News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 14/02

Started by Bruno3429, 14 de February de 2009, 07:19

Previous topic - Next topic

Bruno3429

O treinador Jorge Jesus antevê um jogo difícil para o Sporting de Braga que joga hoje ao final da tarde contra o Leixões no municipal de Braga. É mais um jogo a contar para a 18.ª jornada da primeira 

O treinador Jorge Jesus antevê um jogo difícil para o Sporting de Braga que joga hoje ao final da tarde contra o Leixões no municipal de Braga.

É mais um jogo a contar para a 18.ª jornada da primeira Liga de futebol que se disputa neste fim de semana.

O jogo começa às 18 horas e o jornalista João Carlos Taveira, faz a antevisão da parida dos bracarenses que no domingo foram a Liboa vencer o Sporting em Alvalade.

O jogo principia às seis da tarde no municipal de Braga. 



O ABC defronta hoje o S. Bernardo, com o objectivo de somar a terceira vítória consecutiva no campeonato

O ABC defronta hoje o São Bernardo, em jogo a contar para a 16.ª jornda da Liga Portuguesa de Andebol.

A equipa bracarense está apostada dar continuidade às vitórias, com o objectivo de chegar ao segundo lugar na fase regular.


O jogo ABC - São Bernardo tem início às 17 horas, no Pavilhão Flávio Sá Leite. Pode acompanhar a transmissão do relato na Rádio de Braga - Antena Minho.


Antena Minho

Bruno3429

Jorge Jesus espera jogo dificílimo com o Leixões

O Sporting de Braga recebe, esta tarde (18h00), o Leixões, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga. Os minhotos querem continuar no trilho das vitórias, mas Jorge Jesus diz que os leixonenses são um adversário «muito difícil». «Provavelmente, este é o jogo mais difícil que nós iremos ter em casa até ao final do campeonato», vincou.

Diario Minho

Bruno3429

Jesus em busca do pleno: terceira vitória consecutiva

O Sporting de Braga mede forças com o Leixões, esta tarde, em jogo a contar para a 18.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol. Em campo estão o quinto e terceiro classificados da prova. Em caso de vitória, a formação arsenalista pode saltar, no mínimo, para o quarto lugar. E isso é um estímulo. Mas Jorge Jesus aponta ainda a meta de fazer o "pleno". O termo aplicado pelo treinador dos arsenalistas tem a ver com o somatório de três vitórias consecutivas, e dar seguimento aos resultados obtidos diante do Paços de Ferreira e Sporitng, nas duas últimas jornadas.

"O importante é o período que a equipa está a atravessar e a possibilidade de fazer um pleno, isto é, três vitórias consecutivas. Isso era importante", realçou o técnico, na antevisão do jogo com a equipa de Matosinhos. "Estou habituado a fazer planos noutras épocas e e este ano ainda não fiz nenhum", salientou.

Para Jesus, não restam dúvidas que o embate de hoje será, ainda, "o mais difícil que o Braga terá em casa até o campeonato acabar". Explica que "o Leixões é terceiro classificado com todo o mérito. Até esta data ainda só tem uma derrota fora, sofre poucos golos, e tudo isso tem caracterizado o Leixões como uma equipa forte em vários aspectos". E esses aspectos são para ter em conta para o lado dos arsenalistas, conforme frisou Jorge Jesus.


A minha vida é começar de baixo para cima

Jorge Jesus é o treinador em foco na Liga Portuguesa de Futebol, mercê do trabalho e resultados que apresenta ao serviço do Sporting de Braga. Apesar de ter contrato com a SAD arsenalista até 2010, já chegou a ser apontado como possível sucessor de Jesualdo Ferreira no FC Porto.
Jesus confere que sabe onde vai chegar, mas isso fica no seu íntimo. Ontem, durante a conferência de imprensa, não se inibiu de falar deste assunto.

"Sei que estou num grande clube, que acreditou no projecto e acreditou em mim. Durante estes sete meses de trabalho todos os objectivos que traçamos estão a ser cumpridos, à excepção da Taça de Portugal, pois admito que queríamos chegar mais longe. A Taça da Liga deixámos para trás, e ainda estamos nos primeiros cinco lugares do campeonato e numa fase muito boa na Taça UEFA. Sinto-me satisfeito no Braga e sinto que as pessoas gostam de mim. A minha vida começa sempre de baixo para cima e onde ela vai parar, desportivamente, não sei", salientou o treinador, quando confrontado com o cenário de trein-ar um dos grandes portugueses no futuro.


Correio Minho

Bruno3429

"O jogo mais difícil"
ANDRÉ MORAIS

A pesar de não esquecer a forma como perdeu contra Benfica e FC Porto, Jorge Jesus parece conformar-se com a inevitabilidade de lutar pelo terceiro lugar. "Bastava termos empatado esses jogos para estarmos a lutar pelo primeiro. Agora eles já não perdem tantos pontos. Resta-nos pensar num lugar entre o terceiro e o quinto", explicou.

Para isso é muito importante vencer o Leixões, um adversário com um percurso igualmente muito bom e que, no Estádio do Mar, foi francamente superior. "Na altura jogámos, com dez muito tempo, e esse foi o terceiro jogo de uma semana cansativa. Hoje as coisas serão diferentes", garantiu, elogiando o Leixões e considerando este adversário mais difícil do que o Benfica. "Será o jogo mais difícil em casa até ao final do campeonato", garantiu. "O Leixões está em terceiro lugar com mérito. É uma equipa que sofre poucos golos e vai lutar pelos cinco primeiros lugares até ao fim. Disso ninguém tenha dúvidas", sublinhou.

No horizonte está aquilo a que Jesus chama pleno. "Estou habituado a três vitórias seguidas, mas este ano ainda não as consegui", aponta, confirmando que fará alterações na equipa devido às ausências que afectaram a semana de trabalho. "Não preparei este jogo como gostaria, mas ter jogadores nas selecções faz parte do crescimento do Braga", disse. "Tenho de saber gerir a equipa", prossegue. Renteria deve ser substituído, uma vez que não fez qualquer treino de conjunto.

Sobre o futuro e as notícias que o dão como potencial treinador do FC Porto, Jorge Jesus optou pela resposta enigmática. "Estou num grande clube, que acreditou em mim. A minha vida foi sempre construída de baixo para cima. Eu sei até onde ela vai parar, mas guardo-o no meu íntimo", lançou.


Braga - Leixões
>> Estádio AXA >> 18 horas


sport tv1


Árbitro Duarte Gomes (AF Lisboa) >> Assistentes Pedro Garcia e José Lima

Treinador

Jorge Jesus


1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

17 Frechaut DC

44 Leone DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

21 César Peixoto MO

22 Luís Aguiar MO

7 Mossoró AV

19 Meyong AV

-

24 Mário Felgueiras GR

27 Filipe Oliveira LD

13 Stélvio MD

10 Jorginho MO

99 Matheus MO

18 Renteria AV

11 Orlando Sá AV


Treinador
José Mota


1 Beto GR

20 Laranjeiro LD

27 Nuno Silva DC

4 Elvis DC

17 Angulo LE

14 Bruno China MD

2 Rúben MO

7 Hugo Morais MO

10 Chumbinho MO

29 Rodrigo Silva AV

23 Diogo Valente AV

-

77 Berger GR

13 Joel DC

22 Castanheira MO

28 Jean Sony MO

21 Braga MO

16 Zé Manel AD

9 Roberto AV


"Até parece extraordinário"
C.A.

No encontro da primeira volta com o Braga, José Mota retirou ilações sobre o que o Leixões poderia ser no campeonato. Nessa altura, diz, "ficou vincado que a equipa seria difícil para qualquer adversário e que faria um bom campeonato". O prognóstico cumpriu-se. "Os jogadores convenceram-se que faziam parte de um bom colectivo e de qualidade", acrescentou. O Leixões "lutou em igualdade com os três crónicos candidatos ao título", apresentando-se agora diferente, devido às recentes saídas do plantel, frente a um Braga que "não mudou muito, joga com blocos muito apoiados e tem qualidade individual". A estrutura do Leixões será reajustada com o regresso de Rúben à titularidade para entrar num sistema de dois avançados. "O Braga tem muitos jogadores ofensivos, apostando no 'pressing', mas nós sabemos como sair dessa pressão. Aliás, obrigamos os adversários a adaptarem-se a nós. Temos sabido comandar o jogo, pelo que será isso que vai acontecer", avisa.

Mota compara o Braga "a um dos grandes, pelo seu investimento", reagindo "à euforia" da vitória do Braga em Alvalade. "Até parece que fez um feito extraordinário, quem pensa assim não está correcto", comenta, preparando-se para continuar à frente do Braga.



A ANÁLISE DE COROADO

DuarteGomes
AF de Lisboa

36 anos

internacional Sim

nº de jogos 126


Jogos anteriores 3,34

personalidade 3,50

controlo disciplinar 3,50

interpretação das leis e regulamentos 3,50

condição física 4


média 3,57


Na ronda anterior esteve no Estádio de Alvalade como quarto árbitro, nomeá-lo esta semana para dirigir a partida dos vencedores de então é deitar gasolina na fogueira latente em que ardem os ânimos dos visitados se porventura suceder algo menos simpático. Nomeações do género não dão tranquilidade aos filiados.


árbitros-assistentes

Pedro Garcia (AF de Lisboa)

José Lima (AF de Lisboa)


Sabem que devem acompanhar o movimento da bola sempre até ao fim da jogada, manterem-se em permanência com penúltimos defensores.


Frechaut centenário numa defesa à prova de bala

Frechaut completa hoje 100 jogos pelo Braga numa posição que deixou de estranhar: a defesa. O polivalente estreou-se a 19/02/2006, na vitória em casa da Naval por 1-0, ainda com Jesualdo Ferreira no comando técnico. Entretanto passaram 99 jogos: 69 na Liga Sagres, 21 nas competições europeias, sete na Taça de Portugal e duas na Carlsberg Cup. Uma média de 33 por ano, numa prova de regularidade e qualidade assinaláveis. É que Frechaut não mudou apenas de funções. Assumiu-se como um dos capitães de equipa.



Um duelo "à imagem" de Golias e David

EDUARDO - Vive uma época de sonho e Carlos Caravalhal tranquiliza-o quanto à sombra de Beto. A classe que revelou em competições importantes confere-lhe vantagem
ANDRÉ MORAIS

A maturidade que já revela não permite pensar que Eduardo viva com fantasmas. Supondo que isso possa acontecer, então hoje é o dia da libertação definitiva. Ninguém como Beto ameaça tanto o agora número 1 da Selecção Nacional. Tal como Eduardo, o guarda-redes do Leixões vive uma época de sonho. Persegue-o na luta por um lugar na Selecção, persegue-o no número de minutos sem sofrer golos.

Eduardo tem a favor, contudo, o selo de qualidade que distingue as promessas das certezas: já brilhou numa equipa pequena, brilha numa maior. Carlos Carvalhal, o treinador que o lançou, confirma-o. "Este ano confirma-se como excelente nas poucas vezes que é chamado a intervir. Dá pontos! O Eduardo tem uma ligeira vantagem sobre o Beto, pois tem passado brilhantemente por jogos e competições de grande responsabilidade", explica.

A época está a ser perfeita. Eduardo estreou-se nas competições europeias e na Selecção Nacional. Além de nunca ter comprometido, acumulou louvores sob vários formatos. Os 627' consecutivos sem sofrer golos na Liga Sagres são um recorde pessoal. Os elogios dos treinadores adversários funcionam como medalhas e a escolha de Carlos Queiroz representa um momento alto que Carvalhal já tinha projectado com o próprio. "Talvez seja altura de o dizer. Um dos desafios que lhe colocámos quando o levamos para Setúbal foi a Selecção Nacional. Estamos num ponto onde há muitos jovens com capacidade: Rui Patrício, Moreira e Serginho. O Beto está na sua esteira, mas o Eduardo é o melhor", assevera.

Curioso é o facto de Eduardo se ter estreado como sénior num jogo contra o Leixões na época 2000/01. A responsabilidade é que era muito menor. Beto não estava do outro lado e o Braga que representava era apenas o "B" e estava na II Divisão. Toni era o treinador e Eduardo perdeu por 4-0.


Beto - O treinador de guarda-redes do Leiria, Hugo Oliveira, não aponta muitos defeitos ao guarda-redes que aperfeiçou no Marco. "Está à porta da Selecção", diz
CRISTINA AGUIAR

Teve a coragem para investir no desenvolvimento de Beto, numa altura em que Beto era apenas suplente no Chaves, depois de uma passagem mais activapelo Casa Pia. Hugo Oliveira, actualmente treinador de guarda-redes do Leiria, aponta o potencial do guarda-redes que levou para o Marco, há quatro anos, e daí deu o salto para o Leixões, onde "demonstrou na época passada e na actual, a sua eficácia". É precisamente este aspecto que Hugo Oliveira destaca para o colocar Beto "à porta da Selecção". "Pode-se gostar ou não do seu perfil e modelo como guarda-redes, mas não podemos fechar os olhos ao facto de ele não sofrer golos há cinco jogos", argumentou, atirando para canto a questão da altura. "Que interessa isso, quando o importante é a eficácia de um guarda-redes?" A resposta tem sido dada na baliza do Leixões, onde Beto "apresenta uma eficácia admirável". Frente ao Trofense, Beto fixou um novo recorde pessoal de cinco jogos sem sofrer golos, recuperando as boas lembranças da época de subida, há duas épocas, estando agora a 168 minutos de superar a marca do guarda-redes do Braga, Eduardo.

Esta temporada já defendeu um penálti que lançou o Leixões para os quartos-de-final da Taça frente ao Benfica, o segundo da sua carreira como profissional, amealhando uma extensa lista de grandes defesas, algumas consideradas impossíveis. "Ele cresceu", afirma Hugo Oliveira, o técnico a quem Beto agradeceu, na edição d' O JOGO de 2 de Outubro, ter-lhe "ensinado a trabalhar mentalmente para diminuir e recuperar o erro durante o jogo". Hugo Oliveira percebeu essa evolução vaticinando ser "este o ano certo para agarrar um novo desafio". "Uma mudança de clube é fundamental para que ele cresça e eleve o grau de exigência. Ele não é só eficaz no Leixões", garante


A ANÁLISE DE CARLOS CARVALHAL

+

"Atitude competitiva. É um animal de trabalho. A sua personalidade transporta um percurso de vida que não foi fácil. Tornou-se responsável muito cedo"


"Tem uma estatura excelente. Não é alto ao ponto de se prejudicar em algumas bolas baixas, nem é baixo ao ponto de comprometer o jogo pelo ar"


"É dos melhores que vi em toda a vida no 1x1. É muito difícil marcar-lhe um golo. Tem agilidade entre os postes, mas nesse ponto é fantástico"


-

"Pode melhorar no que já melhorou: com os pés. Hoje joga simples e não erra, mas não é um ponto forte. Já se convenceu que fundamental é defender"


"Mais serenidade na baliza. Falo da serenidade que se adquire com jogos e experiência. Já é muito maduro, mas será ainda mais com o passar do tempo"


"Não lhe consigo apontar outros pontos não tão fortes. Talvez o pontapé. Tem um bom pontapé, mas há guarda-redes com pontapés mais fortes"


A ANÁLISE DE HUGO OLIVEIRA

+

"O jogo com os pés é uma característica muito forte na distribuição de jogo ofensivo longo ou curto. É factor táctico decisivo hoje em dia"


"A velocidade de reacção e de acção. É muito forte na linha de golo e nas costas da defesa é muito útil. É importante nas transições defensivas"


"A exigência psicológica. Não é fácil jogar com a pressão dos adeptos do Leixões. O Beto apresenta maturidade psicológica e é muito pró-activo"


-

"A melhoria da maturidade de jogo vem com o decorrer da carreira. Ele ainda é jovem como guarda-redes e tem uma grande margem de evolução"


"Não é fácil encontrar no Beto aspectos que não sejam na maioria positivos, ainda assim, acho que precisa de jogar mais fora no jogo lateral"


"Precisa de dar mais segurança ao jogo e ao seu posicionamento, no jogo de pés, para evitar tantas quedas e voos. Precisa de estabilidade de movimentação"


Para Jorge Jesus, Beto nunca será grande

Para Jorge Jesus, nem faz sentido comparar Eduardo com Beto. "Têm características completamente diferentes", diz. Tudo por causa da estatura. O treinador do Braga aprecia guarda-redes altos e, apesar de o elogiar, diz mesmo que Beto nunca será um grande guarda-redes. "É bom guarda-redes e está a fazer um excelente campeonato. O Leixões só tem 12 golos sofridos e isso deve-se não só à forma da equipa defender, mas também ao seu guarda-redes", começou por dizer. "Mas hoje em dia, na minha opinião, ser um grande guarda-redes, fora dos padrões normais, tem muito que ver com a estatura. Na minha opinião, um guarda-redes que tenha entre 1,80 m e 1,83 nunca é um grande guarda-redes", finalizou. Beto tem precisamente 1,80 m, menos sete centímetros do que o dono da baliza arsenalista e agora internacional A, Eduardo.



O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga-Leixões (antevisão): o quarto grande está aqui

As duas equipas que mais sensação têm causado na Liga defrontam-se no Estádio Axa este sábado, a partir das 18 horas. Sp. Braga e Leixões, quinto e terceiro classificados, separados por dois pontos, têm uma boa oportunidade para desfazer a dúvida: quem é o quarto grande do futebol português na temporada 2008/09?

Teoricamente, o favoritismo pende para a formação orientada por Jorge Jesus. O Sp. Braga vem de uma brilhante vitória em Alvalade por 2-3 e em casa só se deixou surpreender até agora pelo Sporting e pelo F.C. Porto. Mas não é só isto. Os minhotos têm apresentado uma clara evolução física e muitas das suas pedras basilares atravessam uma fase de grande fulgor.

Luís Aguiar, Alan e o incompreendido Renteria, por exemplo, são alguns destes exemplos. Mas os bracarenses não terão a tarefa facilitada. Depois de um período menos positivo, com sete jornadas sem vencer, o Leixões recebeu e bateu o Trofense na passada jornada. E chega ao Minho naturalmente moralizado por ocupar um lugar no pódio da Liga quando já foram realizadas 17 rondas.

Eduardo e Beto, garantias de peso nas balizas

O histórico sugere uma partida com poucos golos. O Sp. Braga tem a melhor defesa do campeonato (dez golos sofridos) e o Leixões é a terceira equipa que menos golos consente (12). Tal facto não será alheio, naturalmente, à qualidade dos dois guarda-redes em questão: Eduardo e Beto, provavelmente os melhores portugueses do posto a actuar no nosso país.

Na primeira volta, o Leixões bateu o Sp. Braga no Estádio do Mar. E também por isto, a vitória é praticamente obrigatória para os minhotos. Jorge Jesus apresenta praticamente a sua melhor equipa, com excepção no eixo da defesa. Moisés não está em condições, Frechaut e André Leone voltam a fazer dupla.

No Leixões, nota para o regresso de Vasco Fernandes após lesão, enquanto Roberto Sousa continua de fora devido a problemas físicos.

Como é habitual, o jogo pode ser seguido AO VIVO no Maisfutebol.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, André Leone, Frechaut e Evaldo; Vandinho, Alan, César Peixoto e Luís Aguiar; Renteria e Meyong.

Outros convocados: Mário Felgueiras, Filipe Oliveira, Stélvio, Mossoró, Jorginho, Matheus e Orlando Sá.

LEIXÕES: Beto; Laranjeiro, Elvis, Nuno Silva e Angulo; Bruno China, Hugo Morais e Chumbinho; Braga, Rodrigo Silva e Diogo Valente.

Outros convocados: Berger, Vasco Fernandes, Joel, Ruben, Castanheira, Jean Sony, Zé Manel e Roberto.


Maisfutebol

Bruno3429

Antevisão Record/ Destak

...

SP. BRAGA-LEIXÕES

É um dos jogos da jornada. O 5.º classificado recebe o 3.º e ambos ainda sonham com a possibilidade de, pelo menos, irem à Champions, o que fica em aberto para quem ganhar. Os bracarenses vêm de uma estimulante vitória em Alvalade, enquanto o Leixões retomou a rota do êxito na ronda anterior.

por Luís Milhano, editor-executivo Record


Destak

JotaCC

#6
Eduardo e Jessica longe no Dia dos Namorados
   
Ela brilha nas pistas, ele nos relvados. Quis o destino que o caminho dos dois se cruzasse quando andavam no 10.º ano e nunca mais se separaram. Já lá vão dez anos.

"Éramos da mesma turma. Antes de começarmos a namorar ainda passaram quatro meses, mas apaixonei-me à primeira vista", recorda Jessica Augusto, de 27 anos, que hoje não pode festejar o Dia dos Namorados com Eduardo, o guarda-redes do Sp. Braga, já que se encontra a competir no Meeting de Valência.

Mas o casal, que há cinco anos juntou os trapinhos, não vai deixar passar a data em claro. "Comprei-lhe um presente e vou telefonar-lhe. Os festejos vamos guardá-los para dia 15 [amanhã]", revela a Record.

Entre as prendas há uma que tem especial significado para a atleta olímpica: "Há um ano ofereceu-me uma aliança de noivado, mas como emagreci não posso usá-la." Questionada se o casamento está para breve, Jessica afirma, entre sorrisos: "A altura em que ele tem férias coincide com a minha época alta. Vamos adiando, adiando..."

A atleta do Maratona Clube confessa que ficou "orgulhosa" com a estreia do guarda-redes na Seleção e que gosta que ele vá assistir às suas provas - "dá-me prazer correr para ele", confessa. O guardião dos minhotos, de 26 anos, não poupa elogios à sua mais-que-tudo - "é uma lutadora, amiga, compreensiva" - e sente-se orgulhoso pelo percurso da namorada, mas confessa: "Fico muito nervoso quando a vejo correr. É mais fácil quando se está lá dentro."

RECORD

Bruno3429

Benfica em Tomar e FC Porto na Póvoa
SORTEIO DOS 16-AVOS-DE-FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL  

Benfica desloca-se a Tomar para defrontar o Sporting local, enquanto o FC Porto viaja até à Póvoa, conforme ditou o sorteio dos 16 avos-de-final da Taça de Portugal, ontem realizado na sede da FPP.

Nesta fase, onde já entram as equipas que militam no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, apenas três jogos vão colocar frente a frente formações primodivisionárias: Gulpilhares-Candelária, Carvalhos-Valongo e Portosantense-Académico de Cambra.

As restantes partidas que integram equipas da 1.ª Divisão e que se realizam no dia 7 de março, são as seguintes: Cascais-OC Barcelos, Ac. Espinho-Oeiras, Vialonga-Juv. Viana, Lavra-Nortecoope, Santa Clara-OC Braga e Limianos-Oliveirense. Completam a eliminatória: Turquel-Ac. Feira, Física-Paço de Arcos, Estremoz-Marco, Stella Maris-Marítimo e Galegos de Penafiel-Sesimbra


Record