News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 11/01/2009

Started by Bruno3429, 11 de January de 2009, 02:59

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Jesus com muita ambição na Luz
MIGUEL PATACO

É um Braga ambicioso aquele que se vai apresentar este domingo no Estádio da Luz. A promessa é de Jorge Jesus, garantindo que a formação arsenalista vai jogar para vencer e, assim, ter a oportunidade de igualar as águias na tabela classificativa. Edimar é a grande novidade na lista de convocados.

"Claro que vamos à Luz para ganhar os três pontos. É a mensagem que os jogadores têm. Temos capacidade para discutir qualquer jogo, em qualquer campo, isto respeitando, claro, o Benfica, que era o primeiro classificado há pouco tempo", afirmou Jorge Jesus, que não vai alterar nada na disposição táctica da equipa, apesar de o adversário se chamar Benfica. "Vamos ter um Braga igual ao das últimas jornadas, com convicção e um modelo de jogo formado", destacou o técnico, realçando ainda que o Benfica terá de ter muitos cuidados na abordagem ao duelo de hoje. "Sabendo do valor dos jogadores do Braga, que já fez grandes jogos contra adversários fortes, os atletas do Benfica vão estar concentrados e jogar como se fosse contra o F. C. Porto ou o Sporting. O Braga a isso obriga", disse.

Em caso de vitória na Luz, a equipa minhota alcança o Benfica na tabela classificativa, mas Jorge Jesus descarta, por completo, as possibilidades de a sua equipa se intrometer com os três grandes na luta pelo título. "Fico feliz pelo valor que as pessoas dão à minha equipa para discutir os primeiros lugares, mas, para isso, são precisos outros requisitos", lembrou Jorge Jesus.

O treinador arsenalista abordou, ainda, a nomeação do árbitro Paulo Baptista para o duelo: "Espero que esteja à altura e que não seja influenciado pelo ambiente desse jogo, de ter 40 mil pessoas a puxar pelo Benfica, o que pode fazer com que, em termos emocionais, não esteja à altura. Mas gostei da sua nomeação, tecnicamente é um dos bons árbitros portugueses".

Jorge Jesus convocou, pela primeira vez, o lateral esquerdo Edimar, ausente das escolhas até agora, devido às questões que se levantaram quanto à sua elegibilidade. Destaque ainda para o regresso de Paulo César à lista de eleitos, onde não entraram Jorginho e Roland Linz. Luís Aguiar deve regressar à titularidade por troca com Mossoró.

Jornal Notícias

Bruno3429

"Benfica vai jogar como se fosse contra o FC Porto ou o Sporting

O Sporting de Braga defronta a partir das 18.30 horas o Benfica, no Estádio da Luz, e Jorge Jesus garante que o conjunto minhoto vai discutir os três pontos. De peito aberto o timoneiro da equipa da capital minhota garante que o Sporting Clube de Braga tem capacidade para discutir o resultado com qualquer equipa deste planeta e que a visita ao Estádio da Luz tem como objectivo garantir a vitória.

A formação arsenalista entra no Estádio da Luz sem perder nos últimos dez jogos, sem sofrer golos nos últimos seis, com Eduardo imbatível há mais de quinhentos minutos e a morder os calcanhares aos conjuntos do topo da classificação. Os últimos resultados colocaram mesmo o Sporting Clube de Braga muito perto do primeiro lugar e resultados positivos com o Benfica e Futebol Clube do Porto podem lançar para a ribalta nacional a formação orientada por Jorge Jesus. É sem sombra de dúvidas um momento importante na temporada, onde o estofo dos bracarenses vai ser posto à prova e estes compromissos podem funcionar como rampa de lançamento para um cenário idílico.

Jorge Jesus destaca que o Braga ainda "não tem capacidade para discutir com os três habituais candidatos", mas sustenta que "está em crescimento". "Na cidade as crianças de 10 e 11 anos já começam a ser adeptas do Sporting Clube de Braga e isso é importante. Os bracarenses, a cidade tem que continuar a unir-se em torno do clube, porque para se ser um candi idato ao título é preciso ter uma massa associativa grande". É a robustez e a alma dos adeptos, que pode levar a essa emancipação dos minhotos, já que ao nível técnico e táctico o Sporting de Braga "tem capacidade para discutir o resultado com qualquer equipa".

Jorge Jesus garante mesmo que no Estádio da Luz os adeptos "podem esperar pelo Braga das últimas jornadas, pelo Braga que venceu o Belenenses. Não é o Benfica ou qualquer adversário que modifica a nossa orientação ou as nossas ideias. Vamos discutir os três pontos", atesta ainda o treinador.

Benfica forte

Depois de traçar o cenário em torno do Sporting Clube de Braga, Jorge Jesus analisou o adversário, salientando que o Benfica "tem jogadores fortes e uma equipa forte". Espera naturalmente um jogo "difícil", mas tem a plena confiança da obtenção de um resultado "positivo", ou seja, "uma vitória".

Outro dos intervenientes do jogo de cartaz da 14.ª jornada da Liga Portuguesa é Paulo Baptista. A nomeação do árbitro de Portalegre foi ainda comentada por Jorge Jesus: "Paulo Baptista é um bom árbitro sob o ponto de vista técnico. Espero que não seja influenciado por 40 mil pessoas a puxar pela mesma equipa. Acima de tudo espero um grande espectáculo e com três grandes equipas envolvidas. Estou convicto que vai ser um grande jogo e todos vão estar à altura".

Correio Minho

Bruno3429

No futebol, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães vencem no `nacional` de juniores

O Sporting de Braga manteve ontem o segundo lugar da zona norte do `nacional` de juniores de futebol da I divisão ao vencer em casa o Gondomar por 3-2.

Quanto ao Vitória de Guimarães, venceu o Candal por 3-1.

A classificação é liderada pelo F.C.Porto, que ontem venceu o Boavista por 4-1, seguuido do Sporting de Braga e Vitória de Guimarães.


No Hóquei em Patins, Óquei de Braga venceu nos Carvalhos

Depois de duas derrotas consecutivas, Óquei Clube de Braga regressou às vitórias no `nacional` de hóquei em patins, ao vencer na deslocação ao recinto do Carvalhos por 4-2.

A formação de Braga foi a única turma minhota a vencer na 18.ª jornada da prova já que a Juventude de Viana perdeu 4-3 na deslocação a Gulpilhares, enquanto o Óquei de Barcelos, a jogar em casa, empatou com o Nortecoope (2-2).

A classificação é liderada pelo F.C.Porto ... que venceu 3-0 na deslocação ao rfecinto da Oliveirense... enquanto a Juventude de Viana ocupa o quarto lugar, seguida do Hóquei de Braga e do Óquei de Barcelos.

Antena Minho

Bruno3429

Melhor ataque contra a melhor defesa
SÉRGIO ANDRÉ

O Benfica vai disputar esta noite um jogo de altíssimo risco diante do Sporting de Braga, no Estádio da Luz.

O melhor ataque do campeonato, com 24 golos (não marcou nas duas últimas rondas), a par do do FC Porto, irá tentar defender esse estatuto contra a melhor defesa da Liga (apenas cinco golos sofridos) e uma das equipas que melhor futebol pratica na Liga.

Os dados estatísticos revelam um Braga de contenção fora de portas, uma equipa que ataca pela certa e que defende com unhas e dentes cada ponto. Em seis partidas disputadas nessa condição, os comandados de Jorge Jesus empataram quatro, venceram uma e perderam outra. Os números não deixam margem para dúvidas em relação à forma pragmática como a equipa encara os jogos longe da Cidade dos Arcebispos.

Após uma semana muito complicada - que atingiu o ponto de efervescência na Trofa, com a primeira derrota na Liga e a perda da liderança -, Quique Flores e seus pares sabem que não podem voltar a claudicar nesta fase do campeonato.

O mau desempenho com o Trofense motivou que Luís Filipe Vieira e Rui Costa fossem ao balneário para agitar as tropas. A resposta foi dada a meio da semana, com a vitória em Guimarães para a Taça da Liga. Um resultado que atenuou o espectro de crise, mas que tem o peso que... tem. O objectivo é o campeonato, e aí é preciso voltar a marcar posição, pois, em seis jogos disputados na Luz, o Benfica só venceu três.


Benfica - Braga
Estádio da luz

18h30

Sport tv 1

Árbitro Paulo Baptista (AF Portalegre)

Assistentes José Braga e Luís Tavares


Treinador

Quique Flores

31 Moretto GR

14 Maxi Pereira LD

4 Luisão DC

27 Sidnei DC

25 Jorge Ribeiro LE

26 Yebda MD

8 Katsouranis MD

15 Rúben Amorim AD

6 Reyes AE

10 Aimar AV

30 Suazo AV

1 Moreira GR

28 Miguel Vítor DC

23 David Luiz DC

24 Carlos Martins MO

20 Di María AE

21 Nuno Gomes AV

7 Cardozo AV


Treinador

Jorge Jesus


1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

17 Frechaut DC

5 Moisés DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan AD

22 Luís Aguiar MO

21 César Peixoto AE

19 Meyong AV

18 Rentería AV

24 Mário Felgueiras GR

44 Leone DC

23 Madrid MD

7 Mossoró MO

99 Matheus AE

9 Paulo César AV

11 Orlando Sá AV


A figura do Braga
Eduardo
Caça-recordes e também de um lugar na Selecção

A.M.

Eduardo está a 17 minutos apenas de atingir os 600 minutos sem sofrer golos e ultrapassar o recorde arsenalista que Paulo Santos detém desde a época 2005/06. O guarda-redes persegue Vítor Baía e quer terminar a primeira volta com apenas cinco golos encaixados para que seja o melhor da Europa nesse aspecto. Um autêntico caça-recordes, cujas exibições assinadas buscam ainda outro objectivo: roubar o lugar a Quim na Selecção. O rival caiu em descrédito na Luz, e Eduardo entra mais do que nunca nas contas de Carlos Queiroz. A rapidez com que aborda cada lance, a agilidade com que se mexe entre os postes e a leitura que faz de cada lance são excelentes predicados que o número 1 tem exibido.


Jorge Jesus
"Ser campeão obedece a outro tipo de requisitos"

ANDRÉ MOARAIS

Jorge Jesus acredita no seu Braga e fica "feliz por saber que as pessoas lhe reconhecem valor." O treinador garante que não faz sentido ir à Luz jogar para outra coisa que não seja ganhar e garante que a sua equipa "não vai alterar os seus princípios." No meio de tanta confiança, só quando o assunto é a possibilidade de discutir o campeonato é que o discurso acalma. "Ser campeão obedece a outro tipo de requisitos. A massa associativa por exemplo. Em Portugal a grande maioria é dos três grandes. O Braga está a caminho de ter uma cultura, mas para já ainda não. E claro, a diferença de orçamentos", explicou Jesus.

O treinador prometeu uma equipa "à semelhança da dos últimos jogos e a pensar nos três pontos", mas advertiu para o grau de dificuldade da visita ao Benfica. "O Braga tem capacidade para discutir qualquer jogo, onde quer que seja e contra qualquer adversário. Mas o Benfica é uma excelente equipa. Há umas jornadas estava em primeiro e isso mostra a sua valia", comentou. "Vamos reduzir espaços", reconheceu, esclarecendo de imediato: "É o que todos fazem. O futebol é isto. Mas há várias formas de o fazer", referiu Jorge Jesus.

Para o treinador, o jogo dos encarnados com o Trofense é passado. "A história não se repete", avisou. "O Benfica tem excelentes jogadores que podem formar uma excelente equipa. Eles sabem que o Braga já fez grandes jogos e a sua concentração vai ser como se estivessem a jogar com FC Porto ou Sporting", continuou.

Por fim, sobre o árbitro Paulo Baptista. "Espero que não se deixe influenciar pelo ambiente do jogo. Gosto deste árbitro. Tecnicamente é dos melhores", opinou.


Rodriguez já operado

A operação a Rodriguez foi antecipada e já concretizada. O peruano foi ontem internado no Hospital da Trofa e no final da manhã ficou a saber-se que a cirurgia para tratamento de uma luxação recidivante do ombro esquerdo foi bem sucedida. O ortopedista do Braga, João Lourenço, foi o responsável clínico pela mesma.

Apesar do Braga não avançar com estimativas de paragem, Rodriguez enfrenta pela frente um período nunca inferior a dois meses, sendo certo que antes de Abril não poderá jogar. O reforço da defesa não é, contudo, considerado prioritário por Jorge Jesus, uma vez que Paulo Jorge está quase recuperado.

Jorge Jesus garantiu que o Braga não está interessado em ninguém, mas não negou aquisições. "Não temos jogadores em vista. Se me perguntarem se queremos jogadores que possam garantir qualidade, respondo que podemos pensar duas vezes. Não é certo que não se vá ao mercado", avisou.


Edimar em estreia total é a novidade

Na primeira semana em que podia ser convocado, Edimar entrou mesmo na lista de Jorge Jesus. O lateral-brasileiro esteve seis meses sem competição e não tem, por isso, qualquer hipóteses de se estrear como titular. A presença na convocatória terá mais que ver com o facto de Jorge Jesus pretender premiar a paciência de Edimar e reforçar a sua integração no grupo com a participação num estágio para um jogo tão importante. A lista tem 19 jogadores, mais um do que aquilo que é normal, o que indicia que deve ser mesmo o lateral-esquerdo a nem sequer se sentar no banco de suplentes.

No que respeita a ausências, duas são francamente notadas. Jorginho não será opção depois de dois jogos em que foi utilizado, numa das ocasiões inclusivamente como titular. Já a ausência de Linz, sem ser surpreendente, agudiza a crise que o avançado vive na cidade minhota. Sem hipóteses para jogar de início, o austríaco vê-se relegado para quinta opção de ataque. A vontade de sair mantém-se e o Braga pode agilizar o processo nas próximas semanas. Mário Felgueiras substituiu Kieszek.


Entre Aguiar e Mossoró

Jorge Jesus pode alterar o figurino do seu meio-campo para encaixar melhor no Benfica. Assim, Alan e César Peixoto devem encostar às alas. O médio-ofensivo deve jogar mais perto de Vandinho, restando a dúvida sobre se será Aguiar ou Mossoró. O segundo tem sido titular, mas o primeiro está habituado a terrenos mais recuados. Deve ser ele o escolhido.


Dani Mallo começa amanhã no Falkirk

O guarda-redes espanhol Dani Mall já viajou para a Escócia onde amanhã mesmo começa uma semana de testes no Falkirk, actual penúltimo classificado do principal escalão. Foi Dani a solicitar ao Braga a partida para a Escócia e os arsenalistas não recusaram. A ideia continua a ser inscrever o jogador e emprestar Kieszek, mas perante a possibilidade de poupar alguns milhares, António Salvador não vacilou. Assim, o guardião saberá dentro de uma semana se fica de vez no Falkirk, ou regressa a Portugal para cumprir os seis meses que restam do contrato com o Braga.

A ANÁLISE DE COROADO

Paulo Baptista
AF Portalegre

39 anos

internacional Não

n.º de jogos 160


ambiente (Pontuação 0 a 5)


classificação 3,5

rivalidade 3,0

anecedentes 3,5

factor casa 3,0

comportamento do público 4,0

efeito mediático 4,0


grau de dificuldade 3,50


árbitro (Pontuação 0 a 5)


Jogos anteriores 3,13

personalidade 3,50

controlo disciplinar 3,50

interpretação das leis e regulamentos 3,50

condição física 4,00


média 3,53


Sensato

O empenho, a motivação e a consistência demonstrados pelos visitantes, em confronto com a irregularidade exibicional dos anfitriões, antecipam competitividade pouco usual entre ambos os emblemas, o que pode causar transtornos inesperados mesmo a árbitro com vasto número de encontros arbitrados, dono de calma olímpica, conhecedor, tecnicamente, dos meandros da função, capaz de impor autoridade e disciplina como aquele que sensatamente foi designado. O filiado da AF Portalegre, arredado que está da hipótese de envergar insígnias da FIFA, tem pautado a temporada pela regularidade evidenciando interessante segurança. Peca pela ausência de alegria, de chama no modo como se conduz, porque tudo o que um árbitro deve saber fazer, fá-lo de modo natural, sem esforço e discretamente. Coordena bem com os árbitros-assistentes, coloca-se apropriadamente para melhor ajuizar, cumpre quase na íntegra com movimentação determinada. Algo indolente na vertente gestual.


árbitros-assistentes

José Braga (AF Portalegre)

Luís Tavares (AF Portalegre)


Entreajuda

Oriundos da mesma associação, têm rotinas, demonstram entreajuda, integram-se bem no estilo e método patenteados pelo árbitro principal. Braga é menos experiente, mas, com evolução demonstrada, quase iguala Tavares na sapiência.


O Jogo

Bruno3429

...

Resultados | 18.ª jornada

Porto Santo SAD 3-2 Candelária

Oeiras 4-1 Benfica

Oliveirense 0-3 FC Porto

Gulpilhares 4-3 J. Viana

Carvalhos 2-4 HC Braga SAD

Barcelos 2-2 Nortecoope

Cambra 4-5 Valongo


Classificação
J V E D GM-GS P

1º FC PORTO 18 14 4 0 93-40 46

2º J. Viana 18 10 5 3 82-47 35

3º Benfica 18 10 3 5 67-41 33

4º Oliveirense 18 9 6 3 47-34 33

5º HC Braga SAD 18 7 8 3 51-46 29

6º Barcelos 18 8 3 7 37-48 27

7º Porto Santo SAD 20 6 8 4 38-38 26

8º Gulpilhares 18 7 4 7 45-44 25

9º Oeiras 18 6 3 9 51-50 21

10º Nortecoope 18 4 8 6 51-63 20

11º Candelária 17 6 0 11 46-50 18

12º HA Cambra 17 4 3 10 30-52 15

13º Valongo 18 5 0 13 52-73 15

14º Carvalhos 18 0 3 15 31-95 3


Próxima jornada | 19.ª jornada

Sábado 17/01/2009

Valongo-Porto Santo SAD (18h30); Candelária-Oeiras (21h00); J. Viana-Carvalhos (21h30); Nortecoope-HA Cambra (21h00)

Quarta-feira 21/01/2009

Benfica-FC Porto (19h30); Oliveirense-Gulpilhares (21h00); HC Braga SAD-Barcelos (21h00)

O Jogo

JotaCC

#5
"Braga tem confiança para chegar à Liga dos Campeões"

Luís Aguiar é o organizador por excelência do futebol do Braga. Conjuga talento e força e acredita que vai ganhar ao Benfica

O uruguaio Luís Aguiar está a atravessar um bom momento no Braga. E precisava de um momento assim, depois de ter visto o seu talento colocado em causa nos empréstimos ao FC Porto, Estrela da Amadora e Académica. Sem máscaras, como gosta de estar todos os dias, o médio falou da sua afirmação em Portugal e dos seus planos de carreira (ligada aos minhotos até 2013). Acredita, entre outras coisas, que o Braga vai derrubar o Benfica esta noite e que vai lutar com os "grandes" pelo acesso à Liga dos Campeões.
PÚBLICO - Acusam-no de mostrar em Braga o que não mostrou na época passada. Concorda?
LUÍS AGUIAR - Ou acusam de dar muito ou acusam de dar pouco. Depende de quem vê. Custa-me entender que as pessoas pensem que estou diferente. Jogar em três clubes numa época não dá para muito. Podia contar muita coisa...
Conte, conte...
Um jogador precisa de confiança, consistência. Não é só confiar nas palavras das pessoas com quem trabalha, é nas acções. É preciso tempo, o sítio certo, as pessoas certas e a vontade certa das pessoas.
Em Braga, encontrou a conjuntura certa. É isso?
A Académica foi uma experiência boa. Do Estrela não falo, porque não foi aquilo que pensei. E no FC Porto, bem, não me deram oportunidades para jogar oficialmente. Tão simples quanto isso. As minhas qualidades sempre estiveram aqui, sou o mesmo. Se calhar, não as souberam aproveitar.
Dá mais nas vistas como médio organizador. É uma questão de posição o seu rendimento?
Não é por aí. Estou contente com o trabalho que tenho feito. Se calhar precisava disto, de convencer as pessoas. Acho que estou a conseguir. Mas tenho que dizer que o Braga tem ajudado muito, com a equipa toda a jogar bem, sobretudo na Taça UEFA. Ainda vou jogar melhor, sou novo [23 anos]. Não interessa a posição.
Sente-se frustrado por não ter triunfado no FC Porto?
Não.
A continuar em boa forma, espera sair para um clube de grande dimensão?
Calma, calma. Primeiro é jogar sempre a titular, ir com o Braga a provas importantes, fazer coisas importantes. Depois, os sonhos. Não interessa se é no final da época ou daqui a quatro anos.
E que sonhos são esses?
Espanha ou Inglaterra. A Premier League atrai-me mais. Quem sabe se não volto um dia ao Liverpool (risos) [no Uruguai jogou no Liverpool de Montevideu] .
Que explicação encontra para um Braga com uma cara na UEFA e outra no campeonato?
Não me preocupa, a sério. No futebol diz-se muita coisa de maneira artificial e eu não sou assim. Podíamos estar numa posição melhor, é verdade. Mas ninguém pode dizer que estivemos mal com os jogos todos que fizemos. Basta contarem os pontos que nos separam dos da frente.
E a Taça de Portugal? As outras provas que o Braga já perdeu?
Acontece.
Quem são os concorrentes principais do Braga na Liga?
As equipas à nossa frente. Todas fortes, incluindo o Leixões. Estamos a trabalhar bem e temos confiança para ganhar muitas vezes e chegar a um lugar de acesso à Liga dos Campeões. Que bom seria.
Qual o "grande" que considera mais forte?
Manda a classificação. O FC Porto não está tão forte como antes, mas vai à frente. Prefiro pensar que o Braga vai ficar no meio deles, no fim da época. Nos lugares da frente, claro. Não é acompanhar os que estão mal (risos). Tenho muito boas sensações ao ver que jogamos como equipa. Podemos sofrer um golo, mas lutamos todos para dar a volta ao resultado e isso é vital.
O que espera fazer na UEFA?
Não conheço o Standard de Liège. Disseram-me que é forte e tem um treinador de top. Vamos fazer tudo para passar o Standard e continuar a surpreender.
O Braga pode chegar a uma final da UEFA?
Não é proibido, espero que consiga.
Viu os últimos jogos do Benfica? O que lhe parece a equipa de Quique Flores?
Quando penso no Benfica, penso no treinador. Tem atitude, fala quando tem que falar. É daqueles treinadores com um plus e nota-se.
Que opinião tem sobre os jogadores?
São bons, alguns são conhecidos no mundo inteiro. Há grandes jogadores nas equipas portuguesas. Lembrei-me agora que o Benfica muda muito de guarda-redes.
Que atitude espera do Benfica frente ao Braga?
Espero que apresente uma grande equipa. Nesta altura, sabemos as virtudes e os defeitos do Benfica e temos confiança para ganhar em qualquer lugar.
Como é que se ganha na Luz?
Fazendo mais golos e prestando atenção a tudo. Não vou explicar o que vamos fazer para não abrir o livro do meu treinador. Cada treinador tem um.


Braga não perde há 4 meses
Jorge Jesus, treinador do Braga, quer mais do que um ponto. Apesar de o clube minhoto só ter vencido uma vez no terreno do Benfica (1-0 em 1954-55), os bracarenses querem a vitória. "Claro que vamos à Luz para ganhar os três pontos. É a mensagem que os jogadores têm. Temos capacidade para discutir qualquer jogo, em qualquer campo, isto respeitando, claro, o Benfica, que era o primeiro classificado há pouco tempo", disse Jesus, citado pela Lusa.
Para o jogo de hoje, o treinador chamou pela primeira vez o lateral-esquerdo Edimar, fez regressar o avançado Paulo César e excluiu o médio Jorginho, além do ponta-de-lança Linz. O Braga não perde para a Liga desde a terceira jornada.

PUBLICO

JotaCC

Jorge Jesus garante que o Braga vai jogar para ganhar no Estádio da Luz

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, garantiu  que a sua equipa vai entrar este domingo no Estádio da Luz, em jogo da 14ª jornada da liga de futebol, para ganhar os três pontos ao Benfica.

"Claro que vamos à Luz para ganhar os três pontos. É a mensagem que os jogadores têm. Temos capacidade para discutir qualquer jogo, em qualquer campo, isto respeitando, claro, o Benfica, que era o primeiro classificado há pouco tempo", recordou.

O técnico "arsenalista" prometeu um Braga igual ao "das últimas jornadas, com convicção e um modelo de jogo formado".

Jorge Jesus espera "um Benfica que normalmente é forte em casa, mas no futebol as coisas nunca se repetem, para o bem e para o mal", em referência aos resultados recentes dos lisboetas (derrota com o Trofense e vitória sobre o Guimarães, ambas por 2-0).

"Sabendo do valor dos jogadores do Braga, que já fez grandes jogos contra adversários fortes, os jogadores do Benfica vão estar concentrados e jogar como se fosse contra o FC Porto ou Sporting. O Braga a isso obriga", assinalou.

Sobre se o Braga pode ser uma das candidatas ao título, Jorge Jesus afirmou-se "feliz pelo valor que as pessoas dão à equipa para discutir os primeiros lugares, mas são precisos outros requisitos".

O treinador disse ainda temer que o ambiente no Estádio da Luz possa condicionar o desempenho do árbitro da partida, Paulo Baptista, de Setúbal.

"Espero que esteja à altura e que não seja influenciado pelo ambiente desse jogo, de ter 40.000 pessoas a puxar pelo Benfica, o que pode fazer com que em termos emocionais não esteja à altura. Mas gostei da sua nomeação, tecnicamente é um dos bons árbitros portugueses", disse.

LUSA

JotaCC

BENFICA-SP. BRAGA, 1-0 (David Luiz 45'+2)
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
      
O Benfica venceu o Sporting de Braga por 1-0, em encontro da 14.ª jornada da Liga Sagres, mercê de um tento de David Luiz em cima do apito para o descanso. Após livre do argentino Aimar, o jovem central elevou-se e cabeceou para o fundo das redes do guardião Eduardo, que mais tarde ainda defendeu um penálti de Suazo.

20:24 - FINAL DA PARTIDA.

90'+3 - CARTÃO AMARELO para MAXI PEREIRA, por demorar na reposição da bola em jogo.

90' - Três minutos de compensação para jogar na Luz.

90' - Ataque bracarense com Meyong a cabecear ao lado da baliza encarnada.

87' - Rentería coloca a bola dentro da baliza de Moreira, mas o sul-americano estava em fora-de-jogo claro.

86' - CARTÃO AMARELO para MATHEUS.

85' - CARTÃO AMARELO para VANDINHO, após falta sobre Ruben Amorim.

85' - Boa jogada de ataque do Sp. Braga, com a bola a chegar aos pés de Rentería, que remata forte para excelente defesa de Moreira.

84' - Remate de Matheus, após jogada pela esquerda, com a bola a tocar nas malhas laterais da baliza de Moreira.

84' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Mossoró e entra PAULO CÉSAR.

83' - SUBSTITUIÇÃO no BENFICA. Sai Suazo e entra NUNO GOMES.

80' - Livre de Reyes. Para um adversário...

78' - Carlos Martins faz um "sprint" até à linha final, consegue centrar largo e colocar a bola nos pés de Suazo, que remata para a bancada.

77' - Boa defesa de Moreira após remate forte de Alan. Bom momento na Luz.

72' - SUBSTITUIÇÃO no BENFICA. Sai Aimar e entra CARLOS MARTINS.

70' - Remate de Aimar à entrada da área. Sem força...

68' - Matheus fica a reclamar uma grande penalidade após jogada com Luisão. O árbitro nada assinala...

67' - João Pereira corre por ali fora e lança para a área, criando muitas dificuldades à defesa encarnada, que com esforço consegue afastar o perigo.

66' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Luís Aguiar e entra MATHEUS.

65' - SUBSTITUIÇÃO no BENFICA. Agora é Quique a fazer alterações. Sai Di Maria e entra REYES.

63' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai César Peixoto e entra o camaronês MEYONG.

61' - Jorge Jesus vai mexer na equipa. Meyong vai entrar e já escutam atentamente as indicações do treinador.

60' - CARTÃO AMARELO para LUÍS AGUIAR, por simular uma grande penalidade.

59' - Fora-de-jogo assinalado a Maxi Pereira...

57' - É Suazo quem vai bater... Defesa de Eduardo, completada depois por Moisés, que atira para longe. O guardião português leva a melhor sobre o avançado hondurenho.

56' - CARTÃO AMARELO para MOSSORÓ, pela falta sobre o argentino.

56' - Penálti na Luz, por falta de Mossoró sobre Di María.

55' - Luís Aguiar lança forte para César Peixoto na área, mas aparece Miguel Vítor a desviar.

53' - CARTÃO AMARELO para CÉSAR PEIXOTO, por protestos com o juiz da partida.

46' - Não há alterações nas equipas.

19:36 - INÍCIO DA SEGUNDA PARTE. Agora a posse de bola é encarnada.

O Benfica vai para o intervalo a vencer o Sporting de Braga por 1-0, em encontro da 14.ª jornada da Liga, mercê de um tento de David Luiz em cima do apito para o descanso. Após livre do argentino Aimar, o jovem central elevou-se e cabeceou para o fundo das redes do guardião Eduardo. Estava em fora-de-jogo...

19:20 - INTERVALO.

45'+2 GOLO DO BENFICA, POR DAVID LUIZ.
Livre de Aimar na esquerda do ataque benfiquista, com a bola a sobrevoar a área bracarense até encontrar a cabeça do brasileiro David Luiz, que aproveitando a posição de fora-de-jogo faz o primeiro da noite.

45' + 1 - CARTÃO AMARELO para AIMAR. Depois de várias jogadas em que protestou e escapou à cartolina, o argentino foi finalmente apanhado.

45' - Dois minutos de compensação.

44' - Cruzamento de Maxi Pereira cheio de intenção para o coração da área, onde aparece Aimar a cabecear por cima da baliza.

42' - Ruben Amorim tenta a sorte de longe. Remate forte à entrada da área, fazendo a bola passar por cima da baliza de Eduardo.

41' - Duas jogadas muito perigosas do Sp. Braga, sempre com o mesmo jogador a salvar a baliza de Moreira - David Luiz. Boas intervenções do jovem brasileiro.

39' - Aimar é apanhado em fora-de-jogo quando escapava pela direita.

37' - Di Maria tenta lançar para Suazo mas aparece Moisés, atento, a desviar pela linha lateral.

35' - Eduardo recebeu assistência médica e o jogo é retomado. A bola já rola no tapete verde da Luz.

34' - Suazo entra pela esquerda e já em esforço desvia para a baliza. Agarra Eduardo, que depois ainda leva com Ruben Amorim. O guardião fica magoado...

32' - Maxi Pereira recebe na direita e opta pelo remate. Uma verdadeira bomba contra as malhas laterais. Eduardo grita com os companheiros, que não atacaram a bola.

31' - Passe de César Peixoto para Mossoró, que entra na área com perigo. Vale ao Benfica a atenção e velocidade de David Luiz, que cortou para canto. O Benfica está intranquilo...

29' - Canto desviado por Alan no primeiro poste para defesa de qualidade de Moreira. Bom momento do guardião benfiquista.

29' - Yebda salva a equipa encarnada após boa jogada de Luís Aguiar na esquerda. E Rentería já lá estava para desviar...

27' - Falta dura de Luís Aguiar sobre Aimar no centro do terreno. O benfiquista não gostou, mas acalmou com um pedido de desculpa.

25' - Frechaut foi "atropelado" por Suazo e caiu mal. Entra a equipa médica do Sp. Braga. Não parece ser grave...

22' - Canto para o Benfica após boa jogada de Di Maria na esquerda, a obrigar Eduardo a defesa em esforço.

22' - Maxi Pereira cruza em esforço da direita, mas a jogada não cria perigo porque a defesa contrária estava atenta.

20' - Mossoró avança após boa jogada atacante dos bracarenses. Segue pela direita até encontrar César Peixoto no outro lado. Lança forte e o lateral remata de primeira, para defesa tranquila de Moreira.

17' - David Luiz tenta avançar em jogada individual pela esquerda, mas é presa fácil para a defesa contrária.

15' - Nem Suazo nem Di Maria conseguem desviar à boca da baliza um centro tenso da direita. Passa o perigo para as redes de Eduardo.

13' - Aimar arrisca pela direita, levanta a cabeça em busca de um companheiro e atira forte para a área do Sp. Braga. Aí quem manda é João Pereira, que domina antes de lançar a bola para longe.

12' - Suazo entra bem pela esquerda, não encontra companheiros e decide arriscar o remate. Em jeito para defesa de grande qualidade de Eduardo. O melhor momento do jogo até agora.

11' - Di Maria lança na esquerda para David Suazo, mas o possante avançado é novamente apanhado em situação irregular. Fora-de-jogo assinalado...

10' - Maxi Pereira vai até à area bracarense cabecear após bom lançamento da esquerda. Ao lado do alvo...

8' - Mossoró avança bem pela direita e tenta encontrar um companheiro no meio. Lança rasteiro mas aparece Miguel Vítor a dominar e a afastar o perigo.

7' - David Luiz entra com tudo sobre Alan. O árbitro pede calma aos jogadores, que ficaram a trocar impressões.

6' - Fora-de-jogo assinalado ao hondurenho Suazo, após lançamento longo.

4' - Lá vai João Pereira a furar pela direita, bem ao seu estilo. Travado em falta por David Luiz. Livre para César Peixoto bater... Para as mãos de Moreira.

3' - Rentería faz falta sobre Luisão. O capitão encarnado diz ao avançado que não gostou do movimento...

2' - Novo canto para os bracarenses, agora cedido por Yebda.

1' - Primeiro canto da partida para os visitantes. Lançamento lateral direto para a baliza, a obrigar Moreira a aplicar-se.

1' - Alan foge pela direita mas aparece Devid Luiz a desarmar o brasileiro.

18:31 - INÍCIO DA PARTIDA. Posse de bola para o Sp. Braga.

18:28 - As equipas regressam ao relvado. Os capitães Luisão e Frechaut decidem com o árbitro quem dá o pontapé de saída no jogo grande da 14.ª ronda da Liga.

18:20 - Nota de destaque na equipa de Quique Flores é a inclusão de Moreira na baliza encarnada. Uma prova de confiança do treinador espanhol, numa altura em que muitos acreditavam que o brasileiro Moretto poderia continuar a defender as redes do emblema da águia, depois da prestação na Taça da Liga.

18:15 - Está feito o aquecimento dos jogadores de ambas as formações. Agora é altura de recolher aos balneários.

18:10 - São muitos os clubes interessados em assistir a este embate. Espanyol, Bordéus, Fulham, Recreativo Huelva, Manchester City, Marselha, PSV Eindhoven, Sevilha, Standard Liège, Sporting, Belenenses e Odivelas estão nas bancadas da Luz.

18:05 - Dado curioso é o facto de se encontrarem hoje o melhor ataque, que pertence ao Benfica (em igualdade com o FC Porto), com 24 golos, e a melhor defesa, que é bracarense, com apenas 5 tentos sofridos.

18:00 - O Benfica, que a meio da semana regressou aos triunfos ao vencer o Vitória de Guimarães para a Taça da Liga, depois de ter sofrido a primeira derrota na Liga, recebe no Estádio da Luz o Sporting de Braga, 5.º classificado, que não perde para a Liga há 10 jogos e não concede golos há seis. Um duro teste para ambas as formações

................................................

LIGA SAGRES, 14.ª JORNADA

BENFICA-SP. BRAGA

Estádio da Luz, em Lisboa
Hora: 18:30
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)

EQUIPAS OFICIAIS

BENFICA
Moreira, Maxi Pereira, Miguel Vítor, Luisão, David Luiz, Ruben Amorim, Katsouranis, Yebda, Di María, Aimar e Suazo.

Suplentes: Moretto, Sidnei, Jorge Ribeiro, Reyes, Carlos Martins, Nuno Gomes e Cardozo.

Treinador: Quique Flores.

SP. BRAGA
Eduardo, João Pereira, Frechaut, Moisés, Evaldo, Luis Aguiar, Vandinho, Alan, César Peixoto, Mossoró e Rentería.

Suplentes: Mário Felgueiras, André Leone, Matheus, Andrés Madrid, Paulo César, Orlando Sá e Meyong.

Treinador: Jorge Jesus.


Jesus: «Não vencemos porque o árbitro não quis»
MUITO CRÍTICO EM RELAÇÃO A PAULO BAPTISTA
         
Jorge Jesus considerou a derrota do Sporting de Braga frente ao Benfica (0-1), no Estádio da Luz, como injusta. O treinador dos bracarenses não foi parco em palavras e apontou o dedo à equipa de arbitragem, que considera não ter deixado os seus atletas vencerem o encontro da 14.ª jornada da Liga Sagres.

"Sim, podia ter saído com outro resultado. Toda a gente viu que o Braga foi melhor que o Benfica e só não venceu o jogo porque o arbitro não quis. Durante a 1.ª parte foi um jogo dividido entre duas boas equipas, com boas oportunidades. Até que o Benfica fez um golo em situação de fora-de-jogo", iniciou.

"Tivemos uma equipa de arbitragem que validou um golo que não era, marcou uma grande penalidade que não era e não assinalou duas grandes penalidades contra o Benfica. Se me perguntam se o braga pode lutar para o titulo digo que não. Os árbitro não deixam. Não que tenham intencionalidade de prejudicar. Eles não sabem mais", atirou sem rodeios.

E a terminar, palavras de conforto para os seus jogadores: "Perdemos três pontos e fomos melhores. Ganhámos a uma equipa e perdemos com outra. Dou os parabéns aos meus jogadores."


Eduardo: «É triste perder assim»
GUARDA-REDES E O EMBATE NA LUZ
         
O guarda-redes bracarense Eduardo abordou a derrota frente ao Benfica (0-1), em encontro da 14.ª jornada da Liga sagres, de forma crua. Para o internacional português a equipa de arbitragem foi determinante para o rumo da contenda.

"O Braga mostrou que é uma excelente equipa e provámos que quando nos deixam podemos fazer bons resultados. É triste perder assim. As pessoas responsáveis terão de olhar para isso", garantiu.

Depois foi tempo de abordar o tema Selecção Nacional. E aí Eduardo foi parco em palavras: "Trabalho para estar bem no clube e para as coisas me correrem bem. Tenho de trabalhar sempre, mas agora não é momento para falar da Selecção."

RECORD

JotaCC

#8
Benfica vence o Braga pela margem mínima

O Benfica venceu o Braga, por 1-0, num jogo em que os seus jogadores mostraram vontade de se afirmarem, produzirem uma boa exibição e, enfim, vencerem, mas em que decididamente o Braga foi melhor como equipa, rematou mais à baliza contrária  15 contra 8 e teve contra si uma arbitragem desajeitada que permitiu aos "encarnados" um golo, o único da partida da autoria de David Luiz aos 45 minutos, em claro fora de jogo, e fez ainda vista grossa ao não assinalar uma grande penalidade por falta de Luisão dentro da sua área, que favoreceria a equipa bracarense e que, em caso de ser convertida, poderia ter origidado outro destino à partida. O futebol tem destas nuances e é por isso que gera paixões. Para história da Liga Sagres fica pois um jogo interessante, vivo, e com um resultado, que é isso o que conta, a vitória do Benfica (1-0), que poderia até ser mais dilatado se Suazo não tem permitido a Eduardo defender uma grande penalidade... Mas aí a injustiça seria ainda maior.

O JOGO

JotaCC

Jorge Jesus furioso: «Só resolvo isto na «playstation»!»

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, na conferência de imprensa após o jogo com o Benfica

«Sp. Braga foi durante 90 minutos mais equipa do que o Benfica. Na primeira parte equilibrou, houve velocidade e lances de perigo. Acabámos por sair com um golo sofrido, em fora-de-jogo de três metros. O que o David Luiz fez é uma forma de enganar os auxiliares como estes que não percebem nada disto.

Disse aos jogadores ao intervalo que o que estávamos a jogar era suficiente para podermos vencer ou pelo menos empatar.

As melhores oportunidades foram nossas, o árbitro inventou um golo. Eu vi duas grandes penalidades sobre Alan e Matheus! Já vi na cabina e no campo. Acabámos por não empatar. Quando perguntam se o Sp. Braga pode chegar aos três grandes, eu respondo: «Não nos deixam lá chegar».

O Benfica fez um bom jogo, tentou. Não tem culpa de ter uma equipa de arbitragem que o beneficiou. Tenho 20 anos de carreira, nunca me tinha acontecido isto. Alguns lances podiam deixar dúvida. Mas o golo não deixa dúvida. O «penalty» do Luisão não deixa dúvida. Enfim, dou o benefício da dúvida na jogada entre Katsouranis e Alan.

O Sp. Braga fez um grande jogo, mas o futebol em Portugal são só os três grandes. Eles não deixam quando os outros são melhores. Hoje foi tão evidente, se calhar posso dizer que os árbitros não sabem mais. Alguns até são bons, mas há muitos jogos importantes, não dá para todos. O que se passou aqui hoje é alguma verdade desportiva? Dou os parabéns aos jogadores do Sp. Braga.

Se o Sp. Braga não perdesse hoje continuaria a três pontos, na luta com os melhores. Assim fica a seis e é por isso que são sempre os mesmos os campeões. Quando aparecem equipas melhores, não há hipótese. A equipa de arbitragem não deixa. Como resolvo isto? Só resolvo na «playstation»! Não nos deixaram chegar perto do F.C. Porto, Sporting e Benfica.

Eu sei que há seis milhões de benfiquistas e se calhar você (dirigindo-se a um jornalista, que lhe perguntara quem é que não deixa o Sp. Braga ganhar) é um deles...».


Benfica-Sp. Braga, 1-0 (crónica)

Cumprindo a tradição, o Sp. Braga não conseguiu vencer na Luz e o Benfica garantiu três preciosos pontos, com um golo solitário de David Luiz. O tento, apontado em cima do final da primeira parte, promete gerar polémica, já que foi conseguido em fora de jogo. Os encarnados conseguiram atingir os seus objectivos, mas não tiveram atitude de «grande». Para chegar ao título a formação da Luz tem de ser mais do que foi este domingo. Tem, pelo menos, essa obrigação.

Quique Flores operou duas alterações em relação ao onze que venceu o V. Guimarães, na Taça da Liga. Uma delas já era previsível perante a ausência de Balboa dos convocados ¿ regressou Ruben Amorim à direita. A outra não surpreendeu, mas acabou por revelar alguma incoerência do treinador.

O espanhol afirmou que está a testar os três guarda-redes para conseguir encontrar o titular. Seguindo esse raciocínio parecia lógico que Moretto voltasse a colocar-se entre os postes. Um jogo e nenhum golo sofrido pareciam argumentos suficientes. No entanto, parece que o brasileiro não está no mesmo patamar de Quim e Moreira, porque não lhe foi dada a oportunidade de dar continuidade ao seu trabalho e de provar que o treinador pode contar com ele. Incoerência de discurso à parte, a verdade é que Moreira mostrou que Quique fez uma boa aposta.

Até aos dez minutos nada de grande registo, mas aos 11 a Luz pôde vibrar. Katsouranis fez um grande passe para Suazo, na esquerda, que rematou de pé direito. O camisola 30 tentou colocar a bola em arco no canto esquerdo. O hondurenho empolgou o público mas Eduardo brilhou. Já os visitantes tiveram a melhor oportunidade aos 29 minutos, na sequência de um canto. Alan obrigou Moreira a estar atento.

Golo em posição irregular


Houve períodos em que o Sp. Braga teve maior posse de bola. Os encarnados pareciam ficar à espera do adversário para surpreendê-lo em contra-ataque, jogando demasiado para Suazo. Mas, feitas bem as contas, o encontro pautou-se pelo equilíbrio. Por isso, o golo de David Luiz surgiu sem que ninguém contasse, já em tempo de descontos, e com o defesa em fora de jogo.

Os bracarenses entraram melhor na segunda parte. Voltaram, tal como no início da partida, a reclamar a bola para si. O Benfica voltou a tentar recuperar o jogo e a apostar nos lançamentos rápidos, mas sem grande êxito.

Eduardo manteve a esperança

Aos 55 minutos até podia ter «morto o jogo». Suazo serviu Di María, que entrou pela esquerda e foi travado por Mossoró. O árbitro Paulo Baptista assinalou penalty. O hondurenho rematou para a defesa de Eduardo. Uma grande oportunidade desperdiçada. Aliás, a melhor ocasião para os encarnados, durante a segunda metade.

A formação de Jorge Jesus até podia ter empatado, mas os seus homens mais avançados não tiveram grande pontaria. Rentería surgiu isolado frente a Moreira, aos 85 minutos, mas não conseguiu vencer o duelo com o guardião. Um golo que poderia ter reposto alguma justiça no resultado - se é que se pode falar nesse conceito num jogo que envolve tantas variáveis, uma das quais a sorte/azar.

Aos 68 minutos fica a ideia de que Luisão fez falta na área sobre Matheus, pelo que ficou um penalty por marcar. Juntando este lance ao golo mal validado pode dizer-se que o trabalho do trio de arbitragem influenciou directamente o resultado. Os bracarenses terão razões para protestos.


Eduardo: «O Sp. Braga demonstrou ser uma grande equipa»

Eduardo, guarda-redes do Sp. Braga, em declarações à flash interview da SporTV depois da derrota por 1-0 no Estádio da Luz. Duarnte o jogo, Eduardo defendeu uma grande penalidade apontada por Suazo.

«O Sp. Braga demonstrou ser uma grande equipa. Custa perder assim. Tivemos muitos lances para fazer golo e não conseguimos. Quanto à arbitragem deixo os comentários para os outros. Selecção? É um objectivo, claro, mas primeiro tenho de trabalhar bem no Sp. Braga.»


Quique elogia Moreira, Jesus arrasa o árbitro Paulo Batista

Quique Flores, treinador do Benfica, estava satisfeito com a vitória sobre o Sp. Braga, mas à flash interview da SporTV disse pretender muito mais da sua equipa. O guarda-redes Moreira mereceu elogios do espanhol. Já Jorge Jesus, técnico do Sp. Braga, arrasou o trabalho da equipa de arbitragem liderada por Paulo Batista.

Quique Flores (treinador do Benfica):

«Vínhamos de uma fase negativa, com falta de confiança, mas hoje fomos solidários e estivemos melhor do que nos últimos jogos. De qualquer forma, espero mais deste Benfica. O Sp. Braga foi uma equipa muito complicada e falhámos muitas vezes o primeiro passe na construção ofensiva. Temos de ter cuidado com isso.»

Sobre a actuação de Moreira:
«O Moreira fez uma grande exibição e deu muita confiança à equipa. Temos três guarda-redes a trabalhar muito bem.»

Jorge Jesus (treinador do Sp. Braga):

«O Sp. Braga só não venceu porque o árbitro não quis. O jogo foi muito bom, dividido, com lances de golo para as duas balizas. O Benfica fez um golo em posição irregular aos 45 minutos e o árbitro ainda assinalou uma grande penalidade contra nós que não existiu. Depois, não assinalou dois claros lances para penalty a nosso favor. É por isto que o Sp. Braga não pode ir mais além. Fomos melhores do que uma equipa, mas não vencemos a equipa de arbitragem.»



Benfica-Sp. Braga, 1-0 (ficha)

O Benfica venceu este domingo o Sp. Braga, na Luz, por 1-0, na 14ª jornada do campeonato, e regressou ao topo da classificação, ainda que provisoriamente.

David Luiz, em cima do intervalo, marcou o único golo de um encontro marcado pelo equilíbrio e pela polémica, já que estaria em fora-de-jogo.

Aos 57 minutos, o guarda-redes Eduardo evitou o segundo dos encarnados, ao defender uma grande penalidade marcada por Suazo.

O Benfica fica, agora, à espera do resultado do F.C. Porto, para saber quem fica na frente da Liga no final desta ronda.


Benfica-Sp. Braga, 1-0 (destaques)

Eduardo
Só para lembrar o que o deixou famoso: defender grandes penalidades. Além de ter parado uma de Suazo, somou boas defesas. Não foi por ali que o Sp. Braga tremeu. Moreira também esteve bem.

Suazo
Sim, falhou o «penalty». E então? O resto foi muito bom. Velocidade, explosão, grandes movimentos. Infelizmente para o Benfica, andou quase sempre sozinho, sem parceiro à altura.

Miguel Vítor
Na semana em que renovou, Quique Flores deu-lhe a titularidade. O central respondeu presente e formou uma dupla sólida com Luisão. Do outro lado, destaque para os centrais Moisés e Frechaut.

Aimar
Ao contrário de Suazo, teve uma acção importante ao colocar a bola na cabeça de David Luiz para o 1-0. Mas tudo o resto foi frágil, como quase sempre. Acresce ao pouco que joga o muito que protesta. Viu um cartão amarelo e muito bem. Tempo de mais em campo.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Eduardo satisfeito com o desempenho da equipa

O guarda-redes do Sp. Braga, Eduardo, defendeu uma grande penalidade, e fez uma boa exibição na partida desta noite, em que a sua equipa perdeu frente ao Benfica (1-0).

«O Sp. Braga mostrou que é uma excelente equipa e provámos que quando nos deixam conseguimos fazer boas coisas, mas custa-nos muito perder assim», afirma o guardião português.

Houve vários protestos durante o jogo por porte do banco arsenalista, mas Eduardo não quis comentar: «Tivemos algumas ocasiões para marcar quanto ao resto, as pessoas responsáveis estão cá para isso.»

Exibições como estas poderão levar a uma chamada à selecção, principalmente quando o habitual titular, Quim, não tem sido utilizado no Benfica: «Trabalho sempre para estar bem no meu clube. É obvio que a selecção foi sempre um objectivo mas isso não é assunto para agora, cabe-me continuar a trabalhar da mesma forma para fazer mais e melhor.»


«Árbitro não quis que o Sp. Braga ganhasse» - Jorge Jesus

Corrosivo! Assim se apresentou Jorge Jesus no final do jogo com o Benfica. «Toda a gente viu que o Sp. Braga foi melhor que o Benfica, e só não venceu o jogo porque o árbitro não quis», disparou.

«Foi um jogo dividido na primeira parte, com situações de golo para os dois lados. O Benfica marcou aos 45 minutos, em situação de fora-de-jogo. Disse aos meus jogadores, ao intervalo, que estavam a ser melhores que o Benfica e que íamos dominar a segunda parte. A equipa de arbitragem validou um golo mal, assinalou uma grande penalidade contra o Sp. Braga que não existiu e deixou por marcar dois penalties contra o Benfica. O Sp. Braga não tem possibilidades de lutar pelo título, porque os árbitros não deixam e não sabem mais. Fomos melhores mas perdemos três pontos. Ganhámos a uma equipa no futebol jogado, mas não ganhámos à outra, que tem grande influência sem jogar», afirmou o técnico do Sp. Braga, sem papas na língua.



Benfica sofre para vencer Sp. Braga


O Benfica venceu esta noite o Sp. Braga por 1-0, golo apontado por David Luiz sobre o apito para intervalo. Com este resultado, os encarnados sobem ao primeiro lugar, mas ficam a aguardar pelo resultado do FC Porto com o Trofense. Veja aqui as principais incidências do jogo.

O Benfica venceu o Sp. Braga com um golo de David Luiz (45+2), numa partida muito emocionante e com grande qualidade do futebol praticado.

O Sp. Braga entrou melhor na partida e os primeiros 10 minutos foram reflexo disso, com a equipa da cidade dos arcebispos a tentar instalar-se no ataque. Mas o primeiro remate com perigo coube ao Benfica, com Suazo a rematar em arco para defesa muito apertada de Eduardo, que teve ainda ocasião, na primeira parte, de fazer outra excelente defesa.

A partir dos 20 minutos, o jogo ficou repartido, com as iniciativas de jogo a surgirem tanto de um lado como do outro. A equipa visitante não se intimidou por estar a jogar na Luz, o que permitiu a Moreira uma boa intervenção, já perto do final do primeiro tempo.

O golo surgiu naturalmente. Livre marcado na esquerda por Aimar, com David Luiz a receber de cabeça e a marcar já em tempo de descontos (45+2).

No segundo tempo, o Sp. Braga entrou, novamente, muito bem, mas com mais perigo do que na primeira parte. Mas é novamente o Benfica a dispôr da oportunidade mais flagrante para marcar. Falta de Mossoró sobre Di María (56min) leva o árbitro a assinalar grande penalidade. Suazo desperdiça.

Os jogadores arsenalistas pareciam inconformados com o resultado e o técnico também, por isso que fez três substituições para dar mais poder atacante com as entradas de Meyong, Mattheus e Paulo César.

Até ao fim do jogo, o Sp, Braga criou sempre mais situações de perigo e grande parte delas com jogadas bens estruturadas, mas a bola e as boas defesas de Moreira foram sempre negando o golo.

O Benfica não esteve tão bem como na primeira parte, muito por culpa também da equipa que estava do outro lado do terreno, e acabou o jogo encostado ao seu último reduto e a travar as investidas do Sp. Braga, que acreditou sempre que podia alterar o marcador.

Com este resultado, o Benfica lidera a classificação, à condição, e à espera que o FC Porto seja surpreendido em casa pelo Trofense, que surpreendeu o Benfica na jornada transacta.

Ficha de jogo:

Com arbitragem de Paulo Baptista (AF Portalegre), as equipas alinharam:

Benfica: Moreira; Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor e David Luiz; Rúben Amorim, Katsouranis, Yebda e Di Maria( Reyes); Aimar (Carlos Martins, 71) e Suazo (Nuno Gomes, 83).

Suplentes: Moretto, Reyes, Cardozo, Nuno Gomes, Carlos Martins, Jorge Ribeiro e Sidnei

Sp. Braga: Eduardo; João Pereira, Frechaut, Moisés e Evaldo; Vandinho, Alan, César Peixoto (Meyong, 62), Luís Aguiar (Matheus, 65) e Mossoró (Paulo César, 83); Renteria

Suplentes: Mário, Paulo César, Orlando, Meyong, Andrés Madrid, André Leone e Matheus

Disciplina, cartão amarelo: Aimar (Benfica), César Peixoto(Sp. Braga), Mossorá (Sp. Braga ), Luís Aguiar (Sp. Braga), Vandinho (Sp. Braga), Matheus (Sp. Braga), Maxi Pereira (Sp. Braga).

A BOLA

JotaCC

Braga perde três pontos na Luz

Num bom jogo, com má arbitragem, os encarnados asseguraram a igualdade pontual com o Sporting, vencendo o Braga pela margem mínima
Num jogo bem disputado, o Benfica bateu o Braga, por 1-0, mantendo o segundo lugar ou podendo subir à liderança da geral.

Em cima dos 45+2 minutos, David Luiz, aparentemente em posição irregular, deu o melhor caminho a um cruzamento de Aimar, que o árbitro validou.

Aos 55 minutos, Eduardo defende uma grande penalidade, assinalada pelo juiz de Portalegre, que Suazo não conseguiu concretizar.

Desta feita, os da Luz não podem queixar-se da arbitragem.

Equipas: 

    - Benfica: Moreira, Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor, David Luiz,
Katsouranis, Yebda, Ruben Amorim, Di Maria (Reyes, 66), Aimar (Carlos Martins,
73) e Suazo (Nuno Gomes, 83).

    (Suplentes: Moretto, Sidnei, Jorge Ribeiro, Carlos Martins, Reyes, Nuno
Gomes e Cardozo).

    - Sporting de Braga: Eduardo, João Pereira, Moisés, Frechaut, Evaldo,
Vandinho, César Peixoto (Meyong, 63), Luís Aguiar (Matheus, 66), Mossoró
(Paulo César, 83), Alan e Renteria.

    (Suplentes: Mário Felgueiras, André Leone, Madrid, Matheus, Paulo César,
Orlando e Meyong).


    Árbitro: Paulo Baptista, Portalegre.

    Acção disciplinar: Cartão amarelo para Aimar (45), César Peixoto (53),
Mossoró (56), Luís Aguiar (60), Vandinho (86), Matheus (87) e Maxi Pereira
(90).

    Assistência: 32.837 espectadores.
 
RTP

JotaCC

Benfica vence Sporting de Braga
O Benfica venceu o Sporting de Braga por uma bola a zero, no estádio da Luz, em jogo da 14.ª jornada da Liga Sagres. David Luiz apontou o único golo da partida quando estava em posição irregular

Numa partida marcada pelo equilíbrio, o jogo acabou por ser decidido num lance de bola parada, permitindo ao Benfica sair com os três pontos garantidos. O único golo do jogo foi apontado no final da primeira parte, num lance em que David Luiz estava adiantado face à defesa do Braga.

Na segunda parte, Jorge Jesus fez muitas alterações, chegando a estar a jogar já perto do final num sistema 4x2x4, com dois homens na frente e outros dois bem encostados às linhas laterais.

No decorrer do segundo tempo, o Benfica ainda desperdiçou uma oportunidade, quando Suazo permitiu a defesa a Eduardo no seguimento de grande penalidade.

SOL