Jesus supera Caiado
TREINADOR DOS BRACARENSES COM MAIS JOGOS NA EUROPA
Em Milão, na grande noite dos bracarenses à qual só faltou a conquista de pontos, Jesus igualou o registo de Fernando Caiado, mas hoje vai ultrapassar aquele que é um dos nomes marcantes do futebol português.
Nascido em Leça e falecido a 11 Novembro de 2006, aos 81 anos, foi Caiado quem começou por trilhar, em 1966, o caminho europeu do Sp. Braga. Ex-jogador do Boavista e Benfica, treinou, além dos bracarenses, o Sporting, V. Guimarães, Boavista, CUF e Sp. Espinho num percurso iniciado como auxiliar de Bella Gutmann no Benfica.
Diante do Wolfsburgo, Jesus dirigirá o nono jogo dos minhotos esta época, assumindo como o treinador com melhor registo. Melhorará a marca na Holanda frente ao Heerenveen e poderá dilatar os números se a equipa superar esta etapa da fase de grupos. E acrescente-se que no percurso contabilizado até ao momento, só sofreu uma derrota, precisamente frente ao AC Milan.
Se por si só o jogo isolará Jesus no topo do ranking dos treinadores que orientaram o Sp. Braga na Europa, há um desafio suplementar: vencer uma equipa alemã. Os bracarenses nunca o conseguiram, mas também nunca tinham derrotado uma britânica e o Portsmouth foi despachado com 3-0...
Record
Às portas do céu
LINO DEVESAS
O Braga dispõe hoje de uma excelente oportunidade para vencer uma equipa alemã e escancarar as portas do apuramento para a próxima fase da Taça UEFA. Um triunfo permitirá aos minhotos somar seis pontos e, se o Milan vencer o Portsmouth, no outro jogo da grupo, garantir praticamente a passagem aos dezasseis-avos-de-final. Só por uma vez na história da prova seis pontos não bastaram para a qualificação. Nas anteriores recepções aos alemães do Schalke 04, (1-1) na época 1997/98, Werder Bremen e Bayern de Munique, (0-1 e 1-1) em 2007/08, os minhotos foram incapazes de fazer valer os seus argumentos. Apesar da tormenta que espera os bracarenses, fortalecida pela ambição de Felix Magath, o treinador que lamenta a lesão de uma das suas estrelas, o atacante brasileiro Grafite - que Jesus bem conhece e destacou logo após o sorteio -, mas confia num triunfo no AXA, assumindo a vontade de vencer a fase de grupos. Face à vontade alemã, os bracarenses contrapõem um currículo europeu imaculado: esta época, nas competições europeias, a equipa de Jorge Jesus conta por vitórias os jogos caseiros. Aliás, a campanha europeia só conheceu uma desilusão, no terreno do todo poderoso Milan (1-0) e já em período de descontos. Ao invés, o Wolfsburgo divide por empates e derrotas os quatro jogos na Taça UEFA.
Braga | Wolfsburgo
Estádio AXA
21h30
Sport Tv 1
Árbitro | Anton Genov (Bulgária)
Assistentes | Ivan Valchev e Veselin Dobrianov
Treinador | Jorge Jesus
1 Eduardo GR
17 Frechaut LD
2 Rodriguez DC
5 Moisés DC
6 Evaldo LE
88 Vandinho MD
30 Alan AD
22 Luis Aguiar MO
21 César Peixoto AE
18 Renteria AV
19 Meyong AV
31 Kieszek GR
47 João Pereira LD
44 Leone DC
7 Mossoró MO
99 Matheus MO
11 Orlando Sá AV
29 Linz AV
Treinador | Felix Magath
1 Diego Benaglio GR
2 Zaccardo LD
43 Barzagli DC
5 Ricardo Costa DC
4 Schafer LE
7 Josué MD
13 Hasebe MD
20 Riether AD
10 Misimovic MO
25 Gentner AE
9 Dzeko AV
12 Lenz GR
17 Madlung DC
3 Rodrigo Alvim LE
18 Krzymówek MD
24 Dejagah MO
11 Caiuby AV
16 Saglik AV
Figura do Braga
LUIS AGUIAR
Estrela que brilha e marca golos
É uma das principais estrelas da constelação arsenalista, que joga, faz jogar e marca golos como poucos. Na Taça UEFA já fez quatro.
Figura do Wolfsburgo
RICARDO COSTA
Um obstáculo de respeito
A área do Wolfsburgo tem um obstáculo português de respeito. O internacional Ricardo Costa, ex-FC Porto, velho conhecido da Liga.
Magath abre o jogo e esconde Ricardo
MÓNICA SANTOS
Felix Magath perdeu o principal avançado da equipa e com ele parece ter-se ido alguma da mais elementar cortesia: o Wolfsburgo não permitiu qualquer contacto com Ricardo Costa, antes ou depois do treino em Braga. Nem com o central português, ex-FC Porto, nem com qualquer outro elemento da comitiva que chegou, ao final da manhã, órfã de Grafite, o brasileiro que, inevitavelmente, conduz ao central português que apenas se pôde ver de longe e coleccionar em fotografia, durante 15 minutos do treino: não era apenas o regresso a Portugal que tornava óbvio o interesse em Ricardo Costa. Era bem mais do que isso. A intervenção dele pode ter salvo a vida ao goleador que ficou em casa, a recuperar da fractura de um osso da face, num treino, na sequência de um choque que lhe provocou convulsões. Foi aí que o português entrou em cena, rápido, a evitar que o companheiro sufocasse. As tentativas para falar com o ex-portista esbarraram na negativa de Felix Magath. O mesmo se aplicou à curiosidade relativamente à solução para esta perda, no desafio que, sem ser matematicamente decisivo para a qualificação, poderá deixar o eventual vencedor bastante confiante no apuramento. "No treino se verá", fintou, sem mostrar o que quer que fosse no relvado.
Na ressaca do susto que deixou Grafite em casa, a recuperar para o encontro da próxima jornada do campeonato alemão, com o Borússia Dortmund, o ataque ficou órfão do melhor marcador, uma "dura perda" - afirmou o técnico, ainda na Alemanha - e o Wolfsburgo, que deverá acrescentar uma unidade ofensiva ao meio-campo, deixando Dzeko sozinho na frente, mais encolhido sob o peso de uma tradição que incomoda: ainda não ganhou fora de casa e, nos quatro jogos que leva de memória da Taça UEFA, o que conseguiu de melhor foi um empate.
Ainda assim, e apesar de todas as reservas, Felix Magath garantiu, num alemão traduzido em síntese, que, uma vez no relvado, o Wolfsburgo se transfigurará e será uma equipa aberta. Espera um Braga "muito forte", à altura de uma equipa que "está nas competições europeias há muito tempo", que "joga para a frente", com "bons avançados", referiu, antes de anunciar um Wolfsburgo capaz de fazer frente a essa adjectivação. "O adversário está em boa forma, mas nós também. Não vamos esconder-nos. A nossa intenção será abrir o jogo", prometeu.
Inspirados na pedreira
O treino de adaptação do Wolfsburgo ao relvado do Estádio AXA - após o espanto perante a obra - mostrou um aquecimento diferente do que é habitual. Felix Magath não tardou, porém, a trocá-lo pelo exercício universal preferido de grande parte dos comuns mortais: uma peladinha, perfeita para combater o frio da pedreira.
O Jogo
UEFA: Jorge Jesus confiante em ganhar ao Wolfsburgo
Braga quer chegar já ao apuramento
O Sporting de Braga quer carimbar já esta noite (21h30, Sport TV1), em casa, a passagem aos 16 avos-de-final da Taça UEFA, com uma vitória sobre os alemães do Wolfsburgo.
"Se ganharmos, ficamos praticamente apurados para a fase seguinte da prova", disse ontem Jorge Jesus, técnico dos minhotos, frisando, no entanto, que os alemães também são candidatos ao apuramento.
Apesar de se mostrar optimista, o treinador não rejeita o cenário do empate, já que na última jornada os arsenalistas se deslocam à Holanda para defrontar o Heerenveen. "Um ponto nesse jogo pode chegar para alcançar o objectivo de seguir em frente na Taça UEFA", observou.
A notícia da ausência no ataque alemão do brasileiro Grafite foi recebida com natural agrado junto da equipa técnica dos minhotos. Jesus admitiu mesmo que o avançado é uma mais-valia para qualquer formação, dada a sua capacidade finalizadora. "Trata-se de uma grande referência da equipa e é o melhor marcador da Bundesliga [campeonato alemão]", reconheceu, desvendando, ainda, outro trunfo pessoal: o bom relacionamento com Rodrigo Alvim, seu ex--jogador no Belenenses agora a militar na equipa alemã. "Comunico várias vezes com ele e sei o que o Wolfsburgo pensa de nós e que vem cá sabendo que vai encontrar um adversário muito difícil. Outros, se calhar, não nos deram tanta importância ", sublinhou.
Para o embate com a formação alemã, Jorge Jesus convocou Eduardo e Kieszek (guarda-redes); João Pereira, Rodriguez, Moisés, Frechaut, André Leone e Evaldo (defesas); Mossoró, César Peixoto, Luís Aguiar, Alan e Vandinho (médios); Orlando Sá, Linz, Renteria, Meyong e Matheus (avançados).
PORMENORES
MEIA CASA
A SAD do Braga espera 15 mil espectadores no embate de hoje diante do Wolfsburgo. O preço dos bilhetes varia entre os 10 (sócio) e os 60 euros (cativo). Os não-sócios pagam 40 euros.l
EMPATADOS
Sp. Braga e Wolfsburgo dividem o 2.º lugar do Grupo E (liderado pelo AC Milan), com três pontos cada. Quem ganhar assegura praticamente a passagem à fase seguinte da Taça UEFA.
JUIZ BÚLGARO
O búlgaro Anton Genov, de 42 anos, foi designado pela UEFA para dirigir a partida desta noite no Estádio Axa, em Braga. Será auxiliado pelos seus compatriotas Ivan Valchev e Veselin Dobrianov.
Correio da Manhã
Futuro do Sp. Braga na Taça UEFA pode decidir-se hoje
O Sporting de Braga quer carimbar, hoje, a passagem à próxima fase da Taça UEFA, com uma vitória frente aos alemães do Wolfsburgo, em encontro da terceira jornada do Grupo E da competição, e para o qual as duas equipas partem com três pontos cada uma.
Diario Minho
Sporting de Braga defronta hoje o Wolfsburgo para a Taça UEFA
Noite europeia no Estádio Municipal de Braga, com o Sporting de Braga a defrontar o Wolfsburgo, na terceira jornada do Grupo E da Taça UEFA.
Não é um jogo decisivo, mas é importante como nos conta Rui Miguel Graça, da Antena Minho/CIN.
O jogo entre o Sporting de Braga e os alemães do Wolfsburgo está marcado para as 21:30 no Estádio Municipal e tem arbitragem do búlgaro Anton Genov.
Antena Minho
Braga recebe hoje (21h30) Wolfsburgo
Vitória quase garante fase seguinte
Jorge Jesus convocou Linz para o jogo de hoje com o Wolfsburgo e confia numa vitória que abra caminho aos 16 avos da Taça UEFA.
'O grande objectivo do Braga é passar à fase seguinte da Taça UEFA e se ganharmos ao Wolfsburgo, praticamente vamos passar à outra fase', disse Jorge Jesus, para quem um empate também não liquida as aspirações da sua equipa, uma vez que na última jornada o Braga vai à Holanda 'e um ponto nesse jogo pode chegar',
O técnico reconheceu, ainda, que a ausência de Grafite (lesionado) no Wolfsburgo poderá ser boa para a sua equipa. 'Trata-se de uma grande referência da equipa e é o melhor marcador da Bundesliga', Os alemães são, na opinião de Jesus, 'um dos favoritos ao apuramento', e que agora vão valorizar muito mais o Braga pelo jogo feito em Milão.
O regresso de Roland Linz é a principal alteração da lista de convocados do Braga. Além do austríaco, Orlando Sá continua a fazer parte dos eleitos de Jesus, que deixou de fora por opção Paulo César e Jorginho.
Convocados (18) – Guarda-redes: Eduardo e Kieszek. Defesas: João Pereira, Rodriguez, Moisés, Frechaut, André Leone e Evaldo. Médios: Mossoró, César Peixoto, Luís Aguiar, Alan e Vandinho. Avançados: Orlando Sá, Linz, Renteria, Meyong e Matheus.
Roland Linz. O avançado austríaco regressa às oções de Jesus para o jogo com o Wolfsburgo
Wolfsburgo
R.Costa assume intenção de vitória
O Wolfsburgo chegou ontem a Portugal, tendo no aeroporto o ex-portista Ricardo Costa assumido os objectivos da equipa alemã: 'Vai ser complicado, mas a intenção é vencer', disse, assegurando que o Wolfsburgo 'vai dar muito trabalho', ao Braga. 'Há quatro meses que não vinha a Portugal. Jogar tão perto do Porto, a minha cidade, é muito bom.
Norte Desportivo
Jesus acredita que a vitória deixará o Braga a um passo do apuramento
Minhotos contam com Roland Linz e Rodriguez para o choque com o Wolsfburgo, que conta com os "portugueses" Diego Benaglio e Ricardo Costa
As ambições do Sporting de Braga vão ser postas à prova hoje, pelas 21h30, no gélido Estádio Axa. Vencer ou vencer é o mote de Jorge Jesus para o choque com Wolfsburgo, o terceiro adversário que os minhotos encontram no Grupo E da Taça UEFA. "É o momento de decidir coisas importantes", assume o treinador do Braga. E insiste na importância do embate com os alemães: "O grande objectivo é passar à próxima fase. Se vencermos, daremos um grande passo em frente e garantiremos praticamente esse objectivo."
O Braga, com três pontos já conquistados, tantos quantos contabiliza o Wolfsburgo, tem razões para acreditar que uma vitória valerá um lugar nos 16-avos da UEFA. O problema é que os minhotos nunca ganharam a uma equipa alemã em competições europeias. Há uma maldição germânica a pairar sobre o Braga, que só conseguiu empates e derrotas frente a rivais alemães.
Jorge Jesus, pouco dado a maldições, quer quebrar o mau registo, ainda que considere o adversário a equipa mais forte a seguir ao Milan de Ronaldinho, que derrubou o Braga na última jornada da prova, por 1-0. "O Wolfsburgo é uma equipa com grande qualidade, e quase todos os seus jogadores são internacionais. Na minha opinião, é a formação do nosso grupo com mais qualidade, logo a seguir ao Milan."
Nada que afecte a motivação dos minhotos. "É para ganhar", repetiu Jesus, revelando as contas que fez para o embate com os alemães: "Se o Braga ganhar, faz seis pontos e isso deixa-nos praticamente apurados. Um ponto vai obrigar-nos a discutir o jogo na Holanda, por isso queremos ganhar já em casa."
Roland Linz está de volta aos convocados do Braga. O avançado austríaco falhou o último jogo para o campeonato e deverá sentar-se no banco de suplentes frente ao Wolfsburgo, já que o treinador manterá a aposta na dupla de atacantes Rentería-Meyong.
Alemães sem Grafite
De regresso estão também os centrais Rodriguez e Moisés, livres dos problemas físicos que os afectaram. Apesar do regresso do defesa peruano, o treinador do Braga manterá Frechaut na equipa inicial. O polivalente jogador voltará a jogar como defesa-direito, substituindo João Pereira. A ideia de Jorge Jesus é ganhar altura na defesa e reeditar a equipa que foi capaz de derrubar os ingleses do Portsmouth na primeira jornada do Grupo E.
A equipa do Wolfsburgo, sexta classificada na Bundesliga, chegou a Portugal sem a principal referência atacante: Grafite. O avançado brasileiro, autor de seis golos nos últimos três jogos, não recuperou a tempo de uma convulsão que o levou ao hospital. O jogador teve alta antes da viagem para Braga, mas foi aconselhado a repousar durante 48 horas.
Sem Grafite, a equipa germânica atacará com Ashkan Dejagah. Para o treinador do Braga, a ausência do goleador brasileiro não se vai notar: "O Grafite é fantástico, conheço-o muito bem dos tempos do Brasil, mas nada vai mudar em relação à nossa estratégia. Não joga, mas há outros bons valores naquela equipa. Vamos entrar com a máxima concentração."
Concentrado também entrará Ricardo Costa, central português do Wolfsburgo, que jogou no FC Porto com Jorginho, Alan e Rentería. A equipa alemã conta com a regularidade e as dicas do defesa para derrubar o Braga. O mesmo acontece com o "espião" Diego Benaglio, antigo guarda-redes do Nacional. Na chegada a Portugal, definiram objectivos: "Vai ser um jogo complicado, mas a intenção é vencer."
PUBLICO
Benfica obrigado a vencer, Braga pode dar passo rumo à fase seguinte
O Benfica está hoje obrigado a vencer o Olympiacos para se manter na corrida pela qualificação para os 16-avos-de-final da Taça UEFA de futebol, dos quais pode ficar mais perto o Sporting de Braga, que recebe o Wolfsburgo.
Após um empate fora com o Hertha de Berlim (1-1) e uma derrota caseira (2-0) com o Galatasaray, o Benfica, ainda invicto na Liga portuguesa, enfrenta uma primeira "final" europeia e se perder fica dependente de resultados de terceiros para garantir o apuramento.
O Benfica folga na quarta jornada e na última ronda recebe os ucranianos do Metallist, adversário de hoje do Galatasaray, que, em caso de vitória e depois dos êxitos sobre Benfica e Olympiacos (1-0), garante desde já o apuramento.
Em melhor posição está o Sporting de Braga, que chega à terceira jornada já com três pontos, fruto do triunfo sobre o Portsmouth (3-0), e poderá ficar muito perto do apuramento se vencer em casa o Wolfsburgo.
A equipa minhota está a fazer uma excelente campanha europeia e sofreu o primeiro golo em seis encontros frente ao AC Milan (1-0), com o golo dos "rossonero" a surgir nos instantes finais, por intermédio de Ronaldinho Gaúcho.
A jornada europeia dos clubes portugueses iniciou-se na terça-feira, com a vitória do FC Porto no terreno do Fenerbahçe (2-1), que valeu a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, para os quais já tinha garantido o apuramento o Sporting, que quarta-feira foi batido em casa pelo FC Barcelona, por 5-2.
LUSA
Com o pensamento na vitória
Jorge Jesus quer o apuramento
O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, afinou pelo mesmo diapasão do seu homólogo benfiquista, e referiu que a sua equipa vai entrar esta quinta-feira em campo frente ao VfL Wolfsburg com o pensamento na vitória, naquele que seria "um grande passo em frente" rumo ao apuramento para os 16 avos-de-final da Taça UEFA. O conjunto "arsenalista" e o Wolfsburgo somam três pontos ao cabo das duas primeiras jornadas do Grupo E, pelo que um triunfo na partida de Braga assume contornos quase decisivos no que à qualificação diz respeito. "O grande objectivo do Braga é passar à próxima fase. Se vencermos, damos um grande passo em frente e garantimos praticamente esse objectivo. O Wolfsburgo é uma equipa de grande qualidade, sendo que quase todos os seus jogadores são internacionais. Na minha opinião, é a formação do nosso grupo com mais qualidade a seguir ao AC Milan", referiu Jorge Jesus em conferência de imprensa.
Linz de regresso
No que respeita à lista de convocados do Braga, o grande destaque vai para o regresso de Roland Linz. O avançado austríaco ficou de fora da partida da Liga portuguesa frente ao Marítimo, mas volta a entrar nas escolhas de Jorge Jesus. Rodriguez e Moisés recuperaram de pequenos problemas físicos e também estão entre os 18 eleitos. De fora ficam Paulo Jorge e Andrés Madrid, por lesão. Eis a lista de convocados do Braga: Eduardo, Paweł Kieszek, João Pereira, Moisés, Rodriguez, Andre Leone, Evaldo, Frechaut, César Peixoto, Vandinho, Luis Aguiar, Mossoró, Alan, Matheus, Roland Linz, Albert Meyong, Renteria e Orlando Sá.
UEFA
Braga quer garantir apuramento frente ao Wolfsburgo
O Sporting de Braga defronta hoje os alemães do Wolfsburgo, em casa, com o objectivo de conseguir uma vitória que lhe garanta de imediato o apuramento para os 16 avos-de-final da Taça UEFA de futebol. No Grupo E, em que a "referência" são os italianos do AC Milan, que somam já seis pontos em dois jogos, Sporting de Braga e Wolfsburgo dividem a segunda posição, com três pontos cada um, pelo que a vitória no Estádio AXA, em Braga, dá o apuramento a qualquer uma das equipas.
Isso mesmo reconheceu, hoje, o técnico dos "arsenalistas", na habitual conferência de imprensa. "O grande objectivo do Braga é passar à fase seguinte da Taça UEFA e se ganharmos ao Wolfsburgo, praticamente vamos passar à outra fase", disse.
O empate, na perspectiva de Jesus, também não liquida as aspirações da sua equipa, uma vez que na última jornada o Braga vai à Holanda jogar com o Heerenven "e um ponto nesse jogo pode chegar" para atingir os objectivos, pois a equipa minhota já se apurou com cinco pontos.
O técnico dos bracarenses reconheceu, ainda, que a ausência do brasileiro Grafite (lesionado) no Wolfsburgo poderá ser boa para a sua equipa pois, disse, "trata-se de uma grande referência da equipa e é o melhor marcador da Bundesliga", embora Jesus se mostre preparado para o jogo dos alemães sem este jogador.
Os alemães são, na opinião de Jesus, "um dos favoritos ao apuramento", e que agora vão valorizar muito mais o Braga pelo jogo feito em Milão, onde os portugueses perderam por 1-0, com o golo a surgir no último minuto, por Ronaldinho.
Para um encontro onde admitiu poder utilizar Frechaut de novo na ala direita, Jorge Jesus disse ainda estar vem identificado com o adversário, ou não estivesse lá Rodrigo Alvim, seu ex-futebolista no Belenenses. "Comunico várias vezes com o Rodrigo Alvim e sei o que o Wolfsburgo pensa do Braga e que vem cá sabendo que vai encontrar um adversário muito difícil. Outros, se calhar, não deram tanta importância ao Braga", sublinhou.
Salientando, de novo, o que a sua equipa já fez, esta época, em termos europeus, Jesus diz que, depois dos oito jogos em que apenas perdeu um e sofreu um golo, "os adversários têm que conhecer bem as qualidades e defeitos" do Braga.
O Sporting de Braga-Wolfsburgo, da terceira jornada do Grupo E da Taça UEFA disputa-se hoje a partir das 21:30 , no Estádio AXA, com arbitragem do búlgaro Anton Genov. A equipa "arsenalista" termina a sua participação nesta fase da prova no dia 4 de Dezembro, com uma deslocação à Holanda, para defrontar o Heerenveen.
MAIS ACTUAL
Jesus só pensa em ganhar o jogo e garantir já a qualificação
(http://dn.sapo.pt/2008/11/27/622762.jpg)
Taça UEFA. Um triunfo frente ao Wolfsburgo é sinónimo de festa em Braga
Rodrigo Alvim avisou Jesus que o Wolfsburgo respeita bastante o Sporting de Braga
Jorge Jesus, treinador do Sporting de Braga, tem as contas do apuramento feitas relativamente à recepção aos alemães do Wolfsburgo agendada para esta noite.
"Se o Sp. Braga ganhar faz seis pontos no grupo e isso deixa-nos praticamente apurados para a fase seguinte. Um ponto obriga-nos a discutir o jogo na Holanda [ante o Heerenveen], mas a nossa intenção é ganhar já este jogo", referiu o técnico em conferência de imprensa de antevisão do jogo.
Ainda assim, um empate frente ao conjunto germânico, que tem nas suas fileiras o internacional português Ricardo Costa, não deita tudo a perder no que toca à passagem à fase seguinte - importa realçar que se qualificam os três primeiros do agrupamento. "Um ponto frente ao Wolfsburgo vai obrigar-nos a discutir o jogo na Holanda. Por isso, a nossa intenção é ganhar já este jogo", insistiu.
No entendimento do técnico, o Wolfsburgo é um "dos favoritos ao apuramento". Os alemães sabem as qualidades do Sp. Braga, nomeadamente depois "do jogo de Milão". Os minhotos só sofreram um golo (em Milão) nos oito jogos europeus realizados esta época.
A formação comandada por Felix Magath respeita bastante o Sporting de Braga. E Jesus sabe isto muito bem: "Comunico várias vezes com o Rodrigo Alvim [seu antigo futebolista no Belenenses] e sei o que o Wolfsburgo pensa do Sp. Braga e que vem cá sabendo que vai encontrar um adversário difícil. Outros não deram tanta importância ao Sp. Braga."
Linz está de regresso aos convocados e Frechaut vai jogar, confirmou o técnico, a lateral- -direito.
Eis os convocados: Eduardo e Kieszek; Frechaut, Moisés, Rodríguez, Evaldo, André Leone e João Pereira; Mossoró, César Peixoto, Luís Aguiar, Alan e Vandinho; Orlando Sá, Linz, Rentería, Meyong e Matheus.
DIARIO DE NOTICIAS
Benfica e Sp. Braga procuram qualificação
O Benfica e o Sp. Braga jogam esta quinta-feira os seus jogos referentes à 3ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA. O comandados de Quique Flores deslocam-se à Grécia para defrontar os gregos do Olympiacos, num jogo em que o Benfica necessita de um resultado positivo para continuar na luta pela qualificação. O Sp. Braga, pelo seu lado, recebe os alemães do Wolfsburg procurando a segunda vitória nesta fase de grupos.
Depois da excelente exibição realizada em Milão, onde o Sp. Braga perdeu com um golo em cima dos 90 minutos, a equipa de Jorge Jesus recebe o Wolfsburg dos nossos bem conhecidos Ricardo Costa (ex-FC Porto), Diego Benaglio (ex-Nacional) e Rodrigo Alvim (ex-Belenenses). O Sp. Braga continua numa boa posição para conseguir a qualificação, já que no outro jogo que disputou em casa frente ao Portsmouth, derrotou os ingleses e pode agora dar uma passo de gigante com vista a esse objectivo se vencer a equipa alemã.
O técnico português espera encontrar muitas dificuldades, mas assegurou que a sua equipa vai jogar com o pensamento na vitória, já que isso seria um grande passo com vista à fase seguinte da prova. «O grande objectivo do Sp. Braga é passar já para a próxima fase. Se ganharmos, damos um grande passo em frente e garantimos praticamente esse objectivo. Se olharmos para a história da Taça UEFA, vemos que houve equipas, até mesmo o Sp. Braga, a passar aos oitavos-de-final com cinco pontos. O Wolfsburgo é uma equipa de grande qualidade, quase todos os seus jogadores são internacionais. Investiram 30 milhões de euros em contratações no último ano. Na minha opinião, é a equipa do grupo com mais qualidade a seguir ao AC Milan.», referiu Jorge Jesus.
A grande novidade dos convocados é a inclusão do austríaco Roland Linz, que tinha ficado afastado da convocatória no último jogo frente ao Marítimo, entrando para o lugar de Paulo César. Quem também ficou de fora, mas por lesão, foi Andrés Madrid e Jorginho, enquanto que Moisés e Rodriguez, que nos últimos treinos apresentaram algumas limitações físicas, integram o lote de 18 eleitos. Aqui está a lista de convocados do Sp. Braga para o confronto com o Wolfsburg:
Guarda-redes: Eduardo e Kieszek;
Defesas: Rodriguez, João Pereira, César Peixoto, Evaldo, André Leone, Moisés e Frechaut;
Médios: Luis Aguiar, Márcio Mossoró e Vandinho;
Avançados: Roland Linz, Matheus, Orlando Sá, Alan, Meyong e Wason Renteria.
O jogo tem início marcado para as 21h30, será arbitrado pelo búlgaro Anton Gunov e tem transmissão na SportTV1.
ZEROZERO
Braga com cartada decisiva
Bracarenses entram em acção às 21h30
Em Braga, a partir das 21h30 sob a arbitragem de Anton Genov (Bulgária), jogam o Sporting local e o Wolfsburgo, com transmissão em directo na SportTV1. As duas equipas defrontam-se no Estádio Municipal de Braga, com o técnico Jorge Jesus a chamar 18 jogadores para um confronto em que, em caso de vitória, a sua equipa pode garantir a passagem à fase seguinte da competição. Sporting de Braga e Wolfsburgo partem para este encontro com três pontos cada um, menos três do que o AC Milan, líder do Grupo E. Nos bracarenses, registe-se o regresso de Roland Linz à convocatória. Convocados: Eduardo, Kieszek, João Pereira, Rodriguez, Moisés, Frechaut, André Leone, Evaldo, Mossoró, César Peixoto, Luís Aguiar, Alan,Vandinho, Orlando Sá, Linz, Renteria, Meyong e Matheus.
Diego Benaglio é atracção em Braga
O jogo de hoje em Braga, entre os locais e os alemães do Wolfsburgo marca o regresso a território nacional dos portugueses Ricardo Costa e Alex e ainda do guarda-redes suíço Diego Benaglio (ex-Nacional) e do defesa brasileiro Rodrigo Alvim (ex-Belenenses).
JORNAL DA MADEIRA
Benfica sob pressão, Sp. Braga à beira da história
O Benfica será a primeira equipa portuguesa a entrar em campo esta quinta-feira na Taça UEFA, e também a que está sob maior pressão. À procura da primeira vitória na fase de grupos, os «encarnados» têm de conseguir um resultado positivo para manter vivas as hipóteses de apuramento. Pelas 21h30 entra em campo o Sp. Braga, frente ao Wolfsburgo. Com três pontos em dois jogos, a equipa de Jorge Jesus tem em aberto a possibilidade de continuar a fazer história para o clube.
Haverá ainda muitos portugueses em campo. Desde logo Fernando Meira, cujo Galastaray lidera o grupo do Benfica e terá pela frente os ucranianos do Metallist Kharkiv. No Grupo A estará o Racing Santander de Jorge Gonçalves e José António, que visita o PSG, no Grupo C o Partizan de Moreira recebe o Standard Liège.
Para o Grupo G joga o Valência, com Miguel e Manuel Fernandes nas opções, e ainda o St. Etiènne de Paulo Machado. Por fim, Zé Castro entra nas contas do Corunha para a recepção ao Feyenoord. Nota ainda para o árbitro Duarte Gomes, que vai apitar o CSKA Moscovo-Lech Poznan.
Jogos desta quinta-feira
Grupo A
Schalke-Manchester City, 18:00
PSG-Racing Santander, 19:45
Grupo B
Galatasaray-FC Metalist Kharkiv, 18:00
Olympiakos-Benfica, 19:45
Grupo C
Partizan Belgrado-Standard Liège, 19:45
Sampdoria-Estugarda, 19:45
Grupo D
NEC-Tottenham, 18:00
Dinamo Zagreb-Spartak Moscovo, 19:45
Grupo E
Portsmouth-AC Milan, 20:05
Sp. Braga-Wolfsburgo, 21:30
Grupo F
MSK Zilina-Slávia Praga, 17:30
Hamburgo-Ajax, 20:00
Grupo G
Club Brugge-St Etienne, 19:45
Rosenborg-Valência, 19:45
Grupo H
CSKA Moscovo-Lech Poznan, 17:00
D. Corunha-Feyenoord, 20:00
MAIS FUTEBOL
Sp. Braga não quer "empatar" caminho para a Taça UEFA
(http://img.rtp.pt/icm//thumb/phpThumb.php?src=/images/d8/d81c2affa33c82cf992c205c764a46ef&w=470&sx=0&sy=0&sw=4256&sh=2832&q=75)
Vencer o Wolfsburgo esta noite, no Minho, deixa o Sp. Braga praticamente apurado para a fase seguinte da Taça UEFA; empatar obriga-os a discutir o jogo com o Heerenveen, mas a intenção da equipa bracarense é a de "não deixar para amanhã, o que pode fazer hoje".
Se o Sp. Braga ganhar esta noite aos alemães do Wolfsburgo, faz seis pontos no grupo, o que significa que os arsenalistas ficam praticamente apurados para a fase seguinte. Já um empate, e um ponto, obriga-os a discutir o jogo em casa dos holandeses do Heerenveen.
Mas, como já foi sublinhado pelo treinador e pela equipa bracarense, o objectivo é vencer este jogo.
Um factor a favor do colectivo arsenalista é que o Wolfsburgo ainda não venceu fora este ano, enquanto o Braga, com cinco vitórias e apenas uma derrota (em Milão), ainda não perdeu em casa na UEFA.
Na equipa vermelha, Linz está de regresso aos convocados e Frechaut deve ocupar a posição a lateral- -direito.
Lista de convocados de Jorge Jesus:
Eduardo e Kieszek;
Frechaut, Moisés, Rodríguez, Evaldo, André Leone e João Pereira;
Mossoró, César Peixoto, Luís Aguiar, Alan e Vandinho;
Orlando Sá, Linz, Rentería, Meyong e Matheus.
RTP
Na Taça UEFA o Benfica está obrigado a vencer, enquanto o Braga pode dar passo rumo à fase seguinte
O Benfica está hoje obrigado a vencer os gregos do Olympiacos para se manter na corrida pela qualificação para os 16-avos-de-final da Taça UEFA de futebol.
Após um empate fora com o Hertha de Berlim uma derrota caseira com o Galatasaray, o Benfica, ainda invicto na Liga portuguesa, enfrenta uma primeira final europeia e se perder fica dependente de resultados de terceiros para garantir o apuramento.
O Benfica folga na quarta jornada e na última ronda recebe os ucranianos do Metallist, adversário de hoje do Galatasaray, que, em caso de vitória e depois dos êxitos sobre Benfica e Olympiacos garante desde já o apuramento.
Em melhor posição está o Sporting de Braga, que chega à terceira jornada já com três pontos, resultado do triunfo sobre o Portsmouth por 3-0, e poderá ficar muito perto do apuramento se vencer em casa o Wolfsburgo.
ANTENA MINHO
Wolfsburgo vence Braga nos descontos
O Braga perdeu esta noite com o Wolfsburgo, por 3-2, já nos descontos, num jogo muito intenso em que os minhotos estiveram em vantagem por duas vezes. O empate ajustava-se melhor ao que se passou no Estádio Axa, mas os alemães realizaram uma segunda parte em grande estilo e acabaram por ganhar. O Braga está em terceiro e tem boas hipóteses de seguir em prova, bastando um empate no dia 4 de Dezembro com o Heerenveen. Não podiam começar melhor os minhotos, com o autogolo de Ricardo Costa, logo aos 5', após jogada confusa dentro da área do Wolfsburgo. Meyong rematou, a bola bateu na cara do defesa português e entrou. O Braga continuou a dominar a partida e teve algumas ocasiões de dilatar a vantagem, mas seriam os germânicos a empatar, ainda primeira parte, por Dzeko, aos 24', na recarga a um remate de Delagah. A partir daí os alemães equilibraram o jogo. Mas na segunda parte o Braga voltou mais pressionante e, aos 49', voltou a ficar na frente. Cruzamento de Matheus e Meyong a rematar para o golo, ainda que em ligeiríssima posição de fora-de-jogo. O Wolfsburgo iniciou então a recuperação. O Braga, na frente, sentiu que a vitória lhe renderia a qualificação e apostou no contra-ataque, enquanto os alemães procuraram a todo o custo novo empate, que surgiria na sequência de um penálti, a castigar um derrube de Rodriguez a Dzeko. Misimovic igualou a partida. E quando se esperava o empate final, o mesmo Misimovic, jás nos descontos, operou o volte-face. Uma derrota que os "arsenalistas" não esperariam de todo, até pelo bom percurso que vêm fazendo na Europa. Mesmo assim, nada está perdido.
O JOGO
Taça UEFA: Sp. Braga-Wolfsburgo, 2-3 (ficha)
O Sp. Braga esteve perto de vencer o Wolfsburgo esta noite, mas acabou derrotado, depois de os alemães terem feito dois golos nos últimos dez minutos. Os germânicos empataram a partida a nove minutos do final, através de uma grande penalidade concretizada por Dzeko e fizeram o 2-3 por Misimovic já depois dos 90.
Os minhotos estiveram e vencer por duas vezes. Marcaram aos seis minutos, num lance de grande conclusão mas aparentemente finalizado por Ricardo Costa na própria baliza; o Wolfsburgo empatou aos 24 por Dzeko e o Sp. Braga passou novamente para a frente com um golo de Meyong nos primeiros momentos da etapa complementar.
Com este resultado, o Sp. Braga mantém três pontos, agora em três jogos. O Wolfsburgo tem seis, em dois jogos. O AC Milan lidera o Grupo E com sete pontos.
Mais Futebol
SP. BRAGA-WOLFSBURGO, 2-3 (Ricardo Costa 6' pb, Meyong 49'; Dzeko 24', Misimovic 83' gp, 90'+4)
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
23:27 - FINAL DA PARTIDA.
90'+4 - GOLO DO WOLFSBURGO, por MISIMOVIC
Excelente trabalho de Krzynowek na esquerda, na conclusão de um contra-ataque, com Eduardo a defender para a frente o remate do polaco. Na recarga, Misimovic, em zona frontal, volta a marcar.
90'+3 - CARTÃO AMARELO a MISIMOVIC, por falta sobre Evaldo.
90'+1 - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: ORLANDO SÁ rende Meyong.
89' - Luis Aguiar tenta o remate de fora da área, mas a bola sai ao lado do poste esquerdo da baliza de Benaglio.
84' - CARTÃO AMARELO a SAGLIK, por falta sobre Eduardo, na sequência de um lance em que o guardião dos minhotos foi obrigado a duas boas intervenções.
83' - GOLO DO WOLFSBURGO, por MISIMOVIC (g.p.)
Grande penalidade convertida sem grandes problemas, com Misimovic a enganar Eduardo.
82' - Grande penalidade a favorecer o Wolfsburgo, depois de uma falta de RODRÍGUEZ sobre Dzeko. O central peruano do Sp. Braga vê ainda o CARTÃO AMARELO.
78' - SUBSTITUIÇÃO no WOLFSBURGO: Dejagah dá lugar a KRZYNOWEK.
74' - Livre directo em posição frontal, com Luis Aguiar a disparar forte mas a bola a sair ligeiramente sobre a barra.
71' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: ROLAND LINZ entra para lugar de RENTERÍA.
69' - Gentner cruza da esquerda e, na área, Moisés consegue o corte pela linha de fundo.
67' - SUBSTITUIÇÃO no WOLFSBURGO: Zaccardo dá lugar a SAGLIK.
65' - CARTÃO AMARELO a DZEKO, por jogar a bola com a mão.
64' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Matheus cede lugar a LUIS AGUIAR.
58' - Gentner cabeceia ao lado da baliza defendida por Eduardo.
49' - GOLO DO SP. BRAGA, por MEYONG
Matheus surge a cruzar do flanco esquerdo e Meyong, sem oposição na área, desvia para o fundo da baliza de Benaglio, num lance que a posição do avançado camaronês parece ser irregular.
22:37 - COMEÇO DO SEGUNDO TEMPO.
.....................................
22:20 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.
42' - Benaglio coloca a bola nos pés de Meyong, que acaba por rematar mal, sem a direcção da baliza.
37' - CARTÃO AMARELO a DEJAGAH, por falta sobre César Peixoto.
32' - Rentería consegue o remate apesar da pressão de Ricardo Costa, com a bola a sair às malhas laterais.
24' - GOLO DO WOLFSBURGO, por DZEKO
Centro-remate de Dejagah, do flanco direito, com Eduardo a desviar a bola para o poste e Dzeko não tem depois dificuldades em atirar para o fundo das redes.
22' - CARTÃO AMARELO a MEYONG, por falta sobre Misimovic.
15' - Dzeko cabeceia ao primeiro poste, mas a bola sai ao lado da baliza de Eduardo.
12' - CARTÃO AMARELO a RICARDO COSTA, por jogar a bola com a mão.
11' - Grande defesa de Eduardo, a negar o golo a Gentner, que surgiu sem oposição sobre o lado direito do ataque visitante.
6' - GOLO DO SP. BRAGA, por RICARDO COSTA (p.b.)
Jogada confusa na área do Wolfsburgo, com uma série de ressaltos antes de a bola entrar na baliza de Diego Benaglio tocada pelo defesa Ricardo Costa.
21:33 - INÍCIO DA PARTIDA. O Sporting de Braga começa com a posse de bola.
---------------------------
SP. BRAGA-WOLFSBURGO
Estádio: Axa, em Braga
Hora: 21:30
Árbitro: Anton Genov (Bulgária)
EQUIPAS OFICIAIS
SP. BRAGA - Eduardo; Frechaut, Rodríguez, Moisés e Evaldo; Alan, Vandinho, César Peixoto e Matheus; Rentería e Meyong.
Treinador: Jorge Jesus.
Suplentes: Kieszek, Mossoró, Orlando Sá, Luís Aguiar, Roland Linz, Leone e João Pereira.
WOLFSBURGO - Benaglio; Zaccardo, Ricardo Costa, Barzagli e Schafer; Riether e Josué; Dejagah, Misimovic e Gendtner; Dzeko.
Treinador: Felix Magath.
Suplentes: Lenz, Rodrigo Alvim, Simunek, Caiuby, Saglik, Madlung e Krzynowek.
RECORD
Ricardo Costa: «O Sp. Braga criou-nos grandes problemas»
Ricardo Costa, defesa do Wolfsburgo, em declarações à flash interview da SporTV após a vitória por 2-3 em Braga:
«Tivemos infelicidade no início mas demos a volta por cima. Somos fisicamente fortes, mas o Sp. Braga também joga bom futebol e criou-nos problemas. O estilo deles é muito diferente daquele que vemos na Bundesliga e isso confundiu-nos. Conseguimos acertar mais tarde e fizemos o nosso jogo. Estamos felizes.»
Sp. Braga-Wolfsburgo: Jesus lamenta «alguma falta de experiência»
Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, em declarações na zona de entrevistas rápidas da Sport Tv, a comentar a derrota frente ao Wolfsburgo (2-3), em jogo da fase de grupos da Taça UEFA:
«No futebol não há azar. O que aconteceu tem a ver com alguma falta de experiência. Estava 2-2, era um ponto. Sabíamos que o Portsmouth tinha empatado. Estava a falar com alguns jogadores para não subirem tanto, para se posicionarem, e fomos apanhados em contra-golpe. Perdemos imerecidamente. Não se pode perder quando estamos empatados 2-2 no limite do jogo. A equipa quis fazer 3-2 de qualquer maneira, sem organização, e fomos surpreendidos no contra-golpe.»
[a oito minutos do fim, e a vencer 2-1, esperava isto?] «No futebol tudo pode acontecer. Não esperávamos sofrer uma grande penalidade, e também não esperávamos perder assim. Quatro pontos não é a mesma coisa que três. Tudo está em aberto, mas se tivéssemos pontuado estávamos em segundo, em igualdade pontual com o Wolfsburgo. Assim estamos em terceiro. Era fundamental não ter perdido e os jogadores não perceberam que o 2-2 nos dava boas possibilidades para o terceiro jogo.»
Mais Futebol
Contas do Sp. Braga: ganhar na Holanda pode não chegar...
A derrota nos descontos frente ao Wolfsburgo deixou o Sp. Braga numa situação complicada tendo em vista o apuramento no grupo E da Taça UEFA: com três pontos em três jogos, a equipa de Jorge Jesus está praticamente obrigada a ganhar ao Heerenveen, a 4 de Dezembro, na Holanda. Mas, no pior cenário, um triunfo dos minhotos pode nem ser suficiente: com o Milan já apurado, é possível que Portsmouth (se ganhar os dois jogos que lhe faltam) e Wolfsburgo (se perder com o Portsmouth e empatar ou ganhar em Milão) façam mais de seis pontos, relegando os bracarenses para o quarto lugar.
Já no cenário mais optimista, o Sp. Braga pode garantir o apuramento na Holanda, se ganhar ao Heerenveen e o Wolfsburgo não for derrotado pelo Portsmouth. E até o empate poderá chegar, se o Portsmouth não ganhar qualquer um dos jogos que lhe faltam.
Mais Futebol
«Faltou alguma experiência» – Jorge Jesus
O técnico do Sp. Braga considera que a derrota desta noite frente ao Wolfsburgo (3-2) está relacionada com a falta de experiência que os seus jogadores revelaram nos minutos finais da partida.
«Este resultado está relacionado com a alguma falta da experiência da equipa. Porque mesmo quando o resultado estava 2-2 era um ponto conquistado e ainda por cima sabíamos que o Portsmouth tinha empatado. Acabámos por perder imerecidamente, num jogo em que estivemos sempre em vantagem. Mas nunca podíamos perder quando estávamos a ganhar e faltavam poucos minutos para acabar», realçou Jorge Jesus.
Resultados da Taça UEFA
Noite negativa para as equipas portuguesas na Taça UEFA. O Benfica foi goleado na Grécia, pelo Olympiakos, por 5-1, enquanto o Sp. Braga foi derrotado em «casa» pelo Wolfsburgo, por 2-3.
A BOLA
Derrota caseira complica apuramento
Meyong não conseguiu quebrar maldição alemã do Braga
Maldição germânica? Parece que sim. Ainda não foi desta que o Braga ganhou a uma equipa alemã em competições europeias. O camaronês Meyong não chegou para o Braga ganhar e apurar-se para os 16-avos da Taça UEFA. Os minhotos estiveram duas vezes em vantagem, mas deitaram tudo a perder nos descontos, frente a um Wolfsburgo que esteve longe de encantar. O resultado deixa os alemães praticamente apurados para a próxima fase e obriga os minhotos a ganharem na próxima jornada no terreno do Heerenveen.
O Braga ganhou avanço muito cedo, depois de apanhar desprevenida a defesa do Wolfsburgo, que defendia com quatro homens e mais cinco no meio-campo. O golo, aos cinco minutos, foi tão confuso quanto empolgante para os adeptos. Rentería fugiu a Ricardo Costa, o português recuperou a sua posição, viu a bola bater nele e em Barzagli e encaminhar-se para o fundo da baliza. Depois de ter marcado o golo, o Braga baixou o ritmo de jogo. Aos poucos, o Wolfsburgo começou a subir no terreno, numa busca pelo golo mais em força que em jeito, até porque o futebol da equipa de Ricardo Costa esteve longe de empolgar. Da ousadia em bloco do Wolfsburgo, nasceu uma cavalgada de Dejagah até à linha e foi dali que o médio, já em esforço, deu início à jogada que terminaria no golo alemão, aos 23'. Uma defesa contra o poste de Eduardo deixou a bola no meio da baliza e o gigante Dzeko só teve que empurrar. O baque foi total nas hostes minhotas. Não era para menos, até porque o frio cortante que tomou conta do estádio agudizava todas as frustrações. E a verdade é que a equipa de Jorge Jesus ressentiu-se. Exceptuando um remate torto de Rentería, aos 32', o Braga não voltou a fitar a baliza, mas também não foi domesticado pela equipa alemã, que foi gerindo o empate até ao intervalo. Os conselhos de Jorge Jesus nas cabinas terão sido preciosos. É que o Braga voltou com mais velocidade e mais fluidez nas faixas laterais. Depois de duas investidas pela direita, colocou-se de novo em vantagem. Uma abertura soberba de Alan isolou Matheus, o brasileiro cruzou para a área e Meyong, virado para a baliza, não perdoou. Os jogadores do Wolfsburgo reclamaram uma posição irregular do camaronês, mas o árbitro decidiu-se pelo golo. Com o ego ferido, os alemães colocaram em campo mais um avançado e procuraram tirar partido da maior altura dos seus jogadores nas bolas paradas. A resposta do Braga chegou com a entrada de Luís Aguiar e Roland Linz, mas, numa altura em que os minhotos estavam em cima dos alemães, o Wolfsburgo chegou ao empate. Fê-lo a oito minuto do final da partida, numa grande penalidade transformada por Misimovic. O mesmo avançado que deu o golpe final já em tempo de descontos, após um remate sacudido para o centro da área pelo guarda-redes Eduardo. Grupo E BRAGA 2 – 3 Wolfsburgo Portsmouth 2 – 2 AC Milan
PUBLICO
Taça UEFA: Sp. Braga-Wolfsburgo, 2-3 (crónica)
Lição para o Sp. Braga, na 3ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA. A equipa portuguesa tudo fez por vencer o Wolfsburgo, talvez até demais para a sua própria experiência nestas andanças, e acabou por pagar um preço elevado para ambição desmedida. Esteve por duas vezes em vantagem no marcador mas perdeu, ao cair do pano (2-3). E, assim, tem de vencer o Herenveen, na Holanda, para seguir em frente.
Jorge Jesus defendia um registo europeu notável, com uma mancha reduzida à qualidade tremenda de Ronaldinho Gaúcho, capaz de contrariar todas as tendências de jogo e garantir um triunfo para o AC Milan numa corajosa exibição arsenalista em San Siro. As ambições não foram beliscada, a vitória frente ao Portsmouth dava garantias e o apuramento continuava perfeitamente ao alcance.
O treinador da formação minhota estudou o adversário germânico, recorreu a um ex-jogador do Belenenses (Rodrigo Alvim) para perceber o que Félix Magath esperava para este encontro e lançou-se ao ataque. O Wolfsburgo vinha para o empate e, como tal, importava aumentar o caudal ofensivo da equipa, para carimbar o passaporte em casa.
Frechaut passou para o lado direito da defesa, com o sacrifício de João Pereira por troca com centímetros preciosos e César Peixoto surgiu no miolo, abrindo espaço para as correrias de Matheus pelo flanco esquerdo. Perdeu-se a objectividade de Luís Aguiar, mas o espírito guerreiro continuava por lá e o primeiro golo veio em forma de montanha russa.
Ao quinto minuto de jogo, tudo começou em Rentería. Depois, nem dá muito bem para explicar por palavras, ou até mesmo perceber, após várias repetições televisivas. Foi qualquer coisa como isto: o colombiano remata, a bola bate em Barzagli, depois em Ricardo Costa, Meyong remata, a bola bate em Barzagli, depois em Ricardo Costa, e entra na baliza. Confuso? Não importa. Estava lá dentro.
O Wolfsburgo, que partiu em igualdade pontual para esta jornada, devido a uma vitória frente ao Hereenveen, acusou o toque mas foi-se restabelecendo aos poucos. Com algum nervosismo e trapalhice à mistura, a equipa alemã acabou por ser bafejada pela sorte, para compensar o azar anterior. Ao minuto 24, Dejagah teve fé e disparou de ângulo impossível. Eduardo estava mal colocado, defendeu para o poste, a bola foi para o centro da baliza e Dzeko encostou para o empate.
O público acorreu em bom número ao Estádio AXA, numa noite gélida. Motivada pelo apoio constante, a equipa de Jorge Jesus continuou a carburar, sem algumas variações de ritmo, e voltou a colocar-se em vantagem no início da etapa complementar. Desta vez, sem ressaltos. Alan serviu Matheus e este lançou Meyong, no limite do fora-de-jogo, para o segundo golo. E o apuramento ali tão perto.
Na recta final do encontro, em esforço, veio nova igualdade. Dzeko deu uma corrida, Rodriguez lançou-se em carrinho, o adversário tocou primeiro na bola e conquistou a grande penalidade. Balde de água fria! Misimovic, o melhor jogador da equipa alemã, garantia o empate. E, com isso, o Sp. Braga partiu-se por completo. Então, com a tremenda cobiça dos três pontos, lançou-se em frente sem deixar a casa arrumada e tombou nos descontos, aos pés do mesmo Misimovic.
Mais Futebol
Triste fado o do Braga
O Sporting de Braga perdeu esta quinta-feira 3-2 na recepção aos alemães do Wolfsburgo, em encontro da terceira jornada da Taça UEFA em futebol, ficando em situação complicada para poder seguir em frente na prova.
A equipa "arsenalista" adiantou-se cedo no marcador, ao beneficiar de um auto-golo de Barzagli, aos seis minutos, mas Dzeko, aos 24, levou o encontro empatado para o intervalo.
Os bracarenses voltaram a ter um bom arranque na etapa complementar, quando Meyong fez o 2-1, aos 50 minutos, mas Misinovic, aos 82, na conversão de uma grande penalidade, e já em tempo de descontos (94) bisou e virou o encontro a favor da sua equipa.
Apesar da derrota, o Braga manteve o terceiro posto do grupo, que ainda dá acesso aos 16 avos-de-final da prova, com três pontos, menos três que os alemães, segundos classificados, e quatro que os italianos do AC Milan, já apurados.
Na próxima jornada, o Braga desloca-se ao reduto dos holandeses do Heerenveen, bastando aos "arsenalistas" a vitória para poderem seguir em frente.
RTP
Minhotos perdem ao cair do pano
(http://pt.uefa.com/multimediafiles/photo/competitions/uefacup/78/01/15/780115_mediumsquare.jpg)
O Sp. Braga perdeu esta quinta-feira por 3-2 com o VfL Wolfsburg, no Minho, em jogo a contar para a terceira jornada do Grupo E da Taça UEFA. Os bracarenses estiveram por duas vezes em vantagem, mas deixaram-se sempre apanhar no marcador, sendo que o tento da derrota surgiu no último lance do desafio. As contas do apuramento complicaram-se para a formação portuguesa.
Ricardo Costa azarado
O Braga colocou-se muito cedo em vantagem, por intermédio de um autogolo do português do Wolfsburgo, Ricardo Costa, aos seis minutos. Rentería fugiu pela esquerda, centrou, a bola tabelou em Andrea Barzagli e sobrou para o avançado camaronês, que cabeceou através de um "salto de peixe". A bola tabelou novamente em Barzagli e em Ricardo Costa, e entrou. Estava feito o 1-0. Respondeu bem o Wolfsburgo, com Christian Gentner a receber a bola na direita da grande área e a rematar com força para defesa apertada de Eduardo. Aliás, os alemães não acusaram em nada o tento sofrido, e passaram a mandar nos acontecimentos, graças a um meio-campo pressionante e muito povoado, que conquistou a maioria das segundas bolas. Até que surgiu o empate.
Resposta
Aos 24 minutos, Ashkan Dejagah acorreu a um passe na direita e rematou na passada, quase sem ângulo. Eduardo defendeu para o poste e a bola encaminhou-se, caprichosamente, para os pés de Edin Džeko, que só teve de empurrar para a baliza deserta. Um revés para os bracarenses que, tal como o seu adversário, também não se deixaram afectar muito pelo sucedido e estiveram perto de voltar à vantagem aos 32 minutos, mas o remate acrobático de Rentería saiu às malhas laterais. O equilíbrio foi a nota dominante até ao descanso e nos primeiros minutos da segunda metade, até que o Braga voltou a marcar.
Meyong em destaque
Decorria o minuto 49 quando Meyong facturou para os "arsenalistas". Alan fugiu pela direita, virou para o flanco esquerdo onde surgiu Matheus a servir o camaronês no meio, que só teve de encostar. Respondeu o Wolfsburgo com algumas investidas perigosas, com destaque para um cabeceamento de Gentner por cima da barra. Os alemães privilegiaram bastante o corredor esquerdo para os seus ataques, com cruzamentos perigosos ao longo de toda a segunda parte, mas os defesas bracarenses foram resolvendo os problemas com maior ou menor dificuldade, até ao minuto 82.
Final cruel
Num contra-ataque rápido, o bracarense Rodríguez fez falta sobre Džeko, merecedora de castigo máximo, e Zvjezdan Misimović não desperdiçou e empatou. Mas o pior para os minhotos estava para vir. Já em período de descontos, Džeko fugiu pela esquerda, centrou, a bola sobrou para Misimović que fez o 3-2 final, para desespero dos homens da casa.
UEFA