Intervalo na euforia
O zero que ficaria para a história do longo jogo-treino do Braga (1h15) com o Covilhã podia, a certa altura, ler-se como um maiúsculo "O" de espanto pela qualidade da equipa de Hélio Sousa, que, com um plantel recém-chegado ao segundo escalão, empatou a euforia e o ataque de Jorge Jesus. O Braga ficou em branco pela primeira vez nesta pré-temporada, sem que daí tenha resultado qualquer drama: foi um ensaio agradável, que chegou a entusiasmar cerca de meio milhar de adeptos e que a atitude do Covilhã soube tornar útil. A menos de uma semana da eliminatória europeia com os bósnios do NK Zrinjski, Jesus pôde trabalhar as rotinas que faltam e que a pressão dos jogos de acesso à Taça UEFA tão bem tem disfarçado. Com a adrenalina em níveis normais, o Braga mostrou que tem muitas alternativas para dar corpo ao 4x4x2 de eleição do técnico e muita gente decidida a correr para ganhar lugar. Mesmo sem marcar, este Braga apetece.
Braga 0 - Covilhã 0
Estádio | Axa | Braga
Árbitro | Manuel Mota [AF Braga]
Braga
Eduardo; João Pereira, Moisés, Leone e Evaldo; Madrid, Vandinho, Márcio Mossoró e Luís Aguiar; Linz e Meyong.
Jogaram ainda: Kieszek, Filipe Oliveira, Rodriguez, Edimar, Frechaut, Alan, César Peixoto, Jorginho, Orlando Sá, Wender, Palmeira, Felgueiras e Matheus.
T Jorge Jesus
Covilhã
Igor Araújo; Vladimir, Real, Edgar e Ruben; João Martins, Dani e Paulo Gomes; Paulo Campos, Basílio e Pimenta.
Jogaram ainda: Luís Miguel, Márcio, Fernando, Sérgio Rebordão, Diego, Anky, Milton, Scoppa, Paulico, Alex e Bruno Nogueira.
T Hélio Sousa
Ao intervalo: 0-0
Cartão amarelo: Dani 59'| Anky 97'
Como jogaram os novos do Braga
Eduardo
Viu cedo (5') e bem de perto que o Covilhã podia surpreender, mas afastou o perigo para canto e não permitiu surpresas.
Moisés
Foi quem esteve mais tempo em campo, o que reflecte a importância que tem no eixo da defesa... e no ataque. Foi dos mais perigosos da longa primeira parte. Tem acumulado golpes na face, mas desta vez saiu ileso.
Leone
Não está na melhor condição física - queixoso do joelho direito -, e a necessidade de compensar o avanço de Evaldo tornou tudo mais complicado.
Evaldo
O lateral-esquerdo é um dos reforços mais regulares, mas ontem decidiu saciar a vocação ofensiva e, embora muito útil no ataque, provocou um desequilíbrio perigoso na defesa.
Mossoró
Veloz e bom de bola, foi quem mais aproximou o Braga do golo na primeira parte.
Luís Aguiar
Despediu-se ao intervalo, com um passe para golo que Vandinho atirou ao lado, o que ilustra a qualidade que empresta ao jogo.
Meyong
Dois remates ao lado e muita luta assinalam a passagem pelo jogo.
Filipe Oliveira
Substituir João Pereira não é fácil, mas o ex-leixonense deu boa conta do recado.
Edimar
Defendeu, que era o que estava a fazer falta ao lado esquerdo.
Alan
Extremo, transforma o esforço para se adaptar ao meio-campo ofensivo num jogo agradável.
Orlando Sá
Muita vontade, poucas oportunidades do avançado que será emprestado.
Palmeira
O jovem defesa-central saiu-se bem no lugar de Moisés, na fase final do jogo.
Felgueiras
O ex-Portimonensenesteve poucos e tranquilos minutos na baliza.
Matheus voltou
Matheus recuperou depois de uma paragem devido a lesão muscular. A SAD deu a conhecer a razão por que Paulo Jorge tem o pé esquerdo imobilizado: fractura do quinto metatarso do pé esquerdo, que o obriga a apoiar-se em canadianas, tal como sucede com Stélvio, na sequência de um estiramento do ligamento lateral interno do joelho direito. Paulo César - recupera de rotura muscular na coxa direita - e Bruno Tiago, afastado do relvado em consequência de fractura da perna esquerda, são as outras baixas.
Austríaco a caminho
A UEFA já designou o árbitro que vai dirigir a primeira mão da eliminatória do Braga com o NK Zrinjski, na próxima quinta-feira. A caminho da Pedreira, para o pontapé de saída na penúltima etapa do acesso à Taça UEFA, objectivo do Braga, estará um jovem juiz austríaco: Robert Schorgenhofer tem 35 anos, é árbitro FIFA desde 2007 e, fora dos relvados, é controlador de tráfego ferroviário.
INQUÉRITO ONLINE
Concorda com Meyong, que diz que a saída para Braga não foi uma traição ao Belenenses?
Incontestável a interpretação que Meyong fez da sua transferência do Belenenses para o Braga. O avançado camaronês estava formalmente livre para escolher o seu futuro e, por isso, entende que não traiu o clube do Restelo. A maioria dos participantes na votação "online" de O JOGO partilharam da mesma opinião. Meyong está assim livre de qualquer tipo de acusação.
REALIZADO NOS DIAS
7 E 8 DE AGOSTO
VALORES EM PERCENTAGEM
N.º DE PARTICIPANTES: 993
SIM 62
NÃO 38
O JOGO
Ensaio para a UEFA a meio gás
O jogo-treino com o Sp. Covilhã - equipa que ascendeu esta época à Liga Vitalis - terminou com um nulo no marcador. Jorge Jesus testou os jogadores e poderá agora ter que repensar opções.
Foi um ensaio a meio gás e um nulo no marcador que Jorge Jesus terá agora que analisar. O jogo-treino frente ao Sp. Covilhã tinha o carácter de uma espécie de ensaio geral para o desafio da Taça UEFA na próxima quinta-feira, com os bósnios do Zrinsjki.
Jesus aproveitou o longo teste de quase duas horas para rodar o plantel e ensaiar o onze da eliminatória decisiva da UEFA. Mas os 115 minutos de jogo e uma segunda parte mais movimentada com os atletas alternativos poderá levar Jesus a repensar a estratégia de ataque à Europa. É que, nos primeiros 60 minutos, houve oportunidades, mas falhas na finalização. Já na segunda parte, viu-se mais frescura e ritmo atacante em campo.
Com uma entrada a meio gás, o Sp. Braga demorou a acertar o passo e acabou por dar espaço à equipa da Covilhã para subir no terreno e chegar com mais perigo à baliza defendida por Eduardo. Aliás, coube à equipa orientada por Hélio Sousa as melhores oportunidades para inaugurar o marcador. Primeiro por intermédio de Real, logo aos três minutos de jogo - lance que obrigou o guardião arsenalista a defesa apertada - depois Basílio a rematar às malhas laterais e, antes do intervalo, isolado a obrigar, novamen-te, Eduardo a sair em grande estilo da baliza.
Muito fechada, a equipa do Covilhã dificultou a tarefa minhota e apenas perto da meia-hora de jogo surgiu a primeira ocasião de perigo dos pés de Mossoró, brasileiro que provou ser uma das boas opções no onze inicial, a par de Luís Aguiar e Meyong. O camaronês ainda chegou a introduzir a bola na baliza - dando o melhor seguimento a uma grande jogada de Mossoró - contudo, o árbitro auxiliar assinalou fora de jogo.
Na segunda parte, Jesus fez rodar a equipa com a entrada de Kieszek, Filipe Oliveira, Rodriguez, Edimar, Frechaut, Alan, César Peixoto, Jorginho, Wender e Orlando Sá.
O onze alternativo acabou por revelar bons pormenores técnicos e duas oportunidades flagrantes de Jorginho. Numa jogada com Edimar, o número 10 rematou por cima e, na sequência de um lance que arrancou dos pés de Orlando Sá e passou por Wender, o brasileiro voltou a desperdiçar.
Felgueiras, Palmeira e Matheus tiveram também oportunidade de mostrar valor ao técnico. Ausente dos relvados desde o jogo com o Sivasspor, há duas semanas, o brasileiro regressou aos relvados e até esteve perto de marcar com um potente remate fora da área, indicador de que poderá ser opção para o jogo da próxima quinta-feira.
Antes do apito final, uma jogada de entendimento entre Orlando Sá e Alan por pouco não deu em golo.
Depois do bom ensaio deste onze alternativo - com Alan em grande plano - Jorge Jesus terá agora algumas 'dores de cabeça' para definir o onze com que o Sp. Braga irá atacar a segunda pré-eliminatória da UEFA.
CM
Nulo com Sporting da Covilhã
EQUIPA SERRANA TRAVA JORGE JESUS
O Sporting de Braga empatou com o Sporting da Covlhã sem golos em jogo particular disputado no Minho.
Jorge Jesus já está a preparar a estratégia para o jogo com os bósnios do NK Zrinsjki, a contar para a segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, que se disputa dia 14 às 19:45.
Andrés Madrid, Márcio Mossoró e Meyong foram titulares.
RECORD
Sp. Braga: empate com o Sp. Covilhã na preparação para a UEFA
O Sp. Braga empatou com o Sporting da Covilhã, em jogo particular de preparação da nova temporada. A partida, que se realizou no Estádio Municipal de Braga, terminou sem golos.
Jorge Jesus utilizou o encontro para poder testar a estratégia que vai apresentar frente aos bósnios do NK Zrinjski Mostar, adversários dos bracarenses na segunda pré-eliminatória da Taça UEFA - a primeira mão realiza-se a dia 14, no Estádio Municipal de Braga.
O técnico operou algumas alterações em relação ao último jogo oficial, com o Sivasspor: Andrés Madrid, Márcio Mossoró e Meyong foram titulares, em detrimento de Frechaut, Matheus e Wender.
MAIS FUTEBOL
Braga e Covilhã empatam sem golos
O Sp. Braga empatou (0-0) com o Sp. Covilhã, em jogo de preparação que decorreu no Estádio Municipal de Braga.
Mais um teste para Jorge Jesus, já a pensar no jogo com os bósnios do Zrinjski Mostar, da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Taça UEFA, no dia 14, em Braga.
O técnico bracarense desta vez chamou Andrés Madrid, Mossoró e Meyong à equipa inicial, em vez de Frechaut, Matheus e Wender, titulares no último jogo, com o Sivasspor.
A BOLA
Sp. Braga empata a zero com Covilhã
O Sporting de Braga empatou, ontem à tarde, a zero, com o Covilhã, no Estádio AXA. Jorge Jesus fez o ensaio para o jogo com os bósnios do NK Zrinjski Mostar, tendo promovido Madrid, Mossoró e Meyong à titularidade, mas nem assim os golos apareceram.
DM