal dezena de jogos imbatível os minhotos facturaram sempre. Este registo acaba por ser bastante curioso, pois coincide com a perda do melhor marcador da equipa, Meyong. Sem ele, Paulo César (3), Orlando Sá (2) e Luis Aguiar (2) assumiram a batuta goleadora. César Peixoto, Rodriguez e João Pereira também ajudaram. Contra o Trofense, a vitória ajudaria a quebrar um enguiço de vitórias caseiras que dura há mais de mês e meio. A última aconteceu contra o eterno rival Guimarães. Entretanto, Académica e Marítimo roubaram empates no Estádio Axa, ambos a um golo.


Orlando operado

A cirurgia a que ontem Orlando Sá foi sujeito correu bem, e o jogador terá alta em breve para começar a recuperação, já às ordens do FC Porto, clube com o qual já assinou contrato para as próxima temporadas.

Na Ordem da Trindade, os médicos João Lourenço e José Carlos Noronha demoraram mais de duas horas para corrigir a rotura do ligamento cruzado anterior do joelho direito que o avançado sofreu na semana passada, após choque com o juvenil Jean num dos treinos arsenalistas. Nesse dia, Orlando Sá não se queixou muito, e o choque veio apenas no dia seguinte, quando foi confirmado o diagnóstico.

Agora, a forma como decorrer a recuperação nas primeiras semanas será decisiva para estabelecer o número de meses que o avançado terá de parar. A melhor previsão aponta para o regresso no final do mês de Agosto. A pior pode só trazer o jogador de volta em Outubro, já com um quarto da época 2009/10 disputado.


Paulo Jorge ainda expectante

Rodriguez voltou a nem sequer subir ao relvado, e a esperança de Paulo Jorge na estreia na Liga Sagres aumentou. O peruano ainda tem sequelas de entorse da zona tibiotársica esquerda e fez apenas ginásio. Da evolução do seu estado até amanhã dependerá a utilização no jogo de sexta-feira, com o Trofense. João Pereira, com uma amigdalite, também não está certo, e, neste caso, é Filipe Oliveira quem está de prevenção.

Hoje, o Braga volta a trabalhar à porta fechada. Amanhã é dia de Jorge Jesus fazer a tradicional antevisão do encontro, desta vez com o Trofense.

O Jogo

Bruno3429

Receitas televisivas - Clubes descontentes com o dinheiro que recebem pelos jogos da Taça de Portugal
O vencedor da Taça deste ano receberá 500 mil euros, mas os clubes criticam o que recebem nas fases anteriores


O facto de o vencedor da Taça da Portugal receber 500 mil euros e o finalista vencido 200 mil não impede que os clubes estejam insatisfeitos com o novo modelo financeiro da prova, estreado este ano, depois de a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ter encontrado um patrocinador e negociado os direitos televisivos para toda a temporada. As críticas dos clubes, ao que apurou o PÚBLICO, estão relacionadas com a distribuição das receitas dos direitos televisivos. Os "grandes" queixam-se que os valores são baixos e que, financeiramente, exceptuando a final, as receitas são "miseráveis", enquanto os clubes mais pequenos lamentam estar a ser discriminados face aos "grandes".

Fonte oficial da FPF garantiu ontem, ao PÚBLICO, que o organismo "está a estudar uma nova forma de distribuição das verbas" da televisão, para evitar que a receita dada aos clubes dependa só da fase da competição a que o jogo se refere. Em cima da mesa está a introdução de um factor de correcção, conhecido como market pool, à semelhança do que acontece nas provas da UEFA. "Um factor de mercado pode evitar que a verba distribuída num FC Porto-Sporting dos oitavos-de-final ou dos quartos-de-final seja cega em relação ao peso dos clubes e às audiências."

Esta mudança evitará casos, como o dos oitavos-de-final deste ano, em que Leixões e Benfica protestaram por só receberem cerca de 65 mil euros cada. Um responsável de um clube "grande" referiu ao PÚBLICO que, com este modelo, a Taça de Portugal "só vale prestígio, porque financeiramente é um desastre, exceptuando a final, que tem um valor interessante": "Sem a final, vale mais ir a particulares no estrangeiro."

FPF diz que perde dinheiro

Além dos clubes "grandes", também os emblemas mais modestos se queixam das receitas, alegando que praticamente não recebem verbas, porque os seus jogos não são transmitidos na televisão e os prémios por desempenho desportivo só são atribuídos aos dois finalistas. "A Taça de Portugal só se faz com os dois finalistas?", aponta António Fiúza, presidente do Gil Vicente, um dos clubes presentes numa reunião com a FPF, em Fevereiro, em que foi discutido o assunto.

Fonte da FPF garantiu que está em cima da mesa a hipótese de atribuir prémios aos semifinalistas e até aos participantes noutras fases, destacando que o valor a distribuir este ano atinge os 3,3 milhões de euros.

Fernando Sequeira, presidente do Paços de Ferreira, um dos semifinalistas desta temporada, considera que "a federação devia abdicar de parte da sua percentagem" nas receitas de bilheteira. Uma ideia partilhada por Adriano Oliveira, director-geral do Penafiel, outros dos clubes presentes na reunião. "Em vez de receber 30 por cento, a FPF devia receber apenas 15", refere este dirigente, salientando que o clube "só encaixou 50 mil euros pela eliminatória com o Benfica", já que a receita foi dividida por três (35 por cento para cada um dos clubes e 30 por cento para a FPF), como acontece em todos os jogos da Taça.

Aceitar esta proposta não estará, porém, nos horizontes da federação: "Perdemos dinheiro com a Taça. Com as despesas de arbitragem, policiamento, segurança e organização dos jogos sem transmissão televisiva, verifica-se um prejuízo de 300 mil euros", salientou a mesma fonte da FPF.

Já a meia-final a duas mãos, que deverá manter-se na próxima época, é mais consensual. Fernando Sequeira admite que desportivamente pode beneficiar os "grandes", mas financeiramente é melhor. E António Fiúza até defende duas mãos em todas as eliminatórias, como acontece em Itália e Espanha, alegando que os clubes têm muitos treinos e poucos jogos.


Publico

Bruno3429

ABC corre risco histórico
R.G./M.R.

O ABC desloca-se hoje a Lisboa para defrontar o Sporting, numa partida em que terá de vencer para manter em aberto a passagem às meias-finais do play-off do campeonato da Liga, isto depois de domingo passado ter perdido (28-30), em Braga. Os minhotos encontram-se mesmo numa espécie de... encruzilhada histórica, isto porque, caso percam, ficarão entre o quinto e o oitavo posto na prova, algo que nunca aconteceu em 24 anos passados na principal divisão do andebol.

Para além dos 12 títulos principais, os minhotos apenas ficaram por três vezes no quarto lugar (1985/86, 1993/94 e 2003/04), sendo estas as piores classificações da sua história primodivisionária, se exceptuarmos o ano de estreia (1984/85), altura em que se ficaram pelo meio da tabela. Mas o ABC já conseguiu dar a volta a situações de certa forma semelhantes. Basta recuarmos até à temporada de 2005/06 para vermos que os minhotos acabaram no quinto lugar a fase regular e, já com o play-off em vigor, terminaram a competição como campeões, o que prova que não será o risco de marcarem negativamente a história do clube que afectará a disposição da formação orientada por Jorge Rito, que apenas se poderá queixar das lesões que têm impedido mais soluções.

Com Luís Bogas e Carlos Ferreira fora de combate, foi agora a vez do central Tiago Pereira se lesionar, com José Rolo, que não pôde jogar em Braga, muito provavelmente a ficar fora de novo, pelo que as coisas não se afiguram fáceis para os bracarenses que terão pela frente um adversário mais moralizado do que nunca e disposto a regressar, definitivamente, à conquista de títulos.

Do lado do ABC está a experiência de um clube habituado a confrontos decisivos e em ambientes escaldantes, nos quais, aliás, os minhotos têm conseguido as suas maiores conquistas.


Um vencedor em apuros

Carlos Matos é um dos mais emblemáticos nomes do ABC e, para além de Carlos Ferreira, o jogador, em actividade, com mais títulos conquistados. Com 33 anos, Matos, em Portugal, representou o FC Porto, onde foi campeão e o ABC onde também arrecadou as faixas. Mas a curiosidade é que o jogador, enquanto sénior, nunca terminou a prova abaixo do segundo posto, marca que se encontra agora ameaçada.

O Jogo

JotaCC

Sp. Braga: Orlando Sá operado com sucesso

O avançado internacional português foi esta noite operado com sucesso à rotura ligamentar do joelho direito. Jogador enfrenta quatro meses de recuperação.

Orlando Sá deve regressar aos relvados em Agosto

A intervenção cirúrgica durou cerca de duas horas e esteve a cargo do cirurgião ortopedista José Carlos Noronha, ligado ao FC Porto, que contratou o jovem avançado para as próximas cinco épocas.

Orlando Sá deverá ter alta nos próximos dias.

A BOLA