César a guiar até ao mónaco
LINO DEVESAS, em Mostar (Bósnia e Herzegovina)
Luis Aguiar projectou, César Peixoto e Matheus não o desiludiram, transformando em golo as excelentes assistências que ele lhes ofereceu. O médio-ofensivo uruguaio voltou a demonstrar que é especialista em lançamentos longos, que efectua com grande sucesso e que foram decisivos para a qualificação do Braga, que teve nos esquerdinos qualidade para darem sequência a esse talento. Destaque-se, especialmente, César Peixoto, que frio e certeiro no momento do disparo final, garantiu desde logo (estava-se no minuto 55) a presença dos arsenalistas na eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça UEFA, colocando um ponto final nas aspirações dos bósnios cuja fé num resultado que mudasse o rumo que a eliminatória já trazia de Portugal havia sido estimulada no minuto anterior.
Essa esperança da equipa da casa de estar pela primeira vez em vantagem foi rechaçada por João Pereira: o lateral-direito conseguiu anular o disparo de Stojanovic, que surgiu solto na área da equipa portuguesa.
Elaborada pelo uruguaio Luis Aguiar e concretizada pelo português César Peixoto e pelo brasileiro Matheus, a vitória dos bracarenses em Mostar voltou a deixar em evidência um Braga coeso e consistente, capaz de se adaptar às circunstâncias, conforme se pode aferir pela reacção às deficientes condições do relvado. E voltou a não sofrer golos. Eduardo soma, nesta altura, seis jogos oficiais sem ir buscar a bola ao fundo da baliza, quatro dos quais nas competições europeias (eliminatórias com o Sivasspor e o NK Zrinjski).
Consciente da sua superioridade e convicta da capacidade para valorizar a vantagem trazida da Cidade dos Arcebispos, a equipa do Braga entrou personalizada no jogo, procurando impor o ritmo por forma a manter sempre o controlo. Sentiu apenas algumas dificuldades na transição, optando por vezes pela circulação e posse de bola, em detrimento das transições, por forma a tentar surpreender o adversário. A troca de Alan por Mossoró, ao intervalo, acabou por aumentar a criatividade do jogo arsenalista e provocar mais complicações à defesa contrária, até que Luis Aguiar, o jogador que mais se aproximara dos golos até então, decidiu fazer uso de uma das suas principais qualidades e, com César Peixoto e Matheus, provocou a derrocada na equipa bósnia, apesar da incansável força que o NK Zrinjski mereceu dos seus adeptos: mesmo após a consumação da eliminação, até o adeus foi de incondicional apoio.
Ficha de Jogo:
NK Zrinjski 0-2 Braga
Estádio Bijeli brijeg >> relvado irregular >> 10 mil espectadores>> Árbitro Sten Kaldma (estónia) >> Assistentes Jaanus mutli e Marko leevand >> 4º árbitro Eiko saar
NK Zrinjski
Treinador Dragan Jovic
12 Igor Melher GR X
4 Nikolic LD X
2 Sunjic DC X
27 Anicic DC X
11 Zurzinov LE X
5 Serdarusic MD X
20 Djuric MO X
18 Zizovic MO X
9 Selimovic AD a 79' X
8 Matko AV X
17 Stojanovic AE a 74' X
31 Stanko GR X
16 Susic LD X
24 Pedrag Juric DC X
7 Ivan Bubalo AD X
19 Kordic AV d 74' X
21 Vukovic AV d 79' X
amarelos 90' Zizovic
vermelhos Nada a assinalar.
remates à baliza 4 [1+3] remates fora 4 [1+3] faltas cometidas 13 [7+6]
pontapés de canto 6 [4+2] foras de jogo 6 [4+2]
BRAGA
Treinador Jorge Jesus
1 Eduardo GR X
47 João Pereira LD X
5 Moisés DC X
2 Rodriguez DC X
6 Evaldo LE X
88 Stélvio MD X
30 Alan AD a INT X
22 Luís Aguiar MO X
21 César Peixoto AE a 76' X
9 Paulo César AV X
19 Meyong AV a 65' X
31 Kieszek GR X
27 Filipe Oliveira LD X
44 André Leone DC X
7 Mossoró MO d INT X
10 Jorginho MO X
99 Matheus AV d 65' X
29 Linz AV d 76' X
Golos
55' César Peixoto 90'+4' Matheus
amarelos 11' Luís Aguiar, 40' Evaldo, 57' Stélvio
vermelhos Nada a assinalar.
remates à baliza 6 [1+5] remates fora 2 [2+0] faltas cometidas 12 [7+5]
pontapés de canto 3 [0+3] foras de jogo 2 [1+1]
ARBITRAGEM
Rigor disciplinar
No aspecto técnico, o internacional da Estónia que a UEFA designou para dirigir o Braga em Mostar esteve bem nos lances que suscitaram algumas dúvidas. Revelou, no entanto, algum excesso de rigor na exibição dos cartões amarelos aos bracarenses Luis Aguiar e Evaldo.
MOMENTO
55'
Resposta eficaz
Momentos antes da abertura de Luis Aguiar para um remate, de primeira, com o pé esquerdo, Eduardo e companhia passaram por um momento delicado. A resposta do Braga não podia ser mais eficaz: o golo do esquerdino deitou por terra as aspirações dos bósnios. O golo de Matheus, nos descontos, não seria mais do que um bónus, uma compensação pelo esforço
FILME DO JOGO
BRAGA
4' Meyong descai para a meia-direita na linha da grande área e, após uma boa recepção de bola, assiste Luis Aguiar, que, no vértice da pequena área, e só com Igor Melher pela frente, dispara à figura do guarda-redes.
24' Luis Aguiar demora a aliviar e, quando o faz, a bola esbarra em Selimovic e sobra para Matija Matko, valendo o arrojo de Eduardo a ir ao relvado e a oferecer o corpo à bola.
53' Luis Aguiar ganha espaço na área bósnia e remata à meia-volta, mas a bola sai ao alcance de Igor Melher.
56'0-1 Luis Aguiar lança César Peixoto, que surge isolado e, à saída do guarda-redes contrário, remata forte e certeiro - e coloca um ponto final da eliminatória.
90'+3' 0-2 Novo lançamento de Luis Aguiar, com Matheus a redimir-se do falha aos 74' e a fechar o marcador.
NK ZRINJSKI
39' Selimovic ganha, nas alturas, um ressalto a Evaldo e fica com o caminho livre para rematar, mas o disparo da entrada da área sai ao lado.
55' Cruzamento de Nikolic da direita a fazer a bola cruzar a área arsenalista, surgindo Danijel Sojanovic a rematar ao segundo poste, mas a fazer a bola esbarrar nas pernas de João Pereira.
BRAGA UM A UM
Eduardo 6
No dia em que foi convocado para representar Portugal pela primeira vez para um jogo oficial, voltou a não sofrer golos. Evitou-os por duas vezes: aos 24' e aos 55', respectivamente, com defesas arrojadas.
João Pereira 6
Audaz a atacar, eficiente a defender. Como, por exemplo, quando evitou o golo dos bósnios perto da linha de baliza.
Moisés 6
Um capitão com rigor e capacidade extrema para anular ataques. Por via aérea ou não.
Rodriguez 6
Um ou outro erro não mancham uma exibição segura.
Evaldo 6
Está confiante e cheio de vontade de ajudar o Braga a crescer.
Stélvio 5
Chamado para substituir o castigado Frechaut, cumpriu o papel que lhe estava destinado: trabalhar, trabalhar...
Mossoró 4
Muito longe do nível habitual. Até sair, ao intervalo, desperdiçou, por exemplo, uma excelente ocasião.
César Peixoto 7
Mais um golo, e este de enorme importância. Por ter deixado os bósnios cabisbaixos e por ter transmitido serenidade a toda a sua equipa. E esteve sempre bem em muitos outros momentos.
Paulo César 5
Um remate a que o guarda-redes bósnio respondeu com uma boa defesa e outros sinais de irreverência.
Meyong 5
Começou bem, com uma abertura para Luis Aguiar, e acabou por sair, a meio da segunda parte, sem deslumbrar.
Alan 5
O primeiro trunfo de Jorge Jesus ajudou a encostar os bósnios.
Matheus 5
Um golo a terminar a odisseia na Bósnia. Mereceu festejar. Pela eficácia no remate e pela forma como encarou a entrada em cena para o lugar de Meyong.
Linz 3
Pouco mais de 15' em campo, que não deram para quase nada.
A FIGURA 7
LUIS AGUIAR
É de Mercedes e foi um autêntico topo de gama na Bósnia
Está em grande forma e ontem, em Mostar, fez uma exibição notável. Natural de Mercedes, cidade uruguaia com pouco mais de 40 mil habitantes, o médio a quem Jorge Jesus entregou a importante missão de organizar e distribuir jogo foi uma espécie de topo de gama. Duas aberturas para os golos de César e de Matheus e mais uma série de apontamentos de inegável qualidade.
Jorge Jesus
"Deu para gerir"
Mais uma vez, o Braga venceu sem sofrer. Ou antes, soube reduzir o sofrimento em Mostar e assegurar que hoje será cabeça-de-série no sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA, o objectivo a que Jorge Jesus se propusera. "Felizmente, passámos. Tivemos algumas dificuldades, por dois motivos: esta equipa possui alguma qualidade, mas o principal obstáculo foi o campo. Não pudemos explorar a nossa qualidade técnica e dar velocidade ao jogo, mas os jogadores perceberam que, se jogássemos de forma diferente, seria mais fácil. Ao intervalo, disse-lhes para se adaptarem às circunstâncias e trocarem a bola só no meio-campo do adversário. Tivemos a felicidade de marcar primeiro, garantimos a eliminatória e mais uma vez não sofremos golos." A vantagem "deu para gerir o resultado", e agora o próximo objectivo do Braga é o jogo com o Sporting, a curtíssimo prazo. "Alguns jogadores estão cansados", admitiu o treinador, mas sem dar grande importância ao tema. "Temos muito tempo para recuperar. Não nos vai afectar", assegurou, antecipando "um adversário mais forte" do que o NK Zrinjski na primeira eliminatória da Taça UEFA.
Matheus
"Só penso em ficar"
Matheus começou o jogo no banco, mas entrou a tempo de assinar o segundo golo de mais uma eliminatória bem sucedida do Braga. "Estou feliz por o Braga ter passado e por ter marcado o golo. Correu tudo bem", comentou o avançado, que acordou, com o Braga, renovar contrato, se não houver uma proposta de 1,5 milhões de euros até segunda-feira: "Nesta altura, só penso em ficar."
GNR foi claque
Dos 35 elementos do contingente da GNR (Guarda Nacional Republicana) na Bósnia, 24 estiveram em Mostar a torcer pelo Braga. Vestidos com as cores da Selecção, foram exemplares como claque... e como profissionais: aperceberam-se de um homem armado na bancada e avisaram a segurança. Os bósnios não gostaram, e, enquanto o indivíduo era detido, um isqueiro acertou no sobrolho de um soldado luso.
Karoglan voltou a vestir a camisola
Na década de 1990, Karoglan foi uma referência do ataque do Braga. Ontem, voltou a vestir a camisola: a viver em Zagreb (a 120 quilómetros), onde treina uma equipa de juvenis, o croata fez questão de apoiar a equipa.
Sorteio hoje no Mónaco
A vitória sobre os bósnios garantiu, ao Braga, presença no sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA, que hoje tem lugar no Mónaco, ao meio-dia. Tal como o Benfica, o Braga será cabeça-de-série, ao contrário do que sucede com os outros clubes portugueses em prova: Guimarães, Marítimo e Setúbal estão ao alcance de adversários poderosos, como o AC Milan ou o Valência.
RESULTADOS DA TAÇA UEFA
Terça-Feira
Lokomotiv Sofia-Borac* 1-1 (0-1)
Nordsjaelland*-Queen of the South 2-1 (2-1)
Hoje
FC Moscovo*-Légia Varsóvia 2-0 (2-1)
Midtjylland-Man. City* 0-1 (2-4 g.p) (1-0)
Hapoel*-Vojvodina 3-0 (0-0)
Hapoel Shmona-Litex* 1-2 (0-0)
Zrinjski-Braga* 0-2 (0-1)
Koprivnica*-Aris de Salónica 2-0 (0-1)
Hertha*-Ljubljana 1-0 (2-0)
Salzburgo*-Suduva 0-1 (4-1)
Viking-FC Honka* 1-2 (0-0)
Cherno*-Maccabi 2-0 (1-1)
Omonia*-AEK 2-2 (1-0)
Zilina*-Slovan Liberec 2-1 (2-1)
Rosenborg*-Djurgardens 5-0 (1-2)
Kalmar*-La Gantoise 4-0 (1-2)
Lillestrom-FC Copenhaga* 2-4 (1-3)
Vaslui*-Metalurgs 3-1 (2-0)
Sturm Graz-Zurique* 1-1 (2-4 g.p.) (1-1)
Áustria Viena-WIT Geórgia**
Brondby*-Haka 2-0 (4-0)
Besiktas*-Siroki 4-0 (2-1)
Grasshoppers-Légia* 0-0 (0-6)
Debrecen-Young Boys* 2-3 (1-4)
Estrela Vermelha-Apoel* 3-3 a.p. (2-2)
Bellinzona*-Dniepr 2-1 (2-3)
Gyori ETO-Estugarda* 1-4 (1-2)
Rennes*-Stabaek 2-0 (1-2)
Hajduk Split-Corunha* 0-2 (0-0)
Saint Patrick's*-Elfsborg 2-1 (2-2)
Nápoles*-Vllaznia 5-0 (3-0)
Aston Villa*-Hafnarfjordur 1-1 (4-1)
*Apurados. Entre parênteses resultados da primeira mão.
**Só tem uma mão.
O jogo
Encarnados e Sp. Braga são cabeças-de-série
DUPLA PORTUGUESA EVITA O PAPÃO AC MILAN
Benfica e Sp. Braga (que bateu os bósnios do Zrinjski) são os dois cabeças-de-série portugueses para o sorteio da Taça UEFA que hoje tem lugar em Monte Carlo, às 12.00 (hora portuguesa). Um estatuto que concede aos encarnados e aos bracarenses a vantagem de não encontrarem o AC Milan, a equipa teoricamente mais perigosa da competição, numa fase precoce do torneio.
Mas a sorte de uns é o infortúnio de outros. Assim, Marítimo, Vitória de Setúbal e o Vitória de Guimarães, – que não conseguiu passar, de forma polémica, o Basileia na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões –, estão sujeitos a cruzar-se com o gigante italiano já na primeira eliminatória, que dá acesso à fase de grupos.
Mas não é o Milan o único obstáculo de monta para V. Guimarães, V. Setúbal e Marítimo. Estes também poderão defrontar Tottenham, Everton, Sevilha ou Valencia.
Entretanto, ontem foi um dia feliz para outros portugueses em competição. Hélio Pinto marcou pelo Apoel Nicosia numa difícil eliminatória com o Estrela Vermelha de Belgrado, ultrapassada após prolongamento. Mais fácil foi a passagem do Deportivo Corunha de Zé Castro.
Ajuda bracarense no ranking da UEFA
PORTUGAL MAIS PERTO DA HOLANDA
A vitória do Sp. Braga em Mostar deu uma pequena ajuda a Portugal no ranking da UEFA, dado que acrescentou 0,143 pontos à soma nacional, enquanto a Holanda, que se posiciona imediatamente por cima, nem sequer pontuou ontem.
Ainda assim, os holandeses têm uma vantagem confortável e será preciso maior empenho das equipas portuguesas para recuperarem, pelo menos, o 8.º posto da classificação europeia.
A subida à 8.ª posição tem importância na medida em que manteria a actual situação de Portugal no que ao apuramento de equipas diz respeito. O 9. lugar implica, por exemplo, que uma formação portuguesa venha a ter de disputar a 2.ª pré-eliminatória da Taça UEFA em 2010/2011.
Jesus: «Lembrei-me de campos pelados»
TÉCNICO DIZ QUE JÁ ESTÁ A PENSAR NO SPORTING
O técnico do Sp. Braga, Jorge Jesus, analisou da seguinte forma o encontro com NK Zrinjski:
"Antevia dificuldades e elas foram evidentes. Primeiro pela qualidade do adversário, depois pelo vento e o estado do terreno. Por causa disso perdemos velocidade. Ao intervalo disse aos jogadores que o importante era simplificar as coisas e jogar directo. Até me lembrei dos tempos em que os campos em Portugal eram pelados. Tivemos a felicidade de fazer o segundo para 'matar' o jogo e mais uma vez não sofremos nenhum golo. Temos forte capacidade defensiva. Já estou a pensar no jogo com o Sporting e de certeza que vamos recuperar os jogadores e acredito num bom resultado. Sorteio da UEFA? Quanto mais forte for o adversário, mais forte ainda será o Sp. Braga."
NK ZRINJSKI-SP. BRAGA, 0-2 (César Peixoto 56', Matheus 90'+4)
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
19.11 - FINAL DA PARTIDA.
90'+4 - Golo do Sp. Braga. Mais um excelente passe de Luis Aguiar, desta vez a desmarcar Matheus, que faz o 2-0.
90' - Quatro minutos de compensação.
90' - CARTÃO AMARELO A ZIVOVIC, por falta dura.
86' - Remate de longe de Zurzinov para defesa atenta e segura de Eduardo.
80' - SUBSTITUIÇÃO NO NK ZRINJSKI. Sai Selimovic e entra VUKOVIC.
77' - Agora é Mossoró a rematar para nova defesa de qualidade. Melher é o melhor jogador dos bósnios, sem dúvida.
76' - SP. BRAGA ESGOTA AS SUBSTITUIÇÕES. ROLAND LINZ rende César Peixoto.
75' - Remate forte de Paulo César para excelente defesa de Melher.
74' - SUBSTITUIÇÃO NO NK ZRINJSKI. KORDIC rende Stojanovic.
O golo de César Peixoto parece ter acabado com a resistência dos bósnios. A equipa de Jorge Jesus vai controlando o encontro sem problemas, apostando num ritmo lento com muita troca de bola
65' - SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA. MATHEUS rende Meyong.
57' - CARTÃO AMARELO A STÉLVIO, por falta dura.
56' - Golo do Sp. Braga. César Peixoto recebe um passe genial de Luís Aguiar, entra na área descaído para o lado esquerdo e inaugura o marcador com um remate forte e colocado.
54' - Stojanovic surge isolado na área após um cruzamento e remata para a baliza que parecia "aberta". No último instante, surge João Pereira a cortar de carrinho e a evitar o golo dos bósnios.
53' - Luis Aguiar continua bastante activo. Desta vez rematou na zona da grande penalidade, mas a bola saiu à figura do guarda-redes bósnio.
52' - Mossoró combina bem com Paulo César e cruza, mas a defesa bósnia neutraliza o perigo.
18.21 - REINÍCIO DA PARTIDA, COM UMA SUBSTITUIÇÃO NO SP. BRAGA: MOSSORÓ rende Alan.
------------------------------------
18.02 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.
45' - Um minuto de compensação.
40' - CARTÃO AMARELO PARA EVALDO.
38' - Selimovic ganha no duelo aéreo com Evaldo, controla a bola e remata ao lado da baliza de Eduardo.
36' - Bósnios continuam a tentar explorar o facto de estarem a atacar a favor do (forte) vento que se faz sentir, bombeando bolas por alto para a área. Mas, por enquanto, sem grande eficácia.
32' - Luis Aguiar tenta o remate de longe, mas a bola sai muito ao lado.
A equipa portuguesa continua a controlar o jogo, mas fica a ideia de que com, um pouco mais de velocidade, o conjunto orientado por Jorge Jesus já podia ter inaugurado o marcador
24' - Grande defesa de Eduardo a sair aos pés de Matko, que surgiu isolado na área.
20' - Primeira jogada de perigo da formação bósnia, mas a defesa bracarense chega para as encomendas.
Bósnios têm mais tempo de posse de bola, mas, até agora, revelam-se quase inofensivos
11' - CARTÃO AMARELO A LUIS AGUIAR, por falta dura.
9' - Alan cruza da direita, César Peixoto surge ao segundo poste a colocar no coração da área, mas Melher antecipa-se e recolhe.
8' - Primeira ameaça bósnia, num livre directo que sai muito ao lado da baliza de Eduardo.
4' - Luís Aguiar podia ter inaugurado o marcador. Depois de ter recebido um excelente passe no interior da grande área, rematou à vontade à figura de Melher.
2' - Boa jogada de contra-ataque do Sp. Braga, mas Luís Aguiar é apanhado em fora-de-jogo, quando se preparava para caminhar isolado para a baliza de Melher.
17.16 - INÍCIO DA PARTIDA.
------------------------------
Taça UEFA, 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória
Estádio Bijeli Brijeg.
Hora: 17.15
Árbitro: Sten Kaldma (Estónia)
NK ZRINJSKI
Melher, Susic, Sunjic, Nikolic, Zurzinov, Serdarusic, Selimovic, Djuric, Zizovic, Stojanovic e Matko.
Suplentes: Budimir, Bubalo, Kordic, Vukovic, Juric e Anicic.
Treinador: Dragan Jovic
SP. BRAGA
Eduardo, João Pereira, Moisés, Rodríguez, Evaldo, Stélvio, César Peixoto, Luís Aguiar, Alan, Paulo César e Meyong.
Suplentes: Kieszek, Leone, Filipe Oliveira, Mossoró, Jorginho, Orlando Sá, Linz e Matheus.
Treinador: Jorge Jesus
record
NK Zrinsjki-Sp. Braga, 0-2 (crónica)
[ 2008/08/28 | 19:15 ] Redacção SP
Sp. Braga- NK Zrinsjki, 1-0 (crónica)
Um golo de César Peixoto aos 56 minutos, segundos depois do NK Zrinsjki quase ter marcado, tranquilizou o futebol do Sp. Braga e permitiu-lhe confirmar a entrada na Taça UEFA. Ao contrário do que o resultado pode indicar, o jogo foi tudo menos tranquilo. Durante grande parte do encontro, o Sp. Braga foi mesmo dominado pelo adversário.
A jogada que permitiu ao Sp. Braga adiantar-se no marcador foi perfeita, de resto. Luís Aguiar, o melhor no ataque bracarense, pegou na bola em zona frontal e rasgou a defesa adversária com um passe que lançou César Peixoto sobre a esquerda. O português rematou de primeira, cruzado, e praticamente terminou com a discussão na eliminatória.
O golo teve o mérito de tranquilizar o Sp. Braga e de provocar o efeito contrário no Zrinsjki. A partir daí, e tendo que marcar três golos para seguir em frente, percebeu-se que os bósnios foram abaixo. A confirmação da entrada na Taça UEFA tornou-se uma questão de tempo. Segundos antes do apito final, Matheus fez o segundo golo.
Antes disso, porém, o Zrinsji tinha estado claramente por cima. Várias vezes, aliás, ameaçou o sucesso bracarense. Não entrou bem no jogo, mas foi crescendo. No final da primeira parte tinha o dobro dos remates do Sp. Braga e tinha ficado por duas vezes perto do golo: uma boa defesa de Eduardo e a má pontaria de Sunjic mantiveram o nulo.
Na segunda parte o Zrinsjki voltou a entrar melhor e teve o primeiro remate. Dois tiros de Luís Aguiar para boas defesas de Melher permitiram perceber que o Sp. Braga vinha diferente dos balneários. Aos 54 minutos, os bósnios quase marcaram, mas João Pereira evitou com o corpo o golo de Stojanovic, e logo a seguir César Peixoto fez o golo.
Um golo que teve o mérito de assentar a diferença que existe entre as equipas. O Sp. Braga é claramente melhor, tem mais cultura táctica e tem valores mais seguros. Notava-se a cada toque. O problema, enquanto existiu, é que os jogadores acusaram o ambiente de Mostar, num péssimo relvado e com condições atmosféricas muito difíceis.
Ficha de jogo
Estádio Bijeli Brijeg, em Mostar.
Árbitro. Sten Kaldma (Estónia).
Assistentes: Jaanus Mutli e Marko Leevand.
NK ZRINSJKI: Melher; Anicic, Sunjic, Nikolic e Zurzinov; Serdarusic; Selimovic (Vukovic, 79m), Djuric, Zizovic e Stojanovic (Kordic, 74m); Matko.
Suplentes não utilizados: Budimir, Bubalo, Juric, Susic.
SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Stélvio; Alan (Mossoró, 46m), Luís Aguiar e César Peixoto (Linz, 75m); Meyong (Matheus, 64m) e Paulo César.
Suplentes não utilizados: Kieszek, Filipe Oliveira, André Leone e Jorginho.
GOLOS: César Peixoto (56m) e Matheus (90m).
Disciplina: Cartão amarelo Luís Aguiar (10m), Paulo César (39m), Stélvio (59m) e Zizovic (89m).
Taça UEFA: acompanhe o sorteio AO MINUTO
[ 2008/08/29 | 09:38 ] Redacção
O Benfica e o Sp. Braga serão cabeças-de-série no sorteio desta sexta-feira, no Mónaco, da primeira eliminatória da Taça UEFA, que poderá acompanhar AO VIVO no Maisfutebol, a partir das 12 horas.
O mesmo não se passa com Marítimo, Vitória de Guimarães e Vitória de Setúbal, que podem enfrentar algumas das principais equipas nesta prova, com destaque para Milan, Sevilha, Valência ou Schalke.
Confira os possíveis adversários:
Cabeças de série
Milan (Itália), 119.934
Sevilha (Espanha), 102.837
Valência (Espanha), 83.837
BENFICA (Portugal), 77.176
Schalke 04 (Alemanha), 67.078 [3ª pré LC]
CSKA Moscovo (Rússia), 59.437
Tottenham (Inglaterra), 55.996
Hamburgo (Alemanha), 52.078
Estugarda (Alemanha), 52.078 [Intertoto]
Ajax (Holanda), 51.610
Olympiakos (Grécia), 51.525 [3ª pré LC]
Deportivo (Espanha), 46.837 [Intertoto]
Everton (Inglaterra), 43.996
Club Brugge (Bélgica), 41.810
Rapid Bucureste (Roménia), 41.398
Besiktas (Turquia), 40.469 [2ª pré]
Spartak Moscovo (Rússia), 40.437 [3ª pré LC]
Paris Saint-Germain (França), 37.380
Sparta (Rep. Checa), 36.496 [3ª pré LC]
Dínamo Bucureste (Roménia), 36.398
Heerenveen (Holanda), 35.610
Rosenborg (Noruega), 35.400 [Intertoto]
Udinese (Itália), 34.934
Feyenoord (Holanda), 33.610
SP. BRAGA (Portugal), 33.176 [Intertoto]
Levski Sófia (Bulgária), 32.644 [3ª pré LC]
Dniepre (Ucrânia) 31.932 [2ª pré]
* Áustria Viena (Áustria), 31.840 [1ª pré]
Slavia Praga (Rep. Checa), 31.496 [3ª pré LC]
Manchester City (Inglaterra), 30.996 [1ª pré]
Galatasaray (Turquia), 30.469 [3ª pré LC]
Sampdoria (Itália), 28.934
Hertha Berlim (Alemanha), 27.078 [1ª pré]
Partizan (Sérvia), 25.527 [3ª pré LC]
Nancy (França), 25.380
Portsmouth (Inglaterra), 24.996
Aston Villa (Inglaterra), 24.996 [Intertoto]
Racing Santander (Espanha) 24.837
Rennes (França), 24.380 [Intertoto]
FC Copenhaga (Dinamarca), 23.748 [1ª pré]
Não cabeças de série:
Hapoel Tel-Aviv (Israel), 21.197 [1ª pré]
Borussia Dortmund (Alemanha), 21.078
Nápoles (Itália), 19.934 [Intertoto]
Brondby (Dinamarca), 18.748 [1ª pré]
Litex Lovech (Bulgária), 18.644 [2ª pré]
V. GUIMARÃES (Portugal), 18.176 [3ª pré LC]
Dínamo Zagreb (Croácia), 17.836 [3ª pré LC]
Saint-Étienne (França), 17.380
FC Zurique (Suíça), 16.993 [2ª pré]
Wolfsburgo (Alemanha), 16.078
Wisla Cracóvia (Polónia), 15.973 [3ª pré LC]
MARÍTIMO (Portugal), 15.176
V. SETÚBAL (Portugal), 15.176
Standard Liège (Bélgica), 14.810 [3ª pré LC]
Twente (Holanda), 14.610 [3ª pré LC]
FC Moscovo (Rússia), 14.437 [2ª pré]
Petrzalka Bratislava (Eslováquia), 14.070 [3ª pré LC]
Unirea Urziceni (Roménia), 13.398
FC Timisoara (Roménia), 13.398
FC Vaslui (Roménia), 13.398 [Intertoto]
NEC Nijmegen (Holanda), 12.610
SK Brann Bergen (Noruega), 12.400 [3ª pré LC]
Baník Ostrava (Rep. Checa), 11.496
Kayserispor (Turquia), 11.469
Motherwell (Escócia), 11.013
Debrecen (Hungria), 10.960 [1ª pré]
Metalist Kharkiv (Ucrânia), 10.932
FC Salzburgo (Áustria), 10.840 [1ª pré]
Bellinzona (Suíça), 8.200 [1ª pré]
Cherno More Varna (Bulgária), 7.644 [1ª pré]
FC Nordsjælland (Dinamarca), 6.748 [1ª pré]
Borac Cacak (Sérvia), 5.527 [1ª pré]
Kalmar (Suécia), 4.638 [1ª pré]
Omonia Nicosia (Chipre), 4.317 [1ª pré]
Zilina (Eslováquia), 4.180 [1ª pré]
Slaven Belupo (Croácia), 3.630 [1ª pré]
Lech Poznan (Polónia), 3.382 [1ª pré]
Honka (Finlândia), 3.231 [1ª pré]
St. Patricks (Irlanda), 3.025 [1ª pré]
FBK Kaunas (Lituânia), 2.640 [3ª pré LC]
* O jogo da primeira mão entre WIT Geórgia e Áustria de Viena não se realizou devido ao conflito armado na Geórgia. Na segunda mão, realizada hoje, os austríacos venceram por 2-0.
[1ª pré] participou na 1ª pré-eliminatória da Taça UEFA
[2ª pré] participou na 2ª pré-eliminatória da Taça UEFA
[3ª pré] participou na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões
maisfutebol
Voltou a vencer (2-0) em Mostar os bósnios do NK Zrinjski
Braga segura Taça UEFA
O Braga garantiu ontem a presença na Taça UEFA, após triunfo sobre o NK Zrinjski por 2-0, com golos de César Peixoto e Matheus.
Depois de ter vencido em Braga por 1-0 (Roland Linz) na primeira «mão» da segunda pré-eliminatória, a equipa portuguesa sentenciou ontem a qualificação, mas apenas na segunda parte, aos 56 e 94 minutos, respectivamente por Peixoto e pelo brasileiro Matheus. O Sporting de Braga junta-se assim a Vitória de Guimarães, Benfica, Vitória de Setúbal e Marítimo na primeira eliminatória da Taça UEFA. Tal como previsto, Jorge Jesus apostou num esquema em 4x4x2, com Paulo César e Meyong no ataque, além de Luís Aguiar, César Peixoto, Alan e Stélvio no meio-campo.
Com a vantagem de um golo trazida de Braga, a equipa portuguesa procurou fechar a eliminatória desde cedo e, aos quatro minutos, o uruguaio Luís Aguiar obrigou o guarda-redes bósnio a defesa apertada. O calor e o mau estado do relvado, no entanto, prejudicaram o futebol bracarense e a formação bósnia aproveitou algumas desatenções defensivas para ameaçar a quase certa qualificação portuguesa.
Ao intervalo, Alan cedeu o lugar a Mossoró e, embora Luís Aguiar tenha rematado forte aos 50 e 53 minutos, o Braga manteve a lentidão da primeira parte. O NK Zrinjski aproveitou mais uma vez esta apatia lusitana e Stojanovic ameaçou de novo, com João Pereira a salvar em cima da linha de golo, aos 54 minutos. Dois minutos após este lance, Luís Aguiar «rasgou» a defesa bósnia com um passe de excepção e César Peixoto colocou o Braga na primeira eliminatória da UEFA. Já com Matheus no lugar de Alan, Paulo Sérgio testou os reflexos do guarda-redes bósnio, aos 74 minutos e, aos 77, Mossoró obrigou de novo Melher a defesa apertada. A finalizar, Luís Aguiar voltou a assistir e Matheus, com um remate colocado, fechou o resultado em 2-0 favorável ao Sporting de Braga.
NK Zrinjski, 0
Igor Melher; Toni Sunji, Nikolic, Igor Zurzinov e Serdarusic; Selimovic (Vukovic, aos 80 minutos), Velibor Djuri (Susic, 57) e Zizovic; Marin Ani, Stojanovic (Kreslimir Kordi, 74) e Matija Matko.
Sporting de Braga, 2
Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Stélvio, Alan (Mossoró, 46), César Peixoto (Linz, 76) e Luís Aguiar; Paulo César e Meyong (Matheus, 65).
Árbitro: Sten Kaldma, da Estónia. Jogo no Estádio Bijeli Brijeg, em Mostar, na Bósnia-Herzegovina. Ao intervalo: 0-0. Marcadores: César Peixoto (56), Matheus (90+4). Cartões amarelos: Luís Aguiar (11), Evaldo (39), Stélvio (59) e Zizovic (90+1).
Luís Aguiar. O uruguaio fez os passes para os dois golos bracarenses
Lusa
O Norte Desportivo