A magia sul-americana
A América do Sul foi desde sempre um viveiro de futebolistas talentosos, entre os quais se destacaram Pelé e Maradona, considerados pela maioria dos adeptos do futebol como os dois melhores jogadores de todos os tempos. Daí a aposta dos clubes europeus no mercado sul-americano, essencialmente no brasileiro, no que diz respeito aos portugueses.
A exemplo do que sucede no Braga, cujo plantel de 28 atletas (apesar de Edimar não estar ainda inscrito) integra 14 sul-americanos (sem contar com Baylón, que possui contrato e está a treinar, mas não está inscrito nem faz parte do grupo), divididos entre uma dezena de brasileiros, um peruano (Rodriguez), um uruguaio (Luis Aguiar), um colombiano (Renteria) e um argentino (Madrid). A que acresce um polaco (Kieszek), um austríaco (Linz) e um camaronês (Meyong). Mas é a nacionalidade portuguesa, com onze representantes, que mais ordena na Cidade dos Arcebispos.
A qualidade dos sul-americanos é do agrado do técnico Jorge Jesus, que não o esconde nas estruturas que jogo a jogo vai apresentando, sendo de registar que, nos 14 jogos realizados, apenas em dois estiveram em inferioridade no onze. No Paços de Ferreira-Braga (Rodriguez, Evaldo, Vandinho, Alan e Luis Aguiar) e no Leixões-Braga (Rodriguez, Moisés, Evaldo, Luis Aguiar e Alan). Em cada um destes jogos foram utilizados quatro portugueses. Por outro lado, no Braga-Leixões da Carlsberg Cup, e no Chaves-Braga, da Taça de Portugal, os sul-americanos foram representados apenas por brasileiros, sete e seis, respectivamente, destacando-se, ainda, a presença de nove sul-americanos na equipa que defrontou o Artmedia, em Bratislava, (os portugueses Eduardo e João Pereira foram a excepção), e oito, na recente recepção ao Portsmouth (Eduardo, Frechaut e Meyong completaram a equipa). Evaldo (a par do guarda-redes português Eduardo) é o único sul-americano totalista, com 14 jogos nas pernas, mais um que o defesa-central Moisés, enquanto o médio Luis Aguiar leva apenas 11. Seguem-se Alan e Rodriguez (10), Vandinho (9), Matheus e Renteria (5), Mossoró e Paulo César (4), Leone (3) e Jorginho (2). Os indisponíveis Madrid e Edimar completam o lote dos sul-americanos.
Utilização dos sul-americanos
Adversário Resultado Sul-Americanos
1. Sivasspor 2-0 7
2. Sivasspor 3-0 7
3. NK Zrinjski 1-0 6
4. Leixões 4-0 7
5. P. Ferreira 2-0 5
6. NK Zrinjski 2-0 6
7. Sporting 0-1 6
8. Artmedia 4-0 7
9. Leixões 0-2 5
10. Naval 1-1 7
11. Artmedia 2-0 9
12. Guimarães 0-0 7
13. Chaves 1-0 6
14. Portsmouth 3-0 8
César Peixoto não recupera
César Peixoto está fora dos planos de Jorge Jesus para a recepção ao Estrela da Amadora. O centrocampista padece de um traumatismo com formação de hematoma na face anterior da perna esquerda, sofrido no jogo com o Portsmouth, e não recupera a tempo de ser utilizado amanhã. Moisés, que saiu do jogo com uma mialgia nos adutores da coxa esquerda, efectuou, entretanto, uma ecografia que nada de significativo acusou, mas, mesmo assim, a dor permanece e o central continua em dúvida. Os dois atletas só fizeram, juntamente com Linz, tratamento.
Matheus fala de excelência
Matheus considerou que "a equipa fez um excelente jogo" no triunfo sobre o Portsmouth, acrescentando que serviu para "provar o valor" do grupo às pessoas que "deixaram de acreditar em nós depois da difícil vitória em Chaves". E recusou a ideia de existirem "dois Bragas", na Europa e na Sagres. "Na UEFA existe mais espaço, no campeonato as equipas fecham-se mais e criam-nos mais dificuldades". Matheus participou em 11 jogos, 5 dos quais a titular, e já marcou 3 golos.
Espiões em Milão
O jogo com o Milan, do próximo dia 6 de Novembro, está na agenda dos arsenalistas e na próxima quarta-feira os habituais espiões, Miguel Quaresma e Marco Pedroso, vão assistir ao Milan-Siena. O objectivo é o de aumentar o conhecimento sobre o adversário na UEFA.
Bilhetes de 1 a 20 euros
Os bilhetes para o jogo de amanhã, com o Estrela da Amadora, custam entre 1 e 5 euros, para os sócios, e entre os 2 e os 20, para o público. Os sócios podem ainda assistir ao jogo adquirindo um lugar anual, a partir de 15 euros. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.
Inquérito@nline
Jorge Jesus estava a ironizar ou será que o Braga terá mais dificuldades com o Estrela da Amadora do que as sentidas diante do Portsmouth?
Os cibernautas concordam, na sua maioria, com a afirmação do treinador arsenalista, recusando a ideia de se tratar de uma ironia. As dificuldades serão, acreditam, superiores às sentidas na recepção aos ingleses.
Vai sentir mais dificuldades
70%
Estava a ironizar
30%
Nº de participantes: 737
O JOGO
Hoquei de Braga empata em Gulpilhares
O Hóquei Clube de Braga somou ontem o quarto empate consecutivo no `nacional` da I divisão de Hóquei em Patins.
Na deslocação a Gupilhares, a formação de Rui Sérgio Teixeira empatou a dois golos, numa partida muito disputada.
Das outras equipas minhotas, o Óquei de Barcelos venceu em casa o Cambra por 4-0, enquanto a Juventude de Viana foi goleada por 6-1 no confronto com o F.C.Porto.
Sporting de Braga participa hoje na Taça dos Campeões Europeus de Estrada
A equipa feminina de atletismo do Sporting Clube de Braga participa hoje na 23.ª edição da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Estrada.
A competição decorre em Melfi, na Itália, e Sameiro Araújo fez deslocar o quarteto constituído por Dulce Félix, Cláudia Pereira e as jovens Ercília Machado e Filomena Costa.
Depois de nos anos 80 ter conquistado a competição por oito vezes, o objectivo da formação arsenalista passa agora por conquistar um lugar no pódio, que lhe permita a presença na `europa` na próxima época.
Na luta pelos lugares do pódio, e para além do S.C.Braga, vão estar as representantes da Rússia, Itália e a outra equipa portuguesa presente, o Maratona Clube de Portugal.
ANTENA MINHO