Corrente europeia
LEGIÃO PRETENDE DESBRAVAR ROTA DOS TRIUNFOS FRENTE AO RIO AVE
É indisfarçável a irregularidade do Sp. Braga na Liga e nem o desgaste da boa campanha na Taça UEFA pode servir como única justificação para a oscilação de resultados, principalmente quando estamos perante o plantel mais valioso e equilibrado das últimas épocas.
A equipa de Jorge Jesus ainda não conseguiu vencer dois jogos consecutivos e por isso tem adiado a recolagem ao comboio europeu. Porém, o Rio Ave poderá abrir caminho à legião arsenalista para iniciar a rota dos triunfos.
A três pontos do quinto lugar, última posição que permite a entrada directa nas competições da UEFA, o Sp. Braga tem a vantagem teórica de receber no seu estádio o conjunto vila-condense e assistir às deslocações do Nacional ao Benfica e do Marítimo ao FC Porto. Isto porque só os dois emblemas madeirenses separam o Sp. Braga dos lugares europeus.
As quatro vitórias obtidas em 11 jornadas são o sinal mais evidente da dificuldade que a formação de Jorge Jesus demonstra nas competições nacionais. "Aqui os adversários conhecem-nos melhor", explicou o próprio técnico, para justificar o facto de a sua equipa só ter vencido uma vez fora de portas, ao invés da fantástica campanha na Europa, onde soma quatro triunfos.
Taças entornadas
Apesar de querer ficar entre os cinco primeiros do campeonato, para desde logo garantir o passaporte europeu, Jorge Jesus chegou a revelar que gostaria de vencer a Taça de Portugal. Um objectivo que ficou pelo caminho logo na 4.ª eliminatória, frente ao concorrente Nacional.
Quanto à Taça da Liga, outro dos troféus que os arsenalistas tinham no horizonte, nem sequer passou da primeira fase de grupos. Vale a campanha na Taça UEFA, com o apuramento para os 16 avos-de-final.
Dúvidas mantêm-se em torno de Stélvio
QUESTÃO DO MEIO-CAMPO EXIGE ATENÇÃO DE JESUS
Só quando for divulgada a convocatória para o jogo com o Rio Ave, ao final desta manhã, é que ficará a saber-se se Stélvio Cruz está ou não em condições de defrontar a equipa vila-condense. O médio debate-se com uma cervicalgia e não pôde trabalhar com o grupo ao longo de praticamente toda a semana. Tendo em conta que os últimos dois treinos decorreram à porta fechada, não foi possível observar a sua evolução.
Dessa forma, e como se já não bastasse a ausência do indiscutível Vandinho, Jorge Jesus poderá fazer avançar o argentino Andrés Madrid, jogador que só tem contabilizados 45 minutos na presente época, mais concretamente na Taça da Liga, frente ao Rio Ave.
A eventual estreia do sul-americano neste campeonato traz ao técnico um problema de falta de ritmo e entrosamento com os companheiros, embora o factor motivação também possa ter influência na acção do médio-defensivo.
Por outro lado, Jorge Jesus faz hoje, às 13.30, a antevisão do jogo com o Rio Ave e o comentário ao sorteio da Taça UEFA, uma vez que ficará a conhecer o nome do próximo adversário na prova ao final da manhã.
Razão para Paulo Santos rescindir com justa causa
DECISÃO DA COMISSÃO ARBITRAL PARITÁRIA FAVORÁVEL AO JOGADOR
A decisão da Comissão Arbitral Paritária (CAP) foi favorável ao guarda-redes Paulo Santos, que tinha rescindido contrato com o Sp. Braga.
Paulo Santos invocou tratamento diferenciado (uma vez que se treinava à parte do grupo de trabalho liderado por Jorge Jesus) para pedir a rescisão com justa causa, acto que o Sp. Braga impugnou.
O guarda-redes, numa acção patrocinada pelo Sindicato de Jogadores, recorreu para a CAP, que esta semana despachou o processo de forma favorável a Paulo Santos.
São duas as consequências imediatas desta decisão. Por um lado, o jogador fica finalmente livre após quatro épocas e meia ao serviço dos minhotos, podendo inscrever-se por outro clube em Janeiro, quando o mercado abrir.
Por outro, o Sp. Braga vai ter de indemnizar o atleta, pagando os salários até ao termo do contrato, que é no final da época.
Paulo Santos, que há dias completou 36 anos, mantém a forma treinando-se no Odivelas.
Record
Sporting de Braga Porto e Sporting conhecem hoje os seus adversários na Taça UEFA e na Liga dos Campeões. 19-12-2008
Sporting de Braga na taça Uefa ...Porto e Sporting na Liga dos Campeões de futebol, e conhecem hoje ao fim da manhã os seus adversários nas competições europeias, numa fase em que já não há equipas fáceis.
Na Taça UEFA, o Sporting de Braga pode ter como adversários o CSKA Moscovo,o Manchester City o Hamburgo, o Metalist , Saint-Etienne e Standard Liege.
Na liga dos campeões o Porto pode encontrar nos oitavos-de-final adversários complicados, tais como o Inter Milão, o Chelsea ou o Real Madrid, enquanto o Sporting pode jogar com o teoricamente mais acessível Panathinaikos, mas pode também defrontar o Manchester United, detentor do título, o Liverpool...o Bayern Munique e a Juventus.
Antena Minho
Stélvio recusa ceder lugar
A.M.
Está consumada a total recuperação de Stélvio Cruz. Assim decrescem, e de que maneira, as hipóteses de Andrés Madrid se estrear na Liga Sagres. A expectativa foi alimentada durante a semana, mas o internacional Sub-21 já não sente dores no pescoço e está à disposição de Jorge Jesus. Recusou-se a perder terreno e a enjeitar uma oportunidade que pode ser de ouro para se afirmar. Um jogo não é nada, mas Stélvio sabe melhor do que ninguém que até pode ser tudo. Basta lembrar-se do amigo e colega Orlando Sá, com quem partilhou casa na primeira época que ambos fizeram no plantel principal.
A favor de Stélvio, nesta luta a dois que inclui um argentino que já foi estrela em Braga, está quase tudo. O jovem tem um ritmo de jogo muito superior ao de Madrid. Além de somar 485 minutos, contra os 45 do colega, ainda tem os jogos pela Selecção para reforçar a vantagem. Depois, a confiança de Jorge Jesus, que já se traduziu em três titularidades e três utilizações como suplente em jogos de Taça UEFA. Resta dizer que, na única vez que Madrid e Stélvio estiveram disponíveis em simultâneo, o treinador optou pela escolha que agora também se anuncia como provável.
Curiosamente, os cibernautas de O JOGO discordam de Jorge Jesus e elegem Madrid como primeira opção a Vandinho. Ninguém se parece esquecer dos seus grandes desempenhos em 2004/05 e 2005/06, que chegaram a valer o interesse do FC Porto na época em que Jesualdo Ferreira assumiu os dragões.
Depois de muitas lesões e problemas musculares, o argentino perdeu espaço e não passa de terceira opção. Stélvio tem a missão de provar que Jorge Jesus não está enganado.
Paulo César quer mais
Paulo César distribuiu postais no Centro Escolar de Vila Verde e autografou-os com boa disposição e esperança. Este brasileiro, que Jorge Jesus só utilizou em 635 minutos dos 2250 possíveis, deseja um 2008 melhor colectiva e individualmente. "Que o Braga possa fazer uma grande segunda volta e conseguir os seus objectivos. Desejo também que eu possa ajudar a esses objectivos", expressou. "Estou pronto para quando o mister precisar de mim. O mais importante é apoiar os que estão a jogar", prosseguiu, no final da festa de Natal da escola do concelho onde representou o Braga na companhia do capitão Paulo Jorge.
Paulo César garantiu que o espírito do grupo "está óptimo", mas alertou para os perigos do Rio Ave. "Essas equipas procuram jogar para não perder", disse, antes de finalizar e mostrar-se solidário com os futebolistas que não recebem. "Felizmente aqui não existem esses problemas", vincou.
Jesus não prescinde de treino do domingo
Os jogadores do Braga só entram de miniférias domingo ao final da manhã. Jorge Jesus não prescinde do treino matinal na ressaca do jogo com o Rio Ave e agendou uma sessão obrigatória. Depois, os jogadores entram finalmente de folga, não estando ainda certo o dia de regresso, que se pode consumar a 26 ou 27 de Dezembro. Embora não seja assumido, o prolongamento de dias livres pode ser um prémio mediante o resultado do jogo de sábado. Ontem, a equipa treinou durante a manhã e à tarde realizou banhos e massagens. Hoje o treino é novamente matutino e decorre à mesma hora que o sorteio da Taça UEFA, no qual aos arsenalistas tocará um dos seguintes adversários: Hamburgo, Saint Étienne, CSKA de Moscovo, Manchester City, Metalist, Standard Liège e Udinese. Jesus comentará os desígnios da sorte, bem como fará a projecção ao jogo com Rio Ave.
Rui Casaca em Nyon
Será o director-desportivo a representar o Braga em Nyon, onde hoje serão sorteados os 16 avos-de-final da Taça UEFA. Rui Casaca regressa a Portugal de imediato, começando a tratar de todas as questões logísticas relativas à próxima fase da prova onde, desde ontem, o Braga é o único representante português.
O Jogo
Fase final
Começar o ano em grande
A fase final da Taça da Liga volta a realizar-se na Arena de Portimão, e, como se espera, os dias 15 a 18 de Janeiro serão repletos de clássicos, este ano com a novidade de as equipas estarem divididas por grupos.
Animação para os adeptos não falta, e um FC Porto-Benfica é logo um dos pratos fortes. T.G.
Fase final
GRUPO PORTIMÃO
15 Janeiro ABC-Sporting
16 Janeiro Madeira SAD-ABC
17 Janeiro Sporting-MAdeira SAD
GRUPO HALCON
15 Janeiro Benfica-Belenenses
16 Janeiro FC Porto-Benfica
17 Janeiro Belenenses-FC Porto
FINAL
18 Janeiro
Vencedor G. Portimão-Vencedor G.Halcon
O Jogo
S. Silvestre da Amadora pronta a sobreviver à crise
O tiro de partida para a prova feminina da 34.ª edição da S. Silvestre da Amadora será dado no próximo dia 31, às 18h. Dez minutos depois, será a vez de os homens iniciarem os 10km do difícil percurso pelas ruas da cidade. A acolhê-los estará um mar de gente, que, como já é tradição, enche passeios e janelas para aplaudir cerca de 800 atletas. Pouco antes, os Motards da Amadora e o Clube dos Fiat 500/600 irão desfilar, abrindo caminho à tradicional prova que tenta sobreviver à crise, uma vez que o orçamento destinado à prova continua a ser reduzido.
O percurso urbano, aos altos e baixos, não se distingue pela sua beleza; há dezenas de provas de estrada em Portugal com recordações de um número de participantes superiores; mas não há nenhuma que tenha tanto calor humano e é isso que atrai os atletas populares a esta corrida. Para além do mais, quem não se ache em condições de correr 10.000 metros e mesmo assim quiser participar activamente terá uma corrida/caminhada de 2000 metros (com inscrições gratuitas) para fazer o gosto ao pé.
O Desportivo Operário do Rangel, o clube organizador desta prestigiada corrida, com um orçamento muito limitado, conseguiu com tostões fazer milhões e, apesar da proliferação de provas de fim de ano, presentear o fiel público amadorense, um dos protagonistas da festa da corrida que é a S. Silvestre da Amadora, com um naipe de atletas que conferem qualidade à prova.
Em femininos, pese embora a desistência da recém consagrada vice-campeã europeia de corta-mato, Jessica Augusto, Ana Dias, Sara Moreira e Dulce Félix, membros da equipa que ganhou a medalha de ouro no Europeu de Crosse do passado domingo, em Bruxelas, a que se junta Mónica Rosa, tentarão dar luta à queniana Lydia Cheromei (14m46,72s nos 5000m), à etíope Belaynesh Fekadu (14m4,84s nos 5000m) e à letã Inna Polluskhina.
Na prova masculina, saliente-se a presença de Rui Pedro Silva, eleito melhor atleta europeu do mês de Novembro, juntando-se ainda os nomes de Licínio Pimentel, Pedro Ribeiro e Manuel Damião. Pela frente, terão a difícil tarefa de se oporem ao ugandês Boniface Kiprop (tem 26m39,77s como melhor marca nos 10.000m) ou ao jovem etíope Ibrahim Jeilan (27m13,55s na dupla légua), sem contar com o russo Serguei Ivanov, que já fez este ano 27m52,03 nos 10.000m.
Ana Dias, que há dias integrou a selecção portuguesa campeã europeia de crosse, será uma das atletas na Amadora.
PUBLICO
LC/UEFA (Sorteio) - FC Porto, Sporting e Sporting de Braga conhecem hoje adversários
FC Porto e Sporting, na Liga dos Campeões de futebol, e Sporting de Braga, na Taça UEFA, conhecem hoje os seus adversários na ronda seguinte das respectivas competições europeias, numa fase em que já não há equipas fáceis.
Os campeões nacionais podem encontrar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões adversários complicados, tais como o Inter Milão, o Chelsea ou o Real Madrid, enquanto o Sporting pode jogar com o teoricamente mais acessível Panathinaikos, mas quererá fugir aos poderosos Manchester United, detentor do título, e Liverpool, bem como ao Bayern Munique e Juventus.
Os "azuis-e-brancos" garantiram o primeiro posto do seu grupo, mas, além de prestígio e dinheiro, até podem ter ficado prejudicados para o sorteio de hoje, que se realiza em Nyon, na Suíça, tal o nome dos potenciais adversários.
O Sporting, pela primeira vez nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ficou-se pelo segundo posto, atrás do "imparável" Barcelona, mas conseguirá até um adversário potencialmente ao seu alcance, caso em sorte lhe calhe o Panathinaikos, da Grécia, embora as equipas difíceis também abundem.
Na Taça UEFA, o Sporting de Braga tentar evitar adversários como o CSKA Moscovo, Manchester City e Hamburgo, enquanto equipas como o Metalist Kharkiv, Saint-Etienne e Standard Liege estão claramente ao alcance dos "arsenalistas".
Potenciais adversários do FC Porto:
Chelsea (Inglaterra), Inter Milão (Itália), Atlético Madrid (Espanha), Villareal (Espanha), Lyon (França), Real Madrid (Espanha).
Potenciais adversários do Sporting:
Roma (Itália), Panathinaikos (Grécia), Liverpool (Inglaterra), Manchester United (Inglaterra), Bayern Munique (Alemanha), Juventus (Itália).
Potenciais adversários do Sporting de Braga:
CSKA Moscovo (Rússia), Manchester City (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), Metalist Kharkiv (Ucrânia), Saint-Etienne (França) e Standard Liege (Bélgica).
LUSA
Possíveis adversários do Sp. Braga na Taça UEFA
CSKA Moscovo, Udinese, Manchester City, Metalist, S. Éttiene e Standar Liège, que concluíram esta fase na liderança dos respectivos grupos, são os possíveis adversários do Sporting Braga nos 16-avos-de-final da Taça UEFA.
Os bracarenses, únicos representantes portugueses nos 16-avos após a eliminação do Benfica, folgaram na derradeira jornada mas haviam garantido o apuramento na ronda anterior com uma vitória (2-1) na Holanda sobre o Heerenveen, segurando o terceiro lugar do Grupo E, atrás do Wolfsburgo e AC Milan.
Hoje, pelas 12 horas, Jorge Jesus e os «guerreiros do Minho» ficarão a conhecer o adversário da próxima fase da «prova rainha» do futebol europeu.
A BOLA
Sp. Braga à procura da melhor sorte
Ao meio-dia de hoje realiza-se em Nyon, na Suíça, o sorteio da próxima fase da taça UEFA.
O Sporting de Braga é a única equipa portuguesa ainda em prova na taça UEFA. Hoje, os bracarenses vão conhecer qual o adversário que irão defrontar nos 16 avos-de-final da competição.
Uma vez que o Sporting de Braga terminou no terceiro lugar do seu grupo, terá que defrontar um dos primeiros classificados dos restantes grupos.
Conheça os possíveis adversários do Sporting de Braga:
Grupo A: Manchester City (ENG)
Grupo B: Metalist Kharkiv (UCR)
Grupo C: Standard de Liège (BEL)
Grupo D: Udinese (ITA)
Grupo F: Hamburgo (GER)
Grupo G: Saint Ètienne (FRA)
Grupo H: CSKA Moscovo (RUS)
RTP
Taça UEFA: todos os jogos
Tudo sobre a Taça UEFA PSG-Wolfsburgo
Copenhaga-Manchester City
Nijmegen-Hamburgo
Sampdoria-Metalist
Sp. Braga-Standard Liege
Os jogos dos 16 avos-de-final da Taça UEFA estão agendados para 18 e 19 de Fevereiro (1ª mão) e 26 de Fevereiro (2ª mão). Os oitavos-de-final acontecerão a 12 e 18/19 de Março.
Mais Futebol
Standard Liège de Bölöni é o próximo opositor europeu
JOGO DA PRIMEIRA MÃO SERÁ EM BRAGA
O Standard Liège, equipa belga treinada pelo romeno Laszlo Bölöni, será o opositor do Sp. Braga nos 16 avos-de-final da Taça Uefa, ditou o sorteio realizado esta semana em Nyon, na Suíça.
O encontro da primeira mão, a 18 ou 19 de Fevereiro, será disputado em Braga.
Record
Braga vai defrontar o Standard Liège
Ao Braga coube em sorte na Taça UEFA o Standard Liège, como resultado do sorteio realizado há momentos na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça. O primeiro jogo realiza-se no Municipal de Braga a 18 ou 19 de Fevereiro de 2009 em e o encontro da segunda mão a 26 do mesmo mês, na Bélgica. Depois, caso o Braga passe à fase seguinte, o adversário sairá de quem vencer a partida entre o PSG e o Wolfsburgo.
O Jogo
Standard Liège no caminho do Sp. Braga
O Standard Liège, orientado por Laszlo Bölöni e Rolão Preto, será o adversário do Sporting de Braga nos 16-avos-de-final da Taça UEFA, ditou hoje o sorteio realizado em Nyon, Suíça.
Os actuais campeões da Liga da Bélgica concluíram a fase de grupos da Taça UEFA no primeiro lugar do Grupo C, com três vitórias (1-0, Sevilha; 0-1, Partizan; 3-0, Sampdoria) e apenas uma derrota (3-0) com o Estugarda, na última jornada, quando já tinha garantido o apuramento.
A equipa minhota recebe o Standard a 18 ou 19 de Fevereiro, no jogo da primeira «mão» e viaja até Liège a 26 do mesmo mês para disputar o segundo encontro. Caso garanta o apuramento para os «oitavos» da prova «rainha» do futebol europeu, Jorge Jesus e os «guerreiros do Minho» vão defrontar o vencedor da eliminatória entre o Paris Saint-Germain e os alemães do Wolfsburgo. A equipa de Ricardo Costa já defrontou os minhotos na fase de grupos, tendo vencido em Braga por 2-3.
Resultado do sorteio:
Paris Saint-Germain (FRA) - Wolfsburgo (ALE)
FC Copenhaga (DIN) - Manchester City (ING)
NEC (HOL) - Hamburgo (ALE)
Sampdoria (ITA) - Metalist (UCR)
Sp. Braga (POR) - Standard Liège (BEL)
Aston Villa (ING) - CSKA Moscovo (RUS)
Lech Poznan (POL) - Udinese (ITA)
Olympiakos (GRE) - St. Étienne (FRA)
Fiorentina (ITA) - Ajax (HOL)
Aalborg (DIN) - D. Corunha (ESP)
Bremen (ALE) - AC Milan (ITA)
Bordéus (FRA) - Galatasaray (TUR)
Dínamo Kiev (UCR) - Valência (ESP)
Zenit (RUS) - Estugarda (ALE)
Marselha (FRA) - Twente (HOL)
Shakhtar (UCR) - Tottenham (ING)
A BOLA
Bölöni no caminho do Sp. Braga
O Sporting de Braga irá defrontar o Standard de Liége nos 16 avos-de-final da taça UEFA.
A equipa orientada por Jorge Jesus terá pela frente o campeão belga que é orientado pelo nosso conhecido Lazslo Bölöni, que tem como adjunto o português Rolão Preto.
A primeira mão dos 16 avos-de-final disputa-se nos dias 18 e 19 de Fevereiro, enquanto a 2ª mão joga-se no dia 26 de Fevereiro.
O primeiro jogo da eliminatória é disputado no Estádio Municipal de Braga.
RTP
Phil Noble/Reuters
Sorteio realizado na Suíça
Taça UEFA: Standard Liege no caminho do Braga, depois PSG ou Wolfsburgo
19.12.2008 - 12h10 PÚBLICO
O sorteio dos 32 avos-de-final da Taça UEFA colocou os belgas do Standard Liege no caminho do Braga. A equipa portuguesa, única representante ainda em prova nesta competição, jogará a primeira mão em casa. Se passar esta ronda, o Braga defrontará nos 16 avos-de-final o vencedor da eliminatória entre PSG e Wolfsburgo.
No histórico entre as duas equipas, regista-se um jogo, na pré-época de 2007/2008, que foi ganho (2-1) pela equipa portuguesa. A equipa belga é orientada por Lazlo Boloni, antigo treinador do Sporting.
O conjunto comandado por Jorge Jesus qualificou-se para esta fase com duas vitórias (Portsmouth, em casa, e Heerenveen, fora) e duas derrotas (AC Milan, fora, e Wolfsburgo, em casa), classificando-se no terceiro lugar do Grupo E, ganho pelos alemães do Wolfsburgo. O AC Milan, uma das equipas mais poderosas em prova, ficou no segundo posto.
A formação belga, por seu lado, venceu o grupo C, com três vitórias e uma derrota, à frente do Estugarda e da Sampdoria. Neste momento, é segunda classificada do campeonato belga, a quatro pontos do líder Anderlecht.
Desde 2006, o Braga tem marcado presença nesta ronda, mas nunca conseguiu passar à fase seguinte. Os jogos dos 32 avos-de-final realizam-se a 18 e 19 de Fevereiro de 2009 (primeira mão) e a 26 do mesmo mês (segunda mão).
Resultados do sorteio 32 avos-de-final
PSG – Wolfsburgo
Copenhaga – Manchester City
NEC – Hamburgo
Sampdoria – Metalist
BRAGA – Standard Liege
Aston Villa – CSKA Moscovo
Lech Poznan –Udinese
Olympiakos – St. Etienne
Fiorentina – Ajax
Aalborg – Deportivo Corunha
Werder Bremen – AC Milan
Bordéus – Galatasaray
Dínamo Kiev – Valência
Zenit São Petersburgo – Estugarda
Marselha – Twente
Shaktar – Tottenham
O Público
Sp. de Braga recebe Standard de Liege
O Sporting de Braga vai defrontar o Standard de Liege, campeão belga, nos 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, Suíça.
No jogo da primeira mão, a 18 ou 19 de Fevereiro, a equipa orientada por Jorge Jesus recebe o conjunto orientado por Lazlo Boloni e pelo adjunto Rolão Preto, antiga dupla técnica do Sporting.
O Sporting de Braga é a única equipa portuguesa na Taça UEFA, depois de o Benfica ter sido eliminado ontem no Estádio da Luz ao perder com o Metalist por 0-1.
CORREIO DA MANHA
Andrés Madrid é a novidade nos convocados do Sp. de Braga para o jogo com o Rio Ave
O médio argentino Andrés Madrid está convocado para o jogo de amanhã com o Rio Ave. Jorge Jesus não pode contar com Vandinho e Moisés, ambos castigados.
O Sporting de Braga volta a defrontar a formação de Vila Conde, carrasco do clube bracarense na Taça da Liga. Por isso mesmo, Jorge Jesus está à espera de dificuldades
O jogo entre Sporting de Braga e Rio Ave realiza-se amanhã, às 18.15. A lista dos convocados da equipa arsenalista para este jogo é a seguinte: Eduardo, Kieszek, Evaldo, João Pereira, Mossoró, Jorginho, Orlando Sá, Frechaut, Renteria, Meyong, César Peixoto, Luís Aguiar, Andrés Madrid, Filipe Oliveira, Linz, Alan, Leone e Matheus.
Sporting de Braga defronta Standard de Liege nos dezasseis-avos-de final da Taça Uefa.A primeira mão é em meados de Fevereiro no municipal da capital minhota.
O Sporting de Braga vai defrontar o Standard Liege, campeão belga, nos 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol, ditou hoje o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.
Para Jorge Jesus o adversário europeu que calhou em sorte ao Braga é indiferente. Nesta altura da competição todas as equipas são dificeis.
Na primeira mão, a 18 ou 19 de Fevereiro, equipa bracarense recebe o conjunto orientado pelo romeno Laszlo Boloni e pelo adjunto Rolão Preto, antiga dupla técnica do Sporting. A segunda mão é em Liege, a 26 de Fevereiro.
O sorteio determinou também os emparelhamentos dos oitavos-de-final, eliminatória em que, caso se apure, o Sporting de Braga vai defrontar o vencedor do confronto entre os franceses do Paris Saint-Germain e os alemães do Wolfsburgo, de Alex e Ricardo Costa.
A primeira mão dos oitavos está agendada para 12 de Março e a segunda para 18 ou 19.
ANTENA MINHO
António Salvador confiante na passagem aos «oitavos»
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, está confiante de que a equipa orientada por Jorge Jesus conseguirá «ultrapassar» os belgas do Standard Liège nos 16-avos-de-final da Taça UEFA e seguir em frente na «prova rainha» do futebol europeu.
«Olhando para o percurso e para os adversários do Sp. Braga até ao momento, e independentemente deste sorteio, a ambição será seguir em frente. Sabemos que estamos perante uma equipa bem orientada, que este ano também já defrontou grandes equipas e venceu. Pensamos que vai ser uma eliminatória equilibrada, mas estamos confiantes de que vamos ultrapassar este obstáculo», referiu o responsável máximo pelo clube minhoto, garantindo que o Sp. Braga está preparado para defrontar qualquer equipa.
«Acreditamos no valor da nossa equipa. Já demonstrámos na fase de grupos que o Sp. Braga está preparado para discutir o jogo com qualquer equipa. Os próprios profissionais do Sp. Braga e o seu treinador estão confiantes e tudo farão para preparar da melhor forma estes dois jogos. A primeira «mão» será em casa com o apoio do nosso público para ajudar a garantir um resultado que permita pensar em seguir para a próxima fase», disse em declarações à Antena 1.
A BOLA
Sp. Braga defronta Standard de Boloni
O Sporting vai jogar com os belgas do Standard de Liége, nos oitavos-de-final da Taça UEFA, ditou o sorteio realizado esta manhã em Nyon, na Suíça. A formação de Jorge Jesus vai encontrar o ex-técnico do Sporting Lazlo Boloni, que curiosamente foi apontado como técnico dos arsenalistas no início da temporada.
Os jogos dos 16 avos-de-final da Taça UEFA estão agendados para 18 e 19 de Fevereiro (1ª mão) e 26 de Fevereiro (2ª mão). Os oitavos-de-final acontecerão a 12 e 18/19 de Março.
Jogos dos oitavos-de-final
PSG-Wolfsburgo
Copenhaga-Manchester City
Nijmegen-Hamburgo
Sampdoria-Metalist
Sp. Braga-Standard Liège
Aston Villa-CSKA Moscovo
Lech Poznan-Udinese
Olympiacos-Saint-Etienne
Fiorentina-Ajax
Aalborg-Deportivo Corunha
Werder Bremen-Milan
Bordeaux-Galatasaray
D. Kiev-Valencia.
MAIS ACTUAL
Futebol Taça UEFA (1/16 final) - Sporting de Braga defronta Standard de Liege
O Sporting de Braga vai defrontar o Standard Liege, campeão belga, nos 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol, ditou hoje o sorteio realizado em Nyon, na Suíça.
Na primeira mão, a 18 ou 19 de Fevereiro, equipa bracarense recebe o conjunto orientado pelo romeno Laszlo Boloni e pelo adjunto Rolão Preto, antiga dupla técnica do Sporting.
A segunda mão disputa-se em Liege, a 26 de Fevereiro.
LUSA
Braga mede forças com Standard de Liège
O Sporting de Braga vai defrontar os belgas do R. Standard de Liège nos 16 avos-de-final da Taça UEFA, segundo ditou o sorteio da prova, realizado esta sexta-feira, em Nyon, na Suíça.
Equipa de Bölöni e Rolão Preto
Presente nesta fase da competição pela terceira vez consecutiva, os minhotos jogarão a primeira mão em casa e terão pela frente a formação comandada pelo treinador romeno Laszlo Bölöni – cujo adjunto é o português Rolão Preto –, campeão pelo Sporting em 2002 e que ocupa nesta altura o segundo lugar do campeonato da Bélgica, a quatro pontos do líder RSC Anderlecht.
UEFA
Jorge Jesus: "O Braga pode ter alguma desvantagem"
Jorge Jesus, treinador do Braga mostrou-se pouco preocupado com o resultado do sorteio dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, considerando que a eliminatória com o Standard de Liège será dividida. "Sabia que iria jogar com qualquer um dos primeiros classificados da fase de grupos. Não tinha preferência... Agora, ao sair-nos o Standard, o Braga pode ter alguma desvantagem... O Boloni conhece as características individuais dos nossos jogadores e a forma como eu penso o jogo", disse Jorge Jesus.
Jesus: «Jogo com o Rio Ave será de extrema dificuldade»
TÉCNICO QUER VENCER MAS SABE QUE NÃO SERÁ FÁCIL
O treinador do Sporting de Braga considera que o jogo com o Rio Ave, da 12.ª jornada da Liga, será de "extrema dificuldade", lembrando que os vilacondenses já venceram os arsenalistas esta época.
"O Rio Ave é uma equipa bem estruturada, muito competitiva, disputa os jogos sempre no limite dos resultados, não tem perdido por resultados desnivelados, são fortes em casa e fomos eliminados por eles na Taça da Liga. Antevejo um jogo de extrema dificuldade", disse.
No entanto, Jorge Jesus garante que a sua equipa "aposta sempre na vitória", acrescentando: "Estamos há 8 jogos sem perder, estamos melhor e a recuperar na tabela classificativa e queremos continuar a ganhar para chegar ao pelotão dos cinco primeiros".
Jesus lembrou que o Sporting de Braga "já está na sétima posição" e que, se vencer o Rio Ave, "ficará mais próximo de conseguir os seus objectivos".
O técnico dos minhotos lembrou ainda que esta época o Sporting de Braga já fez 25 jogos, manifestando-se satisfeito pelo facto de a equipa agora ter mais tempo d erecuperação entre partidas, com o fim da fase de grupos da Taça UEFA.
"Costumávamos jogar três vezes por semana e ao último jogo tínhamos sempre grandes dificuldades. Agora, tecnicamente teremos de estar mais leves e de certeza que vamos ter outra velocidade e dificultar a tarefa às equipas que defrontarmos", afirmou, convicto.
Por último, Jorge Jesus comentou a contratação do jovem Yazalde, ao Varzim, lembrando que "pode ser uma mais-valia para o futuro do Sporting de Braga". "É um jovem que tem algumas características que vão ser desenvolvidas ao longo do ano e sentimos que ele tem qualidades que nos dão alguma confiança para o futuro".
O encontro entre o Sporting de Braga e o Rio Ave disputa-se sábado, às 18:15, no Estádio Axa, sob arbitragem de Jorge Sousa, do Porto.
O JOGO
António Salvador: "A ambição do Braga é prosseguir na prova"
O presidente do Sporting de Braga acredita que pode ultrapassar o Standard de Liège, apesar de reconhecer valor ao adversário.
António Salvador só tem um objectivo nesta prova: seguir em frente. Foi essa a ideia que o dirigente do Braga exprimiu em entrevista à Antena 1: "É lógico que a ambição do Sporting Clube de Braga, olhando para o percurso que tem feito e os adversários que já defrontou, é de seguir em frente"
No entanto, o presidente do clube de Braga sabe que pela frente terá um adversário complicado: "Sabemos que estamos perante uma equipa muito bem orientada, que este ano também já defrontou grandes equipas e também as venceu. Pensamos que vai ser um jogo muito equilibrado".
Para conseguir ultrapassar este obstáculo, António Salvador deixou um apelos aos seus adeptos: "Este clube pode, deve, e merece ter mais apoio dos seus associados e da sua região. Uma grande equipa não se faz só com grandes jogadores mas também com uma grande massa adepta".
RTP
Muitas «baixas» frente ao Rio Ave
O técnico Jorge Jesus divulgou hoje a lista de convocados para a partida de sábado, frente ao Rio Ave, última jornada do campeonato nacional em 2008.
«A nossa aposta é na vitória, mas podemos ganhar ou não. Há oito jogos que não sabemos o que é perder pela Liga. Temos conseguido efectuar uma boa recuperação qualificativa. Ainda há umas semanas éramos 12.º e hoje somos 7.º e queremos ganhar ao Rio Ave para podermos chegar aos cinco primeiros», assume Jorge Jesus.
Jesus tem várias baixas no plantel e não pode contar com Paulo Jorge (fractura no pé esquerdo), Rodriguez (luxação no ombro), Palmeira (lesão no menisco) e Bruno Tiago. Stélvio está condicionado com uma cervicalgia. De fora, por castigo, ficam Moisés e Vandinho.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek
Defesas: João Pereira, Evaldo, André Leone, Filipe Oliveira e Frechaut
Médios: Mossoró, César Peixoto, Jorginho, Luís Aguiar e Andrés Madrid
Avançados: Orlando Sá, Meyong, Linz, Renteria, e Matheus
«O Liège conhece-nos muito bem», diz Jorge Jesus
Jorge Jesus acredita que o Sp. Braga parte com ligeira desvantagem para o encontro da UEFA, frente ao Liège. A equipa belga é orientada por Bölöni que tem como adjunto Rolão Preto, técnicos que conhecem bem os arsenalistas.
Jorge Jesus reconhece que Liêge conhece bem os arsenalistas.
«Era-me indiferente o nome do adversário, o que eu queria evitar era o CSKA e o Metalist porque teriamos de fazer viagens longas», esclarece Jorge Jesus.
O técnico assume que a formação o belga conhece melhor o Sp. Braga do que o inverso, por ter um adjunto português, Rolão Preto e Laszlo Bölöli, ex-treinador do Sporting:
«O Standard de Liège é das equipas que melhor nos conhece porque tem dois treinadores que sabem muito sobre nós. Boloni conhece as características individuais dos jogadores e a forma como eu penso o jogo», lembra.
O percurso da antiga equipa de Sérgio Conceição foi muito bom e isso é factor a ser tomado em consideração: «São muito fortes têm três vitórias e uma derrota, na fase de grupos em que estavam. Derrotaram o Sevilha e venceram por 3-0 o Sampdoria, por isso têm que ter muita qualidade.»
A BOLA
Jorge Jesus volta a chamar Filipe Oliveira
DEFESA NÃO ERA CONVOCADO DESDE A TERCEIRA RONDA
O regresso do defesa Filipe Oliveira, ausente dos jogos da Liga Sagres desde a terceira jornada por opção técnica, é a grande novidade nos convocados do Sporting de Braga para a recepção ao Rio Ave, em encontro da 12.ª ronda do Campeonato.
O técnico, que não pode contar com o defesa central Moisés e com o médio Vandinho, ambos castigados, nem com os defesas Rodríguez e Stélvio Cruz (lesionados), deixou de fora por opção o avançado Paulo César.
O partida entre Sporting de Braga e Rio Ave disputa-se sábado às 18:15, no Estádio Axa, com arbitragem de Jorge Sousa, do Porto.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, Frechaut, André Leone e Evaldo.
Médios: Mossoró, Jorginho, César Peixoto, Luís Aguiar e Andrés Madrid.
Avançados: Orlando Sá, Renteria, Meyong, Linz, Alan e Matheus.
Jesus: «Jogo com o Rio Ave será de extrema dificuldade»
TÉCNICO QUER VENCER MAS SABE QUE NÃO SERÁ FÁCIL
O treinador do Sporting de Braga considera que o jogo com o Rio Ave, da 12.ª jornada da Liga, será de "extrema dificuldade", lembrando que os vilacondenses já venceram os arsenalistas esta época.
"O Rio Ave é uma equipa bem estruturada, muito competitiva, disputa os jogos sempre no limite dos resultados, não tem perdido por resultados desnivelados, são fortes em casa e fomos eliminados por eles na Taça da Liga. Antevejo um jogo de extrema dificuldade", disse.
No entanto, Jorge Jesus garante que a sua equipa "aposta sempre na vitória", acrescentando: "Estamos há 8 jogos sem perder, estamos melhor e a recuperar na tabela classificativa e queremos continuar a ganhar para chegar ao pelotão dos cinco primeiros".
Jesus lembrou que o Sporting de Braga "já está na sétima posição" e que, se vencer o Rio Ave, "ficará mais próximo de conseguir os seus objectivos".
O técnico dos minhotos lembrou ainda que esta época o Sporting de Braga já fez 25 jogos, manifestando-se satisfeito pelo facto de a equipa agora ter mais tempo d erecuperação entre partidas, com o fim da fase de grupos da Taça UEFA.
"Costumávamos jogar três vezes por semana e ao último jogo tínhamos sempre grandes dificuldades. Agora, tecnicamente teremos de estar mais leves e de certeza que vamos ter outra velocidade e dificultar a tarefa às equipas que defrontarmos", afirmou, convicto.
Por último, Jorge Jesus comentou a contratação do jovem Yazalde, ao Varzim, lembrando que "pode ser uma mais-valia para o futuro do Sporting de Braga". "É um jovem que tem algumas características que vão ser desenvolvidas ao longo do ano e sentimos que ele tem qualidades que nos dão alguma confiança para o futuro".
O encontro entre o Sporting de Braga e o Rio Ave disputa-se sábado, às 18:15, no Estádio Axa, sob arbitragem de Jorge Sousa, do Porto.
RECORD
Sp. Braga-Rio Ave: a força dos números (antevisão)
O Sporting de Braga apresenta um registo impressionante de apenas cinco golos consentidos na Liga 2008/09, à entrada para a 12ª jornada da competição. Neste sábado, a equipa de Jorge Jesus procura manter o estatuto de melhor defesa, na recepção ao Rio Ave (18h15). Será, como tal, um teste à força dos números, uma vez que os vila-condenses são o pior ataque fora de casa: apenas um golo marcado como visitante.
Eduardo, guarda-redes da formação arsenalista, é o último bastião de um sector defensivo à prova de bala. O Sp. Braga esteve perto de oito jogos sem sofrer golos nas competições europeias, desde o início da época, e já vai em quatro na Liga portuguesa. O Estádio AXA será, uma vez mais, garantia de imbatibilidade das redes arsenalistas?
Atacar a dupla madeirense
Jorge Jesus pretende um Sp. Braga forte desde o apito inicial, esperando passar o ano na zona desejada, com acesso directo às competições europeias. Nacional e Marítimo, a dupla da Madeira, visitam os recintos de dois «grandes» (Benfica e F.C. Porto, respectivamente) e as hipóteses de perda de pontos crescem consideravelmente.
Vencendo o Rio Ave, a formação arsenalista atingiria o patamar dos 20 pontos antes da paragem da competição. O Nacional tem registo idêntico, enquanto o Marítimo contabiliza 18 pontos à entrada para esta ronda.
E depois de um balão de oxigénio?
O Rio Ave, por outro lado, embrulha-se na matemática de fundo da tabela e procura fugir dos lugares de risco. Na ronda anterior, a equipa vila-condense averbou o segundo triunfo na competição e conquistou um importante balão de oxigénio, abafando as vozes críticas em relação ao trabalho de João Eusébio.
O técnico da formação de Vila do Conde espera capitalizar o resultado da última jornada, procurando o primeiro triunfo como visitante. Para isso, são preciso golos. Niquinha, o experiente Niquinha, foi o único a marcar fora de portas. Para a visita ao Sp. Braga, ainda por cima, o Rio Ave não pode contar com dois habituais titulares, devido a castigo: Miguel Lopes e Vilas Boas. No Sp. Braga, o cenário não é melhor: Vandinho e Moisés estão castigados, Rodriguez e Stélvio debatem-se com lesões.
Equipas prováveis:
SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Frechaut, Leone e Evaldo; Alan, Andrés Madrid, Luís Aguiar e César Peixoto; Rentería e Meyong.
Outros convocados: Kieszek, Filipe Oliveira, Mossoró, Jorginho, Orlando Sá, Linz e Matheus.
«Bölöni sabe como eu penso o jogo», lembra Jorge Jesus
O Standard Liège é o próximo adversário do Sp. Braga na Taça UEFA e para Jorge Jesus a principal desvantagem é Laszlo Bölöni, antigo treinador do Sporting.
«Ele conhece as características individuais dos jogadores e a forma como eu penso o jogo», reconheceu o técnico do Sp. Braga, esta sexta-feira, depois de conhecer o resultado do sorteio dos 16 avos de final.
«Sabia que iria jogar com qualquer um dos primeiros classificados da fase de grupos. Não tinha preferência», comentou Jorge Jesus, que, ainda assim, prevê «uma eliminatória dividida».
Outro aspecto positivo para o treinador do Sp. Braga é a distância entre Portugal e Bélgica. «É preferível fazer uma viagem curta, de duas horas/duas horas e meia, porque pelo meio a equipa tem jogos importantes», justificou.
A primeira mão está marcada para 18/19 de Fevereiro, em Braga, e a segunda a 26 do mesmo mês.
MAIS FUTEBOL
Sporting de Braga - Defesa Filipe Oliveira de regresso aos convocados
O regresso do defesa Filipe Oliveira, ausente dos jogos da Liga desde a terceira jornada, é a grande novidade nos convocados do Sporting de Braga para a recepção ao Rio Ave, em encontro da 12ª ronda da prova.
Filipe Oliveira não tem sido opção para o técnico Jorge Jesus, desde o jogo com o Leixões, da terceira jornada, tendo ficado no banco na ronda seguinte. Desde então o jogador não integrou a lista de convocados para os jogos da Liga.
O técnico, que não pode contar com o defesa central Moisés e com o médio Vandinho, ambos castigados, deixou de fora por opção o avançado Paulo César.
Fora das opções de Jorge Jesus ficaram também os lesionados Rodriguez e Stélvio Cruz.
O Sporting de Braga-Rio Ave disputa-se sábado às 18:15, no Municipal de Braga, com arbitragem do portuense Jorge Sousa.
Os bracarenses ocupam o sétimo lugar da Liga, com 17 pontos, enquanto o Rio Ave é 13º classificado da tabela com 10 pontos.
Lista de convocados:
- Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
- Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, Frechaut, André Leone e Evaldo.
- Médios: Mossoró, Jorginho, César Peixoto, Luís Aguiar e Andrés Madrid.
- Avançados: Orlando Sá, Renteria, Meyong, Linz, Alan e Matheus.
Sporting de Braga - Jorge Jesus antevê jogo díficil com o Rio Ave
O treinador do Sporting de Braga considerou hoje que o jogo com o Rio Ave, da 12ª jornada da Liga de futebol, será de "extrema dificuldade", lembrando que os vilacondenses já venceram os "arsenalistas" esta época.
"O Rio Ave é uma equipa bem estruturada, muito competitiva, disputa os jogos sempre no limite dos resultados, não tem perdido jogos por resultados desnivelados, são fortes em casa e fomos eliminados por eles na Taça da Liga. Antevejo um jogo de extrema dificuldade", disse.
No entanto, Jorge Jesus garante que a sua equipa, afastada da Taça da Liga pelo Rio Ave, "aposta sempre na vitória", acrescentando: "Estamos há oito jogos sem perder, estamos melhor e a recuperar na tabela classificativa e queremos continuar a ganhar para chegar ao pelotão dos cinco primeiros".
Jorge Jesus lembrou que o Sporting de Braga "já está na sétima posição" e que, se vencer o Rio Ave, "ficará mais próximos de conseguir os seus objectivos".
O técnico dos bracarenses lembrou ainda que esta época o Sporting de Braga já fez 25 jogos, manifestando-se satisfeito pelo facto de a equipa agora ter mais tempo, com o fim da fase de grupo da Taça UEFA.
"Costumávamos jogar três vezes por semana e ao último jogo tínhamos sempre grandes dificuldades. Agora, tecnicamente teremos de estar mais leves e de certeza que vamos ter outra velocidade e dificultar a tarefa às equipas que defrontarmos", disse.
Por último, Jorge Jesus comentou a contratação do jovem Yazalde, ao Varzim, lembrando que "pode ser uma mais-valia para o futuro do Sporting de Braga".
"É um jovem que tem algumas características que vão ser desenvolvidas ao longo do ano e sentimos que ele tem qualidades que nos dão alguma confiança para o futuro".
O encontro entre o Sporting de Braga e o Rio Ave disputa-se sábado, às 18:15, no estádio Municipal de Braga, sob arbitragem de Jorge Sousa, do Porto.
Taça UEFA (1/16 final) - Treinador do Sporting de Braga antevê eliminatória dividida
O treinador do Sporting de Braga mostrou-se hoje pouco "incomodado" com o resultado do sorteio dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, considerando que a eliminatória com os belgas do Standard de Liège será dividida.
"Sabia que iria jogar com qualquer um dos primeiros classificados da fase de grupos. Não tinha preferência", disse Jorge Jesus, pouco depois do sorteio que colocou os campeões belgas, orientados pelo romeno Laszlo Boloni e por Rolão Preto, no caminho do Sporting de Braga.
Jorge Jesus considera que o facto de o Standard de Liège ter um treinador que conhece o futebol português, por já ter orientado o Sporting, pode trazer desvantagens ao Sporting de Braga, mas, mesmo assim, prevê "uma eliminatória dividida".
"O Braga pode ter alguma desvantagem. Ele (Boloni) conhece as características individuais dos jogadores e a forma como eu penso o jogo", disse.
O treinador manifestou-se satisfeito por o sorteio não ter ditado um embate com equipas de Leste, sobretudo devido às longas viagens.
"É preferível fazer uma viagem curta, de duas horas, duas horas e meia, porque pelo meio a equipa tem jogos importantes" para a liga portuguesa, afirmou.
O primeiro encontro entre o Sporting de Braga e o Standard de Liège disputa-se a 18 ou 19 de Fevereiro, no estádio municipal bracarense, e o segundo no dia 26 do mesmo mês, na Bélgica.
LUSA