News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM: Nem tudo é mau...

Started by cardoso, 12 de February de 2009, 11:15

Previous topic - Next topic

cardoso

Nas últimas semanas tenho sido bastante crítico em relação ao futebol português e ao sistema que o sustenta. No entanto, nem tudo são espinhos neste roseiral cujo perfume nem sempre encanta. Ainda vai havendo, aqui e ali, algo de que se possa dizer bem. Confesso que andei à procura de algo agradável para esta conversa com o leitor. Na verdade também eu já ando um pouco cansado de lamentos e choradinhos.
E nada melhor que uma magnífica vitória do S. C. de Braga, na casa de um candidato ao título, para satisfazer essa vontade de antecipar a primavera. Dos golos, do brilho da exibição e do grande resultado, já tudo se disse.
Prefiro então procurar esses raios de sol noutro aspecto da partida que me satisfez bastante: refiro-me às declarações do treinador Paulo Bento no final da partida. Foram dele estas palavras: "Foi uma vitória justa do Sp. Braga, que foi mais equipa, soube gerir os momentos do jogo e apoiar-se nos erros que cometemos". O jornalista, ávido de polémicas, insistiu sobre a arbitragem. Resposta: "Em função do que fizemos, interessa-me mais analisar a nossa equipa". A isto eu chamo bom-senso, inteligência e fair-play. E que necessitado está o futebol de algum fair-play! É claro que não se pode exigir tal enquanto não houver verdade desportiva. Ninguém é de ferro e todos vemos como, perante as injustiças, quem não faz barulho "come duas vezes".
No entanto, que bom seria que olhássemos para alguns exemplos que vêm lá de fora! Paulo Bento foi, nas últimas semanas uma excepção à regra. Mas temos todos de lutar para que o futebol deixe de ser apenas uma guerra tonta, que só se torna séria porque assim queremos. Podem advogar que esse clima belicista se deve aos milhões que andam envolvidos. Eu até rio para dentro quando oiço tal argumento. Esses milhões (e muitos mais) também estão em jogo noutros países e todos ficamos admirados com a forma como, por exemplo, Sir Alex Ferguson lamentou o despedimento do rival Scolari.
Mas houve um exemplo maior que me impressionou há dias. Jogava-se a final do open da Austrália em Ténis. Frente a frente dois colossos do desporto mundial mas também dois seres humanos excelentes: Rafael Nadal e Roger Federer. Ganhou Nadal depois de mais um espectáculo magnífico. No final, o grande campeão espanhol pediu desculpas a Federer por ter ganho a partida, simplesmente porque acha que Federer é... o melhor do mundo! Nada mais, nada menos: o seu adversário, derrotado, é o seu ídolo. É claro que nós, portugueses, não entendemos bem isto...
Mudando agora o rumo da conversa: confirma-se o que escrevo há muitos anos: o que é de Braga é bom. Eduardo e Orlando Sá são os novos internacionais A do S. C. de Braga. São os mais recentes produtos da nossa "cantera" e deles se esperam grandes sucessos. O nosso clube sempre foi uma autêntica fábrica de grandes guarda-redes: desde o saudoso Armando até Eduardo por cá passaram Rui Correia, Quim e Paulo Santos, por exemplo. E eu, que os vi jogar a todos, não tenho dúvidas em afirmar que Eduardo é o mais completo. Basta que tudo corra normalmente para que Eduardo se venha a tornar o melhor guarda redes de sempre do futebol português.
Quanto a Orlando Sá, compreendemos agora porque é que a administração de António Salvador recusou ofertas tão generosas. Houve quem dissesse que o presidente estava a "esticar demasiado a corda". Pois agora aí está a prova de como a corda é resistente. Força, presidente, pode esticar à vontade porque a "corda" do Orlando não vai rebentar de maneira nenhuma. Parece que encontramos o novo Chico Gordo!

canibal

desta vez não gostei. não axo bem vir práqui falar do gaijo do risco ao meio e de coisas que não tem nada a haver

JotaCC

Mais um bom texto no nosso amigo Cardoso que realmente espelha o nosso sentimento antes e após o jogo contra o Sporting, numa arbitragem isenta ganhamos bem e sem contestação até o Paulo Bento teve a dignidade de o dizer no fim, já diz o ditado que depois da tempestade bem a bonança,essa grande vitória foram "os raios de sol" como frisa o Cardoso no seu texto, pena é que a tempestade deixou marcas amargas, sabendo nós que neste momento podiamos ocupar o 1ªlugar, mas nós somos de grande fibra e por mais vezes que nos deitam ao chão mais fortes nos levantamos.

cardoso

Quote from: Jotacc on 12 de February de 2009, 12:40
Mais um bom texto no nosso amigo Cardoso que realmente espelha o nosso sentimento antes e após o jogo contra o Sporting, numa arbitragem isenta ganhamos bem e sem contestação até o Paulo Bento teve a dignidade de o dizer no fim, já diz o ditado que depois da tempestade bem a bonança,essa grande vitória foram "os raios de sol" como frisa o Cardoso no seu texto, pena é que a tempestade deixou marcas amargas, sabendo nós que neste momento podiamos ocupar o 1ªlugar, mas nós somos de grande fibra e por mais vezes que nos deitam ao chão mais fortes nos levantamos.
Obrigado ;)
Se a situação anterior me fez lembrar o "Triunfo dos Porcos", de Orwell, agora faz-me lembrar o "Levantados do Chão", do Saramago. :)

Quote from: canibal on 12 de February de 2009, 12:37
desta vez não gostei. não axo bem vir práqui falar do gaijo do risco ao meio e de coisas que não tem nada a haver

Se não tem nada "a haver" põe de lado e come só as batatas...

joaobl03

Exatamente . O futebol português precisa de boa gente que tenha boas atitudes , e o Paulo Bento teve uma atitude espetacular , ainda mais quando podia escamutiar o resultado com alguns casos duvidosos ( que para mim não passam de tentativas de desvalorizar o nosso enorme ) . Em relação ao Eduardo concordo plenamente , é sem qualquer tipo de duvida o melhor guarda-redes nacional da atualidade e muito em breve pode vir a ser um dos melhores da europa . Quanto ao Orlando ou muito me engano ou vai ser um dos avançados portugueses de sempre .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

A.COSTA

Boa Cardoso. Acabas de garantir uma boa classificação.  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Eu também apreciei as declarações do Paulo Bento, que revelou uma frescura mental e um "tranquilidade" raras para quem acaba de viver intensamente as emoções de um jogo fundamental que foi perdido em casa.

Os nossos internacionais mais recentes provocaram tanta azia que deu 1 gozo enorme. Espero que o futuro lhes reserve muitos jogos pela selecção A de Portugal. para gáudio de todos nós.

E só de me lembrar que o ORANDO ia ser emprestado ao Ribeirão no início da época. Mas JORGE JESUS mostrou uma vez mais que não vê antes de muitos outros por acaso. Ele quis ficar com ele para acompanhar a sua evolução. Agora  que lhe dê mais chances de ele se mostrar, pois o caminho da selecção A já tem a 1ª porta bem aberta.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Ricardo

Grande artigo, amigo Cardoso!
Quanto aos que não conseguem ver atitudes louváveis de uns por terem a visão tolhida pelas cores do arco íris... Que posso eu dizer... Olha, ainda bem que não sou assim!
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

lipe

Atitudes como a do Paulo Bento são raras, até porque que a própria imprensa está ávida por polémicas e "guerrinhas" mesquinha.

De resto, mais um excelente ponto de vista do cardoso.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

ZGANDULO

Mais uma vez, muito bem CARDOSÃO!!! ;)

Fizeste bem a salientar as atitudes de fair-play a que se assistiram... bem visto!!!

Quem não quer ver ou diz que não vê que deixe as palas metidas...


Força na motivação para manter unida a legião!!!
[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Zeus

O discurso do Paulo Bento foi feito com resignação, e ao mesmo tempo com o alívio de não ter de defrontar novamente o Braga este ano ;D ;D ;D
Coisa que o porto e Benfica vão ter de enfrentar novamente e ainda por cima numa fase em que já não há tempo para recuperações........ ;)
Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos.

Carvalhinha

Bem dizes tu, Cardoso. Choradinhos e lamechices cansam, assim como as roubalheiras dos homens dos apitos no mundo do futebol. E por isso, eu não estava assim tão confiante na vitória do Sp. Braga contra os leões de Lisboa. Foi de louvar a equipa de arbitragem. Não estiveram 100% correctos, mas não erraram ao ponto de se tornar polémico. A equipa minhota fez uma grande exibição, e teve todo o mérito nos três pontos que recebeu no fim. Ninguém o pode negar. E de facto, o treinador leonino esteve bem nas palavras que usou depois da partida. Eu fiquei impressionada, ele não é daquele tipo de pessoa que admite que falha, que a equipa dele jogou mal, mas se o disse é porque não aguentava mais a pressão (::)).

O registo que ficou do Nadal com o Federer, é mesmo de tirar o chapéu. E quem o fez, só pode ser mesmo um ser humano magnífico.

Sobre a óptima escola de guarda-redes que o Sp. Braga é, só não conheci o primeiro que mencionaste, mas queria deixar aqui marcado que se esses mesmos fossem jogadores de um clube "grande" fartávamos de ouvir isso nas bocas da CS, mas como foram/são profissionais de uma equipa da nossa categoria... ninguém fala no assunto.

Do Orlando Sá nem sei que dizer. Ainda há meses estava no clube que estava, e agora dividiu o palco algarvio com o CR7. Quem diria, né? Vamos ver se a partir de agora o Mister Jorge Jesus o mete a jogar com mais frequência.