News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 27/03

Started by JotaCC, 27 de March de 2009, 09:19

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Há champagne todos os anos"


Esteve em Angola na guerra três anos, a dureza do mato tornou-o mais "forte, regressou a Portugal e com imensas saudades do futebol. Conquistou uma Taça de Portugal pelo Futebol Clube do Porto, mas essa não tem o mesmo significado do que a que foi conquistada com a Nossa Senhora do Leite ao peito. Armando confessa mesmo que suspira por uma nova conquista da Taça de Portugal.

"Há anos que estou à espera disso. A Taça de Portugal é mágica e aquela que foi conquistada pelo Sporting Clube de Braga tem enorme importância. Nesse ano derrotámos o Sporting e o Benfica em dois jogos a eliminar. O Benfica era a base da selecção que terminou no terceiro lugar no Mundial de 66. E depois veio o Setúbal..."

"Era uma grande equipa, mas não tínhamos condições de trabalho. A actual é uma grande equipa e que pode ganhar mais tít ulos. O meu sonho era mesmo ver a conquista de mais uma Taça de Portugal.

"Eduardo tem pontos em comum comigo"

"É um grande guarda-redes e aquele lance frente ao Paris Saint Germain acontece a quem lá está. Não chegou à bola e infelizmente deu golo. Ele ultrapassa isso", destaca Armando.
O guarda-redes do Sporting Clube de Braga, famoso por partir dois dedos ao defender grandes penalidades de Eusébio, encontra semelhanças entre o habitual titular das redes arsenalistas e portuguesas e entre si mesmo: "Temos pontos em comum. Eu também não era voador, nem espalhafatoso. Era prático como o Eduardo". "Não gostava de ver o Eduardo num dos três grandes do futebol português, gostava que continuasse sempre em Braga. É um grande guarda-redes e vai cada vez tornar-se melhor e mais experiente".


Moisés está ansioso por jogar


O Centro Escolar de Lamaçães recebeu o charme do Sporting de Braga, em mais um evento inserido na colonização da cidade dos arcebispos por parte dos guerreiros do Minho. Com música, um ambiente colorido e os mais novos a formarem um cordão à chegada dos jogadores, numa verdadeira guarda de honra, Moisés e Jair Baylón distribuiram sorrisos, autógrafos e não se cansaram dos inúmeros pedidos para pousar nas fotografias.

Foi nesse ambiente mágico, mas também ruidoso com os cânticos dos jovens petizes, que Moisés mostrou-se ansioso por regressar à competição, garantindo que esta paragem do campeonato foi "muito benéfica".
Sem competir há um mês e meio, o 'Xerife', como é apelidado pelos companheiros, quer regressar "o mais depressa possível à competição". "Quero continuar a recuperar, a trabalhar e ficar pronto para o jogo em Setúbal".

Ao nível dos objectivos, o Sporting Clube de Braga aposta em cimentar o quarto lugar e procurar entrar na corrida pela melhor classificação de sempre. Moisés coloca qualqu er cenário de parte, garantindo apenas que "no pensamento está o jogo de Setúbal". "É uma final e queremos ganhar. Só pensamos nesse jogo e é com esse que todo o grupo de trabalho está preocupado", destaca o defesa-central brasileiro.

Acerca da campanha dos minhotos na Taça UEFA, Moisés destacou que "o Sporting Clube de Braga tem valor para jogar em qualquer prova e isso ficou provado no comportamento da equipa nas competições europeias". "Perdemos por um detalhe, mas tínhamos condições para continuar em frente na competição", salientou ainda.

Os jogadores minhotos assistiram ainda a uma coreo-grafia por parte dos miúdos, munidos cada um de uma bandeirinha, e cantando o hino do Sporting Clube de Braga.
O braguismo está cada vez mais forte na cidade dos arcebispos, tem cada vez mais eco e nota-se claramente que as gerações futuras vão encher o Estádio Municipal de Braga ao longo de uma temporada. O rei do Minho está na moda e tem cada vez mais seguido-res nas suas aventuras nacionais e internacionais.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Armando Pereira: «Eduardo tem futuro»
HERÓI DAS LUVAS DE 1966 DEIXA DICA A QUEIROZ
   
Em Lamaçães, para além dos alunos, também um velha glória esperava os jogadores. Armando Pereira foi o guarda-redes na final da Taça de Portugal que os arsenalistas venceram, em 1966. Ninguém melhor para comentar o atual momento de Eduardo. "Tem muito em comum comigo. Não é espalhafatoso, é mais eficiente do que artista. Erra como todos... Ele tem futuro na baliza da Seleção Nacional, mas não sei se deveria dar o salto para um dos grandes em Portugal, porque eles costumam apostar mais nos estrangeiros", aconselha quem foi suplente de Damas durante três anos na turma das quinas.

Sobre o conjunto de Jorge Jesus, Armando é mais reservado: "Têm melhor equipa do que nós tínhamos nos anos 60, mas falta-lhes uma conquista importante. A Intertoto não tem tanto significado como, por exemplo, a Taça de Portugal."

Recuando no tempo, o antigo guardião conta uma história: "O Sporting chegou a oferecer-nos 7 contos para ganharmos ao Benfica. Só conseguimos o empate..."

RECORD

JotaCC

Eduardo tal e qual o vencedor da Taça

Mal ouviu em casa o refrão "Braga! Braga! Braga! Vamos para a frente!" que ecoava do megafone de um carrinha promocional do clube, já muito próximo do Centro Escolar do Vale de Lamaçães, Armando Pereira sentiu-se a viajar no tempo, por entre sorrisos. O passado enche-o de satisfação ou não tivesse sido o guarda-redes titular da equipa que ganhou a final da Taça de Portugal em 1996, por 1-0 (golo de Perrichon), contra o Setúbal. Uma delegação do clube, representada pelos jogadores Moisés e Jair Baylón, acabava de chegar para promover junto da pequenada a causa arsenalista e o antigo craque resolveu juntar-se à festa, tornando-se até na grande atracção da tarde. A primeira confissão foi dizer que todos os anos abre uma garrafa de champanhe a 22 de Maio, a tal data em que o Braga se juntou no firmamento dos campeões; depois, fez votos para que o clube repita a dose nos próximos anos. "Cheguei a ganhar outra Taça pelo FC Porto, mas pelo Braga foi diferente: teve outro brilho. Foi fantástico, pois antes eliminámos o Benfica e o Sporting", fez notar.

De regresso ao presente, Armando Pereira elogiou o Braga actual comandado por Jorge Jesus. "Superou as expectativas, é grande equipa", sentenciou. Curiosamente, o antigo guarda-redes identifica-se até com Eduardo, o actual dono da baliza arsenalista e ainda da Selecção Nacional. "Temos muito em comum. Eu também era pouco espalhafatoso; mais prático e eficiente do que artista ou voador", descreveu, defendendo ao mesmo tempo o seu sucessor do lapso cometido contra o Paris Saint-Germain, que ditou o afastamento do Braga da Taça UEFA. "Acontecem com todos. Eu também sofri golos idênticos, alguns até piores, e os treinadores não deixavam de dizer que eu era bestial", vincou. Se um dia Eduardo acabar num dos três grandes, Armando vai lamentar. "Não será bom. Há muitos estrangeiros", justificou.


Só sobrou um quadro da digressão em África


Uma digressão por Angola e Moçambique foi um dos prémios que teve a equipa vencedora da final da Taça de Portugal, em 1966. Perrichon, o argentino que marcou o golo da vitória, e companhia foram recebidos como estrelas de Hollywood e até houve alguém que se deu ao trabalho de oferecer quadros com fotografias da equipa e recortes dos jornais. Ao que se sabe, Armando Pereira foi o único a conservar a oferta. Ontem, mostrou-a, como se fosse outro troféu.


Uma final em Setúbal

Cada vez mais próximo do restabelecimento total, Moisés acredita que poderá entrar em acção no recomeço do campeonato. O central continua a reagir bem aos treinos específicos e até poderá alinhar contra o Setúbal. "Estou a evoluir bem, a recuperação está a ser bem feita e quero recuperar rapidamente para ficar à disposição do técnico", testemunhou, desviando-se estrategicamente da luta pelo quarto lugar. "O objectivo passa pelo próximo jogo e queremos vencer, pois não podemos perder mais pontos. Será difícil recuperar e com o Setúbal é a primeira final", anunciou. É claro que os minhotos apontam claramente baterias no sentido dos lugares europeus e Moisés até vai um pouco mais longe. "Já provámos que temos qualidade para jogar em qualquer competição", vincou. Nada abalados pela recente eliminação da Taça UEFA, os minhotos prometem reentrar em força na Liga Sagres e nem se deixam impressionar pelos dois empates consecutivos anteriores. "Uma competição ou uma época não se resumem a dois jogos", alegou o defesa, garantindo que os golos sofridos mais recentemente não passaram de um facto isolado.


Júnior Guilherme é uma caixa de surpresas

O passado e o presente confundiram-se de forma perfeita. Após a surpreendente aparição do antigo guarda-redes Armando, foi a vez de o jovem brasileiro Guilherme encantar também, mas já na relva, mostrando pormenores técnicos interessantes e uma maturidade de jogo bastante avançada... para a sua idade de júnior. Convocado pelo técnico Jorge Jesus para treinar com a equipa profissional, Guilherme tem-se desdobrado entre os treinos dos juniores e da equipa profissional, estando ainda por estrear no futebol português, por ter sido inscrito tardiamente.

O JOGO

JotaCC

Sub-21 em preparação

A Selecção Nacional de Sub-21, que entre os dias 10 e 12 do próximo mês, na Guarda, vai jogar o apuramento para o Mundial do escalão (a disputar no Egipto entre 6 e 19 de Agosto), vai fazer mais um estágio tendo como meta preparar essa qualificação.

A concentração dos pupilos de Rolando Freitas vai decorrer em Guimarães, entre os dias 31 e 2 de Abril.

Portugal está na luta pela única vaga tendo Bélgica, Geórgia e Turquia como opositores.


Convocados

Nome | Posto | Clube

Bruno Dias GR ABC

José Lopes GR Sporting

Rúben Pacheco C Belenenses

Tiago Pereira C ABC

Pavel Tsiunchyk C/LE Benfica

Wilson Davyes LE FC Porto

Fábio Magalhães LE ABC

José Rolo LD ABC

Pedro Maia LD Liberry SB

Bélone Moreira PD Belenenses

Pedro Portela PD Sporting

Fábio Antunes PE ABC

João Pais PE Benfica

João Antunes P Benfica

Ricardo Pesqueira P Águas Santas

João Gonçalves P Sem clube

Treinador: Rolando Freitas

Legenda: GR - Guarda-redes; C - Central; LE - Lateral-esquerdo; LD - Lateral-direito; PD - Ponta-direita; PE - Ponta-esquerda; P - Pivô

O apuramento na Guarda  Dia 10

Turquia-Geórgia 16h00

Portugal-Bélgica 18h00
Dia 11

Bélgica-Turquia 16h00

Geórgia-Portugal 18h00
Dia 12

Portugal-Turquia 15h00

Bélgica-Geórgia 17h00

O JOGO

JotaCC

 Moisés a 100 por cento após mês e meio ausente

Moisés recuperou «a 100 por cento» da pubalgia que o afastou um mês e meio dos relvados, estando à disposição do treinador do Sp. Braga, Jorge Jesus, para as oito jornadas ainda em disputa no campeonato.

O central brasileiro, operado a 9 de Fevereiro (dia a seguir a ter vencido o Sporting, em Alvalade, por 3-2), começou esta semana a treinar sem limitações. À margem de uma visita do Sp. Braga ao Centro Escolar de Lamaçães, onde o clube conquistou 100 novos sócios, Moisés falou sobre o momento da equipa.

«O primeiro objectivo é o V. Setúbal [23ª ronda, no início de Abril] e depois vencer cada partida», defendeu o defesa, citado pela Agência Lusa. «O Sp. Braga tem valor para jogar em qualquer competição e isso ficou demonstrado. Saímos por um detalhe, tínhamos condições para continuar», considerou Moisés, referindo-se à eliminação nos oitavos-de-final da Taça UEFA, frente ao PSG.

Face à paragem na Liga, o Sp. Braga recebe o Desp. Aves, sábado, às 10.30 horas, em jogo particular.

MAIS FUTEBOL


JotaCC

Jorge Jesus considera que seria "alarmante" falhar fase final

O treinador do Sporting de Braga considera que seria "alarmante" para o futebol português se a selecção nacional, que defronta sábado a Suécia no Estádio do Dragão, não se apurasse para o Mundial de 2010, na África do Sul.

Em declarações à sua assessoria de comunicação e imagem, Jorge Jesus diz acreditar no apuramento, mas teme que isso não aconteça, deixando, no entanto, palavras de apoio ao trabalho que o seleccionador Carlos Queiroz está a desenvolver na Federação Portuguesa de Futebol.

"Acho que a nossa selecção deve estar no Mundial, caso contrário, o futebol português dá vários passos atrás", começou por dizer.

Jesus lembrou: "a selecção é a nossa maior referência no contexto do futebol internacional, após a queda dos nossos clubes no ranking da UEFA".

E, se "esta época, o Braga conseguiu demonstrar que existe uma qualidade média-alta das nossas equipas que a Europa ainda desconhece" e "o FC Porto ainda vai bater-se com o actual campeão da Europa" na Liga dos Campeões, "genericamente, o nosso futebol está a perder competitividade no cenário internacional", frisou.

Pelo que, considera, a equipa orientada por Carlos Queiroz, "é a única, nos últimos anos, que se mantém competitiva e nos garante uma verdadeira exposição mundial. Francamente, acho que seria alarmante para nós e para o nosso futebol, que Portugal ficasse de fora do próximo Mundial".

O treinador "arsenalista" já tinha elogiado o trabalho de Queiroz à frente dos destinos da selecção nacional, sobretudo com a chamada de vários novos jogadores, entre eles alguns do Sporting de Braga, como o guarda-redes Eduardo, que deve ser titular sábado na recepção à Suécia, César Peixoto e o jovem ponta-de-lança Orlando Sá, que se estrearam pela selecção "AA" nos particulares com o Brasil e Finlândia, respectivamente.

"Estamos no início de uma fase de renovação e os adeptos em Portugal tendem a esquecer que o futebol é mais complexo do que simplesmente vê-lo desde as bancadas. Uma renovação não é fácil de fazer num clube e muito mais difícil é na selecção onde o trabalho com os jogadores está muito limitado pela falta de tempo e de contacto dos jogadores com as ideias do treinador", considerou.

Segundo Jorge Jesus, hoje em dia "o futebol é cada vez mais específico e um treinador não consegue passar as suas ideias sem o treino, muito treino. Não basta passar as suas ideias para um CD e entregá-lo aos jogadores para que estes fiquem a saber como se devem comportar em campo".

Na opinião do técnico, Carlos Queiroz "está a tentar desenvolver um trabalho muito completo que permita o apuramento da selecção nacional para o Mundial e, no futuro, defender a integridade do nosso futebol, mas isso requer tempo", notou Jorge Jesus.

O JOGO

Bruno3429

Sporting de Braga

Moisés pode ser opção para Jorge Jesus


Moisés está praticamente recuperado da lesão que o afasta da equipa há um mês e meio. O jogador admitiu que a paragem no campeonato 'foi boa para recuperar a 100 por cento', e assim ficar à disposição do treinador, Jorge Jesus, para as restantes oito jornadas. Moisés considerou que, até final do campeonato, a equipa vai pensar jogo a jogo, com o intuito de 'vencer cada partida', recusando assumir que o objectivo passa por garantir o quarto lugar. O Braga defronta amanhã o Desportivo das Aves, da II liga, pelas 10h30.

Primeiro Janeiro