Orlando Sá no Chelsea
ESTÁ EM INGLATERRA A TREINAR-SE NA EQUIPA DE RESERVAS DOS BLUES
Orlando Sá está a ser observado pelos técnicos que dirigem a equipa de reservas do Chelsea. O ponta-de-lança de 20 anos terá viajado já na terça-feira para Londres, iniciando ontem um período de treinos que se deve prolongar até ao final da semana.
Após ter sido suplente não utilizado frente ao Nacional, preparou as malas e a sua ausência não foi descortinada pelo facto de se terem realizado, como habitualmente, treinos à porta fechada. E nem o facto de não ter sido convocado para a partida desta noite causou surpresa, na medida em que Jesus incluiu na convocatória os quatro principais avançados do plantel: Meyong, Rentería, Linz e Paulo César.
Jogador dos bracarenses desde os juvenis, altura em que o clube o contratou ao Esposende, Orlando Sá brilhou no dia 18 de Novembro ao assinar um hat-trick num amigável que Portugal disputou frente à Espanha. Causou tanta surpresa o seu rendimento, que "opinion makers" da imprensa estrangeira dedicaram-lhe algumas crónicas.
De regresso ao Sp. Braga após um empréstimo ao Maria da Fonte (2.ª Divisão), onde marcou 6 golos em 26 jogos, Orlando ganhou um lugar no plantel, mas até ao momento só defrontou o Sivasspor e o Wolfsburgo.
Peixoto nega zanga com Jesus
RECONHECE QUE O TÉCNICO TEM VINDO A APOSTAR CONTINUAMENTE NAS SUAS QUALIDADES
César Peixoto é, com Moisés, uma das dúvidas de Jorge Jesus. Logo se verá se ambos passaram no teste realizado ontem no bonito estádio do Heerenveen, que deverá encher. Chamado à conferência, Peixoto sentou-se ao lado de Jorge Jesus e aproveitou para esclarecer que no último jogo do Sp. Braga não refilou com o treinador, como foi propalado.
"Não é a minha maneira de ser nem iria fazer isso com um treinador que tanto tem apostado em mim", rebateu. Quanto ao jogo europeu, começou por dizer que ia estar atento ao resultado do Wolfsburgo-Portsmouth, mas o líder da equipa técnica corrigiu-o ao dizer-lhe que esta partida se disputa à mesma hora. Feita a emenda, César Peixoto deixou esta mensagem: "Estará muita coisa em jogo e vamos lutar pela vitória."
Record
Sp.Braga: António Salvador cheio de fé para jogo decisivo na UEFA
"Tenho a certeza que vamos passar"
António Salvador foi ontem a voz da esperança do Sp. Braga, que já se encontra na Holanda, onde defronta hoje (19h45, Sport TV1) o Heerenveen, num jogo decisivo para a continuidade da equipa arsenalista na Taça UEFA.
"Estou confiante num bom resultado, que tem de passar forçosamente pela vitória. Tenho muito crer e a certeza de que vamos passar a fase de grupos", disse Salvador na partida para o Holanda, pedindo ainda uma mãozinha ao Wolfsburgo, que derrotou o Sp. Braga (2-3) na última jornada da UEFA: "Aqueles que nos venceram que nos ajudem agora para podermos seguir em frente".
De facto, o triunfo em terras holandesas pode não ser suficiente para a equipa de Jorge Jesus evitar a eliminação. Um empate ou uma vitória do Wolfsburgo na recepção de hoje aos ingleses do Portsmouth tornam-se indispensáveis para as esperanças minhotas.
"O Sp. Braga sempre quer ir mais à frente, mas é reconhecido que o grupo tem equipa de qualidade. Ainda assim, só por infelicidade não estamos já apurados", rematou Salvador.
Já Jorge Jesus respondeu com ironia quando questionado sobre o impacto de uma eliminação na Europa, após desaires nas taças de Portugal e da Liga: "O Sp. Braga até está habituado a vencer a Taça UEFA."
Mas Jesus não brincou quando falou nas possibilidades de a equipa passar à próxima fase. "Estamos convictos de que temos argumentos para derrotar o Heerenveen, sabendo que estamos dependentes do jogo do Wolfsburgo", disse o técnico, que parece conhecer bem o adversário de hoje: "É uma equipa muito forte em casa e que está a fazer um grande campeonato."
Na fase de grupos da Taça UEFA, o Sp. Braga venceu (3-0) os ingleses do Portsmouth, em casa, e perdeu, com golos sofridos nos descontos, com os italianos do AC Milan (0-1), fora, e diante dos alemães do Wolfsburgo (2-3), em casa.
APONTAMENTOS
MALAPATA NA UEFA
O Sp. Braga nunca conseguiu vencer um jogo fora na fase de grupos da Taça UEFA.
OUVIDO NA ALEMANHA
O Sp. Braga entra em campo às 19h45 de hoje e à mesma hora inicia-se o jogo entre Wolfsburgo e Portsmouth.
Sérgio Pereira Cardoso
Correio da Manhã
Sp. Braga quer ganhar e esperar para ver
«Queremos fazer o nosso papel, e o nosso papel é ganhar e depois esperar pelos resultados dos outros», disse o treinador do Sporting de Braga, a propósito do jogo que a equipa disputa hoje na Holanda, para a fase de grupos da Taça UEFA.
Diario Minho
Óquei de Braga perde no `nacional` de hóquei em patins 04-12-2008
O Hóquei Clube de Braga perdeu ontem a invencibilidade no `nacional` de hóquei em patins.
A jogar em casa, a formação de Rui Sérgio Teixeira não conseguiu ultrapassar o Benfica, perdendo por 5-2.
Ao intervalo, a formação lisboeta já seguia na frente (1-2).
Quanto às outras equipas minhotas, o Óquei de Barcelos recebeu e bateu o Oeiras por 4-3,
enquanto a Juventude de Viana, que também jogou em casa, empatou 3-3 com a Oliveirense.
Antena Minho
Contas de Jesus
LINO DEVESAS, enviado especial a Heerenveen (Holanda)
Para o Braga, não há muitas contas a fazer. Ganhar é o remédio, e mesmo assim é preciso esperar pela ajuda do Wolfsburgo de Ricardo Costa, que defronta hoje o Portsmouth. Ora, pode então concluir-se que a equipa portuguesa tem de fazer bem os trabalhos de casa vencendo o Heerenveen, podendo ainda aspirar a que, em caso de triunfo dos alemães face ao Portsmouth, um empate na Holanda seja suficiente.
São contas normais no futebol português, neste caso potenciadas pelo facto de a equipa de Jorge Jesus realizar hoje o último jogo na fase de grupos da Taça UEFA e, em caso de vitória, atingir os seis pontos, podendo apenas ser ultrapassada pelo Portsmouth, a quem restam dois jogos. Se a equipa inglesa vencer hoje na Alemanha e, na última jornada, em casa, o Heerenveen, juntaria seis pontos àquele conquistado frente ao Milan, ficando com um total de sete, mais um do que o máximo alcançável pelo Braga. Na prática, desde que os ingleses não ganhem ao Wolfsburgo, o Braga garantirá, em caso de vitória, o último dos três lugares de acesso à fase seguinte. A igualdade poderá servir aos arsenalistas, mas apenas numa situação de derrota do Portsmouth, o que, a acontecer, e mesmo perante uma vitória posterior sobre o Heerenveen, na derradeira ronda, impediria a equipa britânica de somar mais do que quatro pontos. Tantos quantos a equipa portuguesa, que beneficiaria do primeiro factor de desempate: a diferença entre os golos marcados e sofridos, excepção feita a uma goleada de 5-0 do Portsmouth na última ronda. Estas contas complicam-se com uma realidade que o Braga enfrentará hoje: o Heerenveen, o clube por onde passaram alguns dos melhores avançados da actualidade, não está fora da corrida, apenas lhe interessando a vitória neste jogo. Sem pontos, mas com dois jogos para realizar, a equipa holandesa mantém intactas as esperanças na permanência na prova, necessitando de superar os portugueses para se colocar em posição de discutir na derradeira ronda, em Inglaterra, a passagem à fase seguinte.
Heerenveen
Braga
Estádio Abe Lenstra
19h45
Sport TV 1
Árbitro Fritz Stuchlik (Áustria)
Assistentes Andreas Fellinger e Manuel Schuettengruber
Treinador
Trond Sollied
1 Steppe GR
4 Breuer LD
3 Bak Nielsen DC
5 Dingsdag DC
20 Popov LE
15 Svec MD
6 Vayrynem MO
17 Grindheim MO
8 Beerens AD
35 Sibon AV
10 Pranjic AE
25 Vandenbussche GR
2 Kopic DC
16 Jong-A-Pin LE
31 Smarason MO
13 Elyounoussi AV
30 Ghoochannejhad AV
12 Paulo Henrique AV
Treinador
Jorge Jesus
1 Eduardo GR
47 João Pereira LD
17 Frechaut DC
5 Moisés DC
6 Evaldo LE
88 Vandinho MD
30 Alan AD
22 Luis Aguiar MO
99 Matheus AE
19 Meyong AV
18 Rentería AV
24 Mário Felgueiras GR
44 Leon DC
13 Stélvio MD
7 Mossoró MO
21 César Peixoto MO
9 Paulo César AV
29 Linz AV
A figura do Braga
Moisés
Nunca um xerife foi tão importante
É imperioso não sofrer golos e dessa forma contribuir para um eventual sucesso da equipa nesta deslocação à Holanda, o que seria a primeira vez numa fase de grupos. E cabe ao "Xerife", como é conhecido no Brasil, manter a ordem junto à baliza de Eduardo. Com a colaboração dos companheiros de sector, naturalmente.
A figura do Heerenveen
Pranjic
Mais um produto "feito" avançado
O cartão-de-visita do esquerdino - gosta de surgir em diagonal na zona de finalização - é poderoso: marcou dez dos 27 golos que o Heerenveen conseguiu em 13 jogos. Veloz e tecnicamente evoluído, o croata foi o principal carrasco do Setúbal na pré-eliminatória da Taça UEFA. À atenção de João Pereira.
Orlando Sá no Chelsea para agradar a Scolari
MANUEL CASACA
Orlando Sá está desde segunda-feira no Chelsea, podendo assinar em breve pelo clube londrino, caso Luiz Felipe Scolari confirme pessoalmente as boas indicações que tem do jovem avançado do Braga. O promissor jogador, de 20 anos, esteve no banco na partida de domingo, contra o Nacional, e no dia seguinte viajou para Stamford Bridge, devidamente autorizado pela SAD bracarense, que tem em perspectiva em encaixe de vários milhares de euros com a transferência do número 11.
A viagem para Stamford Bridge foi mantida dentro do maior secretismo, numa operação conduzida pelo presidente da SAD do Braga, António Salvador, e pelo empresário do avançado, o agente FIFA Jorge Mendes.
Orlando Sá irá manter-se em Inglaterra durante mais alguns dias, podendo depois assinar o contrato com o Chelsea. Em cima da mesa está ainda a possibilidade de o jogador ficar definitivamente ou continuar no Braga a título de empréstimo. Pormenores que serão acertados depois de Orlando Sá confirmar a Scolari as boas indicações que deixou há algum tempo nas camadas jovens. A última delas no passado dia 18, ao apontar os três golos, todos de cabeça, da Selecção Sub-21 no jogo particular contra a Espanha, que terminou com a vitória de Portugal por 4-1. Tapado no Braga pela maior experiência dos internacionais Meyong, Rentería e Linz, Orlando Sá ainda não se estreou pelo Braga na presente temporada. Poderá até nem chegar a fazê-lo.
De Huntelaar a Van Nistelrooy
LINO DEVESAS
De Van Nistelrooy a Klaas-Jan Huntelaar, sem esquecer o brasileiro Afonso Alves, para juntar três nomes de pontas-de-lança de elevada qualidade que passaram pelo SC Heerenveen. Enquanto Nistelrooy saltou do Heerenveen para o PSV Eindhoven e de seguida para o Manchester United, antes de se quedar pelo Real Madrid, Huntelaar passou pelo Ajax antes de assinar pelo colosso de Madrid, vendido pelo clube de Amesterdão por 27 milhões de euros. Já no que diz respeito ao brasileiro, contratado ao Malmoe, da Suécia, por 4,5 milhões de euros, rendeu ao clube 19 milhões de euros na transferência para o Middlesbrough. Numa cidade pequena, de cerca de 30 mil habitantes, fundada em 1551 no Norte da Holanda, recheada de lagos e rasgada por vários canais, onde no Inverno as planícies de verde ficam inúmeras vezes vestidas de branco, a paixão pelo futebol é real, conforme se pode atestar pela afluência perspectivada para o Abe Lenstra Stadion, num volume acima dos 20 mil espectadores para um lotação de 26 800 lugares. O interesse dos locais na arte do pontapé na bola, apesar da concorrência das provas de patinagem de velocidade, permitiu a passagem por estas bandas de atletas com a qualidade do dinamarquês Tomasson, do sueco Marcus Allback (duas épocas, saiu para o Aston Villa) e do grego Georgios Samaras (quatro temporadas, mudou-se para o Manchester City). O chorudo negócio Afonso Alves levou os holandeses a investirem três milhões de euros na aquisição do brasileiro Paulo Henrique, na época passada, e agora de Lázaro e Pedro Breda, também formados no Atlético Mineiro.
Braga superior ao Setúbal
O norueguês Trond Sollied, treinador do Heerenveen, sustenta que, "quando um jogo começa, existem 50% de probabilidades para cada equipa, depois depende da inspiração de um ou outro jogador e da sorte", explicou, enquanto considerava o embate "uma final para as duas equipas". Trond Sollied considerou o Braga um "pouco melhor que o Setúbal", equipa que o Heerenveen eliminou já nesta edição da Taça UEFA.
São onze as nacionalidades
A globalização também se vive no futebol, por muito que se fale da aposta na formação. Inclusive a holandesa, que é muito citada. O Heerenveen, por exemplo, possui jogadores de 11 nacionalidades diferentes. Num plantel de 25 atletas são apenas nove os holandeses, ou seja, pouco mais de um terço. Do Brasil (3), Noruega (2), República Checa (2), Haiti (2), Bélgica (2) e Dinamarca, Macedónia e Finlândia, Croácia e Costa do Marfim (1) chegam os restantes atletas que completam o rol. No Braga, a diferença não é muita: Portugal, Brasil, Peru, Uruguai, Polónia, Áustria, Colômbia e Argentina têm representantes.
O Jogo
Beijinhos a César e ironia sobre a UEFA
Antes de viajar para Heerenveen, Jorge Jesus falou com os jornalistas no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, sobre alguns temas de actualidade do Braga, mostrando bastante irritação quando colocado perante a eventualidade de uma derrota hoje colocar a equipa bracarense fora da UEFA e, por inerência, a época ser considerada um fracasso. Isto quando no início da temporada os objectivos apontavam para a conquista de um troféu, a Taça de Portugal Millennium, a Carlsberg Cup ou a Taça UEFA. Jorge Jesus respondeu com ironia. "Eh, eh... o Braga está habituado a ganhar a Taça UEFA...", atirou. A irritação de Jorge Jesus prosseguiu quando lhe perguntaram se tinha havido algum desentendimento com César Peixoto, por ter começado no banco contra o Nacional. O técnico bracarense negou o incidente, sustentando, em tom irónico, que o que se passou foi uma troca de carinhos. entre os dois. "Dei-lhe dois beijinhos e ele deu-me outros dois", argumentou ainda no aeroporto. À tarde, já na Holanda, e quando confrontado novamente com a questão, Jorge Jesus voltou a negar qualquer divergência com o mais recente internacional "A" português. Num sinal de que as relações entre treinador e jogador não tinham sofrido qualquer abalo, César Peixoto acompanhou Jesus na conferência de Imprensa, negando também ele qualquer discussão. "Não se passou rigorosamente nada. Nunca questionei e nunca questionarei qualquer opção dos treinadores, ainda por cima tratando-se de um treinador que tem apostado em mim", recordou o esquerdino.
Traídos com o Wolfsburgo pela mentalidade ganhadora
Jorge Jesus confia na vitória contra o Heerenveen, até porque "os três jogos que o Braga já realizou foram de grande qualidade", apesar de ter conseguido só uma vitória e sofrido duas derrotas. "Uma equipa que joga como o Braga jogou em Milão possui mentalidade ganhadora. Contra o Wolfsburgo, quando estávamos empatados [2-2], os jogadores quiseram ganhar por achar que o empate não dava garantias de apuramento. Na prática, fizeram mal, mas possuem essa mentalidade, e tive de os perdoar", assinalou.
Salvador quer repetir êxito das últimas épocas
António Salvador, presidente da SAD do Braga, confia na qualidade dos profissionais bracarenses e, por inerência, acredita no êxito em Heerenveen. "Acredito eu, e acredita a equipa", sustentou, enquanto sublinhava que o Braga "tem de ter uma vitória forçosamente" se se quiser colocar em condições de "passar a fase de grupos". "Este era o objectivo, mas, como nas duas últimas épocas passamos à fase seguinte, este ano também queremos esse sucesso", assinalou, ao mesmo tempo que enaltecia as exibições arsenalistas na prova. "O Braga tem-se batido bem e só por infelicidade não venceu mais." A conquista de um título (nacional), o objectivo na época passada, pode fazer deste o jogo do ano para a equipa portuguesa, mas António Salvador desdramatiza. "Encaramos este jogo com normalidade e a vontade de vencer inerente a todos os outros." O líder arsenalista esteve sempre perto da equipa, tendo inclusive assistido à conferência de Imprensa do técnico Jorge Jesus e ao treino de adaptação ao relvado e à luz artificial, o que fez sempre acompanhado pelo manager Carlos Freitas.
Empresários presentes
Os empresários Jorge Baidek e Gaspar Freire integram-se na comitiva, assim como outras personalidades, como Palmira Maciel, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, e Marcelino Pires, antigo governador civil de Braga.
Linz negoceia saída
JORGE FONSECA
A presença do empresário Jorge Baidek na comitiva minhota deriva de um convite formulado por António Salvador ao empresário que está encarregado de negociar Roland Linz para o estrangeiro na reabertura do mercado. As conversações duram há algum tempo - pouco depois de o internacional austríaco ter pedido para sair em Janeiro -, tendo sido encontrada uma alternativa no campeonato da Arábia Saudita. O nome do clube permanece em segredo, mas Baidek já deu conta a Linz dos valores que passará a auferir caso aceite viajar até ao Médio Oriente, assim como a SAD minhota já informou o empresário brasileiro dos valores que exigirá caso ele venha a ser cedido via empréstimo ou a título definitivo. Caminha para uma resolução a contento das partes a crise que nasceu com a saída do jogador frente ao Leixões, na terceira jornada da Liga Sagres. Com Meyong na crista da onda em matéria de concretização e Renteria como escolha de Jorge Jesus para completar o ataque, a paciência de Roland Linz esgotou-se, e a opção pela saída o mais rapidamente possível foi entendida como a melhor.
Filipe deve ficar de fora
O lateral-direito Filipe Oliveira deve ser o preterido entre os 19 atletas que Jesus trouxe para a Holanda. Com Moisés, César Peixoto e Matheus disponíveis, tudo aponta para que o ex-leixonense seja o preterido. Do lado dos holandeses, o técnico Trond Sollied não pode contar com Kalou, avançado da Costa do Marfim contratado pelo Heerenveen, porque este se encontra lesionado.
O Jogo
Meyong confere optimismo aos bracarenses
O ponta-de-lança Albert Meyong, do Sporting de Braga, outrora companheiro de ataque de Samuel Eto'o na selecção dos Camarões, é um dos melhores marcadores da Taça UEFA e espera que a formação "arsenalista" consiga vencer no terreno do SC Heerenveen, esta quinta-feira, para assim garantir a passagem aos 16 avos-de-final. : "Sou ponta-de-lança e naturalmente adoro marcar golos", afirmou.
Melhores marcadores
Depois de ter apontado um "hat-trick" diante do FC Artmedia Petržalka, na primeira eliminatória, o atacante de 28 anos bisou na derrota caseira da passada semana, por 3-2, frente ao VfL Wolfsburg e encontra-se na liderança dos melhores marcadores da prova, juntamente com Vágner Love (PFC CSKA Moskva) e Mario Gómez (VfB Stuttgart), todos com cinco golos apontados. Esse desaire diante do conjunto onde actua o central português Ricardo Costa deixou a formação comandada por Jorge Jesus numa posição algo precária antes de disputar o seu último encontro no Grupo E, na Holanda, frente ao Heerenveen, mas a presença de Meyong conferirá, certamente, algum optimismo aos bracarenses.
Época turbulenta
Rápido, ágil e mortífero. É assim o ponta-de-lança camaronês, que colocou para trás das costas uma turbulenta temporada de 2007/08 para se afirmar no ataque do Braga. "Sou ponta-de-lança e naturalmente adoro marcar golos", explicou o jogador, dez vezes internacional pelo seu país. "Por isso quero marcar o maior número de golos que conseguir". Para além dos tentos apontados na Taça UEFA, Meyong soma mais cinco em dez jogos realizados na presente edição da Liga portuguesa.
Afirmação em Setúbal
Descoberto pelos italianos do Ravenna Calcio em 1998/99, quando tinha apenas 17 anos, Meyong chegou a Portugal pela mão do Vitória de Setúbal, onde se afirmou como goleador graças aos 53 golos marcados em 150 jogos, ao longo de cinco temporadas e meia com a camisola da formação sadina. Rumou depois ao Belenenses, onde se sagrou melhor marcador do campeonato português em 2005/06, ajudando o clube do Restelo a evitar a descida de divisão, antes de se mudar para Espanha e representar o Levante UD.
Maré baixa em Espanha
Contudo, em Espanha as coisas não correram tão bem como em Portugal. Teve apenas um remate certeiro em 11 jogos disputados pela equipa principal e, na segunda época no clube, acabou por ser emprestado ao Albacete Balompié e, depois, ao Belensenses. Foi no Restelo que apontou o seu único golo na temporada passada, numa aparição que iria acabar por custar caro à formação lisboeta.
Seis pontos deduzidos
O Belenenses viu serem-lhe deduzidos seis pontos na tabela classificativa, uma vez que Meyong havia já jogado por dois clubes essa época – Levante e Albacete. Mas, independentemente da notoriedade extra que essa situação lhe trouxe, o avançado camaronês, com os dez golos já apontados esta época com a camisola do Braga, está mais uma vez a mostrar que quer ser falado pelo que faz dentro do relvado. "Temos uma equipa forte, com muitas soluções para o ataque. Jogamos sempre para ganhar todos os encontros que disputamos", rematou.
UEFA
Jesus espera dificuldades
Treinador do Sporting de Braga espera dificuldades para o jogo desta noite na Holanda, mas diz que a equipa está preparada para jogar pela vitória.
Antena Minho
Futuro do Sp. Braga na Europa decide-se hoje em Heerenveen
Como seria o jogo de hoje, entre Sp. Braga e Heerenveen, se os minhotos tivessem ganho ao Wolsfburgo na última jornada? O estado de espírito de Jorge Jesus seria o mesmo? As dúvidas vão permanecer sem resposta. Mas a verdade é que o desaire com os alemães está a condicionar o discurso do treinador para a visita à Holanda. A depender de um triunfo ou um empate do Wolfsburgo (na recepção ao Portsmouth), é com ironia que Jesus comenta a possibilidade de o Sp. Braga ser afastado. "O que faremos se a vitória não for suficiente? Até parece que o Sp. Braga está habituado a ganhar a Taça UEFA...", atira.
Jorge Jesus lembra o "grande valor de todas as formações do Grupo E" para desvalorizar uma eventual despedida dos minhotos. Nada que contrarie a sua total confiança na vitória. E pouco importa que o triunfo represente o primeiro fora de casa numa fase de grupos. "O Sp. Braga tem capacidade para ganhar este jogo, perante uma boa equipa que, em casa, é muito forte", assume, dizendo que os holandeses são "uma equipa muito ofensiva diante do seu público e a prova é o 5-2 que aplicaram ao Setúbal, na primeira eliminatória".
António Salvador, o presidente do clube, também está optimista. Não lhe passa pela cabeça uma conjugação "astral" desfavorável: "Confiamos na obtenção de um bom resultado, que terá de ser a vitória, e esperamos que quem nos derrotou a semana passada nos ajude. A nossa equipa tem muito querer. Só por infelicidade é que o Sp. Braga não sairá desta jornada apurado."
O único problema na equipa bracarense é a lesão (luxação num ombro) de Rodriguez. Tudo indica que Frechaut seja o escolhido para actuar no lugar do peruano, acompanhando Moisés no eixo da defesa.
Entre os holandeses, ainda a zero, depois das goleadas que sofreram frente ao Milan e ao Wolfsburgo, as cautelas são muitas. Por isso, o treinador do Heerenveen (Trond Sollied) fala em "grandes dificuldades". "O Sp. Braga é mais forte que o Setúbal", considerou, lembrando-se do adversário português que já deixou pelo caminho e revelando que a equipa vai tentar "superar-se para dar a melhor resposta e ganhar". O médio Mika Vayrynen reforça a ideia: "Vamos querer estar ao melhor nível para seguirmos em frente."
Em matéria de experiência europeia, o Heerenveen tem alguma vantagem. Já esteve na Liga dos Campeões, por uma única vez, em 2000/2001 (proeza que o Sp. Braga nunca atingiu) e joga pela quarta vez numa fase de grupos da Taça UEFA. Mais: nos últimos dez anos, participou sempre em provas europeias. Já os bracarenses conseguiram, uma única vez, em 2006/2007, atingir os oitavos-de-final da prova.
PUBLICO
Sporting de Braga pode apurar-se já hoje
O Sporting de Braga pode garantir hoje a qualificação para os 16-avos-de-final da Taça UEFA de futebol, mas para isso acontecer é necessário ganhar na Holanda ao Heerenveen, o clube com pior percurso no grupo B da competição.
O apuramento da equipa de Jorge Jesus, a uma jornada do fim da fase de grupos, só não se concretizará se na Alemanha o Wolfsburgo perder com o Portsmouth, de Inglaterra. Uma vitória dos alemães ou o empate são os resultados que interessam aos minhotos.
Mesmo sendo consensual que o Heerenveen é uma equipa mais fraca, o Sporting de Braga terá de contrariar um historial desfavorável na Taça UEFA, já que em três anos de presença na fase de grupos (sempre, desde 2006/2007) nunca ganhou fora de casa.
A última derrota foi já esta época, perante o AC Milan, mas na Itália os "arsenalistas" estiveram muito bem, perdendo pela diferença mínima (0-1) um jogo que sempre disputaram.
Em casa, ganharam claramente ao Portsmouth e perderam tangencialmente, com alguma infelicidade, com o Wolfsburgo, demonstrando capacidade para discutir o apuramento com todos os opositores.
Com três equipas a seguirem em frente, apenas o AC Milan (hoje de folga) já está apurado, mas para os restantes dois lugares tudo está ainda em aberto.
Com os milaneses já apurados com sete pontos, o Sporting de Braga poderá ficar com seis, tantos quantos tem o Wolfsburgo, e ainda poderá ser ultrapassado por Portsmouth, com um ponto, e igualado pelo Heerenveen, que ainda não pontuou, sendo que as duas equipas têm um jogo a menos.
A ausência do defesa central peruano Alberto Rodriguez é o destaque na equipa do Sporting de Braga para Heerenveen. Rodriguez lesionou-se, de novo, no ombro esquerdo na parte final do encontro do último domingo, frente ao Nacional da Madeira (1-0), onde foi substituído, e vai manter-se afastado dos eleitos de Jorge Jesus durante os próximos confrontos.
LUSA
Benfica desfez invencibilidade do HC Braga
O HC Braga perdeu, ontem, a invencibilidade no campeonato de hóquei em patins da I Divisão ao sair derrotado do jogo com o Benfica, em que perdeu por 5-2.
Diario Minho
Resultados (Hoquei)
12ª jornada
Valongo 3-2 Gulpilhares
Carvalhos 3-8 FC Porto
Barcelos 4-3 Oeiras
HA Cambra 3-1 Porto Santo SAD
Nortecoope 5-3 Candelária
HC Braga SAD 2-5 Benfica
Juventude de Viana 3-3 Oliveirense
Classificação
J V E D GM-GS P
1º FC PORTO 12 9 3 0 57-25 30
2º J. Viana 12 8 2 2 55-31 26
3º Benfica 12 8 1 3 53-24 25
4º Oliveirense 12 6 5 1 32-23 23
5º HC Braga SAD 12 4 7 1 33-26 19
6º Porto Santo SAD 12 4 5 3 25-21 17
7º Barcelos 12 5 2 5 22-31 17
8º Nortecoope 12 4 4 4 34-38 16
9º Oeiras 12 4 1 7 35-36 13
10º Gulpilhares 12 3 3 6 26-34 12
11º Candelária 11 4 0 7 29-32 12
12º Cambra 11 3 2 6 20-32 11
13º Valongo 12 3 0 9 31-52 9
14º Carvalhos 12 0 1 11 20-68 1
PRÓXIMA JORNADA 13ª jornada
sábado 6/12
Gulpilhares-Carvalhos (18h00); FC Porto-Barcelos (18h00); Oeiras-Cambra (18h00); Porto Santo SAD-Nortecoope (21h00); Candelária-HC Braga SAD (21h00); Benfica-J. Viana (17h30); Oliveirense-Valongo (18h00)
O Jogo
Sp. Braga, tudo ou nada?
(http://www.maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/12792280/200)
O Sp. Braga está na Holanda e joga esta quinta-feira, frente ao Heerenveen, a sua última partida da fase de grupos da Taça UEFA. Está tudo em aberto e tudo pode ficar resolvido hoje, ou ser adiado para a última ronda.
Uma vitória esta noite podia garantir desde já o apuramento, caso o Portsmouth não vença o Wolfsburgo no outro jogo do dia. Ainda que não o faça, mantém muito boas perspectivas de qualificação, dependendo dos resultados da última ronda, em que a equipa de Jorge Jesus descansa. Uma derrota, por outro lado, acabaria com as hipóteses minhotas desde já.
Jogos desta quinta-feira:
Grupo E
Wolfsburgo-Portsmouth, 19:45
Heerenveen-Sp. Braga, 19:45
Grupo F
Aston Villa-Zilina, 19:45
Slávia Praga-Hamburgo, 19:45
Grupo G
FC Copenhaga-Rosenborg, 19:45
Valência-Club Brugge, 19:45
Grupo H
Nancy-CSKA Moscovo, 19:45
Lech Poznan-D. Corunha, 19:45
MAIS FUTEBOL
Jorge Jesus confiante na vitória na Holanda
Braga tem capacidade para ganhar o jogo
Jorge Jesus e António Salvador, respectivamente treinador e presidente, são o espelho da confiança num triunfo na Holanda.
À partida para a Holanda, o técnico do Sporting de Braga, Jorge Jesus, manifestou confiança, afirmando que a turma «arsenalista» tem capacidades para assegurar um triunfo no reduto do Herenveen: 'O Braga tem capacidade para ganhar o jogo, perante uma boa equipa que em casa é normalmente muito forte',
Questionado sobre a possibilidade da equipa ser eliminada da Taça UEFA lembrou o valor de todas as formações do grupo e ironizou: 'O Sporting de Braga até está habituado a ganhar a Taça UEFA...',
Entretanto, já à chegada à Holanda, António Salvador manifestou confiança na qualificação e apelou ao apoio da massa associativa da equipa minhota: 'Confiamos na obtenção de um bom resultado que terá de ser uma vitória e esperamos que quem nos derrotou a semana passada nos ajude hoje. A nossa equipa tem muito querer. De certeza que vamos passar', disse.
Salvador acrescentou, ainda, que 'só por infelicidade é que o Braga não está já apurado', O Sporting de Braga precisa de vencer, a fim de acalentar esperanças de apuramento para a fase seguinte da UEFA.A partida está agendada para hoje (19h45).
Holanda. O Braga joga «cartada» decisiva diante do Herenveen e Jorge Jesus está confiante
O NORTE DESPORTIVO
Sejam guerreiros!
Só vitória interessa ao Sp. Braga. Jorge Jesus espera uma ajuda dos alemães do Wolfsburgo. Minhotos nunca venceram fora na fase de grupos da Taça UEFA.
Não há duas alternativas para o Sp. Braga carimbar o passaporte rumo aos 16 avos-de-final da Taça de UEFA. A equipa de Jorge Jesus tem necessariamente que vencer hoje o Heerenveen e esperar que o Wolfsburgo não perca na recepção, também esta noite, aos ingleses do Portsmouth.
A equipa provável do Sp. Braga é a seguinte: Eduardo; João Pereira, Frechaut, Moisés e Evaldo; Vandinho; Alan, Luis Aguiar e Matheus; Renteria e Meyong.
A BOLA
FFHS: Sporting no «top 20» mundial, Benfica abaixo dos 100
O Barcelona é o líder do «ranking» mundial de clubes elaborado pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística) e actualizado mensalmente. O Sporting é ainda o melhor português, tendo subido em Novembro, para o 19º lugar.
Seguem-se F.C. Porto e depois Sp. Braga. O Benfica surge como quarto clube português, abaixo do «top 100»: os «encarnados» ocupam o 120º lugar.
O «ranking» da IFFHS tem em conta os resultados nos últimos doze meses.
Ranking IFFHS (actualização de Dezembro):
1 (1) Barcelona (Espanha)
2 (3) Manchester United (Inglaterra)
2 (1)) Liverpool (Inglaterra)
4 (6) Bayern (Alemanha)
5 (5) Boca Juniors (Argentina)
6 (4) Chelsea (Inglaterra)
7 (9) Lyon (França)
8 (10) Arsenal (Inglaterra)
9 (11) Roma (Itália)
10 (14) Estudiantes (Argentina)
19 (22) Sporting (Portugal)
50 (53) F.C. Porto (Portugal)
67 (59) Sp. Braga (Portugal)
120 (96) Benfica (Portugal).
MAIS FUTEBOL
Convocados
Moisés e Rentería regressam
Jorge Jesus divulgou a lista de convocados dos dezanove jogadores e sublinha os regressos de Moisés e Rentería. Os dois jogadores tinham ficado de fora da recepção ao Nacional, no domingo passado, ambos por lesão, mas recuperaram e foram chamados pelo treinador.
Lista de convocados: Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras; Defesas: João Pereira, Filipe Oliveira, Moisés, André Leone e Evaldo; Médios: Stélvio, Frechaut, Vandinho, Mossoró, Luís Aguiar, César Peixoto, Alan e Matheus; Avançados: Paulo César, Renteria, Linz e Meyong.
O Norte Desportivo
Sporting é o 19º. do "ranking" da IFFHS
O Barcelona continua a liderar o "ranking" mundial de clubes elaborado pela Federação Internacional de História e Estatística hoje publicado. O Sporting é o clube português melhor classificado, tendo subido em Novembro, para o 19º. lugar. Seguem-se FC Porto (50º.), Braga (67º.) e Benfica (120º.). "RANKING" IFFHS: 1. Barcelona (Espanha); 2. Manchester United (Inglaterra); 3. Liverpool (Inglaterra); 4. Bayern Munique (Alemanha); 5. Boca Juniors (Argentina); 6. Chelsea (Inglaterra); 7. Lyon (França); 8. Arsenal (Inglaterra); 9. Roma (Itália); 10. Estudiantes (Argentina).
O Jogo
Salvador: «Não há vendas nem compras»
PRESIDENTE NEGA SAÍDA DE LINZ
António Salvador, presidente do Sp. Braga, negou que Linz vá deixar o Sp. Braga em Janeiro para reforçar um clube da Arábia.
"O Braga não vai vender nem comprar ninguém. É com estes jogadores que vamos atingir os objectivos propostos para esta temporada", referiu o presidente dos bracarenses à Antena 1.
António Salvador confirmou, por outro lado, que Orlando Sá teve autorização na segunda-feira para treinar no Chelsea.
Record
Sporting goleia rivais no ranking da IFFHS
BENFICA DE FORA DO TOP 100
O Sporting é o clube português melhor colocado no ranking de clubes da Federação Internacional de História e Estatística (IFFHS), que é liderado pelo espanhol Barcelona.
Além do clube leonino, que subiu, em Novembro, para a 19ª posição, também o Futebol Clube do Porto e Sporting de Braga figuram no top 100, em 50º e 67º lugares, respectivamente.
Já o Benfica desceu várias posições, ocupado agora o 120º lugar.
A classificação por pontos da IFFHS é actualizada mensalmente, tendo em conta os resultados dos últimos doze meses.
Ranking IFFHS:
1.º (1) Barcelona (Espanha)
2.º (3) Manchester United (Inglaterra)
(1) Liverpool (Inglaterra)
4.º (6) Bayern Munique (Alemanha)
5.º (5) Boca Juniors (Argentina)
6.º (4) Chelsea (Inglaterra)
7.º (9) Lyon (França)
8.º (10) Arsenal (Inglaterra)
9.º (11) Roma (Itália)
10.º (14) Estudiantes (Argentina)
(...)
19.º (22) Sporting (Portugal)
50.º (53) FC Porto (Portugal)
67.º (59) Sporting Braga (Portugal)
120.º (96) Benfica (Portugal)
Record
Orlando Sá no Chelsea B
O avançado do Sporting de Braga foi autorizado a treinar à experiência no Chelsea B.
Orlando Sá de apenas 20 anos não tem passado despercebido aos grandes clubes ingleses.
Depois de uma exibição de luxo nos sub-21 diante da Espanha, onde marcou três golos, e de aparições fugazes na equipa principal do Sporting de Braga, o jovem avançado teve agora uma oportunidade de se treinar à experiência no Chelsea B de Inglaterra.
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, em declarações à Antena 1, confirmou a autorização do clube bracarense: "O Orlando Sá está em Inglaterra devidamente autorizado. Tem ouvidos conversas com o seu representante para esta situação".
Outro jogador que também é cobiçado no plantel do Sp Braga é Roland Linz. Ao que consta, têm surgido propostas de clubes árabes para a contratação do avançado austríaco.
No entanto, o dirigente bracarense mostrou-se irredutível quanto à sua saída do plantel.
RTP
«Sp. Braga não vai vender jogadores» - António Salvador
O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, confirmou que o clube minhoto não vai vender nem comprar jogadores na reabertura de mercado de transferências em Janeiro e mostrou-se «confiante» no apuramento da equipa minhota para os 16-avos-de-final da Taça UEFA.
Antonio Salvador confirmou que o jovem avançado Orlando Sá está em Londres a prestar provas no Chelsea, sublinhando que a situação do internacional sub-21 será discutida após o seu regresso no final da semana: «Há algum tempo que o seu representante está para o levar lá e foi devidamente autorizado pela SAD a deslocar-se, na segunda-feira, a Inglaterra onde está bem. Regressa a Braga ainda esta semana e depois vamos conversar sobre o assunto.»
Sobre o interesse de clubes da Arábia Saudita no avançado austríaco, Roland Linz, o líder do clube minhoto sublinha que «o Sp. Braga não vai vender ninguém e também não vai buscar ninguém ao mercado». «É com estes profissionais que a equipa vai terminar a época e atingir os objectivos que estão ao nosso alcance», vincou.
Em relação ao jogo de hoje com o Heerenveen, a contar para a fase de grupos da Taça, Salvador mostrou-se «confiante» na vitória e no apuramento para os 16-avos da competição europeia: «Sabendo do valor do adversário e confiando no valor dos jogador do Sp. Braga, estamos confiantes numa vitória e que a conjugação de resultados irá dar o apuramento ao Sp. Braga. Estou confiante que a passagem à fase seguinte será uma realidade.»
A BOLA
Neve espera Sp. Braga
RELVADO DO HEERENVEEN COM CAMADA BRANCA
A duas horas do início do Heerenveen-Sp. Braga estão três graus negativos e continua a cair uma neve fraca. O relvado está em bom estado mas este não estará propriamente fácil e neste momento está coberto de neve.
O frio pode ser mais um obstáculo para um Sp. Braga que mesmo vencendo não fica automaticamente apurado para a fase seguinte, pois se o Portsmouth vencer em Wolfsburgo terá a possibilidade de passar caso na última ronda, de que o Sp. Braga está isento, vença o Heerenven.
O ideal para os bracarenses passa por uma vitória hoje e pela derrota ou empate dos ingleses. No caso de empate do S. Braga e também dos pompies, o Portmouth terá de vencer os holandeses enquanto estes só vencendo por 8-0 garantem o apuramento.
RECORD
Orlando Sá em Londres a pedido do Chelsea
Orlando Sá, jovem avançado dos quadros do Sp. Braga, está em Londres a pedido do Chelsea. O clube londrino quis observar «in loco» o avançado que marcou um «hat-trick» pela selecção nacional de sub-21, frente à congénere de Espanha. A Gestifute, empresa do agente Jorge Mendes, está a mediar as conversações entre as partes.
António Salvador, presidente do Sp. Braga, confirmou que a SAD autorizou o jogador a viajar para Inglaterra no início da semana. Orlando Sá vai continuar em Londres até ao final desta semana, enquanto se discutem as bases de um acordo para vincular o jogador de 20 anos ao Chelsea de Luiz Felipe Scolari.
Os «blues» contam com vários jogadores portugueses. Hilário, Paulo Ferreira, Bosingwa, Ricardo Carvalho e Deco jogam na equipa principal, enquanto Ricardo Fernandes e Fábio Ferreira (recrutados ao Sporting em 2005) alinham pelas reservas, espaço onde Orlando Sá poderá ser integrado.
Aliu Djaló, jovem guineense que representou o Boavista, chegou a Inglaterra com o cunho de Bobó e está na Academia do Chelsea. O médio ofensivo de 16 anos, conhecido como Kaby, já foi chamado à selecção sub-16 de Portugal. Fábio Paim, por outro lado, estava nas reservas do Chelsea mas voltou a Portugal esta semana, procurando novo rumo para o seu futuro.
MAIS FUTEBOL
HEERENVEEN-SP. BRAGA, 1-2 (Sibon 19'; Rentería 35' e Luís Aguiar 56')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
21:38 - Termina a partida.
90'+4 - Paulo César podia ter acabado com o jogo, mas isolado, acertou no guarda-redes contrário.
90'+3 - Eduardo volta a brilhar, agora a suster, com as pernas, um remate de Samarason a pouco metros da baliza.
Vão jogar-se mais 4 minutos
89' - Dois cantos consecutivos para os holandeses. A defesa minhota resolve.
88' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Sai Meyong para a entrada de FRECHAUT.
86' - Eduardo segura a vantagem, com uma defesa espectacular, a remate, de cabeça, de Samarason.
80' - SUBSTITUIÇÃO no HEERENVEN. Sai Sibon e entra ELYOUNOUSSI.
79' - O internacional colombiano demorou tanto tempo a abandonar o campo que acabou por ver o CARTÃO AMARELO:
78' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Rentería cede o seu lugar a PAULO CÉSAR.
Com o Wolfsburgo a fazer o 3-2 sobre o Portsmouth, o Sp. Braga está cada vez mais perto da qualificação para a fase seguinte. Resta, desta vez, não sofrer golos no período de compensação...
75' - Remate fraco de Samarason, à figura de Eduardo.
70' - SUBSTITUIÇÃO no HEERENVEEN. Entra SAMARASON para o lugar do lesionado Pranjic
68' - Grande oportunidade para Paulo Henrique. Bem solicitado por um companheiro, fugiu à marcação e rematou ao lado, com Eduardo já batido.
63' - Livre de César Peixoto que o guardião holandês agarra sem dificuldades.
60' - Rentería teve nos pés uma excelente ocasião para fazer o 3-1, mas deixou-se antecipar por um defesa contrário. Ainda assim, ganhou um pontapé de canto.
56' - GOLO DO SP. BRAGA... LUÍS AGUIAR, na transformação notável de um livre directo.
55' - CARTÃO AMARELO para SVED por falta cometida sobre Luís Aguiar.
54' - Remate de Rentería, de fora da área, para defesa fácil do "keeper" contrário.
53' - Lance duvidoso na área holandesa, com César Peixoto a aparecer caído. O juiz não assinalou penálti, mas antes deslocação de Rentería. Os minhotos protestaram.
52' - Grindheim volta a estar em destaque, agora ao rematar, em jeito, ligeiramente acima da trave.
51' - Lance perigoso para o Heerenveen, com Grindheim, após remate de Sibon, a cometer falta sobre Eduardo.
48' - Leone faz falta em zona perigosa. Livre directo para a equipa da casa. Sibon "enche o pé" mas, desta vez, atira por cima.
47' - Livre directo de Luís Aguiar, com a bola a passar muito longe do alvo.
20:49 - Começa a segunda parte.
20:34 - Intervalo
Vão jogar-se 4 minutos de compensação.
42' - Na primeira intervenção, César Peixoto quase faz o 2-1, obrigando o guardião contrário a defender para canto. Isto, depois de bom lance individual de Alan, na direita.
41' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. CÉSAR PEIXOTO rende o lesionado Matheus.
39' - Canto para os holandeses, com a defesa de Braga a resolver sem dificuldades.
35' - GOLO DO SP. BRAGA... RENTERÍA. Jogada de Meyong, no lado esquerdo do ataque minhoto, com cruzamento milimétrico para a entrada vitoriosa, de cabeça, do avançado colombiano.
33' - Paulo Henrique, de cabeça, leva a melhor sobre João Pereira e cabeceia para defesa de Eduardo.
28' - Substitução forçada no Heerenveen. Sai Vavrynen, de maca, entra PAULO HENRIQUE.
25' - Responde o Sp.Braga. Matheus acerta no poste!
19' - GOLO DO HEERENVEEN... SIBON. Livre directo executado de forma superior, levando a bola a entrar sem que Eduardo conseguisse reagir.
18' - Falta de Luís Aguiar perto da área bracarense.
15' - Beerens, bem desmarcado por Pranjic, entra na área e "dispara" ao lado.
14' - Excelente ocasião para o conjunto português. Rentería tira da frente o seu marcador directo e, já na grande área, descaído para a direita, atira para defesa de Steppe.
14' - Primeiro canto da partida, a favorecer os bracarenses. O lance acaba com um remate frouxo à rede holandesa.
Jogo sem oportunidades de golo até ao momento, mas com ambas as equipas à procura da vantagem. Percebe-se, pela disposição dos jogadores, que há intenção de atacar.
3' - Falta violenta de Breuer sobre Matheus. De forma incrível, o árbitro só assinala falta quando, no mínimo, devia ter exibido o cartão amarelo.
19:45 - Arranca a partida. Sai a equipa da casa.
------------------------------------------
Taça UEFA, Grupo E
Estádio Abe Lenstra, em Heerenveen
Hora: 19.45
Árbitro: Fritz Stuchlik (Áustria)
(Equipas oficiais)
HEERENVEEN
Steppe, Breuer, Nielsen, Digsdag, Popov, Vavrynen, Svec, Grindheim, Pranjic, Beerens e Sibon.
Suplentes: Vandenbussche, Kopic, Paulo Henrique, Elyounoussi, Jong-a-Pin, Janmaat e Samarason.
Treinador: Trond Sollied
SP. BRAGA
Eduardo, João Pereira, Moisés, Leone, Evaldo; Vandinho, Alan, Luís Aguiar, Matheus; Rentería e Meyong.
Suplentes: Mário Felgueiras, Paulo César, Mossoró, Stélvio, Frechaut, César Peixoto e Linz.
Treinador: Jorge Jesus
Jorge Jesus: «Estamos a fazer prova espectacular»
TÉCNICO RADIANTE COM A QUALIFICAÇÃO MINHOTA
Pouco depois de ver a sua equipa ganhar na Holanda (2-1) e assegurar a qualificação para os 16-avos-de-final da Taça UEFA, Jorge Jesus surgiu bastante contente aos microfones da Sport Tv, não poupando elogios aos seus pupilos.
"Claro que é justo o apuramento. Pela grande qualidade que mostrámos neste grupo. É preciso não esquecer que tínhamos uma equipa italiana, outra inglesa, uma alemã e ainda uma holandesa. Só faltou um opositor espanhol para os principais campeonatos estarem aqui todos representados", começou por dizer no "flash interview".
"Mostrámos muito caractér, mas também qualidade técnica e táctica, pois começámos a perder e soubemos dar a volta. Nos últimos minutos, é verdade, optámos por actuar em contra-ataque, mas tínhamos de jogar dessa forma, até porque sabíamos o resultado do jogo da Alemanha", confessou, sem rodeios, o treinador minhoto.
"Estamos a fazer uma prova espectacular. Ganhámos 8 jogos e só perdemos 2, entre Intertoto e Taça UEFA. Agora, tudo o que se conseguir mais será bom. Sabemos que o adversário virá da 'Chamipons', pelo que será forte, mas agora o meu pensamento está centrado no Trofense", admitiu.
Aproveitar o período sem competições europeias para atacar uma melhor classificação na Liga Sagres é, por agora, o objectivo dos arsenalistas. "Tem sido muito desgatente estar envolvido em todas estas frentes. Temos de recuperar fisicamente. Na Liga, após um arranque complicado, já estamos perto do terceiro classificado. Queremos andar no grupo da frente, entre os 5 primeiros. Mas, temos um campeonato muito forte, competitivo e com várias equipas a ter os mesmos objectivos que nós", realçou.
Por fim, Jesus confessou que não está à espera de receber reforços durante a abertura do mercado de Inverno. "Não temos ideia nenhuma de reforçar a equipa", garantiu.
Luís Aguiar: «Aprendemos com os erros»
URUGUAIO DEDICA GOLO A TODOS OS COMPANHEIROS
Satisfeito com o golo obtido na Holanda - que acabou por ditar a qualificação do Sp. Braga para os 16-avos-de-final da Taça UEFA -, o uruguaio Luís Aguiar fez questão de salientar, no "flash interview" da Sport Tv, o trabalho colectivo.
"Sim, penso que foi um golo e uma vitória importante, mas o melhor foi ver a forma como a equipa se bateu. Mostrámos que sabemos sofrer, tanto os que estiveram em campo, como todos os outros", declarou.
Com uma vitória tangencial (2-1), muito se pensou na hipótese de os minhotos, mais uma vez, serem surpreendidos nos derradeiros instantes. No entanto, o sul-americano garante que nunca se lembrou dos "fantasma". "Não me lembrei nada dos jogos anteriores, mas sim dos companheiros que não estiveram aqui e dos adeptos que nos apoiam. Aprendemos com os erros do passado e hoje trabalhámos bem e com inteligência. Foi por isso que ganhámos", referiu.
Tal como o técnico, Aguiar também pensa que, de momento, há que pensar noutra competição. "Agora, é hora de olhar para a Liga Sagres. Depois, lá mais para a frente, trataremos de pensar no adversário que nos calhar na Taça UEFA", resumiu.
RECORD
«Apuramento reflecte qualidade do Sp. Braga» - Jorge Jesus
Jorge Jesus é um treinador satisfeito e orgulhoso com a campanha do Sp. Braga nas provas europeias, que se iniciou na Intertoto e vai já nos 16 avos-de-final da Taça UEFA. «A qualificação é justa e reflecte a qualidade do Sp. Braga», afirma.
«A qualificação é justa e reflecte a qualidade do Sp. Braga neste grupo, que tinha uma equipa italiana, alemã, inglesa e outra holandesa. Só faltou uma equipa espanhola para termos as Ligas mais fortes da Europa. Apurámo-nos num grupo muito forte», começou por afirmar Jorge Jesus, elogiando a prestação dos seus pupilos no triunfo alcançado na Holanda: «Demonstraram grande carácter e qualidade técnica e táctica para dar a volta ao marcador no jogo de hoje. É de realçar também a entreajuda dos jogadores, que souberam sofrer».
«Estamos a fazer um percurso espectacular. Em dez jogos – incluindo a Taça Intertoto – ganhámos oito e perdemos dois. Agora, tudo o que vier é bom», notou, descartando reforçar a equipa em Janeiro, com vista à próxima fase da Taça UEFA: «Não temos intenção se reforçar a equipa na janela do mercado, a não ser que algum jogador saia face a esta brilhante campanha na UEFA».
Sp. Braga segue em frente
(http://www.abola.pt/img/fotos/ap/hebra.jpg)
O Sp. Braga garantiu a presença nos 16 avos-de-final da Taça UEFA ao vencer o Heerenveen, por 2-1, na Holanda, num jogo em que se viu obrigado a dar a volta ao marcador. Triunfo do Wolfsburgo sobre o Portsmouth (3-2) fez o resto. Recorde as incidências da partida.
Exibição personalizada do Sp. Braga no frio holandês! A equipa portuguesa soube manter-se coesa e disciplinada com o golo do adversário, apontado por Sibson na marcação de um livre directo (19), restabeleceu a igualdade ainda na primeira parte com um golo de Renteria (35), e deu a volta ao marcador por Luís Aguiar (56), na marcação irrepreensível de um livre directo.
O Sp. Braga demonstrou ser superior ao Heerenveen e fez por merecer o primeiro triunfo fora na fase de grupos da Taça UEFA. Está de parabéns a equipa de Jorge Jesus, que conhece o adversário para os 16 avos-de-final no próximo dia 19.
Estádio Abe Lenstra, na Holanda
Árbitro: Fritz Stuchlik (Áustria)
Heerenveen: Steppe; Breuer, Nielsen, Dingsdag e Popov; Vayrynem (Paulo Henrique, 28), Svec e Grindheim; Beerens, Sibon (Elyounoussi, 80) e Pranjic (Smarason, 69)
Suplentes: Vandenbussche, Kopic, Jong-A-Pin e Janmmat
Sp. Braga: Eduardo; João Pereira, André Leone, Moisés e Evaldo; Vandinho; Alan, Luis Aguiar e Matheus (César Peixoto, 41); Renteria (Paulo César, 78) e Meyong (Frechaut, 87)
Suplentes: Mário Felgueiras, Stélvio, Mossoró e Linz
Disciplina: Cartão amarelo para Svec (55)
Marcadores: 1-0, Sibon (19); 1-1, Renteria (35); 1-2, Luís Aguiar (56)
Ao intervalo: 1-1
Resultado final: 1-2.
«Sentimos sempre muita confiança» (Luís Aguiar)
Luís Aguiar, autor do golo que garantiu a vitória do Sp. Braga na Holanda, diz que a equipa se manteve sempre confiante num desfecho positivo, não se deixando afectar com os golos consentidos no período de descontos nos jogos com AC Milan e Wolfsburgo.
«O meu golo foi importante, mas prefiro realçar o trabalho da equipa. Demonstrámos em campo que pertencemos a um grande clube. Todos fizemos um esforço enorme e mostrámos que o Sp. Braga também sabe sofrer», afirmou Luís Aguiar, juntando: «O grupo está de parabéns pela forma se entregou».
Questionado se a equipa sentiu receio por eventualmente voltar a sofrer um golo nos descontos, o uruguaio foi peremptório. «Não, sentimos sempre muita confiança. Aprendemos com os erros e hoje soubemos ser inteligentes. Agora vamos pensar no campeonato e depois se verá o adversário que vamos ter pela frente», atirou.
Wolfsburgo e Sp. Braga apurados
O Wolfsburgo cumpriu e venceu em casa o Portsmouth por 3-2, garantindo assim o apuramento para os 16-avos-de-final da Taça UEFA. O Sporting de Braga foi à Holanda vencer o Heerenveen por 1-2 e também segue para a fase seguinte da prova. AC Milan é o outro apurado do Grupo E.
Com Ricardo Costa a titular, o Wolfsburgo adiantou no marcador logo aos três minutos por intermédio de Dzeko. No entanto, o Portsmouth virou o resultado com golos de Defoe (11m) e Mvuemba (14). No segundo tempo, Misimovic (74) confirmou a vitória da equipa germânica.
Ainda com uma jornada para jogar, AC Milan, Wolfsburgo e Sp. Braga estão apurados para os 16-avos-de-final da Taça UEFA.
Resultados:
Heerenveen – Sp. Braga, 2-2
Wolfsburgo – Portsmouth, 3-2
Folgou: AC Milan
Classificação:
1. Wolfsburgo 9 pontos/ 3 jogos
2. AC Milan 7/ 3
3. Sp. Braga 6/ 4
4. Portsmouth 1/ 3
5. Heerenveen 0/ 3
A BOLA
Final feliz
(//)
O Sporting de Braga apurou-se para os 16 avos-de-final da Taça UEFA como terceiro classificado do Grupo E, na sequência do seu primeiro triunfo fora de sempre na fase de grupos, por 2-1, no terreno do SC Heerenveen. Os holandeses ainda estiveram a vencer no Abe Lenstra Stadion com um golo de Gerald Sibon, mas Renteria e Luis Aguiar materializaram a reviravolta no marcador e carimbaram o passaporte para a fase seguinte da prova, beneficiando ainda da derrota (3-2) do Portsmouth FC frente ao VfL Wolfsburg.
Primeiras oportunidades
Numa partida em que ambas as equipas estavam obrigadas a vencer para manterem vivas as esperanças de apuramento, a primeira oportunidade de golo pertenceu ao conjunto "arsenalista", aos 14 minutos. Renteria levou a melhor sobre o seu marcador directo e rematou forte com o pé direito, respondendo o guarda-redes Kenny Steppe com uma excelente defesa. A resposta holandesa demorou apenas um minuto, com Danijel Pranjić a servir na perfeição Roy Beeren, mas o disparo do avançado errou por pouco o alvo.
Renteria responde a Sibon
No entanto, esse lance acabou mesmo por preceder em quatro minutos o golo do Heerenveen, com o veterano Gerald Sibon a chamar a si a cobrança de um livre directo em zona perigosa e frontal. O remate saiu potente e com a direcção certa, com Eduardo a não poder fazer mais do que observar a bola a entrar ao ângulo superior esquerdo da sua baliza. O Braga respondeu de imediato e Matheus viu Steppe desviar para o poste um inspirado remate de pé esquerdo, antes de Renteria restabelecer a igualdade aos 35 minutos. Meyong fez tudo bem na esquerda e cruzou para o cabeceamento certeiro do avançado colombiano.
Magia de Aguiar
Com as duas formações a chegarem ao intervalo empatadas até nas substituições forçadas - Mika Väyrynen e Matheus saíram lesionados - , a etapa complementar ofereceu um Heerenveen com mais posse de bola. Essa tendência esteve prestes a render um segundo golo aos holandeses aos 52 minutos, mas o remate em jeito do médio Christian Grindheim saiu ligeiramente por cima da barra. Apesar do domínio dos anfitriões, acabou por ser o Braga a chegar ao 2-1, estavam decorridos 56 minutos. Luis Aguiar fez questão de imitar Sibon e brilhou na cobrança de um livre directo, com o esférico a embater na barra antes de ressaltar no corpo do guardião Steppe e anichar-se no fundo das redes.
À espera de um adversário
Paulo Henrique teve uma oportunidade de ouro para forçar novo empate aos 68 minutos, quando apareceu isolado perante Eduardo, mas o seu remate cruzado saiu ao lado do poste. A equipa holandesa perdeu logo a seguir o seu grande estratega, Pranjić, por lesão, sendo que não logrou impedir a terceira derrota consecutiva no grupo e o adeus definitivo às competições europeias de 2008/09, isto apesar de ainda ter mais uma partida pela frente, em Portsmouth. Quanto ao Braga, que terminou esta noite a sua participação no Grupo E, já pode começar a pensar no sorteio do próximo dia 19, sendo certo que vai defrontar um dos vencedores dos outros grupos.
UEFA
Braga vence Heerenveen e passa à fase seguinte
O Braga ganhou esta noite ao Heerenveen, por 2-1, no Estádio Abe Lenstra, na Holanda, passando assim à fase seguinte da Taça UEFA, beneficiando da vitória do Wolfsburgo, em casa, diante do Portsmouth, por 3-2. Uma vitória que obrigou a algum sofrimento, mas inteiramente justa. Ganhou a melhor equipa em campo, inquestionavelmente. Os holandeses até começaram melhor, mas foi o Braga a criar a primeira situação de real perigo, por Renteria, que, após ganhar boa posição, rematou para excelente defesa de Steppe. Um minuto depois Beerens também conseguiu fugir à defesa minhota, mas o remate saiu-lhe ao lado. Aos 19' 1-0: Livre de Sibon, com um pontapé fortíssimo e colocado. O Heerenveen, que ainda não tinha pontuado no Grupo E, ganhou alma e continuou ao ataque, mas a equipa de Jorge Jesus soube serenar e aplicar o golpe na altura certa. Primeiro, aos 24', Matheus atirou ao posto. O golo estava anunciado, e chegou ainda na primeira parte, aos 35', por Renteria. Meyong cruzou e o colombiano, de cabeça, bateu Steppe. No segundo tempo, logo aos 55', Luis Aguiar, de livre directo, operou a reviravolta. Depois foi só jogar com clama e inteligência e esperar boas notícias da Alemanha. O Heerenveen ainda chegou a obrigar Eduardo a duas enormes intervenções, mas foi Paulo César a perder a melhor oportunidade de marcar. E agora venha o próximo adversário.
O JOGO
(http://www.maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/12819486/220)
Heerenveen-Sp. Braga, 1-2 (crónica)
O Sp. Braga solidifica a sua afirmação europeia e está pelo terceiro ano consecutivo nos 16-avos-de-final da Taça UEFA. A vitória desta noite em Heerenveen por 1-2 não pode sofrer qualquer contestação e confirma a maturação dos minhotos sob a orientação de Jorge Jesus.
Na Alemanha, o Wolfsburgo também deu uma ajuda importantíssima. A equipa onde alinha o português Ricardo Costa recebeu e venceu o Portsmouth por 3-2 e assegurou também a presença na próxima fase. Os pompeys mantiveram têm somente um ponto e estão a cinco do Sp. Braga quando resta somente uma jornada por disputar. Não há cálculos que valham aos ingleses. Portugal vai continuar a estar representado na UEFA.
O que importa realçar, antes de mais, no triunfo obtido em Heerenveen é a inteligente abordagem do Sp. Braga à partida. Muito mais contida e inteligente na retenção de bola, a equipa não acusou o golo sofrido bem cedo - uma bomba de Sibon num livre directo - e foi impondo a sua superioridade com o passar dos minutos.
Desta vez ninguém lhes rouba a glória
Vale a pena reter os golos da reviravolta bracarense. O primeiro apontado por Renteria, surge após trabalho perfeito de Meyong na esquerda. O camaronês cruzou com primor e o colombiano cabeceou de forma cirúrgica; no 1-2, a execução de Luís Aguiar é simplesmente magistral, com o remate a levar força e colocação.
Aos 55 minutos o Sp. Braga já estava no comando do marcador e confirmava aquilo a que assistíamos no relvado holandês. A equipa orientada por Jorge Jesus controlava de forma praticamente irrepreensível a toada da partida e só nos últimos dez minutos Eduardo foi obrigado a intervir de forma decisivo.
Nesse período, o guardião efectuou duas intervenções importantes e impediu que se repetisse o filme das derrotas tardias com o AC Milan e com o Wolfsburgo. Desta vez, ninguém iria conseguir roubar a vitoria justíssima ao Sp. Braga. A primeira obtida fora de Portugal neste novo enquadramento da Taça UEFA. Paulo César, já depois dos 90, até poderia ter feito o 1-3, mas rematou contra o corpo de Steppe quando estava isolado.
Num grupo muito exigente, o Sp. Braga fez quatro jogos de grande qualidade e qualifica-se com mérito total para a próxima fase.
Heerenveen-Sp. Braga, 1-2 (ficha)
O Sp. Braga está pelo terceiro ano consecutivo nos 16-avos-de-final da Taça UEFA. Os minhotos venceram com brilhantismo em Heerenveen e aproveitaram a derrota do Portsmouth em Wolfsburgo.
Na Holanda, Gerald Sibon ainda assustou com um golo de livre aos 15 minutos, mas o Sp. Braga conseguiu a reviravolta. Aos 35 minutos Renteria empatou de cabeça e aos 55 Luís Aguiar marcou de livre directo, com um pontapé magistral.
Luís Aguiar: «Mostrámos que sabemos sofrer»
Luís Aguiar, jogador do Sp. Braga, em declarações à flash interview da SporTV após a vitória por 1-2 em Heerenveen.
«O meu golo foi muito importante, mas mais importante é que fizemos um grande trabalho. Mostrámos que sabemos sofrer. Não me lembrei do que aconteceu em Milão e contra o Wolfsburgo. Só me lembrei dos meus colegas que ficaram em Braga e que hoje não puderam jogar. Vamos concentrar-nos agora na liga portuguesa e depois repensar as nossas ambições na UEFA.»
Jorge Jesus aliviado: «Está reposta a justiça»
Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, em declarações à flash interview da SporTV após a vitória por 1-2 em Heerenveen.
«Está reposta a justiça. O Sp. Braga mostrou grande qualidade, num grupo com equipas de Itália, Inglaterra, Alemanha e Holanda. Só faltava uma espanhola para estarem aqui todos os grandes campeonatos representados. Tivemos uma grande entreajuda, soubemos sofrer e nestes últimos dez minutos poderíamos ter feito o 1-3 pelo Paulo César. Estamos a fazer uma grande prova. Vencemos oito jogos e perdemos dois na Europa. Tudo o que vier, será bom, mas agora vou é pensar no Trofense.»
Sobre a possibilidade de receber reforços:
« Não temos a intenção de reforçar a equipa. Só se algum jogador nosso for vendido. Finalmente vamos recuperar-nos em termos físicos e apostar no campeonato. Queremos andar no grupo da frente e disputar os cinco primeiros lugares.»
MAIS FUTEBOL
Terceira presença consecutiva nos 16 avos-de-final
Sp. Braga vence na Holanda e garante apuramento para fase seguinte
Um golo de Rentería e outro de Luís Aguiar deram a vitória ao Sporting de Braga no encontro de hoje com o Heerenveen. Foi a primeira vitória dos "arsenalistas" na Holanda, que garante ainda a qualificação do conjunto orientado por Jorge Jesus para os 16 avos-de-final da Taça UEFA.
A jogar em casa, a formação holandesa abriu o marcador e colocou-se em vantagem aos 19', por intermédio de Sibon. Mas a equipa portuguesa reagiu e, aos 35', Rentería apontou o primeiro do Braga e restabeleceu a igualdade. Após o intervalo, Luís Aguiar converteu um livre perto da área adversária, aos 56'. A bola bateu na trave mas acabou por entrar depois de tocar nas costas do guarda-redes do Heerenveen (equipa que eliminou o V. Setúbal na primeira eliminatória). Um momento de felicidade para a equipa bracarense que assim se pôs em vantagem na partida. Wolfsburgo ganha e ultrapassa AC MilanNo outro jogo deste grupo E, que antes desta jornada era liderado pelo AC Milan, o Wolfsburgo derrotou os ingleses do Portsmouth (carrasco do V. Guimarães nesta prova), por 3-2. O conjunto alemão, no qual alinha o português Ricardo Costa (foi titular), somou assim a terceira vitória em três jogos e assumiu o primeiro lugar do grupo, com dois pontos de vantagem sobre os milaneses, que folgaram nesta jornada. A derrota na Alemanha afasta os ingleses da Taça UEFA. Na última jornada, marcada para 17 de Dezembro, folga o Braga e realizam-se as partidas Portsmouth-Heerenveen e AC Milan-Wolfsburg, já sem qualquer influência no apuramento. Além da formação portuguesa – que chega aos 16 a-vos-de-final pelo terceiro ano consecutivo – estão qualificados o Wolfsburgo e o AC Milan. Ficha do jogo Estádio Abe Lenstra, em Heerenveen (Holanda) Assistência Cerca de 20 mil espectadores Heerenveen Steppe, Breuer, Nielsen, Dingsdag, Popov, Vayrynen (Henrique, 28'), Svec, Grindheim, Beerens, Sibon (Elyounoussi, 80') e Pranjic (Smarason, 70') Sp. Braga Eduardo, João Pereira, Moisés, André Leone, Evaldo, Vandinho, Alan, Luís Aguiar, Matheus (César Peixoto, 42'), Renteria (Paulo César, 78') e Meyong (Frechaut, 88') Árbitro Fritz Stuchlik, da Áustria Amarelos Svec (55') e Renteria (78') Golos 1-0, por Sibon, aos 19'; 1-1, por Renteria, aos 35'; 1-2, por Luís Aguiar, aos 56' Resultados e classificação do Grupo E: Wolfsburg 3 – 2 Portsmouth Heerenveen 1 – 2 BRAGA
Wolfsburgo 3 jogos 9 pontos
PUBLICO
Sporting de Braga segue em frente
(http://clix.expresso.pt/iv/0/140/844/6e383a26.jpg)
A equipa de Jorge Jesus alcançou esta noite a ambicionada passagem aos 16-avos-de-final da competição europeia, após a vitória em terreno dos holandeses do Heerenveen, por 2-1, na quarta jornada do Grupo E.
21:55 | Quinta-feira, 4 de Dez de 2008
Sporting de Braga segue em frente O acesso dos bracarenses à próxima ronda foi beneficiado também pelo triunfo do Wolfsburgo frente ao Portsmouth por 3-2
O acesso dos bracarenses à próxima ronda foi beneficiado também pelo triunfo do Wolfsburgo frente ao Portsmouth por 3-2
O Sporting de Braga apurou-se hoje para os 16 avos-de-final da Taça UEFA em futebol, ao vencer na Holanda o Heerenveen por 2-1, na quarta jornada, e depois de estar a perder 1-0.
Sibon inaugurou o marcador, aos 19 minutos, mas Renteria conseguiu empatar aos 35 e Luís Aguiar, num livre directo, aos 56, fez a reviravolta e manteve os bracarenses em competição na Europa.
O triunfo do Sporting de Braga era praticamente suficiente para o acesso aos 16-avos-de-final, mas a equipa portuguesa beneficiou também da vitória do Wolfsburgo frente ao Portsmouth, ficando assim em terceiro lugar do grupo, embora ainda faltem dois jogos.
Nas quatro partidas realizadas no Grupo E, o Sporting de Braga venceu duas (3-0 ao Portsmouth e hoje) e perdeu 1-0 em Itália frente ao AC Milan, sendo ainda derrotado em casa pelo Wolfsburgo por 3-2. A equipa holandesa permanece sem pontos na competição.
Em 4-4-2, mas com André Leone no habitual lugar de Frechaut no eixo defensivo, o treinador do Sporting de Braga fez ainda alinhar Eduardo na baliza e uma defesa também com João Pereira (direita), Moisés (centro) e Evaldo (esquerda). No meio-campo, surgiram Vandinho (mais recuado) e Alan, Matheus e Luís Aguiar, ficando o ataque a cargo de Renteria e Meyong.
Os holandeses, num clássico 4-3-3, entraram melhor no jogo, apesar da primeira oportunidade ter pertencido à formação portuguesa, com um remate de Renteria, aos 14 minutos, superiormente defendido pelo guarda-redes do Heerenveen.
No minuto seguinte, Beerens não acertou na baliza, mas, aos 19, Sibon rematou forte na transformação de um livre directo e fez o primeiro golo do jogo, sem hipóteses para Eduardo.
Os bracarenses responderam de imediato, aos 25 minutos, com um potente remate de Matheus, mas Steppe voltou a ser melhor e conseguiu desviar para o poste, evitando a igualdade. O guarda-redes adversário, no entanto, não conseguiu, pouco depois, defender o cabeceamento de Renteria (35 minutos), após excelente cruzamento de Meyong.
Com o golo do empate, o Sporting de Braga recuou ligeiramente, tal a "fúria" holandesa, e viu-se privado de Matheus, aos 42 minutos, por lesão, entrando então César Peixoto.
No segundo tempo, o Heerenveen surgiu mais ofensivo e, aos 53 minutos, Grindheim ia traindo Eduardo, numa tentativa de chapéu, de longe.
No mesmo minuto, César Peixoto caiu na área e, aos 54, Renteria tentou de novo a sua sorte, desta vez sem eficácia. Eficaz foi, pouco depois (56 minutos), Luís Aguiar que, na transformação de um livre directo, colocou a formação de Jorge Jesus perto da qualificação para os 16-avos de final da UEFA.
Aos 60 minutos, o defesa Nielsen desviou, no limite, um remate de Renteria, mas o Heerenveen respondeu aos 68, com um "tiro" de Paulo Henrique, ligeiramente ao lado da baliza de Eduardo. A espreitar o contra-ataque até ao final, o Sporting de Braga apostou também na contenção defensiva e foi eficaz nos seus objectivos, com Eduardo a salvar golos quase certos, aos 86 e 92 minutos.
Paulo César, aos 94 minutos, quase conseguiu aumentar, mas Kenny Steppe voltou a demonstrar grande eficácia na baliza.
EXPRESSO
Braga segue em frente após vitória na Holanda
O Sporting de Braga garantiu esta quinta-feira a passagem à próxima fase da Taça UEFA com um triunfo por duas bolas a uma no terreno do Heerenveen, e com a derrota do Portsmouth frente ao Wolfsburgo
Na quarta e penúltima jornada, o Braga - que folga da derradeira ronda - assegurou o terceiro lugar do Grupo E, graças ao triunfo na Holanda, onde o Heerenveen foi o primeiro a marcar, num livre directo de Gerald Sibon (19 minutos).
Ainda antes do intervalo, o colombiano Renteria repôs a igualdade (35), de cabeça, após um cruzamento do camaronês Meyong, enquanto o uruguaio Luis Aguiar colocou o Braga na posição de vencedor também de livre directo (56).
Com este triunfo, após derrotas com Milan (1-0) e Wolfsburgo (3-2), depois da estreia auspiciosa com vitória sobre o Portsmouth (3-0), o Braga passou a somar seis pontos, contra nove dos alemães e sete dos italianos, enquanto ingleses, com um ponto, e holandeses, ainda a zero, ficaram fora da corrida.
Lusa / SOL