News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 08/03

Started by Bruno3429, 08 de March de 2009, 06:28

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Eduardo: «Nunca tive medo de enfrentar desafios»


Aos 26 anos, Eduardo está perto da consolidação como referência portuguesa nas balizas. Este transmontano passou por dificuldades, mas suportou a rejeição e subiu a pulso. Saiu de Braga para se afirmar e voltou pronto para a titularidade. A Seleção foi um passo natural e o futuro promete alegrias a um homem cuja personalidade impressiona tanto como a sua eficácia entre os postes. Não perca a entrevista na edição impressa de Record este domingo...

Record

Bruno3429

Jesus quer ganhar Liga e UEFA
PEDRO ROCHA

Caiu em desuso dizer que o Braga insiste em andar nos lugares da frente no campeonato, sendo igualmente um dos sobreviventes na Taça UEFA, simplesmente porque sim, porque o prestígio chega e sobra para satisfazer os interesses dos seus profissionais. De repente; ou melhor, ao cabo de sete meses surpreendentes, o discurso mudou, a mentalidade também e, acima de tudo, há coerência lógica entre o que se promete e o que têm reflectido os resultados dos minhotos. Mentor de uma nova era, Jorge Jesus assumiu, pela primeira vez, que as ambições da equipa vão além da fronteira do suficiente mais. "Tudo é possível nesta altura em termos de conquista do campeonato nacional e da Taça UEFA. Estamos muito moralizados. Tenho que saber gerir nos próximos dois jogos (Estrela e Paris Saint-Germain) objectivos que podem ser fundamentais para o Braga, correndo alguns riscos. Em caso de vitória na Amadora, entraremos na recta final nos primeiros lugares", perspectivou. Não há nada de loucura nesta constatação; antes, uma equipa madura e um trabalho perfeito a fazer lembrar cozinhados "gourmet". "Isso deve-se ao valor dos jogadores. Que ninguém tenha dúvidas. A equipa foi crescendo ao longo da época e agora está muito forte. Atendendo às quatro provas que íamos disputar, o clube contratou 15 novos jogadores e da base da época anterior só transitaram três ou quatro . A equipa conseguiu identificar-se e, com o tempo, foi percebendo as nossas ideias. Até libertámos dois jogadores em Janeiro (Linz e Madrid). Como não calculávamos ter tantas lesões nesta altura, estaríamos mais fortes se eles ainda cá estivessem, mas tínhamos de rentabilizá-los em termos desportivos e económicos", recordou.

A linguagem financeira de Jesus faz sentido, especialmente em véspera de visitar a Reboleira, onde só o Sporting e o FC Porto aumentaram a sua riqueza, com juros elevados. "Até à data, só duas equipas venceram na Amadora. Conheço bem aquele estádio e sei que é muito difícil lá jogar. O Estrela tem sempre bons jogadores e tem um bom treinador. Aproveitou bem a oportunidade que lhe deram para desenvolver um trabalho com futuro e de grande qualidade. Seguem em oitavo lugar, no pelotão da frente e, obviamente, espero dificuldades. Teremos de demonstrar muito respeito pelo Estrela", avisou. Quanto ao risco, valerá a pena, apesar de as actuais circunstâncias favorecerem outros. "À partida, o Benfica está em melhores condições para discutir o título com o FC Porto e o Sporting, pois tem mais semanas de descanso", alegou.


E. Amadora - Braga
Estádio José Gomes

18 horas
SPORT TV1

Árbitro Bruno Paixão (AF Setúbal) >> Assistentes Paulo Ramos e António Godinho


Estrela da Amadora
Treinador

Lázaro Oliveira

1 Nélson GR

25 Hugo Gomes LD

26 Tengarrinha DC

4 Nuno André Coelho DC

21 Ney LE

65 Fernando Alexandre MD

28 Marcelo Goianira MD

8 Jardel MO

7 Pedro Pereira AD

29 Varela AE

9 Anselmo AV

77 Filipe Mendes GR

32 Moreno LE

16 Vítor Vinha LE

14 Marco Paulo MD

20 Celestino MD

11 Celsinho MO

15 Rui Varela AV


Braga
Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

13 Stélvio DC

64 André Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan AD

7 Mossoró MO

99 Matheus AE

9 Paulo César AV

18 Renteria AV

24 Mário Felgueiras GR

2 Rodriguez DC

27 Filipe Oliveira LD

22 Luis Aguiar MO

10 Jorginho MO

21 César Peixoto AE

11 Orlando Sá AV


Poupanças na Amadora a 20 por cento


Poupar já, a pensar no assalto ao PSG, ou gastar tudo contra o Estrela, eis a questão em que tem matutado Jorge Jesus. O travesseiro da noite anterior terá sido o seu último conselheiro. "Estamos na fase das decisões tanto na Liga como na Taça UEFA. O meu objectivo é rentabilizar os jogadores nos próximos dois jogos. Temos alguns jogadores lesionados (Moisés, Paulo Jorge e Meyong) e, por outro lado, o César Peixoto, o Luis Aguiar, o Renteria e o Paulo César não estão ainda a cem por cento. Terei de saber gerir tudo isto; poderei dar algum descanso a 15 ou 20 por cento dos jogadores", indicou


Mais um ano de contrato com cláusula de rescisão

Em tempo de crise, ter um contrato com validade até 2010 (mais uma época) e ainda por cima blindado por uma cláusula de rescisão, cujo montante está bem guardado, como sucede com Jorge Jesus, começa a ser uma regalia rara. Só que as vantagens deste casamento com o Braga de longa duração acabam por ser recíprocas. "Tendo mais um ano de contrato, vejo as coisas no presente e no futuro. Os próprios jogadores percebem que para o ano terão de trabalhar com o mesmo treinador. Isso rentabiliza sempre uma equipa", observou, manifestando-se pouco crente nos rumores que apontam para a sua saída no fim da época para um grande clube. "Eu também gostava de imaginar. Se passarmos esta eliminatória, contra o PSG, seguramente que quatro ou cinco jogadores do Braga vão jogar na Europa na próxima época. Já disse isso ao plantel. Tudo dependerá do rendimento da equipa e eu faço parte dela. Mas como tudo muda rapidamente, não me quero iludir", argumentou.


PSG marca cedo e continua a pressionar líder Lyon

A face verdadeira do Paris Saint-Germain está na Liga francesa e não na Taça de França, da qual foi eliminado a meio da semana. A equipa parisiense regressou ao campeonato fatigada, possivelmente com o orgulho ferido, mas em campo voltou a mostrar a sua força e alguma estrelinha de campeão, não dando grandes hipóteses ao Lorient, nono classificado, que jogou em casa. Atento a uma combinação entre Ceará e Hoarau, que desviou de cabeça para o segundo poste, o extremo Giuly apareceu oportuno no sítio certo e só teve encostar para o fundo das redes, logo aos 22 minutos. Depois, foi só controlar o jogo... até que o árbitro Falcone assinalou aos 81 minutos uma grande penalidade a favor do Lorient devido um corte com a mão de Traoré. No momento da verdade, Landreau defendeu o remate de Vahirua e o PSG soube segurar a vantagem até ao fim, mantendo-se no segundo lugar, muito perto do Lyon.


A ANÁLISE DE COROADO
Bruno Paixão
AF Setúbal

34 anos

internacional: sim

n.º de jogos: 147

Jogos anteriores 2,86

personalidade 2,50

controlo disciplinar 2,50

interpretação das leis e regulamentos 2,50

condição física 4,00

média 2,87

A inusitada situação profissional dos amadorenses retira-lhes pressão, transmite-lhes tranquilidade que faz com que se apresentem em jogo pelo brio pessoal, desfrutem o prazer de jogarem. Os visitantes perseguem objectivos bem definidos. Após tantos anos na principal categoria, ainda não apresenta maturidade que permita dizer-se, por antecipação, ser uma boa aposta.

árbitros-assistentes
Paulo Ramos (AF Setúbal)

António Godinho (AF Setúbal)

Godinho é capaz de uma muito boa intervenção para em seguida se distrair e deitar tudo a perder. Ramos não fica atrás.


VARELA
Figura E. Amadora

A arma letal

A excelente época ao serviço do Estrela levou Silvestre Varela a rubricar contrato com o FC Porto, onde vai alinhar a partir da próxima época. Velocidade, bom drible e capacidade de explosão acima da média são apenas algumas das armas que o jovem avançado pode utilizar hoje frente ao Braga.


MOSSORÓ
Figura Braga

Um raro "genérico"

Ter várias opções para a mesma posição é um dos segredos de um Super-Braga especial, que continua a espantar a Europa. Com Luis Aguiar provavelmente guardado para o jogo com o Paris Saint-Germain, caberá a Mossoró desempenhar o papel de 10. Talento e inspiração não lhe faltam.


"É como jogar contra um grande"
P.M.S.

Após mais uma semana conturbada - os jogadores não treinaram na quarta-feira como reclamação dos salários em atraso -, a normalidade regressou, aparentemente, à Reboleira. A prioridade é, agora, a vertente desportiva e, para isso, há que pontuar com o Braga e, se possível, redimir da pesada derrota (5-0) sofrida na Cidade dos Arcebispos, no jogo da primeira volta da Liga.

Lázaro Oliveira não entra, todavia, em "vinganças". "Foi uma partida atípica, com um resultado avolumado mas já foi esquecida e não há lugar a vinganças. Em casa, costumamos ser fortes. Vamos tentar ganhar para pôr termo à questão da manutenção", referiu o técnico tricolor, para quem o adversário de hoje equivale a um Benfica, Sporting ou FC Porto.

"O Braga é, para mim, uma das melhores equipas do campeonato e está a demonstrar isso mesmo quer a nível interno como externo. Só perdeu duas vezes fora [Leixões e Benfica] e tem um plantel de grande valia, ao nível dos grandes", considerou, acrescentando que jogar contra a equipa de Jesus "é como defrontar um grande".

O problema financeiro do Estrela da Amadora, esse, não tem interferido no rendimento desportivo. "Independentemente disso, eles já deram provas do que são capazes", concluiu.


Rodriguez de volta

Refeito de uma operação a um ombro, Rodriguez constituiu a única novidade na convocatória do Braga, por troca com Paulo Jorge (lesionado). Foi uma excepção numa curiosa crise de centrais, comum também ao Estrela, privado dos lesionados Mustafá, Vidigal e Ndiaye.


O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga procura Estrela num campo difícil

«É difícil jogar na Reboleira», diz Jorge Jesus, a propósito da deslocação que o Sporting de Braga faz hoje ao terreno do Estrela da Amadora. Em Guimarães, por seu turno, o Vitória recebe o Belenenses e também Cajuda afirma tratar-se de um adversário difícil.

Diario Minho

Bruno3429

Futebol: Sporting de Braga - Jesus classifica de grande importância visita ao Estrela da Amadora.


O treinador do Sporting de Braga considerou hoje de grande importância o jogo diante Estrela da Amadora, domingo, a contar para a 21ª jornada da Liga de futebol.

Jesus lembrou hoje em conferência de imprensa em Braga, que só o Sporting e o FC Porto venceram na Reboleira.

O treinador dos arsenalistas salientou também que a deslocação ao terreno dos estrelistas, amanhã, será muito difícil, e sublinhou a importância do embate para os bracarenses, porque, em caso de vitória, permitirá discutir os primeiros lugares na recta final do campeonato.

Jesus disse ambém que aprecia a coragem dos jogadores do Estrela da Amadora, que estão com salários am atraso há vários meses.

E reconheceu que em função da época positiva que o Braga vem fazendo na primeira Liga e na Taça UEFA, tudo é possível aos jogadores sonharem com títulos.

O técnico do conjunto bracarense lamentou ainda as vários lesões que têm assolado o plantel, casos de Rodriguez - convocado para a Amadora, mas ausente durante mais de dois meses -, Moisés, Paulo Jorge, Frechaut e Meyong.

Jorge Jesus aludiu ainda a outros futebolistas que foram convocados, mas que, revelou, não estão a 100 por cento, casos de Luís Aguiar, César Peixoto ou Renteria.

O jogo entre o Sporting de Braga e o Estrela da Amadora está calendarizado para as 18:00 de amanhã no Estádio José Gomes, na Amadora, e será arbitrado por Bruno Paixão (Setúbal).

O Sporting de Braga é sexto classificado na Liga portuguesa de futebol, com 35 pontos, e o Estrela da Amadora é oitavo, somando 25.


Sporting de Braga defronta hoje o Estrela da Amadora


O Sporting de Braga defronta hoje o Estrela da Amadora, num jogo referente à 21.ª jornada da Liga Portuguesa, agendado para as 18 horas. É um momento importante para os arsenalistas, que apostam forte no campeonato e também na Taça UEFA.

O jogo entre o Estrela da Amadora e o Sporting de Braga vai ter arbitragem de Bruno Paixão, de Setúbal.



ABC defronta hoje o São Bernardo para a Taça de Portugal

O ABC recebe esta tarde o São Bernardo, num jogo a contar para os dezasseis avos-de-final da Taça de Portugal.

Os bracarenses vêm de um triunfo importante diante do Madeira SAD e querem manter-se no rumo das vitórias.

O jogo entre o ABC e o São Bernardo, realiza-se a partir das 14 horas no Pavilhão Flávio Sá Leite e por ser dia do adepto, as senhoras não pagam entrada. 


Antena Minho

Bruno3429

Jesus: "Tudo é possível por isso vamos arriscar"

Envolvidos em duas pro-vas de enorme importância, o Sporting de Braga vai ter que arriscar. É a defesa de Jorge Jesus para o último terço da Liga e também os oitavos-de-final da Taça UEFA, aliado aos problemas físicos que assolam o grupo de trabalho nos últimos tempos. O timoneiro dos minhotos chegou mesmo a assumir que se soubes-se anteriormente das lesões do plantel que Andrés Madrid e Roland Linz ainda estariam na Pedreira.

Jorge Jesus vai arriscar, vai gerir o plantel, mas não quer morder o anzol e por isso para a Reboleira as mudanças no onze vão atingir no máximo os vinte pontos percentuais. Há jogadores que precisam de descansar e neste momento numa redoma encontram-se César Peixoto, Luís Aguiar e até o colombiano Rentería, atletas que tem sofrido na pele a dureza adversária os longos minutos.

É um momento delicado, próprio de gestão com pinça s, até porque Jorge Jesus sente que "tudo é possível". O Sporting de Braga está forte na UEFA e no campeonato está a escassos pontos do pódio, logo o jogo desta tarde assume, nas palavras do treinador, "uma grande importância".
Jorge Jesus recordou ainda os seus tempos do Estrela da Amadora, confessando que chegou a trabalhar com "oito meses de ordenados em atraso" e por isso aprecia "a coragem dos profissionais" da Reboleira.

Não espera facilidades, "bem pelo contrário", até porque os tricolores estão "num tranquilo oitavo lugar".
Jorge Jesus abordou ainda o seu futuro, afirmando que "nesta profissão vive-se um dia de cada vez. Não me posso iludir. Sei que tenho contrato para a próxima época e isso dá-me conforto e visão para o futuro, tal como os jogadores sabem disso".

Correio Minho

Bruno3429

Direito de Resposta: Sp. Braga e o impedimento de inscrever jogadores

RedacçãoDo advogado J. Rebelo da Silva, com procuração do G.D. Vitorino de Piães, recebeu o Maisfutebol o seguinte comunicado, que passa a transcrever ao abrigo do Direito de Resposta:

«Em representação do G. D. Vitorino de Piães, e em face da posição assumida ontem pela S. C. Braga ¿ Futebol, S.A.D. (...) publicada neste site, referente ao impedimento daquela SAD, decretado pelo CD da FPF, em registar novos contratos de jogadores profissionais de futebol e de renovar os já existentes, impedimento decorrente do incumprimento de obrigações emergentes do não pagamento da indemnização por formação em que a Comissão de Arbitragem da FPF a havia condenado em 21 de Outubro de 2008 a este Clube, e ao abrigo do direito de resposta, cumpre referir o seguinte:

1. Por acórdão de 23 de Janeiro último, o Conselho de Disciplina da FPF fixou à Braga SAD o prazo suplementar de 30 dias para proceder ao pagamento ao G. D. Vitorino de Piães do montante da mencionada indemnização e respectivos juros, bem como de outras importâncias devidas à Federação Portuguesa de Futebol, sob pena de, não o fazendo, ficar automaticamente impedida de proceder ao registo de novos contratos de jogadores profissionais de futebol e de renovar os já existentes.
2. Volvido aquele prazo, a Braga SAD não promoveu, pelo menos, quanto ao G.D. Vitorino de Piães, e segundo também nos foi transmitido, quanto à Federação Portuguesa de Futebol, o pagamento dos montantes devidos.
3. Pelo que, em 3 de Março último, a Federação Portuguesa de Futebol expressa e formalmente confirmou aquele impedimento da SAD arsenalista até que tais verbas sejam integralmente pagas.
4. Vem a Braga SAD atribuir as responsabilidades do impedimento de inscrição de jogadores à F.P.F. que, nos últimos dias, teria negado a garantia bancária que a Braga SAD teria proposto para pagamento das custas processuais, o que é absolutamente falso, nem nunca teria o efeito pretendido.
5. Decorre do art.º 31º, n.º 3 do Regulamento Disciplinar da F.P.F., que se passa
a citar o seguinte: ¿O impedimento cessa por acordo ou pelo pagamento; nos casos de comprovada pendência de impugnação de decisão arbitral, o impedimento pode ser suspenso até ao trânsito em julgado da decisão final, logo que se mostre efectivamente prestada caução, designadamente por depósito provisório em conta da FPF do valor da dívida, acrescido dos juros de montante não inferior a três anos e custas prováveis.¿
6. Pelo que só por depósito em dinheiro correspondente ao valor da indemnização, juros vencidos e vincendos dos três anos seguintes e custas processuais é que a Braga SAD poderia ver levantado o impedimento,
7. Aliás, como não desconhecia, e como já lhe fora inclusive expressamente transmitido pela própria FPF, em função de acórdão do Conselho de Disciplina de 16 de Janeiro de 2009.
8. De todo o modo, não bastaria à Braga SAD pagar o montante devido à FPF para ver suspenso o impedimento, mas, teria, simultaneamente, de proceder ao pagamento da indemnização e juros ao G.D. Vitorino de Piães, ou, pelo menos, depositar, à guarda da FPF, em dinheiro as respectivas quantias, para a FPF admitir o levantamento da suspensão de impedimento, o que a Braga SAD confessa que não fez.

Pelo que o G. D. Vitorino de Piães só poderá concluir que a posição pública ontem assumida pela Braga SAD referente ao presente assunto não passa de uma forma reprovável de perante a opinião pública em geral e dos seus adeptos em particular, justificar a inqualificável vergonha que representa para uma Instituição com a grandeza da SAD do Sporting de Braga, não pagar as suas dívidas vencidas a clubes de menor dimensão que fazem um enormíssimo esforço e investimento na formação de atletas, para que SADs como ela se aproveitem dos jogadores daí saídos, bem como à Federação Portuguesa de Futebol, imputando-lhe responsabilidades que são, afinal, próprias, e, por fim, desvirtuar o equilíbrio
competitivo face aos Clubes/SADs cumpridores.»


Atenção Sp. Braga: PSG reforça vice-liderança

O Paris Saint-Germain reforçou neste sábado o estatuto de vice-líder da Liga francesa. O adversário do Sp. Braga nos oitavos-de-final da Taça UEFA foi ganhar ao reduto do Lorient (0-1) e beneficiou ainda do empate caseiro do Marselha, frente ao Valenciennes (0-0).

Ludovic Giuly apontou o golo da vitória do PSG, quando estavam cumpridos 22 minutos de jogo.

Com este resultado o PSG passa a somar 52 pontos, menos um que o líder Lyon, que perdeu no reduto do Lille. Toulouse e Marselha partilham agora o terceiro lugar, com 49 pontos.

O PSG, adversário do Sp. Braga na Taça UEFA, alinhou da seguinte forma: Landreau; Camara, Traoré, Armand, Ceará; Giuly (Pancrate, 72m), Rothen, Chantôme, Clément; Luyindula e Hoarau

Maisfutebol

Bruno3429

Lázaro Oliveira diz que o Estrela quer assegurar a manutenção com vitória frente ao Braga
"Em nossa casa somos muito fortes"

"Jogar contra o Braga é como defrontar um grande. Mas nós, em casa, somos muito fortes e vamos tentar ganhar para pôr fim à questão da manutenção", disse ontem Lázaro Oliveira, técnico do E. Amadora (8º lugar, 25 pontos), na antevisão do jogo de hoje (18h00, Sport TV1) diante dos minhotos (5º, 35). "É um adversário que está a fazer um época sensacional. Para mim é uma das três melhores equipas da Liga, que só perdeu duas vezes fora (Benfica e Leixões). E tem um plantel ao nível dos grandes", frisou.

Sobre o resultado da primeira volta (0-5), Lázaro afirmou: "Foi um jogo atípico e uma derrota pesada, rapidamente esquecida."

Correio Manhã

JotaCC

Estrela espera defrontar um Braga ao nível dos "grandes"

O Estrela tem hoje a difícil tarefa de travar o Braga europeu de Jorge Jesus, que impôs aos tricolores a maior derrota da época (5-0) e apresenta a melhor defesa do campeonato. A equipa de Lázaro Oliveira, tolhida por graves problemas salariais, joga com a ambição de ganhar e aproximar-se do sétimo lugar, mas está, sobretudo, à procura de conforto psicológico, numa altura de grandes preocupações.
Lázaro Oliveira não se coibiu de colocar o Braga ao nível dos três grandes da Liga. "Jogar contra o Braga é como jogar contra um 'grande'. É um adversário que está a fazer uma época sensacional. Só perdeu duas vezes fora e tem um plantel ao nível dos plantéis dos 'grandes'", explicou o treinador. Apesar do respeito pelo Braga, o treinador do Estrela não acredita na repetição da goleada da primeira volta: "Aquele jogo foi atípico. A derrota foi pesada, mas rapidamente esquecida. Agora, é diferente porque somos muito fortes em casa".
Mustafa, Vidigal e Ndiaye, todos lesionados, falham a recepção ao Braga e a equipa inicial não andará longe da que jogou frente ao Trofense, na última jornada. Os números dos tricolores em casa mostram que a equipa de Lázaro Oliveira está em crescendo de forma, até porque só soma duas derrotas como anfitrião. Se vencer o Braga esta noite, o Estrela fica muito perto da classificação que dá direito à permanência na Liga.
Para o Braga, o duelo com os tricolores é mais uma oportunidade para procurar um futuro no pódio. Mas Jorge Jesus admite que a eliminatória com o Paris Saint Germain, para a Taça UEFA, não lhe sai da cabeça: "O Braga entrou na fase das decisões. Queremos ganhar, mas estou a pensar no que devo fazer neste jogo com o Estrela, pois temos a eliminatória com o PSG. São dois jogos muito importantes para as nossas aspirações".
Os minhotos estão no sexto lugar e Jesus já pode contar com o central peruano Rodriguez, após dois meses de ausência por lesão.

PUBLICO

JotaCC

RESULTADOS 1/16 final

Vialonga 4-14 J. Viana

Lavra 2-9 Nortecoope

Física 2-1 Paço de Arcos

Tomar 1-5 Benfica

Santa Clara 3-6 HC Braga SAD

Estremoz 2-6 Marco

Gulpilhares 1-4 Candelária

Ac. Espinho 3-2 Oeiras

Carvalhos 3-6 Valongo

Limianos 2-1 Oliveirense

Cascais 1-5 Barcelos

Porto Santo SAD 2-1 Cambra

Turquel 1-2 Feira

Penafiel 1-7 Sesimbra

Póvoa 1-9 FC Porto

Stella Maris 17h00 Marítimo


O JOGO

JotaCC

E. AMADORA-SP. BRAGA, 2-2 (Jardel 31', 57'; Paulo César 54', Orlando Sá 86')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
         

19:59 - FINAL DA PARTIDA.

90'+8 - Livre directo em posição frontal, com Celestino a rematar... ao poste direito da baliza de Eduardo.

90'+7 - CARTÃO VERMELHO directo a CELSINHO, que estava no banco de suplentes.

90'+6 - Livre de Celestino na direita e Tengarrinha, frente à baliza, atira sobre a barra.

90'+4 - O técnico do Estrela, Lázaro Oliveira, é expulso do banco de suplentes.

90'+2 - SUBSTITUIÇÃO no E. AMADORA: MARCO PAULO rende Jardel.

90' - Vão jogar-se mais 6 minutos de compensações.

90' - Após ser assistido durante mais de 3 minutos, o guardião Nélson parece recuperado. O jogo vai prosseguir...

87' - Nélson fica caído no relvado após o choque com Orlando Sá no lance do golo.

86' - GOLO DO SP. BRAGA, por ORLANDO SÁ
Livre no flanco esquerdo do ataque arsenalista e Orlando Sá antecipa-se a Nélson, cabeceando para o empate.


82' - Bom lance de Mossoró pelo flanco esquerdo, mas o cruzamento atrasado não tem qualquer sequência e a defesa estrelista afasta a bola da área.

80' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: ORLANDO SÁ rende Alan.

79' - Cruzamento perigoso de João Pereira, com Nélson a agarrar já sobre a linha de golo.

78' - SUBSTITUIÇÃO no E. AMADORA: Anselmo dá lugar a RUI VARELA.

75' - O Sp. Braga vai tentando chegar ao empate, mas as coisas não estão a correr bem à turma minhota.

74' - Livre apontado por Jorginho, com a bola a chegar sem problemas a Nélson.

73' - CARTÃO AMARELO a FERNANDO ALEXANDRE.

71' - O Sporting de Braga volta a criar perigo, com Rentería a não conseguir cabecear após centro da direita, com Mossoró a atirar depois ao lado.

69' - SUBSTITUIÇÃO no E. AMADORA: Vítor Moreno sai e entra CELESTINO.

68' - Cabeceamento de Stélvio após pontapé de canto, com Nélson a agarrar sem problemas.

63' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Matheus dá lugar a JORGINHO.

60' - Mais um remate de Matheus, com a bola a bater num defesa e a chegar a Nélson.

58' - CARTÃO AMARELO a GOIANIRA.

57' - GOLO DO ESTRELA DA AMADORA, por JARDEL
Cruzamento da esquerda do ataque da casa e a bola chega à Jardel, sem marcação na área. O brasileiro dispara depois uma "bomba", não dando hipóteses a Eduardo.

54' - GOLO DO SP. BRAGA, por PAULO CÉSAR
Os minhotos restabelecem o empate num lance em que Nélson falha a saída após um livre no flanco esquerdo do ataque bracarense. Paulo César aproveita da melhor forma a oferta do guardião do Estrela e atira para o fundo da baliza.


53' - Eduardo defende já muito próximo da linha de golo, após um pontapé de canto, com o árbitro a assinalar uma falta do ataque estrelista.

50' - Rentería surge isolado na área após toque de cabeça de Paulo César, mas o colombiano acaba por finalizar muito mal, atirando ao lado naquilo que pareceu uma tentativa de "chapéu".

49' - Matheus volta a insistir de longe, com Nélson a mostrar atenção e a defender bem.

48' - CARTÃO AMARELO a VANDINHO.

47' - Nélson agarra à segunda uma bola alta na sua área, depois de Matheus rematar contra o defesa estrelista.

46' - O SPORTING DE BRAGA regressa dos balneários com uma SUBSTITUIÇÃO: Luis Aguiar cedeu o lugar a MOSSORÓ.

19:06 - COMEÇO DO SEGUNDO TEMPO.

.............................................

18:50 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.

45' - Vão jogar-se mais 3 minutos de compensação.

44' - CARTÃO AMARELO a VÍTOR MORENO, por falta sobre Paulo César.

40' - Agora é Luis Aguiar a rematar de fora da área... a bola sai muito perto do poste esquerdo da baliza de Nélson.

39' - Contra-ataque do Sporting de Braga, com Alan a servir Rentería mas o colombiano acaba desarmado por Nuno André Coelho.

37' - Jogo parado para prestar assistência a Nélson. O guardião estrelista ficou lesionado na sequência de um choque com um companheiro após um pontapé de canto.

35' - O Estrela volta a criar perigo, desta vez com Jardel a lançar Anselmo, mas André Leone consegue evitar o remate do avançado da casa.

31' - GOLO DO ESTRELA, por JARDEL
Belo cruzamento de Moreno, do flanco direito, com Jardel a surgir na área sem marcação e a cabecear para o fundo da baliza de Eduardo.

24' - Fernando Alexandre cruza da direita e Anselmo falha por muito pouco o desvio na área.

20' - A equipa da casa tem assumido maior domínio, embora sem criar grandes momentos de perigo na área contrária. Já os arsenalistas têm mostrado muito pouco...

19' - Matheus tenta o remate de fora da área, com a bola a sair ao lado do poste direito da baliza de Nélson.

13' - Varela atira para defesa segura de Eduardo.

6' - Anselmo fica com algumas queixas e é obrigado a sair das quatro linhas para ser assistido.

2' - Livre apontado por Jardel no flanco esquerdo, com Luis Aguiar a fazer o corte de cabeça.

18:01 - INÍCIO DA PARTIDA. O Estrela começa com a posse de bola.

----------------------------------------------

LIGA SAGRES - 21.ª JORNADA

Estádio José Gomes, na Amadora
Hora: 18:00
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal)

EQUIPAS OFICIAIS

ESTRELA DA AMADORA - Nélson; Hugo Gomes, Tengarrinha, Nuno André Coelho e Ney; Fernando Alexandre e Marcelo Goianira; Vítor Moreno, Jardel e Silvestre Varela; Anselmo.

Treinador: Lázaro Oliveira.

Suplentes: Filipe Mendes, Pedro Pereira, Marco Paulo, Rui Varela, Vítor Vinha, Celsinho e Celestino.

SP. BRAGA - Eduardo; João Pereira, Stélvio, Leone e Evaldo; Vandinho, Alan, Luis Aguiar e Matheus; Paulo César e Rentería.

Treinador: Jorge Jesus.

Suplentes: Mário Felgueiras, Rodríguez, Mossoró, Jorginho, Orlando Sá, Filipe Oliveira e Edimar.


RECORD

JotaCC

Empate entre E. Amadora e Sp. Braga (2-2)

O E. Amadora recebeu e empatou, esta tarde, frente ao Sp. Braga por 2-2. Os golos dos homens da Reboleira foram marcados por Jardel (31, 58) e os arsenalistas responderam através de Paulo César (53) e Orlando Sá (85).

E. Amadora entrou muito bem na partida e não permitiu ao Sp. Braga sair para o ataque. Apesar de não criar oportunidades de golo flagrantes, os pupilos de Lázaro Oliveira chegaram ao golo aos 30 minutos. Cruzamento de Fernando Alexandre, na direita, para o médio Jardel, vindo de trás, marcar de cabeça (1-0)

O resultado manteve-se até ao intervalo e justificava o que se tinha visto no relvado.

No segundo tempo, o Sp. Braga, aquele que luta por um lugar na Europa, entrou com outra atitude e equilibrou o desafio, mostrando ser uma formação mais consistente.

E aos 53 minutos, chega à igualdade. Livre na esquerda com a bola a sobrar para Paulo César, que remata de primeira. O guarda-redes Nélson podia ter feito melhor.

Mas o Sp. Braga mal teve tempo para festejar o tento, porque Jardel, três minutos volvidos, repôs a igualdade com um remate certeiro em posição frontal.

Os arsenalistas mostraram que não é pode acaso que se encontram em zona de acesso à Europa e não se conformaram com o resultado. Orlando Sá a cinco minutos do apito final faz o 2-2. Remate para o centro da área, Nélson hesita e Sá de cabeça, atira para o fundo das redes.

Já nos instantes finais Bruno Paixão expulsa o técnico Lázaro Oliveira e de seguida Celsinho, no banco de suplentes, vê vermelho directo.

Com este resultado o resultado o Sp. Braga é 4.º classificado com 36 pontos, já o Estrela desce um lugar é passa a nono com 26 pontos.

Sob arbitragem de Bruno Paixão, as equipas alinharam da seguinte forma:

E. AMADORA: Nelson; Hugo Gomes, Nuno André Coelho, Tengarrinha e Ney; Fernando Alexandre, Jardel (Marco Paulo, 90+1) e Goiana; Moreno, Silvestre Varela e Anselmo

Suplentes: Filipe Mendes, Vítor Vinha, Celsinho, Marco Paulo, Celestino, Pedro Pereira e Rui Varela

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Stélvio, André Leone e Evaldo; Vandinho, Alan (Orlando Sá, 79), Luís Aguiar e Matheus (Jorginho, 63); Renteria e Paulo César.

Suplentes: Mário Felgueiras, Rodriguez, Mossoró, Jorginho, Orlando Sá, Filipe Oliveira e Edimar

Disciplina: cartão amarelo para Vítor Moreno (44), Vandinho (47), Goianira (57), Fernando Alexandre (72); Cartão Vermelho para Celsinho, que se encontra sentado no banco de suplentes do Estrela.

A BOLA

JotaCC

E. Amadora-Sp. Braga, 2-2 (crónica)

Frente a frente, uma equipa sem dinheiro e outra sem pernas. Valeu, para uns, o instinto goleador de um médio com nome de ponta-de-lança consagrado. Jardel, não Mário, mas sim Jardel Pereira de Sousa, marcou quatro golos nas últimas três jornadas. Para o Sp. Braga, valeu a panóplia de soluções ofensivas e a dupla infelicidade de Nélson, nos lances de bola parada. Contas feitas, aceita-se o empate final (2-2)

Em altura de crise, Jardel garantiu a entrada de cinco pontos na contabilidade do E. Amadora. O Sporting de Braga salva o empate mas sofreu devido a uma notória falta de inspiração, aliada a um cenário de lesões pouco habitual. Nada habitual, é certo, mas compreensível face à acumulação de jogos para a primeira equipa a iniciar a época em Portugal. Jorge Jesus sabe que tudo tem um preço e, no Estádio José Gomes, sentiu isso mesmo.

Na Reboleira, o Estrela perdera apenas frente a F.C. Porto e Sporting. Defendendo uma imagem de entrega e profissionalismo sem limites, os jogadores locais estiveram por duas vezes em vantagem e conquistaram mais um ponto. Em nome de quê? Em última instância, do amor ao futebol.

Jardel a voar entre os centrais

As duas equipas prometiam um espectáculo interessante mas não foram muito além das intenções. O marasmo ia tomando conta do encontro, aliás, quando Fernando Alexandre surgiu no flanco direito para armar um cruzamento.

Estávamos com meia-hora de jogo e pouco para contar. E de repente, lembrando a letra da música de Rui Veloso, surgiu Jardel a voar entre os centrais. Anselmo estava em posição regular mas não chegou à bola, vindo o médio brasileiro em velocidade, para um cabeceamento em antecipação a Eduardo.

Nesse lance, o Sp. Braga evidenciou a falta de soluções e frescura física. Stélvio jogou adaptado a central, Matheus substituiu Peixoto à esquerda, Luís Aguiar estava limitado, faltava Meyong mais à frente. Explica muita coisa, mas não tudo.

Jardel constrói, Nélson destrói

O boletim clínico do Sp. Braga, conforme referimos, explica muita coisa mas não tudo. Não explica, por exemplo, um falhanço de Rentería na cara de Nélson, após um brinde de Nuno André Coelho. Por outro lado, os arsenalistas apresentaram uma eficácia tremenda nos lances de bola parada e contaram com o desacerto de Nélson.

Paulo César anulou a desvantagem na sequência de um livre, com Nélson a sair da baliza para socar para a frente, numa defesa incompleta. Jardel ainda restabeleceu a ilusão de três pontos para o Estrela da Amadora, com um belo pontapé à entrada da área, mas os locais não resistiram ao sufoco.

Jorge Jesus lançou tudo o que tinha, à espera do que caísse do céu. E depois de muito insistir, caiu o empate. Orlando Sá surgiu em excelente posição mas Nélson tem grandes responsabilidades, ficando nas costas do avançado. Acabou por lesionar-se na sequência do lance e terminou o jogo a sair de maca. Fica o resumo dos minutos finais, com Bruno Paixão a expulsar dois elementos do banco do Estrela (o técnico Lázaro e Celsinho) e Celestino a atirar ao poste, na cobrança de um livre.



«Soube a pouco» a Lázaro, mas para Jesus «um ponto também conta»

Lázaro e Jorge Jesus, em declarações à Sport Tv, depois do empate entre E. Amadora e Sp. Braga, no Estádio José Gomes, em jogo da 21ª jornada da Liga:

Lázaro:
«O empate soube-nos a pouco. O Braga colocou-nos muitas dificuldades na segunda parte, mas acho que merecíamos mais pelo que fizemos na primeira. Não estou surpreendido com a atitude dos meu jogadores, tem realizado exibições deste nível ao longo da temporada. O importante é que continuamos na luta pela manutenção».

Jorge Jesus
«O Estrela teve algum mérito no empate. Na primeira parte não nos conseguimos adaptar ao futebol do Estrela e tivemos dificuldades em pôr a bola a rolar. O Braga é uma equipa evoluída, mas o campo não permitia jogar como sabemos. Falámos ao intervalo, tínhamos de mudar a atitude e jogar com mais raça e menos técnica. Na segunda parte começámos a evoluir e acabámos por empatar. Penso que o resultado serve. Na segunda parte o Braga esteve melhor, os jogadores acreditaram até ao último minuto que era possível e acabámos por fazer um ponto que também conta».

Preparados para o jogo com o PSG?
«Temos muitos jogadores que estou a sentir que já estão com alguma fadiga, mas as perspectivas são as melhores. Vamos para Paris como fomos para todos os jogos da Taça UEFA».


E. Amadora-Sp. Braga, 2-2 (destaques)
   
Jardel
Tem nome de goleador com créditos firmados no futebol português mas joga no sector intermediário. Compensa a falta de presença assídua na área contrária com um instinto goleador conquistado nas últimas semanas. Deu a vitória frente ao Nacional, garantiu o empate na Trofa e marcou em dose dupla frente ao Sp. Braga. 4º golo na Liga, em três jornadas consecutivas. Como médio mais adiantado no tridente delineado por Lázaro Oliveira, o brasileiro destacou-se essencialmente pelas aparições na área contrária, não tanto ao nível da construção de jogo.

Silvestre Varela
Referência incontornável neste Estrela da Amadora, o avançado garantido pelo F.C. Porto motivou atenções redobradas por parte dos jogadores do Sp. Braga. Travou duelo interessante e intenso com João Pereira, mas não só. Por vezes, chegou a ter três homens em zona de marcação. Percebe-se. Grande parte do futebol do Estrela passa pelos seus pés.

Paulo César
Começou a época com boas indicações, marcando ao Leixões na Taça da Liga e ao P. Ferreira na primeira jornada. Depois, face à panóplia de opções atacantes no Sp. Braga, eclipsou-se. A lesão de Meyong abre espaço para a afirmação plena de outros nomes e Paulo César tem aproveitado a oportunidade. Segundo golo em dois jogos.

Orlando Sá
Primeiro golo do internacional português. Cá está, o lado bom da lesão de um jogador. Sem Meyong, Jorge Jesus utiliza outras soluções e vai recolhendo frutos.

Fernando Alexandre
Fica, desde já, o senão. Parece algo pesado, ligeiramente acima do peso ideal. Feito o reparo, acrescentam-se os elogios por uma exibição bem conseguida, com cunho vincado na construção dos principais lances de perigo do Estrela da Amadora. Começou por servir Anselmo, com o ponta-de-lança a desaproveitar, e cruzou para o golo inaugural de Jardel. Boa visão de jogo, com pés a condizer.


Luís Aguiar
Grande parte do que o Sp. Braga fez de bom, durante a primeira parte, deve-o à qualidade técnica e clarividência de Luís Aguiar. Numa equipa que acumula vários remendos, o médio do Uruguai vai servindo de farol para os homens de Jorge Jesus. Contudo, acabaria por aguentar apenas meio tempo, saindo ao intervalo.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Estrela e Sp.Braga empatam na Reboleira

Um golo de Orlando Sá, nos minutos finais, permitiu ao Sporting de Braga empatar no reduto do Estrela da Amadora (2-2) e isolar-se provisoriamente no quarto lugar na Liga Sagres, em encontro da 21ª jornada.

Jardel, que havia "facturado" nas duas rondas anteriores, abriu a contagem aos 31 minutos, respondendo bem a um centro de Fernando Alexandre, e quase deitou por terra as esperanças do Braga, aos 57 minutos, ao "fuzilar" as redes de Eduardo, desfazendo a igualdade materializada por Paulo César, aos 54.

Quando tudo indicava que o Estrela iria sair vitorioso, Orlando Sá, acabado de entrar, foi mais forte que Nelson, na resposta ao livre de Jorginho e igualou a partida, que, na última jogada, quase voltou a "tombar" para os locais, quando, num livre directo, Celestino atirou ao "ferro".

Os instantes finais da partida ficaram ainda marcados pelas expulsões do técnico do Estrela, Lázaro Oliveira, e de Celsinho, que estavam no banco. Com o empate, a equipa da Reboleira caiu para o nono lugar.

A equipa anfitriã entrou melhor no jogo, mas rapidamente o Sporting de Braga equilibrou a partida a meio-campo, mostrando, no entanto, algumas dificuldades para penetrar na defesa "estrelista", que defendeu bem em bloco, cortando as linhas de passe.

A equipa minhota apresentou-se na Reboleira com alguns jogadores adaptados, dado o número de lesionados, e só aos 40 minutos, Luís Aguiar criou perigo, com um remate de longe a passar rente ao poste de Nelson, num altura em que Jardel já havia adiantado os locais.

Na entrada para o segundo tempo, Renteria teve nos pés a hipótese de empatar, mas o chapéu saiu muito por cima.

Ao contrário, Paulo César, aos 54 minutos, não desperdiçou a oportunidade e, após livre de Mossoró, rematou certeiro para dentro da baliza.

Contudo, não foi preciso esperar muito para o Estrela se colocar de novo em vantagem, com Jardel a ser de novo implacável.

O Sporting de Braga reagiu ao golo, mas nunca foi capaz de criar uma jogada de verdadeiro perigo, muito por culpa do Estrela, que defendia em bloco.

A formação minhota perdeu uma boa oportunidade de empatar aos 71 minutos: João Pereira cruzou bem para a grande área, Mossoró cabeceou para baixo e Alan, que só precisava de encostar, ficou a olhar para a bola.

No entanto, aos 86 minutos, outra vez de bola parada como no primeiro golo, Orlando Sá superou Nelson e fez o 2-2, que se manteve até ao último apito de Bruno Paixão, precedido, porém, de um remate de Celestino ao poste direito.


O JOGO

JotaCC

Jorge Jesus: «Jogar na Amadora é difícil»
TÉCNICO COM QUEIXAS DO RELVADO DA REBOLEIRA
   
Jorge Jesus reconheceu que o encontro com o Estrela da Amadora, que terminou empatado (2-2), foi um jogo difícil para o Sporting de Braga, não só pela defesa agressiva dos tricolores mas também pelo mau estado do relvado do Estádio José Gomes.

"Jogar na Amadora é difícil, já o tinha dito, porque o Estrela é uma equipa que defende com agressividade, não deixa jogar. Na primeira parte sentimos isso e também a dificuldade de circular a bola, dado a irregularidade do campo", sublinhou o treinador arsenalista, lembrando que os seus jogadores estão "habituados a uma relva espectacular em Braga".

Após o empate, Jesus não tem dúvidas em que serviu para "ganhar um ponto e não perder dois e chegar até amanhã em quarto lugar". O técnico dos minhotos comentou ainda o golo de Orlando Sá - que gerou alguma controvérsia e terminou com a ida do guarda-redes Nelson para o hospital na sequência do choque entre ambos -, garantindo que o lance é limpo. "Não vejo razão para polémica. O primeiro a chegar à bola foi o Orlando", disse.

RECORD

JotaCC

Jorge Jesus: "Sp. Braga ganhou um ponto e não perdeu dois"

O técnico dos "arsenalistas", Jorge Jesus, admitiu que foi um jogo difícil, não só pela defesa agressiva do Estrela, mas também pelo mau estado do relvado, algo que Manuel Machado já tinha referido há duas semanas.

"Jogar na Amadora é difícil, já o tinha dito, porque o Estrela é uma equipa que defende com agressividade, não deixa jogar. Na primeira parte sentimos isso e também a dificuldade de circular a bola, dado a irregularidade do campo", sublinhou, referindo que os seus jogadores estão "habituados a uma relva espectacular em Braga".

Para o técnico minhoto, o golo do mais recente internacional "AA" do futebol português, Orlando Sá, que gerou alguma polémica e terminou com a ida do guarda-redes Nelson para o hospital, é limpo.

"Não vejo razão para polémica. O primeiro a chegar à bola foi o Orlando", disse.

O empate na Reboleira permitiu ao Braga, disse Jesus, "ganhar um ponto e não perder dois e chegar até amanhã (segunda-feira) em quarto lugar".

O JOGO

JotaCC

Jorge Jesus: «Iremos fazer mais um grande jogo em Paris»

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, comentou desta forma a igualdade a dois golos frente ao E. Amadora:

«Foi um jogo difícil, porque o E. Amadora está a fazer um bom campeonato, tem boa equipa. Aqui na Amadora é difícil jogar-se, porque o Estrela é muito agressivo defensivamente. Na primeira parte tivemos dificuldades em jogar, porque o relvado está muito irregular. Em Braga, felizmente, temos um relvado espectacular. Na segunda parte, acabámos por optar por um futebol mais directo. O Sp. Braga melhorou, os jogadores que entraram na segunda parte deram outra dinâmica. O segundo golo é completamente limpo, não haja dúvidas quanto a isso. Penso que foi um ponto ganho e não dois perdidos. Esta semana, percebeu-se que estiveram a colocar areia, face ao mau estado do relvado. Sei que não é para prejudicar o Sp. Braga, mas isto não beneficia o nosso tipo de futebol. Segue-se um jogo diferente, com outro tipo de motivação, num estádio cheio. Iremos com certeza fazer mais um grande jogo em Paris»

MAIS FUTEBOL