O outro lado do AXA
Numa iniciativa inédita no Sp. Braga - e rara nos clubes portugueses - o clube mostrou à comunicação social uma área muito reservada do Estádio AXA: o departamento médico e, por extensão, o balneário da equipa. Ninguém imagina, mas hoje os bracarenses estão ao nível das melhores equipas do Mundo em matéria de cuidados médicos, graças a um conjunto de investimentos em equipamentos de ponta destinados a criar diagnósticos rigorosos e em aparelhos tecnologicamente avançados que permitem um melhor desempenho terapêutico.
João Pedro Araújo, director clínico do Sp. Braga, é, aos 29 anos, um homem capaz de realizar muitos sonhos graças à abertura revelada pela SAD em investir continuamente no departamento que dirige. Foi o médico quem conduziu a visita guiada às «entranhas» do Estádio Municipal, mostrando a obra feita e dando a conhecer outros projectos na manga - como a criação de um laboratório de prevenção de lesões.
Nesta visita, estiveram seis jornais (quatro de âmbito nacional), três televisão (duas nacionais) e respectivas rádios locais. Eis a outra novidade: o regresso progressivo a Braga das televisões. Não se trata do efeito Europa, mas sim de um trabalho de sedução desenvolvido com perseverança por quem percebe o fenómeno dos media - Ricardo Lemos, director de comunicação do clube.
Em anos anteriores, o clube pensava - erradamente - que bastaria brilhar interna e externamente para captar a atenção da comunicação social de todo o País, dando em troca uma mão cheia de nada e outra de coisa alguma. Zero entrevistas (sobretudo às televisões), parca informação médica, nenhuma via oficial para confirmação de notícias, e por aí fora.
Esse muro erguido há cerca de cinco anos levou à fuga das televisões e ao desinteresse dos jornais generalistas e até os da terra. Ficaram os desportivos, por motivos óbvios. Hoje, o quadro alterou-se significativamente e o Sp. Braga abandonou essa filosofia «norte-coreana» para se abrir a uma realidade incontornável: quem investe no clube quer retorno. E esse retorno vem sendo assegurado de forma muito eficaz.
http://dornomenisco.blogspot.com/2008/12/o-outro-lado-do-axa.html
Já tinha lido uma nota de rodapé sobre esta iniciativa da SAD no CM. Acho muito importante que o clube tenha a iniciativa de se mostrar ao exterior - porque um clube invisível não existe. Só cultivando a sua imagem, ainda que a pouco e pouco, podemos esperar consolidar e fazer crescer a nossa base de adeptos.
Já se vão notando algumas alterações na política de comunicação do clube. No bom sentido...
Excelente ideia, muito original e cativante, assim sinto que as pessoas que trabalham no Braga estão a "crescer",estão a querer caminhar no mesmo sentido dos nossos adeptos, que é o de vêr um Braga
cada vez maior.
Muitos parabens por esta pequena mas importantissima iniciativa :)
Saúde de campeões
Clube abriu as portas da zona mais secreta do AXA À volta do balneário gravita uma área médica de primeira linha * Investimento de milhares de euros em equipamentos de ponta
Por PASCOAL SOUSA
PELA primeira vez desde que foi inaugurado, em 2003, o Estádio Municipal de Braga abriu a porta para uma das zonas mais reservadas e desconhecidas do público e da comunicação social: o departamento médico e o balneário da equipa profissional.
A iniciativa dos responsáveis pela área da comunicação do clube pretendeu dar a conhecer o salto qualitativo dado pelos bracarenses em matéria de investimento na saúde e bem-estar dos seus jogadores. Não apenas os da primeira equipa, uma vez que os milhares de euros gastos na aquisição de aparelhos tecnologicamente avançados destinam-se a todos os atletas do Sp. Braga, e são já cerca de 800.
A visita guiada pelos corredores mais secretos do AXA foi conduzida por João Pedro Araújo, médico do plantel principal, que se orgulha de chefiar um departamento «ao nível dos melhores clubes portugueses» que não fica muito atrás, por exemplo, do Real Madrid, onde este médico, de apenas 29 anos, fez um doutoramento durante um ano.
À volta do coração que é o balneário, ergue-se um autêntico spa, com banho escocês (jactos de água quente e fria), jacuzzi, um ginásio equipamento com máquinas de última geração, e áreas de recuperação e de diagnóstico de lesões. É por estes corredores que Paulo Jorge, Palmeira, Matheus e Rodriguez recuperam de lesões com diferentes graus de gravidade, gozando de um conjunto de valências que lhes garantem tratamento VIP.
CUSTOS ELEVADOS
A próxima batalha do departamento médico é montar um laboratório de prevenção de lesões, que, resumidamente, faz uma leitura precisa das potenciais fraquezas físicas do atleta. Todos estes investimentos comportam custos elevados, mas João Pedro Araújo elogia a «total abertura da Administração» no reforço dos meios postos à disposição do seu departamento.
Numa rápida passagem por uma das salas de tratamento, percebe-se que o conforto dos jogadores está acima de tudo: um ecógrafo portátil para exames de diagnóstico, que pode ser transportado para estágio, uma máquina de ondas de choque, que é uma mais-valia para tratar lesões de natureza ligamentar, e um Power Laser, outra ferramenta para efeitos terapêuticos. Só estas três preciosidades custaram à volta de 65 mil euros.
Neste domínio, nenhuma dúvida subsiste que o Sp. Braga está no pelotão da frente. É que à tecnologia junta uma respeitável equipa permanente constituída por quatro médicos, cinco enfermeiros, seis fisioterapeutas e quatro massagistas.
in A BOLA
Excelente iniciativa.
Impressionante :o Não imaginava tão grande evolução e qualidade no departamento médico do nosso clube.
Gostava de ver um dia.. Será que a visita guiada também inclui o departamento médico e balneario?
Saudações Ultras
Muito bem!
Uma excelente iniciativa perante a comunicação social, ainda por cima não só a portuguesa! Aos poucos, com muita paciência à mistura, os jornalistas nacionais terão de nos ver com outros olhos. Não somos nenhuma equipa pequenita e sem nada que anda por aí, como a maioria deles pensam.
Por acaso, já vi o nosso departamento médico (na altura não estava assim tão esplêndido) e os balneários dos nossos profissionais como das equipas adversárias e, gostei bastante. Foi dito, nessa visita, que nem nos estádios dos ditos grandes há tanto conforto como no Municipal.
Obrigada ao Sr. Pascoal Sousa por ser diferente! ;)
uma excelente iniciativa, todo isto demonstra a grandeza do nosso clube neste aspecto estamos ao nivel dos melhores só é preciso que a equipa acompanhe esta grandeza para que o clube possa crescer ao nivel da massa adepta
Quote from: Pedro_RBA on 11 de December de 2008, 09:11
Gostava de ver um dia.. Será que a visita guiada também inclui o departamento médico e balneario?
Saudações Ultras
Quando fui no ano passado à visita guiada, penso que só aos balneários havia acesso, mas não tenho 100% certeza.
Penso que não será zona de visitas guiadas!!!!!mas ....
Não fazia a mínima ideia que o nosso departamento médica estava tão avançado, ao nível dos melhores do mundo.
Congratulo a SAD por esta iniciativa, mostrar ao público em geral o que é o SPORTING CLUBE DE BRAGA!!!
Parabéns à SAD pela iniciativa.
Não fazia ideia de tamanho avanço do nosso departamento médico. Está tramado o MADRID ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Enquanto mostram à nossa Comunicação Social abrem de novo as portas e alargam horizontes, o que é muito importante. Já ninguém se pode isolar do mundo.
Parece-me bem que sejamos surpreendidos pela inovação por nós desconhecida noutra áreas para além do "relvado".
;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
Por acaso, à umas semanas atrás numa radio local, aqui do concelho de V.N.Famalicao, num périplo pelas equipas mais representativas do concelho, foi a entrevistar o Sr. Luis Miguel, treinador do Ribeirao, anteriormente tinha sido entrevistado o Sr. Vitor Paneira, treinador do Famalicao.
Ao longo da entrevista, o entrevistado, foi contando as suas experiencias vividas como futebolista, tanto no Sporting, como na Selecção e no S.C.Braga, e noutros clubes por onde passou.
O locutor que tambem é Bracarense, não sei se sócio ou não, teve curiosidade em saber mais coisas do nosso clube, ao que o mister Luis Miguel, revelou, entre outras coisas, ter ficado bastante surpreendido com tamanho PROFISSIONALISMO existente no clube, quer humano, quer material, só ao nivel dos ditos grandes, e mesmo assim, pedia meças.
O nosso Braga está na vanguarda... muito bem...! Nuca imaginei, os jogadores sempre disseram que o braga tinha muito boas condições, e pelos vistos tem mesmo! ;)
Mas claro, de um clube como o Braga, tão impressionante e excpcionalmente bom... condições assim não admiram. ;D
FORÇA BRAGA!
Podia era também abrir as portas da sua casa a nós, que no fundo também é a "nossa" casa! Nem que fosse num dia por ano, chamem-lhe dia do clube chamem o que quiserem mas as portas da casa SCB deviam se abrir para os seus sócios para terem a opurtunidade de conhecer estes sitios fechados ao publico, até mesmo nas visitas guiadas!
Saudações Ultras
Pelo menos ndas 2 visitas guiadas que já fiz, o único balneário a que tivemos acesso foi ao da equipa visitante. Mas mesmo este...se é espectacular, faço ideia o "nosso santuário".
Fico contente de me poderem mostrar um pouco mais do meu Braga, é com muito orgulho que soube q temos tecnologias de ponta em termos médicos...
e em termos tecnicos também, JJ é um poço do futebol...faz girar qqlr máquina!
É sempre bom ouvir-mos elogios ao nosso clube! Este tipo de infra-estruturas, se assim se pode chamar é sempre uma mais valia e é um dos muitos investimentos invisíveis que desconhecemos e que muitas vezes quando existem contas no vermelho entre outras coisas, alguns começam logo a mandar bitaites sobre dinheiros que desaparecem, etc etc
Muito à frente!!
Estamos no caminho certo,rumo a ser um grande clube,em todas as suas vertentes! ;)
Alguém tem imagens dessas infraestruturas!
não tive a oportunidade de ver, e gostava mt de ver as nossas grandiosas instalações!
Os atletas merecem!
Quote from: Pat_Navarra on 11 de December de 2008, 23:34
Alguém tem imagens dessas infraestruturas!
não tive a oportunidade de ver, e gostava mt de ver as nossas grandiosas instalações!
Os atletas merecem!
As fotos que tenho em condições dessa area são poucas, mas lembro-me que existia uma zona para banho turco, jacuzzi e a zona propriamente dita do balneario era bastante espaçoso e com infra-estruturas muito modernas.
(http://img166.imageshack.us/img166/3047/visitaaoestdiomunicipalcr3.jpg) (http://imageshack.us)
(http://img111.imageshack.us/img111/6194/visitaaoestdiomunicipalfe4.jpg) (http://imageshack.us)
Quote from: justLooking on 11 de December de 2008, 23:52
Quote from: Pat_Navarra on 11 de December de 2008, 23:34
Alguém tem imagens dessas infraestruturas!
não tive a oportunidade de ver, e gostava mt de ver as nossas grandiosas instalações!
Os atletas merecem!
As fotos que tenho em condições dessa area são poucas, mas lembro-me que existia uma zona para banho turco, jacuzzi e a zona propriamente dita do balneario era bastante espaçoso e com infra-estruturas muito modernas.
(http://img166.imageshack.us/img166/3047/visitaaoestdiomunicipalcr3.jpg) (http://imageshack.us)
(http://img111.imageshack.us/img111/6194/visitaaoestdiomunicipalfe4.jpg) (http://imageshack.us)
Obrigada justLooking
Quote from: Pat_Navarra on 12 de December de 2008, 00:03
Quote from: justLooking on 11 de December de 2008, 23:52
Quote from: Pat_Navarra on 11 de December de 2008, 23:34
Alguém tem imagens dessas infraestruturas!
não tive a oportunidade de ver, e gostava mt de ver as nossas grandiosas instalações!
Os atletas merecem!
As fotos que tenho em condições dessa area são poucas, mas lembro-me que existia uma zona para banho turco, jacuzzi e a zona propriamente dita do balneario era bastante espaçoso e com infra-estruturas muito modernas.
(http://img166.imageshack.us/img166/3047/visitaaoestdiomunicipalcr3.jpg) (http://imageshack.us)
(http://img111.imageshack.us/img111/6194/visitaaoestdiomunicipalfe4.jpg) (http://imageshack.us)
Obrigada justLooking
E isto é do balneário visitante, faltando ainda as cabinas de sauna e banho turco! Imaginem o nosso!! (ao contrário do que eu pensava, na visita guiada só se tem acesso ao balneário visitante)
Nas galerias do SB, existem mais fotos da última visita ao Municipal, aí existem fotos do banho turco e do balneario.
http://www.superbraga.com/galerias/?cid=572
Lionel Messi também é um guerreiro
ALCIDES FREIRE
Com ou sem retórica é mais ou menos científico a permissa para o sucesso de uma equipa: um balneário fechado, ainda que a ideia não deva ser levada à letra, até porque acabariam todos a equipar-se no corredores. Basta que seja fechado à interferência externa e suficiente hermético para que o exterior não saiba o que lá é dito e acontece. Tudo isto cai por terra se, como fez o Braga, for decidido escancarar as portas do balneário à curiosidade dos que ficam sempre do lado de fora. Os jornalistas, por exemplo. Perante rara bondade entre os clubes fica-se a saber que é possível um jogador brasileiro ser fã de um craque argentino, no caso Messi - a rivalidade Portugal-Espanha é coisa de meninos quando comparada com este exemplo sul-americano -, o que nem se estranh, quando ainda há tempos um brasileiro chamado Iarley vestiu a camisola 10 do Boca Juniors - venceu mesmo a Taça Intercontinental - e o actual ídolo do Internacional de Porto Alegre é um argentino. Pormenores, como é um detalhe a frase ao jeito de "sangue, suor e lágrimas" inscrita na parede do fundo do escancarado balneário do Braga. "Quanto mais suam nos treinos, menos sangram no campo". Uma boa frase para qualquer preparador-físico, um péssimo negócio para o médico. Mas há mais, porque se a frase "Vontade de vencer" pode estar em qualquer balneário, em Braga juntou-se-lhe uma imagem religiosa, até porque Deus é bem capaz de dar uma ajuda decisiva ao desejo humano. É possível e não fica mal uma santa num local sagrado, forma tantas vezes usada para definir balneário de uma equipa de futebol.
Mas como não chegam fé e sorte para se vencer regularmente, há que contar com os ídolos da casa, como por exemplo, Eduardo, o guarda-redes que reina em absoluto a baliza do Sporting de Braga e é figura central do balneário. Não há como falhar a resposta à pergunta "onde fica o cacifo do Eduardo?". Mas há mais, só que é segredo de balneário.
«o Jogo»
Ídolo do Messi....só pode ser o Mateus ;D ;D
Quote from: Zeus on 13 de December de 2008, 02:53
Lionel Messi também é um guerreiro
ALCIDES FREIRE
Com ou sem retórica é mais ou menos científico a permissa para o sucesso de uma equipa: um balneário fechado, ainda que a ideia não deva ser levada à letra, até porque acabariam todos a equipar-se no corredores. Basta que seja fechado à interferência externa e suficiente hermético para que o exterior não saiba o que lá é dito e acontece. Tudo isto cai por terra se, como fez o Braga, for decidido escancarar as portas do balneário à curiosidade dos que ficam sempre do lado de fora. Os jornalistas, por exemplo. Perante rara bondade entre os clubes fica-se a saber que é possível um jogador brasileiro ser fã de um craque argentino, no caso Messi - a rivalidade Portugal-Espanha é coisa de meninos quando comparada com este exemplo sul-americano -, o que nem se estranh, quando ainda há tempos um brasileiro chamado Iarley vestiu a camisola 10 do Boca Juniors - venceu mesmo a Taça Intercontinental - e o actual ídolo do Internacional de Porto Alegre é um argentino. Pormenores, como é um detalhe a frase ao jeito de "sangue, suor e lágrimas" inscrita na parede do fundo do escancarado balneário do Braga. "Quanto mais suam nos treinos, menos sangram no campo". Uma boa frase para qualquer preparador-físico, um péssimo negócio para o médico. Mas há mais, porque se a frase "Vontade de vencer" pode estar em qualquer balneário, em Braga juntou-se-lhe uma imagem religiosa, até porque Deus é bem capaz de dar uma ajuda decisiva ao desejo humano. É possível e não fica mal uma santa num local sagrado, forma tantas vezes usada para definir balneário de uma equipa de futebol.
Mas como não chegam fé e sorte para se vencer regularmente, há que contar com os ídolos da casa, como por exemplo, Eduardo, o guarda-redes que reina em absoluto a baliza do Sporting de Braga e é figura central do balneário. Não há como falhar a resposta à pergunta "onde fica o cacifo do Eduardo?". Mas há mais, só que é segredo de balneário.
«o Jogo»
Ídolo do Messi....só pode ser o Mateus ;D ;D
É mesmo o Matheus. Vi no Jogo de hoje as fotos e o poster do Messi tá no cabide 99 - Matheus ;)