News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 13/02

Started by Bruno3429, 13 de February de 2009, 07:03

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Rentería junta-se hoje
COLOMBIANO É O ÚLTIMO INTERNACIONAL A REGRESSAR 


Wason Rentería é o último dos cinco jogadores que estiveram ao serviço das seleções a regressar a Braga, devendo participar na sessão desta manhã, novamente à porta fechada. Mesmo em cima da hora, se tivermos em conta que a convocatória sai logo após a conferência de imprensa de Jorge Jesus, agendada para as 13 horas. A chegada tardia do colombiano prendeu-se com o facto de a seleção do seu país ter defrontado o Haiti (vitória 2-0) ao princípio da madrugada de ontem em Portugal.

Quem marcou presença no treino foi Eduardo, Orlando Sá e Meyong, uma vez que Stélvio já se tinha juntado ao grupo na quarta-feira, depois de ter ajudado os Sub-21 a vencerem a Suíça. Tendo em conta que os internacionais tiveram de fazer trabalho de recuperação, só hoje, com o grupo completo, é que Jorge Jesus terá possibilidade de preparar minimamente o encontro com o Leixões. Já se sabe que Moisés e Rodríguez, ambos a recuperarem de lesões, são cartas fora do baralho do treinador arsenalista para os próximos jogos.


Record

Bruno3429

Jorge Jesus
"Aprendi no mesmo sítio do Guardiola"

ANTÓNIO TADEIA

Jorge Jesus, foi votado pelos portugueses como o melhor treinador da Liga . Caso raro para quem não lidera nenhum dos três grandes e não conta por isso com a alavanca do clubismo. Mais raro ainda quando se sabe que o trabalho de campo conduzido pela Eurosondagem ocorreu antes de o Sp. Braga ganhar em Alvalade ao Sporting, na sequência das polémicas derrotas contra o Benfica e o FC Porto. O próprio Jesus se diz surpreendido. Mas não por falta de auto-estima.


Surpreendem-no os resultados do Termómetro de O JOGO, em que a maioria dos portugueses o considera o melhor treinador da Liga?
Sinceramente, sim, porque não sou treinador de nenhum dos grandes. A sondagem é feita no país todo, onde para aí 80 por cento das pessoas são benfiquistas, sportinguistas ou portistas. Se fosse feita só em Braga não me surpreendia, mas assim...


O que significa isso para si?
Significa muito. Que as pessoas estão atentas ao meu trabalho.


Pode facilitar a sua aceitação quando e se chegar a um dos três grandes?
Talvez. Mas não me parece decisivo. Nem todas as equipas têm enveredado por esse caminho, por precisarem de ter um treinador incontestável: o FC Porto e o Sporting têm apostado em treinadores portugueses. E, pelo que conheço do jogo e da importância que um treinador pode ter numa equipa, fazem bem, pois os portugueses são os melhores do Mundo.


O que há de inovador na forma de jogar do Braga? É o jogo posicional?
Não quero expor aqui os segredos da minha equipa.


Nota-se grande capacidade de redução de espaços em transição defensiva e de os aumentar em organização ofensiva, fazendo com que haja sempre pelo menos duas linhas de passe disponíveis para quem conduz a bola. Salvaguardando as distâncias, há aspectos comuns com o Barcelona?
Sim. O posicionamento táctico é diferente, mas os princípios são os mesmos. Aprendi no mesmo sítio do Guardiola, que foi no Barcelona do Cruyff.


E que princípios são esses?
Se os revelar abro o livro. São muitos anos de estudo do jogo.


Vamos ao concreto, então. Por que é que o Sp. Braga dominou os jogos com o Sporting e o Benfica mas não fez o mesmo contra o FC Porto?

No jogo com o FC Porto também dominámos até ao golo deles, aos 23 minutos. A diferença para o jogo de Alvalade é que em Alvalade não sofremos golos e, quando se viu a ganhar, o FC Porto alterou a estratégia e obrigou-nos a mudar também. Depois há outras questões, como o facto de a equipa do Sporting ser mais posicional e menos intensa no jogo sem bola.


A intensidade no jogo sem bola é outro dos argumentos deste Braga?
É. Mas também não quero ir por aí. Como dizia o presidente do BES, "quem sabe, faz; quem não sabe, ensina". Eu gosto de fazer.


Mas não vai um pouco em contraciclo com o que se viu no último Europeu, em que a maioria das equipas baixou as linhas e apostou numa espécie de "pressão baixa" em oposição à "pressão alta" que era moda há uns anos?
Sim, mas eu tenho as minhas próprias ideias. Por exemplo, fui o primeiro treinador do Mundo a defender zona nas bolas paradas. Já fazia isso no Amora há 20 anos. Tenho cassetes que o provam. Hoje todas as grandes equipas o fazem.


E porque razão começou a fazê-lo?
Porque quando comecei a ser treinador percebi que era tão importante a bola como o espaço.


Voltemos aos jogos com os grandes. Porque jogou Mossoró com o Benfica e o FC Porto e voltou Meyong contra o Sporting?
Por razões que têm a ver com a forma de jogar do adversário, com o número de médios que cada um mete no corredor central. E por razões nossas: contra o Benfica e o FC Porto quis ter um segundo avançado com mais qualidade de passe e na transição ofensiva. O Meyong é um finalizador mas não é um construtor. Depois, é verdade que, no jogo, as coisas não funcionaram em termos de finalização. Mas isso não quer dizer que a ideia fosse errada. Basta ver o que sucedeu contra o Sporting, em que com 1-0 meti o Mossoró e a equipa fez dois golos só com ele e o Renteria.


Continua a achar que o Braga só pode ser campeão na PlayStation?
Para ser campeão não basta ter bons jogadores, uma boa direcção e bons treinadores. Se não completarmos isso com uma grande massa associativa, se não formos capazes de mobilizar sempre 15 ou 20 mil pessoas para o estádio, dificilmente poderemos ser campeões.


Mas está só a seis pontos do líder e aproximam-se jogos entre grandes, nos quais estes podem perder pontos...
É difícil. O Braga está a crescer para isso. E acredito que dentro de dois ou três anos, com o trabalho que está a ser feito nas escolas e nos clubes da região isso seja possível.



Consigo ou sem si?
Veremos. A mim nunca ninguém me deu nada. Para ser treinador tive de começar na III Divisão. Para chegar à II Divisão B tive de subir. Para chegar à II Divisão de Honra tive de subir. Para chegar à I Divisão, tive de subir. Só cheguei onde cheguei com a força do meu trabalho...


E para chegar a um grande terá de ser campeão primeiro?
Se calhar.



"Orlando Sá está a ser trabalhado"

Conhece muito bem as novas apostas de Carlos Queiroz na Selecção, pois todas lhe passaram pelas mãos no Belenenses ou agora no Braga...
É verdade. O Eliseu estava emprestado ao Varzim, o Gonçalo Brandão estava na segunda equipa e passou uma temporada emprestado a uma equipa de Inglaterra. E o Orlando Sá também estava para ser emprestado, porque vinha do Maria da Fonte. Acontece que eu gosto sempre de trabalhar algum tempo com todos os jogadores na pré-época e quis ficar com os três.


Mas, talvez com a excepção do Eliseu, que foi medianamente utilizado, nenhum dos três se afirmou verdadeiramente consigo. Porquê?
O Orlando Sá ainda é muito novo. Assim que começámos a trabalhar vi que ele tinha uma enorme capacidade física mas que sabia muito pouco do jogo. Estamos a trabalhar questões de posicionamento defensivo e ofensivo e técnicas de finalização.


Pode ser um caso semelhante ao do Dady, que no ano que esteve consigo no Belenenses nem sempre foi titular na primeira volta mas depois fez nove golos na segunda?
O Orlando Sá tem muito mais condições do que o Dady e para o ano será titularíssimo do Braga. Este ano está-se a fazer, estamos a trabalhá-lo para que, no próximo ano, ele possa ser o número nove do Braga e da Selecção Nacional. Vai começar a jogar mais, vai ser algumas vezes titular, mas o ano dele vai ser o próximo.


E por que é que o Gonçalo Brandão só foi titular na Liga consigo uma vez em dois anos?
Ao Gonçalo, disse-lhe pessoalmente que se ele tivesse mais um palmo de altura para juntar à inteligência táctica que possui podia ser um dos grandes defesas-centrais portugueses. E que se continuasse a trabalhar podia evoluir muito. Felizmente para ele, foi para Itália, que é um país onde se valoriza muito a inteligência táctica. E ainda teve a sorte de ir parar a uma equipa como o Siena, estável, de meio da tabela.


Apesar de tudo, quem menos o surpreende é o Eliseu?
Sempre acreditei muito no Eliseu, que tem condições físicas fora do normal. A evolução dele não me surpreende nada.



Perfil
Treinador vernacular


Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, filho de Virgolino de Jesus, futebolista que partilhou o campo com os "Cinco Violinos", nasceu na Amadora a 24 de Julho de 1954, dias depois de Vasques e Travassos terem conduzido o Sporting ao quarto título nacional consecutivo e à dobradinha na Taça de Portugal. Leão de signo e de coração, deu os primeiros pontapés no clube da família, o Sporting, onde foi campeão nacional de juniores em 1974. E desde cedo mostrou independência de espírito: emprestado ao Olhanense, lançado por Manuel Oliveira, aproveitou o primeiro jogo na I Divisão para ganhar ao... Sporting, em Setembro de 1974.

Como futebolista chegou a alinhar pelos leões, ficando ligado à pior classificação de sempre do clube (quinto lugar, em 1975/76), mas foi em clubes mais modestos, como o Belenenses, o Riopele, a U. Leiria, o Setúbal ou o Farense que mais consolidou uma carreira que o levou a alinhar 166 vezes na I Divisão. Pouco, se comparados com os 257 jogos que já leva no escalão máximo enquanto treinador, faceta de carreira que inaugurou em 1989, no Amora. Em três anos levou o clube da margem sul do Tejo da III Divisão à II Divisão de Honra. E foi já aos comandos do Felgueiras que atingiu a promoção à I Liga, onde se estreou a 20 de Agosto de 1995, com um empate frente ao Chaves.

A jogar em 3x4x3, o Felgueiras chegou a ameaçar tornar-se a equipa-sensação dessa Liga - foi, por exemplo, a primeira a tirar pontos ao FC Porto - mas uma quebra na segunda metade da época conduziu à despromoção. Jesus passou ainda pelo União da Madeira e de novo pelo Felgueiras antes de voltar à prova principal em 1998, para conduzir o Estrela da Amadora a dois oitavos lugares consecutivos. A partir daí, só saiu da I Liga por opção, como quando, em 2000, assumiu o projecto de devolução do Setúbal ao escalão maior. Guimarães, Moreirense, União de Leiria e Belenenses (que levou à final da Taça de Portugal e onde conseguiu a sua melhor classificação de sempre, um quinto lugar) completaram o trajecto deste treinador vernacular, fazendo-o chegar cada vez mais próximo do topo.

No Verão passado, antes de, muito por força de Carlos Freitas, se comprometer com o Braga, chegou a conversar com o Benfica. No próximo, suceda o que suceder com a equipa minhota, é provável que os contactos com os grandes se intensifiquem.



As referências do Cruyff da Reboleira
ANTÓNIO TADEIA

Só recordo dois "Cruyff" no futebol nacional. O primeiro foi Quim, avançado que, por ser parecido com o holandês e se ter destacado a jogar no Oriental, ficou o "Cruyff de Marvila". Era um elogio. O segundo foi Jesus, que estagiou com Cruyff em Barcelona e passou a ser conhecido, por vezes com intuito depreciativo, como "Cruyff da Reboleira".

Conheci Jesus em 1995, era ele treinador do Felgueiras e eu comentador de futebol espanhol na TVI. De imediato Cruyff se tornou o assunto de conversa, porque Jesus tentava colocar o Felgueiras a jogar à Barcelona e a mim interessava-me tudo acerca do "Dream Team" para onde tinha ido jogar Figo.

Jesus não conseguiu pôr o Felgueiras a jogar à Barcelona. Mas, quase 15 anos volvidos, está mais perto disso, com o Braga. Hoje, não quer explicar a base do trabalho, mas eu ainda me lembro da conversa de 1995, em torno do treino, dos "minijogos" (três contra três, quatro contra quatro...) que o Barça fazia para que os jogadores depois estivessem à vontade quando era preciso inventar linhas de passe.

Os verdadeiros segredos do futebol estão aí. No treino. É aí que se fazem os treinadores.




Travão aos remates

O Braga é a equipa do campeonato que menos remates consente, o que se explica com a intensidade da sua pressão defensiva e com os equilíbrios que é capaz de repor sempre que o adversário tira a bola da primeira zona de pressão. Nas 17 jornadas já decorridas, os adversários só visaram a baliza de Eduardo por 136 vezes (média de exactamente oito por jogo), menos 15 do que a do FC Porto (8,9 por jogo) e menos 24 do que a do Paços de Ferreira (9,4 por jogo). Para que se compare, o Sporting deixou fazer 176 remates (10,3 por jogo) e o Benfica 178 (10,4).



Evaldo super-resistente

Entre Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Intertoto e Taça UEFA - e apesar da breve carreira nas duas provas a eliminar nacionais - o Braga já fez 31 jogos esta época. E o lateral esquerdo Evaldo foi o único jogador a alinhar em todos, com a particularidade de não ter perdido um único minuto de competição: leva já 2790 minutos em campo, tendo marcado um golo (ao Artmedia, o primeiro da sua carreira) e visto quatro cartões amarelos.


Meyong-Aguiar: a sociedade


Mesmo tendo sido suplente em dois dos recentes três jogos grandes, o camaronês Meyong é o melhor marcador do Braga, com 13 golos obtidos (oito na Liga, um na Taça de Portugal e quatro na Taça UEFA). Luis Aguiar, autor de seis tentos (um na Liga e cinco na Europa) é o principal assistente, pois fez, além do mais, oito passes para golo. Curioso é que nenhuma das assistências de Aguiar teve Meyong como beneficiário (Renteria já aproveitou três).


Evaldo é nuclear
PEDRO ROCHA

O tempo encarregou-se de dar razão a Ilídio Vale em relação a Evaldo. Não é à toa que o brasileiro do Braga é o jogador com mais minutos nas pernas (2700) desde o começo da época, liderando um corpo de resistentes de luxo, que engloba João Moutinho (Sporting), Bruno Alves (FC Porto) e Maxi Pereira (Benfica).

Incumbido em 2003 de procurar um lateral à imagem de Nuno Valente, alto, seguro a defender e com alguma vocação ofensiva, conforme apreciava José Mourinho; Ilídio Vale, o então coordenador técnico dos escalões jovens do FC Porto e treinador da equipa B, resolveu vasculhar no Brasil e regressou a Portugal com um matulão de 1,85 metros oriundo do Atlético Paranaense. "Era um jogador muito forte que tinha uma margem grande de progressão em termos técnico-tácticos. O que me despertou mais interesse foi o seu carácter e ambição, qualidades comuns nos jogadores de elite, daí que não me espanta nada a sua regularidade exibicional", comenta o actual seleccionador dos Sub-19 de Portugal.

Destinado inicialmente aos "bês", onde foi companheiro de Bruno Vale e Hugo Almeida, entre outros conhecidos, o jovem defesa depressa despertou a atenção daquele que mais tarde viria a ser conhecido por Special One, sendo convocado numa primeira fase para os treinos da equipa principal até acabar por ser utilizado duas vezes em jogos da Taça de Portugal e uma para o campeonato, frente ao Rio Ave, ficando assim ligado à conquista do título em 2003/04. Por essa altura, Cissokho nem sonharia que um dia iria tornar-se "dragão", pois os portistas estavam realmente bem apetrechados para o flanco canhoto da defesa. Havia Nuno Valente, Mário Silva, Ricardo Costa... e o promissor Evaldo.

No fim da época, verificou-se o desfecho esperado: tapado pela concorrência, o brasileiro desvinculou-se do FC Porto e rumou à Madeira para assinar pelo Marítimo, tornando-se numa peça imprescindível ao longo de quatro épocas. Conhecedor das suas origens (formação do Cruzeiro), Jorge Jesus foi acompanhando à distância o percurso do defesa-esquerdo e, logo à primeira oportunidade, indicou-o ao Braga como uma prioridade para uma temporada tão longa como especial, que começou com a participação na Intertoto. Ao cabo de 27 jogos, sem parar, Evaldo impressiona pela frescura e segurança. Ilídio Vale acha até que não haverá melhor ou igual em Portugal. "É um dos melhores na sua posição. Tenho a certeza disso. Evoluiu muito em termos individuais, tornando-se num defesa muito seguro", explica.


Será que Maicon e Maxwell já falaram dele no Inter?

Produto da formação do Cruzeiro, Evaldo teve como companheiros gente bem ilustre: Maxwell e Maicon, ambos actualmente no Inter; Luisão (Benfica) ou Kanu (Marítimo), entre outros. Como os dois primeiros são agora comandados por José Mourinho, que também já treinou o lateral do Braga, não espantaria se o nome Evaldo já tivesse sido pronunciado algumas vezes em Milão, onde, curiosamente, actuou esta época, embora em acção contra o Milan, para a Taça UEFA.

No futebol tudo é possível: quem sabe se um dia não voltará a jogar ao lado dos dois internacionais brasileiros. Fã de Roberto Carlos e de Ronaldo, o "Fenómeno", o lateral é também adepto do sossego, sendo a televisão o seu passatempo preferido. Sentado no sofá, devora jogos de futebol, uns atrás dos outros, mas, volta e meia, também quebra a rotina com jogos de basquetebol com os amigos, durante os quais tenta imitar algumas estrelas da NBA. Um curioso escape para este irrequieto do futebol, que, normalmente, solta uma gargalhada quando lhe perguntam qual é o segredo para tanta resistência. Domir bem? Ser regrado na alimentação? Fazer promessas a um santo infalível? Nada disso, só trabalho...

 
Vandinho
"Título? É preciso pensar numa coisa de cada vez"


Em contagem decrescente para o braço-de-ferro com o Leixões, Vandinho só fala em vencer e nem sequer fica alarmado com a informação de que o guarda-redes adversário (Beto) não sofre golos há cinco jogos. "A nossa equipa joga sempre para ganhar, com ou sem lesões. O grupo está sempre forte", garantiu o centrocampista, prevendo, porém, algumas dificuldades. "Será difícil, pois o adversário tem grande qualidade. No entanto, acredito que vamos superá-los, conseguindo um resultado positivo. O Braga está a crescer em termos exibicionais, e temos estudado bem o Leixões", argumentou. Sobre Chumbinho, o homem do momento leixonense, Vandinho é evasivo. "Costumamos jogar em função das equipas e não de um jogador em particular", esclareceu, manifestando-se encantado por regressar ao Estádio AXA. "Em casa, sentimo-nos sempre mais fortes, com o apoio da torcida", justificou. Conseguida a vitória, o Braga passará a andar entre o quarto e o terceiro lugares. Resta saber se o topo da classificação será o grande desígnio da época. "É preciso pensar numa coisa de cada vez, mas é claro que temos qualidade para andar lá em cima", alegou.



Renteria talvez hoje


Só Renteria faltou à última chamada de Jorge Jesus. O avançado jogou pela Colômbia contra o Haiti, e, como se previa, tornou-se complicado o regresso imediato a Portugal, mas é provável que ainda hoje compareça ao último treino dos minhotos, que será à porta fechada.


Vénias para Eduardo

Utilizados no recente particular de Portugal contra a Finlândia, Eduardo e Orlando Sá foram recebidos de braços abertos pelos companheiros arsenalistas. "Nunca duvidei do valor deles. São jogadores humildes e excelente profissionais", realçou Vandinho.


O Jogo

Bruno3429

"É importante apoio dos adeptos"

As atenções prioritárias dos jogadores do Braga estão voltadas para o embate de amanhã com o Leixões. Vandinho, um dos jogadores em foco no plantel, revela optimismo para o desafio que se segue. "Estamos a preparar o jogo com um adversário muito complicado. Acredito que vamos superar as dificuldades, com a ajuda dos nossos adeptos podemos conseguir um resultado importante", apontou o atleta.
Vandinho avaliou, ainda, a sua condição de titular a meio campo, mostrando-se agradado com a sua prestação. "Estou a jogar nesta posição pela primeira vez e se o mister aposta em mim é porque estou a corresponder", frisou.

Depois do triunfo em Alvalade, elava-se a expectativa em relação aos arsenalistas, mas Vandinho mantém a serenidade. "Espera-se um Braga dentro daquilo que tem feito na competição. Sempre jogamos para vencer e não será diferente no jogo com o Leixões". O atleta realçou, ainda, que mesmo as dificuldades para formar o sector defensivo não prejudicam o rendimento do colectivo.

"Montamos um grupo com qualidade e independentemente de quem jogar vamos trabalhar para ganhar. Sabemos a qualidade do adversário e vamos trabalhar para vencer", salientou. "Sempre jogamos para vencer e o apoio dos adeptos será importante", constatou.
Vandinho recusa falar no assalto aos primeiros lugares. "O importante é v encer sábado e depois esperar pela melhor classificação", constatou o médio do Braga.

Miguel Ângelo recebeu com orgulho a camisola do Sporting de Braga

Os jogadores do Sporting de Braga, Vandinho e Evaldo, foram tratados como "deuses" pelos jovens da Escola EB1 do Carandá, no âmbito de mais um périplo do clube pelas escolas do concelho. O objectivo passa por cimentar o nome do Sp. Braga na juventude e, claro, angariar mais sócios.

Entre os aplausos dirigidos aos atletas do plantel arsenalista, sobressairam ainda as palmas atribuídos a Miguel Ângelo. Este aluno do 4.º ano foi o eleito para representar os melhores alunos daquele estabelecimento de ensino, a fim de receber a camisola oficial do clube. "Como temos muitos alunos com boas notas era difícil escolher um. Assim, decidimos escolher o Miguel porque é um aluno especial e adora futebol. Ele evolui muito na escrita e na leitura sempre que o tema é fu-tebol, selecção ou o Figo", contou a professora Madalena Rodrigues.

Miguel Ângelo, padece de tricemia 21, é acarinhado por todos os colegas na Escola EB1 do Carandá. No dia de ontem mostrou-se "muito feliz" e contou que gosta de ver os jogos do Braga, até porque costuma acompanhar o seu pai. Orgulhosamente, Miguel vestiu a camisola do Braga, que lhe foi oferecida por Vandinho e Evaldo, e posou para a fotografia.


Eduardo e Orlando afirmam-se na Selecção


Os internacionais Eduardo e Orlando Sá estão de volta a Braga, depois de terem contribuído de forma decisiva para a vitória de Portugal no jogo de quarta-feira, no particular com a Finlândia.
'Estou feliz pela primeira internacionalização. Cumpri um sonho e agora espero continuar. É algo que já procurava há muito tempo. Vou trabalhar da mesma maneira para continuar a merecer a confiança do seleccionador', disse Eduardo.

O guarda-redes disse que tentou corresponder ao que lhe foi 'exigido' e considerou ter estado 'bem' nos 61 minutos em que esteve em campo, até ser substituído por Daniel Fernandes.
'Todos tentamos ganhar o lugar nos nossos clubes no dia a dia e quando cá vimos tentamos fazer o melhor possível', acrescentou um dos três estrantes absolutos, pois Rolando também obteve a primeira internacionalização.

Orlando Sá, jovem avançado e colega no Sporting de Braga, entrou aos 57 minutos para o lugar de Hugo Almeida, desperdiçando uma boa oportunidade para se estrear a marcar.
'Tentei ajudar a equipa a conseguir uma vitória. Tive a oportunidade de marcar e podia ter feito melhor, mas paciência. Faltou melhor direcção nos remates', lamentou.
De volta ao Minho, o avançado garantiu que vai 'continuar a trabalhar com humildade e respeitar as decisões do treinador'.


Correio Minho


Bruno3429

Alerta amarelo
LUÍS PENA VIEGAS

Jesualdo teme por meia equipa, incluindo o trio Licha-Hulk-Cebola, Bento também tem com quem se preocupar, correndo o risco de ficar sem o seu fiel escudeiro João Moutinho, mas o alerta estende-se a Quique, José Mota, Jorge Jesus e Manuel Machado. Estão todos de olho no registo disciplinar. Nas próximas quatro jornadas, vai haver jogos entre equipas que ocupam os primeiros cinco lugares - apenas o Nacional, sexto classificado, não defronta nenhum dos conjuntos que se encontram à sua frente. E todos estes treinadores têm jogadores, alguns deles, quase todos, nucleares, em risco iminente de exclusão por acumulação de cartões amarelos. Só Jorge Jesus não tem ninguém em perigo para o único jogo frente a equipas que estão acima do seu Braga, porque o encontro com o Leixões é já o próximo.

O treinador do FC Porto, então, vê os titularíssimos Fucile, Fernando, Lisandro, Hulk e Rodríguez presos por apenas mais um cartão daquela cor. Para já, estão todos certos no encontro, no Dragão, frente ao Rio Ave, mas nos jogos seguintes já dependem... deles próprios. E, nas jornadas 20 e 21, os líderes do campeonato vão defrontar Sporting (casa) e Leixões (fora). O que significa que é grande o risco de alguém poder vir a falhar o clássico com os leões no Dragão ou o duelo com a equipa mais surpreendente da temporada - que foi a única, até agora, a conseguir ganhar no estádio dos azuis e brancos.

Já Quique Flores, que esta jornada, diante do Paços do Ferreira, já se vê privado de Maxi Pereira por este ter completado, no clássico, uma série de cinco cartões amarelos, tem à bica os indiscutíveis Luisão e Yebda - sendo que o franco-argelino é mesmo o único jogador do plantel utilizado em todos os encontros das águias esta época, no campeonato. Ou seja, se Luisão e/ou Yebda forem admoestados, este domingo, com um amarelo, ficam logo a saber que não vão poder participar no dérbi em Alvalade.

O mesmo acontecerá, porém, aos leões Abel, Grimi, João Moutinho e Hélder Postiga, caso defrontem o Belenenses, no Restelo. Amarelo é a cor temida. E proibida para todos.



OS JOGOS DA DECISÃO

18.ª jornada
BRAGA-LEIXÕES



19.ª jornada
BENFICA-SPORTING


20.ªjornada
BENFICA-LEIXÕES


20.ª jornada
FC PORTO-SPORTING


21.ª jornada
LEIXÕES - FC PORTO



JOGADORES EM RISCO

FC PORTO
FUCILE

FERNANDO

LISANDRO

HULK

RODRÍGUEZ


BENFICA
LUISÃO

YEBDA


LEIXÕES
BRUNO CHINA

HUGO MORAIS


SPORTING
ABEL

GRIMI

MOUTINHO

POSTIGA


BRAGA
FRECHAUT

CÉSAR PEIXOTO

MOSSORÓ


NACIONAL
MAICON

CLÉBER


O Jogo

JotaCC

Qualidade máxima

O Braga, de Jesus a Salvador

Depois do ar fresco no futebol português que representou (e continua a representar) o Leixões, especialmente no primeiro terço do campeonato, o Sporting de Braga afirma--se como a equipa que mais garantias dá actualmente de espectáculos de qualidade e bem jogar nos estádios nacionais.
Trata-se de mais uma etapa de um projecto traçado pela ambição de António Salvador, o mais jovem presidente do escalão principal. Este empresário de sucesso do ramo imobiliário tem-se distinguido pela gestão equilibrada (a SAD tem dado sempre lucro, com excepção do último exercício), recorrendo, para isso, à estratégia de comprar barato e vender caro. Mas Salvador é também ambicioso como poucos e quer manter o Braga no pelotão da frente, tendo esta época abdicado das vendas e arriscado um orçamento que, só em vencimentos, ultrapassa os seis milhões de euros.
O Braga ganhou estabilidade com Jesualdo Ferreira, depois andou um pouco em bolandas com a aposta noutros técnicos mais ou menos discutíveis. Esta época, Salvador abriu mais os cordões à bolsa e investiu em Jorge Jesus, que pode não ser um orador por excelência, mas tem a sabedoria e o carisma dos verdadeiros líderes de balneário.
O Braga tem uma das melhores defesas portuguesas. Ao guarda--redes Eduardo até já Carlos Queiroz fez justiça. João Pereira é um lateral-direito cada vez mais competente e Evaldo, do outro lado, dá garantias como poucos (e há ainda Edimar, de quem os colegas dizem maravilhas). Para o centro da defesa, poucos têm tantas e tão boas soluções: Moisés, Rodriguez, Leone, para além de Frechaut, que joga (bem) em mais duas ou três posições. Vandinho sempre foi bom jogador, mas com Jesus transformou-se num "6" de primeira água, um verdadeiro box to box. Alan desestabiliza qualquer adversário pela direita, enquanto César Peixoto garante equilíbrios e um futebol mais cerebral no lado contrário. Luís Aguiar tem classe pura e mal andou o FC Porto quando o teve emprestado e nunca exerceu a cláusula de opção. Para o ataque há muita e variada oferta. A Renteria só falta melhorar a eficácia, mas há ainda Meyong, Paulo César, Matheus e Orlando Sá (para além do agora emprestado Linz). Muitos são sobras ou desperdícios do FC Porto, Sporting e Benfica. Mas não se nota a diferença. Ou melhor, nota-se: nas arbitragens.

PUBLICO

JotaCC

Sporting-Benfica, 21 de Fevereiro às 20h

A ronda 19 da Liga arranca sexta-feira com o Paços de Ferreira-FC Porto


Programa da 19ª jornada:

Sexta-feira, 20 fevereiro

Paços de Ferreira-FC Porto, 21 horas (RTP 1)

Sábado, 21 fevereiro

Rio Ave-Vitória de Setúbal, 18 horas

Sporting-Benfica, 20 horas (SportTV 1)

Domingo, 22 fevereiro


Académica-Marítimo, 16 horas

Estrela da Amadora-Nacional, 16 horas

Naval-Braga, 18 horas (SportTV 1)


Vitória de Guimarães-Trofense, 20.15 horas (SportTV 1)

Segunda-feira, 23 fevereiro

Leixões-Belenenses, 19.45 horas (SportTV 1)

RR

JotaCC

18 CONVOCADOS PARA RECEPÇÃO AO LEIXÕES

O treinador do SC Braga, Jorge Jesus, convocou 18 jogadores para a recepção ao Leixões (sábado, às 18h00), em partida a contar para a 18ª jornada da Liga Sagres.

A lista de Gverreiros do Minho convocados é a seguinte: Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, Filipe Oliveira, André Leone, Frechaut, Evaldo, Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, César Peixoto, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Orlando Sá, Renteria e Meyong.


BOLETIM CLÍNICO

Moisés

Sequelas de cirurgia a síndrome pubálgico. O atleta inicia processo de reabilitação.

Paulo Jorge

Lombalgia aguda. Efectua tratamento e trabalho condicionado em relvado e ginásio.

Rodriguez

Cirurgia para tratamento de luxação recidivante do ombro esquerdo. O atleta efectua tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado.

Bruno Tiago

Reabilitação da fractura dos ossos da perna esquerda. Efectua tratamento e trabalho em ginásio e relvado.

O Director Clínico do SC Braga

Dr. João Pedro Araújo


S.C.BRAGA.PT


JotaCC

Jorge Jesus faz três alterações na recepção ao Leixões

Jorge Jesus não vai poder contar com Moisés, que se encontra lesionado, na recepção ao Leixões, sábado (18h00), a contar para a 18.ª jornada da Liga. Edimar e Paulo Jorge, por opção, são as ausências no lote de eleitos.

O central brasileiro ressentiu-se da lesão contraída no jogo com o Sporting e acabou mesmo por ser operado esta semana a uma pubalgia. Já os casos de Edimar e Paulo Jorge são diferentes ao ficarem de fora por opção técnica.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo e Filipe Oliveira.

Médios: Vandinho, Mossoró, César Peixoto, Jorginho, Stélvio e Luís Aguiar.

Avançados: Orlando Sá, Renteria, Meyong, Alan e Matheus.

A BOLA

JotaCC

Moisés, Edimar e Paulo Jorge de fora
PARA ENCONTRO FRENTE AO LEIXÕES

As saídas de Moisés, lesionado, e de Edimar e Paulo Jorge, por opção, são as únicas novidades nos eleitos do Sporting de Braga para recepção de sábado ao Leixões.

O central brasileiro ressentiu-se no jogo com o Sporting da lesão que o vinha acompanhando nas últimas semanas e foi mesmo operado a uma pubalgia. 

O lateral esquerdo Edimar e o central Paulo Jorge, este último chamado pela primeira vez esta temporada para jogos da Liga face aos leões, saíram dos planos do treinador Jorge Jesus por opção técnica.


Lista de convocados:


Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras. 


Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo e Filipe Oliveira.


Médios: Vandinho, Mossoró, César Peixoto, Jorginho, Stélvio e Luís  Aguiar. 


Avançados: Orlando Sá, Renteria, Meyong, Alan e Matheus. 

RECORD

JotaCC

Moisés, Edimar e Paulo Jorge de fora

As saídas de Moisés, lesionado, e de Edimar e Paulo Jorge, por opção, são as únicas novidades nos eleitos do Sporting de Braga para recepção ao Leixões, sábado, da 18ª jornada da Liga Sagres.

O defesa central brasileiro ressentiu-se no jogo com o Sporting (vitória por 3-2 em Alvalade, domingo) da lesão que o vinha limitando nas últimas semanas e foi mesmo operado terça-feira a uma pubalgia.

Por seu lado, o lateral esquerdo Edimar e o central Paulo Jorge, este último chamado pela primeira vez esta temporada para jogos da Liga portuguesa face aos "leões", saíram dos planos do treinador Jorge Jesus por opção técnica.

Após 17 jornadas, o Sporting de Braga seguia no quinto lugar, com 29 pontos, enquanto o Leixões, que apenas conta duas derrotas (1-3 na recepção ao Nacional e 0-1 em Guimarães), era terceiro, com 31.

O jogo tem início às 18:00 de sábado, no Estádio Axa, com arbitragem de Duarte Gomes, de Lisboa.

Lista dos 18 convocados:

- Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

- Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo e Filipe Oliveira.

- Médios: Vandinho, Mossoró, César Peixoto, Jorginho, Stélvio e Luís Aguiar.

- Avançados: Orlando Sá, Renteria, Meyong, Alan e Matheus.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Moisés, Edimar e Paulo Jorge fora dos convocados

Moisés, Edimar e Paulo Jorge não entram nas contas de Jorge Jesus para a recepção ao Leixões, marcada para sábado (18h). Os três jogadores faziam parte do grupo que esteve na vitória sobre o Sporting, mas agora ficam de fora.

Moisés é ausência por lesão, já que foi operado na terça-feira a uma pubalgia, enquanto que Edimar e Paulo Jorge ficam de fora por opção técnica. Jesus tinha convocado 21 jogadores para Alvalade, mas agora chamou só dezoito.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras;
Defesas: João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo e Filipe Oliveira;
Médios: Vandinho, Mossoró, César Peixoto, Jorginho, Stélvio e Luís Aguiar;
Avançados: Orlando Sá, Renteria, Meyong, Alan e Matheus.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Jesus quer continuar numa "onda de qualidade"

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, quer que a equipa continue na "onda de qualidade" na recepção ao Leixões, sábado, na 18ª jornada da Liga de futebol, dando sequência ao triunfo conseguido em Alvalade (3-2).

Instado a comentar a opinião do "capitão" Paulo Jorge, que a meio da semana considerou a turma bracarense como a melhor do campeonato a jogar futebol, numa altura em que segue no quinto lugar, Jorge Jesus disse ser "bom ouvir essa opinião".

"Embora prefira ter uma opção mais técnica como treinador, é verdade que o Braga tem um futebol que toda a gente aprecia e vamos ver se continuamos a ter esta onda de qualidade porque só assim podemos ganhar jogos", afirmou.

O treinador, que falava na conferência de imprensa do jogo com o Leixões, terceiro classificado com mais dois pontos que os minhotos, disse esperar "um jogo extremamente difícil, se calhar o mais difícil dos jogos em casa até o fim do campeonato".

"O Leixões é terceiro com todo o mérito. Até há data só tem uma derrota fora (0-1 em Guimarães) e sofre poucos golos. Estamos conscientes das dificuldades que vamos ter, mas sabemos também que estamos a atravessar uma boa fase, estamos muito fortes", frisou.

A preocupação de Jorge Jesus são os seis jogos que a equipa vai realizar nas próximas duas semanas, entre Liga e Taça UEFA, já na próxima semana com o Standard de Liège, antevendo que o jogo com o Leixões seja o último em que a equipa não vai acusar fadiga.

"Temos de saber gerir a equipa nestas duas semanas", disse, deixando aberta a porta para mudanças no "onze" habitualmente titular, nomeadamente fazer descansar Renteria, que só hoje chegou a Braga depois de um compromisso com a selecção colombiana.

O treinador disse, porém, que ainda não tomou nenhuma decisão definitiva: "o Renteria e o Meyong não trabalharam connosco esta semana, vamos avaliar as condições físicas deles e logo decidiremos".

Jorge Jesus considerou ainda importante atingir um pleno de três vitórias consecutivas e não quis comentar as notícias que o deram, ao lado de Paulo Bento, como potencial sucessor de Jesualdo Ferreira no FC Porto, não descartando, porém, outros "voos".

"Estou num grande clube, que acreditou num projecto e em mim e penso que, com excepção da Taça de Portugal, todos os objectivos ainda podem ser conquistados. Sinto-me satisfeito no Braga, as pessoas gostam de mim, mas a minha vida tem sido sempre isto, de baixo para cima. Onde é que a minha vida desportiva vai parar não sei... quer dizer, eu sei onde é, mas fica no meu íntimo", deixou.

O técnico "arsenalista" disse ainda não temer mais erros de arbitragem, como os que existiram nos jogos com o Benfica e FC Porto, mas lembrou o jogo com o Sporting: "ganhámo-lo porque fomos melhores, mas também porque tivemos uma grande equipa de arbitragem, pois se isso não tivesse acontecido, não ganhávamos".

O desafio de sábado coloca frente a frente dois dos melhores guarda-redes portugueses do momento, Eduardo, do Sporting de Braga, titular da selecção lusa ante a Finlândia, e Beto, do Leixões, na calha para ser chamado, como admitiu Carlos Queiroz.

Para Jorge Jesus, "Eduardo é o melhor guarda-redes português neste momento", enquanto a altura limita Beto: "Tem muito a ver com a sua estatura. Hoje em dia, acho que um guarda-redes com 1,80, 1,82 metros não é um grande guarda-redes".


O Jogo

JotaCC

Técnico do Sp. Braga quer continuar em «onda de qualidade»

O treinador do Sp. Braga, Jorge Jesus, quer que a equipa mantenha a «qualidade» que tem apresentado nos últimos desafios, no próximo sábado, para a recepção ao Leixões, a contar para a 18.ª ronda da Liga.

«O Sp. Braga tem um futebol que toda a gente aprecia e vamos ver se continuamos a ter esta onda de qualidade porque só assim podemos ganhar jogos», referiu o técnico dos minhotos.

«É um jogo extremamente difícil, se calhar o mais difícil dos jogos em casa até o fim do campeonato», afirmou o treinador que esta jornada defronta o terceiro classificado com mais dois pontos que os arsenalistas.

«O Leixões é terceiro com todo o mérito. Até há data só tem uma derrota fora (0-1 em Guimarães) e sofre poucos golos. Estamos conscientes das dificuldades que vamos ter, mas sabemos também que estamos a atravessar uma boa fase, estamos muito fortes» frisou.

A BOLA

JotaCC

Moisés é a principal baixa no Sporting de Braga para o jogo de amanhã com o Leixões     

O central Moisés, lesionado, é um dos grandes ausentes na lista dos convocados do Sporitng de Braga para o jogo de amanhã com o Leixões.

Jorge Jesus anuniou esta tarde a lista dos eleitos para o jogo da 18.ª jornada. Em comparação com o jogo de Alvalade há a registar, apenas, as saídas de Moisés, Paulo Jorge e Edimar.

Estão convocados para o jogo com o Leixões os seguintes jogadores:
Eduardo, Mário Felgueiras, João Pereira, Filipe Oliveira, Leone, Frechaut, Evaldo, Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, César Peixoto, Mossoró, Alan, Jorginho, Matheus, Orlando Sá, Renteria e Meyong.

ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga: Jesus quer manter «onda de qualidade»

Jorge Jesus acolhe com agrado as opiniões que defendem que o Sp. Braga é a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, mas não entra em euforias. O técnico assume o bom momento que a equipa atravessa, mas está consciente das dificuldades que o Leixões vai provocar.

«Embora prefira ter uma opção mais técnica como treinador, é verdade que o Sp. Braga tem um futebol que toda a gente aprecia e vamos ver se continuamos a ter esta onda de qualidade porque só assim podemos ganhar jogos», disse o técnico, citado pela agência Lusa.

Jesus referiu que o Leixões está na terceira posição «com todo o mérito» e entende mesmo que o jogo com a equipa de Matosinhos é, «se calhar o mais difícil em casa, até ao fim da Liga».

No duelo entre Sporting de Braga e Leixões vão estar, frente-a-frente, dois dos melhores guarda-redes portugueses, mas Jorge Jesus considera que o seu «pupilo» é melhor. «Eduardo é o melhor guarda-redes português neste momento. Tem muito a ver com a sua estatura. Hoje em dia, acho que um guarda-redes com 1,80, 1,82 metros não é um grande guarda-redes», disse o técnico da formação bracarense.

Em relação ao futuro, e perante notícias que o apontavam, a par de Paulo Bento, como hipótese para suceder a Jesualdo Ferreira no F.C. Porto, Jesus foi evasivo. «Estou num grande clube, que acreditou num projecto e em mim e penso que, com excepção da Taça de Portugal, todos os objectivos ainda podem ser conquistados. Sinto-me satisfeito no Braga, as pessoas gostam de mim, mas a minha vida tem sido sempre isto, de baixo para cima. Onde é que a minha vida desportiva vai parar não sei...quer dizer, eu sei onde é, mas fica no meu íntimo», disse.

MAIS FUTEBOL